12 outubro 2024

Barrado no TSE após vencer em 2020, cacique prova inocência e vira prefeito em Pesqueira (PE)

Cacique Marcos Xukuru, prefeito eleito de Pesqueira (PE) - Imagem: Reprodução/Facebook.

Há quatro anos, após comemorar a eleição para prefeito de Pesqueira, agreste de Pernambuco, o cacique Marcos Xukuru (Republicanos) foi declarado inelegível pela Lei da Ficha Limpa. Ele havia sido condenado em segunda instância por crime contra o patrimônio privado, por incendiar uma casa em 2003 — acusação que sempre negou.

Mas, no ano passado, a condenação foi anulada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). E, este ano, Xukuru decidiu disputar novamente a prefeitura.

Venceu outra vez, com o mesmo percentual de 2020 — 51% dos votos válidos. Dessa vez, com a condenação anulada, Xukuru vai poder assumir o cargo. Será o primeiro indígena prefeito de Pesqueira, onde três de cada dez habitantes são indígenas. Sua prioridade, diz, é calçar ruas, ampliar o saneamento básico e gerar emprego e renda.

''Para aqueles e aquelas que não queriam ver o índio, ver a agricultora na prefeitura, estão vendo e vão ver por quatro anos, porque agora não tem essa questão. Eu sou prefeito dessa cidade! Eu sou prefeito dessa cidade, eu sou prefeito do meu povo!

Disse Cacique Marcos Xukuru, em discurso após ser eleito prefeito, no domingo (6).

''Eu me sinto com sensação de dever cumprido. Esse tempo todo estive respeitando as instituições, aguardando as decisões da justiça -- tanto eleitoral como criminal. O povo de Pesqueira refez o caminho de quatro anos atrás, cumprindo seu papel de fazer justiça''
.
Disse Cacique Marcos Xukuru, em entrevista ao UOL.

''Essa eleição veio com enfrentamento a tudo e todos dessa elite política, que não queriam me ver sentar na cadeira de prefeito. Rompemos barreiras, e essa eleição é histórica, aumenta minha responsabilidade. Meu desafio é mostrar capacidade de gestão e política''.

Disse Cacique Marcos Xukuru, em entrevista ao UOL

Cidade teve novas eleições em 2022

Morre em São Paulo Ary Toledo, humorista no rádio e na TV



Ary Toledo começou a trabalhar como ator aos 22 anos e passou por rádios e pelas emissoras de televisão TV Tupi, Record e SBT — Foto: Reprodução/Instagram

O humorista Ary Toledo, nome popular da comédia no rádio e na TV do Brasil, morreu aos 87 anos na manhã deste sábado (12), em São Paulo. Ele estava internado estava internado no Hospital Sírio Libanês, no Centro da capital paulista.

A informação foi anunciada pela família através do perfil oficial do artista no Instagram. Até a última atualização desta reportagem, a causa da morte, que ocorreu pouco depois das 8h, não havia sido divulgada.

"Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós... Sentiremos a sua falta Mestre", disse a publicação.

O velório de Ary Toledo está marcado para ocorrer a partir das 19h deste sábado no Ossel Memorial, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Depois, ele será cremado.

Nascido em Martinópolis, no interior de São Paulo, em 22 de agosto de 1937, Ary Toledo fez carreira na TV e no rádio contando piadas e histórias engraçadas.

Ele passou a infância na cidade de Ourinhos e se mudou para a capital aos 22 anos, quando começou a fazer shows como cantor e contador de piadas, além de trabalhar como ator.

Ao longo da carreira, trabalhou em emissoras como TV Tupi, Record e SBT. Também escreveu muitos vários livros de piadas e gravou discos.

Em entrevista ao "Conversa com Bial" exibida em setembro de 2023, Toledo contou detalhes sobre a primeira piada que contou na vida, o começo como faxineiro no Teatro de Arena e relembrou o início da carreira como comediante. Assista ao programa.

Por 45 anos, foi casado com a diretora teatral Marly Marley, que morreu em 2014, aos 75 anos, vítima de uma complicação do câncer de pâncreas.

Em entrevista ao g1 na época, Toledo lembrou: "Em 1967, eu só a conhecia de nome, de fotos. Ela era vedete de teatro e foi fazer uma participação no meu programa na TV Bandeirantes. Foi amor à primeira vista. Dei em cima dela até ela se casar comigo".

Petrolândia: Nota de pesar pelo falecimento do sr. Luiz da Silva Araújo, conhecido como Luiz Piau; Sepultamento acontece neste sábado (12), às 17h, no cemitério local



A família enlutada informa o falecimento do sr. Luiz da Silva Araújo, mais conhecido como Luiz Piau, ocorrido na noite da última sexta-feira (11). 

O velório acontece no salã funerário do PAM e o sepultamento está marcado para as 17h de hoje, 12 de outubro, no Cemitério Municipal de Petrolândia. 

Nossos pêsames aos familiares, parentes e amigos. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Missa dedicada à Nossa Senhora Aparecida é celebrada com homenagens às crianças

 

PETROLÂNDIA (PE): Dia 12 de outubro é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida e também o Dia das Crianças. Durante a Missa celebrada pelo pároco Geraldino Rodrigues, na manhã deste domingo, foram feitas homenagens às crianças - Fotos e vídeos: Assis Ramalho

Criança no braço da mãe. Educação vem de berço'' família, escola e religião

Criança no braço da mãe. Educação vem de berço'' família, escola e religião

PETROLÂNDIA (PE): Na manhã deste sábado, 12 de outubro/2024, centenas de católicos participaram da tradicional missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. na Igreja Matriz de Petrolândia.

A Santa Missa foi conduzida pelo padre da paróquia de São Francisco de Assis, Geraldino Rodrigues, com cantos e músicas do Grupo CJP-JUP.

Padre Geraldino enfatizou a devoção a Nossa Senhora Aparecida e sua importância em nossas vidas. A fé estava presente em cada devoto durante a celebração que teve a presença de centenas de fiéis.

 Durante a Missa, foram feitas homenagens às crianças - ressaltando as palavras de Jesus, que nos ensinou a ser como crianças para entrar no Reino de Deus.
 
Após a missa, muitos fiéis se aproximaram da imagem de Nossa Senhora Aparecida para prestar suas homenagens e fazer suas orações à padroeira do Brasil Como lembrança, a maioria registrou fotos ao lado da santa.

VEJA ABAIXO VÍDEOS E FOTOS