Postagens

Mostrando postagens de Março 3, 2016
Publicidade

Petrolândia e região têm agora os serviços da ALTO Arquitetura e Urbanismo, dos jovens Aline Candeia e Cleristton Martins

Imagem
A partir desta semana, Aline Candeia e Cleristton Martins iniciam as atividades da ALTO Arquitetura e Urbanismo, em Petrolândia. Aline é Arquiteta e Urbanista, formada pela Universidade Maurício de Nassau, e Cleristton acadêmico de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Esuda, técnico em edificações pelo IFPE, com experiência acadêmica internacional adquirida na Universidade Estadual de Portland nos Estados Unidos, onde estudou pelo período de um ano e meio.

Após deixarem Petrolândia para ingressar na faculdade de arquitetura em Recife, a dupla retorna com a missão de aplicar na cidade natal todo o conhecimento adquirido na vida acadêmica, visando o desenvolvimento local, através da prestação de serviços compatíveis com o que há de mais moderno no mercado, atuando com ética e respeito aos anseios de seus clientes. 
Pela página do facebook, é possível acompanhar os trabalhos realizados pelos jovens profissionais, que já estão com novo projeto em vista da loja Terra Fértil em Floresta-PE…

CPI das Faculdades Irregulares apura denúncias de novos esquemas ilegais

Imagem
Além da atuação de agentes que vêm captando alunos lesados para outras instituições, há informação de que estaria havendo oferta de serviços advocatícios. (Foto: Jarbas Araújo)
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a atuação irregular de instituições de Ensino Superior em Pernambuco apurou, em reunião nessa quarta-feira (2), denúncias de que continua – e tem desdobramentos – o esquema que promete diplomas de graduação a alunos de cursos de extensão. Além da oferta de serviços advocatícios, que estariam utilizando ilegalmente o nome da CPI, a Comissão busca esclarecer ainda a possível atuação de agentes que vêm captando pessoas lesadas e as direcionando para instituições que prometem “aproveitar” o que o aluno já estudou.

Sócio da Faculdade Anchieta, Jabes Moura declarou que não responde pela direção da instituição desde julho de 2014, quando se afastou do trabalho por motivos de saúde. Moura alegou que desconhece a oferta de cursos de extensão pela Anchieta e que não…

Secretários estaduais de Educação querem mudanças no ensino médio

Imagem
O ensino médio é hoje a etapa de ensino com os piores resultados do sistema educacional brasileiro.
A Base Nacional Comum Curricular não oferece respostas ao ensino médio e induz à manutenção do modelo atual, segundo secretários estaduais de Educação. Em reunião em Brasília, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) divulgou hoje (3) uma carta na qual sugere mudanças no documento, que está atualmente em discussão.

A base está prevista em lei, no Plano Nacional de Educação (PNE), e vai fixar conteúdos mínimos que os estudantes devem aprender a cada etapa da educação básica, que vai da educação infantil ao ensino médio. A expectativa é que o documento fique pronto até junho deste ano. Qualquer pessoa pode contribuir com sugestões e críticas por meio do site do Ministério da Educação, até o dia 15 de março.

Corpo de neto de Chico Anysio é encontrado, e mãe desabafa em rede social

Imagem
Nizo Neto com o filho Rian e a ex-mulher Brita Brazil
Marcia Brita Brazil, mãe de Rian Brito, publicou mensagem em sua página pessoal no Facebook nesta quinta-feira (3) em que confirma a perda e critica especulações sobre a causa da morte do jovem, que estava desaparecido desde o último dia 23 e teve o corpo encontrado nesta manhã, na Praia do Valão, na Reserva de Jurubatiba, em Quissamã, no norte fluminense.

Marcia e Nizo Neto, pai do jovem e filho do humorista Chico Anysio, estiveram no IML de Macaé (RJ), nesta tarde, para fazer o reconhecimento do corpo, que, segundo o tenente Amaro Garcias, coordenador da Defesa Civil de Quissamã, estava com a pulseira, cordão e a bermuda que Rian usava quando desapareceu. De acordo com a Polícia Civil, o corpo foi identificado por impressão digital.

Às 18h20, um carro funerário deixou o IML com o corpo de Rian, rumo ao Rio de Janeiro. Dez minutos depois, a família deixou o local sem falar com a imprensa. De acordo com o Memorial do Carmo, no Caj…

Delcídio diz em nota que não confirma teor de reportagem sobre delação

Imagem
Novo delator da Operação Lava Jato, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) afirmou nesta quinta-feira (3), por meio de nota, que não confirma o conteúdo da reportagem publicada na edição desta semana da revista "IstoÉ", que traz detalhes sobre os depoimentos que ele prestou à Procuradoria Geral da República (PGR).

No comunicado, assinado conjuntamente por Delcídio e pelo advogado Antonio Augusto Figueiredo Basto, responsável pela defesa do parlamentar do PT, ressaltaram que, por não conhecer a origem dos documentos que basearam a reportagem da revista, não poderiam reconhecer a autenticidade do material.

"À partida, nem o senador Delcídio, nem a sua defesa confirmam o conteúdo da matéria assinada pela jornalista Débora Bergamasco. Não conhecemos a origem, tampouco reconhecemos a autenticidade dos documentos que vão acostados ao texto", diz trecho da nota divulgada por Delcídio.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em respeito ao povo brasileiro e ao interesse público, o Senado Del…

Seplag anuncia novidades para o PFC 2016

Imagem
Foto: Douglas Fagner
A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) lançou, nesta quinta-feira (3), a edição 2016 do Programa de Formação Continuada (PFC). O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e contou com a presença do secretário Danilo Cabral, que foi o responsável pela abertura da solenidade. Ele ressaltou que o Modelo de Gestão Todos por Pernambuco, reconhecido pela sociedade e por especialistas, é responsável pela eficiência do Governo do Estado.

“Os avanços dos últimos anos, em Pernambuco, foram alcançados em um cenário econômico e fiscal favorável. Hoje vivemos uma realidade de crise, mas encaramos isso como uma janela de oportunidades. Por isso, reafirmamos a importância do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco como uma ferramenta para fazer uma gestão eficiente, que nos permite fazer mais com menos”, afirmou. O secretário destacou que o PFC, além da valorização dos servidores, é uma peça fundamental neste momento em que é preciso adaptar as co…

Parentes do prefeito de Batalha, no Sertão de Alagoas, são mantidos reféns

Imagem
Batalha, Sertão de AL
Quatro pessoas da família do prefeito de Batalha, Aloísio Rodrigues de Melo, foram mantidas reféns durante um assalto que ocorreu na noite de ontem (2) em Batalha, Sertão de Alagoas. Na casa estavam a irmã do prefeito, Rita Vanderley, a filha dela, o genro e o neto.

De acordo com relatos de amigos da família os suspeitos chegaram por volta das 23h, na residência de Rita Vanderley, que fica localizada na Avenida Muniz Falcão, Centro da cidade.

Armados com revólveres, os bandidos renderam as vítimas e sob ameaça de morte as mantiveram reféns durante toda a ação criminosa.

Os assaltantes roubaram TVs e outros aparelhos eletroeletrônicos, além de dinheiro, celulares e outros pertences das vítimas.

Fotos do corpo do neto de Chico Anysio caem nas redes sociais

Imagem
Integrantes da equipe de resgate no local onde o corpo de Rian foi encontrado (Foto: Amaro Mota/Site Ururau)
Poucas horas depois da divulgação da notícia de que o corpo de Rian Brito, neto de Chico Anysio, foi encontrado no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, em Quissamã, no Norte Fluminense, fotos que seriam do jovem, de 25 anos, começaram a circular nas redes sociais. As imagens mostram as equipes de buscas na praia junto ao corpo.
Quatro imagens estão ciruculando nas redes sociais. Uma delas foi feita por um fotógrafo profissional e mostra bombeiros, guarda-vidas e policiais civis no local. As outras três, que exibem o corpo, ainda têm autoria desconhecida. Elas começaram a circular em grupos de militares no WhatsApp.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, não se pronunciaram sobre o caso até a publicação da matéria.

Petrolândia: Confira programação do Bar e Restaurante Donna Júlia para esta quinta, sexta e sábado

Imagem
Nesta quinta-feira (03) a partir das 20h00 o Bar & Restaurante Donna Júlia, na Orla de Petrolândia, recebe o cantor Meickson Nick - a noite da sofrência - . Amanhã (04), a partir das 21h00, é a vez de Edir Ferreira cantar o melhor da MPB Classe A. No sabadão (05), a partir das 22h00, a atração musical ficará por conta de Heberty Henrique - noite da Jovem Guarda -.

 Na sexta e no sábado, na compra de uma pizza o refrigerante é grátis.

Compareça, prestigie nossos artistas e saboreie o cardápio do Bar e Restaurante Dona Júlia, administrado por Callynny e Leonardo.

Em um ambiente extremamente familiar e aconchegante, o estabelecimento comercial fica localizado na Avenida Dep. Milvernes Cruz Lima, na orla da cidade.

Os empresários Leonardo e Callynny também são proprietário do Restaurante Dona Júlia, que fica localizado na Av. Djalma Wanderley, 397-B (pátio do Posto Rodrigás), também em Petrolândia (PE).

Os dois estabelecimentos comerciais são parcerias do Blog de Assis Ramalho e da 

Reunião com comunidades de Pernambuco encerra caravana da CNBB

Imagem
MI e religiosos estreitam diálogo com representantes de órgãos públicos, agricultores e moradores em Salgueiro (Foto: Ascom MI)
Uma missa em Salgueiro (PE) e uma reunião com agricultores e representantes de órgãos públicos e de comunidades tradicionais, nesta quinta-feira (3/3), marcou o encerramento da caravana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelas estruturas do Projeto de Integração do Rio São Francisco e barragens que receberão as águas do empreendimento.

Uma delegação do Ministério da Integração Nacional (MI) acompanhou os religiosos durante os quatro dias de visitas, nos estados de Ceará, Paraíba Pernambuco e Rio Grande do Norte, por onde passam as obras. “Conseguimos aprimorar o esforço grande que o governo federal faz para conduzir esse empreendimento”, disse o assessor especial do Ministro da Integração Nacional, Irani Ramos.

Em votação unânime, Supremo abre ação penal contra Eduardo Cunha

Imagem
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (3) abrir ação penal contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e a ex-deputada federal e atual prefeita de Rio Bonito (RJ), Solange Almeida, pelos crimes de corrupção. Com a decisão, Cunha passa à condição de primeiro réu nas investigações da Operação Lava Jato que tramitam na Corte.

A votação, que começou na sessão de ontem (2), foi unânime (10 votos a 0) quanto às acusações contra o presidente da Câmara.

Os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli, além de votar pelo recebimento da denúncia contra Cunha, votaram pela rejeição da denúncia contra Solange Almeida (8 votos a 2). Seguiram o relator, Teori Zavascki, pelo recebimento da acusações contra Cunha, os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Marco Aurélio, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski.

Paulo Câmara autoriza contratação de 2.548 profissionais de saúde

Imagem
Desse total, são 207 médicos e 487 enfermeiros. A convocação também inclui 428 trabalhadores de Nível Superior e 1.426 do Nível Médio
O governador Paulo Câmara autorizou, na manhã desta quinta-feira (03), a contratação de profissionais de saúde. Serão nomeados 2.548 servidores aprovados nos últimos dois concursos públicos (2013 e 2014) realizados pela administração estadual para a área.

Desse total, são 207 médicos e 487 enfermeiros. A convocação também inclui 428 trabalhadores de Nível Superior e 1.426 do Nível Médio, que vão fortalecer o atendimento em 17 unidades. A ampliação da mão de obra local dialoga com o aumento da demanda – devido à crise econômica, as epidemias de zika, chikungunya e dengue.

Petrolândia: Loja Sonho de Criança anuncia chegada de novidades

Imagem
Dona Dodô; proprietária da Loja Sonho de Criança
A loja Sonho de Criança, de Petrolândia, anuncia a chegada de novos lançamentos. Os últimos lançamentos em Enxoval para bebês confecções e artigos infantis, objetos de decoração, brinquedos e muitos mais produtos para a sua criança, você encontra na loja da empresária Dodô.

A Loja Sonho de Criança, que tem a organização de dona Dodô, agradece a sua preferência. Loja Sonho de Criança é parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.

Artigos de decoração, enxoval, moda infantil e acessórios você encontra na loja Sonho de Criança, localizada na rua São Francisco, próximo ao estabelecimento de Manoel Ouricuri
Celular (87) 3851-1947

Ver fotos, clique >Loja Sonho de Criança anuncia chegada de novidades
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Juazeiro: Ata com resultado do plebiscito no Mandacaru é entregue ao Presidente Damião Medrado

Imagem
O Presidente da FMAMEAJ – Federação das Associações de Juazeiro, Francisco Odécio (Chico Bito) entregou na abertura da sessão de terça-feira, 01/03 ao Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Damião Medrado (PSD) a ata de consulta popular, o plebiscito, realizado no povoado Mandacaru, interior de Juazeiro.

O plebiscito, com a finalidade de auscultar os eleitores sobre a transformação do povoado em distrito do município de Juazeiro, contou com 700 votantes, sendo 697 deles favoráveis à elevação do povoado à Distrito. Um voto foi em branco, um voto nulo e um não.

Petrolândia: Pediatra Dra. Lígia Carvalho atende na MedClinic nesta sexta-feira a partir das 13h30

Imagem
A MedClinic Clínica Especializada informa que a pediatra Dra. Lígia Carvalho atenderá nesta sexta-feira (04), a partir das 13h30. Para marcações, o telefone é (87) 3851 1879. Celular (87) 9-96662380.

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de MedClinic

Petrolândia sedia Encontro de Som Automotivo neste domingo (06)

Imagem

Polícia encontra corpo de Rian Brito, neto de Chico Anysio

Imagem
O neto de Chico Anysio estava desaparecido desde o último dia 23

Foi localizado na manhã desta quinta-feira o corpo do jovem Rian Brito, 25 anos, neto do humorista Chico Anysio que estava desaparecido desde o dia 23 de fevereiro. O corpo foi encontrado na Praia de Flecheiras, na Reserva de Jurubatiba, litoral do Rio de Janeiro. O ator Marcos Palmeira, primo de Nizo Neto, pai de Rian, confirmou que o corpo encontrado é mesmo de Rian Brito. "Meu primo está despedaçado", disse Palmeira em entrevista ao jornal O Globo.

No domingo, algumas roupas e os documentos de Rian foram encontrados na reserva ambiental. A mãe do jovem informou nessa quarta-feira em uma rede social que imagens de uma câmera de segurança mostraram o rapaz em um ônibus que seguia para Quissamã.

Grupo explode cofre de banco e caixa eletrônico em Riacho das Almas, PE

Imagem
Explosão destruiu agência bancária, em Riacho das Almas (Foto: Amanda Dantas/ TV Asa Branca)

Criminosos explodiram o cofre de uma agência do Banco do Brasil e o caixa eletrônico do Bradesco na madrugada desta quinta-feira (3) em Riacho das Almas, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o crime foi cometido por um grupo de cerca de 20 homens armados. Eles estavam em três carros e - após a ação - dispararam tiros para assustar os moradores, conforme informou a PM.

Por e-mail, o G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa dos dois bancos. O Bradesco informou que "vai avaliar os danos para restabelecer o atendimento o mais breve possível". O Banco do Brasil lamentou o fato e disse que "trabalha para inibir tais ações investindo em segurança, por meio de novas tecnologias disponíveis no mercado, de acordo com as necessidades identificadas".

Ainda segundo a polícia, durante a explosão, parte da laje da agência bancária caiu. A PM também informou qu…

Zico completa 63 anos; veja gols marcantes da carreira do maior ídolo do Flamengo

Imagem
Hoje é aniversário de Arthur Antunes Coimbra, o popular “Zico”, o melhor jogador de futebol da história do Flamengo e um dos maiores do Mundo. Atualmente, Zico trabalha como treinador (sem clube) e é ex-dirigente do Mengão. O nosso eterno craque completa 63 anos de vida. E que vida!!

Zico liderou a vitoriosa trajetória do Flamengo nas décadas de 1970 e 1980. Ele ganhou campeonatos brasileiros, a Taça Libertadores da América e o Campeonato Mundial de Clubes e vários títulos cariocas. Jogou pela Seleção Brasileira nas Copas Argentina 1978, Espanha 1982 e México 1986, com boas atuações mas sem títulos com a camisa canarinho.

Também passou pelo pelo Udinese (ITA), e foi para o Japão, atuar pelo Sumitomo Metals, que depois se tornou Kashima Antlers, onde o jogador foi atleta e iniciou sua carreira como treinador. Ele foi o melhor jogador da história dos dois clubes.
Clique e veja jogos marcantes na carreira de Zico > Jogos marcantes da carreira de Zico
Globoesporte.com

Associação Café com Arte de Petrolândia é destaque no ProRural: Artesanato muda vida de mulheres no município

Imagem
Fotos: Reprodução Facebook SARA ProRural
O trabalho das mulheres da Associação dos Artesãos de Petrolândia é outro exemplo de superação e sucesso resultado da força de vontade feminina. O grupo, formado por 30 mulheres e apenas três homens, desenvolveu o projeto Café com Arte, uma loja física, onde são comercializados artesanatos feitos com o couro da tilápia, peças de tapeçaria e acessórios para casa, entre outros.

Unidas há cerca de 11 anos, as mulheres não estão envolvidas apenas pelo trabalho, mas também para vencer barreiras e superar dificuldades. Com as vendas da produção, que já abriu mercados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e até no exterior, elas já conseguem ganhos de aproximadamente um salário mínimo por mês. Em 2015, durante a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), o grupo negociou mais de 5 mil tapetes.

Com o apoio do ProRural e outras entidades como o Sebrae, Senai, e Ministério da Cultura, por exemplo, as mulheres do Café com Arte não param de cr…

Dunga convoca seleção para jogos contra Uruguai e Paraguai nas eliminatórias; confira lista

Imagem
O técnico Dunga anunciou nesta quinta-feira a lista de jogadores convocados para os jogos contra Uruguai e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O Brasil enfrenta a Celeste no dia 25, às 21h45 (de Brasília), na Arena Pernambuco. A partida contra os paraguaios será disputada no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, dia 29, às 21h45 (de Brasília). Renato Augusto e Gil, que trocaram o Corinthians pelo futebol chinês, foram convocados.

Renato Augusto e Gil, titulares do último jogo da seleção brasileira e negociados com o futebol chinês na última janela de transferências, foram mantidos na lista anunciada por Dunga na manhã desta quinta-feira, para as partidas dos dias 25 e 29 de março, contra Uruguai e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Mesmo preocupado com a ascendência do mercado chinês, o técnico optou por preservar a base do último grupo, que empatou com a Argentina, em Buenos Aires, e venceu o Peru por 3 a 0, em Salvador.

Dos 23 jogado…

Petrolândia: Laboratório Jaques agora tem diagnóstico de dengue, Zika e chikungunya com apenas uma coleta de sangue

Imagem
O Laboratório Jaques, presente em Petrolândia, Tacaratu e Jatobá, anuncia que saiu na frente para o diagnóstico de dengue, Zika e chikungunya. É feita apenas uma coleta de sangue, realizada 7 dias após o início dos sintomas, é usada para o exame dos três vírus transmitidos pelo Aedes aegypti.

Antigamente, apenas o exame do Zika vírus custava muito caro: R$ 1.200. Agora, no Laboratório Jaques o preço do exame com os três diagnósticos é R$ 550,00 e o resultado é entregue em 7 dias. 
O Laboratório e Consultório Jaques também faz coleta de sangue em domicílio.
Fundado em 2011, o Laboratório e Consultório Jaques se destaca na região pela sua modernidade, com máquinas de última geração, se tornando sinônimo de credibilidade e competência na realização de análises clínicas.

A Responsabilidade Técnica pelo Laboratório e Consultório Jaques é da Dra. Alessandra Jaques Marques, Farmacêutica Bioquímica, formada pela Universidade Federal de Pernambuco.

Laboratório e Consultório Jaques

Em Petrolân…

No II Encontro Nacional de Municípios, ministro apresenta programas esportivos a prefeitos

Imagem
Evento organizado pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) também contou com a participação dos ministros de Governo, da Educação, da Saúde e das Cidades 
O ministro do Esporte, George Hilton, aproveitou a participação na abertura do II Encontro Nacional de Municípios para apresentar os programas sociais da pasta e a Rede Nacional de Treinamento, principal legado esportivo dos Jogos Rio 2016. O evento organizado pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) também contou com a participação dos ministros de Governo, Ricardo Berzoini, da Educação, Aloizio Mercadante, da Saúde, Marcelo Castro, e das Cidades, Gilberto Kassab. O encontro segue ainda nesta quinta-feira (03).

Os diversos ministérios montaram estandes no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com informações sobre os programas de cada órgão. No espaço reservado ao Ministério do Esporte, ações como o Segundo Tempo, o Luta pela Cidadania, o Vida Saudável, o Esporte e Lazer da Cidade e o Vilas do Esporte ganha…

Projetos de piscicultura mudam realidade de mulheres no lago de Itaparica

Imagem
A rotina de cuidar do lar e das crianças ou ser diarista em casa de família não existe mais para dezenas de mulheres do Sertão de Itaparica. Muitas trocaram o trabalho doméstico por uma atividade até bem pouco tempo de exclusividade masculina, a piscicultura, e mudaram suas vidas. Apoiadas pelo ProRural, as piscicultoras conquistaram o mercado de Tilápia na região e chegam a produzir até 17 toneladas do peixe por mês.

Em Jatobá, a rotina da Associação São Sebastião do Sítio Umburana (ASSSU), o primeiro projeto a receber financiamento do Banco Mundial da ordem de R$ 236 mil, não é fácil. Para cuidar dos 60 tanques de rede cheios do pescado as mulheres precisam pegar no pesado, mas a compensação vem nos ganhos financeiros e de auto-estima do grupo. A maior parte das mulheres não tinha renda ou recebia uma média de R$ 50,00/semana fazendo faxina ou sendo babás. Hoje, as mulheres chegam a ganhar dois salários mínimos por mês, mais do que a maioria dos maridos consegue tirar de remuneração…

Juazeiro: Vereador Sargento Bastos presente à 8ª Caravana da Saúde

Imagem
O Programa Caravana da Saúde, da Prefeitura de Juazeiro, realizou nessa quarta-feira (02) a sua oitava edição em visita ao Bairro do Quidé, um dos maiores e mais populosos bairros da periferia de Juazeiro, com atendimentos médicos especializados, odontológicos e oftálmicos.

Morador do bairro, o Vereador Sargento Bastos (PROS), participou da Caravana, acompanhando pacientes, conversando com pessoas das comunidade, discutindo necessidades e auxiliando no transporte.

“A Caravana vem desafogar a demanda reprimida na área de saúde no nosso posto” – explica – “Temos uma invasão, que não faz parte do território dos agentes de saúde, atendemos pacientes de outros bairros e, por isso, há uma demanda que a Caravana está atendendo”, diz mostrando a concentração de pessoas lotando os corredores da UBS – Unidade Básica de Saúde e as dependências da Creche que fica ao lado.

Zika: especialista sugere medida menor de perímetro cefálico para microcefalia

Imagem
Artigo publicado na revisita inglesa The Lancet sugere que o ponto de corte do perímetro cefálico para a notificação de casos suspeitos de microcefalia é alto no Brasil. Segundo um dos autores do estudo, pesquisador César Victora, da Universidade Federal de Pelotas, mais de 200 mil crianças saudáveis nascem todos os anos com o perímetro da cabeça menor que 32 centímetros, medida atualmente preconizada pelo Ministério da Saúde para ambos os sexos.

Victora participou da equipe da Organização Mundial da Saúde (OMS) que criou a curva de crescimento infantil, usada em pelo menos 140 países para estabelecer os padrões das medidas das crianças conforme a idade.

Ter o ponto de corte para microcefalia estipulado em 32 centímetros significa que as secretarias de saúde devem notificar como casos suspeitos da malformação todos os recém-nascidos com o perímetro da cabeça igual ou menor que 32 centímetros. Enquanto o Ministério da Saúde promete mudar esse ponto de corte para 31,9 centímetros para me…

Margarina Puro Sabor sugere receita tradicional de pasteizinhos portugueses para o Dia da Mulher

Imagem
Com rendimento de 12 docinhos, o quitute é ideal para homenagear as mulheres importantes da sua vida
No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A Margarina Puro Sabor, marca da M.Dias Branco, sugere uma receita de quitute que tem tradição: Pastéis de Belém. Prontos em 50 minutos, você faz 12 docinhos gostosos para oferecer às mulheres importantes que conhece.

De origem portuguesa, os pasteizinhos ficaram conhecidos no século XIX. Feitos originalmente com gemas de ovo, açúcar e leite, a iguaria começou a ser produzida no mosteiro de Jerônimo, localizado em Belém, bairro de Lisboa. O doce foi criado para aproveitar as gemas que sobravam da produção de hóstias. Também conhecido como pastel de nata, apesar do nome, nunca levou o ingrediente no modo de preparo.

Policiais fazem limpeza em delegacia e 'vaquinha' para pagar diarista em Serra Talhada, Sertão de PE

Imagem
Policiais são responsáveis por limpeza da delegacia de Serra Talhada (Foto: Pedro Ângelo/ TV Asa Branca)

Policiais civis realizam a limpeza da Delegacia Seccional de Serra Talhada, no Sertão pernambucano, desde dezembro. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), o contrato com a empresa responsável pela limpeza do prédio foi encerrado e não renovado. O G1 entrou em contato com a assessoria da Polícia Civil por e-mail, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.

O diretor do Sinpol, George Antônio, disse que "a situação obrigou os policiais a se revezarem na limpeza. Na segunda quinzena de fevereiro um funcionário da prefeitura foi começou a ser disponibilizado para ajudar, mas não é o suficiente". Segundo o sindicato, os agentes fizeram "vaquinha" nos meses de dezembro e janeiro para pagar um diarista para ajudar na limpeza.

Apostador de Afrânio, Sertão de PE, ganha mais de R$ 9 milhões na Quina

Imagem
Ganhador da Quina fez aposta na única lotérica de Afrânio, Sertão de PE
Um apostador do município de Afrânio, no Sertão de Pernambuco, acertou 5 números do concurso 4022 da Quina e ganhou o prêmio sozinho de 9.140. 429, 46. A aposta milionária foi feita na única casa lotérica da cidade. O sorteado tem até 90 dias para retirar o prêmio.

Com a premiação no município, os moradores de Afrânio contam o que fariam com tanto dinheiro. “É tanto dinheiro que eu nem sei o que fazer, mas eu guardaria e sairia investindo e curtiria a partir de agora a vida”, imagina o estudante Erisvan Nunes.

O caminhoneiro Sérgio Franca acredita que o ganhador pode ainda não ter conferido o resultado, divulgado no dia 1º deste mês. “São 9 milhões na conta de um morador de Afrânio e quem sabe ele está delirando com esse valor na conta ou ainda não sabe, pode ser um morador de algum sítio que não conferiu o valor ainda”, relata.

Durante caravana da CNBB, presidente da Codevasf destaca atuação da empresa no Projeto São Francisco

Imagem
Até 1º de maio, a sociedade em geral e os membros dos colegiados integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) poderão enviar suas sugestões sobre as prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). A consulta pública está aberta no portal Participa.br e é realizada pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA).
Aprovado pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) em 2006, o Plano busca orientar a implementação da política nacional e do gerenciamento de recursos hídricos nos próximos cinco anos, já que esta revisão tem como horizonte o período entre 2016 e 2020. A primeira e única revisão do PNRH aconteceu em 2011.

CBHSF promove visita de campo em obra de recuperação hidroambiental em Alagoas

Imagem
Visita técnica em Junqueiro (Foto: Delane Barros/Ascom CBHSF)
O projeto de recuperação hidroambiental executado na bacia hidrográfica do rio Piauí, em Alagoas, teve ontem (1º de março) uma visita de campo. Executado com recursos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), pelo fato de o rio ser o único afluente perene do Velho Chico em Alagoas, o trabalho consiste na recuperação de pelo menos 500 nascentes em toda a bacia hidrográfica do Piauí. Somente na região do Alto Piauí, onde aconteceu a visita de campo, foram identificadas 115 nascentes em condições de recuperação.

A visita contou com a participação do presidente e do secretário do CBHSF, respectivamente Anivaldo Miranda e Maciel Oliveira, além do coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Melchior Carlos do Nascimento. Miranda ressaltou que esse é um dos principais trabalhos incentivados pelo Comitê, por causa da sua importância para garantir a sustentabilidade da água. ‘Mas todo esse t…

Confira jogos e classificação da Libertadores, Copa do Nordeste, Sul-Minas e Carioca

Imagem
Com gol de Guilherme, Timão vence e mantém 100% na Libertadores
Confira abaixo os jogos da Taça Libertadores da América, Sul-Minas-Rio, Carioca e Copa do Nordeste realizados nesta quarta-feira (2), que em Petrolândiao torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Taça Libertadores The Strongest (Bol.) 2 x 1Trujilanos (Ven) 17:h15
San Lorenzo (Arg) 1 x 1 Toluca (Mex) 19:h30
Nacional (Uru) 0 x 0 River Plate (Uru) 19:h30
Grêmio 4 x 0 LDU (Equa) - 21:h45
Corinthians 1 x 0 Santa Fé (Col) 21;45 Clique e confira >Jogos e classificação da Taça Libertadores
Copa do Nordeste

América RN 1 x 0 CRB -19;h15
Ceará 3 x 1 Sampaio Correia 19:h15
Botafogo PB 2 x 1 Fortaleza 21:h45
Confiança 0 x 3 Bahia 21h;45
Juazeirense 0 x 1 Santa Cruz 21:h45

Clique e confira >Jogos e classificação da Copa do Nordeste Clique e confira >Jogos e classificação do Campeonato Carioca Clique e confira >Jogos e classificação da Copa Sul-Minas-Rio
Blog de Assis Ramalho

Silvio cobra solução para débito do Estado com o Hospital Português

Imagem
Silvio Costa Filho (PTB), líder da Bancada de Oposição na Alepe (Foto: Roberto Soares/Alepe)
A crise no sistema de saúde de Pernambuco, que atinge a rede pública e também a rede conveniada, chegou à cardiologia do Hospital Português. No último dia 22 de fevereiro, os responsáveis por seis equipes médicas do setor de cardiologia do hospital enviaram uma carta ao secretário estadual de Saúde, Iran Costa, pedindo a regularização do débito de R$ 15,48 milhões que o Estado tem com a instituição.

Na carta, o grupo de médicos alega que o débito, acumulado ao longo do ano de 2015, se refere aos procedimentos de alta e média complexidade que deixaram de ser repassados pela Secretaria de Saúde, apesar de o Estado ter recebido um montante de R$ 1,48 bilhão do Fundo Nacional de Saúde, o que contradiz a justificativa do Governo de Pernambuco, de que a saúde do Estado está na atual situação de crise por falta de repasses da União.

Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta quinta-feira, 03 de fevereiro de 2016

Imagem
O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país nesta quinta-feira, 03 de fevereiro de 2016; Confira
Diário de Pernambuco; Muriçoca também pode ser transmissora de zika
Folha de Pernambuco; Santa vence Juazeirense por 1 x 0
Portal G1-PB: Prefeituras da Paraíba têm mais de 500 vagas em editais de concurso Gazeta de Alagoas; Força-tarefa mata um e prende 17
Diário do Nordeste-CE; Estado receberá R$ 48 milhões para ações emergenciaisA Tarde; Professores da rede municipal de Salvador decretam greve por tempo indeterminado
Correio da Bahia; Polícia prende pai de santo que matou amante de seu namorado em Salvador
Tribuna da Bahia: Roubo de fiação elétrica deixa cinco cidades sem energia
O Globo: Cientistas apuram possibilidade de muriçoca transmitir zika
O Dia-RJ; Rio paga R$ 3 milhões para incinerar remédio vencido
Extra-RJ: Morador encontra pegadas que podem ser de neto de Chico Anysio
Folha de São Paulo; Maioria do STF vota por transformar Eduardo Cunha em réu na Lava…

Durante caravana, presidente da Codevasf destaca atuação da empresa no Projeto São Francisco

Imagem
Foto: João Paulo Bastos de Andrade / Codevasf
O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, que acompanha a programação da caravana da Regional Nordeste 2, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destacou o papel da empresa na operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).

A Codevasf será a operadora do Projeto São Francisco quando a obra – considerada a maior realizada pelo governo federal no Nordeste – for concluída e entregue pelo Ministério da Integração Nacional. Ao todo, cerca de doze milhões de pessoas em quatro estados (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco) serão beneficiadas.

Publicidade