Postagens

Mostrando postagens de Outubro 13, 2014
Publicidade

Petrolândia comemora II Semana do Bebê de 11 a 17 de outubro

Imagem
Lívia Leite com o Bebê Prefeito 2014 Abertura da Semana do Bebê na Agrovila 06/Limão Bravo
Começou no sábado passado (11) a II Semana do Bebê de Petrolândia, Sertão de Pernambuco. A abertura do evento aconteceu na Agrovila 06 do Limão Bravo, zona rural do município, com grande participação de crianças e pais.

Entre as diversas atividades realizadas, houve palestra sobre alimentação no 1º ano de vida, importância do aleitamento materno, desmame e pontos importantes para alimentação saudável da mãe e da criança e dos perigos de alguns alimentos industrializados, esta realizada pela nutricionista Cíntia Letícia Campos; o CRAS trouxe momento social com teatrinho musical, oficina de brinquedos e de desenho; as crianças também se divertiram bastante com maquiagens e pinturas de rosto, realizada pelo Grupo de Humanização do Hospital Municipal Dr. Francisco Dr. Francisco Simões de Lima com a Patrulha da Alegria, realizaram também atendimento médico e odontológico com aplicação de flúor para cr…

Em Recife, estudantes têm reforço para o Enem no Cinema São Luiz

Imagem
Fera cineCabeça relaciona filmes brasileiros com conteúdos de diversas disciplinas (Foto: Ademar Filho/SEE-PE)
Mais de 7 mil estudantes de cerca de 100 escolas estaduais da Região Metropolitana do Recife vão assistir a “cineaulas” de reforço para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Cinema São Luiz, no bairro da Boa Vista, centro do Recife. Em sua segunda edição, o Fera cineCabeça pretende usar o audiovisual como instrumento de aperfeiçoamento do aprendizado antes dos dias 8 e 9 de novembro, quando o Ministério da Educação aplica o exame que serve como seleção para universidades públicas em todo o país. Uma sessão especial do Fera cineCabeça acontece nesta terça-feira(14), às 9h.

A ação teve início no último dia 7 e segue até 21 de outubro, com média de 800 estudantes por dia ocupando as galerias do tradicional cinema recifense. Eles assistem a “cineaulas” – vídeoaulas projetadas no telão do cinema – que relacionam filmes brasileiros como Tropa de Elite, Lixo Extraordinário, Quinc…

Projeto Innovate promove dias de Educação Ambiental em Petrolândia e Itacuruba

Imagem
O Projeto Innovate convida a população dos municípios de Itacuruba e Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a prestigiar os Dias de Educação Ambiental a serem realizados neste mês de outubro, conforme o seguinte cronograma:

19 de outubro (domingo)
Itacuruba
Praça de Eventos - Centro
08h00 ao meio dia

20 de outubro (segunda-feira)
Icó Mandantes - zona rural de Petrolândia
Centro Administrativo
08h00 ao meio dia

20 de outubro (segunda-feira)
Petrolândia
Praça da Igreja Matriz (centro)
14 às 18h00

O evento gratuito é uma feira educativa para compartilhar os resultados da pesquisa desenvolvida no Sertão de Itaparica pelo Projeto Innovate, em seus três anos de estudos na região. Apoio da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IF/PE, Prefeitura Municipal de Petrolândia, Prefeitura Municipal de Itacuruba e Prefeitura Municipal de Floresta,

Veja o convite com detalhes da programação>aqui

Redação…

Três Marias reduz geração por causa do nível do reservatório

Imagem
Foto: Valdivan Veloso/G1
O volume útil de água do reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias, em Minas Gerais, está em 4,1% de sua capacidade máxima. Em outubro do ano passado, o volume estava em 24,86%. Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), concessionária que administra Três Marias, das seis turbinas da usina, duas estão em operação. Mas a empresa garante que a hidrelétrica continuará gerando energia até que o volume útil chegue a zero, caso isso aconteça.

O volume útil é a quantidade de água do reservatório que é usada para a geração de energia. A vazão defluente, que é a quantidade de água liberada na represa para a geração de energia, passou de 161 metros cúbicos por segundo para 140 metros cúbicos no último mês.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, avalia que a geração de energia na hidrelétrica está comprometida. Segundo ele, deverá ser estabelecido um cronograma de redução da vazão da usina até o fim do ano,…

Floresta: Produtores de Petrolândia desbloqueiam entrada do canteiro de obras da Transposição; testes de bombas foram fracassados

Imagem
Comissão se dirige a Força Nacional de Segurança para iniciar as negociações    Fotos: Assis Ramalho
Padre Luciano, pároco de Inajá, visitou o acampamento
Terminou no início da tarde desta segunda-feira (13) o bloqueio ao canteiro de obras da Transposição, em Floresta. O acordo aconteceu entre representantes de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, e representantes da Força Nacional de Segurança, comandada pelo Capitão Sthanke.

Por volta da 13 horas, depois de ouvir e debater os assuntos de interesses do movimento, Lourival Simões formou uma comissão para negociar com a Força Nacional, enviada pelo governo para desbloquear o acesso à obra. O movimento Salve o Rio São Francisco montou acampamento em frente à guarita e impediu a entrada de funcionários para o teste de bombas que vão retirar água do lago de Itaparica. Os produtores rurais de Petrolândia reclamam que o acesso à água do lago .já está difícil, dado o baixo volume da represa, prejudicando a irrigação dos lotes.

A comissão compo…

Caminhão carregado de material químico explode em Garanhuns

Imagem
Dois homens ficaram gravemente feridos após a explosão de um caminhão nesse domingo (12) na BR-423, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do caminhão teria perdido o controle do veículo e batido na mureta de proteção da rodovia. Com o impacto, a carga de produtos químicos, que seriam utilizados para fabricar cloro, explodiu.

Ainda segundo a polícia, Ednaldo Virgínio dos Santos, de 43 anos, e José Milton dos Santos, de 40, condutor e passageiro do veículo, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Regional Dom Moura, no município, e em seguida, transferidos para o Hospital da Restauração (HR), no Recife. Segundo a unidade de saúde, o estado deles é considerado grave.
Núcleo SJCC/Caruaru Do NE10 Interior

Lago de Itaparica apresentava 17,02% de volume útil nesse domingo (12)

Imagem
Represa de Itaparica em Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)
Conforme boletim divulgado pela ANA nesta segunda-feira (13), o volume útil contido na represa de Itaparica no domingo era de 17,02%. O boletim anterior trazia a situação da represa até o dia 09. Acompanhe abaixo o volume de Itaparica nos últimos sete dias.

07/10: 18,29%
08/10: 17,75%
09/10: 17,19%
10/10: 16,82%
11/10: 16,82%
12/10: 17,02%

No dia 12, o volume de água que deixa a represa (defluência) foi reduzido de mais de 1.000 para 973 m³/segundo, mas a média de afluência (água que chega à represa) não não sofreu grande alteração, permanecendo em 1.050 m³/s.

Na mesma data, a represa de Sobradinho apresentava 26,49% de volume útil. Na manhã de hoje (13), a medição apontou volume inicial de 25,78%.

Redação do Blog de Assis Ramalho com informações da ANA

Nota do deputado Rodrigo Novaes sobre o teste nas bombas da transposição do Rio São Francisco

Imagem
Canal Eixo Leste (Foto: Assis Ramalho)
Existe a intenção de fazer um teste nas bombas da transposição, no eixo leste, cuja captação é em Floresta, levando água por 6 quilômetros do canal, somente para saber se as bombas estão funcionando.

O fato é que o lago de Itaparica está muito baixo, apenas 17% de sua capacidade.
Mas se houver por parte da agência responsável a liberação de água de Sobradinho que garanta a manutenção do sistema, não vejo problema.

Embora muito próxima da eleição, o que pode dar conotação eleitoreira à iniciativa, não creio que ninguém vai votar ou deixar de votar porque está havendo um teste nas obras da transposição. Quero a conclusão do projeto e que essa água possa ser usada por quem mais precisa. Solicitei audiência publica para termos a garantia de que o nível do lago não será comprometido.

Assessoria de Imprensa de Rodrigo Novaes

Petrolândia: Campanha Salve o rio São Francisco convida população para reunião nesta segunda, às 19h00 na AVEPE

Imagem
Foto: Assis Ramalho

A comissão de organização da Campanha Salve o Rio São Francisco convida toda a comunidade para reunião na noite desta segunda-feira (13), às 19 horas, na sede da AVEPE, na avenida da Orla Fluvial.

O objetivo da reunião é repassar o ocorrido no movimento de bloqueio ao canteiro de obras da Transposição, da manhã de sábado (11) até a manhã desta segunda, avaliar os resultados e propostas, receber novas sugestões e organizar os próximos passos da campanha.

Agradece

Comissão Organizadora

Frases do dia 13/10/2014: Coletânea IHU Online

Imagem
Santo e diabo

“Não reconheço em Aécio Neves alguém que possa dar aula de ética. O povo sabe que tem santo e diabo em todos os partidos. No meu e nos outros. Ninguém ganha eleição dizendo "sou honesto". Até porque ninguém acredita” – Jaques Wagner – PT - governador da Bahia – Folha de S. Paulo, 13-10-2014.

Lula 2018

“Lula terá 72 anos em 2018 e terá bala na agulha para se apresentar tranquilamente” – Jaques Wagner – PT - governador da Bahia – Folha de S. Paulo, 13-10-2014.

Anvisa muda regra para compra de medicamento similar

Imagem
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (13) no Diário Oficial da União estabelece os requisitos necessários para que um medicamento similar possa substituir o de referência ou de marca.

Pela nova regra, os similares que já tenham comprovado equivalência farmacêutica com o medicamento de referência da categoria poderão declarar na bula que são substitutos dos remédios de marca.

De acordo com a Anvisa, a medida poderá ser adotada pelos fabricantes a partir de 1º de janeiro de 2015. As alterações na bula devem ser feitas em um prazo de 12 meses.

A agência informou que vai manter uma lista atualizada dos similares intercambiáveis para orientar médicos, farmacêuticos e pacientes sobre quais produtos têm equivalência já comprovada.

No início do ano, a Anvisa anunciou que os medicamentos similares seriam mais uma opção aos de referência ou de marca, como já ocorre com os genéricos. Isso significa que a mesma prescrição médica, que atualmente permite a comp…

Termina bloqueio ao canteiro de obras da Transposição em Floresta

Imagem
Conforme adiantamos, terminou no início da tarde desta segunda-feira (13) o bloqueio ao canteiro de obras da Transposição, em Floresta. Os testes das bombas que vão retirar água do lago de Itaparica para alimentar um dos trechos do Eixo Leste serão feitos na quinta-feira (16).

A nossa reportagem acompanhou as negociações. Mais informações e entrevistas, a qualquer momento.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Saiba mais (clique para ler)
>Entrevista concedida com exclusividade ao Blog de Assis Ramalho do ministro da Integração, Francisco Teixeira, sobre a situação do Lago de Itaparica e ações emergenciais para o Perímetro Irrigado
>Lideranças de Petrolândia reúnem-se com minístro da Integração e decidem por manutenção do bloqueio de acesso à Transposição
>Em Floresta, ministro da Integração negocia com manifestantes desbloqueio de obra da Transposição
>Acesso à Transposição em Floresta é bloqueado por caravana de produtores de Petrolândia

Transposição: Força Nacional está no canteiro de obras do Eixo Leste, em Floresta

Imagem
Atualização às 13h49 Fotos: Reprodução WhatsApp
Viaturas da Força Nacional chegaram a Floresta, no Sertão de Pernambuco, no início da manhã desta segunda-feira (13), e seguiram para a Agrovila 06 daquele município, onde estão situados os escritórios das empresas construtoras do Eixo Leste da Transposição do São Francisco. A entrada para o canteiro de obras foi interditada na manhã de sábado passado (11) por produtores do vizinho município de Petrolândia.

 a Força Nacional seguiu para o local onde estão os manifestantes e policiais federais passaram porPetrolândia em direção à Transposição.

Novas informações dão conta que terminou o bloqueio, as pessoas começam a deixar o local, com um possível acordo, e as bombas para testes da Transposição deverão ser ligadas na quinta-feira, dia 16.

Redação do Blog de Assis Ramalho

MEC publica resultado preliminar do Censo Escolar de 2014

Imagem
O Ministério da Educação publicou na edição de hoje (13), do Diário Oficial da União, o resultado preliminar do Censo Escolar de 2014. A lista detalha o número de matrículas na educação básica das redes pública estadual e municipal de ensino.

As matrículas se referem a creche, a pré-escola, aos ensinos fundamental e médio, a educação de jovens e adultos e a educação especial. Abrangem as áreas urbanas e rurais e a educação em tempo parcial e integral.

Com a publicação dos dados preliminares, os estados e municípios têm 30 dias para retificar números que possam estar incorretos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número das matrículas é fundamental para o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e a execução de programas na área da educação. O resultado preliminar divulgado, nesta segunda-feira, não contabiliza as matrículas das redes federal e privada de ensino.
Agência Brasil

Petrolândia Classificados: VENDE-SE um lote com irrigação no Projeto Barreiras (Agrovila 01 Bloco 01)

Imagem
VENDE-SE um lote com irrigação no Projeto Barreiras (Agrovila 01 Bloco 01), medindo 2,5 hectares, mais área de vazante do lago de Itaparica. Preço a combinar com proprietário.

O terreno tem uma casa construída e plantação de coqueiros. Acesso pela estrada da bomba, em frente à entrada da Agrovila 01 Bloco 01.

Ver mais fotos:Lote à venda no Projeto Barreiras (Ag. 01 Bl. 01)

Interessados, por favor, ligar para (87) 9942-8246.

Serviço de utilidade pública gratuito do Blog de Assis Ramalho
Para anunciar: contato@assisramalho.com.br

Nota do Ministério da Integração Nacional sobre testes no Eixo Leste da Transposição

Imagem
Queda de braço: Governo diz que há água de sobra para testes Os produtores reclamam da falta água para produção e irrigação
Após negociações iniciais entre Ministério da Integração Nacional e entidades locais, a partir desta segunda-feira (13/10), a Força Nacional de Segurança atua nas proximidades de Floresta, em Pernambuco, com o intuito de garantir a continuidade das atividades nas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco e a segurança dos trabalhadores. Cabe ressaltar que o Ministério cumpre o cronograma oficial de andamento das obras e, até o final deste ano, a Meta 1 Leste (Meta Piloto) estará em pré-operação, o que significa que os sistemas, equipamentos e estrutura estão em preparação para a futura operação comercial.

Cabe ainda informar que a fase de testes de bombeamento acontece após a abertura das ensecadeiras (barramento) no Projeto, processo iniciado em agosto. O enchimento dos canais até as primeiras Estações de Bombeamento (EB) de cada Eixo representa a primei…

Inajá: Oposição se une no reencontro de Célio e Airon com projetos para 2016

Imagem
Célio e Airon (Foto: Robson Cordeiro)
A eleição para prefeito do Município de Inajá, no sertão do Moxotó, já demostra que o próximo pleito "vai pegar fogo". Em uma linha direta, com vários líderes políticos, a população Inajaense, demostra que querem uma união desses grupos para as próximas eleições, que acontecera em 2016.

Inajá conta hoje com 12.101 eleitores, sendo que a maioria demostrou no último pleito para Governador, Senador, Deputados e Presidente, o sentimento de mudança, com uma rejeição do governo Leonardo Martins de 53,71%, contra 34,84% do atual prefeito.

A reunião de hoje, realizada na fazenda do Professor Zinho, reuniu várias lideranças políticas do Município de Inajá, entre elas, Airon Timóteo (PR), Célio da Hiran (PSB) e os vereadores, Tino (PTC), Benicio (PR), Francisco da Padaria (PR) e Toinho de Vicente (PR), onde demostraram que uma união entre seus partidos será de grande importância para a população inajaense.

Fukushima se prepara para chegada de tufão

Imagem
A Central Nuclear de Fukushima se prepara para a chegada do poderoso Tufão Vongfong, que chegou hoje (13) ao Sul do Japão. A previsão é que o tufão chegue à usina amanhã (14).

A operadora Tokyo Electric Power (Tepco) informou que instalou condutores na parte superior dos tanques que acumulam água contaminada, blindou e aumentou a altura dos diques para evitar que transbordem.

Como medida preventiva, diante do que se considera ser o maior tufão do ano no Japão, a operadora indicou que haverá funcionários patrulhando as instalações de hora em hora para evitar vazamentos e o aumento do já enorme volume de água contaminada que se acumula nos porões da Central de Fukushima.

A Agência de Meteorologia do Japão informou que o tufão, que se move a 35 quilômetros (km) por hora, tocou a terra pela manhã na ilha de Kyushu e que, na madrugada de amanhã, poderá chegar a Tóquio e dirigir-se mais tarde em direção ao Nordeste, onde se localiza a Central Nuclear.

Petrolândia: Pelo 6º ano consecutivo Dona Zenilda realiza almoço para crianças carentes do Bairro Nova Esperança

Imagem
Dona Zenilda distribui refeições para a criançada (Fotos: Assis Ramalho) Dona Zenilda e sua equipe de voluntários
Preocupada com crianças carentes do Bairro Nova Esperança, subúrbio da cidade de Petrolândia, no sertão de Pernambuco, a funcionária pública Maria dos Santos, mais conhecida como dona Zenilda, já há seis anos distribui um almoço, através de quentinhas, para a garotada daquela região, no Dia das Crianças.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho registrou a ação neste domingo, 12 de outubro, Dia das crianças, e de Nossa Senhora Aparecida. Ao contrário do ano passado, onde o ponto do encontro para a entrega do almoço foi em frente à Capela de Santo Expedito, Padroeiro da comunidade, desta vez dona Zenilda preferiu fazer a distribuição das refeições passando pelos Bairros, fazendo pontos de entregas. Uma pequena caravana de quatro automóveis, pertencentes a voluntários engajados na ação de Dona Zenilda, participaram do evento.

De acordo com a dona de casa Socorro dos Santos, mãe …

Em nota organizações dizem que suspensão da liminar da usina de São Manoel é um ataque aos indígenas pelas costas

Imagem
Rio Teles Pires
Organizações sociais e movimentos indígenas divulgaram na quarta-feira passada (8) uma nota pública em repúdio a suspensão da liminar que paralisava o licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de São Manoel, até que fossem realizadas consultas aos povos indígenas potencialmente impactados pelas obras. O recuo foi considerado um “ataque pelas costas” aos indígenas.

A reportagem foi publicada pelo sítio Amazônia, 09-10-2014.

Segundo a nota o projeto de São Manoel foi paralisado cinco vezes por desrespeitar as populações ameaçadas. “Planejada a menos de um quilômetro dos limites da Terra Indígena Kayabi, a usina afetará as aldeias Munduruku do Teles Pires e causará impactos severos sobre populações Apiaká em isolamento voluntário”.

O responsável pela decisão foi o desembargador Candido Ribeiro a pedido da Advocacia Geral da União (AGU) que alegou que a paralisação iria interferir no cronograma estabelecido pelo Poder Público para o empreendimento, o que poderia causar “g…

Com a seca no rio São Francisco, usina de Três Marias deve parar de gerar energia

Imagem
A seca que castiga o Sudeste e o Nordeste do Brasil está prestes a fazer uma grande vítima no setor elétrico em Minas Gerais. A Usina de Três Marias, construída no leito do Rio São Francisco pode parar de gerar energia no fim de outubro ou início de novembro.

Atualmente, ela opera com apenas duas das sete turbinas. Com capacidade total de 396 megawatts/hora (MWh) e responsável por quase um terço de toda a geração de energia do São Francisco, Três Marias tem em sua barragem apenas 4,5% do seu volume de água. Trata-se do nível mais crítico desde a inauguração, em 1962.

A água da represa baixou tanto que hoje é possível caminhar em parte do fundo da barragem, onde o cenário é de árida desolação. Onde antes os turistas se reuniam para avistar o “mar doce”, como alguns chamam Três Marias, não há uma gota d’água. O pier flutuante que ficava na margem está encalhado na poeira, longe da costa, rumo ao que deveria ser o fundo da água. A longa cerca erguida para isolar a usina, antes oculta so…

Confira as manchetes dos principais jornais desta segunda-feira (13)

Imagem
O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país nesta segunda-feira, 13 de outubro de 2014. Confira.

Folha de Pernambuco: Copiloto do avião que caiu com Eduardo avisou sobre arremetida
Correio da Bahia: Padre foi assassinado após interromper pagamento de mesada a jovem
Tribuna da Bahia: Lei que proíbe uso de celular em banco é ignorada em Salvador
Jornal da Paraíba: Eleição mantém poder de famílias na ParaíbaDiário do Nordeste-CE: Dupla que matou padre ainda aguarda julgamento
O Globo: Marina anuncia apoio a Aécio no segundo turno
Folha de S. Paulo: EUA confirmam primeiro caso de transmissão de ebola no país
O Estado de São Paulo: Cascavel mantém alerta, apesar de exame negativo
Correio Braziliense: Remédio à base de maconha alivia sintomas de menina com doença rara
Valor Econômico: Pesquisa Istoé/Sensus: Aécio tem 17 pontos de vantagem sobre Dilma
Estado de Minas: Evo Morales é reeleito na Bolívia para terceiro mandato com mais de 60% dos votos
Zero Hora: Médica g…

Flamengo vence o líder Cruzeiro no Maracanã; veja jogos e classificação do Brasileirão da Série A e B

Imagem
Gabriel chuta de primeira para marcar o terceiro gol do Flamengo na vitória sobre o Cruzeiro (Foto: Cezar Loureiro/Agência O Globo)
Jogo, teoricamente, mais perigoso para o Flamengo neste momento de definição do Campeonato Brasileiro, o confronto com o líder isolado Cruzeiro acabou rendendo ao time sua vitória mais confortável na competição. Mesmo sem uma grande atuação, o time soube aproveitar as falhas defensivas do adversário para vencer por 3 a 0 no Maracanã, seu placar mais dilatado nas 28 rodadas disputadas. Com o segundo trinfo seguido, o rubro-negro chegou a 37 pontos, em décimo lugar, abrindo sete pontos da zona de rebaixamento, a dez partidas do fim.

Dedé, contra, Canteros, após erro de Manoel, e Gabriel fizeram os gols do Flamengo. Apesar da derrota, o Cruzeiro ainda tem boa folga na primeira colocação do campeonato, com 56 pontos, seis à frente do Internacional, de novo vice-líder.

Confira jogos e classificação da Série A e B
>Brasileirão Série A >Brasileirão Série B

Publicidade