sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Promotoria Eleitoral recomenda aos dirigentes partidários de Petrolina que removam das redes sociais e do ambiente físico propagandas eleitorais de pleitos anteriores



Depois de constatar em pesquisas realizadas nas redes sociais e identificados perfis com propaganda eleitoral remanescente, relativa aos pleitos de 2012 e 2016, a Promotoria Eleitoral de Petrolina (144ª Zona Eleitoral) recomendou aos dirigentes partidários municipais e aos beneficiários (pré-candidatos e candidatos), que no prazo de 48 horas, removam a propaganda eleitoral remanescente referente aos seus candidatos das eleições anteriores nas postagens em redes sociais.

No prazo de cinco dias, os dirigentes partidários municipais e aos beneficiários (pré-candidatos e candidatos) também devem remover no ambiente físico do município, com a restauração do bem em que estava fixada.

Conforme a recomendação eleitoral, desde o pleito eleitoral de 2004, várias Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral, que dispõem sobre propaganda eleitoral, estabelecem o prazo de até trinta dias após o pleito, para que os candidatos, os partidos políticos e as coligações removam a propaganda eleitoral, com a restauração do bem em que estiver fixada. São elas: Resolução TSE nº 21.610/04, art. 85; Resolução TSE nº 22.261/06, art. 80; Resolução TSE nº 22.718/08, art. 78; Resolução TSE nº 23.191/2010, art. 89; Resolução TSE nº 23.370/2012, art. 88 e Resolução TSE nº 23.457/2015, art. 101.

A recomendação, firmada pelo promotor eleitoral da 144ª da Zona Eleitoral, Lauriney Lopes, foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta sexta-feira (28).

MPPE

Ministro da Educação: “Brasileiros não conseguem fazer prova EaD sem colar”



O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse nesta sexta-feira (28/8) que a educação pós-pandemia vai sofrer influência do ensino a distância. No entanto, o titular do MEC defende que as avaliações sejam presenciais porque muitos brasileiros tendem a “colar”.

Ribeiro participou na manhã desta sexta-feira de evento virtual da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes).

Tacaratu Eleições 2020: Ex Secretário de Administração da prefeitura lança pré-candidatura a vereador e será entrevistado neste sábado (29) no 'Acordando com as Notícias' na Web Rádio Petrolândia


Ex Secretário de Administração da prefeitura de Tacaratu - no período de 2013 a Jan 2020, Regi Estevan lançou pré-candidatura a vereador nas eleições deste ano, e será entrevistado ao vivo neste sábado (29/08) pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Antigo servidor municipal na gestão Gerson, seu Regi como popularmente é conhecido, agora faz parte do grupo de apoio ao pré-candidato a prefeito Washington Ângelo, atual vice-prefeito do município.

Na entrevista, que deverá ter início a partir das 07h30, entre outros temas, o pré-candidato a uma das 11 vagas no legislativo de Tacaratu, vai falar sobre assuntos pertinentes ao município, fará avaliação do que se espera para as eleições de 2020, analisará o atual cenário político da cidade, e de seu propósito de trabalho - caso consiga alcançar o objetivo desejado.

O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

Posteriormente a entrevista será transformada em reportagem no Blog de Assis Ramalho.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Por Rede Brasil de Notícias

Petrolândia/Eleições 2020: 'Roberto da Prestação' participa do quadro ''Por que quero ser vereador da minha cidade''



Há pouco meses para as eleições municipais, o Blog de Assis Ramalho, assim como aconteceu em eleições passadas, sede espaço aos candidatos a vereadores de Petrolândia e, também, a candidatos de outras cidades, que desejem expressar sua opinião no quadro ''Por que quero ser vereador da minha cidade''.

Dando sequência ao quadro, o candidato a vereador 'Roberto da prestação' enviou suas propostas.

Confira abaixo.

O meu nome é Roberto Zacarias da Silva, também conhecido como 'Roberto da Prestação', pré-candidato a vereador por Petrolândia. Quero ser vereador com o intuito de fazer organização, fiscalizar e tentar ajudar as pessoas mais necessitadas. Quero lutar pelos direitos do povo da cidade, do bairro Nova Esperança e do bairro novo Horizonte, isso por que esse povo está esquecido pelos políticos atuais. Também quero ver alguma maneira de fundar uma associação para que as mulheres possam ajudar os seus respectivos maridos.

Em fim, tenho muitos planos para pôr em prática caso seja eleito.

E para isso acontecer, vote em Roberto da prestação.

Interessados em participar do quadro ''Por que quero ser vereador da minha cidade'' entre em contato com a Redação do Blog de Assis Ramalho.

Celular (87) 99955-1186 (WhatsApp)
E-mail: contato@assisramalho.com.br


Redação do Blog de Assis Ramalho

Aumenta mortalidade materna no Brasil pela covid-19


Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, foram identificadas 6 mil gestantes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 2,7 mil infectadas com o novo coronavírus. O sistema da pasta registra também 221 mortes por SRAG, com 155 de mulheres com covid-19. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (28) durante entrevista online.

Testagem

As gestantes devem ser testadas para covid-19, mesmo se não apresentarem sintomas de infecção pelo novo coronavírus. A orientação faz parte de um conjunto de ações para este público e puérperas durante a pandemia previsto em portaria publicada nesta semana pelo Ministério da Saúde e em manual sobre o tema que será divulgado em breve.

Em entrevista online, gestores do órgão apontaram a necessidade de cuidados específicos com estas mulheres. Eles mencionaram estudo do Centro para Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos segundo o qual gestantes têm maior probabilidade de agravamento com internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), necessidade de ventilação e até mesmo evolução para morte.

OAB-PE promove evento online com foco em propaganda eleitoral


Faltando menos de um mês para o pontapé nas eleições e o início das propagandas de Rádio e TV, a Comissão de Direito Eleitoral (CDE) da OAB-PE promove, na próxima segunda-feira (31), o evento Eleições 2020: Propaganda Eleitoral, que é totalmente voltado para debater a temática. A atividade, que acontece das 9h às 14h30, é gratuita e será transmitida no canal de YouTube da OAB, com coordenação acadêmica da advogada e presidente da CDE Diana Câmara. Serão três painéis, com duas palestras em cada um deles. O evento conta com a participação de diversos nomes nacionais do Direito Eleitoral, como o ex-ministro do TSE, Henrique Neves.

O início da atividade será marcado por uma homenagem aos desembargadores Frederico Neves, Carlos Moraes, presidente e vice-presidente do TRE/PE, a Orson Lemos, diretor geral do TRE, além das juízas Mariana Vargas e Paula Malta e a secretária judiciária Roberta Azevedo, todos da Justiça Eleitoral.

Em seguida, das 10h às 11h30, o evento traz o painel Propaganda antecipada e liberdade de expressão, com a Desembargadora do TRE de Alagoas, Jamile Coelho, e o advogado eleitoralista Guilherme Gonçalves.

A partir das 11h30, o painel Fake News e Propaganda Eleitoral nas Redes Sociais terá a participação do Advogado especialista em Direito Eleitoral Digital Diogo Rais (Professor da Mackenzie) e da também advogada eleitoralista Maria Claudia Bucchianeri.

O último painel, que se inicia às 13h, aborda o tema Campanhas eleitorais: propaganda e os reflexos na prestação de contas, com o ex-ministro do TSE, Henrique Neves, e Ana Carolina Clevé, que é Presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE), também advogada eleitoralista.

Responsável pela coordenação da atividade, a advogada Diana Câmara, que após quase dois anos à frente da Comissão de Direito Eleitoral, encerra suas atividades na presidência do colegiado, destaca o objetivo do evento. “Estamos próximos do período eleitoral, restando menos de um mês para o início da propaganda eleitoral, que esse ano tem um papel ainda mais relevante nesse período da pandemia. Pensamos em trazer nomes nacionais para discutir os aspectos mais relevantes dessa temática, evidenciando pontos que são necessários para os advogados eleitorais que atuam nesse período”, pontua.

A atividade tem apoio institucional do TRE, da Escola Judiciária Eleitoral do TSE E TRE, da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e do Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco (IDEPPE).

Jumariana Oliveira/Assessoria de Imprensa

Pernambuco é o segundo estado com mais mortes por doenças cardiovasculares


Estado registrou um crescimento de 85% no número de mortes no período de pandemia


Durante a pandemia do Coronavírus, o número de complicações por doenças cardiovasculares aumentou. Isso, porque o medo de contrair o vírus provocou uma diminuição na procura pelos atendimentos médicos, acarretando um aumento do número de mortes, em casa, decorrentes de doenças mal controladas como a hipertensão, diabetes e dislipidemias. Com isso, o número de pessoas que morreram por doenças cardiovasculares no primeiro trimestre de 2020 foi 32,17% maior em comparação ao mesmo período de 2019.

Segundo a Sociedade Brasileira de cardiologia (SBC),Pernambuco registrou um crescimento de 85% no número de mortes por doenças cardiovasculares no período de pandemia, do seu início, no Brasil, até a última semana de maio. Os estados com maior crescimento foram Amazonas (94%), Pernambuco (85%), São Paulo (70%), Ceará (63%), Espírito Santo (45%), Alagoas (43%), Rio Grande do Norte (35%) e Pará (34%). Também houve aumento de 88,7% nos óbitos em domicílio causadas por doenças cardiovasculares inespecíficas, que provocaram morte súbita. Os casos passaram de 3.619, entre março e maio de 2019, para 6.829 no mesmo intervalo de 2020.

MPF e DPU recomendam medidas para enfrentamento da covid-19 em ritual religioso do povo indígena Fulni-ô


O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) expediram recomendação conjunta ao Distrito Sanitário Especial Indígena de Pernambuco (Dsei/PE), para que seja elaborado plano de enfrentamento da covid-19 durante o ritual religioso do Ouricuri, a ser realizado pelo povo indígena Fulni-ô, em Águas Belas (PE), entre setembro e dezembro deste ano – com início previsto para o próximo domingo (30). O plano deverá ser elaborado pelo Dsei/PE, com coordenação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Na recomendação, assinada pela procuradora da República Polireda Bezerra de Medeiros e pelo defensor público federal Francisco de Assis Nascimento Nóbrega, MPF e DPU consideram que os povos indígenas têm direito a uma política de saúde diferenciada, que respeite suas especificidades e práticas tradicionais. Reforçam ainda que resolução da Comissão Interamericana de Direitos Humanos destaca a situação de vulnerabilidade dos indígenas diante da pandemia do novo coronavírus e propõe a adoção de medidas de proteção específicas para estes grupos.

Conforme consta no documento, o povo indígena Fulni-ô, em sua cultura e religião, anualmente realiza o ritual religioso no período de setembro a dezembro, sendo três meses de recolhimento, porém com aglomeração de mais de 4 mil pessoas no mesmo espaço.

MPF e DPU consideram, então, “a necessidade de se articular, de forma equilibrada e proporcional, o respeito às tradições e à autonomia dos povos indígenas, o direito fundamental à saúde de toda a população (indígena e não-indígena) e a circunstância peculiar de que, no estado de Pernambuco, a maior parte dos aldeamentos indígenas se encontra dentro ou próximo do perímetro urbano dos municípios, havendo interações sociais constantes entre indígenas e não-indígenas”.

De acordo com a recomendação, o plano de enfrentamento a ser apresentado deverá informar sobre disponibilidade de leitos de enfermaria e de UTI para atendimento dos indígenas, indicação de onde serão instaladas barreiras sanitárias próximas aos polos do ritual, realização de testes de detecção da doença e distribuição de insumos (álcool 70%, máscaras e água potável) e equipamentos de proteção individual, entre outras providências.

Foi recomendado à União e à Funai que adotem medidas para garantir a segurança alimentar ao povo durante a realização do ritual, com o fornecimento de cestas básicas às famílias. Além disso, Dsei, Funai, SES e Secretaria de Saúde de Águas Belas deverão alertar às lideranças indígenas do povo Fulni-ô sobre o risco de contágio por covid-19, orientando para o uso de máscaras nos contatos sociais, higiene constante e adequada das mãos e para a manutenção de distância mínima de segurança em relação a outras pessoas.

Até a próxima terça-feira (1º), MPF e DPU deverão ser informados sobre o acatamento da recomendação. Caso não seja atendida, poderão ser adotadas as medidas administrativas e judiciais cabíveis.

Procedimento 1.26.005.000314/2020-52

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco

Petrolândia: Dr João se afasta das atividades médicas para disputar eleição; dedicação será integral a pré-campanha a prefeito


Amigos e amigas, estamos iniciando uma nova etapa de nossa luta por melhores dias para Petrolândia.

A partir do dia 15/08 nos afastamos das atividades como médico.

Agora a dedicação será integral a pré-campanha a prefeito de Petrolândia.

São 30 anos voltados à luta pela saúde da população. Sentiremos saudade, mas faremos isso em nome de um bem maior: um futuro de esperança, de desenvolvimento, de prosperidade e de qualidade de vida para o povo de Petrolândia.

Com fé em Deus, coragem de trabalhar e a força do povo...

PETROLÂNDIA VAI SORRIR DE NOVO!
__________

Dr. João

Pré-candidato a prefeito

Paulo Câmara entrega novos equipamentos que quadruplicam processamento de exames no Lacen-PE





Em visita ao Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), nesta sexta-feira (28.08), o governador Paulo Câmara inaugurou dois novos equipamentos que vão ampliar a capacidade de processamento de testagem das atuais 800 amostras diárias para 3,2 mil. Foram investidos, por meio da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), R$ 6 milhões nos equipamentos, além da compra de 120 mil testes RT-PCR. No Diário Oficial de hoje, foi publicada autorização para a convocação de mais 39 biomédicos e farmacêuticos/bioquímicos, aprovados em seleção, para reforçar o quadro do Lacen.

“A pandemia da Covid-19 mostrou a necessidade de estarmos cada vez mais preparados para os desafios que possam acontecer no futuro. A testagem, o diagnóstico, os exames laboratoriais precisam e têm uma relevância fundamental nesse processo. Pernambuco sai na frente, mais uma vez, com a aquisição de máquinas que vão dar uma capacidade de testagem quatro vezes maior que a atual. Vai dar celeridade e qualidade, a um custo menor, e vamos estar preparados para o futuro", afirmou Paulo Câmara.

Os novos equipamentos, de última geração e importados, vão fazer a extração do RNA das amostras do material biológico coletado e o processamento do exame de RT-PCR em si, automatizando esse processo e permitindo quadruplicar a capacidade de produção diária. Desde o início da pandemia da Covid-19, o Lacen-PE já processou mais de 73 mil exames de biologia molecular (RT-PCR), considerado padrão ouro por ser mais sensível e detectar a atividade viral em sua fase mais aguda, ou seja, quando a carga de transmissão do paciente está mais alta. Esse quantitativo representa 50% de toda a produção desse tipo de exame no Estado.

Além dos 120 mil kits de testagem comprados via Facepe, o Governo do Estado também foi responsável por adquirir mais de 57,5 mil exames do tipo RT-PCR para o Lacen e laboratórios conveniados. Outros 102 mil foram repassados pelo Ministério da Saúde, e houve a doação de outros 56 mil do Grupo Unilever, Petrobrás e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Por meio da Secretaria Estadual de Saúde, ainda foram comprados outros equipamentos para o laboratório (freezer, extrator, termoiclador, entre outros), além de insumos (swab, kits de amplificação) e equipamentos de proteção individual (EPIs) para garantir a atuação com segurança dos profissionais que circulam por áreas com risco biológico.

"Esse novo parque tecnológico, com essas duas máquinas, transformam a virologia em Pernambuco. As máquinas automatizadas, tanto de extração de RNA quanto de processamento, são o que há de melhor no mundo à disposição do povo de Pernambuco, à disposição dos valorosos técnicos do Lacen, que começaram esse processo aqui manualmente, mas com muito afinco, com muito zelo, fazendo um trabalho de manhã, de tarde e de noite para dar resposta a essa pandemia. Agora, a gente consegue entregar para eles equipamentos de última geração que vão fazer a diferença para podermos entregar exames de qualidade e no menor espaço de tempo”, declarou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

RECURSOS HUMANOS – Para garantir essa ampliação, vários investimentos no quadro de pessoal estão sendo realizados no Lacen desde o início da pandemia. Ao todo, 268 profissionais ampliaram o quadro do laboratório, entre biomédicos, farmacêuticos, bioquímicos, sanitaristas e demais técnicos. Desses, 51 foram aprovados em concurso público. Os outros 217 são oriundos de seleções públicas, sendo que 39 deles foram chamados em publicação do Diário Oficial desta sexta. Com isso, já são cerca de 450 profissionais na instituição.

"Com a convocação de novos profissionais que o governador está fazendo, além dos investimentos em infraestrutura que estamos fazendo aqui – e com a perspectiva de ampliar ainda mais na medida em que formos melhorando a infraestrutura e a chegada dos recursos humanos – esperamos chegar até a sextuplicar essa capacidade de produção de exames na área molecular de RT-PCR”, destacou André Longo.

PROCESSAMENTO EM PETROLINA – A partir da próxima segunda-feira (31.08), começa a funcionar o primeiro centro de processamento de exames de biologia molecular (RT-PCR) para detecção do vírus da Covid-19 no interior do Estado. As análises serão feitas no laboratório do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, a partir de uma parceria entre essa instituição, a Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Educação, a Prefeitura de Petrolina e parceiros privados. Inicialmente, a produção será de 30 exames diários, atendendo à demanda dos sete municípios da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres). A expectativa é chegar a 500 testes processados semanalmente, atendendo toda a IV Macrorregional de Saúde, que integra, além da VIII Geres, a VII (Salgueiro) e a IX (Ouricuri). A Univasf cedeu toda a infraestrutura e pessoal – professores e alunos ficarão responsáveis pelas análises – para que o trabalho pudesse ser efetivado.

TESTES REALIZADOS – Até o momento, foram realizados mais de 321 mil exames para a detecção da Covid-19 em pacientes no Estado. Desse total, mais de 146,7 mil foram do tipo RT-PCR e demais testes rápidos. Dos testes de biologia molecular, mais de 123 mil (84%) foram processados no Lacen e nos laboratórios parceiros e conveniados. Os outros 16% foram realizados na rede privada. De acordo com a Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (Ivis) do Ministério da Saúde, Pernambuco é o 7º Estado do país que mais realizou exames do tipo RT-PCR no Brasil.

Eleições: TSE amplia horário da votação em uma hora por causa da pandemia


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou hoje (28) ter oficializado a ampliação em uma hora do horário de votação nas eleições municipais deste ano, cujo primeiro turno está marcado para 15 de novembro. Com isso, as urnas serão abertas mais cedo e ficarão aptas a receber votos das 7h às 17h, sempre no horário local.

De acordo com o TSE, o horário de votação foi definido após consultas a estatísticos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Insper e da Universidade de São Paulo.
Outra medida

Outra medida anunciada pelo TSE foi reservar o horário das 7h às 10h preferencialmente para pessoas acima de 60 anos, seguindo orientação da consultoria sanitária prestada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein.

A intenção de ampliar o horário de votação já havia sido antecipada pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, em entrevistas. “Estamos fazendo todo o possível para conciliar, na maior medida, a saúde pública da população com as demandas da democracia”, disse o ministro nesta sexta-feira (28), em mensagem gravada.

O ministro acrescentou ainda ter abandonado a ideia inicial de estender a votação para além das 17h após consultas aos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, “porque em muitas partes do Brasil, após essa hora, há dificuldades de transporte e problemas de violência”, disse Barroso.

Segundo ele, serão disponibilizados, em parceria com a iniciativa privada, 7,5 milhões de máscaras e 1,8 milhão de proteções faciais (face shields) aos mesários. Além disso, 1 milhão de litros de álcool gel devem ser distribuídos para que os eleitores limpem as mãos na entrada e na saída das seções eleitorais.

Agência Brasil

PSG abre negociação por Messi, diz jornal argentino; Neymar teria ligado

Segundo imprensa francesa, Neymar teria telefonado para Messi — Foto: Getty Images

O diretor técnico do Paris Saint-Germain, o brasileiro Leonardo, entrou em contato com o pai de Lionel Messi, Jorge Messi, na tentativa de dar os primeiros passos de uma negociação para trazer o craque para o clube. Segundo o "Olé", o objetivo foi expressar formalmente a intenção de contar com o argentino, tomar conhecimento a respeito dos caminhos para a eventual saída do Barcelona, e se informar sobre quais seriam as pretensões em termos de vencimentos.

Veículos da imprensa francesa, como o "Telefoot", o "Le Parisien" e a "Sky Sports", afirmam que Messi teve uma conversa com o atacante Neymar nos últimos dias sobre essa possibilidade de transferência para o PSG. Outro que entrou em contato foi o meia-atacante Di María.

Mas o Manchester City é considerado o principal favorito para fechar com o jogador, caso ele realmente saia da Catalunha. O clube inglês teria oferecido um contrato de três temporadas.

O "Mundo Deportivo", da Espanha, adianta que o pai de Messi, que também é o seu representante, deve chegar em Barcelona no próximo domingo. Mesmo dia em que o elenco do clube catalão realiza testes de coronavírus, visando o início da pré-temporada.

A imprensa espanhola também afirma que Messi ainda estuda a melhor forma e o melhor momento para dar explicações sobre a sua intenção de sair do Barcelona, informada ao clube na última segunda-feira. A última vez que o argentino falou publicamente foi depois da goleada sofrida para o Bayern de Munique, na Liga dos Campeões.

Por Redação do ge — Barcelona, Espanha

Petrolândia: Secretaria de Educação informa aos pais ou responsáveis o cronograma de entrega do Kit Merenda da Rede Municipal de Ensino


(Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR)



NOTA

A Secretaria Municipal de Educação vem através deste, informar aos pais ou responsáveis o cronograma de entrega do Kit Merenda da Rede Municipal de Ensino.
CRONOGRAMA

IDENTIFICAÇÃO/ÁREA

DATA

Escolas Urbanas

31/08/2020


Núcleos: 01, 02 e Escola Municipal Lino Manoel Viana

31/08/2020


Núcleos: 03,04 e 05 – Bloco: 03 do Limão Bravo

02/09/2020


Escolas do Bloco: 04 – Icó Mandantes

03/09/2020


Observações:
·         Uso obrigatório de máscara
·         Para retirada do Kit Merenda o pai ou responsável deverá apresentar o CPF.

Petrolândia, 28 de agosto de 2020.



Secretaria Municipal de Educação

Blog de Assis Ramalho

Boletim desta sexta [28/08]: Pernambuco totaliza 7.512 óbitos por Covid-19 após confirmação de mais 999 pacientes e 32 mortes


Foram confirmados, nesta sexta-feira (28), 999 novos casos de Covid-19 em Pernambuco, além de 32 óbitos. Com isso, o estado totaliza 123.146 casos confirmados e 7.512 mortes de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 51 dos casos confirmados nesta sexta são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Outros 948 são considerados leves, já que os pacientes não foram internados, estão na fase final da doença ou já estão curados.

Com esse acréscimo, o estado passa a ter 25.400 casos graves e 97.746 casos leves.

Em relação aos óbitos, a SES informou que 14 das 32 mortes confirmadas nesta sexta (28) ocorreram nos últimos três dias, sendo seis na quinta (27), cinco na quarta (26) e três na terça (25). Os outros 18 óbitos aconteceram entre 5 de junho e 24 de agosto.

Outros detalhes epidemiológicos devem ser informados ao longo desta sexta, pela SES.

Por G1

Bolsonaro ri ao comentar o afastamento de Witzel: 'O Rio está pegando'


O presidente Jair Bolsonaro riu nesta sexta-feira (28) ao comentar com um apoiador, no Palácio da Alvorada, a situação do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). O governador foi afastado do mandato por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de desvios na Saúde do estado.

! Bolsonaro fala sobre Rio de Janeiro / Witzel, Eleições, Auxílio Emergencial, Malafaia e mais
Depois de terem se aliado nas eleições de 2018, Bolsonaro e Witzel se tornaram rivais políticos. O atrito entre eles se intensificou em 2020. Bolsonaro alega que Witzel tem ambição de sucedê-lo na Presidência, nas eleições de 2022. Witzel se elegeu com o apoio do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente, mas depois rompeu com ele também.

Ao deixar a residência oficial nesta sexta e passar pelo cercado onde ficam os apoiadores, Bolsonaro foi chamado por um homem que disse "Rio de Janeiro". O presidente parou e disse que a situação “está pegando” no estado.

“O Rio está pegando, o Rio está pegando hoje. Está sabendo do Rio hoje? Governador já... Quem é teu governador?", indagou Bolsonaro.

"Meu governador? É o vice", respondeu o apoiador.

"Está acompanhando aí", disse Bolsonaro aos risos.

Por G1
Vídeo: You-Tub Foco do Brasil

Petrolândia: Família parabeniza dona Adalva pelo aniversário de 90 anos


Hoje é aniversário de dona Adalva 90 anos, esposa de Sr. Pedrinho do Icó  (FALECIDO a 1 ano). Seus filhos. Tadeu, Rita, Amparo, Maria do Socorro, seu genro Cícero Sobreira e netos - Joaquim Pedro e Ana Luiza , agradecemos ao bom Deus por este dia. Felicidades e muita paz em seu Aniversário.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Famíia da aniversariante

Tacaratu: Família procura por homem desaparecido desde o dia 23 de junho; ele teria sido visto em Petrolândia


Luciano Lucas da Silva Souza - conhecido por Luciano Boião. 24 anos. Residente em Tacaratu, neto de D. Mariquinha, muito conhecida, praticante católica.

Luciano Lucas está desaparecido desde o dia 23 de junho - véspera de São João, após ter perdido o pai-avô.

Ele foi visto na entrada do Sítio Porteirão de Tacaratu, mas não se sabe se retornou para a rua ou se seguiu para outro local. Notícias não oficiais dão conta de que ele teria sido visto na ponte que dá acesso a cidade de Petrolândia.

Houve registro de B.O. mas até a presente data não se tem qualquer notícia.

Luciano saiu da residência por volta das 16 horas do dia 23 de junho.

A família pede a quem souber notícias de Luciano Lucas da Silva Souza- conhecido por Luciano Boião, por favor, entrar em contato pelo celular (WhatsApp) 87 9. 9933-2988, falar com Letícia Mariquinha [irmã do desaparecido].

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e foto: Família

Prefeitura Municipal de Jatobá emite nota de pesar pelo falecimento do colaborador José Alfredo Florêncio Leite


A Prefeitura Municipal de Jatobá manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do Motorista José Alfredo Florêncio Leite.

Neste momento de dor, a administração municipal se solidariza com os familiares e amigos.

Expressamos aqui, nossas mais sinceras condolências pela perda.

O Sr. Alfredo sempre foi conhecido pelo profissionalismo, por ser respeitoso com todos e estamos em oração para que Deus conforte o coração de todos neste momento.

Maria Goreti Cavalcanti Varjão


Prefeita Municipal

Bolsonaro anuncia que não vai atuar nas eleições municipais

bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro informou hoje (28) que decidiu não atuar no primeiro turno nas eleições para prefeitos, que acontece em novembro, em todo o Brasil. “Tenho muito trabalho na presidência e, tal atividade, tomaria todo meu tempo num momento de pandemia e retomada da nossa economia”, escreveu em publicação nas redes sociais.

De acordo com Bolsonaro, entretanto, ele continua trabalhando para a homologação do partido Aliança pelo Brasil, criado em novembro do ano passado, após o presidente deixar o PSL, partido pelo qual se elegeu. Para a legenda ser homologada é necessário a coleta de cerca de 500 mil assinaturas em pelo menos nove estados. As rubricas precisam ser validadas, uma a uma, pelo Tribunal Superior Eleitoral.

“Em comum acordo tenho conversado com 3 outros partidos para o caso de não se concretizar a tempo o Aliança. Nessa segunda hipótese, de ambos os lados, se impõe condições para essa filiação. Isso também decidi que somente poderia acontecer em 2021”, explicou sobre o seu plano para filiação, caso o Aliança pelo Brasil não possa ser oficializado.

O presidente desejou boa sorte a todos os candidatos. “E, principalmente, aos eleitores nessas escolhas”, escreveu.

As eleições municipais deste ano estão marcadas, em primeiro turno, para 15 de novembro e, em segundo turno, para 29 de novembro. Originalmente realizado em outubro, este ano o pleito foi adiado em razão da pandemia da covid-19.

Por Agência Brasil

Petrolândia: Aniversariante de hoje, Livia Alessandra recebe mensagem de parabéns dos pais Louro do Vidro e Creuza



Nesta sexta-feira, 28 de agosto de 2020, a jovem Livia Alessandra completa mais um ano. Na oportunidade, os pais Louro do Vidro e Creuza felicitam a filha desejando muita saúde e felicidade.

Filha, esperamos que seu coração esteja radiante, e esteja sentindo muita felicidade, afinal é seu aniversário e não é todos os dias que temos a alegria de poder comemorar mais um ano de vida.

Saiba que todos nós estamos contentes pelo seu aniversário, e estamos realmente satisfeito por saber que tantas pessoas gostam de você e lhe desejam sucesso. Tudo isso só é possível porque temos nossa vida envolvida no amor de Cristo; Ele nos permite encarar as dificuldades com coragem e fé.

Parabéns, tenha um aniversário inesquecível! Que esse dia possa se repetir por vários anos. Nós amamos você e vamos estar sempre ao seu lado, em todos os momentos. Feliz aniversário, dos seus pais

Louro do Vidro e Creuza 

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Delgado Construções, sua loja de material de construções, tem tinta Futura Premium com a cor que você quiser

Delgado Construções - Aqui tem economia e novidades todos os dias!


TINTA ACRÍLICA CORES PERSONALIZADAS É NA DELGADO CONSTRUÇÕES - A COR QUE VOCÊ QUISER, A GENTE FAZ PARA VOCÊ

Delgado Construções, sua loja de material de construções em Petrolândia, está localizada na Avenida Manoel Borba, 112 - Centro. Contatos: (87) 3851-1369 ou 9.9958-0242 (Tim), organização de Maria Verônica Delgado.

Horário de Atendimento de Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas.
Aos Sábados das 08:00 às 12:00 horas.

Delgado Construções - Aqui tem economia e novidade todos os dias!


Visite a Delgado Construções, peça o seu cartão e compre na mesma hora. Aproveite esta oportunidade!

CARTÃO DE CRÉDITO DELGADO CONSTRUÇÕES
Muito mais vantagem para você!


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Justiça aceita denúncia contra 17 pessoas por morte do prefeito de Granjeiro (CE); Vice-prefeito é acusado de mandar assassinar o político para assumir o cargo

Suspeitos de participação na morte de prefeito são presos — Foto: Antônio Rodrigues/SVM

João Gregório Neto foi morto há pouco mais de seis meses quando caminhava próximo a um açude, em Granjeiro, no Ceará — Foto: Foto: Divulgação/Prefeitura de Granjeiro

A Justiça Estadual aceitou denúncia contra 17 pessoas suspeitas de envolvimento no assassinato do prefeito da cidade de Granjeiro, no interior do Ceará, João Gregório Neto. A informação foi dada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), o qual afirmou que os suspeitos se tornaram réus no último dia 12 de agosto após "constatação da presença de todos os requisitos legais".

A Promotoria de Justiça da Comarca Vinculada de Granjeiro ofertou a denúncia depois de uma série de diligências criminais que estão sendo feitas pela Polícia Civil do Ceará (PCCE). O MPCE não divulgou o nome dos denunciados. O processo criminal está tramitando em segredo de Justiça.

Segundo o Ministério Público, apesar de a investigação ainda estar em processo, os promotores da Comarca avaliaram que já existem indícios suficientes de autoria e materialidade dos envolvidos no homicídio. Assim, o órgão solicitou que a Justiça dê um prazo para o encerramento das diligências que ainda estão pendentes.

Caso não seja possível, o MP requer que o Poder Judiciário admita que a Polícia Civil "apresente eventuais justificativas com pedido de prorrogação e previsão de encerramento dos atos de persecução".

Câmeras de segurança, o uso da tecnologia foram os principais elementos que levaram à prisão de Ticiano Tomé, eleito vice-prefeito de Granjeiro, no interior do Ceará, em 2016. Ele é acusado de mandar matar o prefeito eleito na mesma chapa, João Gregório, conhecido como João do Povo, para assumir a gestão do município. O pai de Ticiano Tomé e outras sete pessoas também foram presas suspeita de envolvimento no crime.

Após a morte de João do Povo, Ticiano assumiu a Prefeitura de Granjeiro e intimidava testemunhas para dificultar a apuração do caso, conforme a promotoria responsável pelo caso.

João do Povo foi assassinado a tiros em 24 de dezembro de 2019, enquanto fazia uma caminhada próximo à casa dele. "Ele recebeu algumas ameaças, inclusive foi alertado por amigos próximos que deveria tomar cuidado quanto a isso", afirmou o advogado da família de João, Igor César Rodrigues.

Três dias depois do crime, Ticiano assumiu a prefeitura.

O ex-presidente da Câmara de Granjeiro e atual prefeito da cidade, Luiz Márcio Pereira, diz que "não tem culpa" de assumir a gestão da cidade e trabalha para unir adversários político, no entanto, após o crime que chocou a cidade, ele admite ter medo por estar no cargo. "Eu fiquei um pouco com medo. Fazer caminhada, eu não vou mais. De jeito nenhum."

Câmeras de segurança e tecnologia

Na época do assassinato, testemunhas afirmaram que viram os criminosos fugindo em um veículo modelo Gol, de cor escura. Os investigadores descobriram então uma imagem de câmera segurança que mostra o veículo usado pelos autores dos disparos que mataram João do Povo.

Com uso da tecnologia e melhoramento da imagem, equipes da Secretaria da Segurança do Ceará descobriram que o carro utilizado na fuga era na verdade do modelo Polo. "Foi um fato até curioso porque o carro que participou foi um Polo, só que ele estava com a calota de um Gol", lembra Aloísio Lira, superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública.

A equipe de segurança decifrou parcialmente a placa do veículo, mas alguns caracteres não foram identificados devido à baixa qualidade da imagem. Os policiais passaram então a trabalhar com três hipóteses para a placa e vistoriaram carros modelo Polo com uma dessas identificações.

"Aí podemos monitorar quais eram os Polos que poderiam estar na região e acompanhar essa movimentação dentro desses veículos que possivelmente estavam envolvidos no delito", explica Lira.

Condenações na Justiça

Vicente Tomé foi prefeito de Granjeiro por duas vezes. Em 2014, a Justiça o condenou por desvios na saúde e na educação, e o tornou inelegível por seis anos. Foi Vicente quem indicou o filho Ticiano, que nunca tinha sido nem vereador, para ser vice na chapa de João do Povo.

"Embora o filho desse senhor fosse o vice-prefeito, ele queria tomar a frente de tudo, a ponto de querer uma mensalidade. E isso foi vetado pela vítima", diz o delegado.

A "mensalidade",segundo as investigações, seria um pagamento não oficial, uma espécie de salário pago com dinheiro desviado do caixa da prefeitura.

Com a morte do titular e prisão do vice-prefeito, o presidente da Câmara Municipal de Granjeiro, Luiz Márcio Pereira, é o atual prefeito da cidade. Questionado se Ticiano Tomé tentou influenciar os vereadores contra o prefeito João Gregório, ele confirma.

"Aconteceu [a tentativa de influência]. Simplesmente chegaram pessoas lá dizendo que ele oferecia alguma quantia pra gente formalizar alguma denúncia", diz o atual gestor.

João Gregório, o João do Povo, chegou a ser investigado pela Polícia Federal em 2018 por desvio de dinheiro. Não há nada comprovado contra ele até a data da publicação desta reportagem.

Nove presos

Em junho, foram presos Ticiano Tomé, atualmente sem partido, Vicente Tomé e mais 7 pessoas acusadas de participação na morte de João do Povo. A defesa dos dois políticos contesta as prisões e alega inocência.

"A defesa já buscou os meios legais, acredita na Justiça e acredita que, futuramente, nós teremos todos os meios de provas necessários a comprovar a nossa tese, a tese defensiva da não autoria intelectual dos nossos constituintes frente a esse bárbaro assassinato que ocorreu no município de Granjeiro", afirma o advogado de Ticiano, Luciano Alves Daniel.

Por Aline Oliveira, Fantástico e G1 CE