quinta-feira, março 03, 2016

Associação Café com Arte de Petrolândia é destaque no ProRural: Artesanato muda vida de mulheres no município

Fotos: Reprodução Facebook SARA ProRural

O trabalho das mulheres da Associação dos Artesãos de Petrolândia é outro exemplo de superação e sucesso resultado da força de vontade feminina. O grupo, formado por 30 mulheres e apenas três homens, desenvolveu o projeto Café com Arte, uma loja física, onde são comercializados artesanatos feitos com o couro da tilápia, peças de tapeçaria e acessórios para casa, entre outros.

Unidas há cerca de 11 anos, as mulheres não estão envolvidas apenas pelo trabalho, mas também para vencer barreiras e superar dificuldades. Com as vendas da produção, que já abriu mercados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e até no exterior, elas já conseguem ganhos de aproximadamente um salário mínimo por mês. Em 2015, durante a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), o grupo negociou mais de 5 mil tapetes.

Com o apoio do ProRural e outras entidades como o Sebrae, Senai, e Ministério da Cultura, por exemplo, as mulheres do Café com Arte não param de crescer e buscar aperfeiçoamento. Mesmo com faixas etárias diversas, entre 19 e 71 anos, a maioria delas é chefe de família e lutam pelo mesmo objetivo: a realização de sonhos. “A associação é meu orgulho, me encontrei aqui como mulher. Eu era presa em minha própria casa e aqui consegui a minha liberdade”, diz Gilmara Dias, 38 anos, uma das integrantes do Projeto.

Moradoras do Sertão pernambucano e acostumadas ao frequente pensamento machista que as cercam, estar onde estão hoje é um exemplo de superação. Com muita animação e alegria, as mulheres de Petrolândia estão cientes dos seus direitos e entendem que a violência psicológica que algumas viveram já ficou para trás.

Inovação

As mulheres da Associação dos Artesãos de Petrolândia mostram muito talento em todas as áreas que atuam. No entanto, na culinária, elas foram inovadoras e criaram uma prato diferente: a "Buchada de tilápia". A iguaria remete o paladar à "buchada de bode", prato típico do nordeste, mas que é produzida a base da tilápia, pescado muito produzido no Lago de Itaparica, em saquinhos do próprio couro do peixe. Vale a pena provar!

Fonte: ProRural - Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário