segunda-feira, 26 de maio de 2014

Aguinaldo Fenelon, Procurador Geral do Ministério Publico de PE, é entrevistado por Assis Ramalho

 
 Assis Ramalho entrevista Aguinaldo Fenelon, Procurador Geral de Justiça do Estado de Pernambuco. (Fotos: Lúcia Xavier)

Na sexta-feira passada (23) os municípios de Petrolândia, Jatobá, Tacaratu, Belém de São Francisco, Itacuruba e Floresta formalizaram sua adesão ao Pacto dos Municípios pela Segurança Pública, um projeto do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para indução de políticas públicas voltadas à redução da criminalidade. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Petrolândia. 

Encerrada a cerimônia, Assis Ramalho entrevistou o Procurador-Geral do MPPE, Aguinaldo Fenelon de Barros. Acompanhe abaixo.

De início, solicitamos ao Procurador Geral sua avaliação sobre o evento realizado em Petrolândia.

Aguinaldo Fenelon: É uma grande satisfação estar de volta a essa cidade que tão bem me acolhe, que é Petrolândia. Estou aqui pela terceira vez, mas eu quero voltar pela quarta vez, pela quinta vez, quantas vezes for preciso. A implantação deste projeto do Ministério Público de Pernambuco é um momento importante. Eu tenho dito por onde eu passo que quem constrói o município não é só o prefeito, nem só os vereadores. Somos todos nós que podemos construir uma sociedade melhor, porque a célula principal da sociedade é a família e a violência deve começar a ser combatida dentro da família. Se as famílias conseguirem educar, respeitar, amar e respeitar o próximo, ter uma reunião, já se começa a construir uma cultura de paz na cidade.

Em uma outra entrevista, concedida à nossa reportagem, o senhor disse que há um poço de vaidade em que as autoridades mergulharam há muito tempo atrás e isso fez com que a violência aumentasse. É isso mesmo?

A gente tem que entender que o poder que nós temos é para construir e não para ter vaidade, tem que entender que o cargo é para servir. Quem tem emprego público tem que entender que é empregado do povo. O poder dá vaidade ao homem e eu não posso aceitar isso. Temos que mudar esta cultura. A Justiça tem que ser mais popular, tem que ser mais povão. As instituições não conversam nesse país, isso é um grande erro. O Ministério Público vem com essa proposta, de conversar com essas entidades e com os poderes públicos. Enquanto os que promovem o crime se falam todos os dias, as autoridades não se falam, e o Ministério Publico está provocando isso. O MP está trazendo um projeto novo e vai ajudar os prefeitos dessa região a combater a violência”.


Por que tanto vandalismo nos estádios de futebol? O que está acontecendo?

Aguinaldo Fenelon:
Hoje, como eu disse (em seu pronunciamento), nós somos reféns de uma sociedade que foi esquecida em anos passados. Aquelas pessoas vão para um estádio de futebol quebrar as coisas, brigar, ao invés de assistir aos jogos, porque essas pessoas fazem parte de uma sociedade a quem o município não deu educação, não deu saúde, não deu cidadania e eles ficaram abandonados e foram criados sem que ninguém olhasse para eles. E para essas pessoas excluídas, pensam "eu sou bandido, mas eu tenho poder". Então, a gente tem que entender que, hoje,estamos correndo atrás do prejuízo. 

E sobre o vandalismo que aconteceu durante a greve da polícia, quando lojas e supermercados foram saqueados. O que vai acontecer com quem agiu daquela maneira? 

Aguinaldo Fenelon: Os responsáveis vão ser punidos, vão responder a inquérito. Já solicitamos (do governo estadual) maior agilidade nas investigações para identificar todos que depredaram e saquearam lojas e supermercados nos dois municípios, com prejuízos para o comércio. O Ministério Público de Pernambuco vai acompanhar de perto as investigações policiais para denunciar todos aqueles que cometeram crimes durante a greve dos policiais militares e bombeiros militares em Pernambuco.

Agradecemos a atenção de Aguinaldo Fenelon com nossa reportagem

Aguinaldo Fenelon: Eu agradeço e quero voltar para entregar o prêmio (pelo atingimento de metas do  Pacto dos Municípios pela Segurança Pública) a Petrolândia e aos outros municípios que assinaram o compromisso com o MPPE.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Armando e João Paulo recebem apoio de lideranças do PSB das Matas Norte e Sul

Foto: Léo Caldas/Divulgação

Carpina - Antes de participar da décima plenária do Pernambuco 14, em Nazaré da Mata, nesta segunda-feira (26), o pré-candidato ao governo do Estado, senador Armando Monteiro (PTB), e o pré-candidato ao Senado, deputado federal João Paulo (PT), encontraram várias lideranças da Mata Norte para receber apoio político.

Dentre os membros do PSB que declararam adesão estão a vereadora de Lagoa do Carro, Maria José da Costa, e o ex-prefeito de Camutanga, José Trigueiro. Na manhã de ontem (domingo, 25), durante a realização da plenária do Pernambuco 14, em Palmares, na Mata Sul do Estado, Armando e João também receberam o apoio do ex-candidato a prefeito pelo PSB em Gameleira, Tarcizio Feijó. No evento, ele reivindicou maior atenção às estradas da região e disse que está com Armando e João por eles reunirem a experiência e competência necessárias para conduzir o desenvolvimento de Pernambuco.

Mais apoios - Durante o giro pela Zona da Mata nesta segunda-feira, Armando e João também se reuniram com lideranças dos municípios de Chã de Alegria, Paudalho, Itambé e Ferreiros. Deste último município, que é administrado pelo prefeito Gileninho (PSB), estão com Armando e João o vice-prefeito Toinho do PT e o vereador José Roberto (PT).

Tadeu Alencar recebe apoio de lideranças do Araripe


O prefeito de Exu, Léo Saraiva, fez um grande encontro em sua granja, no último final de semana, que reuniu familiares, amigos, secretários e vereadores do seu grupo político para anunciar oficialmente o seu apoio ao ex-secretário da Casa Civil, vice-presidente do PSB e pré-candidato a deputado federal Tadeu Alencar. Para o prefeito, que destacou a importância de ampliar em Pernambuco o legado deixado pelas gestões do governador Eduardo Campos, o nome de Tadeu Alencar qualifica a representação do Estado, e em particular do Sertão do Araripe, no Congresso Nacional.

Na ocasião, Tadeu Alencar lembrou a relação afetiva e familiar que mantém com o Araripe, da importância estratégica que a região tem para o Estado e dos desafios que devem ser superados para o pleno desenvolvimento econômico e social dos municípios que a integram. “Por todas essas razões é que sempre serei um defensor do Sertão do Araripe e sei da grande responsabilidade de representar a região”, assegurou o vice-presidente do PSB. Também estavam presentes ao almoço o prefeito de Bodocó, Danilo Rodrigues; o ex-prefeito de Bodocó, Júnior Marcelino; o ex-prefeito de Moreilândia, João Angelim e a ex-prefeita de Santa Filomena, Evaneide Melo.

Em tempos de inconformismo social, João Lyra Neto propõe debate sobre a origem do vandalismo e da violência

Eduardo Braga/ SEI

Com o objetivo de identificar as reais causas e coibir os atos de vandalismo e violência em Pernambuco, o governador João Lyra Neto, anunciou, nesta segunda-feira (26/05), a realização de um estudo de cunho comportamental. O levantamento, que será contratado até o final desta semana, vai nortear futuras ações do Governo do Estado na área da segurança pública. A decisão do governador é uma resposta às ocorrências de desequilíbrio social registradas durante a paralisação da Polícia Militar de Pernambuco. O anúncio foi feito ainda pela manhã, durante entrevista concedida ao comunicador Geraldo Freire, da Rádio Jornal de Pernambuco, no Recife.

O estudo vai aprofundar a discussão sobre os motivos que levam uma pessoa sem antecedentes criminais a cometer um delito. É importante ressaltar que o vandalismo e a violência têm aumentado no Brasil, e o Governo de Pernambuco, apesar de ser o único Estado a reduzir estes índices nos últimos sete anos, se mantém em busca de uma solução permanente. "A repressão não deve ser a única alternativa para resolver, pois temos que entender e nos aprofundar ainda mais nessa questão", disse governador, enfatizando que a gestão vai continuar monitorando a questão e garantindo a ordem para os pernambucanos.

Câmara promete um hospital geral para o Sertão


A dois dias da apresentação de suas propostas para área da saúde, o pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), adiantou em entrevista que pretende construir um hospital geral para o Sertão. O socialista, que percorreu municípios da região neste fim de semana, destacou que a unidade será destinada ao atendimento de grande complexidade, uma vez que a localidade apresenta uma carência desse tipo de serviço. A ideia do ex-secretário da Fazenda é que o parelho seja erguido no município de Serra Talhada.

“Durante a nossa (da Frente Popular de Pernambuco) visita por Serra Talhada, Salgueiro e outros municípios da região, anunciamos a nossa proposta de construir o Hospital Geral do Sertão para atender a demanda que existe. Ela (a iniciativa) será apresentada formalmente na apresentação do nosso programa de governo para a área da saúde, na terça-feira (27)”, revelou Paulo Câmara.

Dilma recebe Bom Senso F.C. e diz estar estarrecida com atraso de salários

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Após se encontrar com representantes do movimento Bom Senso F.C., a presidenta Dilma Rousseff disse estar estarrecida com a situação dos jogadores de futebol que ficam sem receber salários por vários meses de seus clubes, segundo relato dos atletas presentes. Dez jogadores de grandes e pequenos times, alguns com passagem pela seleção brasileira, estiveram hoje (26) no Palácio do Planalto para apresentar as principais reivindicações do grupo, cuja petição já tem a assinatura de mais de 1,2 mil atletas.

“Ela está estarrecida com a falta de compromisso dos clubes brasileiros em relação a salários. A presidente não imaginava que existisse no Brasil, o país do futebol, tantos clubes com salários atrasados”, afirmou Ruy Bueno Neto, atualmente sem time, que jogou dez anos na série A antes de se “deparar com a realidade do futebol brasileiro” [fora da elite], na qual, dos últimos nove meses trabalhados, recebeu por apenas três.

Segundo Alex, meio-campo do Coritiba e que já atuou pela seleção, Dilma teve essa reação pois não conhecia, até o momento, a situação. “Ela se mostrou estarrecida com o que ouviu, porque de repente não tinha esse conhecimento, principalmente com a Justiça do Trabalho, onde muitas vezes os jogadores recorrem e demoram muito tempo para ter os valores a que têm direito recebidos”, disse.

Momento Física na Copa: Velocidade Média


Olá, pessoal!

Estamos em ritmo de Copa do Mundo e nada melhor para contextualizar o estudo da Física, não é mesmo? Então, o Momento Física durante este período traz para você resoluções que envolvem algumas situações ocorridas em outras Copas e que podem acontecer neste campeonato mundial de futebol. E vamos juntos torcer pelo Brasil.

Um abraço!

Prof. Roberto Oliveira

MOMENTO FÍSICA NA COPA: AULA 01 - VELOCIDADE MÉDIA


A questão de hoje aborda o gol que Roberto Carlos fez contra a China em 2002
Roberto Carlos bate a falta que originou o seu gol contra a China, na Copa 
(Foto: Agência Getty Images)

ENCARTE QUESTÃO DA AULA: Momento Física na Copa 01

VÍDEO AULA: Resolução da questão


Veja gols do jogo>http://www.youtube.com/watch?v=XinmDtJr9dk

Para ver todas as aulas>Momento Física

Roberto Oliveira para Blog de Assis Ramalho
Material didático, animação e vídeo: Roberto Oliveira

Justiça condena associação de policiais e bombeiros a pagar custos da Força Nacional em PE


Uma decisão judicial da 3ª Vara de Justiça de Pernambuco determinou que a Associação Pernambucana de Cabos e Soldados Policiais e Bombeiros Militares (ACS-PE) e a Associação dos Praças de Pernambuco (Aspra-PE) paguem R$ 1.103.014,40 à União. O valor, que deverá ser dividido igualmente entre as associações, é referente aos gastos com o envio da Força Nacional de Segurança Pública e do Exército Brasileiro ao estado, em decorrência da greve das categorias,entre os dias 13 e 15 deste mês.

A decisão referendou pedido da Advocacia-Geral da União, que ajuizou processo contra as duas associações e contra um dos líderes do Movimento Independente da Política Militar, na última sexta-feira (23). De acordo com o juiz titular da Vara, Frederico José Pinto de Azevedo, a condenação foi baseada na Constituição Federal e na Constituição de Pernambuco, que proíbem a realização de greves por parte de militares. “A Força Nacional e o Exército ainda estão nas ruas do Recife e demandam custos, que estão listados no processo, como combustível, manutenção de viaturas, deslocamento, entre outros. Esses custos devem ser pagos por alguém”, disse o juiz àAgência Brasil.

As contas dos bens das associações já foram bloqueados, por meio do sistema BacenJud, para que o ressarcimento seja feito à União. O profissional apontado como líder do movimento não foi condenado a efetuar pagamento. Na ação, Azevedo cita que “os dispêndios existiram, estão narrados na inicial da Procuradoria da União e devem ser ressarcidos por aqueles que causaram os problemas, e não pela sociedade pernambucana, vítima no presente caso, por meio do governo do estado”.

Banco do Nordeste deve aplicar R$ 2,3 bilhões no Plano Safra 2014/2015

Entre as alterações anunciadas está a permissão para renovação simplificada dos financiamentos do Agroamigo (Pronaf B) e elevação do limite de financiamentos e redução de juros em diversas linhas de crédito.

O Banco do Nordeste investirá R$ 2,3 bilhões na agricultura familiar da região, no âmbito do Plano Safra 2014/2015, que compreende o período entre julho deste ano até junho de 2015.

O valor representa acréscimo de 28% em comparação ao aplicado pela Instituição no atual Plano Safra (R$ 1,8 bilhão). O volume total de recursos previsto pelo Governo Federal para todo o Brasil é de R$ 24,1 bilhões.

A meta do Banco do Nordeste foi anunciada no evento de lançamento do Plano Safra 2014/2015 e do Plano Safra para o Semiárido, que aconteceu, hoje, segunda-feira, 26 de maio, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

Na oportunidade, foram anunciadas as principais alterações dos normativos e políticas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o volume de recursos destinado ao segmento.

O Plano Safra para o Semiárido prevê o montante de R$ 4,6 bilhões a serem investidos na área, ampliando o limite, por operação, de R$ 3,5 mil para R$ 4 mil e bônus de adimplência de 40% para municípios em situação de emergência.

Na ocasião, a presidenta Dilma Rousseff destacou o avanço do Plano Safra, que ampliou o montante de recursos para os agricultores familiares e manteve as taxas de juros. A presidenta disse que o País está rompendo a armadilha da seca, ao mostrar que o semiárido pode ser sustentável e, assim, produzir alimentos para todos brasileiros.

O presidente do Banco do Nordeste, Nelson Antônio de Souza, disse que “o acréscimo no volume de recursos a ser aplicado pelo Banco representa o esforço do Governo Federal no sentido de atender o maior número de produtores possível na região, para o que a rede de agências do Banco está preparada a prestar atendimento de excelência”.

Uma das principais alterações a serem implementadas é a permissão para renovação simplificada dos financiamentos no âmbito do programa de microcrédito rural Agroamigo, cujo público-alvo são os produtores de mais baixa renda enquadráveis no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do grupo B. Também haverá elevação do limite de financiamentos e redução de juros em diversas linhas.

Petrolândia: Artista plástica Joane Barbosa realiza II Exposição de Artes neste sábado (31) na Câmara de Vereadores


Neste sábado, 31 de maio, a artista plástica Joane Barboza realizará sua II Exposição de Artes na Câmara Municipal de Petrolândia. Joane Barboza convida os petrolandenses a prestigiarem este evento de cultura e arte na cidade de Petrolândia.

A primeira exposição da artista plástica aconteceu em dezembro do ano passado, também na Câmara de Petrolândia.

Notícia relacionada:

Informações: Facebook Joane Barboza.com 
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Açaí Power da Eco Fresh é novo produto funcional distribuído pela Karne&Keijo. Consulte seu revendedor e experimente o poder do açaí.


A Karne&Keijo, empresa pernambucana de logística em food service, traz aos seus clientes e consumidores da região um novo produto: o Açaí Power, produzido pela Eco Fresh, indústria especializada na produção de alimentos funcionais, naturais e orgânicos, como produtos feitos à base de açaí e outras frutas, adicionados sempre de complementos saudáveis. A empresa segue um rigoroso padrão de qualidade, desde a produção da matéria prima até a fabricação do produto final. 

O Açaí Power é apresentado nos sabores Açaí com Banana, Açaí com Morango e Açaí com Guaraná, em embalagens que atendem às várias necessidades do consumidor: 500g, 1,02 Kg, 3,6 Kg, 5 litros ou 10 litros (embalagens econômicas), nos sabores Açaí com Banana, com Morango ou com Guaraná. O sabor Açaí com Banana também está disponível em embalagens para consumo individual (200g) e os sabores Açaí com Banana ou com Guaraná têm versões em potes individuais de 220g com Granola.

Consulte o Revendedor Autorizado da Karne&Keijo em sua região e peça os produtos Açaí Power. Em Petrolândia, Jatobá, Tacaratu, Floresta e Belém de São Francisco procure Ancilon Ramalho Leal e dê um novo sabor às suas vendas com os produtos Açaí Power da Eco Fresh. 


Informações: Ancilon Ramalho Leal e Açaí Power Eco Fresh

Petrolândia: Elizabete Ferraz, aniversariante do dia, recebe homenagem no Blog de Assis Ramalho

Elizabete Ferraz, feliz aniversário!

Elizabete Ferraz, aniversariante do dia, a amiga que tantos aniversariantes homenageia no Blog de Assis Ramalho, recebe o carinho de amigos e familiares nesta data especial.

Bete,

Que todos os seus sonhos
e metas sejam realizados e
todos seus objetivos alcançados!
Mas o mais importante de tudo,
é que você seja muito,
mas muito feliz.
Que esta data seja marcada por
muitos momentos de grandes realizações.
Você é super especial e merece
que Papai do céu te dê muitos presentes,
principalmente aqueles presentes
que você guarda secretamente
em seu coração.
Que você possa caminhar sempre em busca
do sucesso, alcançando um futuro
amplo, se aperfeiçoando e prosperando
ainda mais.
Felicidades hoje e sempre!
Beijos Carinhosos.

São os votos de Mayara, Ítalo e Renato.

Feliz aniversário e nossos agradecimentos a Elizabete. Parabéns!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e foto: Mayara Farias

Frente Popular promove encontro com formadores de opinião

Foto: Roberto Pereira
Evento tem como objetivo coletar sugestões para o Programa de Governo

Os pré-candidatos da Frente Popular de Pernambuco, Paulo Câmara (governador), Raul Henry (vice) e Fernando Bezerra Coelho (senador) realizam, na noite de hoje (26), encontro para debater seu Programa de Governo com formadores de opinião. O evento terá início às 19h, na Di Branco Recepções, no Bairro do Recife.

Para a reunião, foram convidadas aproximadamente 200 pessoas, entre educadores, consultores, sociólogos, empresários e profissionais liberais. As sugestões coletadas hoje deverão compor o documento que será apresentado à população logo após a convenção partidária, marcada para o dia 15 de junho. “O público presente representa uma parte das pessoas que queremos mobilizar, motivar e estimular a pensar o futuro de forma inovadora, criativa e transformadora para enfrentar o desafio de consolidar um ciclo de desenvolvimento com oportunidades para todos”, ressalta Paulo Câmara.

A Frente Popular já promoveu outros eventos com formato semelhante. O primeiro teve como tema a Cultura e contou com nomes de peso, a exemplo do escritor Ariano Suassuna. O segundo possibilitou o encontro dos pré-candidatos com a juventude.

Assessoria de Imprensa do PSB

Itaparica/Jatobá: Resultados das peladas da Associação Pó de Serra neste domingo (25)


Foto: Jair Souza

Jair Souza, o popular Jair do Picolé, nosso amigo e correspondente em Itaparica (Jatobá), envia ao Blog de Assis Ramalho o resultado da tradicional pelada dominical (baba), na Associação Pó de Serra, de Itaparica. Confira!

No primeiro tempo o resultado foi Camisa Azul 3x2 Camisa Vermelha.
Camisa Vermelha:
Gol: Marcos
Escalação: Severino, Eraldo, Bangu, Nego Flávio, Luciano, Parceiro, Nicácio, Marcos, Givanildo e Elói
Camisa Azul:
Gols: Gean Elton, Sapatão e Wagner
Escalação: Geraldo, Gean Elton, Irgiberto, Evandro, Sapatão, Walgner, Catinha e Naldo

O segundo tempo terminou com o placar de Camisa Azul 2x5 Camisa Vermelha.
Camisa Azul:
Gol: Gean e Tales
Escalação: Preto, Naldo, Evandro, Jandair, Mozar, Pedro, Eraldinho, Cristiano, Tales, Gean e Catinha
Camisa Vermelha:
Gols: Sivaldo (2), Moisés, Nicácio e Lusivan
Escalação: Samuel, Berg, Gil, Sivaldo, Adriano, Evanildo, Quel, Naldinho, Bolinho, Moisés e Nicácio.

Redação Blog de Assis Ramalho
Informações e foto: Jair Souza

Notícia relacionada(clique para ler)
>Petrolândia: Futebol e aniversário no domingo da AVEPE

Anvisa suspende a fabricação de produtos de limpeza automotiva de indústria sem autorização de funcionamento


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje (26) a suspensão da fabricação, da comercialização, da divulgação e do uso de todos os lotes dos produtos Lustrador para Veículos, Limpa Pneus e Desengraxantes da marca Texas King, fabricados e distribuídos pela empresa Texas King Indústria e Comércio de Limpeza Ltda.

De acordo com a Anvisa, a empresa comercializava os produtos sem a devida Autorização de Funcionamento (AFE) para esse tipo de fabricação. A decisão fou publicada no Diário Oficial da União.

Agência Brasil

Paulo Câmara mobiliza 9 mil sertanejos na construção de seu programa de governo

Socialista reuniu representantes de 27 cidades dos sertões Central, Pajeú e Moxotó
Foto: Aluísio Moreira

Escolhido há três meses para disputar o Governo pela Frente Popular de Pernambuco, o pré-candidato Paulo Câmara mobilizou, durante este fim de semana, cerca de nove mil pessoas dos sertões Central, Pajeú e Moxotó na construção do seu programa de governo. O socialista reuniu-se com prefeitos e lideranças políticas de 11 cidades e promoveu três agendas 40 (Salgueiro, Serra Talhada e São José do Egito), que contaram com representantes de 27 municípios.

Paulo Câmara destacou a intensa agenda de viagens que já inclui 83 municípios pernambucanos, onde tem ido se apresentar e recolher proposta e sugestões. "Quando o ex-governador Eduardo Campos (PSB) me convocou para este desafio, eu disse a ele que queria ser governador para ser o servidor público número 1 deste Estado. Se engana quem acha que governar é ser o patrão da população. Governar é servir às pessoas. No meu Governo, o patrão será o povo", garantiu.

Câmara repetiu que irá a todos os municípios do Estado para montar um programa que contemple as reais necessidades de cada localidade e de Pernambuco como um todo. "Foi assim que Eduardo fez quando foi candidato ao Governo, em 2006, e quando foi em busca da reeleição, em 2010. Foi essa atitude democrática que lhe permitiu criar - e eu me orgulho de ter participado desse trabalho - o modelo de gestão que vem revolucionando Pernambuco, e que lhe conferiu uma aprovação popular de mais de 80%", declarou o socialista.

O pré-candidato ironizou declarações de adversários de que precisaria de um aparelho de GPS para se deslocar pelo Sertão do Pajeú. "Se, por acaso, acontecer de precisar de informação sobre um caminho, eu não tenho dificuldade. Desço do carro e vou conversar com as pessoas. Nossos adversários não gostam de falar com o povo. Nós gostamos. E isso é o que fez a nossa gestão tão bem sucedida", disparou.

Paróquia de Petrolândia divulga programação do Bispo Dom Gabriel em sua estadia na cidade de 03 a 08 de junho

Dom Gabriel, Bispo da Diocese de Floresta (Foto: Assis Ramalho)

No período de 03 a 08 de junho, o Dom Gabriel, Bispo da Diocese de Floresta, estará na cidade de Petrolândia para cumprir extensa agenda de compromissos na Paróquia local.

A programação abaixo foi divulgada na fanpage da Paróquia de Petrolândia no Facebook, neste domingo (25).

Dia 03/06 (Terça-feira)
16h00 - Chegada do Bispo
19h30 - Reunião do Conselho Econômico.

Dia 04/06 (Quarta-feira)
08h30 às 10h00 - Visita ao MST (Reservatório)
10h00 às 11h00 - Visita ao Sítio Mata-Cabra (MST 02)
15h00 - Visita à Agrovila 09 da Reta.
19h30 - Encontro com lideranças da Quadra 13 de Petrolândia

Dia 05/06 (Quinta-feira)
08h00 às 10h00 - Encontro com Lideranças Rurais
12h00, Almoço na Agrovila 05 Bloco 04
14h00 às 16h00 - Visita à Agrovila 06 Bloco 04
17h00 - Visita à Vila dos Pescadores
18h00 - Visita à Agrovila 10 Bloco 03
19h30 - Visita aos Mandantes Agrovila 08 Bloco 03 (Celebração de Missa)

Dia 06/06 (Sexta-feira)
09h00 - Visita à Cadeia Pública de Petrolândia
16h30 - Visita ao Bairro Nova Esperança (Sem Teto)
19h30 - Missa na Igreja Matriz e, em seguida, reunião do Conselho da Cidade.

Dia 07/06 (Sábado)
09h00 - Catequese na Igreja Matriz
14h30 - Encontro com os jovens da Paróquia de Petrolândia na Igreja Matriz
19h30 - Encontro com os Missionários no Salão Paroquial

08/06 (Domingo)
08h00 - Visita à Serrota, Sítios Papagaio e Sobrado
16h00 - Crisma (Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Projeto Apolônio Sales)
19h30 - Missa de Pentecostes (Igreja Matriz)

Em sua estadia em Petrolândia, Dom Gabriel será acompanhado pelas Irmãs de São José. A programação está sujeita a alterações e ajustes.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Facebook Paróquia de Petrolândia
Foto: Assis Ramalho

Petrolândia: SEBRAE, em parceria com SEDETUR e CDL, oferece 30 vagas para Programa Na Medida para microempresas


O Sebrae, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Clube de Diretores Lojistas-CDL, abriu inscrições para o Programa Na Medida em Petrolândia.

O Programa Na Medida é uma importante solução para alavancar os negócios e inclui cursos, cursos com consultoria, palestra e oficinas. Além de ter acesso aos conteúdos de gestão, o empresário poderá participar de capacitação continuada, por meio dos Diálogos Empresariais, uma nova modalidade desenvolvida pelo Sebrae, que permite aprofundar conhecimentos e trocar experiências com outros profissionais.

Com uma linguagem simples e objetiva, o Na Medida tem como proposta capacitar os donos de microempresas de forma continuada. O projeto contempla oito temas sobre o processo de gestão do negócio: gestão financeira, tributação, mercado, gestão de pessoas, planejamento estratégico, internet, empreendedorismo e cooperação.

Estão abertas 30 vagas para atender microempresas. As inscrições devem ser feitas até quarta-feira, dia 28/05, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDETUR), com Silvânia França (87-9601-7363), ou na CDL com Aline Barros (87-3851-1580). A SEDETUR e o CDL funcionam na Rua Dom Pedro II, esquina com Av. Auspício Valgueiro Barros, no 1° andar do Cartório de Notas de Petrolândia, das 07h30 às 13h30.

O primeiro encontro acontecerá na quarta-feira, às 19 horas, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Petrolândia. Mas atenção: só poderá participar quem tiver feito a inscrição prévia.

Marcos Rogério Viana/Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolãndia

Ronaldo anuncia apoio a Aécio Neves em eleição presidencial

Deixando de ver o timão por causa do meu grande amigo e futuro presidente do Brasil

Membro do COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo-2014, o ex-jogador Ronaldo declarou que apoiará o candidato Aécio Neves, na eleição presidencial deste ano. A declaração foi feita em entrevista ao jornal "Valor", publicada nesta segunda-feira (26).
"Sou amigo do Aécio. Conheci a presidente Dilma, tenho uma ótima relação com ela. Mas minha amizade com o Aécio tem 15 anos. Ele foi o único cara que eu apoiei publicamente. Apoiei para governador de Minas e aí ele fez um excelente trabalho. Sempre tivemos uma forte amizade e agora vou apoiá-lo. É meu amigo, confio nele e acho que é uma ótima opção para mudar o país", disse ao jornal.

Questionado sobre o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva, que apoia a reeleição da presidente Dilma Rousseff, e que ajudou direta na construção do estádio do Corinthians, ex-time do jogador, Ronaldo respondeu que Lula não é candidato à eleição.
Em abril, o jogador publicou uma foto em uma rede social na qual chamou de “futuro presidente do Brasil” o candidato presidencial tucano e senador Aécio Neves (PSDB-MG).
Foto publicada pelo jogador ao lado do pré-candidato Aécio Neves

Envergonhado

Aperta-se o cerco aos resíduos nucleares


Há poucos dias (7/5) a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei n.º 4.709/04, que proibiria a construção de mais usinas nucleares até ser instalado um depósito definitivo para resíduos perigosos. O parecer do deputado Fernando Ferro (PT-PE) foi de que nem a França tem depósito definitivo para esses rejeitos. Então... E a proposta de construir usinas nucleares no Nordeste prevê uma delas em Itacuruba (PE), com deposição dos rejeitos nucleares no Raso da Catarina, santuário ecológico do Semiárido. O hidrogeólogo José P. Tomaz de Albuquerque diz que, erguida nessa bacia sedimentar, a usina verterá águas contaminadas para os Rios Vaza Barris e São Francisco.

Eis o artigo.

E agora? A União foi condenada pela Justiça Federal a definir o orçamento para implantação imediata do depósito final de rejeitos radioativos das usinas de Angra dos Reis (RJ), onde, desde1982, eles estão sendo colocados em piscinas dentro das próprias geradoras. E intimou porque esses rejeitos "representam sérios riscos para a população".

Alega a Eletronuclear que "tem controle total da gestão dos rejeitos", com "guarda segura até 2020". Mas outras informações (O Globo, 15/5) dizem que a usina Angra 2 começará a ser desligada em 2017, por causa da "saturação" dos depósitos provisórios; Angra 1 poderá ter o mesmo destino em 2018. As usinas não poderiam operar - diz uma condicionante - sem resolver a questão dos resíduos. E já há alguns anos se informava que havia 3 mil toneladas de rejeitos depositadas em dois galpões. Como se fará com o projeto de Angra 3?

Prefeito de Camocim de São Félix denuncia tentativa de cooptação à candidatura do PSB

Foto: Léo Caldas/Divulgação

O prefeito de Camocim de São Félix, Uilson de Moura França (na foto), do PTB, denunciou neste domingo (25), durante a plenária do Pernambuco 14, em Palmares, que foi assediado por integrantes do Palácio do Campo das Princesas e da Fundarpe para aderir à pré-candidatura do PSB ao Governo do Estado.

Aliado de Armando Monteiro, que é pré-candidato pelo PTB, Uilson disse que foi procurado por integrantes da equipe do governo estadual, que ofereceram compensações para que ele apoiasse Paulo Câmara. “Eles perguntaram qual a obra dos meus sonhos para poder votar neles. Eu disse que a obra dos meus sonhos é Armando Monteiro ser governador de Pernambuco”, respondeu.

Uilson disse que na última semana voltou a ser assediado. Desta vez, um representante da Fundarpe ligou para o gestor dizendo que Paulo Câmara ia mandar dinheiro para a realização do São João no município.

“Na sexta passada recebemos uma ligação da Fundarpe. E observamos a preocupação deles, dizendo que nós de Camocim de São Félix iríamos receber dinheiro para fazer o São João, do candidato deles. O que nós sabemos é que este rapaz vai ser candidato e não que ele é governador para mandar dinheiro para canto nenhum. Camocim vai receber dinheiro do Estado porque é polo e, assim como os outros polos, Camocim também tem direito de receber”, afirmou Uilson.

Assessoria de Imprensa do PTB
Foto: Léo Caldas/Divulgação

Deputado Rodrigo Novaes visita Serra Talhada, Cabrobó e São José do Belmonte durante final de semana


O deputado Rodrigo Novaes (PSD) esteve, nesse final de semana, prestigiando eventos e visitando amigos em Serra Talhada, Cabrobó e São José do Belmonte, no Sertão do Estado.

Na manhã do sábado (24), Novaes participou de encontro com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Serra Talhada, ao lado do pré-candidato a governador, Paulo Câmara. Durante a noite, Rodrigo prestigiou a tradicional Festa de Murici, em Cabrobó. O evento foi organizado pelo vereador Zé Nilson Novaes (PP). O parlamentar também esteve na companhia dos vereadores Claudenor Novaes (PTB), Duda Caldas (PTB), Barná Russo (PSD) e o ex vice-prefeito Mário Barros (PR).

Já no domingo (25), o deputado esteve na festa da Pedra do Reino, em São José do Belmonte, ao lado de Dr. Vital Machado e dos vereadores Nenga (PTB) e Cleiton (PTB). Por lá, encontrou muitos amigos.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Rodrigo Novaes

SEEB-Garanhuns denuncia caos instalado nas agências do Santander em Pernambuco

Visitas de dirigentes comprovam situação precária provocada pela falta de funcionários (Foto ilustrativa)

Agências lotadas e com apenas um caixa, algumas sem gerente-geral ou gerente de atendimento, e ainda sem estagiários ou menores aprendizes no autoatendimento. Essa também é a situação das unidades do Santander localizadas na no interior de Pernambuco.

Na base do SEEB Garanhuns e Região, depois do fechamento de duas agências, Lajedo e Águas belas, e suscetíveis demissões, o clima é de incerteza entre os bancários do Santander.

A falta de funcionários tem provocado o caos nas agências. São bancários sobrecarregados e correntistas e usuários passando muito tempo nas filas dos caixas.

Em Bom Conselho a situação é ainda mais precária, os bancários não têm tempo de almoçar, nem de ir ao banheiro. Como se não bastasse, a agência está atualmente sem gerente, e ninguém para ajudar as pessoas nos caixas eletrônicos.

O Sindicato enviou uma carta à Federação e a Confederação dos Bancários, cobrando medidas enérgicas junto à diretoria do banco.

De março de 2013 a março de 2014, o banco espanhol eliminou 4.833 postos de trabalho no país. Foram 970 apenas nos primeiros três meses deste ano.

Juliana Dias/SEEB-Garanhuns e Região

Premiação do Desafio Petrobras 2013 leva proprietários do Posto Rical (Petrolândia) e Rical Combustíveis (Paulo Afonso) à África do Sul

No período de 03 a 07 de maio, os empresários Geraldo, Cida e André, proprietários do Posto Rical (Petrolândia-PE) e Ricall Combustíveis (Paulo Afonso-BA), e Fernanda, conheceram o lado exótico de Joanesburgo e Suncity, na África do Sul, participando da viagem de premiação do Desafio Petrobras 2013.

A solenidade de entrega dos troféus do Desafio Petrobras 2013, teve os atores Márcio Garcia e Carol Castro como apresentadores,e foi animada pelo show do grupo Skank. A cerimônia foi seguida por jantar de confraternização entre os empresários premiados pela Petrobras Distribuidora (BR) e diretoria.

O exotismo e a exuberância do Continente Africano foram apresentados aos empresários brasileiros durante sua estadia, com passeio pela savana, jantar em estabelecimento na savana, visita a santuário de animais selvagens e hospedagem no suntuoso e luxuoso The Palace of the Lost City, resort com paisagens de contos de fadas, situado em Suncity.

Os empresários também conheceram a noite  e tour pela noite de Soweto, cidade vizinha a Joanesburgo, com visita a boteco, como são conhecidos os bares locais.

Ver mais fotos aqui>Premiação Desafio Petrobras 2013 - África do Sul

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Posto Rical

"O futuro nos leva para o lixo zero, para a economia circular, a reutilização total". Entrevista IHU On-Line com Rodrigo Sabatini


“O futuro nos leva para o lixo zero, para a economia circular, para a reutilização total, por isso, precisamos de profissionais que pensem em mudar o processo de produção, mudar o conceito do produto e a aplicação dele, ou seja, remodelar o sistema”, diz o engenheiro civil.

“Apesar da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS ter dado um caráter profissionalizante para o processo de coleta seletiva dos resíduos — porque nós tínhamos um movimento muito amador —, nesses quatro anos pouco se fez para a profissionalização das pessoas que trabalham com o lixo”, adverte Rodrigo Sabatini na entrevista a seguir, concedida à IHU On-Line por telefone.

Na avaliação dele, os catadores, determinados pela PNRS como responsáveis pela coleta seletiva do lixo nos munícipios brasileiros, ainda não foram “aparelhados” com tecnologias. “Eles precisam de instrução, de possibilidades. E sobre o aspecto humano da questão, digo que ninguém merece botar a mão no lixo de ninguém. É uma questão de humanidade, de dignidade. Uma pessoa que se sujeita a coletar lixo para sustentar outra é uma pessoa muito digna, mas uma sociedade que permite que alguém viva do seu lixo é uma sociedade indigna”, frisa.

Entre as metas da PNRS, estava a de erradicar os lixões até agosto deste ano, mas provavelmente ela não será cumprida, porque apenas “30% das prefeituras já entregaram seus planos”, informa. Segundo ele, apesar de a PNRS ser uma das legislações ambientais mais modernas do mundo, “oBrasil estava totalmente despreparado para a lei”.

Segundo ele, entre as dificuldades, há a falta de preparo dos municípios: “85% dos municípios brasileiros têm menos de 50 mil habitantes, então a infraestrutura é muito pequena. No caso dos municípios com uma população maior, são muito complexos para implementar a política em dois anos”.

Na avaliação de Sabatini, com o desenvolvimento da PNRS, a principal meta deve ser a de alcançar índice de lixo zero, a exemplo do que já fazem outras cidades, como São Francisco, na Califórnia, que “encaminha para o aterro apenas 18% de todo o lixo que produz, quer dizer, 82% dos resíduos da cidade são tratados, encaminhados e voltam para a cadeia produtiva”.

Petrolândia: Casa das Juventudes homenageia professora Kátia Rejane, aniversariante desta segunda-feira

Kátia Rejane 

A Casa das Juventudes de Petrolândia parabeniza neste dia especial a professora de informática, Kátia Rejane Alves Souza por mais uma primavera em sua vida.

"Felicidades para você por este dia tão especial que é o seu aniversário.
Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.
Que seu coração, esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial para mim.
Felicidades pelo seu aniversário.
Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias.
Parabéns por hoje, mas felicidades sempre".

São os nossos sinceros votos de felicidades dos amigos da Casa das Juventudes de Petrolândia.


Cleidinha Santos/Casa das Juventudes