19 julho 2025

Lula sanciona lei que amplia direito a cirurgia reconstrutiva de mama para mulheres pelo SUS; entenda



Planalto - gov.br

Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 18 de julho, a Lei nº 15.171/2025 amplia o direito das mulheres à cirurgia plástica reparadora da mama em casos de mutilação total ou parcial, seja qual for a causa.

"Essa assinatura que eu fiz aqui, trazendo um pouco mais de saúde para o Brasil, cuidando da questão da violência contra a mama da mulher – seja um câncer, seja uma violência por agressão –, dando a ela o direito de fazer cirurgia plástica, é um reconhecimento do papel da mulher na história política desse país, na luta pela conquista da nossa independência. Porque, sem a mulher, nós não existiríamos"

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República

A medida foi anunciada por Lula durante a cerimônia de entregas do Agora Tem Especialistas e do Novo PAC Saúde em Juazeiro, na Bahia, na última quinta-feira (17). "Essa assinatura que eu fiz aqui, trazendo um pouco mais de saúde para o Brasil, cuidando da questão da violência contra a mama da mulher – seja um câncer, seja uma violência por agressão –, dando a ela o direito de fazer cirurgia plástica, é um reconhecimento do papel da mulher na história política desse país, na luta pela conquista da nossa independência. Porque, sem a mulher, nós não existiríamos", declarou o presidente na ocasião.

A nova legislação altera as Leis nº 9.797/1999, que trata desse procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a nº 9.656/1998, referente aos planos e seguros privados, para reforçar a oferta do atendimento tanto na rede pública quanto na rede suplementar. Antes da mudança, o direito à cirurgia reparadora era assegurado apenas às mulheres vítimas de câncer de mama.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO — A Lei também assegura o acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado desde o diagnóstico para as mulheres que sofrerem mutilação mamária decorrente da utilização de técnica cirúrgica para tratamento de qualquer doença.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que as alterações representam avanço no cuidado com a saúde e dignidade das mulheres. “A partir de agora, toda mulher que sofreu mutilação mamária, seja por violência ou por outro motivo de saúde, terá o direito garantido à cirurgia reparadora pelo SUS. Isso é sobre dignidade, autoestima e respeito às mulheres brasileiras”, afirmou Padilha.

PLANOS DE SAÚDE — Com a alteração da Lei nº 9.656/1998, cabe às operadoras, por meio de sua rede de unidades conveniadas, prestar serviço de cirurgia plástica reconstrutiva de mama, utilizando-se de todos os meios e técnicas necessárias, para o tratamento de mutilação total ou parcial do órgão, inclusive de forma simultânea ou imediata à cirurgia que causou a mutilação, salvo contraindicação médica e com respeito à autonomia e à concordância da mulher.

Márcia Lopes, ministra das Mulheres, comemorou a ampliação do direito e ressaltou o impacto transformador da medida. “É uma lei muito valiosa, porque a reconstrução da mama não é apenas uma questão estética, é a mulher reafirmar sua dignidade e sua autoestima. A garantia dessa cirurgia pelo SUS é o olhar atento do Estado, que reconhece a dor dessa mulher e assegura o cuidado com o corpo e também com a mente, uma vez que ela também terá acompanhamento psicológico. Essa é uma conquista histórica para a saúde de todas as mulheres”, disse a ministra.

A medida também foi assinada pela ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo; pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha; pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e pela Secretária-Executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Barbosa Rodrigues Naves.

A nova legislação entra em vigor em 120 dias, a partir da publicação oficial.
Categoria

Saúde e Vigilância Sanitária.

Fonte: gov.br

Governo de Pernambuco autoriza contratação temporária de quase 2 mil profissionais para Secretaria de Educação

Secretaria de Educação de Pernambuco - Reprodução/Street View

Por Concursos e Empregos

O Governo de Pernambuco autorizou, em decretos publicados na edição deste sábado (19) do Diário Oficial do Estado, a abertura de seleções públicas simplificadas voltadas às contratações temporárias de quase 2 mil profissionais para a Secretaria Estadual de Educação (SEE).

Entre as 1.999 vagas estão:

- 836 analistas de Psicologia Educacional;
- 1.027 professores de Educação Básica;
- 107 professores intérpretes de Língua Brasileira de Sinais;
- 29 professores Braillistas.

Segundo o governo, as contratações buscam "atender à situação de excepcional interesse público" e terão prazo de até 12 meses, podendo ser prorrogáveis por iguais períodos até o limite de seis anos, de acordo com interesse da secretaria.

Uma portaria conjunta da SEE com a Secretaria de Administração (SAD) deverá ser publicada nos próximos dias.

Jornal Folha de Pernambuco

Preço do café cai ao consumidor pela 1ª vez após 16 meses de alta



Preço do café está caindo no campo. — Foto: Adobe Stock

Por Redação g1

O preço do café caiu pela 1ª vez ao consumidor após 16 meses de alta, segundo o indicador de inflação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o IPC.

Entre o dia 16 de junho e 15 de julho, o preço do café em pó teve queda de 0,18%, na comparação com o período de 16 de maio a 15 de junho.

Por outro lado, o café ainda está 86,5% mais caro do que há um ano atrás.

Petrolândia: Oração ao amanhecer no Mirante da Serrota na manhã deste sábado, 19 de julho de 2025

 

Foto: Assis Ramalho

A oração em grupo, também conhecida como oração coletiva, é uma prática de reunir pessoas para orar juntas, buscando fortalecer a fé e a comunhão entre os participantes. Essa prática é valorizada por unir e encorajar os sobrecarregados e promover a unidade, humildade, ação de graças, confissão de pecados e intercessão.

 Na manhã deste sábado, 19 de julho de 2025, o EXÉRCITO DA IMACULADA, grupo de fiéis católoicos liderado por Jovelina (Netinha Lima), rezou o tradicional Ofício da Imaculada Conceição, no Mirante da Serrota, em Petrolândia - Sertão de Pernambuco.

Saiba sobre o Grupo Exército da Imaculada, liderado por Jovelina (Netinha Lima).

Em Petrolândia, já há mais de sete anos, o grupo católico liderado por Netinha Lima se reúne semanalmente para rezar o Terço e o Ofício da Imaculada Conceição, tradições sagradas da Igreja Católica. 

Os encontros acontecem aos sábados, a partir das 5h00 da manhã, e os participantes têm como destino o Mirante da Serrota, local com privilegiada visão da cidade e do rio São Francisco, situado a alguns minutos de caminhada do centro da cidade. 

Antes de subir ao Mirante da Serrota, os participantes se reúnem em grupos em frente ao Clube Grêmio Lítero, na Quadra 05.

Após os momentos de oração e reflexão, os integrantes registram a participação em fotos e realizam o lanche comunitário, que levam para compartilhar. 

O grupo liderado por Netinha Lima é composto por esse blogueiro e radialista Assis Ramalho, que deixa aqui convite para novos participantes. Participe, a Oração Nos Fortalece!

VEJA ABAIXO  FOTOS DESTE SÁBADO, 19 DE JULHO DE 2025 - Imagens: Assis Ramalho

Ato de trabalhadores na 25 de Março repudia interferência de Trump


© Rovena Rosa/Agência Brasil

Uma manifestação na região da Rua 25 de Março, no centro de São Paulo, repudiou nesta sexta-feira (18) a tentativa de interferência no Brasil do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na qual o tradicional centro de comércio popular acabou incluído. Além de anunciar tarifas contra exportações brasileiras, o governo americano abriu nesta semana uma investigação comercial contra o Brasil por, entre outras questões, supostamente permitir a venda de produtos falsificados e pirataria na região.

O ato foi realizado pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP), em parceria com a União Geral dos Trabalhadores (UGT), e também protestou contra as críticas de Trump ao Pix e aos fundamentos da economia brasileira.

Com faixas, cartazes e palavras de ordem como “Brasil acima da mentira!” e “Emprego sim, chantagem não!”, dirigentes sindicais, trabalhadores e trabalhadoras se concentraram em frente às lojas da região.

O sindicato distribuiu cartazes com a imagem de Donald Trump marcada pela palavra “mentiroso”, que foram espalhados por estações de metrô como Anhangabaú e República. A campanha visual busca mobilizar não apenas os trabalhadores, mas também os consumidores que frequentam a região central de São Paulo.

Em meio a uma nova rodada de tarifas contra parceiros comerciais, o presidente dos Estados Unidos anunciou que produtos brasileiros serão taxados em 50% a partir de agosto. Trump pede o encerramento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, no Supremo Tribunal Federal, pela tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.

Lula visita trecho da Transnordestina no Ceará e anuncia mais R$ 1,4 bilhão para a ferrovia

 Lula visita trecho da Transnordestina em Missão Velha, no Ceará. — Foto: Kid Júnior/Sistema Verdes Mares


Por Redação g1 CE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta sexta-feira (18) um dos trechos já finalizados da ferrovia Transnordestina no Ceará, na região de Missão Velha, interior do estado. Ele anunciou ainda um investimento de mais R$ 1,4 bilhão para a ferrovia.

No evento, ele também anunciou a liberação de novos recursos a partir dos Fundos de Investimento do Nordeste (Finor) e de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para a obra da ferrovia, além de estrear o trecho de Missão Velha.

Presidente visitou um dos trechos já finalizados da ferrovia Transnordestina no Ceará. — Foto: TV Verdes Mares

Lula também assinou uma medida provisória que estabelece como condicionante para que os conselhos das Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs) avaliem, para fins de análise da aprovação de projetos, a obrigação de que toda a energia elétrica que venha a ser utilizada por empresas instaladas em ZPE, sejam provenientes de fontes renováveis.

Há um projeto de construção de um data center em São Gonçalo do Amarante. O local é destinado para que grandes empresas de tecnologia possam fazer processamento de dados usando energia renovável.

"Nós liberamos hoje para que o Ceará consiga ser o primeiro estado a ter um data center de grande porte. Eu espero que sirva de estímulo para outros estados brasileiros fazerem a mesma coisa e quem sabe a gente consiga o desenvolvimento para melhorar o padrão de vida do nosso povo", declarou o presidente.

Após o evento, o presidente Lula retornou ao aeroporto de Juazeiro do Norte e partiu para Brasília.

Petrolândia: Confira o cardápio completo de César da Feijoada neste sábado (19/07/2025) e faça seu pedido

 


Confira o cardápio completo de César da Feijoada neste sábado, 19 de julho de 2025,  e faça seu pedido pelo (87) 9.9995-6667

Os pedidos também podem ser feitos através do site LINK PARA PEDIDOS:

Blog de Assis Ramalho
Informação: César da Feijoada

Padre pede para fiéis esconderem alianças nas missas em meio a onda de assaltos no Recife: 'Venham solteiros'

Padre Fábio Paz é o pároco de Casa Forte, na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Por Danielle Fonseca, TV Globo

Moradores do bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife, denunciaram que vêm enfrentando uma onda de assaltos nas últimas semanas. Diante da falta de segurança na região, o padre Fábio Paz, que lidera a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, uma das mais tradicionais da cidade, disse que tem pedido aos fiéis para evitar ir às missas usando objetos de valor.

"Já apelamos para os próprios paroquianos que, ao virem à igreja, deixem as alianças em casa. Eu até brinquei: 'venham solteiros para a missa'. Quer dizer, escondam as alianças, escondam os bens, porque isso chama atenção", contou o pároco.

A igreja fica em frente à Praça de Casa Forte, que virou cenário para roubos de joias de ouro, cordões, alianças, pingentes e até carros. Outro ponto considerado perigoso é a Rua Silvino Lopes, localizada por trás do templo católico.

Segundo o pároco, a orientação para ir ao local sem esse tipo de pertence vem sendo dada há, pelo menos, duas semanas, quando uma família inteira foi roubada enquanto seguia para uma missa.

"Temos recebido, de forma mais frequente, queixas em relação a furtos. Furtos de bens. Uma época eram roubos de celulares. Agora têm sido mais roubos de cordões de ouros, alianças. [...] Ultimamente, tem sido também roubo de veículos", afirmou Fábio Paz.

Nas redes sociais, 59% defendem operação contra Bolsonaro, e 41% criticam, diz Quaest

Bolsonaro dá entrevista após colocar tornozeleira eletrônica — Foto: Evaristo Sá/AFP

Por Arthur Stabile, g1 — São Paulo

Levantamento da Quest divulgado neste sábado (19) mostra que a operação da Polícia Federal (PF) contra Jair Bolsonaro realizada nesta sexta-feira (18) recebeu apoio de 59% das menções monitoradas pelo instituto nas redes sociais. Outros 41% dos usuários criticaram a ação e defenderam o ex-presidente.

🔎 O instituto de pesquisa monitorou publicações feitas entre 0h e 17h de sexta, com um total de 1,3 milhão de citações à operação.

Ao todo, o levantamento identificou 418 mil autores únicos a falar sobre a operação, com média de 72 mil comentários e alcance médio de 113 milhões de visualizações por hora.

➡️ Das menções nos grupos de direita, 32% contêm críticas ao STF, e 11% citam ditadura ou censura.

A Quaest considera que o monitoramento indica forte mobilização nas redes, com resposta altamente polarizada até o momento. "O cenário revela um ambiente digital altamente reativo, em que decisões judiciais rapidamente se transformam em combustível para disputas e mobilização das bases", diz o instituto.

Segundo o instituto, a operação fez o nome de Bolsonaro ser cinco vezes mais buscado no Google ao longo da sexta-feira, em comparação à média de buscas em junho. Também subiu a procura pelo termo "tornozeleira" e, em menor proporção, o nome de Alexandre de Moraes.

📋 Metodologia: O levantamento foi feito com base no método "Social Listening". As menções sobre o assunto foram coletadas das principais redes sociais (X, Instagram, Facebook, Reddit, Tumblr e YouTube) e site de notícias por API própria da Quaest, com buscas de palavras-chaves.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de buscas pela Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (18). Os policiais usavam câmeras para cumprir o mandado tanto na residência de Bolsonaro quanto na sede do PL.