sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Petrolândia: Senador Fernando Bezerra Coelho se reúne com lideranças políticas da região

Reunião aconteceu na residência do prefeito de Petrolândia, Lourival Simões (Fotos: Assis Ramalho)
Após a reunião, almoço é servido na residência do prefeito de Petrolândia Lourival Simões
Entrevista com o senador Fernando Bezerra Coelho vai ao ar na manhã deste sábado (30), no programa ''Acordando com as Notícias'', com apresentação e comentários de Assis Ramalho, transmitido pela Web Rádio Petrolândia de segunda a sábado das 5:30 as 8;30.
Entrevista com o prefeito de Petrolândia Lourival Simões também vai ao ar na manhã deste sábado (30) no programa ''Acordando com as Notícias''
Entrevista com o ex-prefeito de Petrolândia, Dr. Marquinhos vai ao ar na manhã deste sábado (30) no programa ''Acordando com as Notícias''

A agenda de trabalho do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) pelo interior de Pernambuco teve sequência nesta sexta-feira (29), em Petrolândia, no Sertão do estado, onde o parlamentar, acompanhado do deputado federal Fernando Filho, líder do PSB na Câmara dos Deputados, reuniu-se com lideranças da região. O encontro aconteceu na residência do prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, no Projeto Apolônio Sales.

Além do anfitrião, participaram da reunião os prefeitos de Tacaratu, José Gerson, Belém do São Francisco, Gustavo Caribé, a vice-prefeita de Petrolândia, Janielma Souza, vereadores petrolandenses Sílvio Rogério, Juarez Patriota, Eudes Fonseca e Dona Santa. Também prestigiaram a reunião os ex-prefeitos de Petrolândia Dr. Marquinhos e Amadeu de Souza.

Durante o encontro, Fernando Bezerra recebeu as demandas locais e regionais e fez palestra sobre os desafios que o país terá de atravessar em 2016.

''Hoje eu tive a alegria de visitar o Sertão de Itaparica, onde fui recepcionado pelo prefeito Lourival Simões e pelas lideranças políticas locais, quando tivemos a oportunidade de falar um pouco do quadro político nacional, as expectativas dos trabalhos do Senado Federal e do Congresso Nacional, já que o país está mergulhado em uma profunda crise econômica, crise política, crise social e que tem repercussões nos municípios pela diminuição de receita do FPM, e que requer a atenção dos representantes políticos para promover instrumentos de políticas públicas que possam aliviar essa dificuldades'', declarou o senador em conversa com o blogueiro e radialista Assis Ramalho. 
A entrevista completa na qual o senador, entre outros assuntos, fala sobre as eleições de 2016, do seu apoio ao prefeito Lourival Simões e sua opinião a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, será postada em breve neste Blog, assim como também serão publicadas as entrevistas concedidas à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia pelo prefeito Lourival Simões e pelo ex-prefeito Dr. Marquinhos.

Neste sábado (30), no programa "Acordando com as Notícias", vão ao ar as entrevistas com Fernando Bezerra Coelho, Lourival Simões e Dr. Marquinhos, no programa ''Acordando com as Notícias'', transmitido pela Web Rádio Petrolândia, com apresentação e comentários de Assis Ramalho.

O programa "Acordando com as Notícias", transmitido ao vivo de segunda a sábado, das 05h30 as 08:30, apresenta as notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, sobre política, polícia, economia, cultura, esportes, manchetes do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia é transmitida exclusivamente pela Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.
Para instalar gratuitamente no Google Play Store o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet e estar sempre na melhor companhia, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Perfil do trabalho infantil no Brasil mudou, diz ministra Tereza Campello

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, diz que quem está trabalhando hoje é o menino acima de 14 anos, morador da cidade, que vai à escola, e trabalha até com a própria família (Foto: Assis Ramalho)

O número crianças e jovens – entre 5 e 17 anos – em situação de trabalho infantil no país caiu mais de 43% em dez anos. Em 2004, o número ultrapassava 5 milhões. Já em 2014, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o problema atingia 2,8 milhões de crianças e jovens.

Além da queda nos números, a ministra da pasta, Tereza Campello, chamou a atenção hoje (29) para a mudança no perfil do trabalho infantil. Em entrevista ao programa Bom dia, Ministro – produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços – ela lembrou que, tradicionalmente, o problema envolvia crianças que não estudavam e de famílias com renda muito baixa. Atualmente, o trabalho infantil está concentrado entre maiores de 14 anos, que frequentam a escola, e de famílias com renda acima de um salário mínimo mensal por pessoa.

"O Brasil hoje é uma referência mundial de combate ao trabalho infantil, mostrando que é possível [implementar] ações que levem à redução do trabalho infantil. Quem está trabalhando hoje é o menino acima de 14 anos, nas cidades, que vai à escola, e trabalhando muitas vezes até com a própria família”, disse ela.

CPRH informa balneabilidade do litoral pernambucano de 29 de janeiro a 04 de fevereiro de 2016


A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) desenvolve, desde 1974, programa de monitoramento da qualidade das praias de Pernambuco com o objetivo de avaliar, sistematicamente, todo o litoral pernambucano quanto a sua balneabilidade.

O Programa de Monitoramento da Qualidade das Praias de Pernambuco conta, atualmente, com 50 pontos de amostragem, distribuídos em onze municípios litorâneos, situados em três regiões geográficas. Na Região Norte: o município de Goiana, na Região Metropolitana do Recife: os municípios de Itamaracá, Paulista, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca e na Região Sul: os municípios de Sirinhaém, Tamandaré e São José da Coroa Grande.

Classificação das praias

Secretário André de Paula participa de encontro em Caruaru com coordenadores de Ciretrans do Estado

Secretário das Cidades, André de Paula (Foto: Renato Moreira)

Coordenadores das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran’s) de todo Estado estiveram reunidos, na manhã desta sexta-feira, 29, em Caruaru, com o secretário das Cidades, André de Paula, e com o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE).

O encontro foi realizado com o objetivo de apresentar os serviços oferecidos pela autarquia em 2015 e um resumo das ações previstas para 2016. Também foi levado ao conhecimento dos coordenadores o cronograma de ação da caravana ‘Detran nos Municípios de 2016’, que será realizada em Gravatá, nos próximos dias 3 e 4 de fevereiro.

Na ocasião, André de Paula fez a entrega de placa de reconhecimento ao coordenador da Ciretran de Palmares, Noé Lira, representante dos coordenadores que participaram das ações realizadas pelo órgão no ano passado. "Vocês são legítimos representantes do Detran em seus municípios e este momento é oportuno para que possamos agradecer pelo serviço de qualidade que vêm prestando”, disse o secretário.

Educação no trânsito

Petrolândia: Oportunidade de emprego para Técnico em Radiologia no Consultório e Laboratório Jaques


O Consultório e Laboratório Jaques abre vaga para seleção de 01 (um) Técnico em Radiologia. Interessados deverão entregar, em um dos endereços do Laboratório e Consultório Jaques em Petrolândia, Jatobá ou Tacaratu, currículos para análise.

Mais informações por telefone/celular: 
Petrolândia: 3851-0505
Tacaratu: 3843-01106
Jatobá: 98103-7883

Alessandra Jaques/Consultório e Laboratório Jaques

Tacaratu: Cavaleiros do Forró anima a 6ª noite da Festa; hoje tem Paulinho & Nininho e Pedrinho Pegação






Nesta quinta-feira (28), aconteceu mais uma noite da programação religiosa e festiva de Tacaratu-PE, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Saúde. E até o dia 2 de fevereiro milhares de pessoas se divertem e rezam prestando homenagens à padroeira da cidade.

As bandas Loz Manos e Cavaleiros do Forró surpreenderam com muito forró, arrocha e sertanejo universitário e agradaram ao público na pista e nos camarotes. O prefeito da cidade mais uma vez marcou presença, ao lado da família e amigos recebeu o deputado Augusto Coutinho e empresários locais.Veja fotos abaixo.

A festa continua, hoje, sexta-feira (29) tem a dupla prata da casa Paulinho e Nininho e Pedrinho Pegação.

Na programação religiosa, será celebrada a ‘Noite da Comunidade de Caraibeiras’. Haverá missa com as comunidades rurais de Olho D’Água do Bruno, Lajes, Serra Grande, Coelho, Tiririca, Salgadinho, Brejo dos Coqueiros, Lagoa do Riacho, Malhada do Saco, Traíras, Baixa do Capim, Ilha Grande, e Salgado.

Fonte: Blog de Ozildo Alves

Prazo para quitação da Contribuição Sindical Rural acaba neste domingo (31)


Os empresários rurais têm até o dia 31 de janeiro para realizar o pagamento da Contribuição Sindical Rural (CSR), relativa ao exercício de 2016. A tributação é obrigatória a todos que possuem propriedades acima de dois módulos, desenvolvam qualquer atividade rural, tenham propriedades arrendadas ou possuam funcionários.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estima que a maioria dos contribuintes pernambucanos efetue o pagamento até a data limite. A entidade reforça que os empresários e empregadores rurais devem estar atentos ao prazo, uma vez que, o não pagamento gera multas, juros e correção monetária do valor. Além disso, a falta de pagamento deixa a empresa impossibilitada de obter registro ou licença para funcionamento, e de participar de processos licitatórios.

Petrolândia: Resumo da Audiência Pública da Câmara de Petrolândia com o Coordenador da Ciretran/Detran-PE no Município


Em Audiência Pública, realizada no último dia 27 de janeiro, o Coordenador da 54ª Ciretran/Detran-PE de Petrolândia, o senhor Josimar Raimundo Oliveira (Josa) respondeu a várias perguntas com relação ao funcionamento do CIRETRAN local, diante das muitas reclamações quanto ao atendimento e agilidade dos serviços prestados pelo órgão. A Audiência foi uma proposta do Vereador Carlos Alberto Araújo Correia e teve grande reconhecimento por parte dos presentes, tanto quanto de todos os usuários da Instituição, afinal, como relatou o senhor Josimar, são muitas as dificuldades no exercício dos trabalhos a serem realizados, uma vez que o maior problema tem sido a falta de funcionários.

A cidade de Petrolândia tem aproximadamente 9.190 veículos registrados e apenas 1 funcionário para as atividades relacionadas a este serviço e, dessa forma, torna difícil a atuação do senhor Josimar, que é concursado como Agente de Trânsito, porém, precisa exercer, além da sua função, o papel de Assistente de Trânsito, juntamente com emissão de documentos e demais trabalhos daquele Departamento. Na ocasião, ele explicou os motivos pelos quais a CIRETRAN - Petrolândia/PE ficou fechada por 15 dias, sendo seu período de férias, após o excesso de trabalhos e serviços realizados, e respondendo ao Presidente da Câmara de Vereadores de Petrolândia, Fabiano Marques, afirmou a necessidade de mais 3 funcionários para o referido Órgão.

O senhor Luiz Wilson, proprietário da Emplacadora de Veículos Stillu’s Placas, salientou a importância de solucionar as questões que estão levando o Município de Petrolândia a ter a CIRETRAN como alvo de críticas, bem como as perdas que acarretam prejuízos para a cidade, uma vez que veículos emplacados em outros municípios passam a ser fazer parte do quadro daquela cidade e, com isso, deixa de ampliar renda para Petrolândia. Enfatizou ainda que falta uma melhor atuação por parte do Poder Público Municipal, podendo este posicionar funcionários.

Na sequência, o Vereador Rogério Gomes (Rogério Novaes), questionou ao senhor Josimar com referência aos equipamentos da CIRETRAN local e foi informado que, no tocante a esta questão, a Instituição não enfrenta problemas, certificando a falta de funcionários como determinante nos problemas existentes.

O Vereador Sílvio Rogério defendeu a ideia de que todos podem e devem reivindicar seus direitos e ainda mais quando algo não está indo bem. No entanto, atribuiu a responsabilidade da CIRETRAN em seu funcionamento geral ao Governo do Estado, cabendo a condição do Município contribuir pensando no bem da Sociedade.

O Vereador João Vicente reconheceu o trabalho do senhor Josimar e o aconselhou a manter sua disposição para o trabalho, aguardando que condições melhores sejam ofertadas em benefício de todos.

Em seu pronunciamento, o Vereador Jorge Viana também parabenizou e reconheceu o esforço do senhor Josimar, em carregar tanta responsabilidade sozinho, e considerou um descaso por parte do Poder Público Municipal, tomando como exemplo cidades menores, como Tacaratu, que possui 2 funcionários.

O Vereador Raimundo Paulo (Noca) fez um breve comentário sobre a importância da Gestão Municipal para um Município e que esta deve ser atuante em todos os setores visando o melhor para a população, dessa maneira, indagou a omissão da atual Gestão de Petrolândia, pela falta de iniciativa em contratar funcionários para a CIRETRAN da cidade.

Maria do Socorro (Dona Santa) agradeceu aos senhores Josimar e Luiz Wilson pela presença e pela explanação que esclareceu a situação da atual Circunscrição Regional de Trânsito de Petrolândia, e na condição de vereadora se colocou à disposição para ajudar como for possível.

O senhor Luiz Wilson ainda aproveitou a ocasião para citar um outro exemplo de CIRETRAN e seu quadro de funcionários, mencionando a cidade de Floresta, que possui menos veículos que Petrolândia, e apresenta um rol de 5 funcionários do Estado.

Em seguida, o Vereador José Luiz (Zé Pezão), comentou sobre a organização dos serviços prestados pelo citado Órgão e que sempre foram eficientes, no entanto, Petrolândia tem crescido e a demanda aumentou muito. São muitos veículos para a responsabilidade de um único funcionário, convidando os colegas vereadores a realizarem algum Projeto ou qualquer outro meio de buscar a solução para a questão em debate.

O Vereador Juarez Patriota acredita que as questões foram voltadas para um cenário político, quando, na verdade, acredita que o Gestor do Município irá tomar as providências cabíveis. Sugeriu que cada vereador procure seus Deputados Estadual e Federal, e através dessas forças políticas buscar bons resultados.

O Vice-Presidente da Casa, Carlos Alberto (Carlinhos), sendo o autor da proposta para a realização da Audiência, iniciou seu pronunciamento lembrando aos presentes que o DETRAN é um dos Órgãos que mais arrecadam dinheiro no Estado, e que infelizmente está havendo um descaso com o Município de Petrolândia, comparando a outras cidades, que estão tendo uma boa assistência do Governo do Estado, motivo pelo qual os vereadores de Petrolândia devem proceder juntos na obrigação de melhorar o atendimento da CIRETRAN local.

O Presidente Fabiano Marques sugeriu que seja encaminhado Ofício reivindicando tudo que foi abordado na reunião, um documento em nome dos 11 vereadores, enviando cópias para o Governador do Estado, o secretário das Cidades, o Presidente do DETRAN-PE e para todos os Deputados votados no Município. Concluiu assim, que a principal carência na 54ª CIRETRAN/DETRAN – Petrolândia é a ferramenta humana, mais precisamente a falta desta. E, dessa maneira, a missão da Audiência foi colher as informações necessárias e o próximo passo será buscar a solução, que é de grande relevância.

>Ver as fotos da Assessoria da Câmara no Facebook

>Ver fotos (Blog de Assis Ramalho), clique>Câmara de Vereadores debate funcionamento do Detran local em Audiência Pública

Fonte: Eduardo Alcântara - Assessoria da Câmara de Petrolândia

Número de Microempreendedores Individuais cresce ano a ano em Pernambuco

Terezinha Nunes Presidente da Jucepe.jpg

A participação Microempreendedores Individuais (MEIs) tem crescido dentro do universo de novas empresas que são constituídas ano a ano no País. A exemplo do que ocorre no Brasil, cerca de dois terços dos negócios abertos em Pernambuco em 2015 são MEIs, segundo dados divulgados pela Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe). Em 2015, foram 46. 799 registros nessa categoria, representando 73% do total de aberturas. No ano anterior, foram 42.810, representando 69%. De um ano para o outro, a alta de MEIs registrados foi de + 9,31% no Estado.

Para a presidente da Jucepe, Terezinha Nunes, o número crescente de MEIs se deve ao fato de que os trabalhadores autônomos estão descobrindo as vantagens de formalizar o seu negócio. “Como MEIs, essas pessoas passam a ter direito a benefícios previdenciários como salário-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros. Além disso, passam a ter CNPJ, podem emitir nota fiscal e participar de licitações e, assim, ampliar os seus negócios”, explica Terezinha Nunes.

Codevasf promove evento para orientar e conscientizar os funcionários no Combate ao Aedes aegypti


Os órgãos do governo federal estão organizando atividades internas de conscientização com seus servidores e colaboradores para ampliar a mobilização para o combate do mosquito Aedes Aegypti – uma convocação da presidenta Dilma Rousseff.

A estratégia é fazer com que cada um seja multiplicador das mensagens recebidas no ambiente de trabalho junto à família, vizinhos e demais pessoas com quem se relaciona.

Nesta quinta-feira (28), a tecnologista do Ministério da Saúde, Kauara Brito, apresentou aos funcionários da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) as principais campanhas do Ministério da Saúde para conscientizar e mobilizar as pessoas para o combate ao mosquito. O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, e o secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Carlos Vieira.

Gerente do Miami United diz que Adriano aceitou proposta para jogar nos EUA; clube confirma no Twitter


O atacante Adriano confirmou na manhã desta sexta-feira que aceita a proposta para comprar 40% do Miami United e jogar em 2016 nos Estados Unidos. Quem garante é o gerente de futebol do clube americano, o brasileiro Henrique Souza, que conduziu as conversas com o Imperador nos últimos meses.

— Adriano me ligou de manhã, falou que está fechado. Que podia confirmar com o meu presidente. Agora é esperar os últimos detalhes. Ele chega a Miami depois do aniversário dele (17 de fevereiro) — disse ao EXTRA o dirigente.

No Twitter, o Miami United confirmou a contratação do jogador e deu as boas vindas ao artilheiro. O presidente do clube, Roberto Saca, também confirmou ao EXTRA o acerto;

— Sim, Adriano já confirmou nesta manhã, às 10h54, quando no Brasil era 13h54 — disse.

Adriano ainda não confirma, mas pessoas próximas estão otimistas e dizem que houve o "ok" informal. O atacante se animou pois vai poder levar o irmão Thiago, que ganhou uma bolsa de estudos na Universidade da Flórida, e terá à disposição uma casa e um carro pagos pelo clube.

Prefeitura de Floresta nomeia aprovados em Concurso Público; confira relação

Rorró Maniçoba, prefeita de Floresta (Foto: Lúcia Xavier)

A Prefeitura Municipal de Floresta, no Sertão de Pernambuco, divulgou nesta sexta-feira (29) a portaria de nomeação dos aprovados em Concurso Público. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município.

Confira a lista completa abaixo:


PSICOPEDAGOGO
- Maria Ana de Carvalho
- Michele Simão Rodrigues Miranda

PROFESSOR I – EDUCAÇÃO INFANTIL
- Maria do Rosário de Menezes
- Maria Edivania Gomes Ventura Novaes
- Valeria de Sá e Souza leal Gonzaga
- Maria Dolores Diniz Ferraz
- Ana Elizabete Novaes de Souza
- Luciana Araújo Soares Viana
- Luciene Maria da Silva Sá
- Marcicleide da Silva Pereira
- Milene Aparecida Gomes dos Santos
- Maria Tereza da Conceição Nunes
- Adailane Ivanilde Lopes
- Flávia Menezes Diniz Ferraz
- Maria Nenzinha de Sá Cruz Filha
- Gilvania Maria de Souza
- Janicleide Maria de Souza
- Layse Renata Silva e Souza Leal Barbosa
- RilmaKerlliane de Araújo Ventura
- Maria do Socorro Gomes de Sá
- LiliambergueTaiana Lopes Ferreira
- Marisa Maria Freire
- Alcione Lima e Silva Lopes
- Taynara Gomes Menezes
- Cícera Margarida de Menezes Sá
- Wilma Calaça Novaes
- Givaneide de Sá Lima

Cobrança extra da bandeira tarifária cai para R$ 3 a partir de fevereiro


A cobrança extra da bandeira tarifária nas contas de luz vai cair a partir de 1º de fevereiro, informou nesta sexta-feira (29) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para cada 100 kilowatts-hora (kWh) de eletricidade consumidos, serão pagos R$ 3 e não mais os R$ 4,50 em vigor desde agosto de 2015.

Mesmo com a redução, a bandeira permanece na cor vermelha, que indica que o custo de produção de energia no país está muito alto. Entretanto, a queda no valor sinaliza que o país saiu do segundo patamar da bandeira vermelha, quando a situação está mais grave e a cobrança extra é de R$ 4,50 para cada 100 kWh consumidos.

A criação desses dois patamares de bandeira vermelha foi aprovada na terça (26) pela diretoria da Aneel. Antes havia apenas um patamar, com cobrança de R$ 4,50.

Os recursos arrecadados com a bandeira tarifária servem para cobrir o aumento de custos no setor provocado pelo uso das termelétricas, usinas movidas a combustíveis como óleo e gás natural e que geram energia mais cara.

Gravações de 'Velho Chico' próxima novela das nove da Globo agitam cidades de Paulo Afonso, Delmiro Gouveia e região


Paulo Afonso (BA), Delmiro Gouveia (AL), Olho D’água do Casado (AL) e Piranhas (AL) no sertão nordestino são palco principal do início das gravações de “Velho Chico”, próxima novela das nove, de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi, com direção de Luiz Fernando Carvalho. Nos primeiros dias de janeiro, no interior de Alagoas.

Essa semema, algumas gravações estão centradas no povoado Juá em Paulo Afonso e demais localidades que fazem a reserva ecológica Raso da Catarina. A residência do popular Zé de Abel tem recebido a constante visita de atores, a exemplo de Rodrigo Lombardi. Lá eles encontram o apoio do anfitrião mais conhecido da área rural de Paulo Afonso.

Em Delmiro, Piranhas e Olho D´água do Casado, o diretor comandou as primeiras cenas com os atores Chico Diaz e Cyria Coentro, que interpretam respectivamente os retirantes Belmiro e Piedade. Em seguida, parte da equipe viajou para o Rio Grande do Norte, Baraúna, onde Rodrigo Santoro fez os primeiros takes como o coronel Afrânio. Outros atores, como Marina Nery, Rodrigo Lombardi, Fabíula Nascimento, Carlos Betão também já iniciaram seus trabalhos.

Petrolândia: Rodízio de Pizza e som ao vivo nesta sexta no Bar e Restaurante Donna Júlia


Petrolândia: Grande final da 1ª Copa Super Mais Society acontece nesta sexta-feira (29)


Dilma discute com governadores ações de combate ao Aedes aegypti

A presidenta Dilma Rousseff e os ministros Marcelo Castro (Saúde), Gilberto Occhi (Integração Nacional), Aloizio Mercadante (Educação) e Jaques Wagner (Casa Civil) participaram de videoconferência com governadores na Sala Nacional de Coordenação e Controle da Dengue (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A presidenta Dilma Rousseff reuniu-se na manhã desta sexta-feira (29) com os governadores dos estados de Pernambuco, Paraíba, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, por meio de videoconferência, para tratar de medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Sete ministros participaram do encontro, entre eles, da Saúde, Marcelo Castro, da Integração Nacional, Gilberto Occhi e da Defesa, Aldo Rebelo, na Sala Nacional de Coordenação e Controle para Enfrentamento da dengue, chikungunya e vírus Zika.

Dia de mobilização

Hoje, o governo federal promoveu um dia de mobilização para eliminar possíveis criadores do Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika vírus, síndrome que pode causar microcefalia em crianças.

Zika: Brasil está diante de epidemia que chama a atenção do mundo, diz ministro


O ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirmou hoje (29) que o Brasil está diante de uma epidemia que chama a atenção do mundo, ao se referir ao avanço do vírus Zika no país. A declaração surge um dia após a Organização Mundial da Saúde (OMS) convocar um comitê de emergência para tratar do assunto.

Durante cerimônia de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti no próprio prédio do ministério, Castro disse que os servidores da pasta precisam dar o exemplo em primeiro lugar. "Não temos ainda a vacina, o remédio para combater o vírus. O que nos resta é o trabalho cotidiano e ininterrupto para destruir os criadouros do mosquito."

Justiça acolhe ação do MPPE e determina que o Estado regularize fornecimento de alimentação em casas de acolhimento


A Justiça acolheu ação civil pública ingressada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e concedeu decisão, em caráter liminar, determinando ao Estado de Pernambuco que disponibilize, no prazo de 60 dias, os recursos necessários para garantir o fornecimento regular de alimentos para todas as casas de acolhimento de crianças e adolescentes. No mesmo prazo, o Estado deve assegurar a manutenção dos serviços prestados, mantendo o quadro de pessoal que atua nas instituições e realizando o pagamento dos salários nas datas devidas.

A ação civil ingressada pelo MPPE foi a última de uma série de medidas tomadas pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude ao longo do ano passado para apurar, por meio do Inquérito Civil nº04/2015, denúncias de falta de alimentação para as crianças e adolescentes acolhidos, não pagamento de fornecedores e dos funcionários contratados para trabalhar nas unidades de acolhimento mantidas pelo Estado de Pernambuco.

