Web Radio Petrolândia

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Ônibus da banda Gatinha Manhosa tomba no estado do Piauí; cantor Edson Lima agradece a Deus "estamos todos bem!


O ônibus da banda de forró Edson Lima e Gatinha Manhosa se envolveu em um acidente na tarde desta sexta-feira, 16, no município de Simplício Mendes no estado do Piaui.

De acordo com informações, o acidente ocorreu por volta das 17h, o ônibus da banda tombou ao tentar desviar de um motociclista que trafegava na contramão.

Os integrantes da banda sofreram ferimentos leves e foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e encaminhadas para hospitais da região.

O cantor Edson Lima divulgou um comunicado em seu instagram: “Aos familiares, amigos e fãs, venho por meio desta informar que acabamos de sofrer um acidente com o ônibus da banda na estrada, mas graças a Deus estamos todos bem. Breve darei mais informações.”

Em seus storys o cantor agradeceu pelo livramento e tranquilizou os fãs e familiares:

“Tenho que agradecer a Deus por tudo que aconteceu, não lamentar por nada, porque estamos todos bem. Olha a situação que ficou o ônibus gente, estamos na estrada, estamos sujeito a tudo, fiquem tranquilos que o pior já passou, alguns arranhões com algumas pessoas da banda mas nada de tão grave que nos preocupe mais, desde já muito obrigada a todos que está dando apoio para gente aqui próximo a Simplício Mendes a 130 km de Picos no Piauí, está tudo bem, fiquem tranquilos.” desabafou o cantor.

Do Mais Pajeú

Petrolândia/Floresta/Belém do São Francisco: Projeto da Associação Provida promove palestras da Polícia Federal nas escolas





A Associação dos Promotores da Cultura e Cidadania (Provida) promoveu nas escolas municipais Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, Francisco Ferraz no Bairro DNER, em Floresta, e Tia Zita, em Belém do São Francisco, palestras e debates com representantes da Polícia Federal, ministradas pelos policiais Salatiel e Robson. Ação, integrante do Projeto Luz e Vida, da Provida, levou às escolas debates com o tema "Drogas, um passo para o abismo". A participação nas palestras foi aberta também aos pais de alunos e à comunidade.

Em Petrolândia, a ação aconteceu na última segunda-feira (12). Na Escola Municipal Dr. Francisco Simões, na Quadra 11, com alunos acompanhados pelo Projeto Luz e Vida, os palestrantes almoçaram com alguns estudantes do projeto. À tarde, o evento aconteceu na Escola Municipal Francisco Ferraz, no Bairro DNER, na cidade de Floresta. A palestra também foi voltada para alunos do Projeto Luz e Vida e foi transmitido ao vivo pela TV Flaresta.

Na ocasião, a vice-presidente da Associação Provida, Cláudia declarou amor ao bairro DNER e falou da carência do povo daquela comunidade. ''É um bairro onde morei e sou apaixonada por aquela comunidade. Eles sofrem muito preconceitos, mas, eu sei quanta gente boa mora ali. Conheço todas necessidades daquele povo'', disse Cláudia.

O encerramento das palestras aconteceu no dia seguinte (13), na cidade de Belém do São Francisco, com um público infantil, na Escola Municipal Tia Zita.  

A vice-presidente da Provida avaliou o resultado da ação e fez agradecimentos. 

''Nem esperávamos que as coisas fossem fluir tão positivamente, tivemos que improvisar, porém, foi muito bom as crianças interagirem conosco. Tenho certeza que nós aprendemos muito, por que elas são espontâneas, foi maravilhoso. No mundo em que estamos vivendo, temos que começar esses atos de conscientização cada vez mais cedo, estamos perdendo nossas crianças cada vez mais cedo'', ponderou Cláudia.

Ela também agradeceu à delegada da Polícia Federal de Salgueiro, Dra. Bianca, pela parceria.

''Vale ressaltar que a  palestra aconteceu através da parceria com a delegada da Polícia Federal Dra Bianca, à qual agradecemos muito'' finalizou.

Fotos>Provida promove palestras da PF em escolas no Projeto Luz e Vida

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e informação: Cláudia/Provida

Primeiros profissionais do Mais Médicos chegam a Cuba após deixar o Brasil

Médicos cubanos desembarcam no aeroporto de Havana Foto: Reprodução/CubaTV

A televisão estatal cubana registrou o retorno dos primeiros médicos ao país, após ogoverno decidir encerrar a parceria com o programa Mais Médicos.No vídeo, 196 médicos chegam no aeroporto de Havana, na madrugada de quinta-feira, menos de 24 horas após o anúncio da decisão. Segundo a reportagem foi "um momento mágico de regressar à pátria com a missão cumprida".

— Ratificamos a decisão de não seguir participando do programa Mais Médicos, no Brasil, devido às manifestações servis deste lacaio do império, o novo presidente eleito do Brasil, que não tem conhecimento nem preparo para ser presidente desse país e que não se interessa pela saúde do povo brasileiro. Nós entregamos o melhor — disse José Ángel Véliz à "CubaTV".

De acordo o site do Mais Médicos, José trabalhava em Manaíra (PB). Outras duas médicas entrevistadas estavam em Itapiuna (CE) e Benjamin Constant (AM).

Petrolândia: MPPE cobra que prefeitura distribua gratuitamente uniforme aos estudantes da rede municipal


Para que se cumpra o dever estatal de garantir o fardamento escolar ao corpo discente da rede pública, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à prefeita de Petrolândia, Janielma Maria Souza, que providencie a distribuição gratuita, já a partir do ano letivo de 2019, do fardamento escolar para todos os estudantes da rede pública municipal.

“O uso do uniforme escolar garante uma relativa equidade social, evitando constrangimento para os alunos que não podem arcar com vestimentas mais sofisticadas”, enfatizou o promotor de Justiça Felipe Lima Britto.

Segundo o disposto no art. 5º, da Lei Federal nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”.

“O uniforme escolar é instrumento de proteção dos quadros docente e discente, na medida em que auxilia no controle interno de acesso às unidades de ensino, dificultando a entrada de pessoas estranhas à comunidade escolar”, afirmou o promotor.

O não atendimento da recomendação poderá ensejar a adoção das demais providências legais cabíveis por parte do MPPE.

MPPE

Petrolândia e região: Dedetizadora Souza afasta pombos, pardais e morcegos do seu telhado



Pombos, pardais e morcegos são animais encontrados hoje com facilidade nas cidades, morando em edificações onde costumam fazer seus ninhos em telhados, forros, caixas de ar condicionado, torres de igrejas e marquises. Além de vários incômodos, esses animais podem ser transmissores de doenças graves, como salmonelose, histoplasmose e ornitose. Algumas doenças podem contaminar o homem através da inalação dos esporos (células reprodutoras do fungo) disseminados no ar pela poeira das fezes secas. Para resolver este problema, em Petrolândia e região, existe a Dedetizadora Souza, do amigo Jurandir.

Nova parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, a Dedetizadora Souza tem procedimento adequado para afastar do seu telhado pombos, pardais e morcegos. Além de dedetizar edificações contra cupim, pulgas, ratos, baratas e outros insetos, a empresa também realiza serviços como limpeza e purificação de caixa d´água em residências, consultórios médicos, edifícios, empresas etc.

A Dedetizadora Souza está localizada na rua Nossa Senhora da Saúde, 202 - Quadra 14 - Petrolândia (PE). Contatos: 87 99676-3820 (Whatsapp) ou 99177-3783.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Dedetizadora Souza e Portal da Saúde

Petrolândia: Beneficiários do BPC devem procurar o Cadastro Único até 15 de dezembro para atualizar dados


A Prefeitura Municipal de Petrolândia e o Cadastro Único comunicam à população que idosos e pessoas portadoras de deficiência atendidos pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada)/LOAS, têm até o dia 15 de dezembro de 2018 para serem cadastrados. Os beneficiários já cadastrados também devem comparecer para atualizar o Cadastro Único (Programa Bolsa Família).

É importante o comparecimento dos beneficiários até o dia 15/12/2018. O descumprimento do prazo pode causar o bloqueio do pagamento do benefício até que a situação do cadastro seja regularizada.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.

Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente.

Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito. No entanto, este benefício não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.

Informe-se no CRAS: o cidadão pode procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para esclarecer dúvidas sobre os critérios do benefício e sobre sua renda familiar, além de receber orientação sobre o preenchimento dos formulários necessários.

Prefeitura Municipal de Petrolândia/CadÚnico

Criminosos roubam malotes de agência bancária no Centro de Caruaru

Criminosos destruíram a porta de vidro de uma agência bancária durante um assalto no Centro de Caruaru nesta sexta-feira (16) — Foto: Mavian Barbosa/G1

Criminosos roubaram malotes de uma agência bancária por volta das 17h (horário local) desta sexta-feira (16) no Centro de Caruaru, Agreste de Pernambuco. Os bandidos estavam encapuzados e chegaram ao local em um carro. Eles saíram do automóvel armados e efetuando vários disparos pelas ruas.

Uma das portas de vidro do banco ficou destruída após a ação dos assaltantes. Havia um carro-forte ao lado da agência bancária, mas ainda não há informações se o material que estava no veículo era destinado ao banco.

A Polícia Militar chegou ao local do crime e, até o momento da publicação desta matéria, não passou nenhum detalhe da ação criminosa. Os assaltantes fugiram. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

Por: G1 Caruaru
Blog de Assis Ramalho

Floresta: Acordo entre assentamentos Terra Nova I e Maria Bonita II harmoniza convivência de agricultores

Assinatura de TAC em Floresta - Acordo entre assentamentos Maria Bonita e Terra Nova

Para apaziguar o conflito estabelecido entre os habitantes dos Projetos de Assentamento Terra Nova I e Maria Bonita II, em Floresta, o Ministério Público de Pernambuco celebrou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de modo a viabilizar a implantação e conservação da adutora, como também da rede de canalização de água, assim como a instalação de projetos produtivos agrícolas, pecuários e de piscicultura.

Limítrofes um com o outro, os projetos de assentamento foram conscientizados pelos promotores de Justiça Kamila Bezerra Guerra, que atua em Floresta; e Edson José Guerra, da 31ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Comarca da Capital Promoção da Função Social da Propriedade Rural, sobre o uso adequado e racional dos recursos naturais disponíveis para os dois assentamentos.

Fundamentados nos direitos básico econômicos, sociais, culturais e ambientais previstos na Constituição Federal, na Lei de Política Nacional da Agricultura e da Agricultura Familiar, os promotores de Justiça estabeleceram no TAC a ampliação do Maria Bonita II, na proporção de dez hectares, para viabilizar o acesso à água por seus agricultores e o pleno funcionamento e conservação da adutora do Maria Bonita II, de modo a garantir o desenvolvimento econômico e o bem-estar social sustentável dos beneficiários da reforma agrária em ambos os projetos de assentamento.

Provas do Processo Seletivo para os cursos técnicos do IF Sertão-PE ocorrem neste domingo (18)


No próximo domingo (18) acontece o processo seletivo para os cursos Técnicos do campus Floresta do IF Sertão-PE. Aproximadamente 450 candidatos realizarão a prova para o preenchimento das 170 vagas ofertadas pelo campus para os cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária, e ao técnico em Informática; além do curso técnico subsequente em Agropecuária.

As provas vão ocorrer a partir das 13h30 exclusivamente na Escola Estadual Deputado Afonso Ferraz, os portões de acesso ao local de prova serão abertos às 12h20 e fechados às 13h20. É necessário que os candidatos portem documento de identidade e caneta esferográfica. Aqueles que, por motivos diversos, não estiverem de posse do documento de identidade, deverão ficar atentos ao Procedimento de Identificação Especial, previsto no item 7.3 do Edital nº 49/2018, que rege a seleção.

Candidatos que se encontrem nas seguintes situações precisarão adotar o Procedimento de Identificação Especial, atentando para o que precisarão levar no dia da prova:

Petrolândia: Heberty Henrique, Keven Vip, Edy Ferreira e Seduz Samba são atrações deste final de semana no Maria Fumaça; veja programação!


Venha curtir o Final de Semana mais animado da cidade no Maria Fumaça com as melhores atrações musicais.

Bar e Restaurante Maria Fumaça, a melhor música, a melhor culinária na Orla Fluvial de Petrolândia.

Contato: 87 3851-0376. Acompanhe o Maria Fumaça no Instagram @mariafumaca.oficial.

Divulgação/Maria Fumaça

Petrolândia: Otorrinolaringologista Dr. Vicente Monteiro atende na Petroclínica no dia 7 de dezembro


A Petroclínica, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 436 - Quadra 09 de Petrolândia, informa que Otorrinolaringologista Dr. Vicente Monteiro vai atender no dia 7 de dezembro (sexta-feira). O otorrinolaringologista é especialista em diagnóstico e tratamento de doenças no ouvido, nariz e garganta.

Mais informações e agendamentos: 87 99805-0774 ou 3851 2333.

Petroclínica, sua saúde nosso compromisso

Divulgação/Petroclínica

Petrolândia: Associação Café com Arte é destaque na ExpoSertão 2018





A Associação dos Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia - Café com Arte, esteve presente na 4ª Feira de Negócios e Empreendedorismo de Petrolândia, realizada de 08 a 11 de novembro, no Parque João Pernambuco, nesta cidade. A entidade foi representada em estande no pavilhão de gastronomia e com barraca na Feira de Artesanato e Gastronomia de Petrolândia-Feirarpe, instalada no evento.

Na Feirarpe da ExpoSertão, a Café com Arte apresentou peças de suas artesãs, com destaque para os calçados de couro do peixe tilápia, produto artesanal inovador criado para aproveitar resíduos da alta produção da tilapicultura de Petrolândia, um dos maiores produtores de tilápia do Brasil, com atividade em expansão no Lago de Itaparica, reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga.

Inserida na cadeia produtiva da piscicultura, a Café com Arte divulga a buchada de tilápia, prato inscrito no Festival de Gastronomia. No estande de gastronomia, além da buchada, os frequentadores da ExpoSertão 2018 apreciaram, também, a famosa tapioca da Fafá, com saborosos e variados recheios.

No encerramento da ExpoSertão, a presidente da associação, artesã Fátima Belém, recebeu o prêmio do I Festival de Gastronomia de Petrolândia, realizado durante a Feira de Negócios.

À nossa reportagem, Fafá enfatizou a boa estrutura e organização da ExpoSertão e disse que o prêmio é um reconhecimento ao trabalho.

"É uma satisfação muito grande receber esse prêmio, que é o reconhecimento do trabalho que realizamos há mais de uma década em Petrolândia. Agradecemos à nossa querida prefeita Jane e aos secretários que fizeram esse evento lindo, bastante organizado, onde pudemos mostrar nossa gastronomia e nosso artesanato, fortalecidos com o empreendedorismo. Agradecemos demais à Prefeitura, ao Sebrae, ao Senac, ao Governo de Pernambuco. Foi muito enriquecedor pra nós esse evento. Se Deus quiser, em 2019, estaremos na 5ª ExpoSertão, mostrando o que Petrolândia tem de mais bonito e de mais gostoso", declarou Fátima Belém, após o evento.

A artesã também agradeceu o apoio de vereadores e parlamentares para melhorar e ampliar a produção na Café com Arte.

"A Associação Café com Arte tem orgulho de ser de Petrolândia e já temos renome, dentro de Pernambuco e fora também. Trabalhamos duro, lutamos muito, fomos atrás pra conseguir o que já conseguimos, mas, a palavra maior é gratidão, porque sozinhos não somos nada. Agradecemos demais às pessoas que Deus colocou no nosso caminho, a começar pelo saudoso Dr. Simões (Francisco Simões de Lima, ex-prefeito), que criou essa ideia, junto com dona Socorro (Simões, ex-Primeira Dama) e aos prefeitos depois dele. Todos nos deram a mão. Vereadores também, começando com Dona Santa (ex-vereadora) que é associada desde a fundação da Café com Arte, até o filho dela, Delano, que nos dá a maior força. E não posso esquecer de Fernando Filho (deputado federal) e Alberto Feitosa (deputado estadual), que se comprometeram com a gente", disse ela. "Sou muito esquecida, vai que esqueço o nome de alguém e parece que sou ingrata? Obrigada a todos, gente! De coração, me perdoem se não disse o nome de alguém. Deus sabe que eu agradeço a todos, do mesmo jeito que agradeço às companheiras que fazem a Café com Arte. Estou emocionada, foram quatro dias muito importantes pra gente, que luta tanto pra ver Petrolândia e o trabalho da gente reconhecido Brasil a fora", finaliza.

Com mais de 30 associadas, a Café com Arte é uma das mais importantes associações de artesãos de Pernambuco, com vários projetos contemplados pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura-Funcultura, além de outras fontes de apoio. A Fenearte e a Fenahall, realizadas anualmente no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, são dois dos maiores eventos nos quais a Café com Arte expõe e comercializa suas peças artesanais.

Com ênfase no empoderamento feminino, a Café com Arte agrega mulheres que desenvolvem artesanato e trabalhos manuais, para incentivar a união, a autonomia financeira e a autoestima das associadas, com trabalhos individuais e coletivos, acesso a cursos de qualificação e participação em eventos. Atualmente, a presidente da Café com Arte cumpre mandato no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM/PE), eleita conselheira em 2017.

Associação Café com Arte

Aprovado parecer de Armando que obriga loja a aceitar cheque se não houver aviso


Se não houver aviso expresso e ostensivo de que recusam cheques, os estabelecimentos comerciais estarão obrigados a aceitá-los, sob pena de serem multados ou até interditados. A determinação é de parecer do senador Armando Monteiro (PTB-PE) a projeto de lei aprovado na terça-feira (13) pela Comissão de Assuntos Econômicos.

Seu parecer cita somente dois casos nos quais o cheque pode ser recusado: se o cliente não for o emitente e se tiver negativado em serviço de proteção ao crédito. “Evitaremos a discriminação do consumidor e a imposição de constrangimentos pela recusa não justificada de um meio de pagamento prático e de uso rotineiro”, justifica o senador petebista.

Bolsonaro diz que o Mais Médicos não será suspenso

Bolsonaro falou sobre o Mais Médicos após café da manhã com o almirante Eduardo Bacellar. Ele garante que o programa não será suspenso. Foto/divulgação/ assessoria Jair Bolsonaro

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, reiterou hoje (16) que a decisão de impor novas exigências aos profissionais cubanos, vinculados ao Programa Mais Médicos, tem razões humanitárias, para protegê-los do que considera “trabalho escravo” e preservar os serviços prestados à população brasileira. Ele garante que o programa não será suspenso.

Entre as medidas, estão fazer o Revalida – prova que verifica conhecimentos específicos na área médica, receber integralmente o salário e poder trazer a família para o Brasil. Cuba decidiu deixar o programa após as declarações de Bolsonaro. O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira que a seleção dos brasileiros em substituição aos cubanos ocorrerá ainda este mês.

“Talvez a senhora seja mãe, já pensou em ficar longe dos seus filhos por um ano?”, respondeu o presidente eleito à jornalista que perguntou sobre a situação dos médicos cubanos. “É [essa] a situação de escravidão que praticamente as médicas e os médicos cubanos [que participam do programa Mais Médicos] estão sendo submetidos no Brasil”, disse em entrevista após café da manhã com o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar, no 1º Distrito Naval, no centro do Rio.


O presidente eleito afirmou ainda que o acordo de repasse de parte dos salários dos médicos para o governo de Cuba contraria os direitos dos profissionais. “Imaginou também confiscar 70% do salário?”

Luzes de Natal: É possível decorar com economia de energia e segurança

Celpe dá dicas de como caprichar na decoração de Natal sem que as luzes pesem na conta de energia e também orienta sobre os cuidados de segurança na hora de decorar.

O Natal está chegando e, com ele, toda a energia e a magia que este período do ano proporciona. É no início de dezembro que começamos a ver as residências e comércios enfeitados com decorações natalinas. As luzes, conhecidas como pisca-pisca, são os enfeites favoritos. Mas eles também representam um incremento no valor da conta de energia. Por isso, a Celpe dá uma dica importante de como caprichar na decoração e, ainda assim, economizar.

O segredo é optar pelas luzes com lâmpadas de LED. A título de comparação, cerca de 100 mini lâmpadas convencionais possuem em média uma potência de 35W, enquanto a mesma quantidade de lâmpadas de LED possui potência média de 5W, sete vezes menor. Elas são um pouco mais caras, mas também duram até seis vezes mais e são mais eficientes, consumindo menos energia, o que impacta diretamente no bolso do consumidor. Outra dica bacana é desligar os pisca-piscas quando não tem ninguém em casa ou quando todos estiverem dormindo.

Decoração Segura

Corpo de jovem de 16 anos que desapareceu durante chuva em BH é encontrado


O corpo de Anna Luísa Fernandes de Paiva Maria, de 16 anos, foi encontrado no início da tarde desta sexta-feira (16). Ela havia desaparecido na Rua Doutor Álvaro Camargos, no bairro São João Batista, em Venda Nova, durante uma enxurrada provocada pelo temporal que atingiu Belo Horizonte na noite desta quinta (15). Durante a tempestade, também morreram mãe e filha, afogadas dentro do carro. As duas estavam abraçadas tinham um terço na mão quando foram encontradas.


No local onde o corpo de Anna foi encontrado, a água chegou a atingir uma altura de quase dois metros nesta noite. Segundo o tenente Pedro Aihara, a garota e o namorado estavam em um carro no momento da chuva, quando a roda dianteira bateu na abertura da galeria, que havia perdido a tampa exatamente pela força da correnteza. Quando saíram do carro, o namorado foi por um lado, e a jovem, ao sair pelo outro, não viu a galeria aberta e acabou sendo levada.

Petrolândia: Artista plástica Joane Barbosa realiza III Exposição de Artes no dia 08 de dezembro; participe!


No dia 08 de dezembro, a artista plástica Joane Barbosa realizará sua IIII Exposição de Artes na Avenida Auspício Valgueiro de Barros, Quadra 09 (Espaço da Petroclínica)

Joane Barbosa convida os petrolandenses a prestigiarem este evento de cultura e arte na cidade de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Seleção de médicos brasileiros para substituir cubanos será ainda em novembro, diz ministério


O Ministério da Saúde informou na manhã desta sexta-feira (16) que a seleção de médicos brasileiros para ocuparem as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos do programa Mais Médicos ocorrerá ainda em novembro.

Na última quarta (14), o Ministério da Saúde Pública de Cuba anunciou a decisão de deixar o programa Mais Médicos, criado durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Cuba enviava profissionais para atuar no Brasil desde 2013.

O governo cubano atribuiu a decisão a "declarações ameaçadoras e depreciativas" de Bolsonaro. O presidente eleito afirma que Cuba não quis aceitar condições para continuar no programa.


De acordo com o Ministério da Saúde, a formulação do edital para substituição dos médicos cubanos será finalizada ainda nesta sexta, durante reunião com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Petrolândia: 12º aniversário de atividade da loja Minas é comemorado com ação solidária; ainda há tempo de participar!





Neste final de semana, a loja Minas celebra seu 12º aniversário de atividade em Petrolândia, em grande estilo e com ação solidária. No Aniversário Solidário da loja Minas, a loja convida clientes a aproveitar promoções e ainda fazer o bem, com a doação de alimentos que serão destinados à Casa da Caridade da Paróquia São Francisco de Assis, em Petrolândia.

O Aniversário Solidário da Loja Minas estar arrecadando alimentos não perecíveis durante todo os dias desta sexta-feira (16) . Neste sábado (17), a Minas ainda dá sequência as comemoração do Aniversário Solidário.

Ingresse nesta festa, traga 1 kg de alimento e desfrute das promoções e descontos que somente a loja Minas é capaz de oferecer.

A loja Minas está localizada na rua Cecília Delgado, 62, centro de Petrolândia, em frente à Secretaria Municipal de Saúde. Telefone: 87 3851-1670. Acompanhe os lançamentos da loja Minas no Instagram @minascalcadospetrolandia

A MINAS em Petrolândia tem a organização do casal Eduardo (Edu) e Rejane

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Ampliação das ações da Regularização Fundiária em Pernambuco beneficiará 19 municípios do Agreste Meridional


Foto: Iterpe

O Instituto de Terra e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) está alavancando as ações de acesso à terra no Agreste Meridional, por meio do novo convênio da Regularização Fundiária firmado entre o Estado e a União, que visa beneficiar a população rural da região com títulos de propriedade, documentos que legitimam a utilização da terra de forma definitiva. A primeira etapa do processo foi iniciada, este mês, por meio da contratação dos serviços de medição de mais de 20 mil hectares de terras nos municípios da região.

Do total dos 3,5 milhões do convênio voltados à Regularização Fundiária no Sertão do Pajeú e no Agreste Meridional, R$ 389.367,00 serão destinados aos trabalhos de localização e medição das posses, que serão executados pela empresa Seta Serviços Técnicos e Agrimensura nos municípios da região. Os municípios contemplados no Agreste Meridional são: Garanhuns, Jupi, São João, Lajedo, Palmerina, Angelim, Canhotinho, Jurema, Calçado, Brejão, Terezinha, Bom Conselho, Paranatama, Saloá, Iati, Caetés, Correntes, Lagoa do Ouro e Jucati.

Aposentadoria especial para trabalhadores que exercem a coleta de lixo

Os profissionais que trabalham na limpeza urbana, se aposentam com apenas 25 anos de atividade.

Por José Luiz Neto*

profissional de extrema importância que desenvolve o trabalho de limpeza urbana. Muitas vezes hostilizados pela sociedade, os coletores trabalham em dias de forte calor e debaixo de chuva para manter os municípios limpos e garantir a qualidade de vida da comunidade.

Os profissionais que trabalham nos serviços de coleta de resíduos, de limpeza e varrição de áreas públicas, como os coletores de lixo, varredores de rua e garis, podem obter aposentadoria especial a partir da comprovação da exposição a agentes nocivos biológicos, de forma habitual e permanente, por 25 anos.

Para a comprovação da presença desses agentes no ambiente de trabalho, e, por consequência, da natureza especial do seu tempo de serviço, esses profissionais deverão apresentar ao INSS, PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) e Laudo Técnico.

Para a criação da Nota Fiscal Solidária, Alberto Feitosa pede que Governo do Estado identifique beneficiários fraudulentos do Bolsa Família


Em sessão plenária na última quarta-feira (14), o deputado estadual Alberto Feitosa elogiou a iniciativa do Governo de Pernambuco de criar a Nota Fiscal Solidária, que garantirá um pagamento anual de até R$ 150,00 às famílias integrantes do Bolsa Família. Porém, o parlamentar ressaltou que na terça-feira (13), durante reunião no Palácio do Campo das Princesas para apresentação dos detalhes do projeto, fez uma intervenção para que seja implantado um controle de identificação daqueles que recebem o benefício de forma ilegal.

Segundo Feitosa, o combate à fraude ao programa foi pauta das últimas eleições, quando foi prometido pelo presidente eleito Jair Bolsonaro o pagamento do 13º salário para os beneficiários do Bolsa Família, partindo do pressuposto que os recursos para a viabilização de tal promessa serão oriundos dos valores que hoje são repassados para aqueles que recebem o benefício do programa através de fraudes. Com isso, o Governo do Estado abriu mão de também pagar o 13º salário aos beneficiados, como prometido em campanha, e criou a Nota Fiscal Solidária.

Petrolândia: Compesa avisa falta de água para conserto de vazamento na Av. Manoel Pereira de Lima


Compesa avisa que por motivo de vazamento de grande porte na Av Manoel Pereira de Lima, o fornecimento de água será interrompido para a equipe de manutenção fazer os devidos reparos. Assim que for concluído o conserto o abastecimento voltará ao normal, tendo uma previsão para final da tarde.

Agradecemos a compreensão de todos.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação; Escritório da Compesa-Petrolândia

Saída de cubanos do Mais Médicos atinge Norte, Nordeste e periferia das cidades, diz colunista do Folha de S. Paulo



A jornalista Mônica Bergamo avalia, no Folha de São Paulo, que o fim da participação do governo de Cuba no Programa Mais Médicos, atingirá as áreas mais vulneráveis do país: região Norte, semiárido nordestino, cidades com baixo IDH (índice de Desenvolvimento Humano), saúde indígena e periferias de grandes centros urbanos.

Os 8.500 médicos que deixarão o Brasil trabalham em 2.855 cidades, sendo que 1.575 municípios só possuem cubanos no programa e 80% destes locais têm menos de 20 mil habitantes, alerta a jornalista.

São 300 os médicos de Cuba que atuam em aldeias indígenas, o que corresponde a 75% do total que atendem a essa população.

As informações são da Coluna da jornalista Mônica Bergamo do Folha de S. Paulo

Acidente entre carro de passeio e caminhão carregado de abacaxis deixa uma pessoa carbonizada e 3 gravemente feridas na BR-101, no Cabo de Santo Agostinho-PE

Caminhão e carro pegaram fogo após colisão Foto: Reprodução Whatsapp

Um acidente entre um carro de passeio e um caminhão carregado de abacaxis deixou uma pessoa morta e três gravemente feridas na noite dessa quinta-feira (15), no quilômetro 97 da BR-101, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima fatal morreu carbonizada no veículo, que pegou fogo com a colisão. O acidente aconteceu por volta das 18h próximo à entrada da Usina Bom Jesus. Os gêneros e as identidades das vítimas não foram divulgados pela PRF.

Ceasa de Cabrobó: Cebola é comercializada com melhora de preços nesta sexta (16)


A cebola é comercializada nesta sexta (16), no Ceasa de Cabrobó, com preços bem melhores que os praticados na semana passada.

A Cebola Amarela era comercializada a R$: 18,00 Caixa 3 e R$: 13,00 Caixa 2, hoje esses valores são de: R$35,00 Caixa 3 e R$: 30,00 Caixa 2; a Cebola Roxa era comercializa a R$: 18,00 Caixa 3 e R$: 13,00 Caixa 2; hoje é comercializada a R$ 30,00 Caixa 3 e R$: 25,00 Caixa 2.

Por: Blog do Didi Galvão


Blog de Assis Ramalho