21 fevereiro 2016

Prazo para empresa entregar comprovante de rendimentos termina dia 29


O comprovante de rendimento para o trabalhador preencher a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2016 terá que ser entregue pela fonte pagadora, pessoas físicas e jurídicas, até o dia 29 de fevereiro.

Este ano o prazo de entrega da declaração para as pessoas físicas vai de 1º de março a 29 de abril. De acordo com o Supervisor do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a multa por atraso para as fontes pagadoras é de R$ 41,43 por documento.

De acordo com a Receita, a fonte pagadora que prestar, ainda, informação falsa sobre rendimentos pagos, deduções ou imposto retido na fonte, está sujeita à multa de 300% sobre o valor que for indevidamente utilizado como redução do imposto sobre a renda devido, independentemente de outras penalidades administrativas ou criminais. Na mesma penalidade incorre aquele que se beneficiar de informação sabendo ou devendo saber da irregularidade.

Extrato do Bolsa Família ensina a combater o Aedes aegypti


Mensagens informativas sobre o combate ao Aedes aegypti passaram a ser impressas nos extratos de pagamento do Bolsa Família. Desde a última terça-feira (16), ao sacar os valores os beneficiários são chamados a eliminar os criadouros do mosquito, transmissor da dengue, chikungunya e zika, este último associado a casos de microcefalia em bebês.

Os textos impressos nos extratos trazem informações sobre como evitar a proliferação e se proteger do mosquito. Gestantes que já fazem acompanhamento pré-natal recebem mensagens especiais sobre o uso de repelentes e de roupas que cubram braços e pernas. Em geral, as mensagens destacam alguns cuidados necessários para se evitar o nascimento do mosquito, como não deixar água parada em calhas, pneus, garrafas e plantas.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas abre inscrição para 2016


Escolas públicas de todo o país podem inscrever seus alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições começam amanhã (22) e vão até o 1º de abril, no site da competição.

O processo de seleção dos estudantes tem duas fases: a primeira acontece no dia 7 de junho e a segunda, em 10 de setembro. Os vencedores serão anunciados no dia 30 de novembro. Serão premiados 6,5 mil alunos (500 medalhas de ouro, 1,5 mil medalhas de prata e 4,5 mil medalhas de bronze) e concedidas cerca de 46 mil menções honrosas.

Os medalhistas poderão participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP) e o aluno com participação regular no PIC tem direito à bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI).

Em Paulo Afonso menor é apreendido com celulares furtados na Loja de ''Tonho do Ouro'' em de Petrolândia

 
Material apreendido - Crédito: chicosabetudo.com.br

Na manhã deste sábado (20) policiais militares da ROTAM com o apoio da Viatura da 1ª CIA de Paulo Afonso conseguiram apreender um menor de idade, acusado de ter furtado (ato infracional) celulares e relógios do estabelecimento "Antônio do Ouro" na cidade de Petrolândia/PE, na última sexta-feira.

Os policiais estavam realizando patrulhamento na Rua Recanto Feliz (Beco do cuscuz), quando avistaram o jovem M.D.S. R., em atitude suspeita. Ao abordá-lo os PMs encontraram vários celulares de procedência duvidosa, onde após uma breve conversa, o jovem acabou confessando o ato infracional.

Na residência do menor foram encontrados ainda 49 celulares, um relógio de ouro, uma pulseira de ouro, um tablet, um boné e uma mochila de costas.

PSB discute novas regras eleitorais na Agenda 40 de Garanhuns

Atualmente, o partido conta com o maior número de prefeitos em Pernambuco (Foto: Roberto Pereira/PSB-PE)

Financiamento de campanha, regras para propaganda e novos prazos da Legislação Eleitoral foram alguns dos temas discutidos durante a Agenda 40, realizada pelo PSB estadual na tarde deste sábado (21), em Garanhuns. Prefeitos e presidentes municipais do partido em 24 municípios do Agreste receberam orientações de como proceder durante o período da eleição, que foram repassadas pela equipe jurídica do partido, sob a responsabilidade da advogada Diana Câmara, e por um convidado técnico especializado em Legislação eleitoral.

