terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Bases que abrigam tropas dos EUA são atacadas no Iraque; Irã assume responsabilidade que teve vários mortos


Duas bases no Iraque que abrigam forças americanas e iraquianas foram atingidas por mais de uma dúzia de mísseis nesta terça (7), informou o Pentágono. A base aérea de Ain Al-Asad, no oeste do país é uma delas, e a outra está em Erbil, na região curda do Iraque.

A Guarda Revolucionária do Irã assumiu a responsabilidade pelos lançamentos dos mísseis, mas inicialmente reconheceu ter atingido apenas a base de Al-Asad.

A rede de televisão americana CNN informou que há vítimas iraquianas, segundo forças de segurança do Iraque, mas não há informações sobre

Um porta-voz das forças armadas da Noruega disse à Associated Press que cerca de 70 soldados noruegueses estavam na base de Al-Asad, mas também não houve relatos de feridos.

Uma rede estatal de TV iraniana informou que "dezenas de mísseis" foram lançados contra a base de Al-Asad. O Pentágono confirmou os lançamentos. Segundo a rede de televisão árabe "Al Mayadeen", citada pela Reuters, há helicópteros americanos na cena e um estado de "alerta total" foi ativado.

"Está claro que esses mísseis foram lançados do Irã", declarou o Pentágono. "Estamos trabalhando em avaliar os danos iniciais da batalha".

O presidente americano, Donald Trump, está a par do ataque, segundo a AP. "O presidente foi informado e está monitorando a situação de perto e consultando sua equipe de segurança nacional", disse a Casa Branca em comunicado.

De acordo com a rede de TV iraniana, o ataque é parte da operação de vingança de Teerã, chamada de "Mártir Soleimani", contra a morte do general Qassem Soleimani, morto na semana passada em um ataque aéreo americano no Iraque. O comandante era chefe da Força Quds, unidade de elite da Guarda Revolucionária iraniana.

"Estamos alertando todos os aliados dos americanos, que deram suas bases ao seu exército terrorista, de que qualquer território que seja ponto de partida de atos agressivos contra o Irã será alvo", declarou a Guarda Revolucionária do Irã por meio da Irna, a agência de notícias oficial iraniana. A guarda também ameaçou Israel.

A base aérea de Ain Al-Assad fica no oeste do Iraque, na província de Anbar. Começou a ser usada pelas forças americanas depois da invasão do Iraque pelos EUA em 2003, que derrubou Saddam Hussein. As tropas americanas também ficaram lá durante o combate contra o Estado Islâmico. Cerca de 1,5 mil soldados estão abrigados ali, segundo a AP.

Por G1

Mãe procura por filho que desapareceu da cidade de Conceição de Feira (BA) e que teria sido visto em Petrolândia-PE


Um homem, morador na cidade de Conceição da Feira, a 120 quilômetros de Salvador, está desaparecido, há vários dias, quando saiu de casa sem destino certo e não retornou.

De acordo com informação da família -  Michael Camboa Pinheiro, conhecido como Binho, teria sido visto na cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. A informação foi passada a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia através da mãe Crispina Silva dos Santos da Conceição Camboa, e da tia Railda Silva dos Santos da Conceição Camboa (Nenga).

Pedem encarecidamente a quem tiver informação, favor, ligar para: (75) 9.8245- 6527

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Família 

Petrolândia: Clínica Mais Saúde informa atendimentos para esta quarta-feira (08/01/2020); Confira e marque sua consulta







A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta quarta-feira, 08 de janeiro de 2020. Confira abaixo

Quarta-feira (08/01/2020)

Dra. Bruna Bastos - Ginecologista Obstetra
Dr Neto Guedes - Fisioterapeuta
Dra Talita Novaes
(Clínica Geral)
Dra Thaísa Patrícia (Fisioterapeuta)

Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298 - tel. 87 - .3851-0533
Adquira já o seu cartão de desconto SYSTEM SAÚDE e ganhe excelentes descontos!

SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE

Bolsonaro erra ao se alinhar aos EUA contra o Irã, diz clérigo brasileiro

Xeque Rodrigo Jalloul em cerimônia em memória do general iraniano Qassem Soleimani em hotel de São Paulo, no último domingo Denis Vieira/Divulgação

Flores dispostas em dois caixões de madeira simbolizavam o respeito à memória do general iraniano Qasem Soleimani e do paramilitar iraquiano Abu Mehdi al-Muhandis, em um hotel de São Paulo, no último domingo. Ambos foram mortos em um ataque ordenado pelos Estados Unidos, na semana passada, e estavam representados em fotos em uma cerimônia coordenada pelo paulistano Rodrigo Jalloul, primeiro brasileiro a ser reconhecido oficialmente como clérigo xiita, título que lhe confere autoridade espiritual para se pronunciar sobre questões religiosas. Compareceram autoridades políticas como o ex-deputado estadual Jamil Murad, o secretário-geral do Instituto Brasil-Palestina, Marcos Tenório, o cônsul sírio Elias Bara, além de representantes de organizações da sociedade civil, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Sindicato dos Metalúrgicos.

Dias depois do ataque, o Itamaraty expressou em comunicado apoio aos americanos na luta contra o “terrorismo” e se colocou à disposição para ajudar nos esforços para evitar uma “escalada de conflitos”. O alinhamento aos EUA na escalada de tensão contra o Irã é definido por Jalloul como um “erro” e “falta de inteligência”.

“O governo Bolsonaro não está sendo diplomático e não age de acordo com a democracia e a forma de pensar do povo brasileiro, que é pacífica. Falta informação e cultura”, critica o clérigo, em entrevista a VEJA por telefone.

Na avaliação de Jalloul , a posição do Brasil no conflito representa um retrocesso diplomático e pode trazer impactos econômicos, já que o Irã é um importante comprador da carne bovina brasileira, além de outros insumos, como milho, soja e açúcar. Não prevê, no entanto, riscos iminentes à segurança nacional e afasta a possibilidade de o Brasil entrar em uma espécie de “lista de inimigos” de Teerã. “Seria exagero. (…) Considerar o Brasil como um alvo (de guerra), até então, não vejo possibilidade”, diz.
Publicidade

Confira os principais trechos da entrevista.

Depois do assassinato do general Soleimani, o Itamaraty divulgou um comunicado em que expressa apoio aos americanos e se coloca disposto a ajudar para evitar uma “escalada de conflitos”. Como recebeu a posição do Brasil?

É um erro e uma falta de inteligência. O governo Bolsonaro não está sendo diplomático e não age de acordo com a democracia e a forma de pensar do povo brasileiro, que é pacífica. Falta informação e cultura. Apesar de ter sido eleito democraticamente, Bolsonaro tem sido uma decepção, inclusive para seus eleitores. É desprovido de conhecimento e preparo. Usa o pessoal e traz ao profissional. Quer se igualar a Trump, mas esquece que os EUA têm bala na agulha, dinheiro e poder, para assumir seus erros. O Brasil está sendo entregue de bandeja aos americanos.

Nos negócios, que consequências o Brasil pode sofrer como reflexo da tensão entre EUA e Irã?

Há uma perda grande no comércio para o Brasil com países árabes para ficar ao lado de Israel, que compra o mínimo, em termos comparativos. O Irã, até então o terceiro maior comprador de carne bovina do Brasil, também compra grãos, como milho e soja, e açúcar. Fiscalizava frigoríficos para o governo iraniano no Brasil e lembro que há quatro anos, em São Paulo, havia 33 frigoríficos trabalhando ativamente, todos os dias, produzindo para o Irã. Cada um havia cerca de 700 funcionários em uma linha de produção. Há um impacto econômico potencial sim.

O Brasil pode entrar para uma “lista de inimigos” do Irã?
Publicidade

Seria exagero. (…) Considerar o Brasil como um alvo (de guerra), até então, não vejo possibilidade. Dependendo da posição do Bolsonaro, de querer se unir aos EUA para atacar o Irã, o que está longe de acontecer, isso pode mudar. De qualquer forma, é importante considerar que uma relação diplomática leva anos para conquistar, e com poucas palavras, é destruída. E o que o governo brasileiro fez neste primeiro ano de governo não foi construir laços e abrir portas. O Brasil está se tornando um país evangélico, trabalhando a serviço de Israel e dos EUA.

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, e os principais comandantes militares do país prometem forte retaliação contra os EUA. No momento, 13 cenários são considerados. O que seria uma resposta contundente e à altura?

A princípio, é a retirada das tropas americanas de todo o Oriente Médio. Os EUA perdem muito com isso, porque os americanos lucram com o petróleo que exploram na região, e também com as guerras. O armamento do Estado Islâmico (EI) que o general Soleimani combateu, muitas vezes, era americano. O pretexto inicial era a acusação de que Saddam Hussein tinha armamento nuclear para atacar o mundo. Saíram e voltaram com a “desculpa” do EI, criada pelos próprios americanos. Hoje em dia não tem mais motivo para as tropas americanas estarem na região. O maior castigo, segundo o próprio líder supremo, é ter que deixar o Oriente Médio. Significaria uma primeira grande derrota.

Mas é suficiente? Se não, o que seria uma vingança adequada?
Publicidade

Não é suficiente e não existe uma resposta exatamente “à altura” do general que foi morto. Mas pelo que os iranianos tem gritado nas ruas, seria a cabeça do próprio Trump. O governo iraniano deixa claro que não é favorável de matar soldados, que são também civis. O líder supremo conscientizou o povo iraniano de que o povo americano não é inimigo, mas o governo americano. O povo americano jamais deve pagar o preço de um governo que explora, injusto e opressor. Acredito que teria que ser a cabeça de alguém influente do governo americano.

Acredita no risco iminente de uma guerra entre EUA e Irã?

Acredito que, por parte dos iranianos, a princípio, não. Os iranianos teriam força para atacar os americanos no Iraque. Não o fizeram, porque os EUA são protegidos por grandes organizações mundiais, mesmo depois de um ataque terrorista como este. Já o Irã, se jogar uma bomba, “é um país terrorista”. (…) O governo iraniano diz que se quisesse atacar já teria atacado. A intenção não é atacar, e, sim, uma guerra de inteligência. Não se pode agir pela emoção, apesar da cobrança da população iraniana nas ruas.

Pelo menos 50 pessoas foram mortas e 213 ficaram feridas no que seria hoje o funeral de Soleimani. Nesta terça-feira, houve uma grande manifestação em diversas cidades do Irã. O povo iraniano está mais unido?

Sim. Até então o povo iraniano saía nas ruas contra o governo pelo aumento das mercadorias, da gasolina, e dos embargos americanos. Agora, com 15 milhões de iranianos nas ruas do país, segundo estimativa do governo, houve uma união, provocada pela morte do general Soleimani. Uma união de sunitas, xiitas, zoroastristas, judeus e até pessoas que são contra a Revolução Islâmica. Todos se juntaram para gritar “morte à América”. O povo iraniano está com muito mais sede de vingança do que o próprio governo.

Como avalia a situação do general iraniano Esmail Ghaani, que substituiu Soleimani?

Tem a mesma posição, uma grande experiência, e um ponto a mais: terá a liberdade em atuar um pouco a mais do que o Soleimani na região devido à periculosidade já demonstrada pelos americanos. Deve ter autorizações para agir sem a autorização do líder supremo.

Qual é o entendimento da comunidade iraniana que mora no Brasil sobre as motivações do assassinato?

Foi uma tática intimidatória, uma demonstração de força Os EUA tentaram ganhar referência para mostrar que não têm medo dos iranianos e estão prontos para atacar. (…) O general Soleimani representava o controle do Oriente Médio. Era quem dava equilíbrio e segurança à região. Se não fosse ele, Israel já teria exterminado o povo palestino, invadido boa parte do Irã, Síria e Iraque, por exemplo.

Por Veja

Professor universitário cearense morre atropelado na Colômbia

Professor brasileiro morreu em atropelado em acidente na Colômbia — Foto: Arquivo pessoal

O professor universitário cearense João Jaime Giffoni Leite, de 37 anos, morreu na manhã desta terça-feira (7) na ilha de San Andrés, na Colômbia, atropelado por um furgão.

Ele andava pela calçada com o companheiro, Adamo Figueiredo Nogueira Mesquita, 30, quando o motorista do automóvel perdeu o controle do veículo e invadiu a calçada, segundo autoridades colombianas informaram a familiares e amigos do professor brasileiro.

De acordo com Ribamar Junior, coordenador do campus do Centro Universitário Fametro (Unifametro), onde João Jaime dava aulas, os dois estavam no país há poucos dias, em uma viagem a turismo. João Jaime sofreu politraumatismo e faleceu na hora.

Adamo Figueiredo também se feriu no acidente. Ele foi levado com vida para um hospital da região. O coordenador não soube informar o estado de saúde de Adamo.

Conforme a imprensa local, o motorista que causou o acidente trabalhava em um veículo de um supermercado. As autoridades colombiana investigam as causas do atropelamento.

Nota de pesar

João Jaime dava aulas para os cursos de Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Estética e Cosmética, Fisioterapia e Nutrição da Unifametro. A instituição lançou nota de pesar e afirmou que o docente era "muito querido por toda a comunidade acadêmica".

"A Unifametro reitera sua solidariedade à família do professor João Jaime e declara o extremo respeito à sua memória, bem como o agradecimento pela sua imensa contribuição para a instituição", declarou o Centro Universitário.

Por G1 CE

Recurso do pré-sal é 100% investido no Fundo Municipal de Previdência pela Prefeitura de Cabrobó


No último dia 31 de dezembro, a Prefeitura Municipal de Cabrobó recebeu R$ 1.276.727,93 -recurso oriundo da cessão onerosa do pré-sal- o valor foi 100% destinado para o Fundo de Previdência de Cabrobó.

Essa é a primeira vez que o Fundo Previdenciário de Cabrobó, recebe aporte de valores com o intuito de capitalizar o fundo. Com o valor de quase R$ 1,3 milhão, o fundo iniciou 2020 em dias com o salário dos aposentados e garantindo o pagamento integral do 13º.

O prefeito de Cabrobó, Marcílio Cavalcanti, destacou que o investimento total do valor recebido, é uma forma de garantir o pagamento em dia dos salários dos aposentados que tanto ajudaram a construir Cabrobó.

“O Fundo Previdenciário de Cabrobó vinha sofrendo nos últimos tempos por administrações anteriores e a falta de recursos; desde o primeiro momento que recebemos a notícia dos valores da cessão onerosa do pré-sal, não pensamos duas vezes, que todo o valor seria investido no Fundo Previdenciário de Cabrobó, para garantirmos os direitos de nossos aposentados que tanto lutaram para Cabrobó ser hoje essa cidade bela.” – destacou Marcílio Cavalcanti.

Via Blog do Didi Galvão

Pedidos de aposentadoria estão parados à espera de adaptação de sistema às novas regras da Previdência


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou nesta terça-feira, 7, que não há previsão de quando os pedidos de aposentadoria feitos por trabalhadores que se encaixam nas novas regras da Previdência serão deliberados pelo instituto.

Segundo a autarquia, a demora ocorre porque os cálculos e as deliberações sobre os valores das benesses a serem concedidas são feitas por meio dos sistemas que, atualmente, estão passando por ajustes. Além disso, tais apurações não são feitas manualmente pelos servidores. Seis sistemas de concessão, manutenção e pagamento de benefícios previdenciários (Prisma, Sibe, Sabi, Plenus, Sispagben e SUB), estão sendo atualizados para adequação às novas regras, que estão em vigor desde novembro, após a promulgação da reforma.

O INSS afirma que o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), uma espécie de extrato das contribuições previdenciárias, também está sendo atualizado, assim como o simulador de aposentadoria (acessado no Meu INSS). Ou seja, quem tentar simular quando poderá se aposentar pelo site do instituto, não irá conseguir devido a atualização.

O INSS afirma que quem já tinha direito ao benefício antes da promulgação da reforma não é prejudicado pela atualização. “as adaptações dos sistemas não geram nenhum impacto na rotina de análise dos requerimentos feitos por quem já possuía direito adquirido antes da publicação da emenda, ou seja, a análise dos requerimentos, feitos conforme as regras anteriores, segue normalmente”.
Publicidade

A reforma da Previdência fixou uma idade mínima de 65 anos para os homens e 62 anos para mulheres, extinguindo assim a aposentadoria por tempo de contribuição. No entanto, segurados que já estavam no mercado de trabalho e contribuindo para a Previdência podem pedir o benefício com base nas regras de transição. Ao todo, há cinco regras diferentes para segurados do INSS que podem levar a aposentadoria antes da idade mínima.

Concessão de auxílios está normal

De acordo com o INSS, funcionam normalmente “os sistemas para concessão de salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão, benefícios de prestação continuada ao idoso e à pessoa com deficiência (BPC) e a pensão especial destinada a crianças com microcefalia decorrente do Zika Vírus”. Tais benefícios somam mais da metade de toda demanda de segurados recebida diariamente pelo INSS.

Agência Brasil

Petrolândia: Petroclínica divulga as especialidades médicas para esta quarta (08/01/2020); confira e marque sua consulta




A Petroclínica, localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, nº 436, na Quadra 09 de Petrolândia, informa o calendário de atendimento para esta quarta-feira, 08 de janeiro de 2020 de 2019.

Agendamento de consultas e mais informações: 87 99805-0774 ou 3851-2333.

Atendimento nesta terça feira :
Quarta feira
Dr. Rommel Alencar (fisioterapia)
Dr Igaro cordeiro (cirurgião dentista)
Dra Socorro Carvalho (ginecologia e ultrassonografia)
Dra Raylla França (clínico geral)
Dra Cicera Elisane (fisioterapia)
Dra Joane Barboza ( preventivo com câmera)

A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:
Veja abaixo nome dos profissionais

*Dr Rommel Alencar- fisioterapia em geral

*Dra Nubia Lopes - ginecologia e ultrassonografia

*Joane Barboza - preventivo com câmera, depilação a Luz intensa pulsada e drenagem linfática

*Dr Alexandre Salomao - Endoscopia Digestiva alta/ gastroenterologia

*Dr Igaro cordeiro - cirurgião dentista (canal em sessão única )

*Dra Cicero Elisane- fisioterapia em geral e a domicílio

*Dra Socorro Carvalho- ginecologia e ultrassonografia em geral

*Dr Italo Porto -psicologia

*Dra Lariça Bulhoes - pediatria e dermatologia clinica

* Dr Marcos Bispo -Endoscopia digestiva/ gastroenterologia

*Dr Emílio Araújo- psiquiatria

*Dr Magnun Aurélio - clínico geral

*Dra Andreza carvalho -psicologia

*Dra Gizele Rodrigues- nutricionista

*Vicente Monteiro- otorrinolaringologia

*Dra Bruna Lopes - cirurgiã dentista

*A Petroclínica também realiza Mamografia Digital

Blog de Assis Ramalho
Informação: Petroclínica

SAF Premiado divulga os ganhadores (28/12/2019/ 04/01/2020 - em Petrolândia a unidade da Rede SAF fica localizada na Av. Manoel Borba


O cliente da Rede SAF que mantém o pagamento em dia agora concorre a cartões de crédito, no valor unitário de R$ 500,00. A promoção SAF Premiado passa a sortear R$ 100 mil em prêmios, distribuídos em 200 cartões que serão sorteados aos sábados.

Veja nomes dos ganhadores das datas de 28/12/2019 e 04/01/2020, e as respectivas cidades onde moram.

Ganhadores
28/12/2019 Gilmara dos Santos B. Justino Juazeiro-BA 33764
28/12/2019 Elis Patricia de C. Passos Casa Nova BA 91199
28/12/2019 Sheila Souza Silva Paulo Afonso BA 117885
28/12/2019 Joselia Maria de Sá Itacuruba- PE 144461

Ganhadores
04/01/2020- Gelcivan Mota dos Reis - Quinjingue BA- 118478
04/01/2020- Eduardo Jose Veras -_ Petrolina PE- 141944
04/01/2020- lourdes de oliveira Souza - Juazeiro BA - 39895
04/01/2020 - Maria Cardoso dos Santos - Petrolina PE- 100844

Já fez seu plano da Rede SAF? A loja da unidade da Rede SAF em Petrolândia conta escritório e sala de homenagem (velório), para apoiar familiares, amigos e parentes na organização da despedida de um ente querido.

Visite a unidade da Rede SAF, localizada na Avenida Manoel Borba, no centro de Petrolândia, e conheça os planos disponíveis, inclusive com opção de cremação.

SAF premiado, um show de prêmios todo sábado para você. E em breve mais um super prêmio! REDE SAF – Um plano que vale por muitos!

Petrolândia: Vereador Dedé de França entrega kit de piscicultura e ouve demandas da população da aldeia Brejinho da Serra



No dia 22 de dezembro de 2019 o vereador por Petrolândia, Dedé de França, esteve presente na sede da Associação dos índios Pankararus da aldeia Brejinho da Serra. Na ocasião o vereador levou cestas básicas, e também fez ato de entrega de um kit de piscicultura. Em uma roda de conversa Dedé de França ouviu várias demandas dos moradores, tendo se comprometido em fazer uma reunião junto com a diretoria da Associação para ver as possibilidades de soluções para aquela comunidade.

Na oportunidade o presidente da Associação dos Índios Pankararu, Jairo, fez agradecimento aos deputados Fernando Filho (federal) e Antônio Coelho (estadual), e a toda  equipe da Codevasf.

Jairo também fez agradecimento ao vereador Dedé de França e a prefeita Janielma Souza pelo apoio que deram para que fosse possível a aquisição do kit para a Associação dos Índios Pankararus.

Ver abaixo mais fotos do evento





 



Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação/Assessoria do Vereador Dedé de França

Petrolândia: Dra Ilka Gominho (Ginecologista Obstetra) atende nesta quarta (08/01) na MedClinic; agende sua consulta!.


A MedClinic Clínica Especializada informa que Dra Ilka Gominho (Ginecologista Obstetra) atenderá na Medclinic nesta quarta-feira 08 de janeiro de 2020.

Agende sua consulta pelos telefones: (87) 3851-1879 (87) 99627-3816 e (87) 99630-2907

Dra Ilka Gominho
Ginecologista e obstetra
Acompanhamento de gestantes
Preventivo
Colposcopia
Pré-natal

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.


Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic

Petrolândia tem Laboratório de Análises Clínicas LABSIM - Confiança e precisão nos resultados (Coleta Domiciliar)



Em Petrolândia a Clínica Mais Saúde fica localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia - Agende sua marcação pelo cel: 87 9.9659-3298 - tel. 87 - .3851-0533
Divulgação/ Clínica Mais Saúde


Petrolândia Classificados: VENDE-SE uma moto Fan 150 ESDI 2015; interessados devem procurar Euclides Modas





VENDE-SE uma moto Fan 150 ESDI 2015 (fotos acima). Interessados devem procurar Euclides Modas pelos telefones: (87) 3851-1212 ou 3851-2160 Celular: (87) 9.9992-6350.

Euclides compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.
Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.

A loja Euclides Modas, que também negocia com calçados e confecções, está localizada no centro de Petrolândia, na Rua 15 de Novembro, por trás do Supermercado Rodolfo, do empresário Chiquinho.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Euclides Modas/divulgação

Nasa anuncia descoberta de planeta do tamanho da Terra


A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou nessa segunda-feira (6) a descoberta de um planeta do tamanho da Terra, a orbitar uma estrela a uma distância que torna possível a existência de água, em área identificada como habitável.

O planeta é chamado de "TOI 700 d" e está relativamente próximo da Terra, a 100 anos-luz de distância, informou a agência.

A descoberta foi feita pelo satélite Tess, "projetado e lançado especificamente para encontrar planetas do tamanho da Terra e a orbitar estrelas próximas", explicou o diretor da Divisão de Astrofísica da Nasa, Paul Hertz.

Outros planetas semelhantes foram descobertos antes, principalmente pelo antigo telescópio espacial Kepler, mas este é o primeiro do Tess, lançado em 2018.

O Tess descobriu três planetas a orbitarem a estrela, denominados "TOI 700 b", "c" e "d". Somente o "d" está na chamada área habitável. É quase do tamanho da Terra (20% a mais), circula a estrela em 37 dias e recebe o correspondente a 86% da energia fornecida pelo Sol à Terra.

Os pesquisadores geraram modelos baseados no tamanho e tipo da estrela, a fim de prever a composição da atmosfera e a temperatura da superfície.

Uma das simulações, segundo a Nasa, indica um planeta coberto por oceanos, com "uma atmosfera densa dominada por dióxido de carbono, semelhante à aparência de Marte quando jovem, de acordo com as suposições dos cientistas".

Uma face deste planeta está sempre voltada para a sua estrela, como é o caso da Lua com a Terra, um fenômeno chamado de rotação síncrona. Essa face estaria constantemente coberta de nuvens, de acordo com este modelo.

Outra simulação prevê uma versão da Terra sem oceanos, onde os ventos soprariam do lado oculto em direção à face iluminada.

Vários astrônomos estão agora oservando o planeta com outros instrumentos, tentando obter novos dados que possam corresponder a um dos modelos previstos pela Nasa.

Por Agência Brasil

Goiana (PE) prorroga inscrições para concursos com 717 vagas e salários de até R$ 5,9 mil


A Prefeitura de Goiana, no Grande Recife, prorrogou as inscrições para os três concursos, que juntos somam 717 vagas para diferentes áreas e cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior.

O prazo inicial era o dia 29 de dezembro, mas cada uma das seleções passou a ter uma nova data.

As inscrições para as três seleções acontecem pela página do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), organizador dos certames. A taxa varia de acordo com o cargo pretendido, indo de R$ 60 a R$ 95, de acordo com os editais.


Os interessados em concorrer no certame que conta com 696 vagas imediatas de diferentes níveis de escolaridade tem até o dia 12 de janeiro para se inscrever. A seleção conta com provas objetivas, que tem caráter eliminatório, para todos os níveis de escolaridade.

O segundo edital tem uma vaga para procurador municipal, com remuneração de R$ 4.229, enquanto o terceiro tem 20 vagas para guarda civil municipal, com salários de R$ 998. Ambos inscrevem até o dia 26 de janeiro, segundo edital disponível no site do organizador do certame.

Confira os cargos, salários e vagas:

Concurso para a Prefeitura de Goiana

Cargo Remuneração Total de Vagas Inscrição
Agente administrativo R$ 998 20 R$ 65
Agente comunitário de saúde R$ 1.250 20 R$ 60
Agente de controle de endemias R$ 1.250 5 R$ 60
Agente de fiscalização de trânsito e transportes R$ 998 10 R$ 65
Agente de tributos R$ 998 3 R$ 65
Almoxarife R$ 998 2 R$ 65
Analista de controle interno R$ 1.924,56 2 R$ 95
Arquiteto R$ 5.988 2 R$ 95
Arquivista R$ 998 2 R$ 65
Artífice R$ 998 15 R$ 60
Assistente administrativo R$ 998 50 R$ 65
Assistente social R$ 4.216 5 R$ 95
Auditor fiscal R$ 4.229 2 R$ 95
Auxiliar administrativo R$ 998 2 R$ 65
Auxiliar de farmácia R$ 998 1 R$ 65
Auxiliar de saúde bucal R$ 998 10 R$ 65
Auxiliar de serviços gerais R$ 998 70 R$ 60
Auxiliar de serviços urbanos R$ 998 5 R$ 60
Biomédico R$ 1.924,56 1 R$ 95
Bioquímico R$ 2.700 1 R$ 95
Condutor/socorrista R$ 1.180 5 R$ 65
Contador R$ 3.454,31 1 R$ 95
Coveiro R$ 998 5 R$ 60
Cozinheira R$ 998 2 R$ 60
Cuidador R$ 998 3 R$ 65
Educador físico R$ 1.924,56 2 R$ 95
Enfermeiro R$ 1.924,56 5 R$ 95
Engenheiro agrônomo R$ 3.768,67 1 R$ 95
Engenheiro ambiental R$ 3.768,67 0 R$ 95
Engenheiro civil R$ 5.988 3 R$ 95
Farmacêutico R$ 3.423 1 R$ 95
Fiscal de obras R$ 998 2 R$ 65
Fisioterapeuta R$ 1.924,56 3 R$ 95
Laboratorista R$ 1.026,43 2 R$ 65
Médico auditor R$ 4.516,43 1 R$ 95
Médico cardiologista R$ 4.516,43 1 R$ 95
Médico cirurgião vascular R$ 5.315,88 1 R$ 95
Médico clínico geral R$ 5.057,79 5 R$ 95
Médico dermatologista R$ 3.653,10 1 R$ 95
Médico endocrinologista R$ 5.220,88 1 R$ 95
Médico gastroenterologista R$ 3.862,97 1 R$ 95
Médico geriatra R$ 5.091,96 1 R$ 95
Médico ginecologista R$ 4.149,15 1 R$ 95
Médico hansenologista R$ 2.396 1 R$ 95
Médico infectologista R$ 5.061,36 1 R$ 95
Médico mastologista R$ 2.396 1 R$ 95
Médico neurocirurgião R$ 4.533,26 0 R$ 95
Médico neurologista R$ 3.613,27 1 R$ 95
Médico neuropediatra R$ 3.613,27 0 R$ 95
Médico oftalmologista R$ 3.547,85 1 R$ 95
Médico ortopedista R$ 4.516,58 1 R$ 95
Médico otorrinolaringologista R$ 3.486,78 1 R$ 95
Médico pediatra R$ 4.763,50 1 R$ 95
Médico pneumatologista R$ 4.357,83 3 R$ 95
Médico reumatologista R$ 5.278,41 1 R$ 95
Médico ultrassonografista R$ 4.357,83 2 R$ 95
Médico urologista R$ 4.226,70 1 R$ 95
Merendeiro R$ 998 35 R$ 60
Motorista categoria a/b R$ 998 10 R$ 65
Motorista categoria d R$ 998 20 R$ 65
Nutricionista R$ 2.703 4 R$ 95
Odontólogo R$ 3.400 3 R$ 95
Operador de máquinas pesadas R$ 998 5 R$ 60
Pedagogo R$ 1.924,56 10 R$ 95
Professor de ensino fundamental anos finais - educação física R$ 2.455,35 12 R$ 75
Professor de ensino fundamental anos finais - letras/Libras R$ 1.848,51 2 R$ 75
Professor de ensino fundamental anos finais - língua inglesa R$ 1.848,51 5 R$ 75
Professor de ensino fundamental anos finais - matemática R$ 2.455,35 10 R$ 75
Professor de ensino fundamental anos finais - arte R$ 1.848,51 2 R$ 75
Professor de ensino fundamental anos finais - ciências R$ 1.848,51 3 R$ 75
Professor de ensino fundamental anos finais - geografia R$ 1.848,51 3 R$ 75
Professor de ensino fundamental anos finais - história R$ 1.848,51 3 R$ 75
Professor de ensino fundamental anos finais - língua portuguesa R$ 2.455,35 10 R$ 75
Professor de ensino infantil ao 5º ano R$ 2.308,03 200 R$ 75
Psicólogo R$ 1.924,56 4 R$ 95
Psiquiatra R$ 5.108,94 2 R$ 95
Recepcionista R$ 998 10 R$ 65
Técnico agrícola R$ 1.026,43 1 R$ 65
Técnico em contabilidade R$ 1.026,43 2 R$ 65
Técnico em edificação R$ 1.026,43 3 R$ 65
Técnico em enfermagem R$ 1.026,43 25 R$ 65
Técnico em farmácia R$ 1.026,43 1 R$ 65
Técnico em informática R$ 1.026,43 10 R$ 65
Técnico em prótese dentária R$ 1.026,43 1 R$ 65
Técnico em radiologia R$ 1.026,43 3 R$ 65
Técnico em segurança do trabalho R$ 1.026,43 2 R$ 65
Técnico em TI R$ 1.026,43 2 R$ 65
Terapeuta holístico R$ 1.924,56 1 R$ 65
Terapeuta ocupacional R$ 1.924,56 1 R$ 95
Procurador municipal R$ 4.229 1 R$ 95
Guarda civil municipal R$ 998 20 R$ 65

Por G1 PE

Governo Bolsonaro convoca Morgan Stanley para iniciar privatização da Caixa

Paulo Guedes e Pedro Guimarães, observados por Jair Bolsonaro (Foto: Presidência da República)
Sob a batuta de Paulo Guedes no ministério da Economia, o governo Jair Bolsonaro deve fechar a contratação do banco de investimento estadunidense Morgan Stanley para dar início ao processo de privatização da Caixa Econômica Federal (CEF) a partir de seu braço de seguros, a Caixa Seguridade.

Segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães – que é genro de Léo Pinheiro, ex-executivo da OAS que mudou sua delação para incriminar Lula – será uma espécie de garoto-propaganda do processo de privatização, participando de “roadshows” mundo afora com agentes do sistema financeiro.

Os planos da Caixa incluem o pedido da oferta pública inicial de ações junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no início de fevereiro e a precificação da operação em abril.

A privatização da Caixa Seguridade servirá de modelo para outras áreas que devem ser vendidas pelo banco estatal. O próximo da fila é a operação de cartões, cuja venda está prevista para junho.

Privatista
Especialista em privatizações, Pedro Guimarães assessorou a venda do Banespa e é sócio do banco de investimento Brasil Plural. Alçado à presidência da Caixa, o genro de Leo Pinheiro foi funcionário de Paulo Guedes no BTG Pactual.

Para privatização da Caixa, ele será assessora pelo Morgan Stanley, que foi criado pelo neto do banqueiro J.P. Morgan após a grade depressão nos EUA, em 1935, quando o governo estadunidense proibiu que bancos comerciais atuassem também na área de investimentos.

A fundação do Morgan Stanley por Henry S. Morgan em sociedade com Harold Stanley permitiu que a família Morgan atuasse nos dois ramos, com J.P. seguindo à frente da linha comercial.

Por Forum

Marido mata mulher a tiros e joga vítima de carro em movimento em viaduto no Ceará

O homem foi capturado próximo ao cruzamento das ruas Gustavo Sampaio com Raimundo Arruda, na Parquelândia

Um homem atirou na esposa e a jogou do carro em movimento no viaduto do bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, nesta terça-feira (7). A mulher foi socorrida por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas teve morte cerebral. O homem tentou cometer suicídio durante a fuga, mas foi capturado por equipes do Raio. O casal tem dois filhos.

De acordo com a Polícia Militar, o homem efetuou três disparos contra a vítima, a empurrou do veículo e, em seguida, atirou pela quarta vez na cabeça da mulher. O suspeito tentou fugir do local, mas a placa do automóvel foi identificada por policiais do Raio.

Os agentes de segurança atiraram nos pneus do veículo. Na perseguição, o homem tentou suicídio com um tiro na boca e com cortes de tesoura na altura do pescoço. Ele foi capturado e socorrido para o Instituto Doutor José Frota (IJF), no centro de Fortaleza.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Delegacia de Defesa da Mulher investiga as circunstâncias do crime. Um revólver calibre 38 foi apreendido.

Por Diário do Nordeste

Prefeitura de Palmares (PE) abre inscrições para processo seletivo com 470 vagas e salários de até R$ 7 mil


Estão abertas as inscrições para processo seletivo com 470 vagas para todos os níveis de escolaridade em Palmares, Mata Sul de Pernambuco. As oportunidades são para as secretarias de Saúde e Educação, e os salários variam de R$ 998 a R$ 7 mil. Os aprovados vão ser contratados pelo período de um ano.

>>Confira o edital na edição 2489 do Diário Oficial da Amupe

No total, são 258 vagas para a Secretaria Executiva Municipal da Educação e 212 para a Secretaria de Saúde. Conforme consta no edital, 5% das vagas totais serão reservadas para pessoas com deficiência.

As inscrições vão até o dia 13 de janeiro. Os interessados devem se inscrever por meio do site da Famasul ou na Sede da Biblioteca Municipal Fenelon Barreto. A taxa de inscrição varia de acordo com a escolaridade exigida para cada cargo, que vai de R$ 30 a R$ 70.

Por G1 Caruaru


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Tumulto no funeral de general iraniano deixa ao menos 35 mortos

Iranianos acompanham cortejo com o corpo do general Qassem Soleimani, nesta terça-feira (7), em Kerman, no Irã — Foto: Mehdi Bolourian / Fars Agência de Notícias / WANA (Agência de Notícias da Ásia Ocidental) via Reuters
Vítima de tumulto recebe massagem cardíaca durante funeral de general iraniano em Kerman, no Irã, nesta terça-feira (7) — Foto: Associated Press

Milhares de pessoas participam nesta terça-feira (7) do cortejo que segue o corpo do general iraniano Qassem Soleimani, em Kerman, sua cidade natal. Um tumulto durante a despedida do comandante, que foi vítima de um ataque americano no Iraque, deixou dezenas de mortos e feridos.

O balanço de vítimas ainda é incerto. A TV estatal afirma que 35 pessoas morreram, mas a agência Fars diz que esse número é de, no mínimo, 40. O número de feridos chegaria a 200, segundo a Fars.

A elevada quantidade de participantes do cortejo fúnebre provocou um atraso no sepultamento, que acontecerá no Cemitério dos Mártires, após quatro dias de homenagens. A alteração no horário foi divulgada depois da confusão.

Imagens da TV estatal mostram os iranianos nas ruas de Kerman carregando bandeiras do Irã e imagens do general, enquanto hinos de luto soam de alto-faltantes. Durante o cortejo, autoridades discusaram, entre elas o ministro de Relações Exteriores, Mahammad Zarif.

As homenagens a Soleimani, que era considerado um herói nacional, começaram no sábado (4), no Iraque, e passaram por várias cidades, como Bagdá, Karbala e Najaf, consideradas sagradas pelos muçulmanos xiitas.

No domingo (5), o corpo seguiu para o Irã. O cortejo começou pela cidade de Ahvaz, no sudoeste do país, passou por Mashhad, na região nordeste, e seguiu para Teerã. Na capital iraniana, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, chegou a chorar durante uma homenagem a Soleimani.

A mobilização popular lembrou as massas que se reuniram em 1989 para o funeral do fundador da República Islâmica, o aiatolá Ruhollah Khomeini, segundo Reuters.

Forças americanas 'terroristas'


O Parlamento do Irã aprovou por unanimidade nesta terça uma moção que declara todas as forças americanas e o Pentágono como "terroristas". Após a votação, os delegados cantaram "Morte à América", de acordo com a agência de notícias estatal iraniana Irna.

Na mesma sessão, o parlamento também aprovou um orçamento ampliado para a Força Quds, que Soleimani chefiou.

Khamenei pede ataque direto

O líder supremo do Irã, o Ali Khamenei, participou de um encontro no Conselho de Segurança Nacional para estabelecer os parâmetros da reação do seu país ao ataque americano que matou o general. Ele orientou que a retaliação seja um ataque direto e proporcional aos interesses americanos, abertamente realizado pelas próprias forças iranianas, de acordo com relatos de fontes do jornal americano “The New York Times”.

Iranianos barrados


Um grupo de mais de 100 americanos com ascendência iraniana foram barrados na fronteira dos EUA, em Washington, quando voltavam de férias do Canadá. De acordo com o jornal “The New York Times”, eles foram questionados pelos agentes de segurança sobre a crise entre os Estados Unidos e o Irã. Um engenheiro de software da Microsoft foi questionado sobre o serviço militar que prestou no passado. O governador Jay Inslee declarou que a “detenção” de pessoas foi inapropriada.

Soldados no Iraque

O governo alemão retirou um pequeno número de soldados do Iraque por questões de segurança. Eles foram enviados para Jordânia e Kuwait. Até então, a Alemanha mantinha 120 militares no país com a função de treinar as forças iraquianas.

A Eslováquia também anunciou que vai realocar temporariamente seus sete soldados que estavam no país para uma missão de treinamento da Otan.

Ataque e a escalada da tensão


O general Qassem Soleimani e sua comitiva foram alvos de um ataque com drones perto do aeroporto de Bagdá, no Iraque, na quinta-feira (2).

Soleimani, de 62 anos, comandava a Força Quds, uma unidade de elite da Guarda Revolucionária Iraniana com atuação no exterior e era considerado o segundo homem mais poderoso do Irã, abaixo apenas do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei.

Os Estados Unidos, que classificam Quds como uma força terrorista, acusaram Soleimani de estar "ativamente desenvolvendo planos para atacar diplomatas americanos e membros do serviço no Iraque e em toda a região".

O general era apontado como o cérebro por trás da estratégia militar e geopolítica do país.

O Irã prometeu se vingar da morte de Souleimani e, em resposta, Trump disse que atacará 52 alvos iranianos caso os norte-americanos sejam alvo de alguma ação iraniana.

O Irã anunciou que seu trabalho de enriquecimento de urânio não respeitará mais o acordo nuclear de 2015, que limitava o nível de enriquecimento a 3,6%, e que sua produção não terá mais restrições.

Por G1

Petrolândia/Bairro Nova Esperança: Familiares e amigos se despedem de Danielzinho






O último adeus a Daniel Heleno dos Santos, popularmente conhecido como Danielzinho, foi marcado por forte comoção de familiares e amigos no Cemitério São Francisco, em Petrolândia, na manhã desta terça-feira, 07 de janeiro de 2020.

Após o velório realizado na residência da família, no Bairro Nova Esperança, em Petrolândia, o cortejo fúnebre dirigiu-se ao Cemitério de Petrolândia por volta das 08 horas

Pessoa bastante querida no Bairro Nova Esperança, local onde residia com a família, Danielzinho tinha problemas mentais, vindo a falecer na manhã de ontem em sua residência - por morte natural. Ao amanhecer a mãe teria estranhado a demora de Danielzinho em se levantar da cama (costumava acordar cedinho), e ao entrar no quarto percebeu que o filho se encontrava sem vida, em cima de sua cama. A morte natural foi constatada após a chegada de um médico que prestava serviços no PSF do Bairro Nova Esperança.

O adeus a Danielzinho, que tinha 20 anos, foi acompanhado por dezenas de parentes e amigos, em momento de despedida daquele que só trouxe alegria para as pessoas que o cercavam.

Em instante de de muita emoção, o corpo foi sepultado sob aplausos à sua memória

À família enlutada, nossos pêsames.

 (Vídeo) Petrolândia/Bairro Nova Esperança: Familiares e amigos se despedem de Danielzinho


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos do cortejo: Assis Ramalho/BlogAR
Foto de Danielzinho: Alexandre Sertão


Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta terça-feira, 07 de janeiro de 2020; veja lista


Mudam de idade hoje (Terça-feira 07 de janeiro de 2020) e queremos aqui dedicar este dia especial a Rosângela Souza, Leila Piancó , Karlla Moura, Karlla Moura, Ilka Ferreira, Elisangela Pereira, João Breno Calaça, Ana Lucia Lucia, Maria Cicera e Sylla Gomes

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho