segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Médicos retiram reimplante de vítima de escalpelamento em acidente com kart


A estudante Débora Esthefany Dantas de Oliveira, 19 anos, perdeu o reimplante do couro cabeludo. Transferida no domingo (19) do Hospital da Restauração para o Hospital Especializado de Ribeirão Preto, em São Paulo, ela teve a pele e parte dos cabelos, desde a altura dos olhos até a nuca, arracancados em um acidente de kart em Boa Viagem, no Recife. O acidente ocorreu no dia 11 deste mês.

Em nota, os médicos Daniel Alvaro Alvares Lazo, assistente e cirurgião plástico, e Olimpio Colicchio Filho, diretor clínico do Hospital Especializado, afirmam que a perda do reimplante se deu devido à trombose venosa. Coágulos em veias e artérias se formaram em parte do couro cabeludo e da pele da estudante.

Receita pode parar emissão de CPF e processamento de restituições do IR na semana que vem



Comprometidos por causa de cortes no orçamento, os sistemas da Receita Federal responsáveis por serviços como emissão de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e restituição do Imposto de Renda (IR) podem parar a partir da semana que vem. De acordo com o comunicado interno ao qual o jornal GLOBO teve acesso, os sistemas serão desligados, “em sua integralidade”, já a partir do próximo domingo (25).

O contingenciamento reteve, desde o início do ano, mais de R$ 33 bilhões em gastos. A medida governamental foi tomada como forma de amenizar o impacto da baixa arrecadação de impostos e contribuições.

Não apenas a emissão de CPF e a restituição de IR estão comprometidas, o órgão terá também que suspender o envio de cartas de cobrança aos devedores e paralisar as operações de comércio exterior, indica o comunicado interno. Além disso, também está comprometida a disponibilização de recursos para Fundos de Participação de Estados e Municípios.

Petrolândia e sua relação de amor e ódio pelo Patrimônio Histórico da cidade


Obra do artista plástico Marcel em Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)


No último sábado, 17 de agosto, foi comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data homenageia o historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade e é celebrada desde 1998, ano do centenário de nascimento de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e grande defensor do Patrimônio Cultural Brasileiro. Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a efeméride se presta a reflexões sobre a relação de amor e ódio dos moradores com o Patrimônio Histórico da cidade.

Estação Ferroviária, Cais, Usina Hidrelétrica de Itaparica (a primeira), a antiga Igreja Matriz de São Francisco de Assis, submersos na represa da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, entre Pernambuco e Bahia, são alguns dos locais históricos pranteados pelos saudosos amantes da história de Petrolândia.

O Patrimônio Histórico mais amado da cidade, ainda existente (ou resistente), são as ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, com sua imponente silhueta contornada pelas águas do rio São Francisco, no Lago de Itaparica. Porém, amado não significa necessariamente respeitado, apesar do ditado "quem ama, cuida". Ações dos visitantes do famoso atrativo turístico da região, como escalar e usar as ruínas como trampolim, aceleram a degradação das ruínas já precarizadas pelo tempo e pelas intempéries. Em seguida, também relativamente conhecido e visitado, o prédio da Charqueada, visível quando o lago perde volume. 

A Furna do Padre e o Letreiro do Sobrado são dois famosos sítios arqueológicos, que já foi rico nesse quesito. Vários dos pontos de interesse para a arqueologia foram encobertos pela água e a lama. Perdidos estão. No Letreiro do Sobrado, supostamente tombado pelo Iphan há anos, a única coisa a tombar foi a placa - do tamanho de um outdoor - indicativa de que o local pertenceria ao Patrimônio Histórico Nacional, sucessivamente erguida e derrubada. 

Todo esse patrimônio foi herdado pela "Nova Petrolândia" da "Velha Petrolândia", como são conhecidas as sedes atual e antiga, respectivamente, a partir da transferência da sede do município para outro local, em 1988, com o advento do Lago de Itaparica. E a nova cidade, não tem patrimônio histórico? Pelo comportamento de algumas pessoas, parece que não, mas a resposta é sim. 

O Patrimônio Histórico de Petrolândia foi enriquecido, na "nova cidade", com a Orla Fluvial (calçadão e quiosques), Praça dos Três Poderes (praça, quiosques, prédios dos Três Poderes), Ginásio de Esportes, Estádio Municipal, Parque de Vaquejada (hoje na triste condição de abrigo municipal de animais também abandonados), Praça da Matriz e Pátio de Eventos, Mercado Municipal, Mirante da Serrota. O Patrimônio Histórico inclui as obras de arte que adornam esses locais. 

Patrimônio Cultural de Petrolândia, o calçadão da Orla Fluvial, construído com pedras portuguesas, é um dos mais antigos locais de descarrego do ódio pela cidade, com as pedras pretas e brancas arrancadas e atiradas longe. Recentemente, a Prefeitura anunciou a recuperação das áreas depredadas por vândalos e desocupados. A Praça da Matriz e o Pátio de Eventos, lado a lado, também são contornadas por pedras portuguesas que formam belíssimos desenhos, com temas religiosos em uma e musicais na outra. Toda a calçada de frente para a Igreja Matriz já mostra sinais de degradação, com a falta de pedras. O que mais chama a atenção, entretanto, são as duas árvores, plantadas em extremos da mesma calçada. 

Completamente inadequadas para o local, onde a preocupação principal deveria ser com a preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, as árvores já começaram a levantar o calçamento e a destruir os desenhos da calçada onde foram plantadas. Não será muito agradável, daqui a alguns anos - ou talvez meses - ver a belíssima calçada da Praça da Matriz em condições idênticas aos canteiros da Avenida Prefeito José Gomes de Avelar (na altura do Comercial JS), mas, infelizmente, é o que está em andamento, e será lastimável, no futuro, ilustrar uma nova matéria sobre o Dia Nacional do Patrimônio Histórico - ou Cultural, como queiram - com outra foto de arquivo, com mais algum exemplar do Patrimônio Histórico Cultural do município que deixou de existir na "Nova Petrolândia". "Quem ama, cuida". 

Lúcia Xavier/Blog de Assis Ramalho

Medida provisória transfere Coaf para o Banco Central



O presidente Jair Bolsonaro assinou, na noite desta segunda-feira (19/8), uma medida provisória que transfere o Conselho de Controle de Atividade Financeira (Coaf) do Ministério da Economia para o Banco Central. O texto deve ser publicado na edição de terça-feira do Diário Oficial da União.

Segundo o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, os ministérios da Economia e da Justiça vão prestar apoio administrativo à nova estrutura em um período de transição. O novo ente será gerenciada por funcionários do BC e responderá à Diretoria Colegiada, mas não será, exatamente, parte integrante da estrutura da instituição financeira.

Violência atinge mais mulheres que trabalham fora, mostra estudo



Trabalhar fora e ter independência financeira não é garantia de proteção às mulheres contra a violência doméstica. É o que aponta um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta segunda-feira (19). De acordo com os dados levantados, o índice de violência contra mulheres que integram a população economicamente ativa (52,2%) é praticamente o dobro do registrado pelas que não compõem o mercado de trabalho (24,9%).

“Uma possível explicação é que, pelo menos para um conjunto de casais, o aumento da participação feminina na renda familiar eleva o poder de barganha das mulheres, reduzindo a probabilidade de sofrerem violência conjugal. Em muitos casos, porém, a presença feminina no mercado de trabalho – por contrariar o papel devido à mesma dentro de valores patriarcais – faz aumentar as tensões entre o casal, o que resulta em casos de agressões e no fim da união”, destacou o Ipea.

Petrolândia Classificados: Filhotes de cão da raça labrador, puros, estão à venda



O criador Orlando Parahym anuncia a venda de filhotes de cão da raça labrador, puros, nas cores caramelo ou chocolate. O preço é R$ 350 cada filhote. Contatos pelos números (87) 99950-5684 (Tim) e (87) 99132-3310 (WhatsApp).



Divulgação/Orlando Parahym

Petrolândia: Aprenda teclado e violão com o professor Sandro Ramos



Quer aprender a tocar Teclado e Violão? Então faça já sua matrícula, pelo fone 87 9 9995 5385, valor da mensalidade que cabe no seu bolso.

