quarta-feira, 16 de julho de 2014

Frente Popular aciona Armando por uso da máquina pública

Petebista disponibiliza atalho no site do Senado para a promoção de sua campanha eleitoral

A Frente Popular ingressou, nesta quarta-feira (16), com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) contra o senador Armando Monteiro Neto (PTB), por utilização de bens e serviços públicos na campanha eleitoral. A página do petebista no site do Senado possui um atalho – que é exclusivamente de sua responsabilidade – para o site de campanha do parlamentar (http://www.armandomonteiro.com.br/governador/home). A conduta fere o artigo 73 da Lei 9504/97, que dispõe sobre as normas indicadas aos agentes públicos durante o período eleitoral.

Esse tipo de conduta vedada normalmente incorre na aplicação de multa que pode chegar a R$ 100 mil. O espaço é destinado pelo Senado para que os membros da Casa o utilizem para otimizar a prestação de serviços ao cidadão, com informações restritas à atuação do parlamentar no Congresso Nacional.

“É expressamente proibida pela Legislação Eleitoral. É um desvio de finalidade, uma vez que é uma página pública, do Senado, que está sendo utilizada para fins de campanha. É uso da máquina”, ressaltou o coordenador jurídico da Frente Popular, Carlos Neves Filho.

A representação já foi distribuída pela Presidência do TRE-PE, e o desembargador Marcelo Navarro será o relator do caso. A Justiça Eleitoral tem atuado de forma combativa em episódios como esse.

Assessoria de Imprensa do PSB

Escolas podem enviar dados da Provinha Brasil até 30 de setembro


Diretores e professores de escolas públicas podem enviar online dos dados da primeira aplicação da Provinha Brasil deste ano. O prazo para envio das informações termina em 30 de setembro. O lançamento dos dados deve ser feito na página da Provinha Brasil.

Esta é a primeira vez que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) terá acesso aos dados. Atualmente, cada escola aplica o teste e o corrige. Segundo o Inep, em setembro os interlocutores estaduais e municipais terão acesso aos relatórios consolidados das respectivas redes de ensino.

Trata-se de um sistema novo, e a participação não é obrigatória. O Inep esclarece, no entanto, que o acesso aos dados consolidados vai ajudar na gestão e pelanejamento tanto das escolas quanto dos estados e municípios. O sistema vai funcionar como ferramenta para visualização do desempenho dos alunos e também para a produção de relatórios de desempenho por estudante, turma e escola.

A Provinha Brasil avalia as habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em língua portuguesa e em matemática, desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas do país. A prova é aplicada no início e no fim do ano letivo para permitir o diagnóstico e a aferição da evolução da aprendizagem.

Nota da Coligação Pernambuco vai mais longe


Com relação à tentativa desesperada de impugnar as candidaturas de Armando Monteiro ao governo e de João Paulo ao Senado, cabe-nos informar o seguinte:

Esta ação é destituída de qualquer base legal e por isso inteiramente inconsistente. Os advogados da Coligação Pernambuco Vai Mais Longe adotarão as providências necessárias;

Ao terceirizar iniciativas e questionamentos inteiramente deslocados do espaço do debate político, algo inédito na história recente de Pernambuco, nossos adversários apelam para uma linha desqualificada de campanha e de atuação política;

A população de Pernambuco saberá julgar esse tipo de atitude e espera que se faça nestas eleições uma campanha limpa e propositiva.

Assessoria de Imprensa

Federação alemã pede desculpas a argentinos por provocação em festa em Berlim

Nas redes sociais, muitos argentinos alegaram que houve racismo, porque, segundo eles, o andar curvado na dança fazia referência ao movimento de macacos.

Depois da polêmica em torno da dança de comemoração da seleção alemã pela conquista do tetracampeonato na Copa do Mundo, a Federação Alemã de Futebol pediu desculpas a quem se sentiu ofendido e disse que os jogadores não tinham a intenção de desrespeitar os argentinos. Em nota, o presidente da entidade, Wolfgang Niersbach, disse que a manifestação surgiu espontaneamente entre os jogadores.

Em um palco montado no Portão de Brandemburgo durante a festa de boas-vindas à seleção campeã do mundo, os jogadores Götze, Klose, Kroos, André Schürrle, Shkodran Mustafi e Roman Weidenfeller, fizeram ontem (15) uma coreografia na qual, curvados e simulando tristeza, diziam “os gaúchos caminham assim”, em seguida, erguidos, diziam “os alemães caminham assim”. Gaúcho é como são chamados os moradores dos Pampas, que abrangem Argentina, Uruguai e parte do Sul do Brasil.

Bahia lidera em número de cidades que aderiram a projeto de energia solar

Qualquer empresa de engenharia e instalação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica pode participar como empresa executora. Basta atender a alguns critérios e conseguir a aprovação do Ideal. Instituições públicas e prefeituras também podem contribuir, reforçando o apoio ao projeto em canais de comunicação com os cidadãos, por exemplo.

Além de ter levado uma goleada recente da Alemanha por 7 a 1, na semifinal da Copa do Mundo, o Brasil também tem perdido feio para os germânicos quando o assunto é energia solar. Uma das iniciativas que ajudaram os europeus a se tornarem referência no tema foi o projeto "1000 telhados", na qual a população foi estimulada a instalar os painéis fotovoltaicos nas residências.

Para tentar igualar esse jogo, o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal), situado em Florianópolis, assumiu em 2013 o Projeto 50 Telhados, cuja intenção é incentivar a participação de pelo menos 20 cidades até 2015.

A boa notícia para o Brasil é que o projeto alcançou recentemente a adesão de dez novas cidades, alcançando 29 municípios - sete a mais do que a meta estabelecida para 2014. São eles: Chapada dos Guimarães (MT); Salvador (BA); Lauro de Freitas (BA); Camaçari (BA); Feira de Santana (BA); Mata de São João (BA); Lençóis (BA), Cairu (BA), Novo Hamburgo (RS) e Porto Alegre (RS).

Pelo projeto, cada cidade precisa ter pelo menos 50 telhados fotovoltaicos em 24 meses (ou 100 kWp de potência total), instalados por empresas participantes. A execução das instalações nesses municípios ficará a cargo das empresas SonnenBauhaus, na Chapada dos Guimarães, Axitec, nos municípios baianos, e Energia Própria, nas cidades gaúchas.

ANA e PNUMA assinam parceria para monitoramento da qualidade das águas


A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) firmaram um Memorando de Entendimento para a realização de ações conjuntas no âmbito do Programa de Monitoramento Ambiental Global – Água (GEMS/Water, na sigla em inglês). A assinatura aconteceu em 8 de julho, em São Paulo, e contou com a participação do diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu; do diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner; e da representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú.

Com vigência até dezembro de 2018, a parceria contribuirá para aperfeiçoar o monitoramento da qualidade das águas no Brasil. O Memorando também busca ampliar a cooperação da Agência Nacional de Águas com outros países na temática da qualidade dos recursos hídricos.

De acordo com o Memorando de Entendimento, a ANA será o ponto focal do Programa GEMS/Water para o Brasil. A Agência também concordou em atuar como um centro regional para a América Latina e Caribe e para países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a fim de promover atividades de capacitação para o monitoramento, avaliação e divulgação da qualidade das águas.

Argentinos procuram consulado no Rio para voltar ao país


Os últimos estrangeiros que estavam no Terreirão do Samba, no Sambódromo e no estacionamento da Feira de São Cristóvão tiveram que deixar os três locais no final da manhã de hoje (16) porque acabou o prazo dado pela prefeitura do Rio de Janeiro para a utilização dos espaços como estacionamentos para carros, trailers e motorhomes. Sem documentos ou dinheiro, muitos argentinos buscam ajuda no consulado do país, no Rio, para resolver problemas imediatos.

De acordo com o cônsul adjunto Raul Ailan, desde o final da Copa do Mundo, no domingo (13), cerca de 250 argentinos já pediram auxílio ao consulado.“Fizemos uma análise caso a caso e identificamos diferentes tipos de problemas. Um deles é em relação à questão da documentação, que foi roubada, furtada ou extraviada, e outro é um grupo de pessoas que não tinha condição econômica de voltar para a Argentina. Demos atendimento diferenciado para esses dois tipos de problemas”, explicou o cônsul.

Desde domingo, o consulado argentino já emitiu 153 passaportes provisórios para os cidadãos do país vizinho sem a documentação necessária para ingressar na Argentina. Além disso, passagens de ônibus foram concedidas ontem (15) para que 49 argentinos fossem repatriados. Outros 35 deixarão o Brasil ainda hoje. Segundo o cônsul, a maioria dos casos de argentinos sem documentação ocorreu por causa de furtos e roubos.

Presidente chinês defende sistema de governança global para a internet

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A preocupação com a segurança cibernética foi um dos pontos levantados pelo presidente da China, Xi Jinping, na visita que fez hoje (16) ao Congresso Nacional. Para ele, a comunidade internacional precisa construir conjuntamente um sistema de governança da internet para garantir a soberania dos países nessa área.

“A comunidade internacional deve construir junta um espaço informático pacífico, seguro, aberto e cooperativo e criar um sistema de governança internacional da internet multilateral democrático e transparente, de acordo com os princípios de respeito e confiança recíprocos por meio de cooperação internacional eficaz”, disse Xi Jinping em discurso no plenário da Câmara dos Deputados.

Sem citar diretamente os casos de espionagem eletrônica da agência de segurança norte-americana no Brasil e em outros países aliados aos Estados Unidos, Xi Jinping criticou o atual modelo de gestão do ambiente cibernético e a falta de segurança das nações nesse aspecto. “Por mais desenvolvidas que sejam, as tecnologias da internet não podem ser usadas para violar a soberania informática. Não há espaço para duplo critério na área informática, em que todos os países têm direito de defender sua própria segurança. Não é aceitável que um ou alguns países fiquem seguros e outros não, que nenhum país obtenha a chamada segurança absoluta à custa da segurança de outros”, destacou.

Xi Jinping ressaltou a relevância que China e Brasil têm no mundo atual, que passa por grandes transformações e crises, especialmente na área econômica e na multipolarização. Para ele, os dois países devem insistir nos princípios da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU) e reforçar a colaboração nos mecanismos internacionais como a Organização Mundial do Comércio (OMC), o G20 (formado pelas 20 maiores economias mundiais e o Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Aprovado relatório de Armando que garante mais recursos para municípios

Foto: Geraldo Magela/Senado

Brasília - O relatório do senador Armando Monteiro (PTB-PE) que propõe a recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, nesta quarta-feira (16). Armando acolheu a emenda do senador Humberto Costa (PT-PE) que prevê o ganho permanente de um ponto percentual do FPM ao final de dois anos. A medida garantiu a aprovação do texto de Armando.

O FPM é formado pelo repasse de recursos do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O reforço às finanças municipais deverá ser realizado ao longo de dois anos - 0,5 ponto no primeiro e 0,5 ponto no segundo. Com isso, o repasse total aos municípios, hoje de 23,5%, passaria a 24,5%.

O parecer original do senador defendia o acréscimo de meio ponto percentual de forma a ter continuidade ao longo de mais dois períodos, obtendo um ganho permanente de dois pontos percentuais do Fundo ao final de quatro anos. Não foi possível desta forma, mas Armando salientou que foi um início levando-se em conta a urgência em torno da matéria para os Municípios.

Câmara aprova projeto que destina ônibus apreendidos ao transporte escolar


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou hoje (16) o Projeto de Lei 6.711/09, que destina ao transporte escolar veículos como ônibus e micro-ônibus apreendidos.

O projeto de lei tramitava em caráter terminativo. Com isso, não havendo recurso para que seja votado em plenário, aguardará apenas sanção presidencial e publicação para se tornar lei.

Pelo projeto, serão destinados ao transporte escolar os veículos de passageiros apreendidos que tenham sido considerados “objeto de perdimento”, ou seja, nas situações em que eles sejam revertidos em favor da Fazenda.

De acordo com o projeto, tais ônibus e micro-ônibus serão entregues a prefeituras municipais para uso obrigatório no transporte de estudantes, conforme lista de prioridade fornecida anualmente pelo Ministério da Educação.

Agência Brasil

Futsal: Seleção de Petrolândia recebe o Real Moitense neste sábado (19) no Ginásio de Esportes

Time do Real Moitense de Moita Bonita (SE)

O Real Moitense, time de futsal de Moita Bonita (SE), continua seus preparativos visando sua estreia no Circuito Sergipe de Futsal.

A equipe realiza neste sábado (19/07), mais um amistoso, desta vez na cidade de Petrolândia, no estado de Pernambuco, contra a seleção local.

A delegação completa sairá no sábado, às 08hs, de sua sede, em direção a Petrolândia.

O jogo será realizado às 19 horas no Ginásio de Esportes Dr. Francisco Simões de Lima, na avenida da Orla em Petrolândia.

Notícia relacionada: 

Empresário é assassinado na Bahia dentro de empresa da sua propriedade

Crime ocorreu na garagem da empresa de Samuel e foi testemunhada por funcionários
O empresário Samuel da Silva Rocha, mais conhecido como Théo, foi assassinado com vários tiros dentro da empresa SV Transportes, de sua propriedade, no município de Santo Estevão ( a 157 km de Salvador). O crime aconteceu na manhã desta quarta-feira, 16, e foi presenciado por cerca de 10 pessoas que trabalham na empresa. O empresário teve morte instantânea.

De acordo com informações policiais, o empresário estava na empresa quando foi surpreendido por dois homens que chegaram ao local em uma motocicleta de cor preta, que ordenaram que todos colocassem as mãos na cabeça. Logo depois se aproximaram da vítima e efetuaram os disparos.

Familiares e funcionários não quiseram falar com a imprensa sobre o crime, apenas limitaram-se a dizer que a vítima era bastante querida na cidade.

Baixo desempenho de Balotelli na Copa faz Milan reduzir pela metade valor pedido pelo jogador.

Balotelli (9) em ação contra a Costa Rica na Arena PE
 (Fotos: Assis Ramalho)
 
Frustrado por não conseguir negociar o atacante italiano Mario Balotelli, o Milan resolveu reduzir em mais da metade o valor pedido pelo jogador.


O desempenho abaixo do esperado de Balotelli nesta Copa do Mundo prejudicou as pretensões do presidente milanista Silvio Berluscon de negociar sua principal estrela. Segundo o dirigente rossonero, havia uma proposta milionária pelo atacante antes do Mundial, mas a negociação terminou por causa do "fiasco" no Mundial.

"Quem vai querer comprá-lo agora?". "Além da Itália ter perdido [A Copa], eu também perdi com este Mundial, criticou Berlusconi em entrevista divulgada pelo jornal Gazzetta dello Sport ao final de junho.

Uol Esportes
Fotos: Assis Ramalho

Gerente da Petrobras explica atraso e custo da Refinaria Abreu e Lima, no Senado

Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco (Foto: CBN Recife)

Convocado para explicar no Senado os motivos do atraso e do alto custo da Refinaria Abreu e Lima, o gerente-geral de Implementação de Empreendimentos da Petrobras, Glauco Colepicolo Legati, disse hoje (16) que o principal motivo do atraso da obra foi a necessidade de se refazer algumas licitações, após terem sido apresentados valores superiores ao previsto pela estatal.

A expectativa é que a refinaria seja concluída até o final de 2014, três anos após o prazo inicialmente previsto. Durante audiência pública na CPI da Petrobras, Legati disse que, em parte, esse atraso é explicado pela demora na entrega de alguns equipamentos contratados e que a necessidade de se pagar salários atrativos para incentivar a ida de profissionais para trabalharem na obra está entre os fatores que contribuíram para o encarecimento da refinaria.

Orçada inicialmente em US$2,5 bilhões, a Abreu e Lima já custa, de acordo com o gerente da Petrobras, pouco mais de US$ 18 bilhões, podendo, chegar próximo aos US$ 20 bilhões, segundo a presidenta Graça Foster. Na audiência de hoje, Legati disse que, só com alguns detalhamentos que resultaram em alterações no projeto, foram acrescidos US$ 690 milhões à obra. “Foram feitos também aditivos contratuais e cláusulas que previam repactuação de US$ 2,169 bilhões”, disse. “Só com a variação cambial, foram mais US$ 293 milhões”, detalhou.

Paulo Câmara assume compromissos no Cabo

Fotos: Aluísio Moreira
Os alicerces estão prontos. Por isso podemos assumir compromissos, sabendo que vamos cumpri-los. Como a UPAe que vamos construir aqui”, disse.

Na noite desta terça-feira (15), o deputado estadual Betinho Gomes (PSDB) promoveu um encontro, no Cabo de Santo Agostinho, para apresentar aos aliados no município o candidato Paulo Câmara (PSB), como sua opção para o Governo do Estado. O tucano reuniu lideranças políticas no distrito de Pontezinha. O socialista agradeceu o apoio dos cabenses e afirmou que, por ter participado das conquistas obtidas nos sete anos do Governo Eduardo Campos (PSB), sabe que é possível fazer ainda mais.

"Os alicerces estão prontos. Por isso podemos assumir compromissos, sabendo que vamos cumpri-los. Como a UPAe que vamos construir aqui no Cabo, e que já consta das nossas diretrizes para a Saúde. Como também a garantia de que, a partir de 2015, toda criança que quiser estudar em uma escola de tempo integral terá direito a uma vaga", exemplificou Câmara.

Betinho Gomes, que disputa uma cadeira na Câmara Federal, convocou as lideranças a irem às ruas para divulgar a candidatura e as propostas de Paulo. "Viemos aqui, hoje, dizer ao Cabo que Paulo Câmara é o nosso candidato ao Governo. Hoje é uma noite de apresentação, a noite da largada. Mas a partir de amanhã, vamos levar às ruas o seu nome, com a campanha do ideal, das boas propostas e do sonho", prometeu o tucano.

Assessoria de Imprensa do PSB
Fotos: Aluísio Moreira

Prefeitura de Sousa (PB) abre inscrição para concurso com 416 vagas


O edital do concurso da prefeitura de Sousa-PB foi lançado nesta quarta-feira (16) oferecendo 416 vagas em todos os níveis de escolaridade e salários que variam entre R$ 724 e R$ 2 mil.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 25 pelo site da empresa organizadora.  As taxas são de R$ 40 para nível fundamental e fundamental incompleto, R$ 50 para nível médio e técnico, R$ 60 para grupo magistério e R$ 90 para nível superior.

O concurso vai acontecer em duas fases, com prova objetiva marcada para o dia 10 de agosto. A segunda fase será específica para candidatos aos cargos de professores e supervisor educacional (com uma prova de títulos), agentes comunitário de saúde, agentes de combate às endemia e agentes de trânsito, que vão passar por um curso de formação.

O concurso terá a validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação, podendo a validade ser prorrogada uma vez por igual período.

Veja o edital completo.

G1 Paraíba


ANA oferece 1000 vagas em cursos gratuitos a distância sobre água


Os temas disponíveis são: Modelagem da Qualidade da Água em Reservatório; Elaboração de Spots de Rádio e Manuseio de Plataforma Web Rádio; Medição de Vazão pelo Método Acústico Doppler (ADCP) – Básico; e Gestão de Recursos Hídricos: Metodologias de Participação Social.

Até o próximo domingo, 20 de julho, estarão abertas as inscrições para quatro cursos gratuitos a distância, oferecidos pela Agência Nacional de Águas (ANA). São eles: Água na Medida Certa; Lei das Águas; Sala de Situação: Fique por Dentro; e Codificação de Bacias Hidrográficas pelo Método de Otto Pfafstetter. As inscrições podem ser realizadas na página de cursos a distância da ANA. No total, serão disponibilizadas 1000 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição. Elas serão distribuídas entre as quatro capacitações, conforme a procura.

Estes cursos estarão disponíveis para acesso e realização das atividades entre 22 de julho e 10 de agosto. Receberão certificado digital os alunos que conseguirem 60% de aproveitamento nas avaliações. O tempo de duração pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada aluno. Para facilitar a aprendizagem, as atividades estão estruturadas através de uma navegação sequencial entre módulos e o material está disponível em formato PDF.

Com uma carga de 20 horas, o curso Água na Medida Certa é aberto a todos os interessados em aprender a respeito dos recursos hídricos, a partir de reflexões sobre conceitos e informações sobre a disponibilidade, distribuição e quantidade de água no planeta.

Município de Angelim (PE) terá que devolver R$ 100 mil recebido em convênio por falta de prestação de contas


A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, na Justiça, que o município de Angelim (PE) terá que devolver R$ 100 mil para a União. O dinheiro tinha sido recebido pela prefeitura para realização de projeto destinado a realização de festividades juninas na cidade. O evento não foi realizado. Os advogados da União demonstraram que a devolução das verbas recebidas do governo federal não está atrelada à condenação do gestor responsável pelas irregularidades na aplicação do dinheiro público.

A ação de ressarcimento foi ajuizada pela Procuradoria-Regional da União da 5ª região (PRU5), na 23ª Vara Federal de Pernambuco , contra o município pela falta de prestação de contas dos valores repassados por meio do convênio nº 364/2008 com o Ministério do Turismo.

De acordo com a AGU, nos termos do plano de trabalho, o evento ocorreria no período de 06 a 24 de junho de 2008, com apresentação de shows culturais, que não foram realizados e o dinheiro não foi devolvido aos cofres públicos.

Petrolândia:Inscrições abertas para Curso Profissionalizante de Depilação com Marcler Silva

Estão abertas as inscrições para Curso Profissionalizante de Depilação, com a esteticista Marcler Silva. O curso será realizado nos dias 8, 9 e 10 de agosto próximo, às 18h30, em Petrolândia, na Av. José Gomes de Avelar, 653 - na Quadra 02 (próximo ao PETI). 

No valor da inscrição está incluído o material didático. Certificado ao final do curso. 

Informações e inscrições com Emília Gomes. Celular (87) 9625-5748.

Informações: Emília Gomes

Petrolândia: 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado acontece nessa quinta-feira (17) na Escola Delmiro Gouveia

 

Informações: Prefeitura Municipal de Petrolândia

MPPE concorre com três projetos ao Prêmio Innovare


Três projetos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) foram selecionados para a segunda etapa do XI Prêmio Innovare. Desta vez, concorrem à premiação criada pelo Instituto Innovare para valorizar iniciativas que ajudem a modernizar a justiça brasileira os projetos Pacto dos Municípios pela Segurança Pública, de autoria do procurador-geral de Justiça Aguinaldo Fenelon e do promotor de Justiça Paulo Augsto de Freitas Oliveira; Pesquisa Nacional de Notificação de Violência contra a Pessoa Idosa, da promotora de Justiça Yélena Araújo; e Educação e Justiça pela Paz, do promotor de Justiça Manoel Dias da Purificação Neto.

O consultor do Instituto Innovare, Rafael Cavalcanti, foi ao Recife entrevista Yélena Araújo e depois viajou a Caruaru (Agreste Central) para entrevistar Paulo Augusto. Até o final do mês, espera ir a Araripina (Sertão do Araripe) conversar com Manuel Dias sobre o projeto ministerial que envolve alunos, professores e funcionários da rede pública de ensino em torno da construção da cultura de paz. Encerrada esta fase de entrevistas, Rafael Cavalcanti encaminhará relatórios à Comissão Julgadora do Innovare, que deverá anunciar os vencedores deste ano até setembro.

O projeto Pacto dos Municípios, que tem por objetivo transformar a realidade social de Pernambuco, a partir da redução dos índices de criminalidade no Estado, com a adoção de dez eixos de ação pelas prefeituras, e apoio da sociedade civil, já chegou a 71 cidades pernambucanas. "Este projeto se baseia na indução de políticas públicas e tem alinhamento social porque seus pilares estão em sintonia com os anseios mais legítimos da população", explica Paulo Augusto.

Petrolândia: Dr. Érico Herbert esclarece dúvidas sobre o tratamento da “dor no ombro”

A dor no ombro é uma sintomatologia comum nos consultórios de diversas especialidades. Vem crescendo, particularmente, de forma exponencial nos consultórios de ortopedia. Esse fenômeno ocorre devido ao aumento da expectativa de vida e ao nível de exigência física das pessoas acometidas por essa sintomatologia.

A dor no ombro possui diversas causas e é necessário um diagnóstico preciso para a obtenção do sucesso do tratamento. Tendinite calcária, capsulite adesiva, bursites, lesão do manguito rotador e hérnias discais na região cervical se destacam entre o espectro de doenças causadoras. Também é importante ressaltar que o quadro doloroso nessa região pode ser secundário a problemas no coração, estômago ou pulmão e se manifestar como uma dor irradiada para essa localização.

Entretanto, não há dúvidas que a tendinite calcária do tendão do músculo supra-espinhal e a capsulite adesiva assumem papel de destaque como principais causas. Em geral, os pacientes acometidos são do sexo feminino e a faixa etária de acometimento é entre 25-60 anos. Está provado que o esforço repetitivo observado em algumas profissões (professor, balconista, atendentes de caixa de supermercado, trabalhadores braçais, entre outros) pioram o quadro da dor e tem relação direta. Em Petrolândia-PE, observamos um alto índice de professores acometidos. Supomos que seja reflexo das atividades repetitivas e da falta de medidas preventivas.

O diagnóstico correto e o tratamento individualizado levando em consideração a idade, o nível de atividade, a profissão, a expectativa de vida e de retorno às atividades esportivas são essenciais para um tratamento vitorioso. Em linhas gerais, a terapêutica consiste no uso de anti-inflamatórios, analgésicos potentes, infiltrações, fisioterapia e afastamento do trabalho até resolução do problema.

Dr Érico Herbert CRM 18487
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Fellow em Cirurgia do Joelho pelo ITORK/Recife-PE

Consultas: Sexta-feira 18/07 às 14:00
Endocardio/Odontoclinic
Av. Pref. José Gomes de Avelar, 05 - Centro (na clínica de Dr Eudes Fonseca)
Petrolândia-PE
Marcação: (87)3851-2246/(87)9193-8770/(87)9805-1663

Time do Compare de Floresta-PE vai lançar série de camisas

Compare Futebol Clube

O marketing do Compare Futebol Clube, time de futebol da cidade de Floresta no Sertão de Itaparica, junto com o novo fornecedor de material esportivo(Ksports) vai laçar ainda esse ano uma serie de camisas de clubes, homenageando algumas torcidas.

A camisa sairá com as cores do clube e escudo do Compare Futebol Clube, algo semelhante com o que alguns clubes fizeram com a seleção Brasileira.

Fonte: Compare Futebol Clube

Paulo Câmara já conta com 26 comitês

Socialista possui “QGs” em todas as regiões do Estado (Fotos: Wagner Ramos​)

Com pouca mais de uma semana de campanha, o candidato Paulo Câmara (PSB) já conta com 26 comitês funcionando em todo o Estado. Além da estrutura central, inaugurada com sucesso no Recife no último sábado (12), o socialista possui “QGs” regionais no Sertão, Agreste e nas Matas Norte e Sul. Em todas elas, lideranças locais e militantes estão disseminando a “onda amarela” que vem contagiando todos os pernambucanos.

Paulo Câmara promoverá atividades em cada um dos seus comitês regionais. O primeiro a receber o candidato da Frente Popular, no fim de semana passado, foi a estrutura inaugurada no município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. Ao lado do ex-governador Eduardo Campos (PSB) e dos seus companheiros de chapa, Raul Henry (PMDB/vice) e Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado), o socialista comandou uma bonita festa. A lista de comitês regionais de Paulo Câmara no Sertão segue com as estruturas dos municípios de Petrolina, Petrolândia, Ouricuri, Araripina, Exu, Salgueiro, Serra Talhada, São José do Egito e Arcoverde.

Programação da 2ª grande Vaquejada de Paulo Afonso-BA é divulgada. Confira!

O mês de julho reserva fortes emoções com a segunda grande vaquejada do Parque Djalma Wanderley entre os dias 24 e 27 na pista de vaquejada de Paulo Afonso, será realizada também a etapa do Campeonato Nacional, apenas Paulo Afonso e Serrinha- BA fazem parte desse Campeonato em todo estado da Bahia.

Com mais de R$ 180 mil em prêmios e uma mega estrutura, Paulo Afonso se prepara pra receber um dos maiores eventos do ano.

Devido a quantidade de competidores atraídos pelas belezas naturais e aconchego que toda a cidade oferece, o parque foi escolhido para sediar uma etapa da Tropa de Elite Melhores do Ano em comemoração aos 10 anos do Portal Vaquejada. A Tropa será exclusiva para a categoria Profissional. O conjunto campeão será consagrado com um carro 0km e uma vaga na final Campeão dos Campeões, em dezembro. Essa disputa já ira acontecer na quinta-feira dia 24/07.

Em sua segunda edição, a vaquejada do Parque Djalma Wanderley lança o I Leilão Paulo Afonso Quarter Horse – Vaquejada – que acontecerá na sexta-feira (25), com 42 lotes a venda. A Agreste Leilões é a leiloeira responsável e a batida do martelo será comandada por Aníbal Ferreira.

Para completar a festa, a melhor banda de forró do Brasil, Aviões do Forró junto com Mano Valter, Amoda, Galã, Forró do Tchê e Marreta You Planeta animarão todo evento. Lembrando que na segunda feira é feriado municipal em Paulo Afonso 28/07 aniversário da cidade.

Confira Programação:

Excursão de Recife a Petrolândia, de 26 a 29 de setembro, para Festa de São Francisco de Assis


Mega-Sena pode pagar R$ 32 milhões nesta quarta; em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Styllus.


O sorteio 1.617 da Mega-Sena pode pagar R$ 32 milhões nesta quarta-feira (16) para quem acertar as seis dezenas. O sorteio acontece às 20h25 em Osasco, na Grande São Paulo. As apostas podem ser feitas até as 19h em qualquer lotérica do país. Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Styllus.

Uol

Mais de 48 mil pés de maconha são erradicados em Belém de São Francisco, no Sertão de PE


Mais de 48 mil pés foram incinerados (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)

Em Belém do São Francisco, no Sertão pernambucano, mais de 48 mil pés de maconha foram erradicados e incinerados durante a 'Operação Crack' da Polícia Militar. A ação aconteceu na tarde desta terça-feira (15) na Ilha dos Bandrões, próximo ao município.

De acordo com a polícia, a operação que contou com a participação de 17 policiais foi montada entre as equipes de inteligências dos estados da Bahia e de Pernambuco após um levantamento de informações de que no local existiam várias plantações da erva.

Além dos 48 mil pés da droga, os policiais encontraram também oito quilos de maconha pronta para consumo. Uma amostra foi levada para a delegacia de Polícia Civil e o restante foi queimado na própria ilha.

Ninguém foi preso no local. O soldado Fernando Dias, que participou da operação, afirmou que na ilha foi encontrado o rancho onde os trabalhadores da plantação de maconha estavam alojados. “Provavelmente eles fugiram com a chegada das embarcações”, disse.

Por Amanda Franco (G1 Petrolina)

Município de Floresta caminha para conquista do Selo Unicef


Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Floresta

Paróquia de Gravatá celebra Festa da Padroeira, Sant’Ana, 17 a 26 de julho


Por mais um ano, a paróquia de Sant’Ana celebrará a festa de sua padroeira. É um momento especial da religiosidade popular pois teremos a possibilidade de honrar aquela que é a padroeira da cidade de Gravatá.

As palavras são do Pe. João Paulo, pároco de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, e explica a origem dos padroeiros e a importância de Sant'Ana para a comunidade católica e divulga a programação da festa religiosa.

O que é uma padroeira?
O costume de confiar a proteção de uma cidade a um padroeiro ou padroeira, não tem origem religiosa, mas como na antiguidade existiam muitas guerras, era costume confiar a senhores potentes a proteção de uma cidade ou região, essa pessoa era chamado de padroeira ou patrona. Com o tempo, por uma feliz inspiração, as pessoas foram vendo que Deus é a verdadeira segurança e por isso, ao invés de chamar de padroeiros pessoas, era melhor confiar aos santos: surgiram assim os padroeiros religiosos. Em nossa cidade, Sant’Ana se tornou padroeira de modo espontâneo, quando aqui foi se formando um conjunto de casas, foi construída uma pequena capela dedicada a Sant’Ana. Quando o povoado cresceu, a santa da capelinha se tornou a padroeira da cidade nascente.

Quem foi Sant’Ana?
Não existem referencias bíblicas à mãe de Maria. Logicamente assim como todos nós temos avós, também Jesus teve a sua. Um texto do II século chamado proto-evangelho de Tiago atribuiu o nome de Ana à mãe de Maria, que seria então a avó de Jesus. Segundo esse texto Ana era filha de um sacerdote hebraico que vivia em Belém e que tinha mais duas filhas, além de Ana. Joaquim seria dono de numerosos rebanhos e se casa com Ana. Passaram anos e não conseguiam ter filhos, o que naquela época era sinal de preconceito e discriminação social e religiosa, porque a infertilidade era erroneamente interpretada como maldição de Deus. Desesperado com a situação, Joaquim vai ao deserto e passa 40 dias orando. Deus teria atendido o apelo de suas preces e enviou um anjo que comunicou aos dois que eles teriam a tão sonhada descendência. Dessa união, com efeito nasceu Maria, aquela que seria a mãe de Jesus.

Deputados aprovam redução da contribuição previdenciária para domésticos


Projeto de lei que reduz para 6% a alíquota da contribuição previdenciária paga por patrões e empregados domésticos foi aprovado ontem (15), em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. De origem do Senado, o projeto poderá seguir para sanção presidencial se não houver recurso para que seja apreciado pelo plenário da Câmara.

Atualmente, os empregadores recolhem 12% e o índice de recolhimento do trabalhador doméstico varia de 8% a 11%. A proposta vinha sendo colocada em pauta de votação na CCJ há algum tempo, mas não era apreciada porque os governistas são contrários à matéria. Com isso, tudo indica que haverá recurso para que o texto seja discutido pelo plenário da Câmara.

Está pronto para ser apreciado pelo plenário da Câmara o projeto de lei complementar que regulamenta os direitos dos domésticos após a aprovação da Emenda Constitucional 72.

Agência Brasil

Em Moreno, Paulo se compromete a concluir Escola Técnica

 Socialista realizou agenda no município, ao lado do prefeito Dilsinho Gomes

Centenas de lideranças políticas de Moreno receberam, nesta terça-feira (15), o candidato ao Governo do Estado Paulo Câmara (PSB), para mostrar seu apoio à chapa majoritária da Frente Popular e ouvir as propostas do socialista. O ato foi promovido pelo prefeito Adilson Gomes Filho, o Dilsinho (PSB). Câmara agradeceu o carinho com que foi recebido. "Espero voltar em outras oportunidades durante a campanha. E, a partir de 2015, faremos muitas visitas, fazendo como governador muitas parcerias com Moreno", prometeu.

Câmara destacou várias ações do Governo de Pernambuco em Moreno, das quais participou como secretário, entre elas a Escola Técnica, cujo terreno já foi garantido pela administração estadual e começará a ser construída em breve. "A escola será licitada agora e nós vamos com certeza concluí-la até 2015. Será uma iniciativa importante para dar aos jovens daqui a chance de aproveitar as oportunidades de emprego que as grandes empresas que estão trazendo para Moreno. E eu garanto a vocês, muitos outros empreendimentos vão chegar", previu o socialista.

O prefeito lembrou que grandes empreendimentos estão chegando a Moreno graças à decisão do Governo Estadual de incluir o município no plano estratégico do Porto de Suape. Ele também citou outras ações para a cidade que estão sendo implementadas pelo modelo de gestão iniciado pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB), como a barragem do Engenho Pereira, a recuperação e ampliação de três pontes sobre o Rio Jaboatão e a recuperação das vias do Corredor de Ônibus, beneficiando sete bairros.

Mais uma prefeita do ​PTB ​anuncia apoio a Paulo Câmara

Vereadores de Lagoa dos Gatos acompanharam decisão da gestora (Foto: Aluísio Moreira)

O conjunto de forças que compõem a Frente Popular segue aumentando durante a campanha que garantirá a continuidade da transformação vivenciada por Pernambuco, com a eleição de Paulo Câmara (PSB) governador. Filiada ao PTB, a prefeita de Lagoa dos Gatos (Agreste), Verônica de Oliveira Soares, anunciou, nesta segunda-feira (15), o seu alinhamento à postulação do socialista. Ela veio ao Recife, acompanhada de seu grupo político, para oficializar o movimento. Estavam com a petebista os vereadores Diogo Albuquerque (PTB), Márcio Totó (PDT), Lêu (DEM), Tarcísio Monteiro (PT) e Dudé (PSC).

“Nós conversamos e resolvemos vir para o lado de Paulo Câmara porque acreditamos que a gestão dele será muito boa para o Interior de Pernambuco”, afirmou a prefeita Verônica Soares, destacando a capacidade de dialogar do socialista. “É uma pessoa sincera e transparente que sabe ouvir a todos”, completou.

A migração observada em Lagoa dos Gatos foi repetida por cinco vereadores, sendo um deles do PTB, e um ex-dirigente petebista do município de Pombos, no Agreste. Os parlamentares procuraram Paulo Câmara para fechar apoio à sua postulação. Eles estavam acompanhados pelo deputado estadual Sebastião Oliveira (PR).

Após a Copa, Brasileirão retorna nesta quarta; em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade


 

 Responda rápido: quais são os quatro primeiros colocados do Brasileirão? E os quatro últimos? Como estava seu time quando o campeonato foi paralisado para a Copa do Mundo? Um mês e meio se passou desde a última rodada, e com os ótimos jogos, histórias e personagens do Mundial, é difícil se lembrar de tudo. Então, vamos refrescar a memória dos torcedores com uma breve apresentação sobre a rodada que marca o retorno do Campeonato Brasileiro.

Ao menos 20 jogadores estrearão em suas equipes novas, além de dois técnicos. Alguns times promoveram várias mudanças, e outros mantêm a base que foi deixada na última vez que estiveram em campo

Confira os jogos da 10ª rodada e classificação: em Petrolândia o torcedor assiste as emoções do Campeonato Brasileiro  no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade

Jogos desta quarta-feira (16)
Grêmio x Goiás  19h30 - Arena do Grêmio
Coritiba x Figueirense  19h30 - Couto Pereira
Sport-PE x Botafogo-RJ  19h30 - Ilha
Flamengo x Atlético-PR 22h00 Moacyrzão
Bahia x São Paulo Qua - Arena Fonte Nova
Criciúma x Fluminense  22h00 - Heriberto Hülse

Jogos de quinta-feira (17)
Corinthians x Internacional 19h30 - Arena Corinthians
Santos x Palmeiras  19h30 - Vila Belmiro
Cruzeiro x Vitória-BA  21h00 - Mineirão

> Clique e confira classificação e os jogos do Brasileirão
> Clique e confira quem se deu bem? Veja as chegadas e saídas do seu clube durante a Copa


Com informações do Gloesportes.com

Preso um dos suspeitos de matar o médico Artur Eugênio

Carro do médico foi encontrado queimado no dia 13 de maio, um dia
 após o corpo ser achado em Jaboatão

A Polícia Civil prendeu um dos suspeitos de ter executado o cirurgião-torácico Artur Eugênio de Azevedo Pereira, de 36 anos, encontrado morto no último mês de maio. Lyferson Barboza da Silva, de 26 anos, foi detido no bairro de Dois Carneiros, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, e já está no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, também no Grande Recife.

O suspeito já vinha sendo investigado por envolvimento na tentativa de assalto a um carro-forte no Shopping Guararapes, no início do mês passado. Na ocasião, uma idosa morreu depois de ser atingida no tiroteio entre bandidos e seguranças da empresa responsável pelo veículo. Outras pessoas também se feriram na ação. Ainda de acordo com a Polícia Civil, já há informações sobre um segundo envolvido direto na execução do médico.

Humberto articula pauta que aprova R$ 4,9 bi para o FIES


Os parlamentares aprovaram nove propostas no plenário do Senado nesta terça-feira (15), incluindo três Medidas Provisórias (MPs), cinco projetos de resolução e um decreto legislativo. O líder do PT na Casa, Humberto Costa (PE), participou da reunião de líderes com o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) que fechou acordo para definir a pauta da semana.

Um dos itens aprovados foi a MP nº 642/2014, que abre crédito extraordinário para concessão de Financiamento Estudantil (FIES) no valor de R$ 4,9 bilhões. Outro item aprovado foi o Projeto de Resolução (PRS) nº 28, de 2014, cujo texto, relatado por Humberto, autoriza o Distrito Federal a fazer empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de até US$ 50 milhões.
“O colégio de líderes discutiu bastante os projetos em pauta e chegou a um entendimento sobre mais de 20 itens que são consensuais e de interesse do país. São esses que vamos votar esta semana”, explicou Humberto na saída do encontro.

Polícia recupera R$ 75 mil roubados de agência bancária em Bonito, no Agreste

2fbe3deaef21642582951c2c1a5808fb.jpg

A Polícia Militar conseguiu recuperar mais de R$ 75 mil que foram roubados de uma agência bancária em Bonito, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da PM, o dinheiro estava com dois suspeitos de participar do assalto que foram presos no Engenho Rochedo em Catende, na Mata Sul. Com eles, foram apreendidos ainda dois revólveres calibre 38 e munição.

Ainda segundo a PM, o crime teria ocorrido nessa terça-feira (15). Quatro homens invadiram a agência e anunciaram o assalto. Os outros dois homens que também teriam participado do assalto estão foragidos. A polícia realiza buscas para encontrar os suspeitos.

Do NE10 InteriorNúcleo SJCC/Caruaru

Petrolândia: Ateliê Adonai, especializado em fardamentos bordados ou pintados, anuncia a chegada de máquina de bordar computadorizada


O Ateliê Adonai, especializado em confecção de fardamentos em Petrolândia, anuncia a chegada  da super moderna Máquina de Bordar Computadorizada.  Agora em  Petrolândia quem precisa de fardamentos padronizados, confeccionados com tecidos de boa qualidade e o melhor acabamento, sabe onde fazer suas encomendas, sem precisar se deslocar para cidades circunvizinhas, como acontecia anteriormente.

Especializado em confecção de fardamentos, o Ateliê Adonai oferece as opções de pintura ou bordado na padronização dos produtos.

Camisetas, jalecos, fardas de diversos tecidos e modelos, o Ateliê Adonai faz. Escolha o modelo do seu fardamento e não perca tempo: vá direto ao Ateliê Adonai, que também é parceira do Blog de Assis Ramalho.

Ateliê Adonai também fabrica confecções em geral, sob encomenda.

Ateliê Adonai tem o trabalho de Fátima e Huga, com organização de Cátia e Moura.

Ateliê Adonai fica localizada em Petrolândia em dois endereços:
Rua Miguel Arcanjo, 52 - Quadra 04, e Rua Cecília Delgado nº 138, ao lado da Padaria Petropães.
Contato: (87) 9956-0282, 9639-4395 e 91737287

Ateliê Adonai tem o trabalho de Fátima e Huga, com organização de Cátia e Moura 'Bordados'

Ver fotos> Ateliê Adonai, Moura Bordados


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho