domingo, 27 de setembro de 2015

Petrolândia: Semana Municipal do Idoso tem início nesta segunda (28). Confira a programação.



A Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (SEDES), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI) e Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, realizará de 28 de setembro a 02 de outubro de 2015 a 1ª Semana Municipal do Idoso, com o tema Relíquias Vivas da Nossa Terra.

Confira abaixo a programação do evento.

Segunda-feira (28/09)
Horário: 16h30 – Caminhada, com orientações e acompanhamento de profissionais das áreas de Educação Física e Saúde.
Local: Orla Fluvial (Roteiro: Ginásio de Esportes ao Núcleo Avançado do Corpo de Bombeiros).
Público-alvo: Idosos

Terça-feira (29/09)
Horário: 15h00 – Palestra de fonoaudióloga e fisioterapeuta, com temas para a pessoa idosa
Participação da Casa das Juventudes, com apresentação de dinâmica
Local: Centro Cultural
Público-alvo: Idosos e familiares

Quarta-feira (30)
Horário: 16h00 – Apresentações culturais, homenagens às pessoas mais idosas do município, show de talentos (contos, histórias, versos e rimas), forró pé-de-serra.
Local: AABB
Público-alvo: Idosos

Quinta-feira (1º/10)
Horário: 9h00 – Missa em Ação de Graças em homenagem ao Dia Nacional do Idoso
Local: Igreja de São Francisco de Assis

Sexta-feira (02/10)
Horário: Manhã – Panfletagem e orientações sobre os direitos dos idosos (CRAS e CMDI)
Local: Mercado Público
11h00 - Apresentação da Orquestra do SCFV e palestra com o geriatra Dr. Sebastião Inácio Filho
Local: Centro Cultural de Petrolândia
Público-alvo: Idosos e familiares
Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Acontece nesta segunda (28) Audiência Pública para divulgar ações da Secretaria de Saúde nos meses de maio a agosto de 2015


A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia promove, nesta segunda-feira (28), Audiência Pública para apresentação das ações realizadas pelo órgão no segundo quadrimestre (maio/agosto) de 2015.

A segunda audiência deste ano acontecerá na Câmara Municipal, com início às 08h00 da manhã. 

Participe! Compareça e conheça os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde no município. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura Municipal de Petrolândia

Petrolândia: Procissão de barcos no Lago de Itaparica e Missa dos Pescadores marcam festejos do Padroeiro São Francisco de Assis


Procissão no rio São Francisco, Missa dos Pescadores e procissão de retorno à Igreja Matriz aconteceram nesse sábado (Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier)








Na tarde deste sábado (26), a Paróquia de Petrolândia deu continuidade à programação dos festejos em louvor do padroeiro da cidade, São Francisco de Assis, com a tradicional procissão nas águas do rio São Francisco, seguida pela Missa dos Pescadores, celebrada na Orla Fluvial.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho, acompanhou a procissão de barcos no Lago de Itaparica, no trajeto de retorno da Igreja Submersa à Orla.

As águas da represa continuam baixando, oferecendo riscos à navegação, com o aparecimento de obstáculos que antigamente eram encobertos pelo rio. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), no último boletim divulgado sobre a situação da Bacia do Rio São Francisco, na quinta-feira (24) Itaparica comportava 11,41% de volume útil, soltando mais água do que recebia. Em situação idêntica, Sobradinho registrou, na sexta-feira (25), medição de 8,99% de volume útil. Talvez por esse motivo, além do calor e sol forte, a visita da imagem do santo às ruínas da velha igreja não teve tantos acompanhantes como em anos anteriores.

Após a Missa dos Pescadores, a imagem de São Francisco de Assis foi reconduzida, em procissão, à Igreja Matriz, no centro de Petrolândia.

Ver mais fotos
>Procissão de São Francisco no Lago de Itaparica
>Procissão nas ruas de Petrolândia em retorno à Igreja Matriz

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Município de Jatobá comemora 20 anos de emancipação política neste domingo (27)

Ascom Prefeitura Municipal de Jatobá

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa (Vídeo, parte 3/5)

Clique na seta abaixo para assistir ao vídeo.

Neste domingo (27), revisitamos a Velha Petrolândia de forma diferente, em nosso quadro "Velha Petrolândia, uma saudade que não passa!", com a segunda parte de vídeo gravado no período de transferência da população da velha para a nova cidade.

O vídeo, gentilmente enviado pelo vereador Carlos Alberto, o Carlinhos, tem 120 minutos e é dividido em 5 partes, disponibilizados dominicalmente pelo Blog de Assis Ramalho, desde o dia 13 de setembro. A parte final estará disponível no dia 11 de outubro.

Agradecemos a Carlinhos pela contribuição para resgate da memória de nossa cidade.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Youtube/Canal Assis Ramalho

Petrolândia: Giovana Xavier, aniversariante do dia, recebe felitações de sua família

Feliz aniversário, Giovana!

A garota Giovana Xavier comemora mais uma primavera neste domingo, 27 de setembro, e recebe o carinho da família na mensagem abaixo. Feliz aniversário, Giovana!

Querida Giovana Xavier,
Esta é uma data que merece grande celebração, pois hoje se assinala uma das grandes dádivas de Deus ao Mundo: você.
Que este ano lhe traga alegria, amor e amizade. E mais importante, que possa te trazer mais perto do que Deus tem para a tua vida. Seguramente você continuará sendo especial para Deus e Ele acrescentará tudo aquilo que você precisar nas páginas da sua vida.
Ser criança é maravilhoso, pois podemos olhar o mundo sem medo e pensar que ele nos pertence. O futuro está nas mãos das crianças, que quando crescer será uma grande pessoa. Parabéns no dia de hoje, ele é todinho seu para se alegrar e sorrir muito. E que seu jardim produza muitas outras rosas para você colher muitos e muitos anos, seja feliz hoje, amanhã e sempre. Amamos você.
De sua Mãe Janaína, suas irmãs Jainy, Joany e Gisely, suas Tias Janete Lima e Jô Lima, suas primas Isabela e Mariana e seus Avós Jorge e Erileide.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/fotos: Jô Lima

Petrolândia: Em estande na Praça da Matriz, maquetes digitais em 3D resgatam memórias da velha Petrolândia

Maquete digital 3D da Estação Ferroviária da antiga Petrolândia, feita por Fabrício Vasques.

Durante a Festa do Padroeiro de Petrolândia, alunos da EREM Maria Cavalcanti Nunes estão apresentando as maquetes computadorizadas em 3D de prédios da cidade, submersa pela barragem de Itaparica. Os estudantes estão entregando folhetos explicativos e inovando na festa de São Francisco de Assis. Quem quiser verificar esta inovação tecnológica deverá ir até o estande situado na Praça da Matriz. No estande, com fachada em formato da Estação Ferroviária de Petrolândia velha, é exibida também a tradicional mostra de fotografia e gravuras, exposição realizada pela Prefeitura.

"A Prefeitura de Petrolândia é, talvez, a única a expor a memória da cidade com o uso da tecnologia digital através de maquetes computadorizadas de antigos prédios, no Brasil. Estas réplicas foram construídas por alunos e ex alunos da EREM Maria Cavalcanti Nunes. Petrolândia está resgatando a sua história, usamos memórias do passado com ferramentas que estarão cada vez mais presentes no futuro", comentou o professor de Física da escola Roberto Oliveira. 

O professor Roberto Oliveira irá apresentar esta inovação nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no Classic Hall.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/foto: Professor Roberto Oliveira

Procuram-se parentes de Dinalva Novais da Silva, natural de Poções/BA, ex-moradora de Petrolina e velha Petrolândia


Dinalva Novais da Silva, 67 anos, filha de Cecília Cardoso e Jerônimo Cardoso da Silva, nasceu em Poções, no interior da Bahia, e saiu de casa muito jovem. Analfabeta, ela não lembra muitos detalhes da família. Morou anos em Petrolina e na Petrolândia Velha, em Pernambuco, depois voltou para a Bahia, para residir em Barreiras, onde ainda reside.

Dona Dinalva lembra os nomes de duas irmãs, Magnólia e Maria, e dois irmãos, Jozelito e Valdeti.

A família de dona Dinalva deseja conhecer e reatar vínculos com os filhos ou descendentes de Cecília e Jerônimo Cardoso, irmãos de dona Dinalva.

Informações por e-mail para contato@assisramalho.com.br

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Geiziane Novais

IPA doa sementes crioulas durante evento agroecológico


Com o intuito de fortalecer a produção de sementes crioulas no estado, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) está realizando a troca e doação de 15 variedades de sementes desse tipo, durante o evento Diálogos de Conhecimentos sobre Agroecologia. O evento aconteceu entre os dias 22 e 24, na UFRPE.

De acordo com o extensionista do IPA e coordenador da ação, Pedro Balensifer, foram distribuídas sementes de milho, feijão, fava e jerimum. Além disso, na ocasião, os agricultores receberão orientações técnicas sobre o manejo das sementes crioulas e sua adaptabilidade as diversas regiões do estado. As sementes denominadas crioulas são variedades desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária ou indígenas. A conservação delas faz parte de uma campanha mundial de soberania dos povos quanto à posse de suas sementes, como estratégia de segurança alimentar.

Brasil é destaque no contexto mundial de doação de órgãos

27 de setembro: Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

Com o slogan “Viver é uma grande conquista. Ajude mais pessoas a serem vencedoras”, a campanha do Ministério da Saúde sobre doação de órgãos procura incentivar e conscientizar as famílias para a da importância do transplante. Hoje (27), é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos justamente para lembrar que um transplante pode salvar vidas. Diferente de qualquer outra terapêutica médica, o transplante só ocorre com a doação, por isso a importância da participação da população.

No cenário da doação de órgãos e tecidos, o Brasil se destaca no contexto mundial, principalmente por ter o maior sistema público de transplantes do mundo. Segundo o Ministério da Saúde, 95% dos procedimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda de acordo com a pasta, o país teve o melhor primeiro semestre da história no número de doadores efetivos de órgãos, tanto em números absolutos quanto na taxa por milhão de população (pmp).

Aprenda o passo a passo de Quiche de Limão feito com biscoito Tortinha Amori

Em parceria com Richester, a chef Lia Quinderé cria deliciosa receita que vai deixar qualquer um com água na boca

A Richester, marca da M.Dias Branco, continua com a missão de transformar o consumidor em chef gourmet. Desta vez Lia Quinderé, eleita a melhor chef patissier 2015, apresenta o passo a passo de Quiche de Amori Limão.

A sobremesa criada exclusivamente para a marca, leva ingredientes que são encontrados em qualquer supermercado, como leite condensado, creme de leite, limão, açúcar, ovos, margarina e Tortinha de Limão Amori.

Para surpreender o público ávido por experimentar novidades, a massa do quiche é feita a partir da farofa do biscoito Amori misturada com margarina. Basta fazer o tradicional mousse de limão e decorar a guloseima com um merengue. O doce, além de cremoso e azedinho, é delicioso!

Comissão Estadual da Memória e Verdade apura violações aos Direitos Humanos na Sudene durante o Golpe de 1964

Comissão formada há cerca de quatro anos apura as graves violações aos Direitos Humanos sofridas pelos funcionários e técnicos da Sudene durante a repressão militar de 1964

Redação e Fotos: Viviane Souza – Ascom/DPPE

As oitivas ocorreram nos dois turnos da quinta-feira passada, 24 de setembro, na Sala Calouste Gulbenkian da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Recife. Seis depoentes, funcionários e técnicos, aposentados, da Superintendência de Desenvolvimentos do Nordeste (Sudene), se apresentaram a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC). Eles prestaram informações ao colegiado pernambucano acerca do desmonte do órgão responsável pelas políticas de desenvolvimento na Região Nordeste. A Chefe de Gabinete, a Defensora Pública Maria do Carmo Tabosa, representou o Defensor Público Geral do Estado, Manoel Jerônimo.

A emoção tomou conta do público presente à medida que os relatos eram apresentados. São histórias comoventes que trazem os perigos, angustias e injustiças cometidas por época. O período do golpe militar, ainda, é amplamente investigado, discutido no mais diversos campos acadêmicos, veiculados pela grande mídia (nacional e internacional) e com inúmeras edições publicadas, tratadas por um infinito número de autores. Em junho se dará por encerrada as audiências públicas da CEMVDHC com o lançamento de livro. A organização é da obra é da historiadora Socorro Ferraz (membro da Comissão).

Gestores participam de encontro sobre agroecologia promovido pela UFRPE


Com a preocupação de ampliar o diálogo sobre a Agroecologia no estado, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) promoveu durante os dias 22 e 24 de setembro o Seminário "Diálogo de Conhecimentos Sobre Agroecologia". A abertura oficial do evento foi na tarde desta terça-feira (22), no Recife, e contou com a participação do secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Nilton Mota, presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, secretária-executiva do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Maria Fernanda, reitora da UFRPE, Maria José Sena, e do coordenador do evento, professor Marcos Figueiredo.

O Governo do Estado, através da SARA, já vem desenvolvendo ações que fortalecem a rede em Pernambuco. Por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, 15.500 cisternas de caráter produtivo e consumo animal já foram construídas e outras 9.395 deverão ser executadas nos próximos meses. O Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (Prorural) também segue fomentando o Plano Territorial da Horticultura Agroecológica em cerca de 30 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata, Agreste e Sertão, com o objetivo de estabelecer relações econômicas e sociais que se interligam através das características produtivas.

Brasileirão: Confira resultados e classificação após os jogos deste sábado, e os confrontos deste domingo

Giuliano marcou dois gols do Grêmio na partida (Foto: Diego Guichard)

A rodada 28 do Campeonato Brasileiro começou neste sábado (26) com a vitória do Fluminense sobre o Goiás, no Maracanã, por 2 a 0. O resultado encerra uma sequência de três derrotas do Tricolor carioca na competição. Além disso, é a primeira vitória de Eduardo Baptista no comando do time.

Já o Grêmio, que vinha de uma derrota para o Palmeiras, voltou a se colocar na briga pelo título com a vitória sobre o Avaí. O time gaúcho diminuiu a diferença para o Corinthians para seis pontos, e agora seca o rival neste domingo em Santa Catarina. A equipe de Roger Machado chegou aos 51 pontos e já abriu nove de diferença para o G-4, considerando ainda que o quarto colocado, o Verdão, encara o quinto lugar, o São Paulo.

Mutirão da Compesa negocia dívidas de clientes na Região Metropolitana do Recife

Os moradores da Região Metropolitana do Recife que estiverem em débito com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) poderão tratar suas dívidas com condições especiais. No período de 28 de setembro a 9 de outubro, a loja da Compesa de Olinda estará promovendo um mutirão de negociação de débitos no qual será possível solucionar pendências relativas a contas de uma maneira mais rápida e vantajosa, com possibilidade de descontos e parcelamentos.

As condições de negociação vão variar de acordo com a situação de cada cliente. O coordenador comercial da CCM 1 Gerência Norte, Eudes Monteiro, explica que estão aptos a participar do mutirão clientes que estejam em débito com a Compesa, seja por dificuldade em realizar o pagamento ou por não concordar com os valores cobrados. “Às vezes, o cliente recebe uma conta muito alta e não sabe que está com um vazamento em casa. Durante o mutirão, a proposta é que até esses casos que precisam de uma verificação no imóvel sejam resolvidos no mesmo dia”, adiantou o coordenador.