segunda-feira, agosto 19, 2019

Shows e atividades culturais inclusivas marcam a abertura da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência nesta terça (20)


Recife, Caruaru, Bezerros, Paudalho, Vitória de Santo Antão, São Lourenço da Mata, Dormentes e Cupira são alguns dos municípios que realizam atividades 

Com objetivo de promover ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) realiza a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que acontece durante o período de 21 a 28 de agosto. A programação ocorre em vários municípios do Estado e em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Esporte, Prefeitura do Recife, Secretaria de Cultura do Recife e Fundação de Cultura do Recife.

Com o tema “Participação Social: Um Exercício da Cidadania na Construção de Políticas Públicas”, a série de atividades terá abertura na véspera da Semana oficial, nesta terça-feira (20/08), e segue com programação até o dia 28 de agosto. O início será partir das 16h, no Parque 13 de Maio, com shows, atividades culturais inclusivas e espaço de experiências desportivas.


Na grade de programação, Banda do Cervac, Batuqueiros do Silêncio, Grupo de Dança do Santos Drumond de Alunos com Síndrome de Down e Grupo de Karatê Santos Drumond. “A semana tem a função de sensibilizar a sociedade e os órgãos públicos em relação às potencialidades das pessoas com deficiência e chamar a atenção para suas necessidades, tanto para a definição de políticas públicas quanto para o respeito às diferenças”, explica o secretário Sileno Guedes.

Entre as diversas atividades no Recife, Caruaru, Bezerros, Paudalho, Vitória de Santo Antão, São Lourenço da Mata, Dormentes, Cupira e Altinho, destaque para a V Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, nesta quarta e quinta-feira (21 e 22/08), no Recife Praia Hotel. Ainda na quinta-feira, a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência realiza uma Formação em Elaboração de Projetos em sua sede.

Além do Recife, municípios como São Lourenço da Mata também recebe evento, o SEAD em Campo, na sexta-feira (23/08). Já Vitória de Santo Antão, além de outras programações ao longo da Semana, abriga, na segunda-feira (26/08), o “Encontro com Empresas: Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”, no Auditório da OAB-PE local. Já no dia seguinte, no Recife, será realizado o ‘Seminário Estadual da Pessoa com Deficiência “Participação Social: um exercício da cidadania na construção de políticas públicas”.

Entre as diversas outras atividades (ver programação completa abaixo), estão a Oficina Inclusiva, em Vitória; Caminhada da Inclusão, em Caruaru; Palestra "Envelhecimento e Deficiência", em Bezerros; Passeio Ecológico, em Altinho e Ações de conscientização da sobre os direitos das pessoas com deficiência, em Cupira.

Programação completa:
https://docs.google.com/document/d/1RNVjbAhJQEIn9xhcH1kEZbmlkjd16zzAdnlMgsTMGJ4/edit

SDSCJ-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário