segunda-feira, outubro 13, 2014

Em Recife, estudantes têm reforço para o Enem no Cinema São Luiz

Fera cineCabeça relaciona filmes brasileiros com conteúdos de diversas disciplinas (Foto: Ademar Filho/SEE-PE)

Mais de 7 mil estudantes de cerca de 100 escolas estaduais da Região Metropolitana do Recife vão assistir a “cineaulas” de reforço para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Cinema São Luiz, no bairro da Boa Vista, centro do Recife. Em sua segunda edição, o Fera cineCabeça pretende usar o audiovisual como instrumento de aperfeiçoamento do aprendizado antes dos dias 8 e 9 de novembro, quando o Ministério da Educação aplica o exame que serve como seleção para universidades públicas em todo o país. Uma sessão especial do Fera cineCabeça acontece nesta terça-feira(14), às 9h.

A ação teve início no último dia 7 e segue até 21 de outubro, com média de 800 estudantes por dia ocupando as galerias do tradicional cinema recifense. Eles assistem a “cineaulas” – vídeoaulas projetadas no telão do cinema – que relacionam filmes brasileiros como Tropa de Elite, Lixo Extraordinário, Quincas Berro D’Água e Caramuru: a Invenção do Brasil com os conteúdos das disciplinas de História, Geografia, Biologia, Literatura e Redação.

Filmes como Tropa de Elite e Lixo Extraordinário, embora não sejam baseados em livros exigidos no Enem, propiciam a reflexão sobre questões como a formação das moradias populares e as favelas, a violência nas comunidades, corrupção, produção de resíduos sólidos nas grandes cidades, reciclagem, sustentabilidade e saúde pública.

Todas as aulas, que têm duração entre 15 e 20 minutos, foram gravadas por professores de escolas estaduais e da Gerência de Políticas Educacionais em Ensino Médio (GPEM) da Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE).

De acordo com a gestora do cineCabeça, Andréa Mota, filmes baseados em livros considerados obrigatórios para o Enem ajudam os estudantes na hora da prova. “Quando o aluno assiste ao filme, é ampliada a compreensão do momento histórico em que aquele livro se passa. É como se o livro ganhasse a tela grande. Então ver o filme, principalmente em grupo, ajuda na construção do raciocínio e na ampliação do conhecimento”, argumenta.

CineCabeça – Projeto pioneiro realizado pela SEE em parceria com o Programa CinEscola e a organização não-governamental Centro de Atitudes, o cineCabeça já beneficiou mais de 55 mil espectadores, entre professores e estudantes da rede pública estadual. Atuando no tripé educação, cultura e sociabilização, a iniciativa desenvolve ações que otimizam o processo ensino-aprendizagem, atraindo a atenção dos estudantes para estimular sua capacidade de reflexão e criticidade, além de ampliar sua compreensão de mundo e abrir novas possibilidades de futuro.

Carro chefe das atividades, a ação Escola no Cinema recebe estudantes e educadores de 91 escolas públicas estaduais da região metropolitana em temporadas cinematográficas no cinema São Luiz. O projeto oferece, também, curso de iniciação audiovisual, oficina de cineclubismo e o Fera cineCabeça.

ASCOM SEE-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário