quinta-feira, março 03, 2016

CBHSF promove visita de campo em obra de recuperação hidroambiental em Alagoas

Visita técnica em Junqueiro (Foto: Delane Barros/Ascom CBHSF)

O projeto de recuperação hidroambiental executado na bacia hidrográfica do rio Piauí, em Alagoas, teve ontem (1º de março) uma visita de campo. Executado com recursos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), pelo fato de o rio ser o único afluente perene do Velho Chico em Alagoas, o trabalho consiste na recuperação de pelo menos 500 nascentes em toda a bacia hidrográfica do Piauí. Somente na região do Alto Piauí, onde aconteceu a visita de campo, foram identificadas 115 nascentes em condições de recuperação.

A visita contou com a participação do presidente e do secretário do CBHSF, respectivamente Anivaldo Miranda e Maciel Oliveira, além do coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Melchior Carlos do Nascimento. Miranda ressaltou que esse é um dos principais trabalhos incentivados pelo Comitê, por causa da sua importância para garantir a sustentabilidade da água. ‘Mas todo esse trabalho só é possível, graças à parceria com os proprietários de terras, que acolhem o projeto”, explicou.

Bem aceito pela comunidade local, não faltaram moradores da região compreendida entre os municípios alagoanos de Junqueiro, Arapiraca e Limoeiro de Anadia para acompanhar a visita. O trabalho de recuperação está sendo executado pela empresa GOS Florestal.

Responsável pelo trabalho, o engenheiro agrônomo Alessandro Vanini, explicou que estão sendo realizados serviços de plantio de mudas florestais nativas, cercamento, contenções em solocimento, adequação de estradas rurais e terraceamento, entre outros. “Estamos utilizando material de qualidade superior ao mínimo exigido para esse trabalho”, garantiu.

Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário