segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Última semana para inscrição no Selo UNICEF

As inscrições podem ser feitas até 31 de agosto. Iniciativa estimula e reconhece melhorias em políticas direcionadas a crianças e adolescentes (Foto: Arquivo/Assessoria Prefeitura de Petrolândia)

As inscrições para o Selo UNICEF – Edição 2017-2020 entra em sua última semana. Os municípios pernambucanos, que ainda não tomaram a iniciativa, podem se inscrever até a próxima quinta-feira, dia 31 de agosto. Mais de mil municípios brasileiros do Semiárido e Amazônia já se inscreveram. A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estimula a gestão municipal a implementar políticas públicas para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Os documentos para a inscrição podem ser acessados em www.selounicef.org.br. O UNICEF recomenda que os municípios não deixem a inscrição para a última hora.

Ao aderir ao Selo UNICEF, os municípios inscritos devem investir em ações para melhorar a oferta e a qualidade de serviços de saúde, educação, assistência social e participação, visando produzir impactos reais e positivos na vida de crianças e adolescentes. O UNICEF capacita os gestores municipais e define os indicadores que ajudarão a monitorar os resultados das ações.

Na edição de 2013-2016 foram certificados 35 municípios pernambucanos: Águas Belas, Arcoverde, Bezerros, Bonito, Brejinho, Cabrobó, Caruaru, Casinhas, Cedro, Flores, Ibimirim, Itacuruba, Itambé, João Alfredo, Lagoa Grande, Limoeiro, Orobó, Panelas, Petrolândia, Petrolina, Poção, Salgueiro, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São Bento do Una, São Caetano, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Surubim, Tacaimbó, Tacaratu, Tuparetama e Venturosa.

Quem pode se inscrever


Petrolândia: Petroclínica informa especialidades médicas de 1 a 3 de setembro



A Petroclínica informa que os médicos especialistas que atenderão em seus consultórios no início de setembro.

Dra. Lourdes Barbosa, psiquiatra, dia 1º/09 (sexta-feira)
Dr. Waldir Tenório Jr, cardiologista, dia 02/09 (sábado)
Dr. Alexandre Salomão, gastroenterologista, realizará consultas e endoscopias no dia 03/09 (domingo).


Mais informações e agendamentos: 87 99805-0774 ou 3851-2333.

A Petroclínica está situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 436 - Quadra 09 de Petrolândia, em frente ao Atacado Sanfrancisco.

Divulgação/Petroclínica


Feitosa comemora desempenho de Jucati, Quixaba e Triunfo no IDEPE 2016


O deputado estadual Alberto Feitosa comemorou o desempenho dos municípios de Jucati, Quixaba e Triunfo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no ano de 2016. As cidades apareceram entre três mais bem colocadas em diferentes categorias e foram premiadas pelo Governo do Estado em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas.

Jucati, representado pelo prefeito Ednaldo Peixoto, ficou na 1º colocação na categoria rede Municipal – Anos Iniciais de Ensino Fundamental com nota 7,67. Quixaba, com o gestor Tião de Gaudêncio, ficou na 3º colocação na mesma categoria e no quesito Anos Finais do Ensino Fundamental, com notas 6,16 e 5,0, respectivamente. Já o prefeito João Batista, de Triunfo, comemorou a 2º colocação, com pontuação 5,14, em Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


Governo lança Programa Nacional de Voluntariado

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Para incentivar o engajamento dos cidadãos em atividades voluntárias foi lançado nesta segunda (28), em cerimônia no Palácio do Planalto, o Programa Nacional de Voluntariado - Viva Voluntário. A iniciativa vai unir esforços do governo, de organizações da sociedade civil e de empresas, e será coordenado pela Casa Civil.

Como incentivo, o decreto que cria o programa prevê o uso de horas nesse tipo de atividade como critério de desempate em concursos públicos ou em processos internos de promoção da administração pública, autárquica e federal.

