sábado, 25 de outubro de 2014

Petrolândia: Sepultamento do corpo de Maciel Rodrigues acontecerá neste domingo as 09 horas da manhã


Familiares, parentes e amigos de Maciel Rodrigues da Silva, 39 anos, comunicam que o sepultamento do corpo será realizado às 09 horas da manhã deste domingo (26) no Cemitério São Francisco, em Petrolândia. O velório está sendo realizado na Av. José Gomes de Avelar, próximo ao PSF Santa Inês

Maciel foi assassinado nesta sexta-feira (24) na garagem de sua residência, na Av. José Gomes de Avelar, próximo ao PSF Santa Inês, em Petrolândia.

Segundo informação de familiar, Maciel estava dentro de casa quando um homem teria chegado no imóvel perguntando sobre o carro que a vítima estava vendendo. Pouco depois, ouviu os disparos. A vítima foi socorrida para o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, mas deu entrada sem vida.


 Maciel era casado, deixa esposa e quatro filhos.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Dilma tem 52% e Aécio, 48% dos votos válidos, diz Datafolha


Pesquisa Datafolha divulgada hoje (25) mostra a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, com 52% das intenções de votos, e Aécio Neves, do PSDB, com 48%, considerando os votos válidos (excluindo-se os brancos, nulos e indecisos).

Como o levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais, os dois candidatos estão empatados tecnicamente no limite da margem de erro, segundo o Datafolha. Na pesquisa anterior, divulgada na última quinta-feira (23), Dilma tinha 53% e Aécio, 47% dos votos válidos.

Considerando os votos totais, Dilma tem 47% das intenções de voto (eram 48% na pesquisa anterior) e Aécio tem 43% (tinha 42%). Votos brancos e nulos somam 5%. Além disso, 5% dos eleitores não sabem ou não responderam.

Contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, a pesquisa Datafolha ouviu 19.318 eleitores ontem (24) e hoje (25) em 400 municípios brasileiros. O nível de confiança do levantamento é 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01210/2014.

Agência Brasil

Ibope: Dilma tem 53% e Aécio, 47% dos votos válidos


A um dia do segundo turno, pesquisa Ibope divulgada hoje (25) mostra a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, com 53% das intenções de votos, e Aécio Neves, do PSDB, com 47%, considerando os votos válidos (excluindo-se os brancos, nulos e indecisos). A pesquisa tem margem de erro de dois pontos.

No levantamento anterior, feito na última quinta-feira (23), Dilma tinha 54% e Aécio, 43% dos votos válidos.

Considerando os votos totais, Dilma tem 49% das intenções de voto e Aécio, 43%. Votos brancos e nulos somam 5%. Eleitores indecisos ou que não responderam somam 3%.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal O Estado de S.Paulo e pela TV Globo. O Ibope ouviu 3.010 eleitores nos dias 24 e 25 de outubro em 206 municípios. O nível de confiança é 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01195/2014.

Agência Brasil

Petrolândia: Família se reúne para comemorar aniversário de 90 anos de Antônio Sertão


Na noite desta sexta-feira (24) a sede da AVEPE, na Avenida Milvernes Cruz Lima, na Orla da cidade de Petrolândia se tornou palco para um evento muito especial, que foi o aniversário de 90 anos do senhor Antônio Sertão da Silva, mais conhecido como Sertão.

A bela festa foi preparada com muito carinho pela família, onde a alegria era evidente e estampada nos olhares do aniversariante, que fez questão de cumprimentar a todos, pousar para fotos e abraçar as pessoas que foram  exclusivamente para festejar seu aniversário.

A noite foi marcada por muita animação por parte de todos presentes, decoração bonita, música ao vivo com Zé Epifânio e Zelminha, mas o ponto marcante da festa foi a homenagem prestada ao sr. Antônio Sertão pelo filho Ronaldo Silva, que teceu várias palavras em agradecimento ao pai por todo amor dedicado a família, pelo homem de caráter, exemplo de dignidade e honradez.

Ronaldo também lembrou da bravura e das dificuldades do seu pai que nos anos quarenta, fugindo de uma terrível seca na Paraíba, sua terra natal, veio tentar a sorte em Petrolândia, onde está até hoje.

Logo após os discursos foi feito uma oração, e a meia noite foi cantado os “Parabéns pra Você” .

O Blog de Assis Ramalho felicita Antônio Sertão e família pela bonita festa, desejando muita saúde e felicidade para todos.

Ver fotos, clique >Aniversário dos 90 anos de Antônio Sertão

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Espaço Verde, a loja de produtos naturais da cidade


Espaço Verde, a primeira loja de produtos naturais de Petrolândia e região, com produtos apropriados para hipertensos, diabéticos, atletas, idosos, pessoas acima do peso, com colesterol alto, e para pessoas de todas as idades que desejam manter uma dieta saudável e manter o seu bem estar.

Na Espaço Verde você encontra uma linha completa de óleos com benefícios para a saúde na prática de atividades físicas, pois os óleos suplementares tem ação antioxidante, colaborando na diminuição da produção de radicais livres, ajuda na redução do LDL (colesterol ruim) e no aumento do HDL (colesterol bom). É considerado termogênico, por aumentar a beta-oxidação, também aumenta as enzimas de saciedade colaborando no processo.

Lá você também pode comprar grande variedades de shakes, granolas de vários tipos, arroz, macarrões, feijão, chocolates, barras de cereais, cookies, doces, geleias, bolos, biscoitos, salgadinhos, pipocas, azeites, vinagres, mel, pães, sucos, goji berry, semente de chia, extrato de soja, colágeno hidrolisado, castanha-do-Pará, castanha caramelizada, açúcar mascavo, gergelim, e muitos outros, além de produtos encapsulados. e outros produtos 100% naturais,

Seja natural, seja cliente da Espaço Verde. Organização de Júlio Lacerda.

Espaço Verde
Org. Júlio Lacerda
Rua Manoel Rodrigues de Almeida (rua da Delegacia), 48 - Centro
Petrolândia (PE)
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Espaço-Verde
e-mail: espacoverde001@gmail.com



Informações: Espaço Verde

Vírus do ebola já matou 4.922 pessoas, diz OMS



A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que quase a metade das pessoas infectadas por ebola, em oito países, morreram. São 10.141 infectados e 4.922 mortos, segundo o novo balanço divulgado hoje (25). Na última quarta-feira, a OMS tinha divulgada que o número de infectados era 9.936 e o de mortos, 4.877.

No total de infectados, 4.655 estão na Libéria, 3.896 em Serra Leoa, 1.553 em Guiné, 20 na Nigéria, quatro nos Estados Unidos, um no Senegal, um na Espanha e um no Mali. A Nigéria e o Senegal foram declarados livres do vírus há uma semana.

A OMS indica que, em sete meses de surto, 450 profissionais de saúde foram infectados e 244 morreram.

O atual surto de ebola é o mais extenso e prolongado desde que o vírus foi descoberto, em 1976. No dia 8 de agosto, a OMS decretou estado de emergência de saúde pública de alcance mundial e fez um apelo para que a comunidade internacional se mobilize para combater a epidemia na África.

Agência Lusa em Agência Brasil

Não há como ter certeza de quando resultado final das eleições será conhecido, diz Toffoli

Os brasileiros começarão a conhecer os números parciais das urnas com a indicação do novo presidente a partir das 20h deste domingo (26), quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passará a exibir os dados em telões instalados na sede do tribunal em Brasília, após a votação no Acre, que, no momento, tem três horas de atraso em relação às unidades da Federação que adotam o horário brasileiro de verão.

O resultado, porém, depende de vários fatores e, segundo o presidente do TSE, Dias Toffoli, não há como ter certeza de quando será conhecido. “Ninguém sabe. Só Deus sabe a hora que estará no computador somado. Vão estar todos ali no telão”, disse.

O TSE realizou hoje (25) a verificação dos sistemas usados nas eleições brasileiras. Foram checados os Sistemas de Gerenciamento da Totalização e o Receptor de Arquivos que serão utilizados no segundo turno.

Em entrevista à IHU On-Line, Altair Sales Barbosa prevê cenário estarrecedor com desaparecimento de rios


"Com o desaparecimento dos principais afluentes do rio São Francisco, pela sua margem esquerda, que cortam o arenito Urucuia, a ausência de alimentação constante e o assoreamento contribuirão para o desaparecimento do grande rio, nos seus aspectos originais. Permanecerão algumas lagoas e cacimbas, onde o terreno tiver característica argilosa, ou outra rocha impermeabilizante originária da metamorfose do calcário Bambuí."

"Essa situação começará a refletir de forma visível nos polos urbanos. Haverá racionamento de água, em função da diminuição da vazão dos rios, que, por sua vez, provocará a redução do nível dos reservatórios. O racionamento de energia elétrica também será imposto pelas mesmas causas. O desemprego e os serviços, antes fartos e variados, afundarão numa crise sem precedentes.

Isso provocará o aumento de pessoas ociosas e vadias nas cidades, situação que criará enormes embaraços sociais desagradáveis. Haverá a intensificação da criminalidade de todas as espécies, desde pequenos furtos, saques, assaltos e assassinatos. A prostituição se generalizará, trazendo consequências consideráveis para a saúde pública, que se apresenta cada vez mais decadente. Os serviços públicos, incluindo a educação, por falta de arrecadação e manutenção, começarão a beirar o caos.

Depois de certo tempo a ausência de água nos rios criará uma paisagem desoladora. Áreas outrora ocupadas pelas lavouras serão caracterizadas por formas vegetacionais rasteiras e exóticas, típicas de formações desérticas, com um ciclo vegetativo muito curto.

Petrolândia: Com repertório impecável, Isac realiza show no Ket’s Buffet e Restaurante


 

Quem compareceu ao Ket’s Buffet e Restaurante em Petrolândia na noite desta sexta-feira (24), se encantou com o shows de Isac, ex-integrante da banda petrolandense que marcou história nos anos 80 em toda região, a inesquecível Happy Man.

Como sempre, ele incitou o público, e cantou junto com maioria de pessoas que viveram a época de ouro dos anos 80, porém com a presença de jovens, o que foi interessante observar, além do fato de muitos aparentarem gostar de todas as músicas.

O show em si foi muito bom, especialmente para quem viveu a época de explosão da música nacional e internacional. Recordar canções antigas é a temática proposta de Isac, 

Assim como o publico de Roberto Carlos não aceita que o astro deixe de cantar 'Detalhes' em seu show, o público de Isac não o perdoa se não tiver no seu vasto repertória a inconfundível composição  internacional, Flying,  que é a sua marca registrada, desde os tempos do Happy Man.

Isac volta a fazer apresentação em Petrolândia na próxima quinta-feira (30) no clube da AABB.

Ver fotos, >Isac realiza show no Ket’s Buffet e Restaurante.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Ket - empresária proprietária do restaurante

Mesmo sem Lei Seca, eleitor alcoolizado não pode votar


Apesar de a Lei Seca não ter sido sancionada em Pernambuco neste segundo turno das eleições 2014, a exemplo do que aconteceu no turno anterior, deve ficar claro que o eleitor não pode cumprir o dever cívico em estado de embriaguez. 

Segundo o TSE-PE, os responsáveis pelas seções devem orientar o eleitor que eventualmente chegue ao local de votação alcoolizado, informando que ele só pode votar quando estiver sóbrio. 

Em Petrolândia, na votação do primeiro turno, os eleitores de algumas seções enfrentaram longa espera para votar. "Os bons (sóbrios) não estão conseguindo votar, imagine assim...", foi o comentário de uma senhora sobre um homem que, na fila, demonstrava excesso na ingestão alcoólica.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 60 milhões neste sábado; Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Styllus



O prêmio da Mega-Sena a ser sorteado neste sábado (25) pode pagar prêmio de R$ 60 milhões para o apostador que acertar os seis números do concurso 1.647.

A aposta mínima, de R$ 2,50, pode ser feita em qualquer uma das 12 mil casas lotéricas do Brasil; Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, as apostas são realizadas na Lotérica Styllus, no centro da cidade.

Redação do Blog de Assis Ramalho



Colisão deixa seis mortos e 12 feridos em trecho da BR-101 em PE

Condutor de uma van teria perdido controle do veículo e batido em caminhão. De acordo com a Polícia Militar, van teria capotado e saído da rodovia.

Um acidente deixou seis mortos e doze feridos na manhã deste sábado (25) em um trecho da BR-101 em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. A informação é da Polícia Militar. Ainda segundo a PM, a maioria estava em uma van e seguia de Palmares para Colônia Leopoldina (AL). O motorista teria perdido o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco, e bateu em um caminhão.

Segundo informações do Blog Cidade Xexéu, uma Citroen/Jumper M33M HDI, de placa: NLW-6722, Maceió-AL, que transportava passageiros de Palmares, PE, até a cidade de Colônia Leopoldina, AL, colidiu de frente com uma carreta, de placa: BXF-9013, Itajobi- SP, por volta das 08h, próximo ao Engenho Goiabeira.

O motorista da Citroen Cícero Francisco dos Santos, de 55 anos, teria perdido o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco na pista, quando colidiu de frente com a carreta. Com a força do impacto, a Citroen ficou partida ao meio. Entre as vítimas estão quatro homens e duas mulheres, que morreram no local.

Aécio tem 50,3% e Dilma 49,7%; diz pesquisa CNT/MDA


Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta manhã mostra o candidato à presidência da da República pelo PSDB, Aécio Neves, numericamente à frente de Dilma Rousseff, mas em empate técnico. De acordo com o levantamento, o tucano teria hoje 50,3% das intenções de votos válidos contra 49,7% da candidata do PT à Presidência da República. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento mostra que o candidato tucano oscilou em alta e a candidata à reeleição oscilou para baixo. Pesquisa anterior CNT/MDA mostrava que o porcentual de votos válidos para Aécio era de 49,5% contra 50,5% de Dilma.

A intenção de voto espontânea também mostram os candidatos empatados tecnicamente com Aécio Neves levando 44,4% dos votos e Dilma 43,3% do total. Na pesquisa estimulada os números vão a 45 3% para o candidato tucano e 44,7% para a candidata à reeleição.

No segundo turno voto em Dilma, artigo de Heitor Scalambrini Costa

Nos 8 anos do governo FHC, a política neoliberal adotada com relação à questão energética foi catastrófica. Neste período a energia elétrica, até então considerada um serviço essencial, foi transformada em mera mercadoria.

Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Nestes últimos 20 anos, o país passou por diferentes experiências no governo federal que precisam ser comparadas. Fica muito difícil não olhar para o retrovisor, para escolher o candidato, nesta ferrenha e polarizada disputa no 2º turno das eleições presidenciais de 2014.

No poder de 1994/2002 a política neoliberal implementada pelo Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB deixou graves sequelas. A economia era comandada pelo neoliberalismo. Seus gestores tentavam nos convencer que o mercado daria conta das grandes e graves questões nacionais. Quem não se lembra dos cortes nos gastos públicos em obediência irrestrita aos fundamentos do Fundo Monetário Internacional - FMI? Na redução dos subsídios e no aumento dos juros? Como diziam na época, tudo para atrair a confiança do capital financeiro, e assim com novos investimentos alavancar o crescimento econômico.

Basta um pouco de memória, ou mesmo consultar os jornais e revistas da época, para se lembrar do desemprego que dobrou nos 8 anos de FHC/Aécio, trazendo a fome e a miséria para a população. Os escândalos de corrupção, as privatizações, o sucateamento dos serviços públicos, a inflação alta e o aparelhamento do Estado,

Para comentar apenas o que se passou em duas áreas, de meu maior envolvimento profissional, vejam bem o que aconteceu em relação à política energética e na educação superior. A política neoliberal adotada com relação à questão energética foi catastrófica. Neste período a energia elétrica, até então considerada um serviço essencial, foi transformada em mera mercadoria. Ocorreu a mercantilizarão deste que é um bem essencial na vida das pessoas, a energia. O desmantelamento e sucateamento do Ministério de Minas e Energia, responsável pelas diretrizes no setor energético brasileiro acabou levando ao racionamento de energia de 2001/2002. Neste setor também se dizia que o mercado resolveria tudo. E deu no que deu. O povo brasileiro jamais esqueceu.

Dilma e Aécio: Discutindo aparência e essência, artigo de Dion Monteiro


No plano ambiental, nenhum governo pós-ditadura (1964-1985) implementou políticas tão agressivas para a Amazônia e seus povos como os governos do ex-presidente Lula, intensificado pela presidente Dilma. A retomada do projeto desenvolvimentista, não mais nacional-desenvolvimentista, mas agora liberal-desenvolvimentista, pois mantém a essência econômica neoliberal do governo FHC (PSDB), submete hoje, novamente, as regiões ricas em bens naturais (vegetais, minerais e agora hídricos) a uma pressão incomensurável.

Marx é certamente um dos autores mais lembrados quando o tema em questão são os conceitos de aparência e essência. Abordando estes conceitos a partir dos aspectos econômicos, o criador de “O Capital” indica, nesta e em outras obras, que olhar para a aparência, pura matéria transformada, não revela o mistério da exploração humana e da acumulação de capital.

Sendo uma falsa verdade, a aparência conduz o ser para a alienação, outra categoria intensamente trabalhada pela teoria marxiana, deixando assim (homem e mulher) de ser e transformando-se naquilo que outros querem que eles sejam.

Enquanto conceitos, essência e aparência apresentam uma relação dialética, demandando, pois, uma visão do todo. Platão no livro VII de “A República”, apresentando passagem também conhecida como “O Mito da Caverna”, trabalha elementos pertinentes à dialética como caminho para que se possa chegar, através do conhecimento, a essência das coisas e dos seres.

Para Hegel, tanto na “Fenomenologia do Espírito”, quanto na “Ciência da Lógica”, o conceito de totalidade é essencial, sendo então a expressão da verdade. Dessa forma, não se conhece a essência sem conhecer e compreender o todo. A diferença entre Hegel e Marx é que para o primeiro a aparência é um momento da essência, sendo parte do caminho para que se chegue até a verdade. Marx afirmava que a aparência nada mais é que uma falsa consciência, levando o ser para uma permanente alienação.

Poucas vezes verificou-se no Brasil um processo eleitoral onde os conceitos de aparência, essência, dialética, alienação, totalidade, conhecimento, estivessem presentes de forma tão plena. O debate que não se faz, decodificando os candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves, tem limitado definitivamente a compreensão sobre estes e o que de fato cada um deles representa.

Saiba como melhorar a leitura das digitais na hora do voto

O mesário tem autonomia para autorizar o eleitor não reconhecido pela biometria a votar no dia da eleição. "São oito tentativas que o eleitor tem que fazer para tentar ser habilitado pela biometria. Não conseguindo, o mesário coloca um código que ele detém e autoriza o eleitor a votar.” Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Eleitores de todo o país usarão novamente o sistema biométrico de identificação amanhã (26) para votar no segundo turno. Na primeira fase do pleito, parte da população teve problemas com a identificação das digitais. Para que o procedimento de leitura seja feito corretamente, eleitores e mesários precisam ficar atentos a algumas orientações.

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Ricardo Negrão, explica que muitos fatores podem influenciar a leitura. Um deles é a posição do dedo no leitor e a pressão aplicada. “Os mesários foram treinados a informar o eleitor qual o procedimento correto. No treinamento, eles fizeram vários testes com relação ao posicionamento e à pressão exercida no leitor.”

Outra questão que deve ser lembrada é a hidratação da pele. Há quem acredite que passar álcool pode ajudar a deixar a mão livre de gordura facilitando a identificação biométrica. Mas a verdade é que isso pode até prejudicar. “A mão muito ressecada, no dia da eleição, pode dar problema na identificação. Mas a gente também não recomenda que a pessoa use muito creme. Limpe a mão normalmente com sabão e não utilize produtos com álcool e coisas que ressequem os dedos”, recomenda o secretário do TRE-DF.

Petrolândia: 1° Baile Comunitário de Debutantes acontece no dia 29 de novembro. Inscrições abertas.


Estão abertas as inscrições para o 1º Baile Comunitário de Debutantes de Petrolândia que será realizado no dia 29 de novembro de 2014, a partir das 21h00 na Casa de Shows Velho Chico, no centro de Petrolândia.

Podem participar deste projeto garotas indicadas pelos programas sociais, escolas municipais e estaduais ou que residem no município, que completaram ou venham a completar 15 anos de idade em 2014/2014., residente na área urbana ou rural do município.

Inscrições e informações com Sílvia, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania, Infância e Juventude (87-9934-5440), com Neide Sandes, na Sandes Modas (87-3851-1107), com Bel na Escola Jatobá (3851-1454) ou nas secretarias das escolas e dos programas sociais.

Participe da Noite dos Sonhos 2014! Inscreva-se!

Redação do Blog de Assis Ramalho

Veja os jogos da 31ª rodada do Brasileirão deste sábado pelo Brasileirão da Série A e B


A 31ª rodada da Série A começa neste sábado (25), véspera das eleições presidenciais. Confira:

Três jogos às 16h20: 
Figueirense-SC x Cruzeiro-MG
Fluminense-RJ x Atlético-PR,
Palmeiras-SP x Corinthians-SP.

Quatro jogos às 18h30:
Chapecoense-SC x Santos-SP
Coritiba-PR x Grêmio-RS
Atlético-MG x Sport-PE
Vitória-BA x Criciuma-SC.

E dois às 21 horas: 
Internacional-RS x Bahia-BA
Flamengo-RJ x Botafogo-RJ.

Na segunda-feira, tem São Paulo-SP x Goias-GO finalizando a rodada às 20h30.

A competição é liderada pelo Cruzeiro com 60 pontos. Confira a classificação aqui. O artilheiro é Henrique (Palmeiras-SP) com 14 gols.

Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, os jogos são assistidos no Bar e Restaurante Geração 2, no centro da cidade.

Clique e confira jogos e classificação da Série A, B e futebol pelo mundo neste final de semana
>Brasileirão Série A
>Brasileirão Série B
>Futebol Nacional

Do Blog de Assis Ramalho
Por Globoesporte.com

Confira locais de votação em Petrolândia e Jatobá


Neste domingo (26) as eleições de 2014 finalmente chegarão ao fim. Seja quem for o vencedor, esperamos que as amizades abaladas pela intensa polêmica em torno das candidaturas no pleito possam ser reafirmadas. As eleições passam, nossa convivência cotidiana continua. Adversários de palanque nestas eleições podem estar unidos nas próximas, enquanto os eleitores se engalfinham em arranca-rabos, como se esta fosse a última eleição de suas vidas. Vamos às urnas, votemos e voltemos em paz.

Em destaque, os eleitores desde ontem, sexta-feira, já reclamam do lixo eleitoral jogado nas ruas, com santinhos jogados ao chão e ao vento. Jogar lixo nas ruas é um dos piores exemplos e atitudes que os candidatos e cabos eleitorais costumam repetir neste período. Em primeiro lugar, porque suja as ruas e aumenta sobremaneira o trabalho dos garis e dos moradores das imediações das seções eleitorais, que têm suas casas invadidas por esse lixo. Em segundo lugar, porque um candidato que se dê o respeito não se atira no chão para ser pisoteado e, com certeza, sabe que o eleitor sente nojo desses "santinhos" enlameados.

Confira os locais de votação em Petrolândia e Jatobá>Relação seções 70ªZE

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Mentiras e verdades de Dilma e Aécio no último debate do 2º turno na TV Globo


Os candidatos à presidência Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) duelaram, na noite de sexta-feira, no último debate antes do segundo turno das eleições.

Durante e depois do programa organizado pela Rede Globo, o jornal Zero Hora do RS conferiu as declarações feitas pelos dois concorrentes. A reportagem faz parte da série É Isso Mesmo?, lançada por ZH em 1º de setembro com a intenção de confrontar declarações dos candidatos ao Palácio do Planalto com dados oficiais. Confira abaixo:

É isso mesmo?

AÉCIO NEVES
"Temos uma taxa de investimentos de 16% do PIB, a pior da década."

O percentual citado pelo senador está arredondado, mas muito próximo do real. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), "a taxa de investimento no segundo trimestre de 2014 foi de 16,5% do PIB, inferior à taxa observada em igual período do ano anterior (18,1%)".

Conforme reportagem da Agência Brasil e as informações do IBGE, foi o pior resultado para o segundo trimestre desde 2006, quando ficou em 16,4% do PIB. Assim, a taxa atual é a mais baixa desta década _ desde que se entenda a década como o período iniciado em 2011, e não os últimos 10 anos.

DILMA ROUSSEFF
"Nos últimos 10 anos, nós mantivemos a inflação dentro dos limites da meta. Quem não mantinha a inflação dentro dos limites, era o governo Fernando Henrique."
Quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) deixou a Presidência da República, em 2002, a inflação estava em 12,53%, acima da meta de 3,5% com limite de até 5,5%. No primeiro ano do governo Lula (PT), a inflação de 9,3% se manteve acima da meta ajustada, de 8,5%. Desde 2004, a inflação do país ficou dentro do limite da meta. Neste ano, apesar de o índice estar em 6,75% no período de 12 meses encerrado em setembro (outubro de 2013 a setembro de 2014), a expectativa do mercado financeiro é que 2014 feche com inflação bastante próxima de 6,5% — no teto da meta.

AÉCIO NEVES
"Eu governei Minas Gerais e levei (o Estado) a ter a melhor Educação Fundamental do Brasil."
Aécio Neves foi governador de Minas Gerais entre 2003 e 2010. Um dos indicadores mais abrangentes utilizados para avaliar a educação no país é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que leva em conta o desempenho dos alunos em exames padronizados e taxas de aprovação.

Segundo o Ideb de 2009 (ele é calculado a cada dois anos), Minas Gerais ocupava o primeiro lugar do ranking nacional de todos os sistemas de ensino nas séries iniciais (até a 4ª série/5º ano), com média de 5,6, ao lado do Distrito Federal. Quando se analisam as séries finais (até 8ª série/9º ano), porém, Minas cai para a terceira posição com nota 4,3. São Paulo e Santa Catarina ficam em primeiro, com 4,5, e o Distrito Federal aparece em segundo, com 4,4.

Levando-se em conta apenas a rede estadual, Minas também ficou em primeiro nas séries iniciais, e na terceira posição nas séries finais do Ensino Fundamental em 2009.

DILMA ROUSSEFF
"O senhor concorda com seu candidato a ministro da Fazenda (Armínio Fraga) de que o salário mínimo está alto demais?"
Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo em abril deste ano, o ex-ministro da Fazenda Armínio Fraga disse que "o salário mínimo cresceu muito ao longo dos anos" e que "mesmo as grandes lideranças sindicais reconhecem que, não apenas o salário mínimo, mas o salário em geral, precisa guardar alguma proporção com a produtividade". Porém, após acusação de Dilma de que o coordenador econômico da campanha de Aécio quer "diminuir" o salário mínimo, Fraga disse que a presidente está "mal informada".

— Defendo que qualquer política econômica digna do nome tem que ter por objetivo aumentar o salário e a renda das pessoas, especialmente os mais pobres, que se beneficiam de aumentos reais no salário mínimo — defendeu ementrevista ao portal Terra.

Em nota, o nomeado ministro da Fazenda por Aécio ainda afirmou que "há muito espaço para os salários crescerem", mas que, para isso, "a economia precisa crescer, o que não vem ocorrendo".

AÉCIO NEVES
"Quem derrubou o fim do fator previdenciário foi o Lula, porque vetou projeto que acabava com ele."

O site do Senado informa: "A medida (fator previdenciário), que está em vigor, foi, no entanto, derrubada no Senado por projeto de lei (PLS 296/03) de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), aprovado em abril de 2008, que tramita na Câmara dos Deputados. Foi também extinta pelo Projeto de Lei de Conversão (PLV) 2/10, aprovado pela Câmara e o Senado em maio de 2010, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou essa parte do projeto, mantendo, portanto, o Fator Previdenciário."