Aulas só para iniciante, criança a partir de 10 anos pode estudar!
Turnos: Tarde e Noite
Vagas Limitadas

Professor: Sandro Ramos
Em Petrolândia - PE

Divulgação/Professor Sandro Ramos

Petrolândia: Compre seu bilhete na BETesporte e concorra no sorteio semanal de camisas oficiais de clubes brasileiros

Divulgação/BETesporte Petrolândia

Petrolândia: Vereador Joilton requer à prefeita Jane nomeação dos aprovados da Guarda Municipal


Foto: Arquivo/Assis Ramalho

Em sessão realizada na Câmara Municipal de Petrolândia, na quarta-feira passada (14), o presidente da Casa, vereador Joilton Pereira da Silva (PTB), apresentou Requerimento dirigido à prefeita Jane (PSB) para solicitar a nomeação dos candidatos aprovados no Concurso Público de 2017 para o cargo de Guarda Municipal. Confira abaixo a íntegra do documento.

REQUERIMENTO 010/2019

Requeiro à Mesa Diretora, ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais, que seja solicitado à Exmª. Senhora Prefeita do Município, Janielma Maria Ferreira Rodrigues de Souza, A NOMEAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS NO CONCURSO PARA CARGO DE GUARDA MUNICIPAL, EDITAL 01/2017.

JUSTIFICATIVA

O presente requerimento tem relevante interesse público, tendo em vista que a categoria dos Guardas Municipais não possui servidor suficiente para abranger todo o município.

Shows e atividades culturais inclusivas marcam a abertura da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência nesta terça (20)


Recife, Caruaru, Bezerros, Paudalho, Vitória de Santo Antão, São Lourenço da Mata, Dormentes e Cupira são alguns dos municípios que realizam atividades 

Com objetivo de promover ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) realiza a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que acontece durante o período de 21 a 28 de agosto. A programação ocorre em vários municípios do Estado e em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Esporte, Prefeitura do Recife, Secretaria de Cultura do Recife e Fundação de Cultura do Recife.

Com o tema “Participação Social: Um Exercício da Cidadania na Construção de Políticas Públicas”, a série de atividades terá abertura na véspera da Semana oficial, nesta terça-feira (20/08), e segue com programação até o dia 28 de agosto. O início será partir das 16h, no Parque 13 de Maio, com shows, atividades culturais inclusivas e espaço de experiências desportivas.

Petrolândia e região recebem Campanha Limpa Nome Azteca/Lojas Elektra promovida pela CDL Recife



Atenção, cidadão de Petrolândia e Região:

A CDL Recife promove a Campanha Limpa Nome da Azteca/Lojas Elektra, de 26 a 30 de agosto de 2019, na cidade de Petrolândia.

De acordo com a CDL Recife, serão oferecidos grandes descontos para quitação da dívida. Aproveite, limpe seu nome, saia do SPC. Os pagamentos poderão ser feitos via boleto ou cartão de crédito. 

O atendimento em Petrolândia será feito na Multibank Promotora, situada na Avenida Manoel Borba, nº 20, com funcionamento de segunda a sexta, das 08h às 17h. 

Aproveite a Campanha Limpa Nome da Azteca/Lojas Elektra e quite suas pendências!

Após o dia 30 de agosto, ligue para o telefone 81 99223-2451 ou entre em contato pelo e-mail aztecaliq@gmail.com e tire suas dúvidas. 

As informações são da CDL Recife. 

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Familiares e amigos se despedem de Pedro Souza Filho (Pedrinho do Icó), ex- comerciante de loja de tecidos

 

Sob muita tristeza e dor foi sepultado na tarde desta segunda-feira (19/08/2019), no cemitério local de Petrolândia, o corpo de Pedro Souza Filho. Popularmente conhecido como seu Pedrinho do Icó (velho Icó, atualmente Projeto Icó-Mandantes), ele morreu na noite deste domingo (18/08/2019), no hospital Regional de Caruaru /PE.

O corpo foi velado na Rua João Batista dos Santos, quadra 07 de Petrolândia, saindo com destino ao cemitério São Francisco por volta das 17:00h. Amigos e familiares acompanharam o cortejo, no último adeus ao ex- empresário no ramo de tecidos. Seu Pedrinho foi proprietário de loja no povoado do Icó, e posteriormente na velha e nova Petrolândia.

À família e amigos, nossas condolências.

Ver mais fotos abaixo

Petrolândia: Pavimentação de ruas da Agrovila 05-Bloco 04 do Icó-Mandantes é solicitada à prefeita pelo vereador Dedé de França


Em sessão realizada na última quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Petrolândia, o vereador Dedé de França (PSB) apresentou Indicação dirigida à prefeita Jane, do mesmo partido, com solicitação para pavimentação de ruas da Agrovila 05, Bloco 04, Projeto Icó-Mandantes, no Distrito de mesmo nome, na zona rural deste município. Confira abaixo a íntegra do documento.

Indicação nº 015/2019

O Vereador Erinaldo Alencar Fernandes, abaixo subscrito, Indica à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja solicitado à Exmª Sra. Prefeita do Município de Petrolândia, D. Janielma Maria Ferreira Rodrigues de Souza, a pavimentação com calçamento da Agrovila 05, Bloco 04, Projeto Icó-Mandantes, neste Município.

Justiça Eleitoral cassa mandatos de governador e vice de Sergipe por abuso de poder


O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) avaliou, nesta segunda-feira (19), a denúncia do Ministério Público Eleitoral e votou pela cassação dos mandatos do governador Belivaldo Chagas (PSD) e da vice Eliane Aquino (PT).

Segundo o TRE, o entendimento foi de que a chapa composta por Belivaldo e Eliane se beneficiou de eventos públicos realizados durante o período eleitoral, como a assinatura de ordem de serviços em formatos festivos amplamente divulgados, o que de acordo com o entendimento da maioria dos juízes eleitorais se configurou em abuso do poder público.

Eles determinaram ainda inelegibilidade de Belivaldo Chagas por oito anos a contar da data das últimas eleições.

O governo ainda não manifestou sobre a decisão, que cabe recurso.

Entenda o caso

O MPE alega que Belivaldo Chagas, nas proximidades do período eleitoral, realizou a assinatura de dezenas de ordens de serviços em solenidades públicas em diversos municípios sergipanos.

O então candidato também teria utilizado do Programa ‘Mão Amiga’ com fins eleitorais. Segundo a ação, o governador reiteradamente organizou cerimônias abertas, nas proximidades do período eleitoral, para entrega de cartões e senhas aos beneficiários, sempre acompanhado de aliados e contando com publicidade ostensiva.

Por fim, nas vésperas da votação, em outubro do ano passado, Belivaldo Chagas, na condição de governador do estado, teria assinado medidas administrativas de forte apelo eleitoral como a antecipação do 13º salário do servidor público estadual e a expedição de decretos para redução do preço do gás de cozinha e para flexibilização das condições de parcelamento para dívidas com o Fisco estadual.

Por G1 - TV Sergipe

Petrolândia: Agenda de atendimento da Clínica Mais Saúde; Confira e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimentos da semana; confira acima!

Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298 - tel. 87 - .3851-0533

Confira abaixo os profissionais que atenderão nesta quinta (15/08) e as vantagens do convênio System Saúde; adquira já o seu!

Veja abaixo empresas e demais profissionais que também formaram parceria com o convênio System Saúde

Itaparica/Jatobá: Resultados do "baba" da Associação Pó de Serra na pelada dominical, em 18/08/2019



Domingo passado (18/08/2019), a Associação Pó de Serra, situada em Itaparica, município de Jatobá (PE), realizou mais um tradicional "baba". A pelada é registrada pelo nosso amigo Jair Souza, o Jair do Picolé, a quem agradecemos a gentil colaboração. Confira os resultados:

1º tempo: 7 às 8h00
Placar: Camisa amarela 1 x 0 Camisa verde
Gols do Camisa: Brinco

2º tempo: 8 às 9h00

Camisa verde 3 x 1 Camisa amarela

Gol do Camisa amarela: Brinco
Gols do camisa verde: Rege (2) e Samuel (1)


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza

Bolsa Família começa a pagar R$ 2,6 bilhões para beneficiários relativo ao mês de agosto


Mais de 13,8 milhões famílias começam a receber o benefício do Bolsa Família relativo ao mês de agosto nesta segunda-feira (19). De acordo com informações do Ministério da Cidadania, no total, mais de R$ 2,6 milhões estão sendo transferidos para as famílias pobres. O pagamento segue até o dia 30.

Estão aptas a receber o benefício famílias inscritas no Cadastro Único com uma renda mensal, por pessoa, de até oitenta e nove reais; ou de até cento e setenta e oito reais, no caso de núcleos familiares com crianças ou adolescentes de até dezessete anos.

Prefeituras de Tacaratu e Jatobá firmam convênio com o cartão de desconto ALFA SAÚDE; faça já o seu

Você Funcionário público municipal de TACARATU e JATOBÁ, faça já o seu cartão de desconto ALFA SAÚDE. Sem carência e para 12 pessoas da sua família, com desconto direto em folha!

Divulgação: ALFA SAÚDE

O Armorial e identidade sertaneja em pauta no Cais do Sertão nesta terça (20), no Recife

Às 14h30, centro cultural promove roda de conversa sobre o movimento criado por Ariano Suassuna e a Pedra do Reino; à noite, rola edição do Uma Noite no Museu (Foto: Chico Andrade)

A terça-feira promete no Cais do Sertão. O dia, que já é bastante movimentado no centro cultural pela gratuidade na entrada, conta com duas atividades que prometem reunir um público variado. A partir das 14h30, o espaço abriga uma roda de conversa sobre o Movimento Armorial, comandada pela professora de literatura Débora Cavalcante. A atividade integra o projeto Tengo Lengo Tengo. Mais tarde, às 17h, o projeto Uma Noite no Museu recebe intervenção artística daos estudantes da Erem Paulista sobre a odisseia nordestina.

Pensar e discutir a atemporalidade da obra de Ariano Suassuna é foco da roda de conversa “O Armorial e a Pedra do Reino”. A intenção é conduzir os participantes por um mergulho na fortuna bibliográfica produzida acerca da Pedra do Reino, região famosa do município de São José do Belmonte, marcada por sediar um movimento messiânico sebastianista entre os anos de 1835 e 1838. O local hoje abriga a Ilumiara da Pedra do Reino, onde, anualmente, é celebrada a Cavalgada da Pedra do Reino, principal evento cultural e turístico da região.

Deputado Fabrizio Ferraz comemora primeira etapa do Todos por Pernambuco


Teve fim, na última semana, a primeira rodada do seminário Todos por Pernambuco. Após passar pelo Sertão de Itaparica, do Moxotó e do Pajeú, um balanço apresentado pelo Governo do Estado divulgou que mais de 5 mil propostas foram enviadas pela população dessas regiões. De acordo com o deputado estadual Fabrizio Ferraz, representante do Sertão pernambucano na Assembleia Legislativa, a iniciativa aproxima a população da administração pública e democratiza a gestão.

“O seminário Todos por Pernambuco chega aos municípios como um canal de comunicação permanente com a sociedade. É uma oportunidade única para ouvirmos a população e levarmos as necessidades e os anseios de cada região para o centro do processo de planejamento das políticas públicas do Governo do Estado”, disse.

Petrolândia: Festa no Clube da AABB com os seresteiros Rinaldinho e Aldo Silva foi um sucesso


O Clube da AABB de Petrolândia proporcionou, no último sábado (17/08/2019), uma memorável noite de festa com brilhante apresentação dos seresteiros Rinaldinho e Aldo Silva.

Quem foi gostou e já pediu biz, quem não foi perdeu uma grande festa onde reuniu um público alegre e participativo.

Foi uma noite maravilhosa e inesquecível, um encontro com os grandes sucessos brilhantemente interpretado pelos seresteiros.

Parabéns a direção da AABB pela bonita festa.

Var mais fotos abaixo

Petrolândia: Vereador Toinho de Eugênio solicita à Câmara audiência pública com governador para tratar problemas do município


Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na mesma data em que o governador de Pernambuco visitou a cidade, o vereador Toinho de Eugênio (SD) apresentou Requerimento à Mesa Diretora da Casa Legislativa para agendamento de Audiência Pública com Paulo Câmara. A pauta da audiência inclui uma relação de problemas a serem debatidos com a Governadoria do Estado. Veja o Requerimento abaixo, na íntegra.

REQUERIMENTO 011/2019

Requeiro à Mesa Diretora, ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais, que seja solicitado ao Exmª. Senhor Presidente da Casa Legislativa Aureliano de Menezes, Joilton Pereira da Silva, seja Agendada com a máxima urgência possível uma audiência pública com o Governador do Estado de Pernambuco, Sr. Paulo Câmara, para tratar dos assuntos abaixo discriminados:

Taxa de Bombeiros
Terminal Rodoviário
UTI, SALA PARA HEMODIÁLISE ( HOSPITAL FRANCISCO SIMÕES DE LIMA)

Agropecuária nordestina ganha plano de ação para o desenvolvimento


A agropecuária nordestina tem a partir desta segunda (19) um instrumento importante para o seu desenvolvimento. A Portaria 164, de 16 de agosto, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, estabelece no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o Plano de Ação para o Nordeste (AgroNordeste).

O AgroNordeste vai apoiar a organização das cadeias agropecuárias da região para ampliar e diversificar os canais de comercialização, “atuando com pertinência social, ambiental e econômica e buscando aumentar a eficiência produtiva e o benefício social”.

Petrolândia: Vereadores apresentam Moções de Pesar pelo falecimento do sr. José Rocha de Carvalho e da sra. Antonia Rosa da Silva




Em sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Petrolândia na última quarta-feira (14), o vereador Sílvio Rogério (SD) apresentou Moção de Pesar pelo falecimento da senhora Antônia Rosa da Silva, ocorrido em junho deste ano, e o vereador Toinho de Eugênio apresentou Moção de Pesar pelo falecimento do sr. José Rocha de Carvalho, acontecido no dia 02 deste mês. Confira abaixo os textos dos documentos.

MOÇÃO DE PESAR nº 022/2019

Pelo presente, solicitamos ao Plenário desta Casa Legislativa, e, dispensadas as demais formalidades regimentais, que seja encaminhada, nossa mais profunda MOÇÃO DE PESAR, aos familiares do senhor José Rocha de Carvalho , falecido no dia 02.08.2019, na cidade de Petrolândia/PE.

JUSTIFICATIVA

“Porque este Deus é o nosso Deus para sempre, ele será guia até a morte” assim nos fala a escritura sagrada. Neste momento os familiares sofrem com o passamento do Sr. Zé Rocha, uma pessoa de personalidade límpida com dedicação em seu viver em prol de uma vida digna e construtiva.

Presidente da República publica vídeo falso sobre matança de baleias para atacar Noruega


O presidente Jair Bolsonaro (PSL) usou sua conta no Twitter na noite deste domingo para publicar um vídeo em que supostamente mostra matança de baleias na Noruega. O vídeo, no entanto, é uma montagem e mostra as Ilhas de Faroe, na Dinamarca. O vídeo falso divulgado pelo presidente é para criticar a o país europeu que nesta semana fez duras críticas a ele e anunciou a suspensão de repasses ao Brasil para o fundo de preservação da Amazônia. 

Na quinta-feira, o ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Ola Elvestuen, anunciou que o país suspendeu o repasse de 300 milhões de coroas norueguesas, o equivalente a R$ 133 milhões, para ações contra o desmatamento no Brasil. 

Secretaria Estadual de Saúde de PE investiga primeira morte por sarampo em 2019



A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está investigando a primeira morte por sarampo de Pernambuco em 2019. Um menino de 7 meses morador de Taquaritinga do Norte, Agreste do estado, morreu com suspeita da doença. A Vigilância Epidemiológica da IV Gerência Regional de Saúde (Geres) e do nível central da SES foram notificadas nesse sábado (17) e estão investigando o caso. Amostras laboratoriais da criança serão encaminhadas para análise, com o objetivo de confirmar ou descartar a hipótese.

A SES-PE recebeu, nesta segunda-feira (19), da Fiocruz Rio de Janeiro, cinco resultados laboratoriais positivos para sarampo de residentes em Pernambuco. Quatro casos estão relacionados a pacientes que participaram de uma excursão para Porto Seguro, entre o fim de junho e início de julho. Eles tiveram contato com um paciente positivo de São Paulo. O quinto caso é de um adolescente de 18 anos também de Taquaritinga do Norte, notificado ao estado no último dia 30. Ao todo, até o momento, foram confirmados dois casos no Recife, dois em Caruaru e um em Taquaritinga do Norte.

Prefeitura de Serra Talhada faz modificação na programação da Festa de Setembro e anuncia Luan Santana; Veja programação completa


A Prefeitura de Serra Talhada anunciou, na tarde desta segunda-feira (19), mais uma atração da Festa de Setembro 2019, que acontece de 05 a 07, no Pátio de Eventos de Serra Talhada, dentro da 229ª Festa de Nossa Senhora da Penha. A atração surpresa é o cantor sertanejo Luan, que irá se apresentar na abertura do evento, na quinta-feira, dia 05.

O anúncio foi feito através das redes sociais da Prefeitura, que na última terça-feira (13) já havia anunciado a primeira parte da grade de programação, que tem nomes como Xand Avião, Mano Walter, Luan Estilizado, Dorgival Dantas e Avine Vinny. Natural de Campo Grande (MS), Luan lançou seu primeiro álbum “Tô de Cara” em 2009, chegando ao estrelato com a canção “Meteoro”.

Ele vem se mantendo desde então nas paradas de sucesso de todo o país no gênero sertanejo e está em turnê atualmente com o show “Live-Móvel”. Bastante pedido pelo público nas redes sociais, ele volta ao palco da Festa de Setembro após 07 anos, quando se apresentou na segunda noite da festividade no ano de 2012.

Veja programação completa:

Dia 05/09 (Quinta-feira)

Luan Santana
Xand Avião
Eric Land

Dia 06/09 (Sexta-feira)

Mano Walter
Luan Estilizado
Gianinni Alencar

Dia 07/09 (Sábado)

Dorgival Dantas
Avine Vinny
Kennedy Brazzil

Por Farol de Notícias

Velório no Ceará é interrompido após viúva afirmar que morto apertou sua mão


O velório de um homem identificado como Raimundo Bezerra de Sousa, de 61 anos, precisou ser interrompido depois que a esposa do falecido afirmou que o homem apertou a mão dela. O caso aconteceu na última sexta-feira (16/08/2019), em São Luís do Curu (CE).

Testemunhas garantem também que o corpo transpirou e se mexeu dentro do caixão. Raimundo estava preso na cadeia de Trairi, onde teria passado mal. Internado no hospital de Itapipoca (CE), faleceu às 22h de quinta-feira passada (15/08).

Ao desconfiar que o homem ainda tinha sinais vitais, os parentes chamaram o o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Porém, os profissionais constataram que ele estava mesmo sem vida. A família, contudo, não ficou convencida e levou o corpo para o Hospital Municipal Antônio Ribeiro da Silva, em São Luis do Curu. Outra vez foi constatado o óbito. Por volta das 18h da sexta, Raimundo foi sepultado.

Metropoles.com.br


Petrolândia: Prefeitura convida para lançamento do Projeto English Teens 2019 nesta segunda (19), no Centro Cultural às 14h

Divulgação

Belém do São Francisco: Seminário “Todos por Pernambuco” - Nota de Esclarecimento da Professora Luliana Silva


Eu, Luliana Silva Santos Moreno, professora municipal e estadual, formada em Licenciatura em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF e estudante de Bacharel em Direito na Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco -FACESF, senti-me honrada em ter representado o povo belemita a convite do Prefeito de Belém do São Francisco Professor Licínio Lustosa, no Seminário “Todos por Pernambuco”, no dia14/08/2019 na cidade de Floresta-PE.

Honrada, também, por ter tido o espaço para ecoar através da minha voz os anseios e necessidades dos meus conterrâneos.O governo de Paulo Câmara tem um olhar diferenciado para o Sertão e na oportunidade sentir-me à vontade para solicitar melhorias para “meu povo”, uma vez que este encontro do Governo com o povo tem por objetivo maior “apresentar e ouvir”.
Como cidadã belemita solicitei “mais” marcas do Governo Estadual em nosso município.

Petrolândia: Morre Pedro Souza Filho (Pedrinho do Icó), ex- comerciante de loja de tecidos


Morreu na noite deste domingo (18/08/2019), no hospital Regional de Caruaru /PE, Pedro Souza Filho. Popularmente conhecido como seu Pedrinho do Icó (velho Icó, atualmente agrovila do Icó-Mandantes), ele foi um renomado empresário no ramo de tecidos. Foi proprietário de loja no Icó, e posteriormente na velha e nova Petrolândia.

O corpo está sendo velado em sua residência, na Rua João Batista dos Santos, 53 quadra 07 de Petrolândia, e o cortejo seguirá para o cemitério São Francisco às 16:30hs desta segunda-feira (19).

Seu Pedrinho tinha 85 anos.

A família enlutada agradece a todos que comparecerem a este de solidariedade.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Família

Nossos pêsames à família pela grande perda.

Fernando Diniz não é mais técnico do Fluminense; a queda acontece depois da derrota para o CSA


Fernando Diniz não é mais o técnico do Fluminense. A queda aconteceu horas depois da derrota para o CSA, por 1 a 0, no Maracanã, o nono revés em 15 jogos no Campeonato Brasileiro. A entrada na zona de rebaixamento foi a gota d'água para que treinador e clube encerrassem o contrato.

O auxiliar técnico Marcão, que chegou ao clube no meio do ano, assume a equipe interinamente. Na próxima quinta-feira, o Tricolor enfrenta o Corinthians pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, em São Paulo. Nesta segunda, o atacante Wellington Nem conversaria com a imprensa após a reapresentação do elenco, mas a janela para os repórteres foi cancelada.

A repercussão do resultado negativo foi grande no estádio. Nas arquibancadas, a torcida - que em outros tempos deu suporte ao trabalho e ao estilo de jogo - fez a maior manifestação contra jogadores e comissão técnica nessa temporada. Diniz foi xingado, e os atletas, chamados de "sem vergonha".

Isso depois de o vice-presidente geral do clube, Celso Barros, nome forte do futebol tricolor, dar tom forte de cobrança em entrevista coletiva na última terça-feira. Antes, o cartola convocou reunião com comissão técnica e elenco com foco nos resultados ruins na temporada. Celso não foi ao Maracanã no último domingo. Após o resultado, Diniz esteve no vestiário com o presidente Mário Bittencourt e o diretor Paulo Angioni, mas negou que a permanência foi assunto na conversa.

Em toda a temporada de 2019, o Fluminense de Diniz jogou 44 jogos, venceu 18, empatou 11 e perdeu 15. Neste ano, o Tricolor marcou 71 gols e sofreu 48, tendo 49,2% de aproveitamento. Ele deixa o Fluminense no 18º lugar na tabela do Brasileirão, com 12 pontos e a segunda pior defesa do torneio, atrás apenas da Chapecoense.

Leia a nota do Fluminense

"O Fluminense FC desligou, na manhã desta segunda-feira (19/08), o técnico Fernando Diniz. O clube agradece ao treinador e deseja sorte em sua carreira.

A diretoria trabalha na contratação do novo treinador e o auxiliar técnico Marcão assume a equipe interinamente."


Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Previsão de crescimento econômico aumenta; estimativa de inflação cai


O mercado financeiro aumentou a projeção para o crescimento da economia e reduziu a estimativa de inflação para este ano. Segundo o boletim Focus, pesquisa divulgada todas as semanas pelo Banco Central (BC), a previsão para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – foi ajustada de 0,81% para 0,83% neste ano.

Segundo a pesquisa, a previsão para 2020 também subiu, ao passar de 2,1% para 2,2%. Para 2021 e 2022 não houve alteração nas estimativas: 2,5%.
Inflação

A estimativa de inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caiu de 3,76% para 3,71%. Não houve alteração nas estimativas para os anos seguintes: 3,90%, em 2020, 3,75%, em 2021, e 3,5%, em 2022.

Homem morre ao fazer manutenção dentro de máquina de cervejas; Um outro funcionário não viu que ele estava lá e ligou o equipamento


Um funcionário morreu em um acidente de trabalho depois que uma máquina foi ligada enquanto ele estava dentro do aparelho em uma fábrica de cervejas, em Itu (SP), na tarde de sábado (17).

De acordo com a polícia, o mecânico entrou na máquina para trocar uma peça e fazer a manutenção do aparelho, que faz a lavagem das garrafas.

Outro funcionário, segundo a polícia, não viu o homem e acionou a máquina. A vítima foi esmagada. José Antônio Pio Botelho, de 54 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Em nota, o Grupo Heineken confirmou o acidente envolvendo um funcionário terceirizado que prestava serviço na unidade de Itu.

A empresa disse que lamenta

o ocorrido e que está concentrada no acompanhamento das ações adotadas pela empresa contratada, visando total apoio aos familiares.

Por G1

Hospital Geral do Sertão, em Serra Talhada, deve ficar pronto até julho de 2020

Foto: Hélia Scheppa/SEI.

A construção do Hospital Geral do Sertão - Governador Eduardo Campos (HGEC), no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, tem 30% do projeto concluído. Os serviços de execução da etapa física têm previsão de conclusão para o mês de março de 2020. Já a inauguração ainda não tem data, mas está prevista para o primeiro semestre do próximo ano. A unidade de saúde tem investimento de R$ 48 milhões. Na última sexta-feira (16), o governador Paulo Câmara vistoriu as obras. 

O projeto do Hospital Geral Governador Eduardo Campos prevê o atendimento a uma demanda média de 462 internamentos por mês. A estrutura física contará com 5 salas de cirurgia, 60 leitos de internamento e 10 leitos de UTI, com possibilidade de expansão para um total de 140 leitos de internamento e 20 leitos de UTI.