quarta-feira, outubro 06, 2021

Quase meio milhão de pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada em PE, aponta Programa Nacional de Imunizações

No estado, há 486 mil pessoas com a segunda dose em atraso. Análise foi feita a partir de dados preenchidos por 93% dos municípios pernambucanos. Foto: Reprodução TV Globo

Pernambuco tem quase meio milhão de pessoas com a segunda dose atrasada da vacina contra a Covid-19, segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O levantamento foi feito a partir de dados preenchidos por 93% dos municípios pernambucanos. Ao todo, 486 mil pessoas estão com a segunda dose em atraso, considerando o intervalo de cada fabricante do imunizante.

As informações foram divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde. São 254 mil pessoas com a segunda dose do imunizante da AstraZeneca/Fiocruz em atraso, acima dos 90 dias previstos.

Outros 93 mil pessoas que não tomaram a segunda dose da Coronavac/Butantan, passando dos 28 dias. Também há 138 mil pessoas que ultrapassaram o prazo de 60 dias para a segunda dose da vacina da Pfizer/BioNTech.

No Recife, 34 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada. Isso representa 4% dos que já podem se vacinar duas vezes e se considerar completamente imunizados.

De acordo com a secretária executiva de Planejamento da Saúde do Recife, Yluska Reis, dessas pessoas, 20 mil tem entre 18 e 29 anos. Ela disse que as mulheres são maioria entre quem não voltou para tomar a segunda dose na cidade, com um número equivalente a 54%.

“Parte dessas pessoas pode ter realizado a segunda dose em outro município, parte tem algum medo de alguma reação, ou por ter tido na primeira dose, ou por ter visto alguém que teve uma reação ainda que leve. Outras acreditam que a primeira dose já é suficiente”, afirmou.

Yluska Reis fez um apelo para que essas pessoas compareçam para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

“Só com a segunda dose a gente garante, de fato, uma maior proteção. Os números mostram que a gente tem uma queda expressiva tanto de óbitos quanto de casos novos na cidade”, declarou.

g1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário