sábado, dezembro 25, 2021

Petrolândia: 'Noite Feliz' na Agrovila 02 Bloco 01/Barreiras com a Família Xavier


Chegamos ao Natal de 2021 e a pandemia do coronavírus (Covid-19) não acabou. As aguardadas festas e confraternizações de final de ano deixam de ser realizadas ou acontecem com limite de participantes e outros cuidados. Foi assim o encontro da Família Xavier na noite dessa sexta-feira (24/12), véspera de Natal.

Realizada na casa da representante de vendas Rosiane e seu marido Claudiano, na Agrovila 02 do Bloco 01 (Projeto Barreiras), a confraternização aconteceu ao ar livre. Com animação do simpático e humilde tecladista Dodô e participações de várias vozes da multitalentosa Família Xavier, com mesa farta e churrasco de acompanhamento. Intervalo para a brincadeira de amigo secreto, para cumprir a tradição, e os ensaios fotográficos de Kathyane Xavier, porque ela não deixa ninguém escapar de suas lentes. As fotos desta postagem são dela.  

Claro, ainda não foi a confraternização dos nossos sonhos, o encontro com dimensões pré-pandemia, quando a grande família se reunia para expressar a alegria de comemorar mais um ano que se foi e aguardar, com esperança, mais um ano que se anuncia. Mas foi um ensaio do que desejamos para 2022. 

Agradecemos a Rosiane e Claudiano pela agradável noite feliz de Natal.


Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Confira calendário 27 a 31/12/2021 para marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde; Obrigatório cartão de vacina contra Covid-19

 

Está disponível o calendário semanal de marcação de exames e consultas da Secretaria de Saúde de Petrolândia para o período de 27 a 31/12/2021, nos horários manhã e tarde. Confira abaixo.

A Secretaria Municipal de Saúde está situada na Rua Cecília Delgado, em frente à loja DLeles (antiga Minas Calçados). 


Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Associação Café com Arte convida jovens para curso gratuito no Programa 'Valorizando a Pele'; Vagas limitadas


A Associação dos Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia - Café com Arte convida jovens a partir de 18 anos para fazer curso de produção de peças em couro de tilápia. O curso é gratuito e terá início no dia 10 de janeiro. São apenas 10 vagas, com duração de 2 semanas e aulas de manhã e à tarde.

O curso com duas semanas de duração é uma continuidade das ações do Programa 'Valorizando a Pele' (SETEQ/Sebrae-PE) e será ministrado pelo Senai-PB.

Mais informações: 87 99950-1367 (Fátima Belém)  

O Programa 'Valorizando a Pele' foi criado em 2019, sob o comando da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (SETEQ) e do Sebrae-PE, na expectativa de aperfeiçoar e escoar a venda de produtos derivados do couro da ovinocultura, da caprinocultura e tilápia. O Estado é o segundo do Nordeste na produção de caprinos e ovinos e o primeiro no ranking de tilápia. O mercado de peixes – que é mais diversificado e complexo – também tem uma posição de destaque. No Brasil, a tilápia é a espécie mais cultivada e o Estado pernambucano ocupa o primeiro lugar no ranking nordestino, com a produção de 20,5 mil toneladas ao ano.

O ‘Valorizando a Pele’ visa profissionalizar a confecção e comercialização de produtos derivados de couro de caprinos, ovinos e tilápia. Os municípios beneficiados pelo programa são Floresta, Petrolândia e Tacaratu e os empreendimentos já estão selecionados. O objetivo é gerar emprego e renda no Sertão de Itaparica, de modo que a região sertaneja se consolide em explorar os derivados da pele dos animais. O programa beneficia 30 empreendimentos.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Associação Café com Arte e SETEQ-PE

Sul da Bahia tem 4,2 mil desabrigados por chuvas


Os números de desabrigados e desalojados no sul da Bahia por causa das chuvas que começaram na última quinta-feira (23) vêm aumentando.

A Defesa Civil do estado e as prefeituras das cidades atingidas informaram hoje (25) que são quase 4,2 mil desabrigados e mais de 11,2 mil desalojados. Os feridos são 286 e 17 morreram nas enchentes. A população atingida chega perto de 380 mil pessoas de 66 municípios, como Ilhéus, Porto Seguro, Prado e Vitória da Conquista.

No Twitter, muitos moradores publicaram relatos e vídeos das inundações. E o alerta sobre a região deve continuar. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região sul da Bahia continua com status de Perigo e Perigo Potencial para chuvas intensas.

Mais chuvas

Petrolândia: Posto de Combustíveis E & D será inaugurado na tarde deste sábado (25/12), na Avenida Auspício Valgueiro de Barros


Será inaugurado na tarde deste sábado, 25 de dezembro de 2021, feriado de Natal, o mais novo posto de combustíveis de Petrolândia. De acordo com informações do proprietário do estabelecimento, o empresário Beto, a inauguração será marcada por uma carreata pelas principais ruas e avenidas da cidade.

O Posto E&D está situado na Avenida Auspício Valgueiro Barros, na Quadra 17.

Logo após, haverá show ao vivo com duas bandas, na rua ao lado do Posto E & D.

Provisoriamente, o Posto E & D abasteceu automóveis dos primeiros clientes na manhã deste sábado (25/12/2021)

Preços promocionais de inauguração

Blog de Assis Ramalho

Cinco pessoas são assassinadas e seis são baleadas em chacina em Fortaleza

Chacina deixa cinco mortos e pessoas feridas na periferia de Fortaleza — Foto: Fabiane de Paulo/TV Verdes Mares

Cinco pessoas foram assassinadas e seis ficaram baleadas em uma chacina ocorrida no Bairro Sapiranga, em Fortaleza, na madrugada deste sábado (25). Segundo policiais militares, as vítimas celebravam confraternizações natalinas em um campo de futebol quando criminosos armados e encapuzados dispararam vários tiros.

Houve correria e algumas pessoas tentaram se esconder no interior de residências. Após os tiros, de acordo com testemunhas, os suspeitos fugiram em um carro e em duas motocicletas. Até a manhã deste sábado, três pessoas foram presas e três armas foram apreendidas.


Carro ficou com marcas de vários tiros durante chacina em Fortaleza — Foto: Fabiane de Paula/Sistema Verdes Mares

Conforme policiais militares que estiveram no local, horas antes da chacina, criminosos dispersaram várias famílias e amigos que confraternizavam nas ruas e calçadas do bairro. Na madrugada, o bando atirou contra várias pessoas, matando cinco delas.

A causa do crime ainda é investigada; policiais militares que ouviram testemunhas no local citam a possibilidade de ter sido motivado por rixa entre facções criminosas. Algumas das vítimas têm condenação na Justiça, conforme apurou a TV Verdes Mares.

Petrolândia: Bar e Balneário Roça de Samyr abre para seu lazer e alimentação neste sábado feriado de NATAL

Foto/arquivo - Assis Ramalho/BlogAR

O  Bar e Balneário Roça de Samyr, situado na estrada do Mirante da Serrota, avisa que está aberto neste sábado, feriado de Natal, com serviço de bar e restaurante, acesso ao Lago de Itaparica e amplo espaço para guardar com segurança os veículos e reboques dos proprietários de motos aquáticas e lanchas, além da refrescante cascata de água corrente que faz a alegria da criançada.

O Bar e Balneário Roça de Samyr, em Petrolândia, é o ponto ideal para quem deseja desfrutar de lazer no Lago de Itaparica sem preocupações com acesso ao rio, estacionamento e alimentação.

Os mergulhadores também encontram no Bar e Balneário Roça de Samyr um ponto de apoio para conhecer as ruínas submersas no Lago de Itaparica, como a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e o prédio da Charqueada..

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Confira programação musical do Maria Fumaça para o feriado deste sábado de NATAL e do último domindo do ano


O cantor Ninho Play será atração deste sábado (feriado de Natal) no Bar e Restaurante Maria Fumaça,a partir das 19 horas.

Amanhã, último domingo do ano de 2021, é a vez de Rahmon Lima

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.

A programação deste sábado é das 11h30 às 24h00.

Petrolândia marca presença na 21ª edição da Fenearte com Associação Café com Arte e projeto 'Tilápia Transformando Vidas'

A Associação Café com Arte já tem novo endereço; Reabertura da sede acontecerá em breve (Fotos: Divulgação)

Contribuindo para a retomada da economia criativa em Pernambuco, o Governo de Pernambuco realizou a 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), de 10 a 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A feira não foi realizada em 2020 devido à pandemia. Este ano, mais uma vez, o artesanato de Petrolândia foi destacado no estande da Associação dos Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia - Café com Arte e no estande do projeto "Tilápia Transformando Vidas", financiado pelo Funcultura Geral para a mesma associação. 

A Café com Arte, representada pela presidente Fátima Belém, agradece ao município de Petrolândia, na pessoa do prefeito Fabiano Marques, o apoio para a participação das artesãs no maior evento do artesanato em Pernambuco. 

Fátima também agradece ao Sebrae-PE que realizou capacitação de artesãs no Programa Valorizando a Pele, e à D&A Consulte, nas pessoas de Adalberto e Artur e toda a sua equipe.

"Tilápia Transformados Vidas"

Iniciado há alguns anos pela Associação Café com Arte, o Projeto Tilápia Transformando Vidas foi mais uma vez selecionado pelo Funcultura Geral e terá prosseguimento em 2022, a partir de janeiro. Novos cursos serão ministrados às associadas para a produção de peças em couro do peixe tilápia.

Mudança de endereço da sede e ateliê da Café com Arte

Conforme noticiamos há algumas semanas, a Associação Café com Arte mudou de endereço. A nova sede vai funcionar na mesma rua São Francisco, 232-A, no antigo Ateliê de Clébio Monteiro, próximo à BR-316. A reabertura do espaço da Associação Café com Arte está previsto para o início de janeiro.

Mensagem natalina

A Associação Café com Arte deseja a todos que 2022 seja um ano de retomada nos  projetos pessoais e profissionais de cada um de nós. Que haja perseverança para concretizar todos os nossos planos e superar todos os desafios. 

Agradecemos às nossas associadas por não desistirem de seus sonhos diante das enormes dificuldades que os últimos dois anos impuseram à nossa atividade. Com a força de Deus e nosso trabalho em conjunto, vamos superar e reconstruir de onde paramos. 

Feliz Natal e Próspero 2022!

Associação Café com Arte

Blog de Assis Ramalho 
Com informações da Associação Café com Arte

Petrolândia: Mensagem de Natal e ano novo do Professor Evaldo e família


 Divulgação/Professor Evaldo

Confira manchetes dos principais jornais do país deste sábado 25 de dezembro/2021

Pernambuco anuncia que não exigirá receita médica para vacinar crianças de 5 a 11 anos


O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou que o Estado não vai exigir apresentação de prescrição médica para a vacinação de crianças entre 5 de 11 anos contra a Covid-19. O anúncio foi feito em rede social, assim como o do prefeito do Recife, João Campos, nesse mesmo sentido.

Os anúncios foram realizados nessa sexta-feira (24) e seguem a decisão do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O presidente do Conselho, Carlos Eduardo de Oliveira Lula, divulgou, em carta, que os estados não vai exgir pedido médico para a vacinação de crianças.

O posicionamento dos secretários de Saúde contradiz recente declaração do presidente da República, Jair Bolsonaro, que defendeu o uso de prescrição para imunizar o público dessa faixa etária.

Na última quinta (23), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, seguiu a recomendação de Bolsonaro e afirmou que o ministério recomendária que as crianças de 5 a 11 anos sejam vacinadas contra a Covid desde que haja prescrição médica e assinatura de termo de consentimento pelos pais.

Aval da Anvisa

Pais solteiros recebem R$ 4,1 bi em retroativo do auxílio emergencial


Os pais solteiros chefes de família que receberam as cinco primeiras parcelas do auxílio emergencial em 2020 receberão pagamento retroativo. O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta sexta-feira(24) medida provisória com crédito extraordinário de R$ 4,1 bilhões para o Ministério da Cidadania pagar parcelas antigas em dobro após a derrubada de um veto pelo Congresso Nacional em junho deste ano.

Em julho do ano passado, Bolsonaro havia vetado um projeto de lei de autoria de deputados da oposição que estendia ao homem provedor de família monoparental o recebimento em dobro do auxílio emergencial criado durante a pandemia de covid-19. Com o veto, somente mulheres solteiras chefes de família receberam as parcelas de R$ 1,2 mil (o dobro do valor original, de R$ 600).

Em 1º de julho deste ano, o Congresso Nacional, em sessão conjunta, derrubou o veto. Até agora, o governo não tinha se manifestado sobre a questão, mas a medida provisória (MP) confirmou a ampliação do benefício.

“Com a edição da MP, o Estado Brasileiro reitera seus esforços para garantir a oferta regular de serviços e programas voltados à população em geral, principalmente àquela mais vulneráveis, franqueando aos órgãos e agentes públicos o acesso a instrumentos capazes de mitigar os efeitos danosos da pandemia sobre a sociedade brasileira”, informou o Palácio do Planalto em nota.

A medida vale apenas para as cinco primeiras parcelas do auxílio emergencial pagas em 2020. As quatro parcelas de extensão do auxílio emergencial de R$ 300, pagas de setembro a dezembro do ano passado, e as sete parcelas pagas neste ano não terão pagamentos retroativos.

Por Agência Brasil