domingo, setembro 27, 2015

IPA doa sementes crioulas durante evento agroecológico


Com o intuito de fortalecer a produção de sementes crioulas no estado, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) está realizando a troca e doação de 15 variedades de sementes desse tipo, durante o evento Diálogos de Conhecimentos sobre Agroecologia. O evento aconteceu entre os dias 22 e 24, na UFRPE.

De acordo com o extensionista do IPA e coordenador da ação, Pedro Balensifer, foram distribuídas sementes de milho, feijão, fava e jerimum. Além disso, na ocasião, os agricultores receberão orientações técnicas sobre o manejo das sementes crioulas e sua adaptabilidade as diversas regiões do estado. As sementes denominadas crioulas são variedades desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária ou indígenas. A conservação delas faz parte de uma campanha mundial de soberania dos povos quanto à posse de suas sementes, como estratégia de segurança alimentar.

A permuta visa disseminar a espécies em fase de desaparecimento e, dessa forma, preservar as raízes históricas dos povos pernambucanos. “Muitas foram passadas de geração em geração, mas foram substituídas pelas transgênicas ou geneticamente modificadas”, explica o extensionista do IPA, Pedro Balensifer. O Instituto mantém um Banco de Sementes Crioulas, no Agreste Meridional.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário