Nessa terça-feira, 20/02, a Prefeitura Municipal de Petrolândia divulgou post no Instagram com alerta à população para eliminar criadouros do mosquito
Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e Zika. Considerada pelo ministério como a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil, a dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito.
Em menos de dois meses, já foram registrados no Brasil mais de 500 mil casos de dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, a projeção do aumento de casos da doença se deve a fatores como a combinação entre calor excessivo e chuvas intensas (possíveis efeitos do El Niño) e ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no Brasil.
"Elimine possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, como recipientes com água parada. A prevenção começa em casa, mas o impacto é para toda a comunidade", alerta a Prefeitura de Petrolândia.
O cuidado para eliminar os focos do mosquito em casa tem de existir durante todo o ano, mas precisa ser intensificado no verão, período de intensas chuvas e altas temperaturas. A recomendação é não dar espaço para a proliferação do
Aedes. Recipientes contendo água, grandes como caixas-d’água ou pequenos como uma tampinha de refrigerante, podem ser criadouros de larvas do mosquito. É preciso que cada cidadão esteja atento aos riscos e vistoriem, semanalmente, suas casas.
Algumas medidas simples, como vistoriar caixas e depósitos com água para buscar a presença de larvas podem ser implementadas na rotina. Confira 10 passos que ajudarão a você proteger sua família contra o mosquito vetor:
1) Tampe caixas d’água, ralos e pias;
2) Higienize bebedouros de animais de estimação;
3) Descarte pneus velhos junto ao serviço de limpeza urbana de sua cidade. Caso precise guardá-los, mantenha-os em local coberto, protegidos do contato com a água;