Postagens

Mostrando postagens de Abril 27, 2013
Publicidade

Buíque mostra possibilidade de conviver com o Semiárido

Imagem
A Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia visitou, na última quinta-feira (25), comunidades do município de Buíque, no Agreste do Estado, que foram contempladas com as tecnologias de convivência com o Semiárido, de acordo com o disposto na Lei nº 1.4922/2013, que estabelece a Política Estadual do setor para amenizar os efeitos da seca. O presidente do colegiado, deputado Diogo Moraes (PSB), comandou as atividades. 
Pernambuco foi o primeiro Estado do Nordeste a aprovar a Política de Convivência, cujo objetivo principal é universalizar o acesso à água para as famílias residentes no meio rural, especialmente nos períodos de estiagem. Como a seca que assola o Nordeste está sendo considerada a pior dos últimos 50 anos, os encontros serviram para discutir a eficácia das medidas realizadas pela Articulação no Semiárido (ASA), entidade da sociedade civil que convidou o colegiado para visitar a localidade e discutir de que forma as novas ações, previstas na Política E…

Neonazistas são presos após agressão a nordestino em Niterói (RJ)

Imagem
Sete jovens que dizem ser neonazistas foram presos neste sábado (27) no Rio de Janeiro acusados de agredirem um nordestino no Centro de Niterói, Região Metropolitana do Rio. Os seis homens e uma mulher têm tatuagens de suásticas e usavam roupas com referências ao neonazismo.

Com os sete, a polícia ainda apreendeu duas facas, um bastão, panfletos e ferramentas usadas para tortura. Os presos foram identificados como Caio Souza Prado, de 23 anos, Thiago Dias Borges, de 28, Philipe Ferreira, de 21, Carlos Luiz Bastos, de 33 anos, Dauil Oliveira de Moraes, de 31 anos, Jessica Charles, de 26. O sétimo envolvido é um adolescente de 15 anos, que foi apreendido.

A agressão aconteceu no centro da cidade, em uma praça. A vítima, Cirley Santos, 33 anos, é de Natal, no Rio Grande do Norte, e já conhecia um dos acusados. Ele contou que quando passava pela rua foi chamado pelo grupo de "nordestino de merda". Depois, os jovens chegaram a fazer uma referência a Adolf Hitler e passaram a b…

Bonecos gigantes: de Belém do São Francisco a Olinda

Imagem
Os bonecos gigantes, também conhecidos como bonecos de Olinda, surgiram na Europa e chegaram ao Brasil através da pequena cidade de Belém do São Francisco, que fica inserida na bacia do rio São Francisco.

O primeiro boneco foi apelidado de Zé Pereira e saiu pelas ruas de Belém do São Francisco no carnaval de 1919, o segundo desse tipo só foi criado no ano de 1929 e seu nome era Vitalina.

Em 1932 os bonecos gigantes ganharam as ruas de Olinda e se tornaram populares, com a criação do Tradicional Encontro dos Bonecos Gigantes, na terça de carnaval.

Hoje eles permanecem em exposição o ano inteiro, na Embaixada dos Bonecos Gigantes, na cidade de Recife.
Da Redação do Blog de Assis Ramalho Fonte: CBHSF e Blog do São Francisco

Petrolândia: Vereador João Vicente toma posse como Coordenador de Saúde da UVP em junho

Imagem
Nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2013 a União dos Vereadores de Pernambuco-UVP promove o 34º Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras e Prefeituras Municipais, que será realizado  no Shopping Difusora, em Caruaru, no Agreste do Estado.

Durante o evento, o vereador de Petrolândia, João Vicente da Silva Filho (João Enfermeiro) do PR, Técnico em Enfermagem, será empossado como Coordenador de Saúde das Câmaras do Estado de Pernambuco e da União dos Vereadores de Pernambuco. João Vicente está em seu quinto mandato de vereador. Seus mandatos anteriores foram: 1993/1996, 1997/2000, 2001/2004 e 2009/2012.
De acordo com o presidente da UVP, Biu Farias, a proposta para essa nova gestão (Biênio 2013/2015) é intensificar a descentralização das ações e serviços da instituição. “Vamos buscar cada vez mais envolver os integrantes da diretoria, coordenadores e o conselho fiscal nas ações realizadas nas diversas regiões”, afirma Biu Farias. 
Da Redação do Blog de Assis Ramalho Informa…

Petrolândia: Curso gratuito de Mecânica de Motocicletas do SENAI ainda tem vagas disponíveis

Imagem
A Prefeitura Municipal de Petrolândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, informa que ainda há vagas para o curso profissionalizante de Mecânica de Motocicletas, que será realizado através de convênio celebrado entre a Prefeitura de Petrolândia, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI.
Os cursos são gratuitos e visam formar novos profissionais, capacitar quem já exerce as funções e melhorar a qualidade dos serviços prestados por oficinas de veículos, contribuindo para que Petrolândia fortaleça sua condição de centro de serviços na área de metal-mecânica, como referência regional.
As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (1º andar do Cartório de Notas), localizada na Av. Auspicio Valgueiro Barros, esquina com rua Dom Pedro II, no horário de 8h00 às 13h00. As inscrições serão efetuadas por ordem de chegada até que as vagas sejam preenchidas. 
Para fazer a inscrição, o candidato deve apresentar cópias dos seguinte…

É preciso cautela para pegar antecipação de Imposto de Renda, diz economista

Imagem
A três dias do prazo final para acertar as contas com o Fisco, alguns contribuintes já estão interessados na restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRRF). Também de olho nesse filão, bancos lançam estratégia de antecipar o valor a receber pela Receita Federal. Apesar de parecer vantajoso, os clientes devem avaliar com cuidado a tomada do empréstimo.

Segundo o professor de economia da Universidade de Brasília (UnB), Newton Marques, é preciso cautela antes de pegar o empréstimo. Para ele, a antecipação só vale a pena para quitar dívidas com juros muito altos, como as de cartão de crédito ou cheque especial. O especialista lembra que a restituição é corrigida pela taxa básica de juros, a Selic, que está em 7,5% ao ano.

Prefeito de Juazeiro, petrolandense Isaac Carvalho assina convênio com a Escola de Futebol Zico 10

Imagem
O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, filho de Petrolândia, mas que se estabeleceu logo cedo na cidade baiana, assinou nesta sexta-feira (26) o convênio com a Escola de Futebol Zico 10, que irá beneficiar 300 crianças do município com idade entre 10 e 14 anos. A formalização da parceria aconteceu na Secretaria de Educação e Esportes e contou com a presença de Arthur Antunes Coimbra – o craque Zico, e dos representantes municipais da pasta.

A Escola de Futebol Zico 10 foi criada em 2008 pelo CFZ, visando atender crianças e adolescentes que vivem em risco social e humano. Rapidamente as escolinhas se espalharam por todo o Brasil com as franqueadas sendo instaladas nos municípios mediante parcerias firmadas com as prefeituras. De acordo com Zico, o projeto não tem como objetivo principal formar jogadores, mas sim garantir que o aluno tenha um estímulo a mais para frequentar as aulas e garantir sua educação. “O que a gente procura é dar oportunidade. Se saírem bons jogadores dessas es…

Prêmio homenageará reportagens que alertem sobre discriminação

Imagem
A cobertura pela imprensa do combate à discriminação de minorias étnicas e sociais será o tema do debate que marcará em 7 de maio a abertura das inscrições para a 3ª edição do Prêmio Abdias Nascimento. A discussão reunirá a partir das 9h30, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, o cineasta Joel Zito Araújo, o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) João Feres Júnior e a jornalista Luciana Barreto, da TV Brasil.

Criado em 2011, o Prêmio Abdias tem como objetivo de valorizar a produção jornalística que torne visível os malefícios do racismo. A iniciativa é da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do sindicato carioca (Cojira-Rio). Serão distribuídos este ano R$ 35 mil em sete categorias: mídia impressa, televisão, rádio, internet, mídia alternativa/comunitária, fotografia e categoria especial de gênero Jornalista Antonieta de Barros.

Secretaria de Defesa Social de Pernambuco divulga balanço de ações de cidadania e acessibilidade

Imagem
Com objetivos de promover a cidadania, prevenir a violência e assim incentivar a cultura da paz, a Secretaria de Defesa Social – SDS, por meio da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária - GPAC realiza desde 2007 programas de combate a violência.

Dentre os programas, o Juventude em Alerta, que desenvolve em escolas e comunidades oficinas e palestras, com foco educativo para a prevenção ao uso das drogas e a violência em todos seus aspectos. Esse programa já beneficiou 101.559 mil jovens, desde 2007 até 2012.

O programa Resgatando a Cidadania, que possibilita o acesso aos serviços como emissão de documentos pessoais. Neste programa foram 488.461 serviços prestados a diversas comunidades.

Calumbi: TRE defere ação cautelar e restabelece os diplomas do prefeito e vice-prefeito

Imagem
O prefeito e o vice-prefeito de Calumbi entraram com uma Ação Cautelar, com pedido de efeito suspensivo da sentença, prolatada pelo juízo eleitoral da 67ª Zona Eleitoral, que julgou procedente Ação de Investigação Judicial Eleitoral para declarar a inelegibilidade dos representados, Erivaldo José da Silva e João Cordeiro Neto, com a correspondente cassação do diploma de ambos, eleitos Prefeito e Vice-Prefeito de Calumbi, respectivamente, além da aplicação de sanção pecuniária no valor de R$40.000,00 (quarenta mil reais), ao entendimento de os mesmos incorreram na conduta de abuso de poder político, desequilibrando o pleito eleitoral do município em 2012.


Olimpíada Catavento de Ciências abre inscrições para estudantes do ensino fundamental

Imagem
Estudantes do ensino fundamental, do 6º a 9º ano, de escolas públicas de todo o país podem se inscrever e participar da 1ª Olimpíada Catavento de Ciências - OCC, organizada e idealizada por um grupo de estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP). A competição interdisciplinar envolve temas da área das ciências exatas, avaliando e premiando os alunos inscritos através da aplicação de provas.
Para se inscrever, os estudantes interessados em participar da OCC devem solicitar ao professor ou ao diretor que cadastre a sua escola até o dia 17 de maio, através do site www.olimpiadacatavento.com. Com o lema Fazendo o mundo girar com o seu potencial, a proposta da OCC é despertar e estimular o interesse pelas ciências exatas, além de influenciar na melhoria da educação básica e identificar jovens talentos e trabalhar o seu potencial.

Jovens do campo terão direito a 5% dos lotes da reforma agrária

Imagem
Os jovens do meio rural terão, a partir deste ano, 5% dos lotes da reforma agrária em todo o Brasil. Com isso, o governo espera assegurar, nos assentamentos com vinte lotes ou mais, a permanência (ou o retorno ao campo) de jovens trabalhadores rurais solteiros até 29 anos, residentes ou com origem no meio rural.

“O nosso trabalho tem uma visão de acolhimento dos jovens que foram buscar conhecimento, oportunidades fora do assentamento e que depois de passar por um período de aprendizado – seja de qualificação profissional ou de vivência fora do assentamento - decidem retornar e transformar o lote da reforma agrária como seu espaço de vida e convivência com a sua família”, explica Guedes.

Segundo o presidente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária, Carlos Guedes, a medida, estabelecida em portaria do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, é inédita já que estimula o fortalecimento dos laços familiares e a manutenção dessas comunidades no campo.

Secretário de Meio Ambiente de Pernambuco explica Cadastro Ambiental Rural a prefeitos na AMUPE nesta segunda (29)

Imagem
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade e presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Sérgio Xavier, estará na próxima segunda-feira (29) na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), para falar da participação dos municípios no tocante ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). O registro eletrônico será obrigatório para todos os imóveis rurais.

Na ocasião, Xavier também vai falar sobre o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) e sobre o Programa Estadual de Resíduos Sólidos.

Petrolândia: Projeto "Cultura Livre nas Feiras" une ações de educação, cultura e saúde

Imagem
Na manhã desta sexta-feira (26), Petrolândia assistiu a mais uma edição do Projeto Cultura Livre nas Feiras, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura, em parceria com a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Cultura. 
Na tenda montada na feira livre da cidade, artesãos expuseram seus trabalhos, enquanto alunos da rede municipal de ensino fizeram apresentações lembrando as datas comemorativas deste mês, Dia de Monteiro Lobato e Dia Nacional do Livro Infantil, comemorados em 18 de abril e Dia do Índio, comemorado no dia 19 passado.
Dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que prossegue até o dia 10 de maio, a Secretaria de Saúde colocou um posto de vacinação no estande para atender a população.
Para ver todas as fotos da reportagem, clique aqui>"Cultura Livre na Feira" em Petrolândia (26/04/12)

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Associação Artes do Sertão da artesã Ilga Carvalho tem lindos presentes para o Dia das Mães

Imagem
"Dar um presente artesanal, é evitar a espera na fila das grandes lojas e nos shoppings, mais também é algo que possui um significado muito maior.
Quem compra presentes artesanais tem a satisfação de apoiar diretamente o trabalho de um artista ou artesão. Já quem recebe ganha algo único, feito com carinho e atenção que podem ser vistos no próprio produto.

Um presente artesanal é o resultado de talento e dedicação, fatores que estão ausentes nos produtos provenientes da fabricação em massa/industrial.".
As palavras acima são de Hilton, marido da artesã Ilga Carvalho, fabricante de sabonetes artesanais com formatos e aromas de frutas, elogiados e famosos. Na Associação Artes do Sertão, de Petrolândia, há também diversas outras opções de presentes em artesanato para o Dia das Mães.

Ilga Carvalho avisa: "temos uma bancada cheia de projetos e sonhos se realizando para fazer a vida de vocês nesta fase do dia das mães mais especial do que nunca..."
Clique para acessar o …

Petrolândia: Segunda Corrida de Jegue da Agrovila Margarida Alves acontece no dia 05 de maio

Imagem
No dia 05 de maio, domingo, será realizada a 2a. Corrida de Jegue, promovida pela Associação das Mulheres da Agrovila Margarida Alves, a União Arte, no Assentamento Antônio Conselheiro II (Agrovila Margarida Alves). O evento está programado para as 9 horas da manhã.
O evento é organizado pela presidente da União Arte, Janete Gomes de Cavalho, juntamente com seu filho Henrique.
A premiação para os vencedores da Corrida de Jegue é a seguinte: 1o. lugar - R$ 100,00 (cem reais); 2o. lugar - 01 (um) carneiro; 3o. lugar - R$ 50,00 (cinquenta reais). Também será realizada uma Corrida de Copos, com brinde surpresa de premiação.
Haverá atrações musicais para animar o público, como Ferreiras do Forró e Bilé e Filho.
Da Redação do Blog de Assis Ramalho Com informações da Associação União Arte.

Proprietário da Fazenda Fieza envia mensagem ao Blog parabenizando Eduardo Campos pela normatização da exploração mineral em leito de rios

Imagem
Paulo André e família, em reunião do Consema em Petrolândia(Foto: Assis Ramalho/arquivo) Paulo André Dias da Silva Neto, da Fazenda Fieza em Santa Cruz do Capibaribe(PE), leitor do Blog de Assis Ramalho, divulga seleção do ultimo dia 17, do Projeto "Águas de Areias" para receber apoio da Petrobras Ambiental.

O projeto ambiental "Águas de Areias" é uma iniciativa da Associação Águas do Nordeste, do Prof. Ricardo Braga e sua equipe, e foi criado para contribuir para a recuperação ambiental e gestão dos mananciais de águas de aluvião no Alto Rio Capibaribe, visando à sustentabilidade hídrica das populações do semiárido pernambucano.

O projeto é a realização prática da Lei Estadual 14.922, assinada em 18 de março de 2013 pelo Governador Eduardo Campos, que institui a Política Estadual de Convivência com o Semiárido.

Diante da conquista de suma importância para o semiárido do Estado, Paulo André enviou mensagem ao Blog de Assis Ramalho, abaixo reproduzida.

"Caro As…

Programa 1 milhão de cisternas: dez anos de investimentos contraditórios no semiárido. Entrevista IHU On-Line com Roberto Malvezzi

Imagem
Após completar dez anos, o Programa 1 Milhão de Cisternas mudou a perspectiva de vida e convivência com o semiárido, diz Roberto Malvezzi à IHU On-Line. “Com ele deixamos de focar nas grandes obras e dirigimos o olhar para cada casa, cada caso, como uma rendeira tece sua peça ponto a ponto”. Com quase 500 mil cisternas que beneficiam 2,5 milhões de pessoas, “o programa tornou possível que grande parte das famílias tenha água no pé da casa, ao contrário de buscar lama a quilômetros de distância, ainda que nesse momento muitas cisternas tenham que ser abastecidas por pipas”, destacou Malvezzi em entrevista concedida por e-mail.

Apesar das mudanças positivas em relação à distribuição da água, Malvezzi salienta que a política do governo federal em relação ao semiárido é “cheia de contradições. Ao mesmo tempo em que apoia a ASA, permitiu o contrato das cisternas de polietileno. Ao mesmo tempo em que faz algumas adutoras pela seca, continua jogando bilhões num ralo chamado transposição. O …

Frases do dia 27/04/13: Coletânea IHU On-Line

Imagem
Factóide
“Aécio Neves e Eduardo Campos querem acabar com a reeleição. Factoide, a proposta não prosperará” – Fernando Rodrigues, jornalista – Folha de S. Paulo, 27-04-2013.

Fosso nos estádios
“Pensei que não ia mais ter esse vergonhoso fosso nos estádios. O Mineirão está lindo, mas o fosso parece coisa para conter animais” – Paulo Betti, no Facebook, sobre os estádios da Copa do Mundo de 2014 – O Globo, 26-04-2013.

Resenha PMPE 26/04/13: Ocorrências registradas pela PM no Sertão do Estado, inclusive homicídio e suicídio em Petrolândia

Imagem
O Blog de Assis Ramalho divulga a resenha das ocorrências atendidas pela Polícia Militar de Pernambuco, contendo todos os registros desta sexta-feira (26), no âmbito da Diretoria Integrada do Interior II, centralizada em Serra Talhada. Desta forma, esperamos contribuir para destacar e enaltecer o trabalho conjunto dos nossos agentes de segurança pública, atuando fortemente em defesa da sociedade.

O destaque nas notícias de Petrolândia fica por conta do assassinato de uma mulher por degolamento, cometido pelo popular conhecido como Zé Garrafeiro, seguido pelo suicídio do homicida.

Petrolândia: Feirantes opinam sobre primeiro dia de feira após as mudanças implantadas pela Prefeitura

Imagem
Eraldo: "Melhorou muito depois das mudanças" Silvinha: "Com a retirada dos bares de cima da calçada, sobrou mais espaço" Ivaldo "Novo": "Antes das mudanças, isso aqui era uma bagunça" Galego da verdura:"Aprovo a mudança. Ficou melhor" João Jacaré: "Ainda não deu pra sentir a diferença" Brecha: "Pra mim piorou" Welton Sapateiro: "Gostei da mudança" Barrocão: "Essas mudanças me prejudicaram muito, porque o meu estabelecimento ficou em um beco escondido" Naldo da Banca: "Com essas mudanças que foram feitas, melhorou muito. Ficou mais folgado." Rosângela: "Pra mim tanto faz. 
Eu já tenho a minha freguesia certa" Evaldo: "O movimento melhorou" Baiano: "Nada a reclamar sobre as mudanças, mas espero que a Prefeitura entregue o mais rápido possível o mercado público. Aqui não temos nenhuma segurança."
Nesta sexta-feira (26) foi realizada em Petrolândia, a primeira feira livre a…

Polícia investiga exposição de fotos de alunas de classe média nuas no Facebook

Imagem
A Polícia Civil está investigando a divulgação de várias fotos onde alunas de escolas de classe média alta das zonas Norte e Sul do Recife aparecem nuas em um grupo fechado no Facebook. O caso que envolve adolescentes de 12 a 17 anos está sendo investigado pela Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), desde o início do mês passado. Cerca de 60 estudantes faziam parte do grupo que já foi retirado do ar. Mais de 40 fotografias das alunas estavam expostas.
Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Hoje é o dia da empregada doméstica; Blog de Assis Ramalho parabeniza a todas

Imagem
Quem não tem tempo para os afazeres domésticos como passar, lavar, cozinhar e limpar a casa sabe como é necessário contratar alguém que execute esses serviços em troca de remuneração. E, como nossa casa é um ambiente que desejamos que seja o mais agradável possível, é importante que a empregada doméstica saiba cuidar de um lar como se fosse seu.

É um trabalho difícil e, por estas e outras, as empregadas domésticas vêm sendo cada vez mais valorizadas hoje em dia. Co

Ibimirim(PE): Comunidade indígena é contemplada com obras para abastecimento de água

Imagem
Ranilson Ramos, autorizou o início das obras em visita à comunidade, nesta sexta-feira (26). 
A comunidade indígena de Kambiwá, localizada em Ibimirim, no Sertão do Moxotó, será beneficiada com a construção de duas barragens do Programa Água para Todos. Um total de 600 famílias de oito aldeias da tribo indígena serão beneficiadas com o abastecimento d’água. O investimento é da ordem de R$ 160 mil.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, autorizou o início das obras em visita à comunidade, nesta sexta-feira (26). De acordo com o secretário, ainda serão perfurados 03 poços profundos com 300 metros pelo Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural - ProRural com investimentos da ordem de R$ 460 mil.
Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Folha de Pernambuco

Publicidade