Há também a previsão de parcerias com a iniciativa privada para que aqueles que somarem determinado número de horas em atividades voluntárias tenham descontos em compras de produtos e em eventos culturais.

A iniciativa foi lançada na data em que se comemora o Dia Nacional do Voluntariado, com a presença do presidente Michel Temer, da primeira-dama, Marcela Temer, de ministros e de representantes de organizações da sociedade civil.


PRF recupera caminhonete e picape clonadas em rodovias de Pernambuco

Veículos eram roubados e portavam placas de outros automóveis regularizados (Divulgação/PRF-PE)

Uma caminhonete e uma picape que portavam placas clonadas foram recuperadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite de domingo (27). Três homens foram detidos durante as abordagens, que ocorreram nas BRs 232 e 428, em Jaboatão dos Guararapes e em Santa Maria da Boa Vista, no Grande Recife e no Sertão de Pernambuco.

Na primeira ação, agentes do Grupo de Patrulhamento Tático de Petrolina realizaram uma verificação em uma picape e descobriram que o veículo havia sido roubado em Ibirajuba, no Agreste do estado, no mês de dezembro de 2016. O motorista, de 52 anos, informou que havia adquirido o automóvel em uma feira de Caruaru, mas não repassou informações sobre o vendedor. Ele foi encaminhado à Polícia Civil em Cabrobó.


Petrolândia: Entrega de retroescavadeira à Agropesque é destaque na 3ª Missa do Vaqueiro do Distrito Icó-Mandantes






Nesse domingo (27) foi realizada em Petrolândia a 3ª Missa do Vaqueiro do Distrito do Icó-Mandantes, na Agrovila 02 do Bloco 04 dos Mandantes. Na ocasião, também foi entregue à Agropesque uma máquina retroescavadeira, adquirida pela Codevasf com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Zeca Cavalcanti, que participou do evento.

Lideranças da oposição prestigiaram a programação. Os ex-vereadores Carlos Alberto (Carlinhos), Fabiano Jaques Marques e Rogério Novaes compareceram ao evento, ao lado dos vereadores Jorge Viana, José Luiz (Zé Pezão), Louro do Vidro e professor Evaldo Nascimento. Também esteve presente o deputado estadual Rodrigo Novaes.

Em nota, Fabiano Jaques Marques celebrou o evento e a entrega do equipamento aos produtores rurais.

Estive nesse último domingo (27) fazendo visitas em nossa zona rural, junto aos deputados Zeca Cavalcante e Rodrigo Novaes, vereadores, ex vereadores e lideranças políticas.

O primeiro local foi na casa da amiga Alda Novaes, na Agrovila 04 do Bloco 03 (Limão Bravo), onde após o café da manhã fomos ao encontro dos representantes da Agropesque (associação escolhida para receber a retroescavadeira), para fazer a entrega oficial, máquina essa que foi destinada por meio de emenda do Deputado Federal Zeca Cavalcante, que luta desde 2015, especificamente por essa contemplação.

Após a entrega acompanhamos a 3ª Missa do Vaqueiro do Distrito Icó-Mandantes,  que foi realizada no Parque Pai e Filho, na Agrovila 02, Bloco 04 (Mandantes). Por último, acompanhamos as atrações do evento.

Muito proveitoso andar com parte de meus amigos, ouvindo os problemas que a população enfrenta, buscando também ouvir as sugestões apresentadas por eles e debatendo juntamente com todo o grupo as possíveis soluções. Mais proveitoso ainda é saber que fazemos parte de um grupo presente com o povo e que todos tem um pensamento em comum:  o Bem de Petrolândia. Deixo aqui o meu abraço forte em cada um de vocês !

Fabiano Jaques Marques

O deputado federal Zeca Cavalcanti também se pronunciou, em seu perfil no Facebook.

Participamos neste domingo da entrega oficial de uma maquina retroescavadeira aos associados da Agropesque, sediada nas Agrovilas I e II, em Petrolândia. Ao lado dos vereadores Louro, Zé Pezão, Prof. Evaldo e Jorge Viana; dos ex-vereadores Fabiano Marques, Rogério Novaes e Carlinhos, e do deputado estadual Rodrigo Novaes, além de dezenas de lideranças do município, entregamos a diretoria da Agropesque, na pessoa de seu presidente, Janio Gomes, uma retroescavadeira 0 Km para atender as milhares de famílias que vivem nas agrovilas de Petrolândia, levando desenvolvimento, trabalho e ação para a melhoria da qualidade de vida do povo. Antes, participamos da 3ª Missa do Vaqueiro no Distrito Icó-Mandantes quando centenas de vaqueiros devotaram toda a sua fé em um momento de comunhão do homem e da mulher do campo. Vamos seguir em frente, trabalhando para desenvolver o nosso Sertão e nosso Estado.

Deputado estadual Zeca Cavalcanti

Ver todas as fotos>Entrega de retroescavadeira a associados da agropesque no Icó-Mandantes

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Édio Braga e Assessoria de Zeca Cavalcanti


Ministro Fernando Filho deve ir para o DEM e disputar governo de PE contra atual partido


O ministro Fernando Bezerra Coelho Filho e seu pai, senador Fernando Bezerra, devem integrar a lista de dissidentes do PSB.

A ida do ministro para o DEM está praticamente acertada. Próximo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Bezerra Filho quer disputar o governo de Pernambuco em 2018 e busca apoio dos ministros da Educação, Mendonça Filho (DEM), e das Cidades, Bruno Araujo (PSDB).

Se confirmar a candidatura, ele terá como prováveis adversários o atual governador, Paulo Câmara, que é nome forte no PSB, e Marília Arraes, neta de Miguel Arraes, que trocou o PSB em 2014 pelo PT.

Maia e Mendonça são dois dos principais articuladores da renovação do DEM, que conta com a migração de mais de dez deputados hoje filiados ao PSB.


Pernambuco cadastra R$ 2 bilhões para obras de saneamento em todo o Estado

Governo do Estado e Compesa inscrevem 50 projetos de água, esgoto, controle de perdas e plano de saneamento no Programa Avançar Cidades Saneamento (Foto: Divulgação/Compesa)

A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa foi autorizada pelo governador Paulo Câmara a cadastrar, na última sexta-feira (25), 50 projetos no valor de R$ 2 bilhões para obras de saneamento em 45 municípios de Pernambuco no Programa Avançar Cidades Saneamento - Seleção 2017, do Ministério das Cidades, com financiamento usando recursos do FGTS pela Caixa Econômica Federal. Esse volume de recursos garantirá obras importantes de água e esgoto, planos de saneamento, além de ações de controle e redução de perdas para Pernambuco, nos próximos cinco anos. O governo federal irá contemplar projetos de todo o Brasil, mas o Estado de Pernambuco propôs a maior captação de sua história, com projetos elaborados pela Compesa que permitirão uma contratação superior a R$ 2 bilhões. A novidade dessa seleção é que a companhia, pela primeira vez, aparece também como órgão tomador de recursos, com obras no valor de R$ 300 milhões. O montante restante, de R$ 1,7 bilhões, será assumido pelo Governo do Estado.

Segundo o presidente da estatal, Roberto Tavares, esse pleito só está sendo possível graças ao equilíbrio econômico-financeiro da empresa, fruto de uma gestão por resultados implantada na instituição, há dez anos. Somos uma empresa sólida e com capacidade de endividamento para tomarmos empréstimos que serão investidos na melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos, afirmou ele, pontuando que a Compesa também vai assumir os juros do financiamento pelos próximos 20 anos e também irá pagar a contrapartida referente aos projetos no valor de R$ 300 milhões.


Petrolândia: Grupo cultural da comunidade quilombolas "Negros de Betinho" realiza apresentação cultural em Tacaratu


Em alusão ao Dia do Folclore Brasileiro, o grupo cultural da comunidade Quilombolas "Negros de Betinho" da Agrovila 04 da Reta, fez  bonita apresentação no último sábado (26) na cidade de Tacaratu.

O Dia do Folclore no Brasil é oficialmente comemorado em 22 de agosto, e tem como objetivo principal  passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore.

O grupo e a coordenação quilombolas "Negros de Betinho" vem por meio desta agradecer o convite da Prefeitura Municipal de Tacaratu, por meio da secretária de Educação - a senhora Glória.

 

Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Grupo cultural da comunidade Quilombolas "Negros de Betinho" da Agrovila 04 da Reta


Petrolândia: Caixa informa que valor máximo de recebimento de boletos de outros Bancos passa a ser de R$ 1.000,00 nas Unidades Lotéricas


Prezado Cliente,

A partir desta segunda-feira, 28/08/2017, o valor máximo de recebimento de boletos de outros bancos será de R$ 1.000,00 nas Unidades Lotéricas e Correspondentes CAIXA AQUI. Antes, o valor máximo era de apenas R$ 700,00.

Unidades Lotéricas existentes em Petrolândia

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na Quadra 12 de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Informação: CEF


Saiba como incluir trabalhos antigos para aumentar a aposentadoria

As contribuições mais antigas não estão no cadastro do INSS, mas devem ser consideradas para melhorar o benefício.

O segurado do INSS que começou a trabalhar cedo pode ter dificuldades para comprovar o serviço e as contribuições que fez antes de 1989, pois a Previdência não tinha um cadastro do trabalhador, o Cnis. No entanto, o INSS é obrigado a reconhecer o período quando o tempo é comprovado pelo segurado.

Isso porque os períodos trabalhados antes de 1989 não constam no cadastro de contribuições do INSS, o Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Até essa época, o governo não tinha um arquivo unificado das informações dos trabalhadores e, por isso, muitos dados se perderam.

Porém, esses períodos de contribuição antigos podem ser comprovados pelo segurado e devem ser reconhecidos pelo órgão na hora da aposentadoria. Eles não entram na conta do benefício, mas elevam o tempo total de contribuição, o que faz o segurado conseguir se aposentar antes e ajuda a aumentar o valor da renda mensal.


Petrolandense Marcos Caleman é campeão da 8ª Copa de Fisiculturismo em Paudalho - PE

É a quarta grande conquista de Marcos Caleman em apenas nove meses

No último sábado (26) foi realizado em Paudalho, na Mata Norte de Pernambuco, no Clube Lenhadores, a 8º  Copa do Interior de Fisiculturismo, onde reuniu atletas de várias categorias das mais diversas cidades do Nordeste brasileiro.

Já está virando rotina. Mais uma vez o atleta petrolandense Marcos Caleman surpreendeu os grandes participantes e foi o grande campeão de sua categoria - BODYBUILDING até 75 Kg.

É a quarta grande conquista de Marcos Caleman em apenas nove meses. Em novembro do ano passado, na mesma categoria, Caleman foi o grande campeão do II Campeonato de Fisiculturismo Recifitness, em evento realizado no piso L3 do Shopping RioMar Recife. O Fisiculturismo Recifitness é o maior do Nordeste.

Esse ano, em 14 de janeiro, Caleman conquistou o 1º lugar no Campeonato de Fisiculturismo em Arcoverde. A última conquista tinha acontecido no dia 29 de julho, quando foi o grande campeão do TOP 3 no Campeonato Alagoano. Com o resultado, Caleman classificou-se para o campeonato brasileiro de fisiculturismo a ser realizado em Fortaleza.

''Primeiramente quero agradecer a Deus, e aos meus patrocinadores que me ajudaram a vencer mais um campeonato, dessa vez  na cidade de Paudalho, PE'' disse o campeão.

Notícias relacionadas

Entenda mais sobre Fisiculturismo
Fisiculturismo ou culturismo é o uso de exercícios de resistência progressiva para controlar e desenvolver os músculos do corpo, a melhor formação muscular.[1] Um indivíduo que se engaja nesta atividade é referido como um fisiculturista. Sua disputa ocorre em apresentações coletivas ou individuais, de comparação e os critérios são: volume, simetria, proporção e definição muscular.


Gasolina fica mais cara a partir desta terça nas refinarias


A partir desta terça-feira (29), o preço da gasolina nas refinarias sofrerá um aumento de 1,1% e o do diesel de 0,4%. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28) pela Petrobras e segue a nova política de ajuste de preço, que tem como base o preço de paridade de importação.

O ajuste anterior havia sido anunciado no sábado (26), com aumento de 1,2% na gasolina e diminuição de 0,7% no diesel. A nova política foi adotada no começo de julho e, desde então, os reajustes são feitos quase que diariamente. Os percentuais podem ser acompanhados no site da Petrobras.

Agência Brasil


Simone e Simaria escapam de incêndio em hotel


As cantoras Simone e Simaria passaram por um susto neste final de semana quando o hotel em que estavam hospedadas teve um princípio de incêndio em São José dos Campos, interior de São Paulo. O fogo prejudicou a cozinha do local e deixou três pessoas intoxicadas, mas as sertanejas conseguiram sair ilesas. De acordo com vídeo postado por Simone na ferramenta Stories, do Instagram, ela já estava dormindo quando ouviu o alarme de incêndio. "O alarme começou a tocar e, quando abri a porta, tinha uma fumaceira danada no corredor do nono andar", relatou.

A artista conta que estava nua e acordou o marido, Kaká Diniz, que lhe cedeu algumas roupas para que deixassem o quarto. "Eu desci correndo as escadas. Só deu tempo de pegar o meu celular. Pegou fogo na cozinha, aí chegaram os bombeiros e conseguiram reverter a situação". Apesar do susto, a dupla realizou o show que estava previsto em Caçapava, cidade da região. "Nossas roupas estão fedendo a fumaça", contou Simone na abertura da apresentação.


Comunidade Quilombola de Cabrobó inaugura escola com a presença do vice-governador Raul Henry


A comunidade Quilombola de Cruz dos Riachos, a 10 quilômetros de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, teve um sábado (26) de muita festa e alegrias. Em meio a apresentações culturais, discursos emocionados e um histórico feito em poesia de cordel, foi entregue as novas instalações da escola Manoel Joaquim de Moraes que vai atender a 47 alunos do Ensino Fundamental I.

Durante a inauguração do novo prédio, que conta com duas salas de aula climatizadas, banheiro, secretaria, cantina e área de lazer, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Raul Henry, destacou o trabalho do prefeito Marcilio Cavalcanti para a realização deste sonho antigo da comunidade. “Todos sabemos as dificuldades que estão passando as prefeituras, mas o nosso prefeito sabe administrar, bem utilizar o dinheiro público e fazer muito com poucos recursos. A entrega desta escola hoje é exemplo do muito que Marcílio ainda vai fazer por este município”, adiantou Raul Henry.

Presente à comitiva do vice-governador, o deputado estadual Rodrigo Novaes também compartilhou com as crianças da comunidade a alegria da nova escola. Representando a comunidade Quilombola de Cruz dos Riachos, a presidente da Associação, Océlia Gomes agradeceu ao governo municipal e enfatizou a importância da educação para a formação das novas gerações.


Petrolândia: Canecas e capas de celular personalizadas você encontra na Stamptudo!


Você imagina e a Stamptudo realiza! Encomende a caneca ou a capa de celular com a sua cara, do seu jeito, única e exclusiva como você! Contato: 87 99903-1586 com Alisson Pinheiro.

 Stamptudo/Divulgação


Dois jovens morrem afogados após manobra com moto aquática em açude de MG

Jovens de 19 e 15 anos não usavam coletes salva-vidas e um deles não sabia nadar. 

Foram encontrados no final da manhã desta segunda-feira (28) os corpos de dois jovens que estavam desaparecidos na Represa de Furnas, em Paraguaçu (MG). O Corpo de Bombeiros trabalhava desde a manhã de domingo para encontrar os jovens, que andavam em uma moto aquática e caíram em um açude que fica às margens da BR-491 após uma manobra na água.

Segundo os bombeiros, os corpos foram encontrados a oito metros de distância um do outro. A informação é que os dois estavam sem coletes salva-vidas e que uma das vítimas não sabia nadar. Parentes estavam próximos à margem do açude e viram o momento em que os jovens caíram da moto aquática.


Petrolândia: Paulinelly Construções anuncia superpromoção de cerâmicas; confira


A Paulinelly Construções é uma loja que possui um universo de variedades de produtos para construir ou reformar. A qualidade oferecida em cada produto tem a credibilidade e a confiança que o cliente procura, buscando o que há de melhor no mercado.

Promoção
A Paulinelly Construções anuncia superpromoção de cerâmicas a partir de R$ 9,99 o metro, à vista, ou R$ 11,10 em até 6x no cartão de crédito. Há vários modelos e grande quantidade em m2. Visite a Paulinelly Consturções e confira!

Paulinelly Construções
Avenida Marquês de Olinda, 133 - Centro
Petrolândia - PE


Informação:  Paulinelly Construções


Tacaratu: Prefeito José Gerson visita o Ministério do Turismo, em Brasília


Em sua viagem à Brasília-DF, realizada na semana passada, o prefeito de Tacaratu, José Gerson, em companhia do deputado federal Augusto Coutinho, participou de reunião com o Ministro do Turismo, Marx Beltrão. 

Na pauta, o prefeito levou a discussão de projetos voltados para a melhoria do setor turístico no município de Tacaratu, em prol do desenvolvimento da cidade.

Assessoria da Prefeitura de Tacaratu



Assaltantes matam morador de rua e explodem agência da Caixa no MA

Segundo a Polícia Militar do Maranhão, pelo menos cinco bandidos explodiram a agência na madrugada desta segunda-feira (Foto: Felipe Pereira/TV Clube).

Pelos menos cinco bandidos explodiram uma agência da Caixa Econômica Federal, localizada na cidade de Timon, no Maranhão, cidade vizinha a Teresina. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta de 3h30 da madrugada desta segunda-feira (28). Um morador de rua que estava no local no momento da ação criminosa foi morto a tiros.

Esta é a 6ª agência bancária explodida no Maranhão este ano, segundo sindicato dos bancários do estado. Câmeras de segurança instaladas próximo à agência filmaram a ação dos criminosos e a polícia teve acesso às imagens. De acordo com a tenente Josélia Rocha, o bando chegou ao local em um carro de cor preta.


Jatobá: Índios Pankararu reivindicam diálogo com a CHESF e ocupam instalações da empresa em Itaparica e ameaçam tocar fogo em torre de transmissão

 

Índios pankararu reivindicam diálogo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) e ocupam instalações da empresa em Itaparica, no município de Jatobá, Sertão do Estado de Pernambuco, e ameaçam atear fogo em torre de transmissão que corta seu território.

Segundo informações do Portal Jatobá, o incidente se deu devido ao abuso e falta de diálogo da CHESF com os indígenas, pois a empresa teria colocado mais uma vez máquinas para abrir estradas que dão acesso às linhas de transmissão.

As lideranças indígenas alegam que a abertura de estradas no território pankararu provoca, além do impacto ambiental considerável em toda sua extensão, danos às plantações por onde as linhas passam.

A CHESF se comprometeu a dialogar com os índios ainda nesta segunda (28), à tarde.

Com informações do Portal Jatobá