Corpo do sargento da PM baleado em ônibus é sepultado no Ceará

Policial entrou na Polícia Militar em 28 de outubro de 1992 (Foto: Reprodução)

O corpo do sargento da Polícia Militar, José Eudes da Silva Monte, baleado durante uma tentativa de assalto foi sepultado na manhã desta sexta-feira (29), no Cemitério Parque da Saudade, no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. A família fez a doação dos órgãos.

O sargento, que era lotado no 17º Batalhão (Conjunto Ceará), ingressou na Corporação em 28 de outubro de 1992, tendo prestado 23 anos de serviços. Foi promovido a 1º sargento em dezembro de 2015 e segundo a Polícia Militar tinha comportamento excelente.

O sargento teve morte cerebral confirmada na manhã de quinta-feira (28) pelo relações públicas da Polícia Militar, tenente-coronel Andrade. Quatro pessoas foram presas pelo crime.

Fortaleza ensina a fazer receita que fica pronta em até 20 minutos: Banana Nutritiva Empanada


A Banana Nutritiva Empanada é uma receita fácil e saudável e pode ser ingerida, principalmente, no café da manhã. Além da fruta e do biscoito Fortaleza Maria Chocolate, a receita leva mel, açúcar mascavo, aveia em flocos, castanha-do-pará e gergelim.

Banana Nutritiva Empanada

Ingredientes:
30g de biscoito Fortaleza Maria Chocolate
2 bananas nanicas
2 colheres (sopa) de mel
1 colher de (sopa) de açúcar mascavo
10g de aveia em flocos
10g de castanha do para triturada
10g de gergelim

Com força-tarefa, MI orienta funcionários e população no combate ao Aedes aegypti

Bombeiros vistoriaram nesta sexta-feira as dependências do órgão em busca de focos do mosquito. À tarde, trabalho continua em duas entidades vinculadas em Brasília (DF).

Vistorias no interior e nos arredores dos prédios com o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e orientações aos funcionários. O Ministério da Integração Nacional (MI) promoveu nesta sexta-feira (29/1), em Brasília (DF), uma força-tarefa para combater o inseto nas dependências da pasta e de duas entidades vinculadas. Parte das atividades propostas pelo Governo Federal a diversos órgãos públicos, a ação foi realizada por 20 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Os bombeiros se dividiram em grupos para dinamizar o trabalho e a orientação aos funcionários, que acompanharam a vistoria. O ministro Gilberto Occhi acompanhou de perto uma das equipes. Os militares começaram pelo edifício do MI na Esplanada dos Ministérios. Verificaram a área externa, em busca de focos nos jardins e no estacionamento, a garagem do prédio e as dependências internas, inclusive os fossos dos elevadores. Eles chegaram a aplicar larvicidas para tratar possíveis criadouros, como ralos e vasos de plantas.

Diretoria Colegiada do Comitê do São Francisco realiza primeira reunião do ano

Foto: Delane Barros

A Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco começou, nesta quarta-feira (27 de janeiro), a primeira reunião ordinária de 2016, no escritório do colegiado, em Maceió (AL). As discussões serão concluídas nesta quinta (28). Questões como execução orçamentária de 2015; previsão orçamentária para este ano; procedimentos de contratação de produtos e serviços diversos; renovação do contrato de gestão entre o CBHSF e a agência delegatária, entre outras, fazem parte da pauta.

Além dos membros da diretoria, o encontro também contou com a presença dos representantes da agência delegatária do Comitê, a AGB Peixe Vivo. O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, ressaltou que a reunião tem o objetivo de discutir e dar encaminhamento a todas as demandas atuais, de forma a não deixar pendências nessa reta final de gestão, uma vez que o mandato atual se encerra no próximo mês de agosto. Para marcar o período, será organizada uma publicação com todo o trabalho executado, desde 2013.

'Impeachment perdeu força', diz Temer durante visita em João Pessoa


“O impeachment perdeu força”, disse o vice-presidente Michel Temer (PMDB) na manhã desta sexta-feira (29), em referência ao processo que corre no Congresso contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo Temer, “há algum tempo atrás o tema tinha mais consistência, mas perdeu”.

A declaração foi dada durante a visita do vice-presidente a João Pessoa, onde Temer participa de um evento do PMDB para apoiar a candidatura do deputado federal Manoel Júnior à prefeitura da capital.

Temer diferenciou “o valor do país, o valor do governo e o valor do partido”. “O que está em pauta é o país, não é mais o partido ou o governo”. Segundo ele, o novo ano legislativo deve recuperar o “natural otimismo do brasileiro”. “Precisamos unidos tirar o país da crise”, avalia.

Romário completa 50 anos: especial mostra infância, trajetória, conquistas e desafetos



Campo do Aliança, principal palco dos primeiros gols de Romário 

Casa onde Romário viveu. Foto: Bruno Marinho

Romário completa nesta sexta-feira 50 anos. Se hoje em dia caminha pelos corredores do Senado Federal, em Brasília, quando moleque atravessava a Estrada do Quitungo, que liga os bairros de Brás de Pina e Vila da Penha, no subúrbio do Rio, para jogar bola na terra batida do Campo do Aliança. A caminhada era curta, de menos de um quilômetro. No percurso, passava por um dos bares onde seu Edevair dava expediente. O ponto era tão querido que o atleta resolveu comprá-lo e dar de presente para o pai, assim que o futebol o tornou rico.  Meio século depois, o menino nascido na Favela do Jacarezinho e que se mudou aos 3 para a Vila da Penha ainda tem laços com o lugar. Na rua que frequentou até seguir para Eindhoven, na Holanda, a casa em que viveu permanece de pé, praticamente intocada.


Fonte: Jornal Extra-RJ

Salários de vereadores presos em Belém de Maria (PE) serão suspensos

Prisões fazem parte da Operação Pulverização (Foto: Reprodução/TV Jornal.)

Os salários dos cinco vereadores presos em Belém de Maria, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, serão suspensos, de acordo com a Câmara de Vereadores. Os parlamentares são suspeitos de desvios de recursos públicos por meio de fraudes em licitações e foram presos durante a segunda etapa da Operação Pulverização. Cinco suplentes devem ser convocados para à câmara.

De acordo com o MPPE, o prefeito do município, afastado do cargo e considerado foragido, seria o líder da organização criminosa que é suspeita de desviar R$ 9 milhões com a contratação de empresas fantasmas para realização de eventos. Veja a reportagem exibida pelo TV Jornal Manhã da TV Jornal no interior.

Foram presos os vereadores Carlos José Soares, conhecido como Carlos de Zezito, Antônio José da Silva, conhecido como Irmão Toinho, Joseval Carlos dos Santos apelidado de Val de Danda, Jailson José da Silva chamado de Jal da Ambulância e o presidente da Câmara José Jairo Leonildo conhecido como Jairo do Timbó.

Prefeitura de Floresta divulga programação do Carnaval 2016; confira

Mano Walter é uma das atrações do carnaval de Floresta

A programação oficial do Carnaval 2016 em Floresta, no Sertão de Pernambuco, foi divulgada na noite desta quinta-feira (28). Mano Walter, Na Mídia e Swing Massa são algumas das principais atrações da festa. A homenagem deste será para a saudosa carnavalesca Celina Palmata.

Confira abaixo a programação completa:

Sexta – 5 de fevereiro
Abertura oficial com Carnaval Cultural

Sábado – 6 de fevereiro
21h – Afoxé Filhos de N’Zambi
22h – Orquestra de Frevo
23h – A ideia

Domingo 7 de fevereiro
20h – Mano Walter Elétrico
23h – Amaranto

Segunda – 8 de fevereiro
20h30 – Maracatu Afrobatuque
21h30 – Kit Pam
22h30 – Na Mídia
23h30 – Bakanas Elétrico

Terça – 9 de fevereiro
19h – Orquestra de Frevo
21h – Swing Massa
23h30 – Pagodão S A

Afogados da Ingazeira tem matrículas abertas para Escola Municipal de Música

Foto: Divulgação/PMAI

Encontram-se abertas as matrículas para diversas áreas na Escola Municipal de Música Bernardo Delvanir Ferreira. Há vagas para iniciação musical, violão, violão clássico, teclado, sanfona, violino, violoncelo, trompete, saxofone e clarinete.

O curso de iniciação musical é direcionado a crianças entre 7 e 11 anos. Para os demais cursos é preciso ter idade mínima de 12 anos.

Para fazer a matrícula são necessários os seguintes documentos: identidade ou certidão de nascimento (xerox), comprovante de residência (xerox) e 07:1 foto 3x4. Nos casos de crianças entre 7 e 11 anos de idade, também se faz necessária a declaração da escola ela estuda.