terça-feira, novembro 16, 2021

Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella vencem eleição para comandar a OAB-PE no triênio 2022-2024



Com 7.389 votos, o que corresponde a 50,8% dos votos, a chapa OAB Mais Unida (possui o apoio do atual presidente da Ordem, Bruno Baptista), encabeçada por Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella, venceu a eleição para a seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil, após eleição realizada nesta terça-feira (16), no Classic Hall, em Olinda. A chapa concorrente, Renova OAB, composta por Almir Reis e Fernanda Resende, recebeu 7.168 votos, correspondente à porcentagem de 49,2%. No total, a eleição contou com 14.557 votos de advogados e advogadas, de todo o estado.

"Quero agradecer a todos os advogados e advogadas que participaram do pleito, independentemente de em quem cada um votou. Nossa OAB-PE é um espelho para a democracia e essa participação apenas engrandece o papel que ela tem, não apenas para a advocacia, mas para toda a sociedade. Queremos nos colocar à disposição de todos que acreditam que o diálogo, a união e a independência devem prevalecer em nossa entidade. Não vamos retroceder em nossa intenção de fazer a OAB-PE cada vez mais inclusiva e de portas abertas para todos", afirmou Fernando.

A chapa vencedora toma posse formal no dia 1° de janeiro de 2022, período em que assinará o livro de posse, para dar início a um mandato de duração de três anos.

A comissão eleitoral foi formada antes da eleição, e foi composta por 5 membros, sendo estes advogados que não participaram da candidatura. O papel da comissão é o de desenvolver o registro das candidaturas, assim como de todo o restante das burocracias envolvidas na eleição tradicional.

As eleições acontecem a cada três anos, para eleger um novo grupo composto, majoritariamente, por presidente e vice-presidente, além de conselheiros que comandarão a OAB Pernambuco e as 25 subseções nos municípios.

Por Diário de Pernambuco

Petrolândia: Secretaria de Saúde divulga programação da vacinação contra Covid-19 - 1ª dose, 2ª dose e 3ª dose - na zona urbana e rural



Programação da vacinação contra Covid-19 

• Primeira dose, segunda dose e terceira dose.

ATENÇÃO! A TERCEIRA DOSE É SOMENTE PARA PESSOAS COM MAIS DE 55 ANOS.

CONFIRA OS DIAS E HORÁRIOS FIXOS NAS IMAGENS ACIMA, ZONA RURAL E URBANA.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Presidente da Caixa explica como será pagamento do Auxílio Brasil


Começa amanhã (17) o pagamento do novo benefício assistencial brasileiro: o Auxílio Brasil. Para esclarecer as dúvidas de quem ainda não sabe se tem direito ao novo auxílio e como receber o dinheiro, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, foi entrevistado pelo programa A Voz Do Brasil.



Na conversa, Guimarães esclareceu como o brasileiro pode usar o aplicativo Caixa Tem para movimentar o dinheiro do benefício e disse quais são os outros programas disponíveis para isso. O presidente da caixa também falou sobre o calendário de pagamentos do novo auxílio e sobre os horários de funcionamento das agências bancárias.

Na entrevista Pedro Guimarães abordou outro tema: o programa de financiamento de placas solares residenciais. Chamado de Caixa Energia Renovável ele trará os juros mais baixos praticados pelo banco. O presidente da Caixa comentou como funcionam as apostas para a Mega da Virada, que começaram a serem feitas hoje (16).

Por Agência Brasil

Petrolândia: Clínica Jaques informa especialistas que atendem nesta quarta (17); agende a sua consulta


A Clínica e Laboratório Jaques, situada em Petrolândia na AV. Djalma Wanderley, informa informa a relação de especialistas que atendem quarta-feira (17/11/2021): VEJA NO QUADRO ACIMA

Telefone para marcação de consultas:

(87) 3843 - 1106 - Cel. 87 - 9.9931-4556

Governo da Bahia publica decreto que exige vacinação de servidores e empregados públicos

Governo da Bahia publica decreto que exige vacinação de servidores e empregados públicos — Foto: TV Globo/Reprodução

O Governo da Bahia publica no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (17), um decreto que exige a vacinação contra a Covid-19 dos servidores públicos e empregados públicos estaduais.

De acordo com a decisão, a recusa da imunização contra Covid-19, sem justa causa, é passível de apuração de responsabilidade pelo não cumprimento de ordem superior.

