Postagens

Mostrando postagens de Outubro 27, 2014
Publicidade />

Dilma virou o jogo com quase 90% dos votos apurados; Aécio liderou apuração até 19h32m de domingo.

Imagem
Enquanto o Brasil inteiro esperava ansioso dar 20h para saber quem estava na frente na apuração dos votos para presidente da República, cerca de 30 privilegiados acompanhavam a apuração voto a voto desde as 17h, em duas salas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eram técnicos de informática do tribunal, responsáveis por checar a regularidade da totalização. O candidato do PSDB, Aécio Neves, largou na frente. A virada foi registrada às 19:32:03, quando estavam somados 88,9% do votos.

Nesse horário, a presidente Dilma Rousseff (PT) atingiu 47.312.422 votos, ou 50,05% do total apurado até então. Aécio ficou para trás de forma irreversível. Tinha 47.224.291 votos, ou 49,95% do total. Embora o momento tenha sido emocionante, nenhum dos presentes comemorou ou demonstrou tristeza. Afinal, estavam todos a trabalho. A vitória inicial e fugaz do tucano ocorreu porque a apuração começou com as urnas do Sul e do Sudeste, onde ele tem maioria de votos.

— Deu uma angústia ver o desenrolar das coi…

Paracatu, em MG, sedia Seminário sobre o uso de água na Irrigação para produção de alimentos

Imagem

Primeira estação de bombeamento da Transposição já está funcionando em Floresta

Imagem
A água já percorre 15 Km do canal da Transposição até a barragem de Areias, localizada em Floresta (PE). As duas bombas do Projeto de Integração do São Francisco estão em fase de teste até o fim do ano, cumprindo o cronograma oficial de andamento das obras. (Fotos: Moreira Jr/MI)

A Estação de Bombeamento (EBV-1) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco já bombeia água do Velho Chico. Localizada em Floresta (PE), as duas bombas estão em fase de teste até o fim do ano, cumprindo o cronograma oficial de andamento das obras. A água segue um percurso de 15 quilômetros, do Lago de Itaparica até o Reservatório Areias.

Cada bomba pesa cerca de 100 toneladas, o equivalente a 100 veículos populares. Além desses equipamentos, o ministério também realiza a interação entre os quadros de corrente de energia, softstarter (controle de corrente de energia dos motores), motores, bombas e válvulas.

Enchimento dos canais

A fase de testes de bombeamento ocorre após a abertura das ensec…

Atuando em Petrolândia, Garanhuns e cidades circunvizinhas, Rota Extintores vende e recarrega extintores

Imagem
Como cada vez mais tem acontecido incidentes de incêndio em condomínios nos últimos anos, a atenção dos síndicos e administradores vem sendo redobrada para um item de segurança muito presente e importante no combate ao fogo: os extintores de incêndio.

O equipamento deve ser recarregado anualmente - apenas o de CO2 deve ser inspecionado a cada seis meses, e recarregado se houver necessidade. As mangueiras também merecem atenção, mas devem passar por teste hidrostático apenas a cada cinco anos.

Atuando em Garanhuns, Petrolândia e em diversas cidades circunvizinhas, a Rota Extintores, uma das principais empresas de recarga de extintores do Estado de Pernambuco, vende e recarrega extintores. Solicite uma visita, ligando para Moisés Bezerra pelos telefones (87) 3763-0892 ou (87) 9626-2120.

Rota Extintores fica localizada na cidade de Garanhuns na rua José Dedé Godoy, 107 - Dom Helder Câmara, nº 107. A Rota Extintores está no Facebook

Rota Extintores é especializada na comercialização e manute…

Petrolândia/Jatobá: Promotoria de Justiça funciona em sede própria do MPPE, na Quadra 07 de Petrolândia

Imagem
Novo endereço da Promotoria de Justiça de Petrolândia. Rua Tertuliano Braga de Sá, 34, Quadra 07, Centro da cidade com funcionamento de 08:00 às 14:00hs. Foto: Assis Ramalho
Sara Lemos, Promotora de Justiça de Petrolândia, e Agnaldo Fenelon,  Procurador Geral de Justiça de PE - foto: Assis Ramalho
A Promotoria de Justiça em Petrolândia já está funcionando em sede própria, localizada na rua Tertuliano Braga de Sá, n°  34, Quadra 07, Centro. O horário de atendimento é de 08:00 às 14:00hs. O telefone da instituição é (87) 3851-0723.

A rua Rua Tertuliano Braga de Sá é paralela à Av. Auspício Valgueiro Barros, pela qual são possíveis dois acessos: 1. Entrar na última rua à esquerda antes do Almeida Supermercado e pegar a primeira à direita, que é a rua Tertuliano Braga de Sá, o MP fica do lado direito, no início da rua; 2. Entrar na rua Clara Otília Ferraz (rua lateral do Atacadão Sanfrancisco) e dobrar na primeira à esquerda: o MP estará no final da rua, do lado esquerdo.

Para conhecer o lo…

Petrolândia: Andreza Carvalho é nova secretária de Saúde do município

Imagem
Dra. Andreza Carvalho
Dra. Andreza Carvalho, filha da artesã Adhalis Yelba (Artes do Sertão), é a nova secretaria de Saúde de Petrolândia. Parabéns a Andreza que, além de competente na área de saúde, é também uma artesã bastante talentosa.
Redação do Blog de Assis Ramalho

Jatobá: Prefeitura realiza mutirão do Outubro Rosa na quinta-feira (30)

Imagem
O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano - HPV. A infecção genital por este vírus é muito freqüente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer, Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a realização periódica deste exame. 
É com esta preocupação que a Secretaria de Saúde juntamente com a Coordenadoria da Mulher estará realizando na próxima quinta-feira 30/10 no PSF de Itaparica mutirão de prevenção ao Câncer de Colo de Útero. Na ocasião, As mulheres que comparecerem terão o atendimento das Profissionais Rozilda Gomes, Ingrid Caroline e Mirele Costa.
Assessoria da Prefeitura Municipal de Jatobá

Tacaratu: Projeto Mascate Cultural é realizado com sucesso no município

Imagem
A Prefeitura Municipal de Tacaratu por meio da Secretaria Municipal de Governo com vistas a fortalecer todas as manifestações culturais deste Município, firmou parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, com incentivo da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Emprego, que promoveu através do SEBRAE, a oferta de capacitação de profissionais envolvidos com o artesanato, música, dança, literatura e teatro local, objetivando proporcionar maior autonomia de forma inclusiva. O que seguramente refletirá na economia do próprio município.

Foram ofertadas 20 vagas para o curso de Capacitação do Projeto Mascate Cultural, no qual estiveram os empreendedores da Economia Criativa, objetivando atrair os produtores culturais, músicos, pessoas que atuam no mercado de áudio visual, entre outros tantos.
O curso teve duração de 20 horas e aconteceu nos dias 21 e 22 de Outubro em horário integral, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas e no dia 23 de Outubro, das 8 às 12 horas. Com a instrutora Sra. …

Petrolândia: Projeto de professor da EREM Mª Cavalcanti está entre 20 melhores experiência no país

Imagem
Professor Marcelo Igor é destaque no Prêmio Respostas da Samsung
A Samsung premiou as 20 melhores experiências pedagógicas inscritas no Prêmio Respostas para o Amanhã, um desafio proposto aos alunos e professores de escolas públicas de todo o Brasil, estimulando práticas educativas do Ensino Médio.

Juntos, alunos e professores das disciplinas de Biologia, Física, Química ou Matemática foram desafiados a desenvolverem projetos a partir das questões identificadas em sua comunidade, apresentando soluções simples que contribuam para transformar a realidade local.

O professor de Biologia da EREM Maria Cavalcanti Nunes, Marcelo Igor tem a resposta com o seu projeto onde aponta a alternativa para a revitalização da mata nativa. Na escola, o professor e alunos cuidam do viveiro de plantas nativas tradicionais da região do entorno de Petrolândia, numa proposta de resgate de tradições. Uma experiência que rendeu à escola a classificação entre os Top 20 da Samsung.

O prêmio é constituído por etapas…

Maior vantagem de Dilma foi na Bahia; veja votação obtida por Dilma e Aécio nos estados

Imagem
A Bahia garantiu à candidata Dilma Rousseff (PT) sua maior vantagem em votos totais sobre o adversário Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial. No estado, a petista teve quase 3 milhões de votos a mais do que o tucano. Ela alcançou 5.059.228, contra 2.151.922 do tucano.

O segundo maior saldo de votos a favor de Dilma aconteceu no Ceará, onde ela superou o rival por 2,4 milhões de votos: 3.522.225 a 1.067.096. Em Pernambuco, Dilma ganhou por mais de 1,9 milhão de votos. A petista alcançou 3.438.165 votos, e o tucano, 1.459.266.

Aécio, por sua vez, conseguiu sua vitória mais folgada em São Paulo, onde conseguiu uma vantagem sobre Dilma de quase 7 milhões de votos. Ele terminou com 15.296.289 votos, contra 8.488.383 da petista. O Paraná aparece na sequência, onde Aécio liderou com 1,3 milhão de votos a mais: 3.765.025 a 2.408.740. Confira:

Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, estuda feijão resistente ao estresse hídrico

Imagem
Pesquisadores trabalham no desenvolvimento de planta que requer volume de água até 30% menor
Um dos papeis da ciência é antever demandas. Na ciência agrícola não é diferente. Os pesquisadores precisam estar atentos ao que o produtor rural precisará, no futuro. Este é o caso das pesquisas do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, com o estresse hídrico no feijoeiro. Os pesquisadores do IAC buscam desenvolver plantas mais resistentes ao déficit hídrico, capazes de se desenvolverem com volume de água até 30% menor que o usual. A expectativa é que os novos materiais estejam no mercado em cinco anos. De acordo com o pesquisador e diretor do Centro de Grãos e Fibras IAC, Alisson Fernando Chiorato, os quatro últimos lançamentos de cultivares de feijão do Instituto já estão sendo utilizados em regiões onde há menor disponibilidade hídrica, a exemplo da cultivar IAC Imperador, que apresenta ciclo precoce ao redor de 75 dias e tem apresentado boa tolerância ao déficit hídrico ocorrido nos ano…

Sem-terra e sem-teto planejam intensificar ações em 2015

Imagem
Os principais grupos de sem-terra e de sem-teto do país já se organizam para intensificar as mobilizações em 2015. Tanto o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) quanto o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) não declararam apoio a nenhum dos candidatos no primeiro turno, mas declararam o voto em Dilma Rousseff (PT) no fim da corrida, em rejeição declarada a Aécio Neves (PSDB), considerado uma ameaça às conquistas do período anterior.

A reportagem é de Camilla Veras Mota, publicada pelo jornal Valor, 27-10-2014.

Para Gilmar Mauro, coordenador nacional do MST, o esgotamento do modelo de crescimento em que "trabalhadores e patrões ganham" - inaugurado pelo PT e defendido em parte no discurso eleitoral do candidato tucano - e a composição mais conservadora do Congresso recém-eleito, onde a bancada ruralista contará com 273 deputados e senadores a partir de janeiro (33% mais que na legislatura anterior), deve estimular a atuação dos movimentos sociais. "O próxim…

Compesa constrói nova adutora em Iguaraci e livra comunidade rural do colapso no abastecimento

Imagem
Moradores do distrito de Jabitacá, no município de Iguaraci, no Sertão do estado, saíram do colapso do abastecimento graças a uma nova adutora construída pela Compesa. O ramal Picos/Poção, de 3,6 km, sai da adutora Rosário/São José do Egito e transporta a água até a estação elevatória da barragem de Poção, de onde é distribuída para o distrito. A obra começou a ser executada no início de outubro e levou 22 dias para ser concluída. O sistema livrou a população local de ficar sendo atendida por carros-pipa.

Os estudos para encontrar uma solução para garantir o abastecimento em Jabitacá começaram há alguns meses e foram feitos a tempo de minimizar os efeitos da estiagem no distrito. Ao perceber que a barragem de Poção, principal manancial que atende a localidade, não iria conseguir recuperar seu nível por conta da seca, a equipe técnica da Compesa agilizou a construção do ramal que capta água da adutora que abastece São José do Egito a partir da barragem do Rosário.

Com uma vazão de sete …

Frases do dia 27/10/2014: Coletânea IHU Online

Imagem
Perdemos

“Minha previsão sobre o que aconteceu ontem é a seguinte: perdemos. Independentemente do resultado. Perdemos tempo, muito tempo, discutindo com pessoas que não mudariam de ideia. Perdemos amigos - no Facebook e na vida. Perdemos a linha. Perdemos a compostura. Perdemos a razão. Perdemos a paciência. Perdemos a dignidade. Perdemos a mão - ninguém mandou a gente botar a mão no fogo por pessoas que a gente não conhece direito” – Gregório Duvivier, ator – Folha de S. Paulo, 27-10-2014.

Três Copas do Mundo

“Perdemos R$ 74 bilhões em gastos de campanha - o equivalente a três Copas do Mundo ou mil hospitais públicos com equipamentos de última geração, além dos gastos de todos esses hospitais por um ano, incluindo salários" –Gregório Duvivier, ator – Folha de S. Paulo, 27-10-2014.

Bancada da bala

"Mas não vamos falar só de perdas. Independentemente do resultado, ganha o PMDB. A bancada da bala e a bancada evangélica também ganham força. Ganha o eleitor conservador, de lavada&quo…

Dilma vence em 183 dos 184 municípios de Pernambuco

Imagem
Em Pernambuco, Dilma só perdeu em Taquaritinga do Norte
Antes mesmo de sentar na cadeira de governador, Paulo Câmara (PSB) sofreu uma derrota estrondosa em Pernambuco no segundo turno da eleição presidencial. Ele e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, do mesmo partido. Os dois se expuseram de um modo amadorístico tentando forçar a vitória de Aécio Neves (PSDB) no Estado e se deram mal. Dos 184 municípios pernambucanos apenas um, Taquaritinga do Norte, deu vitória ao tucano. Nos demais foi de goleada.
A petista teve pouco mais de 70% dos votos de Pernambuco, vencendo em cidades como Recife e Caruaru – amplamente favoráveis a Paulo Câmara no primeiro turno – com cerca de 60% dos votos. Em Garanhuns Dilma chegou perto dos 82%, encostou nos 91% em Caetés, teve 87% em Capoeiras, 90% em Correntes e 77% em Petrolândia . Também a petista venceu com folga em todos os municípios do Agreste Meridional.
No Nordeste, Dilma colocou uma frente de 12 milhões de votos sobre Aécio Neves, que compensou …

Petrolândia comemora vitória de Dilma com grande carreata na cidade

Imagem
Após confirmação da vitória de Dilma, centenas de militantes saíram em carreata pelas Ruas e Avenidas promovendo um grande buzinaço.- fotos: Assis Ramalho
Presidente da Câmara, Fabiano Jaques Marques acompanhou a carreata
“Olê, olê olá, Dilma, Dilma”.
Uma onda vermelha dominou as ruas e Avenidas de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, na noite deste domingo (26). Eleitores eufóricos festejaram a vitória da presidente Dilma Rousseff, reeleita com 51,64% dos votos válidos contra 48,36% de Aécio Neves, em disputa mais acirrada de todos os tempos.

Logo após a confirmação da vitória da petista, um grupo petrolandense organizou uma grande carreta com centenas de veículos, que percorreu várias ruas e Avenidas da cidade.

Durante o percurso, o barulho se misturou entre buzinas dos carros e motos, e gritos de “Dilma Coração Valente'', Um, dois, três, é Dilma outra vez” “É 13, é 13, é Dilma presidente” e “Olê, olê olá, Dilma, Dilma”.

A carreata teve uma recepção calorosa por onde passou,…

Dilma vence no Norte, Nordeste e parte do Sudeste e Aécio no Sul e Centro-Oeste

Imagem
A presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita neste domingo com 51,62 % dos votos válidos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela derrotou o tucano Aécio Neves (PSDB) nas Regiões Norte e Nordeste, e em parte do Sudeste. Já o senador Aécio Neves (PSDB), venceu nas regiões Sul e Centro-Oeste. O tucano alcançou 48,44% da preferência do eleitorado.

Nas regiões Norte e Nordeste o percentual de votos de Dilma superou os 60% em todos os estados. Já na Região Norte, a petista alcançou 64,73% dos votos, contra 35,27% de Aécio. No Amapá, a resultado final ficou 61,45% para a candidata reeleita, e 38,55% para Aécio Neves.

No Sudeste, a petista venceu em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Em Minas, terra natal dela e do senador Aécio Neves, Dilma obteve 52,41% dos votos válidos, contra 47,59% de Aécio Neves. Já no Rio de Janeiro a candidata à reeleição ficou com 54,94% e o senador 45,06%.

Já Aécio Neves teve suas maiores votações nos estados do Sul e Centro-Oeste. Porém, o des…

Presidente do PSB mineiro lamenta derrota no Estado: ''Perdemos em casa. Perdemos em Minas!''

Imagem
O presidente do PSDB mineiro, Marcus Pestana(foto), admite que o Estado foi responsável pela derrota de Aécio: 'Minas não quis ter um presidente mineiro. Perdemos em casa. Perdemos a eleição em Minas', lamenta. O senador avisou que vai 'sumir' nos próximos dias. Aliados apostam que ele vai desscansar com a família na famosa fazenda de Cláudio (MG), onde recebeu 81% dos votos.

O grupo de Aécio lembra que ele sai das urnas com a maior votação de um oposicionista. Além disso, terá a presidência do partido e a tribuna do Senado para se manter em evidência.

À noite, amigos do senador exaltavam sua capacidade de superação. Além de ter se mantido de pé quando estava em terceiro lugar, ele enfrentou a doença de uma irmã e o nascimento de dois filhos prematuros com a campanha na rua.

Fonte: Folha de S.Paulo

Confira as manchetes dos principais jornais desta segunda-feira (27)

Imagem
O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país nesta segunda-feira, 27 de outubro de 2014; Confira

Folha de Pernambuco: Dilma é reeleita presidente da República
Gazeta de Alagoas: Dilma fica
Diário do Nordeste-CE: Camilo Santana vence Eunício para substituir Cid Gomes, seu apoiador
Tribuna do Piauí: PMDB é maioria entre governos estaduais e segundo partido na Câmara dos Deputados
A Tarde: Reeleita, Dilma pede união e promete plebiscito para reforma política
Correio da Bahia: Dilma promete mudar
Tribuna da Bahia: Votação expressiva do Nordeste para Dilma gera manifestações racistas
O Globo: Reeleita, Dilma prega união e reforma política
Folha de São Paulo: Dilma é reeleita na disputa mais apertada da história
O Estado de São Paulo: Reeleita com 51,6%, Dilma propõe plebiscito para reforma política
Correio Braziliense: Vitória de Dilma repercute nos jornais da América Latina e do resto do mundo
Valor Econômico: Mercado deve reagir com mau humor à reeleição de Dilma
Es…

Vitória de Dilma é recebida com choro em São Paulo

Imagem
A vitória da presidente Dilma Rousseff (PT) neste domingo (26) foi recebida com lágrimas e indignação na sede do PSDB em São Paulo. Após a derrota de Aécio Neves (PSDB) ser oficializada, pouco depois das 20h, o governador Geraldo Alckmin cancelou o pronunciamento público que faria na sede do partido. Um palco com microfone e banner que trazia a imagem do presidenciável tucano ficaram intactos.

No local, cerca de cem militantes e simpatizantes do partido vaiaram a petista e puxaram gritos anti-PT. 'A nossa bandeira jamais será vermelha', cantavam em frente a um telão que mostrava o resultado final da apuração.

Ao aparecer na TV, os números de Minas Gerais e Pernambuco, onde a petista teve vantagem em relação ao tucano, foram vaiados pelos presentes, que puxaram palmas para São Paulo, colégio eleitoral em que Aécio teve 64% dos votos válidos.

O evento ficou esvaziado desde o final da tarde, sem a presença de nenhuma liderança importante do partido. O presidente do PSDB-SP, depu…

.Frustração toma conta de eleitores de Aécio no Leblon

Imagem
Principal concentração de eleitores do PSDB na Zona Sul do Rio, o bar Clipper estava tomado por cerca de 80 apoiadores do candidato Aécio Neves no momento do anúncio do resultado da eleição. Com a confirmação da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), muitos deles deixaram o local. Até as 21h, não houve qualquer incidente, apenas pequenas discussões, sem agressões, entre a única cliente do bar declaradamente eleitora de Dilma e outros fregueses.

Na eleição mais acirrada desde que o PT chegou ao poder em 2002, o clima de otimismo e expectativa eufórica foi subitamente quebrado pelo silêncio e olhares de incredulidade para a única TV no local, que exibia os números. Algumas pessoas choraram.

— É o dia mais triste da minha vida. Desta vez parecia... Nunca pensei que fosse acontecer. Não pelo PSDB, mas era a chance da mudança. Mas... o povo quis, né? É como se diz, o Brasil merece — lamentou a advogada Maria Helena Carvalho.

Por volta das 20h30m, um homem passou pela esquina onde fi…

Com 100% das urnas apuradas, Dilma Rousseff é oficialmente reeleita presidente do Brasil;

Imagem
A presidente Dilma Rousseff, que disputou pelo PT as eleições deste ano, terá mais quatro anos de mandato como presidente do país. Após 111 dias de campanha e uma disputa acirrada com Aécio Neves (PSDB), em segundo turno marcado por ataques e acusações, Dilma obteve vitória apertada sobre Aécio: com 100% das urnas apuradas, a petista teve 51,64% dos votos, contra 48,36% de Aécio. Com a população e o Congresso divididos, um dos desafios da presidente será, em seu governo, conseguir unir o Brasil - o que foi lembrado pelo próprio pronunciamento da presidente reeleita.

O resultado marca a eleição mais acirrada da história da redemocratização do Brasil.Os ex-presidentes Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Lula e a própria Dilma não ganharam de seus adversários por uma diferença tão pequena em pleitos anteriores. Antes de 2014, a menor diferença havia sido registrada em 1989, na disputa entre Collor e Lula. Na ocasião, Collor venceu com 42,75% dos votos, contra 37,86% obtidos pelo…

Publicidade