A propaganda eleitoral foi um dos assuntos que mais geraram dúvidas entre os militantes. A partir deste ano, propagandas fixas ganharam limitações. Não estão permitidas pinturas em muros e publicidade que ultrapasse o tamanho 50cm x 50cm. Os cavaletes também estão proibidos. “A eleição de 2016 será diferente de todas as outras, em especial pela restrição e arrecadação e valores gastos. Isso vai fazer com que a Internet seja utilizada de forma mais intensa, com destaque para Facebook, Instagram e Whatsapp. Acredito que ao analisar representações contra esse tipo de propaganda, os julgadores vão observar tanto as regras gerais eleitorais quanto as do Marco Civil da Internet”, explicou Diana Câmara.

Escrevendo a Vida - Poema de Liduína Silva

Liduína Silva, poetisa petrolandense (Foto: Divulgação)

Escrevendo a Vida
A vida é isso...
Estar preparada e ser surpreendida,
Ter gestos, palavras e atitudes.
E no momento não ter o que falar,
Não saber como agir, e o que pensar...
E somos crianças, adolescentes sem rumo, sem direção,
Sem porto seguro...
Palavras ao vento, passos retidos,
Pensamentos contidos... Andando na contra mão
Com incertezas, indagações...
Porque tudo parece desmoronar quando edificado no seu devido lugar?
Então percebemos que a casa está sempre em construção,
Partindo do pressuposto que a evolução é constante.
Perguntas e respostas que se revertem, convertem,
Tira-se, e pressupõe uma outra com novas dimensões...
É a vida que se refaz a cada momento,
Todos os anos, como uma história que você ler,
Reler, e vai descobrindo a cada leitura uma ideia nova,
Uma emoção diferente...e vai reescrevendo sempre...

Liduína Silva

Fonte: Blog Cultura de Petrolândia

Nova Jerusalém terá painel turístico gigante em três dimensões

Foto: Divulgação

Na temporada 2016, que acontecerá de 19 a 26 de março, o público que chegar à Nova Jerusalém irá se deparar com um painel turístico gigante de quatro metros de altura com a marca da Paixão de Cristo em três dimensões. Construída em granito, madeira e fibra de vidro, a estrutura será instalada próxima à Porta dos Leões, entrada principal do público, em frente à cidade-teatro, na área onde, até o ano passado, funcionava a praça de alimentação e a feira de artesanato, que foram transferidas para outro local.

Com a desocupação da área, o turista terá uma visão panorâmica privilegiada do paine​​l​ ​e das monumentais muralhas de granito​,​ que possuem quase três quilômetros de extensão, três metros de altura e 70 torres de sete metros. Além disso, nos dias de espetáculo, 30 centuriões romanos estarão perfilados ao longo dos 600 metros da muralha frontal, a qual receberá uma iluminação especial, gerando forte impacto visual.

Com fim do horário de verão, consumidor deve tentar economizar energia

Com o fim do horário de verão, os consumidores devem redobrar a atenção nas pequenas ações do dia a dia que podem resultar em uma redução na conta de luz no fim do mês.

Adorado por muitos, odiado por outros tantos, o horário de verão é polêmico em muitos aspectos. Alguns reclamam de ter que acordar quando ainda está escuro, mas muita gente comemora porque pode voltar para casa no fim do dia ainda com sol, e quem sabe até curtir uma praia ou um happy hour com amigos.

O horário de verão, que começou em outubro do ano passado, terminou à zero hora de hoje (21), e os relógios foram atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Controvérsias à parte, o fato é que a medida, adotada no Brasil desde 1931, proporciona uma economia para o país, com um menor consumo de energia no horário de pico (entre 18h e 21h), graças ao aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

Termina o horário de verão em dez estados e no DF


O horário de verão terminou na virada deste sábado (20) para domingo. Desse modo, os moradores de 10 estados, além do Distrito Federal, terão que atrasar os relógios em uma hora.

O horário de verão, que começou em 18 de outubro, permitiu ao país reduzir um pouco a produção de energia por termelétricas, o que gerou uma economia R$ 162 milhões aos consumidores. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (19) pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp.

De acordo com o Chipp, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde horário de verão vigorou entre 2015 e 2016, houve uma redução no consumo de energia de 2,6 mil megawatts (MW), no horário de pico de demanda à noite, entre 18h e 21h. Esse volume representa cerca de 4,5% da demanda total por energia nessas três regiões.