sexta-feira, 18 de julho de 2014

Brasil conquista medalha de ouro na Olimpíada de Matemática da CPLP


O Brasil conquistou uma medalha de ouro e três de prata na 4ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que terminou hoje (18) em Luanda, capital angolana. O ouro ficou com o estudante André Yuji Hisatsuga, de São Paulo, e a prata, com João Guilherme Madeira Araújo, de Fortaleza, Daniel Quintão de Moraes, do Rio de Janeiro e Guilherme Goulart Kowalczuk, de Porto Alegre. A equipe nacional foi acompanhada pelos professores Edmilson Luis Rodrigues Motta e Guilherme Philippe Figueiredo, ambos de São Paulo.

Segundo a coordenadora do evento, a angolana Glória da Gama, Portugal também obteve medalha de ouro na competição, que tem fins educativos. Ela informou que os demais países participantes – Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe – ficaram com medalhas de prata e bronze. Não participaram da olimpíada estudantes da Guiné-Bissau e do Timor Leste, países que também são membros da CPLP.

Participaram da competição delegações de Angola, do Brasil, de Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, cada uma com quatro estudantes de até 18 anos. Criado em 2011, o concurso tem o objetivo de fortalecer e estimular o estudo da matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade, detectar jovens talentos e incentivar a troca de experiências entre os participantes.

Na olimpíada deste ano, cujo lema foi "Com o conhecimento da matemática compreendemos melhor o mundo globalizado", os concorrentes resolveram, em provas individuais, três problemas propostos pela banca e selecionados pelo júri internacional, formado por representantes dos países participantes. Os problemas abrangeram disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.

Câmara aprova destinação de produtos falsificados a cooperativas comunitárias

Medida se refere a mercadorias que possam ser customizadas e descaracterizadas para que a marca falsificada não seja reconhecida, como roupas e sapatos.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (16) projeto (PL 4139/12) que permite que produtos falsificados apreendidos pela Receita Federal ou abandonados nas aduanas sejam doados a cooperativas comunitárias ou oficinas de customização. No mundo da moda, a customização é utilizada para transformar roupas, sapatos e acessórios e deixá-los diferentes e exclusivos.

Como foi analisada de forma conclusiva e já havia sido aprovada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Finanças e Tributação, a proposta deve seguir para análise do Senado, a menos que seja apresentado recurso para votação do texto no Plenário da Câmara.

De acordo com o projeto, de autoria da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), a doação só vai ser permitida se for possível descaracterizar a marca falsificada, preservando a mercadoria. Atualmente, os produtos falsificados apreendidos são incinerados.

CNM incentiva Municípios a participarem de pesquisa sobre planejamento e gestão municipal e governança urbana


Uma pesquisa internacional vai analisar os aspectos múltiplos do planejamento e gestão municipal e da governança urbana em escala mundial. Os gestores municipais brasileiros podem participar deste estudo. A pesquisa será desenvolvida pela LSE Cities, junto à Comissão de Descentralização e Autonomia Local da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).

A universidade britânica London School of Economics é parceira no estudo. O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) também vai colaborar.

O êxito do estudo dependerá do nível de participação de Municípios nos diferentes países. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a CGLU incentivam os gestores a responderem o questionário. A pesquisa será uma contribuição importante para a construção da nova agenda mundial de desenvolvimento Pós-2015 mais condizente com a realidade local.

Detalhes

O estudo busca analisar o desafio da falta de dados em termos de governança urbana; criar uma plataforma com casos de cidades sobre elementos específicos relacionados ao tema; e explorar novas forma de comunicação e mapeamento.

Clima em 2013 refletiu um planeta em aquecimento

Relatório feito por 435 cientistas de 57 países registra aumentos na temperatura, no nível dos oceanos e na taxa de dióxido de carbono, bem como diminuição na extensão de gelo do Ártico

Muitas vezes, as alterações ambientais que ocorrem em nosso planeta não se dão de um dia para o outro, e são sutis o suficiente para que algumas pessoas duvidem das mudanças climáticas em curso. Mas, a esmagadora maioria dos cientistas e estudos já reconhece a existência de um processo de aquecimento na Terra, e o mais novo relatório da Sociedade Meteorológica Americana e da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) não é diferente.

O State of the Climate 2013, compilado por 425 cientistas de 57 países, afirma que 2013 foi um dos dez anos mais quentes já registrados, e os dados mostram um aumento contínuo nas temperaturas atmosféricas e oceânicas e na elevação do nível do mar. Tudo isso tem um impacto na formação de gelo no Ártico e Antártida, e essas tendências, por sua vez, influem na frequência e intensidade de eventos climáticos extremos.

O documento aponta, por exemplo, que, embora algumas partes da América do Norte e do Sul e da Europa central tenham apresentado temperaturas abaixo da média para o ano de 2013, quase todas as outras regiões do mundo registraram temperaturas na média ou acima da média neste ano.

A Austrália, em particular, teve seu ano mais quente desde que os registros começaram, em 1910, a Argentina teve seu segundo ano mais quente, e a Nova Zelândia, seu terceiro. O leste europeu e oeste asiático também apresentaram temperaturas bem acima do normal.

Sisutec abre inscrições segunda-feira com número de vagas 20% maior


O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) ofertará 289.341 vagas no segundo semestre deste ano. O número de vagas aumentou 20% em relação à mesma edição do ano passado, em que ofertadas 239,79 mil vagas.

As inscrições poderão ser feitas de segunda (21) a sexta-feira (25) próximas na página do Sisutec.

O Sisutec seleciona estudantes para vagas gratuitas no ensino técnico. Para concorrer, o candidato tem que ter concluido o ensino médio e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Esse processo de seleção faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronetec).

"O país necessita não só da formação de profissionais do ensino superior, mas também do nível técnico, que é tão importante quanto o superior em várias áreas do país", disse o ministro da Educação, Henrique Paim. Segundo ele, a intenção é formar mão de obra qualificada para atuar em diversas áreas do mercado.

As áreas com maior oferta de vagas são ambiente e saúde, com 32,17% do total. Em seguida, aparecem comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10% e controle e processos industriais (11,67%). Os cursos que têm maior número de vagas são técnico em logística (40.712), técnico em segurança do trabalho (29.397) e técnico em enfermagem (25.557).

Microcrédito orientado favorece superação da pobreza na zona rural, aponta estudo

Foto: José Marques/Secom-PB

Agricultores familiares expostos por mais tempo ao programa de microcrédito orientado rural do Banco do Nordeste, Agroamigo, têm mais chances de inserção em mercados agropecuários e, consequentemente, de superação da pobreza. É o que aponta estudo coordenado pelo pesquisador Ricardo Abramovay (USP), que avaliou durante cinco anos (de 2006 a 2010) dados que ilustram impactos sociais e econômicos do Programa nas zonas rurais nordestinas.

Realizada em conjunto com Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), a pesquisa considerou indicadores como acesso a bens duráveis, consumo de carne, bancarização, desenvolvimento de poupança e aquisição de meios de transporte. A segunda edição do livro “Cinco anos de Agroamigo – Retrato do público e efeitos do Programa acaba de ser lançada, com atualizações referentes à quantidade de operações e valor desembolsado pelo programa até 2012.

“Quando se comparam os agricultores com mais tempo de exposição ao Programa com os recém-ingressos, os resultados mostram que os primeiros tiveram aumento de estoque de animais em 18%, bem como produção agrícola 28% superior aos que estão iniciando suas atividades com o Agroamigo”, afirma o Abramovay, na apresentação do estudo.

40% possuem poupança

A base de dados considera agricultores familiares mais pobres, enquadrados no Grupo B do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com renda anual bruta não ultrapassava, à época, R$ 6 mil. Dois terços dos cerca de 1,6 mil entrevistados recebiam o Bolsa Família, do Governo Federal.

Comissão aprova bônus para agricultor que adotar práticas de conservação do solo


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou projeto (PL 5021/13) que prevê incentivos fiscais para agricultores familiares que desenvolverem práticas que contribuam para a conservação e a recuperação do solo.

Segundo o projeto, de autoria do Senado, o benefício será concedido nas operações de crédito em qualquer instituição financeira, por meio de instrumentos como bônus ou redução de juros.

Poderão receber o benefício os agricultores familiares ou empreendedores familiares que se enquadrem em uma das seguintes categorias: posseiro, proprietário, assentado da reforma agrária, meeiro, parceiro ou arrendatário. Por sugestão da deputada Maria Lucia Prandi (PT-SP), a comissão também incluiu os extrativistas vegetais entre os beneficiários.

O relator do projeto, deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), destacou que, da mesma forma que há punição para os crimes ambientais, aqueles que preservam devem receber incentivos. “O incentivo fiscal tem o objetivo de estimular o agricultor familiar a continuar morando na roça, a continuar produzindo e preservando o meio ambiente”, declarou.

Inscrições para Prêmio de Sustentabilidade Ambiental do Sistema FIEPE serão encerradas em 30 de julho


Termina no dia 30 de julho o prazo para inscrições no IV Prêmio de Sustentabilidade Ambiental do Sistema FIEPE. Podem concorrer empresas industriais, extrativas, manufatureiras ou agroindustriais, de qualquer porte, que desenvolvam projetos nas áreas de eficiência energética, água, emissões atmosféricas, efluentes líquidos e resíduos sólidos.

Iniciativa do Conselho de Meio Ambiente (Contema) da Federação, o Prêmio de Sustentabilidade está em sua quarta edição.

Os projetos inscritos serão julgados por comissão formada por especialistas de instituições de referência na área. A solenidade de premiação ocorre no dia 30 de outubro, na sede da FIEPE. Mais informações: (81) 3412-8384 ou produtoseservicos@fiepe.org.br.

Confira o regulamento abaixo.

Carreiros realizam procissão e dão início à Festa da Padroeira em Santana do Ipanema/AL

 Fotos: Alagoas na Net

Começou na manhã desta quinta-feira (17) os festejos alusivos a padroeira de Santana do Ipanema, Senhora Sant’Ana. Como nos últimos anos, a cerimônia de abertura se deu com a tradicional Procissão de Carreiros que percorreu parte da rodovia AL-130, que liga a zona rural a cidade sertaneja, até o Largo Cônego José Bulhões, no Centro.

Estima-se que mais de 2 mil pessoas tenham participado da romaria, com carros de bois, carroças, cavalos e outros transportes. Também marcaram presença algumas autoridades políticas da região, como o prefeito do município, Mário Silva, o deputado estadual, Isnaldo Bulhões e outros correligionários.

Os participantes da procissão saíram do local de partida ainda por volta das 9h, de onde levavam a imagem da Santa que dá nome à cidade. Como de costume, o pároco da Matriz de Senhora Sant'Ana, Adalto Vieira, acompanhava de perto a celebração e seguia em um dos carros de boi.

Mobilização Municipalista tem resultado positivo graças à presença de mais de 130 prefeitos

José Patriota (centro da foto) representou a Associação de Municípios Pernambucanos (Amupe)

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a participação dos gestores na luta pelas reivindicações do movimento municipalista. Na quarta-feira, 16 de julho, 135 prefeitos e prefeitas de 19 Estados estiveram em Brasília em apoio à Mobilização Permanente que, desta vez buscava o aumento no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além deles, outros agentes, como secretários e vereadores reforçaram o trabalho da entidade.

Como é sempre lembrado pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a mobilização deve ocorrer toda semana. Com ao menos pequenos grupos, o objetivo é apresentar o posicioamento dos governos municipais em todos os projetos de interesse dos Municípios. E, em casos mais relevantes como o discutido ontem, trazer um número de maior de participantes e acentuar a força do movimento.

Entre os participantes, a maior quantidade de prefeitos viam do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás. Além destes Estados, haviam gestores do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Vitória

A presença de representantes de quase todos os Estados, mesmo que em grupos menores, tornam as bandeiras do movimento mais visíveis e relevantes. “Hoje nós temos mais voz. Então não podemos deixar de valorizar o que conseguimos”, disse a prefeita de Araújos (MG), Sônia Couto, sobre a aprovação de mais 1% no FPM, no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.

Cine SESI Cultural está em Camocim de São Félix nos dias 18, 19 e 20 de julho


A segunda etapa do Cine SESI Cultural chega ao município de Camocim de São Félix, no Agreste, nos dias 18, 19 e 20 de julho. O projeto, que busca dar acesso à sétima arte para a população de municípios que não possuem cinema, reinicia tour pelo interior do Estado com o ideal de atingir cerca de um milhão de espectadores.

Na programação, os longas-metragens Cine Holliúdy, A Busca e A Era do Gelo 4, estão entre as atrações, que incluem ainda curta-metragens e oficinas de stop motion nas cidades visitadas pela iniciativa do SESI executada pela Aliança Comunicação e Cultura.

Nas 12 cidades onde o evento já aconteceu este ano, o projeto já teve mais de 39 mil espectadores. Ao final da edição, o Cine SESI contemplará 36 cidades em Pernambuco, com 147 finais de semana de exibição e 441 dias de filmes; reunindo o total 923.500 espectadores.

INICIATIVA - O Cine Sesi Cultural é um projeto com o patrocínio do SESI. Já passou por mais de 600 cidades – algumas dessas cidades mais de uma vez - do interior de 12 estados do País, atingindo mais de quatro milhões e trezentas mil pessoas, desde 2002 até agora. O acesso às projeções é gratuito. Em Pernambuco o projeto envolve 93 municípios e um público de mais de 880 mil pessoas.

SESI

Petrolândia: Candidato a deputado, Dr. João Lopes fala de seus projetos políticos em entrevista a Assis Ramalho


Dr. João Lopes (PSB) em entrevista a Assis Ramalho

As campanhas para presidente, governador, senador e deputados federal e estadual já começaram oficialmente, de acordo com calendário da Justiça Eleitoral. O eleitor terá até o início de outubro para escolher os seus candidatos e, no dia 5, fazer valer o seu voto nas urnas.

Em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, os candidatos já colocaram a campanha nas ruas e divulgam suas propostas. É o caso do médico e empresário João Gonçalves Lopes (PSB) que entra na briga por uma das 49 vagas a deputado estadual. Conhecido popularmente como Dr. João, ele disputou (e venceu) as eleições municipais de 1988, como vice-prefeito na chapa encabeçada por Francisco Novaes Ferraz, no município de Floresta, no Sertão de Pernambuco. Em 1991, assumiu a prefeitura daquele município devido à morte do titular.

Há vários anos radicado em Petrolândia, onde é médico e diretor do Hospital e Maternidade do Instituto Beneficente do Vale do São Francisco - IBVASF, Dr. João concedeu entrevista exclusiva ao Blog de Assis Ramalho e falou de suas propostas para um possível mandato parlamentar.

Abaixo, na íntegra, a entrevista concedida por Dr. João a Assis Ramalho na manhã desta quinta-feira (17).

Assis Ramalho: O sr. confirmou a sua candidatura e, a partir de agora, é um dos muitos que vão pleitear uma das 49 vagas na Assembleia Legislativa de Pernambuco nas eleições de outubro. Gostaria que o sr. falasse um pouco sobre esse desafio e como nasceu essa candidatura.

Dr. João Lopes: Primeiramente, Assis, eu agradeço esse espaço que você está me concedendo. A gente já está acostumado a grandes empreitadas e a grandes dificuldades da vida, e tudo aquilo que Deus determina pra gente, a gente tenta seguir, ir em frente e tentar êxito. Desde criança, em Carnaubeira, que a gente teve muitas dificuldades, muitos gargalos, e a gente terminou chegando nessa condição de tal cidadão, tal médico, que se preparou na vida para fazer algo pelo próximo e chegou ao ponto do (ex-)governador Eduardo Campos solicitar a nossa disposição de fazer algo pela região, até porque aqui, na Microrregião de Itaparica, existe uma lacuna muito grande por não ter um deputado nem tão pouco um filho (da terra) deputado. Uma região dessa, que é promissora, precisa de alguém que esteja aqui, perto do povo, sentindo os problemas, para que sejam levados para a Assembleia (Legislativa de Pernambuco), para que sejam resolvidas essas demandas dessa região. Então, Assis, sobre a sua pergunta, a minha candidatura se construiu basicamente nisso.

Assis Ramalho: Todo candidato a deputado estadual normalmente faz dobradinha com um, ou mais de um, candidato a deputado federal. O sr. já articulou suas dobradinhas para a campanha e quem são?

Dr. João Lopes: A dobradinha, Assis, inicialmente era com Aldo Santos, atual Secretário de Agricultura do Estado, mas, por decisão do Governo, ele terminou ficando na Secretaria, por ser uma pessoa que trabalha bem com as coletividades. Foi com esse pensamento que, quando Eduardo (Campos) convidou a gente para ser candidato a deputado estadual, ele disse: ''João, você tem  uma forma de fazer saúde muito parecida com a política de Aldo Santos, que é (trabalhar) as coletividades. Então, é um trabalho muito bonito, e eu gostaria que você dobrasse com Aldo''. Mas, foi quando foi definida a candidatura de Paulo Câmara (ao governo do Estado) e o governo achou melhor que Aldo continuasse na Secretaria fazendo um elo entre Dr. João Lyra e Paulo Câmara. Com isso, passamos fazer a dobradinha com Tadeu Alencar (PSB), que é candidato a deputado federal. Mas, temos outros nomes em Ibimirim. Lá, temos quatro vereadores nos apoiando, mas, como eles são do PT, eles votam em Pedro Eugênio para federal e estão comigo para estadual. Também tem Inaldo (Satilino) que é candidato (a federal) da terra (de Petrolândia), e tem alguns lugares aí, que a gente vai trabalhar junto. Mas, basicamente, o candidato a deputado federal da gente é Tadeu Alencar.

Assis Ramalho: Ao que parece, Dr. joão tem uma ligação muito forte com Eduardo Campos.


Dr. João Lopes: É verdade, Assis. O futuro presidente Eduardo Campos tem nos dado todo apoio. Então, eu não poderia deixar, de forma alguma, de seguir as orientações dele. Até porque todas as vezes em que precisamos, durante todas as dificuldades que tivemos aqui, ele esteve presente e sempre se mostrou sensível aos nossos problemas. Não só do Hospital, como os problemas do povo da região. Então, ele é um cara que tem uma visão maiúscula, uma visão de estadista e, sem dúvida, ele é um político a quem eu devo algumas coisas. É por isso que eu sigo tudo aquilo que ele sugere, que ele solicita da parte da gente.

Assis Ramalho: Além de Petrolândia, quais os outros municípios que a sua candidatura vai abranger?

Dr. João Lopes: Assis, nós temos uma aceitação muito boa em toda a região de Itaparica. Eu acho que nós vamos sair majoritário em pelo menos quatro municípios desta região e, nos outros municípios, a gente sempre sai em 2º lugar. Digo isto baseado em dados estatísticos. Então, nós temos os sete municípios da região de Itaparica, temos dois da região do Moxotó, Inajá e Ibimirim. Tem Mirandiba e Lagoa Grande, onde a gente sai muito bem, além de Petrolina, por conta de uma quantidade muito grande de pessoas de lá que são ligados à gente e que vão nos ajudar. Nós temos como base a região de Itaparica, onde existem cerca de 180 mil habitantes e 130 mil eleitores. Pensando assim, nós podemos sair com a eleição praticamente definida com os votos daqui, da região de Itaparica. Até porque eu sou o único candidato, de fato, a deputado estadual da terra: aquele que nasceu, que se criou, que foi pra fora, se preparou e voltou para trabalhar e se doar àquilo que Deus determinou pra vida dele, em benefício do povo.

Assis Ramalho: Quais os seus planos políticos, Dr. João?


Dr. João Lopes: Assis, a gente  tem que dizer o que é que a gente pensa, a partir de agora, pra frente. Nós temos no nosso plano, no nosso projeto político, o pensamento sobre tudo da nossa região, porque foi aqui onde a gente se criou, onde a gente vive, onde a gente cria os nossos filhos, onde estão os nossos investimentos, enfim. A gente tem um foco especial para a região de Itaparica. Nós sabemos das demandas e dos gargalos que existem aqui e nos queremos focar na área de educação, procurando meios de solicitar Escolas Técnicas e faculdades, porque a educação é o princípio de tudo na vida social do cidadão e a gente não pode viver em uma sociedade se ela não tem valores culturais e educativos. Então, nessa área, nós temos Petrolândia como a maior cidade da região, é a cidade polo, que tem a maior referência. Então, a gente pensa em em lutar para trazer Escolas Técnicas e faculdades.

Assis Ramalho: E sobre a área da saúde?

Dr. João Lopes: Na saúde nós temos quatro tópicos importantes, inclusive a gente já pontuou isto na reunião da agenda 40 e o futuro governador já se comprometeu em trazer a UPA E (Unidade de Pronto Atendimento Especializado), que é uma clínica de especialidades distribuída por regiões e a região de Itaparica ainda não foi contemplada. Também a gente quer lutar para trazer uma GERES (Gerência Regional de Saúde) pra cá porque, Assis, se você olhar bem, há uma dificuldade muito grande de se deslocar daqui para Arcoverde, que são 160 Km, daqui para Serra Talhada, que são 200 Km, e fica Petrolândia e região, onde os municípios são bem próximos, sem uma GERES própria. Para fazer isso, só precisa de um projeto de um deputado solicitando. A microrregião de Itaparica é a 12ª Região Administrativa do Estado. Foi criada a GERES de Goiana e a GERES de Serra Talhada, que foi criada agora há pouco. Então, Petrolândia e região têm o direito de ter a sua GERES de saúde para que, se tiver um problema de saúde em Tacaratu (a 17 Km), em Jatobá (a 37 Km), em Inajá (a 79 Km), em Floresta (a 76 Km), ou em Belém de São Francisco (a 124 Km), eles possam ser beneficiados. Mas, tem que ter um projeto de lei solicitando isso. Queremos também trazer uma clínica para pacientes renais crônicos que o projeto, aliás, já está bem avançado. Os pacientes renais são muitos debilitados e muitos deles estão fazendo hemodiálise em Arcoverde, a 260 Km daqui, em Salgueiro e em Petrolina. E por que não fazer aqui, pertinho de casa? A outra reivindicação é a UTI. Só nós, que vivemos aqui na região, sabemos que quando se tem uma pessoa da família da gente que precisa de uma UTI, tem que sair às pressas daqui para o Recife, correndo um sério risco de instabilizar e morrer no caminho. Então, esses quatro pontos são demandas extremamente importantes e pertinentes para a nossa região, que são:  A UPA E, a criação da GERES, a clínica para pacientes renais crônicos e a UTI. Com esses quatro pontos, Petrolândia torna-se um polo em saúde.

Assis Ramalho: Quais as propostas de Dr. João na área de agronegócios para nossa região? Por que todos nós sabemos que temos aqui em Petrolândia uma área rica para produzir.

Dr. João Lopes: Sobre agronegócios, Assis, o que eu posso dizer é que nós temos os melhores solos, temos água em abundância, e aí é onde entra uma questão que eu não consigo entender. Como é que nós temos a maior concentração de água de Pernambuco e se constrói uma Faculdade de Agronomia para a região em Serra Talhada, onde só tem cascalhos? Serra Talhada tem o seu direito de ter, eu não estou dizendo que ela não tenha, agora, por vocação natural, isso era de Petrolândia. Outra coisa: como é que Petrolândia tem um lago fantástico, onde já se desenvolvem as atividades de pesca, e vão criar uma Faculdade de Pesca em Serra Talhada? Então, nós temos que defender essas questões. O Canal do São Francisco está passando e nós temos uma mancha de solo das mais ricas do Nordeste, e agora está propício para que a gente faça força, faça demanda, faça movimentos para que se irrigue toda esta região. Imagine você, irrigando de 30 a 40 mil  hectares de terra agricultável, da melhor qualidade, a impulsão que vai dar para o nosso povo e para a nossa região. Então, são essas coisas que eu gostaria de pontuar na agricultura.

Assis Ramalho: Como o sr, que é médico, vê a questão das drogas aqui em Petrolândia?

Dr. João Lopes: Como médico, a gente se depara a todo momento com muitas pessoas envolvidas com drogas, e quem entra no caminho da droga, vai também para o caminho do crime e aí se perde o cidadão. Só sabe as dificuldades de se ter uma pessoa envolvida em drogas, quem tem uma em casa, e é por isso que a gente quer dar muito apoio no que se diz respeito à religião. Tem pastores por aí que são fantásticos e que têm idéias muito boas. E, de repente, se pegarmos pessoas sérias, que estejam na sua plenitude de realizações pessoais e que queiram dar de si para o próximo, eles têm como fazer muito aqui na nossa região. E nós gostaríamos muito de ajudar nesses aspectos, dando condições a essas pessoas para que elas possam desenvolver os seus trabalhos.

Assis Ramalho: Como médico, o senhor sabe da importância do esporte na saúde das pessoas. Como vê isso?

Dr. João Lopes: Assis, na verdade, eu me preocupo com os dois extremos da vida, que são o jovem e o idoso, mas, quem mais merece a atenção é quem está começando, porque Petrolândia, Pernambuco e o Brasil dependem muito de quem está florindo para a vida. Então, a gente pensa muito em inserir condições, trabalhar e defender muitas causas do esporte para os jovens e para os idosos. Também pensamos nas atividades culturais, para que possam trazer o bem estar e um futuro promissor para os jovens e para os idosos da nossa região.

Assis Ramalho: Quero lhe agradecer por ter recebido a nossa reportagem e deixar o espaço aberto para suas considerações finais à entrevista.

Dr. João Lopes: Assis, eu quero aproveitar a oportunidade para convidar você e todos os seus leitores para a inauguração do comitê da candidatura de Dr. João, de Tadeu Alencar, Fernando Bezerra Coelho e Paulo Câmara, que irá acontecer neste sábado (19), no início da noite (na Av. Auspício Valgueiro Barros, próximo ao Almeida Supermercado), e quero agradecer a você, Assis, de uma forma especial, e toda a população que nos ajuda. E que Deus esteja com todos porque sem Ele nada existe. Muito obrigado a você, Assis, e até a próxima oportunidade.


Redação do Blog de Assis Ramalho

PF desarticula organização suspeita de desviar mais de R$ 3 milhões da Caixa


A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (18) a Operação 13 de Junho com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que obtinha empréstimos fraudulentos da Caixa Econômica Federal. Após três meses de investigação, a corporação estima que mais de R$ 3 milhões tenham sido desviados dos cofres do banco estatal. No total, seis pessoas foram presas.

Segundo a PF, o esquema era comandado por um funcionário da Caixa que simulava a contratação de empréstimos consignados em nome de terceiros, informando falsamente que o mutuário era servidor público.

Todo os seis mandados de prisão expedidos pela 5ª Vara Federal de Mato Grosso foram cumpridos. Os detidos estão sendo ouvidos na Superintendência da PF em Cuiabá, em seguida, serão encaminhados ao sistema penintenciário. A Justiça também expediu 36 mandados de busca e apreensão e 24 mandados de condução coercitiva a serem executados em oito cidades de Mato Grosso (Cuiabá, Várzea Grande, Denise, Nova Marilândia, Arenápolis, Nobres, Novo São Joaquim e Cáceres), além de Morrinhos, em Goiás. O HD de um computador e documentos foram apreendidos em uma agência da Caixa, em Cuiabá.

Em Paulista, Paulo assume compromisso de recuperar PE-01

Foto: Wagner Ramos

As diferentes demandas apresentadas pelos municípios vão sendo, a cada dia, incorporadas ao plano de governo que a Frente Popular está construindo no transcorrer da campanha que fará de Paulo Câmara (PSB) o futuro governador de Pernambuco. Durante evento promovido pelo prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB), na noite dessa quinta-feira (17), em prol da candidatura de Câmara não foi diferente. O gestor pediu ao amigo e o correligionário que recuperasse a PE-01, que corta a cidade. Conhecedor da importância da via, Paulo prontamente se comprometeu a entregá-la nas condições ideais para o tráfego dos muitos veículos que a utilizam diariamente.

O comprometimento mostrou mais uma vez a preocupação de Paulo Câmara em realizar um governo baseado na participação de diversos setores da sociedade. O socialista entende que somente incluindo as pessoas no processo de decisão do que tem que ser feito por uma administração pública é possível dar as respostas às demandas existentes.

“Vocês vão me ajudar a ser governador e vão me ajudar a fazer a PE-01. Estamos conectados com os sonhos de vocês”, indicou Paulo Câmara, recendo o aplauso entusiasmado do público que lotou o espaço que abrigou o evento.

MPPE discute com Prefeitura de Caruaru transferência da Feira da Sulanca

Feira de Caruaru nos anos 50 (Foto: Tibor Jablonsky em biblioteca.ibge.gov.br)

A Feira da Sulanca está com os dias contados no Parque 18 de Maio, em Caruaru. Deve ser transferida para uma área de 60 hectares localizada em frente ao Polo Comercial do município, às margens da BR-104, no sentido Toritama. A mudança está sendo discutida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Prefeitura de Caruaru e Associação de Sulanqueiros. Na primeira audiência pública, realizada no auditório da Promotoria de Justiça de Caruaru, na última terça-feira (15), a Secretaria Municipal de Serviços Públicos se comprometeu a encaminhar ao MPPE, até 10 de agosto, lista atualizada e completa dos comerciantes da Feira da Sulanca que serão contemplados com a aquisição dos miniboxes na nova área.

Também durante o encontro com os promotores de Justiça Paulo Augusto de Freitas Oliveira, Bianca Stella e Gilka Miranda, ficou acertado que a Secretaria de Serviços Públicos encaminhará até 25 de julho as cláusulas de barreira para impedir investimentos que desvirtuem a finalidade pública gerado pelo direito de concessão e quais os contemplados para lojistas e atacados. Além disso, a Prefeitura de Caruaru deve comunicar ao Ministério Público, até 21 de julho, qual a data da notificação a ser entregue aos proprietários dos bancos desativados, para manifestarem interesse em desenvolver atividades econômicas na nova Feira da Sulanca e/ou cassarem alvará de funcionamento.

De acordo com Gilka Miranda, é necessário que se promova o ordenamento da Feira da Sulanca e, para isso, o ideal é sua transferência do Parque 18 de Maio para outro local. "Nós temos problema de estacionamento no Centro de Caruaru e a transferência adequada da Feira da Sulanca levaria melhorias a essa área", observou. A promotora de Justiça disse, ainda, que o desordenamento da feira, com seus 8 mil bancos de feirantes, oferece riscos à segurança pública.

Gerente da Caixa e seus familiares são sequestrados em Santana do Ipanema, em Alagoas


Equipe da PM em frente à agência bancária (Foto: Jean Souza/Alagoas na Net)


Um sequestro mobilizou policiais militares da cidade de Santana do Ipanema na manhã desta sexta-feira (18). De acordo com informações iniciais, o gerente da Caixa Econômica Federal da cidade foi sequestrado junto com sua família e os criminosos exigiam que ele sacasse uma grande quantia em dinheiro.

O caso só foi divulgado nesta manhã quando policiais militares do 7º Batalhão cercaram a agência bancária, mas segundo levantamentos, o funcionário federal teria sido sequestrado ainda na noite de ontem. Os criminosos teriam levado sua esposa e filha e liberado o funcionário para que ele recolhesse o dinheiro pela manhã.

Contudo, por volta das 11h, os militares receberam a informação de que seus familiares teriam sido liberados próximo à entrada da cidade de Olivença. Minutos depois, as duas vítimas foram levadas até à agência e, junto com o gerente, foram conduzidos à 2ª Delegacia Regional de Polícia (DRP).

Pelo menos três equipes da PM foram mobilizadas a fim de identificar de onde partiu a ação. Devido aos procedimentos, a agência da Caixa foi cercada pelos policiais e pelo menos 100 pessoas estariam no interior do banco no momento. Os moradores estariam aguardando a chegada de uma equipe da Polícia Federal para prestar esclarecimentos.

Outra informação obtida pela reportagem do Alagoas na Net é de que duas pessoas teria sido detidas por uma equipe da PM, nas imediações do Campo de Pouso, na zona rural de Santana do Ipanema, suspeitas de participação no sequestro.

Caixas eletrônicos de sete bancos serão substituídos por banco 24 horas


Caixas eletrônicos de sete bancos que ficam fora de agências bancárias serão substituídos por terminais de autoatendimento da Rede Banco 24 horas. Em comunicado ao mercado, o Banco do Brasil (BB), em conjunto com Bradesco, Caixa, Citibank, HSBC, Itaú Unibanco e Santander, informa que assinou acordo de acionistas com a empresa Tecnologia Bancária Tecban, responsável pelos terminais.

Segundo o comunicado, o acordo prevê que em até quatro anos, condicionado à aprovação de órgãos reguladores, uma parcela dos terminais de autoatendimento desses bancos, situados fora das agências bancárias ou em locais cujo acesso não seja restrito, exclusivo ou controlado, deverão ser substituídos pelos caixas da Rede Banco 24 horas.

Para o BB, a parceria gera “aumento de eficiência, maior qualidade e capilaridade de atendimento a seus clientes”.

Agência Brasil

Petrolândia: Noite Sensual, evento só para mulheres, será realizada na próxima sexta-feira, dia 25


Na próxima sexta-feira, dia 25, será realizada a "Noite Sensual", evento só para mulheres, no Centro Cultural de Petrolândia, a partir das 18h30.

No evento serão apresentadas técnicas de massagens sensuais, strip-tease, a importância da visão, tato, olfato e paladar dentro do sexo e Gincana do Amor. Haverá Coffee Break Afrodisíaco e sorteios. 

Valor da inscrição: R$ 20,00. Informações e inscrições com Ydaiane: (87) 9925-3024 e Emília (87) 9625-5748 .

Sexo é vida e faz toda diferença numa relação a dois.

Informações: Emília Gomes

Prefeito petista de Abreu e Lima faz grande ato para Paulo Câmara


 Candidato foi carregado nos braços do povo durante campanha no município
Fotos: Wagner Ramos
O prefeito de Abreu e Lima, Pastor Marcos José (PT), deu uma prova, na noite desta quinta-feira (17), de que o patrulhamento partidário não pode afastar os bons políticos da vontade do povo. O petista promoveu um grande ato para dar o pontapé inicial da campanha do candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), no município. Mais de 1,5 mil pessoas fizeram questão de comparecer ao local do evento para mostrar que estão fechadas com a continuidade do processo de transformação que Pernambuco atravessa.

Um grupo presente fez questão de retribuir a dedicação demonstrada pelo socialista carregando Paulo nos braços, protagonizando um dos momentos mais bonitos da campanha eleitoral. A certeza de que Paulo Câmara representa o prosseguimento do legado do ex-governador Eduardo Campos (PSB) estava estampada nos rostos de todos que acompanharam atentamente cada um dos compromissos que o socialista assumiu em prol da população abreu-limense e pernambucana.

"É com muita satisfação que eu vejo vocês aqui. O Pastor Marcos José promove um grande ato. E é com a mesma satisfação que assumimos o compromisso de fazer Abreu e Lima crescer e avançar", assegurou Paulo Câmara, destacando que tirará do papel o acesso do distrito industrial do município à BR-101.

Candidato a vice na chapa encabeçada por Paulo Câmara, Raul Henry (PMDB) frisou a importância do gesto do prefeito Pastor Marcos José de seguir aquilo em que realmente acredita, independente de indicações partidárias. "Um ato de coragem de quem não se deixa levar por pressões", ressaltou.

TCE-PE arquiva Cautelar do Porto de Suape


A Segunda Câmara do Tribunal de Contas determinou nesta quinta-feira (17) o arquivamento de uma Medida Cautelar expedida pelo conselheiro Dirceu Rodolfo determinando a suspensão de todo e qualquer ato relacionado com a Concorrência Pública nº 020/2012, do Complexo de Suape, até ulterior deliberação do próprio TCE.

A Cautelar foi sugerida pelo Núcleo de Engenharia para sustar a contratação de empresa especializada para execução de obras no entroncamento entre a PE-28 e a TDR Norte. O valor estimado para execução da obra foi de R$ 18.463.190,13.

Após a sua expedição, todavia, o presidente da Comissão Permanente de Licitação, Phierre Sales Dias, informou ao gabinete do conselheiro que “em função das inconsistências e desconformidades” identificadas na concorrência pública decidiu revogar o edital, tendo anexada cópia da revogação que foi publicada no Diário Oficial do Estado de 27/12/2012.

Em razão disso, Dirceu Rodolfo propôs o arquivamento da Cautelar (Processo TC nº 1209310-5) por perda de objeto e teve o seu voto acompanhado pelos conselheiros Teresa Duere e Marcos Loreto. A procuradora Maria Nilda representou o Ministério Público de Contas.

TCE-PE/Gerência de Jornalismo (GEJO)

Ladrões fazem família de gerente de banco refém e roubam agência na PB

Grupo fugiu no carro do gerente e veículo foi abandonado na BR-230.
Informações preliminares dão conta de que grupo levou dinheiro do cofre.

O gerente de uma agência bancária foi feito refém durante a noite de quinta-feira (17) até a manhã desta sexta-feira (18) em João Pessoa. Por volta das 9h, ele foi levado pelos ladrões até a agência, em Mangabeira, onde o grupo chegou sem chamar atenção e teve acesso aos caixas eletrônicos e ao cofre, de onde levaram todo o dinheiro, segundo o setor de segurança do banco. Os ladrões fugiram no carro do gerente e o veículo foi abandonado por volta das 12h30 na BR-230, no município de Santa Rita.

A família do gerente foi encontrada em uma casa em área de mata próximo à BR-230, em Santa Rita, para onde foi levada por volta das 5h e já foi libertada. Até as 13h ainda havia poucas informações confirmadas pela polícia sobre o caso, já que os policiais ainda estão nas buscas pelos ladrões. Informações preliminares dão conta de que uma parte dos ladrões ficou com a família enquanto outros foram com o gerente até a agência e mantinham contato permanente uns com os outros. Ainda não há finformações sobre quantas pessoas realizaram a ação.

A equipe da TV Cabo Branco conversou com o chefe de segurança da agência roubada e ele informou que a princípio ninguém suspeitou dos homens porque eles se comportavam como se fossem amigos do gerente. Segundo ele, o gerente tem acesso livre aos caixas eletrônicos, o que facilitou a ação. Quando os seguranças perceberam que o procedimento do gerente estava estranho, os ladrões reagiram e conseguiram fugir.

G1 PB

Seleção postou mais fotos no Instagram do que chutou na Copa. Mas sumiu após vexame



A frequente atuação dos jogadores da seleção brasileira nas redes sociais se apagou após o vexame na Copa do Mundo. Se durante o Mundial os jogadores chegaram a postar 500 fotos (quatro vezes a mais que o número de finalizações) no Instagram, depois dele, a página de quase todos os atletas recebeu pouquíssimas atualizações.

O zagueiro David Luiz é o principal exemplo disso. Considerado um dos jogadores mais carismáticos da seleção, o cabeludo postou 55 fotos durante o Mundial, ou seja, mais do que uma por dia de Copa. Depois que a competição acabou, ele não passou mais pelo Instagram.

Até Neymar, que costumeiramente posta foto de seus parças e de seus familiares, deu uma sumida da rede social. Após a decisão do Mundial, no último dia 13, o atacante só usou sua página em duas oportunidades.

Na primeira vez, ele divulgou um vídeo de seus amigos pagando uma aposta. Já na madrugada desta sexta-feira ele mostrou um pouco de suas férias ao aparecer jogando pôquer com seus amigos.

Hulk, Daniel Alves, Marcelo e Thiago Silva, que estão entre os brasileiros de mais sucesso no Instagram, mostraram um pouco de suas férias, mas de maneira bem tímida. Enquanto os laterais e o zagueiro mostraram duas imagens, o atacante só postou uma vez.

O meia Oscar também usou seu perfil neste período. No entanto, ele não quis mostrar nenhum momento pessoal, sua página foi utilizada apenas para agradecer por seu nome estar na lista da seleção da Copa.

Vale lembrar que dos 23 jogadores brasileiros que estiveram na Copa do Mundo, apenas quatro não possuem contas no Instagram. São eles Júlio César, Jô, Henrique e Maxwell.

UOL Esportes

Detran-PE disponibiliza agendamento online exclusivo para Portadores de Deficiência


Os pernambucanos portadores de deficiência e que necessitam realizar Exame Médico e/ou Avaliação Psicológica, como parte dos processos de Habilitação de Condutores, ganham um importante aliado: o agendamento online para atendimento de Pessoas Portadoras de Deficiência (PPD). O Sistema PPD é autoexplicativo, o que significa que, ao preencher o formulário de agendamento, o cidadão será informado se possui restrições para a realização dos exames ou para entrar com recurso em 1ª instância questionando os pareceres médicos e/ou psicológicos. Para se ter ideia da procura desse serviço no Detran-PE, cerca de 3000 pessoas com deficiência realizaram, no ano passado, exames médicos e quase 500 passaram por avaliação psicológica.

A ferramenta PPD beneficia usuários do Detran-PE em todo o estado. De início, serão cobertas as áreas de maior demanda pelos exames, mas o objetivo é, em breve, ampliar o alcance para todo o Estado. Antes, os interessados só podiam agendar os exames médico e psicológico por telefone e precisavam aguardar para serem informados posteriormente sobre a disponibilidade de dia, hora e local do atendimento. A partir de agora, ao combinar os avanços da informática a levantamentos estatísticos (tomando-se como referência os locais de maior demanda pelos exames), o banco de dados do Detran-PE coloca à disposição de forma contínua, uma lista com dias, horários e locais para atendimento em diferentes regiões do Estado: o portador de deficiência pode, desta forma, escolher o melhor momento de ser atendido.

Questionando os resultados de exames - Além de permitir a marcação dos exames médicos e psicológicos para Habilitação, o sistema PPD permite que as pessoas com deficiência entrem com recurso em 1ª instância junto ao Detran-PE para questionar os resultados tanto do exame médico quanto da avaliação psicológica. Ao entrar com recurso, o usuário poderá também agendar, por meio do site do Detran, atendimento de uma Junta Médica ou Psicológica de 1ª Instância que avaliará o caso.

Conheça a lista dos serviços de Habilitação que requerem a realização de exames médico e psicológico:

Homem morre e outro fica ferido em acidente na BR-232 em Bezerros, no Agreste

Capotamento na BR-232, em Bezerros (Foto: Divulgação/PRF)

Um homem morreu e outro ficou ferido em um acidente na BR-232 em Bezerros, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do caminhão, José Edvan de Lira, de 42 anos, perdeu o controle do veículo, que estava carregado de inhame, e capotou, próximo ao Distrito de Encruzilhada de São João. Ele ficou preso às ferragens e morreu no local.

Ainda segundo a PRF, sete pessoas estavam no caminhão, três delas na cabine e quatro em cima da carroceria. Jailson Severino da Silva, de 34 anos, ficou ferido e foi socorrido para o Hospital Regional do Agreste (HRA) em Caruaru. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), também em Caruaru.

NE 10 Interior

Douglas Cintra toma posse no Senado no lugar de Armando

Foto: Ana Luiza Sousa/Divulgação

Tomou posse nesta quinta-feira (17) o senador Douglas Cintra (PTB), suplente de Armando Monteiro (PTB), durante cerimônia conduzida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele vai ocupar até novembro a cadeira do titular, que se licenciou por 120 dias para se dedicar à campanha ao governo de Pernambuco. No plenário, Cintra prestou compromisso e recebeu os cumprimentos de parlamentares.

Em sua primeira manifestação como senador, Douglas Cintra prometeu trabalhar para que as desigualdades regionais que hoje existem em Pernambuco, nas diferentes regiões de Pernambuco sejam amenizadas e o Estado possa ser mais equilibrado. A interiorização de um desenvolvimento social, econômico e industrial equilibrado, do Litoral ao Sertão, é um dos compromissos de campanha de Armando Monteiro.

"Nossa prioridade é atuar para que Pernambuco possa ser mais equilibrado e isso, evidentemente, pode e deve ser feito por meio, prioritariamente, da melhoria da educação. Educação aliada a investimentos no interior para que possamos fazer com que essas oportunidades que foram geradas nos últimos anos, sobretudo na Região Metropolitana do Recife possam ser estendidas ao nosso interior", destacou. Douglas Cintra defendeu ainda o setor produtivo, desde o pequeno empreendedor, especialmente os que trabalham com a agricultura familiar, até os grandes empreendimentos.

Douglas Cintra, que é empresário caruaruense, enfatizou que a região Agreste de Pernambuco colherá bons frutos com o seu trabalho no Senado Federal. Disse ainda que substituir Armando Monteiro é uma grande responsabilidade pelo capital político nacional que o senador dispõe.

Armando Monteiro lidera nova pesquisa com 40,5% de intenção de voto


Na disputa ao Senado, João Paulo também parte na dianteira, com 35,1%, contra 14,6% de FBC

Liderando todas as pesquisas de intenções de voto durante a pré-campanha, Armando Monteiro (PTB), candidato a governador pela coligação Pernambuco Vai Mais Longe, consolida sua posição de destaque junto ao eleitorado do Estado. De acordo com a pesquisa do Instituto Opinião divulgada nesta sexta-feira (18), Armando está na dianteira com 40,5% da preferência dos pernambucanos.

Cinco meses depois de ter sido escolhido candidato, Paulo Câmara (PSB) continua com apenas 8,4%, um pouco à frente de Zé Gomes (PSOL), que tem 2,5%; Jair Pedro (PSTU), com 1,6%; Miguel Anacleto (PCB), com 1,1%; e Pantaleão (PCO), 0,9%. Brancos e nulos somam 17,3%, enquanto 27,7% disseram que estão indecisos. A margem de erro da pesquisa, que foi contratada e divulgada pelo Blog de Magno Martins, é de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos.

A pesquisa mostra que Armando Monteiro lidera com folga em todas as regiões do Estado, sendo seu maior percentual no Agreste, que é o segundo colégio eleitoral do Estado. Veja os números regionais

Região Metropolitana

Armando Monteiro – 36%
Paulo Câmara – 8,5%

Agreste

Armando Monteiro – 47,6%
Paulo Câmara – 7,1%

Zona da Mata

Armando Monteiro – 47,6%
Paulo Câmara – 7,1%

Sertão

Armando Monteiro – 44,2%
Paulo Câmara – 13,3%

Sertão do São Francisco

Armando Monteiro – 31,3%
Paulo Câmara – 10,4%

Noite de abertura do FIG 2014 teve alma feminina

Foto: Marcelo Lyra

Intuição, coragem, sensibilidade… essas e tantas outras características são traços essenciais do feminino. A força motriz que gera o mundo, dá lhe sustentação e é o eixo fundamental da natureza humana. E é essa alma essencialmente feminina que abriu os caminhos do 24º Festival de Inverno de Garanhuns. Na noite de ontem (17), durante a abertura oficial do festival. Quatro mulheres subiram ao Palco Mestre Dominguinhos. E sob o comando da beleza e força femininas, tem início essa jornada de arte e cultura que tomará conta de Garanhuns pelos próximos 10 dias. Com vocês: Valvulados e Gabi da Pele Preta, Carminho, Alessandra Leão e Vanessa da Mata.

A atração internacional da noite veio do outro lado do Atlântico e trouxe a tiracolo a dolência e delicadeza do fado. A cantora portuguesa Carminho chegou a Garanhuns com um repertório calcado na fina flor do mais representativo estilo musical lusitano, conhecido no mundo inteiro. Tradição das mais fortes em terras portuguesas, o fado ganhou novos ares na voz desata jovem cantora de 29 anos, que vem chamando a atenção de vários artistas brasileiros, entre eles, Chico Buarque, Nana Caymmi, Caetano Veloso e Milton Nascimento. Entre críticas elogiosas e um merecido reconhecimento em Portugal e no Brasil, Carminho levou a Garanhuns um repertório baseado nos seus dois discos, “Fado” (2009) e “Alma” (2012).

Na sequência, subiu ao palco a pernambucana Alessandra Leão. A voz forte e melodiosa da cantora, compositora e musicista traça uma linha de resgate das nossas tradições populares. Com três CDs solos gravados – “Brinquedo de Tambor” (2006), “Folia de Santo” (2008) e “Brinquedo de Tambor” (2009) – ela traz em sua música os terreiros de Xangô unidos às cordas das guitarras elétricas, num diálogo que coloca à prova nossa capacidade de conectar-se às nossas raízes sem se perder do que ecoa em contemporaneidade.

Dra. Maria Raphaela Couto esclarece dúvidas sobre a LIPASE e AMILASE - exames de sangue realizado para o diagnóstico da pancreatite


O pâncreas é um órgão situado na parte superior do abdômen, aproximadamente atrás do estômago, ele apresenta várias funções, dentre elas a produção de insulina e de substâncias necessárias para a digestão dos alimentos.

Uma das patologias mais comuns deste órgão é a inflamação do pâncreas, denominada pancreatite, que pode ser aguda ou crônica. Existem duas causas principais responsáveis pela grande maioria dos casos de pancreatite: os cálculos na via biliar e o uso abusivo do álcool.

Na pancreatite aguda, o principal sintoma é a dor abdominal, geralmente localizada na “boca do estômago”, podendo espalhar-se como uma faixa para os lados e para as costas. Episódios de náuseas e vômitos costumam ocorrer associados a dor.

Na pancreatite crônica, além da dor, pode haver diarreia com eliminação de gordura nas fezes. A dor pode ser permanente, necessitando de analgésicos potentes, ou pode aparecer em crises, geralmente provocadas pelo consumo de álcool.

Exames de sangue como a LIPASE e a AMILASE apresentam 80% de especificidade para o diagnóstico da pancreatite. Na crise de pancreatite o valor de referência da amilase e da lipase aumentam de quatro a seis vezes do valor de referência considerado normal. A associação de exames laboratoriais e de imagem com o diagnóstico clínico apresentam resultados altamente satisfatórios para o diagnóstico dessa patologia que pode levar rapidamente o paciente a óbito.

Por todos os riscos apresentados, não resta dúvida de que o melhor é prevenir.

Dra. Maria Raphaela Couto de Lima Santos
Biomédica/Farmacêutica/Especialista em Saúde Pública e Citologia Clínica

IDEAL DIAGNÓSTICO – Laboratório de Análises Clínicas
Av. Prefeito José Gomes de Avelar, 404
Petrolândia-PE
Fone: (87)3851-2844

Frases do dia 18/07/2014: Coletânea IHU On-Line


O PIB é uma invenção recente

"Adam Smith, Ricardo, Marx e Mill jamais foram instados a prever o PIB do ano ou trimestre seguintes" - Eduardo Gainetti, economista - Folha de S. Paulo, 18-07-2014.

Atalho

"No Brasil, o afã de acelerar o crescimento no curto prazo levou o governo a tomar um atalho. Em vez de concentrar esforços na melhoria do transporte coletivo, optou-se por medidas de estímulo à venda de automóveis: isenções tributárias, crédito farto e gasolina subsidiada. Entre 2003 e 2013, a frota de carros particulares passou de 23,6 milhões para 43,4 milhões de veículos" - Eduardo Gainetti, economista - Folha de S. Paulo, 18-07-2014.

Petrolândia: Aniversariante do dia, Márcio Rivânio (Ri), recebe homenagem de seu pai Evânio Barbosa


Márcio Rivânio e seu pai, Evânio Barbosa

Nesta sexta-feira, 18 de julho, Márcio Rivânio (Ri, do Grupo Seduzyr), comemora nova idade e recebe o carinho e a homenagem de seu pai, cantor, compositor e poeta Evânio Barbosa.

Para desejar felicidades ao filho aniversariante, Evânio Barbosa fez o poema em homenagem ao jovem músico.

"Meu Filho Márcio"

Há 21 anos você nascia
Completando um ambiente feliz
Trazendo mais alegria.
Tão puro, tão doce, tão leal
Um ser humano exemplar
Sem maldades, fenomenal.
Jovem de coração bom
Um bom filho, bom companheiro
Assim é você de quem sou fã
Meu fruto, meu amigo...
Meu filho primeiro!

E quis o destino nos unir para que nos palcos também estivéssemos sempre juntos e, assim, graças a Deus, unidos. Te amo, meu filho! Deus te proteja sempre nos caminhos pelos quais irás percorrer na jornada da vida.

Teu velho pai, Evânio Barbosa


Informações/fotos: Evânio Barbosa

Paulo e Eduardo juntos em Palmares e Escada neste sábado

Candidato a governador cumpre agenda no final de semana no Sertão, Agreste, Zona da Mata e na capital

Candidato a presidente da República, Eduardo Campos (PSB) acompanha as agendas do candidato a governador Paulo Câmara (PSB) neste sábado (19), nos municípios de Palmares e Escada, na Mata Sul. O presidente nacional do PSB já havia participado, na semana passada, de um ato com os amigos de Paulo e da inauguração do comitê geral do correligionário, no Recife; além de eventos em Araripina e Afogados da Ingazeira, no Sertão.

A agenda do fim de semana tem início nesta sexta-feira (18), às 10h, quando a comitiva desembarca em Tupanatinga, no Sertão, para uma visita à feira do município. À tarde, os candidatos participam de comícios em Itaíba, às 15h30, e em Águas Belas, às 18h, no Agreste. De lá, Paulo Câmara e companheiros de chapa seguem para Serra Talhada, no Sertão, onde prestigiam a Feira da Indústria, Comércio e Serviço de Serra Talhada (Exposerra), às 21h30.

Estudantes da rede estadual embarcam para Argentina

Foto: Ademar Filho

Nesta quinta-feira (17) e nos próximos dias, estudantes da rede estadual de ensino embarcam para um semestre letivo de intercâmbio, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio do Programa Ganhe o Mundo.

Pela segunda vez, os pais, José Marcolino dos Santos e Luciene da Silva Santos, vivem a emoção de embarcar mais um filho para realização de intercâmbio. No ano passado, seu primogênito José Lualysson da Silva, viajou para Nova Zelândia, e hoje (17) foi a vez de Damião Luanderson da Silva, 15 anos, estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Doutor Valmir Campos, em Salgueiro, seguir viagem para a Argentina.

Outro estudante que embarcou nesta quinta-feira também com Destino à Argentina foi João Lucas da Silva, 16 anos, estudante da EREM Jaime Monteiro de Barreiros. “É uma experiência única na minha vida, estou confiante, disposto a aprender e muito feliz”, comenta João.

Petrolândia; Moradores reclamam de falta de caçamba para recolher lixo na agrovila 4 do bloco 3


Assis Ramalho, gostaria que vc divulgasse essa foto que uma moradora da agrovila 4 bloco 3 postou.

Rosivaldo meu amigo, vamos tomar providencia. Nem o carro do lixo nem a caçamba, o que está a havendo?

Rogério Novaes, vereador de Petrolândia

Vereador é preso suspeito de agredir a ex-mulher em Pernambuco


Foi preso nesta quinta-feira (17) o vereador Evandro Herculano (PSL), de Xexéu, na Mata Sul de Pernambuco. Ele é suspeito de agredir a ex-mulher. De acordo com a Polícia Civil, a agressão teria ocorrido no Engenho São Manoel em Palmares, também na Mata Sul. Ele foi autuado em flagrante por violência doméstica.

Segundo o delegado Marcelo Henrique, a vítima teria ido até a delegacia e informado sobre a agressão. "A mulher contou que o suspeito a ameçava e agredia por não aceitar o fim do relacionamento. A vítima também disse que teria uma medida protetiva contra o suspeito, o que será investigado", explica. O delegado informou ainda que há três boletins de ocorrência registrados contra o vereador por causa do mesmo crime.

A polícia informou também o que o parlamentar pagou fiança e foi liberado. Já a mulher foi levada para um hospital de Palmares para realizar uma perícia.

G1 Pernambuco

Morre no Rio o escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro

João Ubaldo Ribeiro (Foto: Flavio Moraes/G1)
João Ubaldo Ribeiro era o 7º ocupante da cadeira número 34 da ABL (Foto: Flavio Moraes/G1)

Morreu de madrugada desta sexta-feira (18), em casa, no Leblon, Zona Sul do Rio, o escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro, aos 73 anos. Como mostrou o Bom Dia Rio, ele teve uma embolia pulmonar. João Ubaldo era casado e tinha quatro filhos. O corpo dele será velado a partir das 10h na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio. Ainda não há informações se o velório será aberto ao público ou restrito aos familiares e amigos.

O escritor era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras. Ele foi eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco.

João Ubaldo Ribeiro ganhou em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Ele é autor de livros como “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos”, “A casa dos budas ditosos” e “Viva o povo brasileiro”. Também ganhou dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1972 e 1984, respectivamente para o melhor autor e melhor romance do ano, por ‘Sargento Getúlio’ e ‘Viva o povo brasileiro".

Nascido em Itaparica (BA), Ribeiro viveu até os 11 anos com a família em Sergipe, onde o pai era professor e político. Passou um ano em Lisboa e um ano no Rio para, em seguida se estabeleceu em Itaparica, onde viveu aproximadamente sete anos.

Inscrições para Supletivo 2014 estão abertas

Candidatos têm até 10 de agosto para se inscrever exclusivamente pela internet

Interessados em concluir o ensino fundamental ou médio podem se inscrever no Exame Supletivo 2014 oferecido pelo Governo do Estado de Pernambuco. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 10 de agosto, exclusivamente, pelo endereço eletrônico (www.educacao.pe.gov.br), exceto para participantes em regime carcerário, que poderão se inscrever no respectivo presídio ou cadeia pública. O edital completo está disponível no site da Secretaria de Educação e Esportes do estado (SEE).

Para ter acesso ao local do exame, o participante deverá imprimir o cartão de inscrição disponível em www.educacao.pe.gov.br a partir de 8 de setembro. Aqueles em regime carcerário receberão o cartão na própria unidade prisional. A aplicação das provas acontece em 19 de outubro, para candidatos em geral, e no dia 23 para candidatos privados de liberdade.

Para o exame de nível fundamental, o estudante deve ter 15 anos completos até a data da realização das provas e para o nível médio, 18 anos completos. Deficientes visuais, auditivos e físicos podem solicitar atendimento especial.

O gabarito será divulgado no dia 24 de outubro. Recursos poderão ser protocolados nos dias 27 e 28 nas Gerências Regionais de Educação (GREs), no interior do estado, e na Gerência de Avaliação e Monitoramento das Políticas Educacionais, na sede da SEE, no Recife. O resultado final do Exame Supletivo 2014 será divulgado a partir de 19 de dezembro, no site www.educacao.pe.gov.br.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

CBHSF já planeja a Campanha pela Defesa do Velho Chico para 2015


A Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniu nesta quinta-feira (10.7), na sede da Secretaria de Meio Ambiente de Alagoas (Semarh), em Maceió (AL). Na reunião, a representação do Comitê da Bacia do Rio Paraopeba solicitou apoio técnico do CBHSF para a criação do seu plano diretor. Aspectos técnicos foram analisados para que o colegiado concedesse a autorização para o trabalho.

A agência delegatária do Comitê, AGB Peixe Vivo, fez uma explanação durante o encontro referente à execução financeira prevista no Plano de Aplicação Plurianual (PAP) no período 2013/2015. Os números foram apresentados pela diretora da agência, Célia Fróes, e receberam a aprovação da diretoria quanto à proposta de remanejamento de rubricas para reforço de ações do CBHSF.

A alteração no planejamento financeiro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, através da AGB Peixe Vivo, garante, com antecedência, os recursos necessários para a realização da campanha pelo Dia Nacional em Defesa do Velho Chico no próximo ano. Ainda durante a reunião, a coordenadora de Comunicação do CBHSF, Malu Follador, apresentou um balanço dos resultados alcançados com a campanha deste ano, realizado no último dia 3 de junho. “Foi uma campanha exitosa, aumentou bastante os acessos e curtidas no hotsite e no Facebook”, considerou. O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, lembrou que os movimentos sociais precisam de uma reorganização e que mobilizações semelhantes à que foi realizada pelo Comitê podem representar o caminho para isso.

Com apoio de Humberto, Senado regulamenta atividade farmacêutica


O Senado Federal aprovou proposta que regulamenta o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas no país, que tramitava no Congresso Nacional há mais de 20 anos. Líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) defendeu a matéria na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na manhã dessa quarta-feira (16) e articulou para que ela fosse incluída na pauta do plenário na tarde do mesmo dia.

A nova lei aprovada pelos senadores torna a farmácia uma “unidade de prestação de serviços para assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva”, elevando-a ao patamar de estabelecimento de saúde e não apenas a uma loja. Isso deverá permitir orientação mais dirigida ao público, uma vez que todas elas deverão ter um farmacêutico presente sempre que estiverem abertas.

“O projeto é importante para a saúde de uma maneira geral, pois a assistência farmacêutica é essencial para o restabelecimento da saúde das pessoas, para mantê-las com as suas atividades produtivas. O texto concede adequada regulação econômica ao setor e, acima de tudo, regulamenta o acesso ao medicamento e a vigilância dele", avalia Humberto.

Segundo ele, a farmácia no Brasil não pode ser uma loja de conveniência, como é nos EUA. "Aqui, a ideia é de que o estabelecimento é comercial, mas também é de saúde”, diz. Para o senador, a proposta vai combater um problema gravíssimo no país: a automedicação. “Vamos sepultar os medicamentos de recomendação. Acabaremos com a ‘empurroterapia’, essa relação de corrupção que às vezes ocorre entre as empresas de medicamento e as farmácias”, afirma.

SP: Água virou luxo!

Ação do Greenpeace na rua Oscar Freire em São Paulo

Greenpeace promove ação na mais glamourosa rua de São Paulo para alertar sobre o descaso do governo estadual em lidar com a crise de escassez que faz da água artigo de luxo.

A reportagem é publicada pelo portal do Greenpeace, 17-07-2014.

Luxo é para poucos. Assim como a água em São Paulo. O Greenpeace, preocupado com o cenário dramático de escassez de água na maior metrópole do Brasil, realiza um protesto na tarde desta quinta-feira, na Rua Oscar Freire, em São Paulo, para reforçar a responsabilidade do governo de Geraldo Alckmin sobre a maior crise hídrica da cidade e do estado e a incompetência em adotar medidas para enfrentá-la com transparência e eficácia. Um desfile de moda toma uma das ruas mais luxuosas da cidade, onde os modelos desfilam com baldes de ouro para armazenar água - artigo cada vez mais raro na atualidade.

A situação é grave e previsões apontam para um colapso do Sistema Cantareira, o principal manancial de abastecimento da Grande São Paulo (que atende 8 milhões de pessoas na região e mais 6 milhões no interior), entre outubro e novembro de 2014. O governo e a Sabesp apostam todas as suas fichas na incerta temporada de chuvas e, até agora, adotaram apenas medidas paliativas: incentivo a quem economizar água e o uso do chamado volume “morto” do manancial, com impactos desconhecidos para a sobrevivência do ecossistema.