quarta-feira, outubro 06, 2021

Adagro apoia ações do Grupo Una Ambiental no enfrentamento à mosca-dos-estábulos


O Diretor presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro/PE), Paulo Roberto Lima, recebeu na semana passada representantes do Grupo Una Ambiental para discutir possíveis ações integradas de enfrentamento e redução dos danos causados pela mosca-dos-estábulos. A primeira atividade concreta é a realização do 1º Encontro Pernambucano de Combate à mosca-dos-estábulos (ENPECOM), que acontecerá em 30/10 na cidade de Barra de Guabiraba. A Adagro apoia a comissão organizadora na formatação e conteúdo das palestras.

A cama de aviário, conhecida como “cama de frango” pode ser usada apenas como adubo orgânico. O tratamento para eliminar agentes patógenos, o transporte e a utilização na adubação do solo são regulamentados pela Portaria Adagro Nº 31 (maio/2014), que visa combater a ocorrência da praga nas áreas próximas aos plantios.

A praga conhecida como mosca-de-estábulo alastrou-se em Pernambuco nos últimos 10 anos. A mosca é atraída pela “cama de galinha” que é largamente utilizada como adubo orgânico nas plantações, sobretudo de inhame nas regiões da Mata e Agreste. A infestação das moscas foge à região do plantio e se estende às áreas adjacentes causando prejuízo econômico aos criadores de bovinos e equinos, bem como transtornos aos moradores e aos animais domésticos.

“Para fazer cumprir a legislação, a Adagro intensificou o trabalho de fiscalização nas granjas que produzem a cama de frango, nas estradas e nas propriedades que plantam inhame e demais culturas. Contudo, temos um entendimento que a solução depende da cooperação dos pecuaristas, avicultores, produtores de inhame e demais culturas com o apoio das entidades públicas e da sociedade civil organizada”, explicou o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

Adagro-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário