quarta-feira, julho 16, 2014

Petrolândia: Dr. Érico Herbert esclarece dúvidas sobre o tratamento da “dor no ombro”

A dor no ombro é uma sintomatologia comum nos consultórios de diversas especialidades. Vem crescendo, particularmente, de forma exponencial nos consultórios de ortopedia. Esse fenômeno ocorre devido ao aumento da expectativa de vida e ao nível de exigência física das pessoas acometidas por essa sintomatologia.

A dor no ombro possui diversas causas e é necessário um diagnóstico preciso para a obtenção do sucesso do tratamento. Tendinite calcária, capsulite adesiva, bursites, lesão do manguito rotador e hérnias discais na região cervical se destacam entre o espectro de doenças causadoras. Também é importante ressaltar que o quadro doloroso nessa região pode ser secundário a problemas no coração, estômago ou pulmão e se manifestar como uma dor irradiada para essa localização.

Entretanto, não há dúvidas que a tendinite calcária do tendão do músculo supra-espinhal e a capsulite adesiva assumem papel de destaque como principais causas. Em geral, os pacientes acometidos são do sexo feminino e a faixa etária de acometimento é entre 25-60 anos. Está provado que o esforço repetitivo observado em algumas profissões (professor, balconista, atendentes de caixa de supermercado, trabalhadores braçais, entre outros) pioram o quadro da dor e tem relação direta. Em Petrolândia-PE, observamos um alto índice de professores acometidos. Supomos que seja reflexo das atividades repetitivas e da falta de medidas preventivas.

O diagnóstico correto e o tratamento individualizado levando em consideração a idade, o nível de atividade, a profissão, a expectativa de vida e de retorno às atividades esportivas são essenciais para um tratamento vitorioso. Em linhas gerais, a terapêutica consiste no uso de anti-inflamatórios, analgésicos potentes, infiltrações, fisioterapia e afastamento do trabalho até resolução do problema.

Dr Érico Herbert CRM 18487
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Fellow em Cirurgia do Joelho pelo ITORK/Recife-PE

Consultas: Sexta-feira 18/07 às 14:00
Endocardio/Odontoclinic
Av. Pref. José Gomes de Avelar, 05 - Centro (na clínica de Dr Eudes Fonseca)
Petrolândia-PE
Marcação: (87)3851-2246/(87)9193-8770/(87)9805-1663

Nenhum comentário:

Postar um comentário