sábado, janeiro 08, 2022

Motorista da prefeita de Caruaru morre ao ser atingido por bala perdida; uma outra pessoa também foi morta

 

Glaucimário Carmo de Lima (58 anos) trabalhou com a prefeita de Caruaru por mais de 15 anos — Ele era sargento reformado

O motorista da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), morreu depois de ser atingido por uma bala perdida no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, neste sábado (8). De acordo com a Polícia Civil, além de Glaucimário Carmo de Lima, de 58 anos, outra pessoa, que não foi identificada, também foi morta.

O crime ocorreu na manhã deste sábado (8). Familiares do homem que não foi identificado informaram à polícia que a vítima, de 48 anos, estava na frente de casa quando homens em uma moto atiraram contra ele.

O motorista da prefeita de Caruaru foi atingido por uma bala perdida. Logo depois dos disparos, os criminosos fugiram do local. O homem de 48 anos morreu na hora e Glaucimário Carmo de Lima chegou a ser socorrido e levado a uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos.

Não há informações sobre os criminosos. Nas redes sociais, Raquel Lyra lamentou a perda do funcionário. "Hoje, perco um companheiro de jornada, que fez parte do meu dia a dia, de minha família e equipe. Sempre ali, ao meu lado, Glaucimário era sinônimo de tranquilidade, responsabilidade e de boas histórias", afirmou.

Raquel Lyra disse, ainda, que foram mais de 15 anos trabalhando com Glaucimário.

"Perdemos um amigo, um pai, esposo e avó, que falava com muito carinho de sua família. Gratidão por ter tido a sorte de compartilhar esses anos com você, amigo. Que Deus te receba com muita luz e que conforte o coração de sua esposa Maria José, seus filhos, Glaucio e Bárbara, netos e amigos", declarou a prefeita.

Por G1 PE




Ex-bolsonaristas montam agenda para Moro em estados do Nordeste



 

A viagem à Paraíba nesta semana não será a única na qual o ex-juiz Sergio Moro contará com a ajuda de ex-bolsonaristas para organizar suas agendas eleitorais.

Deputados ex-aliados do presidente Jair Bolsonaro também se movimentam para viabilizar compromissos de pré-campanha para o ex-juiz em outros estados brasileiros.

Há uma lista de próximas visitas de Moro sendo trabalhada por ex-bolsonaristas. Em especial no Nordeste, onde as pesquisas de intenção de voto ainda apontam uma preferência do eleitorado pelo PT de Lula.

Ex-apoiadora de Bolsonaro, a deputada federal Dayane Pimentel (PSL-BA), por exemplo, organiza para fevereiro uma visita do ex-juiz à Bahia.

No Ceará, a agenda de Moro é organizada pelo deputado federal Heitor Freire (PSL-CE) e pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE), filiado ao mesmo partido do ex-juiz.

A primeira viagem de Moro articulada por um antigo aliado de Bolsonaro foi na Paraíba, onde os encontros do ex-juiz foram agendados pelo deputado federal Julian Lemos (PSL-PB).

Em 2018, Dayane, Freire e Lemos atuaram ativamente pedindo votos para Bolsonaro no Nordeste. O deputado paraibano, inclusive, foi o coordenador da campanha do atual presidente na região.
Outras viagens

A expectativa é que, nos próximos meses, Moro visite ainda Piauí, Sergipe e Espírito Santo. Na próxima semana, o ex-juiz da Lava Jato estará no Rio, Brasília e São Paulo, mas sem agendas públicas por enquanto.

Por Metrópoles



Petrolândia: Confira calendário para marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde; Obrigatório cartão de vacina contra Covid-19


Já está disponível o calendário semanal de marcação de exames e consultas da Secretaria de Saúde de Petrolândia para o período de 10 a 14 de janeiro de 2022, nos horários manhã e tarde. Confira abaixo.

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia informa que está proibido a entrada e permanencia de pessoas sem máscaras nas repartições públicas. Também comunica ser obrigatório a apresentação do cartão de vacina contra a Covid-19 no momento da marcação de consulta e exames.

A Secretaria Municipal de Saúde está situada na Rua Cecília Delgado, em frente à loja DLeles (antiga Minas Calçados) - CONFIRA ABAIXO AS MARCAÇÕES


  
Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura de Petrolândia/Secretaria de Saúde

Vítimas de deslizamento de pedras em MG são encaminhadas aos hospitais; três em estado grave


Vídeo com imagens fortes

As vítimas do deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio, neste sábado (8), foram encaminhadas para os hospitais de São José da Barra e Passos, no Sul de Minas. Segundo as informações do Corpo de Bombeiros de Piumhi, a queda atingiu três embarcações, com 34 pessoas, neste sábado (8) e causou duas mortes. Nove pessoas seguem internadas.

Três pessoas foram encaminhadas em estado grave para Santa Casa de Passos. Uma das vítimas é uma mulher, de 47 anos, natural de Belo Horizonte, mas moradora do Rio de Janeiro. Ela estava com um trauma na face, estável e sem lesões graves. Ela foi encaminhada para o centro cirúrgico.

Outra vítima é um jovem de 26 anos, natural de Pimenta (MG). Ele também estava com traumatismo na face, sendo submetido a exames para confirmação diagnóstica. Outros 7 turistas tiveram ferimentos leves e foram levados ao Pronto Socorro de São José da Barra.

Veja o que se sabe até agora:

*O deslizamento ocorreu por volta de 12h30. Ainda não se sabe o que causou o acidente

*Ao todo, 34 pessoas estavam envolvidas; 2 morreram. Ninguém foi identificado até agora

*23 pessoas foram atendidas e liberadas; 9 estão internadas

*Bombeiros e Polícia Civil estão no local; a Marinha foi acionada e vai investigar a causa

Mortes

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou duas mortes pelo deslizamento. São dois homens; nenhum dos dois foi identificado ainda.

Feridos

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, 32 pessoas foram atendidas por causa do acidente, a maioria com ferimentos leves. Dessas, 23 foram atendidas e liberadas da Santa Casa de Capitólio.

Outras 9 seguem internadas:

2 pessoas com fraturas expostas foram para a Santa Casa de Piumhi, a cerca de 23 km de Capitólio;
3 pessoas ainda não têm estado de saúde confirmado e estão sendo atendidas na Santa Casa de Passos, a 74 km de Capitólio; mais 7 pessoas com ferimentos leves estão na Santa Casa de São José da Barra, a 46 km de Capitólio, com ferimentos leves.

Por Lara Silva, g1 Sul de Minas
Vídeo: Poder 360

Influencer e teórica da conspiração antivacina morre após se infectar com Covid-19


— As vacinas matam! Não tomem elas. Esses idiotas são tão ingênuos. Eles estão todos se vacinando — diz ela em um de seus vídeo

LOS ANGELES - Cirsten Weldon, uma influencer antivacina e teórica da conspiração adepta do Qanon, morreu ontem (quinta-feira 7) devido a complicações causadas pela Covid-19. Ela mantinha milhares de seguidores em redes sociais de direita, onde divulgava vídeos e textos em que estimulava pessoas a não se vacinarem contra a doença que a vitimou.

Em um dos vídeos, ela chegou a declarar que o epidemiologista-chefe dos Estados Unidos Anthony Fauci deveria ser enforcado.

— As vacinas matam! Não tomem elas. Esses idiotas são tão ingênuos. Eles estão todos se vacinando — diz ela em um de seus vídeo

s.
Última foto publicada pela influencer nas suas redes sociais Foto: Reprodução Redes Sociais

No seu último vídeo, publicado no dia 28 de dezembro, ela já aparenta estar com sintomas da doença ao reclamar de sentir fraqueza, exaustão e tossir. Na conta de Cirsten no Instagram, a última foto publicada é uma dela própria deitada em uma cama de hospital com uma máscara de oxigênio. "Quase morri de pneumonia bacteriana em um hospital da Califórnia", escreveu Cirsten na publicação, feita semana passada.

Na sua conta no Telegram, Cirsten afirma ter testado para Covid-19 e se recusado a receber o medicamento remdesivir, usado para o tratamento da doença em pacientes graves e que a influencer chamou de "remédio do dr. Fauci".

(O GLOBO)

VÍDEO: Pedra desliza, atinge lanchas de turistas, causa duas mortes e deixa vários feridos em MG

Pedra desliza sobre turistas em Capitólio — Foto: Redes Sociais/Reprodução

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou duas mortes entre as vítimas que estavam nas embarcações atingidas por rochas que se desprenderam dos cânions no lago de Furnas, em Capitólio, no Centro-Oeste de Minas, neste sábado (8/1). Informações iniciais dos bombeiros são de pelo menos 15 vítimas.

Vídeo abaixo - Atenção! Imagens fortes

 
Vídeo reprodução/edoficial

De acordo com o Corpo de Bombeiros, todos os feridos, até o momento, foram enviados para hospitais da região.

Três para São José da Barra. Dois foram levados para locais de melhor suporte. O terceiro, com trauma de face, será transferido pela usa de Piumhi.

Os demais em unidade de saúde de Capitólio.

Dois mais graves possuem fratura nos membros superiores. Serão encaminhados para Piumhi e Passos de ambulância do município.

Um vídeo impressionante flagrou o momento em que a pedra se desprende, cai na água e aparentemente chega a atingir as embarcações em uma área turística.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a princípio uma tromba d’água teria causado o desprendimento da rocha que atingiu pelo menos três embarcações.

O Batalhão de Operações Aéreas foi acionado. As aeronaves estavam a caminho, porém não puderam continuar viagem devido ao mau tempo.

Confira a íntegra da nota da Marinha

Polícia busca suspeito de assassinar a ex-mulher a facadas em Pilar, AL

Juliana Nascimento da Silva, 24, foi assassinada a facadas em Pilar — Foto: Arquivo Pessoal

Polícia Civil busca o suspeito de matar a facadas a ex-mulher na cidade de Pilar/AL. O crime ocorreu na noite de sexta-feira (7).

De acordo com a polícia, a vítima, identificada como Juliana Nascimento da Silva, 24, foi atraída pelo suspeito para a casa da irmã dela. Ele disse que queria conversar. Segundo testemunhas, ele usou uma faca e atingiu Juliana várias vezes.

Ela chegou a ser socorrida por parentes para o hospital, mas não resistiu.

O inquérito para investigar o crime foi aberto. Três testemunhas já foram ouvidas. Elas disseram que o suspeito ameaçava a vítima desde o término do relacionamento.

“O casal residia no bairro Village Campestre, em Maceió, e estava separado há uma semana. A vítima havia vindo para casa de parentes no Pilar justamente para se proteger, mas acabou sendo morta”, explicou o delegado do Pilar, Sidney Tenório.

As testemunhas contaram que os dois estavam na porta conversando e, minutos depois, ouviram gritos de socorro. “Antes de deixar o local, o autor ainda teria limpado a faca na camisa e dito: matei porque ela mereceu. O que mostra a sua frieza e desprezo pela vida humana”, disse Sidney Tenório.

O delegado disse que pediu a prisão temporária do suspeito.

Por G1 AL

Combate à Covid-19: Prefeitura de Petrolândia monta força tarefa para fiscalizar e orientar a população na zona urbana e rural



Fiscalização e Sanitização contra Covid-19.

A prefeitura de Petrolândia montou uma força tarefa para fiscalizar e orientar a população na zona urbana e rural.

Além da sanitização de prédios públicos e pontos específicos da cidade.

Faça a sua parte!

NOTÍCIA RELACIONADA
Petrolândia: Escalada continua assustadora - Número de casos de covid volta a subir no município e pula de 117 para 157; confira Boletim epidemiológico atualizado

Jovem de 20 anos de Delmiro Gouveia/AL é baleada em show de Maiara e Maraísa no Rio de Janeiro


Gabrielli Barros de Melo, 20 anos, foi atingida com um disparo depois de uma confusão envolvendo organizações criminosas que estava no show realizado na última sexta-feira, 7.

Uma das cinco pessoas baleadas no show da dupla Maiara e Maraisa, na madrugada desta sexta-feira, 7, é uma delmirense identificada como Gabrielli Barros de Melo, 20 anos. Ela foi atingida com uma bala perdida.

Segundo informações dos familiares, Gabrielli estava em uma área do show, quando traficantes de organizações rivais se encontraram e se desentenderam, um desses bandidos teria visto a namorada com outro e atirou aleatoriamente. ASSISTA VÍDEO ABAIXO



O disparo que atingiu a delmirense acertou a cabeça, ela foi socorrida passou por cirurgia e se recupera bem.

Além de Gabrielli, outras quatro pessoas ficaram feridas, todos jovens identificados: Andressa de Vitória Júlio, 21, Diogo Ricarte Dias, 20, Kauan Silva Martins, 18 e Larissa Santos de Oliveira, 23.

O caso foi registrado na 166ª Delegacia de Polícia Civil, policiais militares foram acionados para conter a situação.

As informações são do Blog de Ítalo Timóteo

Secretaria de Cultura de Petrolândia informa que os Editais do Funcultura já foram lançados


A secretaria de Cultura de Petrolândia, informa que os Editais do Funcultura foram lançados.

Ao todo, serão R$ 32 milhões destinados ao incentivo e fomento de projetos artísticos e culturais por meio de seleção pública.

As linguagens contempladas são as seguintes: audiovisual, música, artes integradas, artes plásticas, artes gráficas e congêneres, artesanato, circo, cultura popular e tradicional, dança, design e moda, fotografia, gastronomia, literatura, ópera, patrimônio, teatro e formação, capacitação e pesquisa cultural.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pela internet, através da plataforma Prosas (prosas.com.br). Quem precisa habilitar ou renovar o Cadastro de Produtor Cultural (CPC), tem até o dia 18 de março para fazê-lo. Para concorrer ao Funcultura 2022, os produtores culturais precisam ter um perfil de “empreendedor” na plataforma Prosas.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Cultura de Petrolândia

Ômicron chega a Pernambuco: 26% das amostras coletadas no fim de 2021 são positivas para variante da Covid; 2 casos são registrados no Sertão



O governo de Pernambuco confirmou os primeiros casos da variante ômicron no estado. Nesta sexta (7), o secretário Estadual de Saúde, André Longo, disse que, das 80 amostras coletadas entre novembro e dezembro de 2021, 21 delas, ou 26%, foram positivas para essa linhagem da Covid-19. O estado disse que não foi registrada nenhuma morte por causa dessa variante (veja vídeo acima).

Nas outras 59 amostras analisadas pelo laboratório, 73% foram da variante delta.

Por meio de pronunciamento em vídeo, Longo afirmou que a confirmação foi feita a partir da análise feita pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) de material biológico de pacientes confirmados para a doença.

Os casos de ômicron foram registrados em doentes do Recife, Região Metropolitana, Sertão do São Francisco e Agreste, além de Fernando de Noronha.

No pronunciamento, André Longo afirmou que a confirmação da ômicron é uma preocupação mais para as autoridades de saúde do estado, por “causa do maior potencial de contaminação”.

Diante disso, o gestor declarou que a Covid-19 ainda é uma ameaça. “Nossa principal aliada para a proteção da vida são as vacinas”, declarou.

Segundo o secretário, para se imunizar contra a ômicron é preciso ter tomado ao menos a segunda dose de vacina. “Contra a ômicron, ter apenas uma dose é o mesmo que estar desprotegido”.

De acordo com o governo, mais de 500 mil pessoas ainda estão sem a segunda dose de vacina contra a Covid em Pernambuco. “Há, portanto, risco agravado de contrair a forma grave da Covid-19", disse.

No pronunciamento, André Longo ressaltou, ainda, que as pessoas precisam entender a necessidade da dose de reforço, principalmente quem tem mais de 60 anos, com doenças pré-existentes ou com baixa imunidade.

"Alguns meses após as duas primeiras doses, há uma queda de nível dos anticorpos e, assim, a proteção fica prejudicada. O reforço vem para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos no organismo, aumentando a proteção e reduzindo a chance de cada pessoa se infectar ou se reinfectar”, declarou.

Segundo levantamento do estado, em Pernambuco, 40% dos idosos que tomaram as duas primeiras doses ainda precisam tomar o reforço para ter uma proteção mais robusta contra a variante ômicron "São mais de 500 mil pessoas que precisam do reforço", disse.

Veja onde foram registrados casos de ômicron

Petrolândia: Escalada continua assustadora - Número de casos de covid volta a subir no município e pula de 117 para 157; confira Boletim epidemiológico atualizado

 

De acordo com o Boletim Covid, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia/PE, nesta sexta-feira (07/01/2022) foram registrados 40 novos casos da doença. O total de casos ativos aumentou de 117 para 157. 

A DISPARADA NOS ÚLTIMOS 15 DIAS

Para efeito de comparação, no dia 23, antevéspera de Natal/2021, o quadro apontava que o município tinha apenas11 casos ativos e nenhum internamento. 

Na segunda-feira (03/01/2022), o quadro pulou para 25. No dia seguinte pulou para 48, na quarta-feira (5) chegou a 72 e na quinta-feira foi a 117.Ontem (07/01/2022), o quadro aponta que Petrolândia chegou a 157 casos positivos.

Resumindo: Nos últimos 15 dias, Petrolândia deu um salto de 11 para 157 casos positivos em apenas 15 dias.

CONFIRA OS DADOS OFICIAIS DE PETROLÂNDIA DIVULGADOS NA NOITE DE ONTEM (07/01/2021).



Confira, abaixo, o Boletim epidemiológico por localidades


A elevação no número de casos, registrados em quase todas as áreas da área urbana e zona rural de Petrolândia, acontece após as aglomerações tradicionais em festas de finais de ano, com aumento no número de visitantes, no fluxo de clientes no comércio e em eventos particulares e públicos.

DECRETO

Nesta quinta-feira (06), a prefeitura de Petrolândia publicou decreto que entrou em vigor nesta sexta-feira, 7 de janeiro, para reforçar as medidas restritivas de enfrentamento à pandemia de Covid-19.
O decreto determina que eventos particulares, shows e apresentações artísticas, em áreas públicas ou particulares, serão limitados a 1 por dia, com autorização solicitada na Prefeitura de Petrolândia, com 15 dias de antecedência. Se houver mais de um pedido para a mesma data, terá prioridade quem apresentar o pedido primeiro.

Apresentações artísticas em restaurantes, clubes e outros espaços devem acontecer com até 50% da capacidade do público do local e lotação máxima de 200 pessoas.

A partir de agora, o público de eventos deve apresentar o comprovante de vacinação completa. Desde o final de 2021, já é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19 para entrada nas repartições públicas estaduais e na Secretaria de Saúde de Petrolândia.

O decreto também reforça o uso obrigatório de máscaras de proteção, hábito praticamente abandonado pela maioria da população, inclusive em parte do comércio, com o avanço da vacinação e a queda no número de casos durante o ano passado. A máscara é obrigatória em todos os locais, mesmo nas ruas e dentro de veículos particulares e públicos, táxis e mototáxis.

Blog de Assis Ramalho

Rejeição ao governo Bolsonaro chega a maior patamar, diz instituto

 

Após as polêmicas férias em Santa Catarina enquanto moradores da Bahia submergiam nas enchentes, a reprovação ao governo Jair Bolsonaro (PL) atingiu o patamar mais alto registrado durante o mandato, conforme dados da 63ª edição da Pesquisa Modalmais-AP Exata, que monitora as redes sociais, atingindo 54%.

O levantamento divulgado nesta sexta-feira (7), foi realizado entre os dias 3 e 7 de janeiro, e registrou que 54% dos internautas de 145 cidades brasileiras consideram a gestão de Bolsonaro ruim ou péssima. Na pesquisa anterior, esse percentual era de 53,8%, acima dos 53,5% de uma semana antes, mostrando uma curva ascendente da rejeição do presidente. Enquanto isso, a fatia dos que acham a atual administração boa ou ótima caiu de 24,5%, há duas semanas, para 24,1%, nesta semana. O percentual de pessoas que avalia o governo Bolsonaro como regular ficou estável em 21,9%.

A repercussão negativa do presidente farreando nas geladas praias catarinenses e provocando aglomerações sem máscara enquanto os casos de covid-19 devido à nova variante ômicron voltaram a crescer em todo o país, não foi revertida mesmo após a internação de Bolsonaro com crise intestinal no primeiro dia útil do ano.

“A internação do presidente no primeiro dia útil do ano expôs Bolsonaro a uma forte onda de críticas e também revelou dificuldades da militância digital governista em combater o discurso desfavorável. Se, em 2017, bolsonaristas dominavam a narrativa das redes, o cenário, hoje, é completamente diferente. Bolsonaro influencia apenas a sua bolha de apoiadores e revela uma enorme dificuldade de conquistar internautas fora da sua área de influência”, destacou o levantamento.

Após 67 dias, Paulo Afonso/BA volta a registrar óbito por Covid-19 e cinco pacientes foram internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)



O Boletim Informativo desta sexta-feira (7), adverte sobre mais 4 casos positivos e 1 óbito por covid-19 em Paulo Afonso, após 67 dias sem registro de morte pelo coronavírus.

“O crescimento do número de casos ativos, após um período de estabilidade, e o óbito alertam mais uma vez a comunidade. Desta forma, reforçamos a importância do compromisso de todos em fazer o seu papel, evitando aglomerações, usando máscara e se cuidando, preservando a si, os familiares e a comunidade como um todo”, diz em nota a prefeitura. “Sabemos que estão todos cansados, mas infelizmente o coronavírus ainda não cansou da gente!”, concluiu.

O boletim também registra mais 03 vidas recuperadas.

Síndromes gripais em Paulo Afonso

Com o aumento dos casos de síndromes gripais no município, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, alterou o Boletim Informativo a partir desta sexta-feira (7), constando a ocupação dos leitos destinados aos casos provenientes das síndromes respiratórias.

A Secretaria de Saúde passa a cumprir ainda o protocolo do Governo do Estado que determina a coleta para Influenza em todos os pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave, descartados para Covid-19.

Do total desses casos em Paulo Afonso, 5 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação na UPA. Outras três pessoas da região também estão hospitalizadas (1) Glória, (1) Santa Brígida e (1) Chorrochó.

Por Redação do PA4 / com informações da PMPA