O controle da imunização será feita através do Sistema de Recursos Humanos do Estado, o portal RH Bahia. Os servidores e empregados públicos deverão realizar uma autodeclaração online para comprovar a imunização, anexando ao sistema o cartão de vacinação.

A forma e o prazo de comprovação serão definidos pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e divulgados nos próximos dias.

Por solicitação do deputado Fabrizio Ferraz PE-360 e PE-390 serão recuperadas


Agora é oficial. As obras de recuperação da PE-360, que liga os municípios de Floresta e Ibimirim, e da PE-390, de Floresta a Serra Talhada, deverão começar nos próximos dias. A informação foi confirmada pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, responsável pela execução do serviço. A iniciativa foi solicitada pelo deputado estadual Fabrizio Ferraz, que articulou junto ao Governo do Estado para que houvesse celeridade e as obras fossem iniciadas.

“Essa é uma demanda antiga da nossa região e que fizemos questão de agilizar junto ao governador Paulo Câmara devido a importância dessas rodovias para os municípios. Estamos felizes e ansiosos para entregar à população as estradas recuperadas e em boas condições. Mais um pedido atendido do nosso mandato e a conquista é do povo”, disse Fabrizio Ferraz.

Blog de Assis Ramalho
Com Assessoria

Tacaratu: Clínica Jaques informa especialistas que atendem nesta quarta (17); agende a sua consulta


A Clínica e Laboratório Jaques, situada em Tacaratu na Rua Cavalcante Nozinho, 253, informa informa a relação de especialistas que atendem nesta quarta-feira (17/11/2021): VEJA NO QUADRO ACIMA,Telefone para marcação de consultas:

(87) 3843 - 1106 - Cel. 87 - 9.9931-4556

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta quarta (17/11) a partir das 14 h00; Confira novos serviços em ortopedia e agende sua consulta

 

A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta quarta-feira 17 de novembro de 2021, a partir das 14h00.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às sextas-feiras a partir das 08h;00.

Vice-prefeito de cidade do interior do Paraná é atropelado pela própria caminhonete e morre

Vice-prefeito de Goioerê foi prensado pela caminhonete ao tentar salvar cachorro — Foto: Foto Autorizada/Arquivo Pessoal

O vice-prefeito da cidade de Goioerê, no Paraná, Adilson Pessoa Corpa (PP), morreu nesta terça-feira (16). Ele estava há mais um mês internado após ser atropelado pelo próprio carro, segundo a prefeitura.

Conforme os bombeiros, Corpa foi prensado pela caminhonete contra um pilar, no dia 4 de outubro, quando chegava em casa.

A situação aconteceu quando ele abriu o portão eletrônico e acabou descendo da caminhonete para pegar o cachorro da família, que havia fugido.

Vereador mais votado de cidade do interior de São Paulo é executado com tiros na cabeça



Vereador de Piquerobi (SP) Cicero Lucas da Silva, do DEM, estava no primeiro mandato e tinha 52 anos de idade — Foto: Câmara Municipal de Piquerobi

O vereador de Piquerobi (SP) Cicero Lucas da Silva (DEM), de 52 anos, foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (15). O crime aconteceu em uma estrada de terra na zona rural do município. A Polícia Civil investiga o caso.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ele foi socorrido na estrada de um assentamento rural com três tiros. Já a Polícia Militar informou ao g1 que ele foi ferido com quatro tiros, sendo dois no rosto, um na cabeça (testa) e outro na nuca.

Vereador Cicero Lucas da Silva (DEM), de Piquerobi (SP) — Foto: Prefeitura de Piquerobi

Conforme a PM, ele foi socorrido pela ambulância municipal de Piquerobi e levado para a Santa Casa de Misericórdia de Presidente Venceslau (SP). Na unidade de saúde, ele passou por cirurgia, porém não resistiu aos ferimentos e morreu.

A motivação do crime ainda está sendo investigada pela Polícia Civil. O delegado responsável pelo caso, Elison Yukio Hasai, afirmou que estão "empenhados nas investigações e em diligências afastadas da cidade".

Ele ainda disse que testemunhas relataram que ouviram três barulhos de disparos no local do crime.

Ninguém foi preso até o momento.

Petrolândia: FranckEletro agora tem cartão de crédito; solicite já o seu e conheça suas vantagens!


A Loja FranckEletro avisa que a partir de agora passa a trabalhar com cartão de crédito; adquira já o seu e conheça suas vantagens!

A FranckEletro está localizada na Avenida Auspício Valgueiro Barros, Quadra 10 de Petrolândia, próximo à Lotérica Nogueira.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Loja FranckEletro


Com valor de R$ 217, Auxílio Brasil segue datas do Bolsa: Caixa anuncia calendário de pagamentos de novembro e dezembro



O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta terça-feira (16) o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil, benefício substituto do Bolsa Família, dos meses de novembro e dezembro.

Guimarães disse que 14,5 milhões de famílias serão atendidas. Os pagamentos começam nesta quarta-feira (17). Serão utilizados os mesmos cadastros dos beneficiários do Bolsa Família.

O presidente da Caixa informou que no aplicativo Caixa Tem poderão ser consultadas informações sobre o benefício, como saldo e pagamento de parcelas.

No novo aplicativo Auxílio Brasil, que já substitui o do Bolsa Família, também é possível consultar informações sobre o benefício, como calendário de pagamentos e saldo disponível.

O beneficiário também pode ligar no telefone 121, do Ministério da Cidadania, para saber se tem direito ao Auxílio Brasil e o valor que será pago.

Guimarães anunciou ainda o calendário de pagamentos de novembro e dezembro. O Auxílio Brasil manteve as datas de depósitos do Bolsa Família, que funcionam de acordo com o fim do Número de Inscrição Social (NIS). Veja abaixo:

Petrolândia: Calendário para marcações de exames e consultas na Secretaria de Saúde

 

Calendário Semanal de Marcações de Consultas e Exames na Secretaria Municipal de Saúde, situada na rua Cecília Delgado, em frente à loja Minas/D'Leles, no centro de Petrolândia. VEJA ABAIXO

Petrolândia: Maria Fumaça divulga programação musical para o próximo final de semana; confira


Em Petrolândia-PE, o Bar e Restaurante Maria Fumaça, fazendo cada vez melhor na avenida da Orla Fluvial, já divulgou a agenda de apresentações musicais para o próximo final de semana.

Confira programação completa acima - de sexta, a domingo.

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.

Petrolina: Moção de aplausos a Bolsonaro gera mal-estar entre governistas na Casa Plínio Amorim


Uma moção de aplausos ao presidente da República Jair Bolsonaro, apresentada pelo vereador governista, Pastor Alex de Jesus (Republicanos) na sessão plenária desta terça-feira (16) na Câmara Municipal de Petrolina, rendeu mal-estar na base. Tudo porque Júnior Gás (Avante), também governista, disse que não votaria a favor do requerimento, que foi colocado verbalmente por Pastor Alex.

Foi suficiente para tirar do sério mais da base aliada, o vereador Ruy Wanderley (PSC). Mostrando-se indignado com o que considera “hipocrisia” de alguns colegas, Ruy argumentou que as grandes obras atualmente em curso na cidade estão vindo do governo federal, mediante os esforços do prefeito Miguel Coelho (DEM), do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e do deputado federal Fernando Filho (DEM), Por isso, disse não compreender a posição de Júnior Gás.

“Depois Vossa Excelência não vá atrás das ações que venham da Codevasf ou do governo federal, já que vem se demonstrando insatisfeito”, provocou Ruy. A argumentação, no entanto, não demoveu o colega de sua decisão, o qual afirmou que não é obrigado a votar em moção para Bolsonaro. Integrante da oposição, Professor Gilmar Santos (PT) reforçou dizendo que os recursos federais são da população brasileira e o presidente “não faz mais do que a obrigação” em atender Petrolina. Ainda assim, o vereador afirmou que a qualidade desses recursos precisa ser investigada e que o dinheiro chega por conta dos aliados do presidente, e não por causa de Bolsonaro.

Serra Talhada: MPPE alerta para irregularidade na cobrança de tarifas de embarque em desacordo com as normas definidas pela ARPE


A 2ª Promotoria de Justiça de Serra Talhada expediu recomendação, publicada no Diário Oficial Eletrônico desta terça-feira (16), com o objetivo de encerrar irregularidades identificadas na cobrança das tarifas de embarque no Terminal Rodoviário de Serra Talhada.

O promotor de Justiça Vandeci Sousa Leite apontou, no texto da recomendação, que chegou ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) notícia de fato alertando para a cobrança de tarifas de embarque, nos guichês das empresas de transporte intermunicipal que atuam na Rodoviária de Serra Talhada, em valor superior àqueles fixados pela Agência Reguladora de Pernambuco (ARPE) na Resolução ARPE nº168/2020.

Além da cobrança acima da tabela oficial, as empresas também estão restringindo o pagamento das tarifas apenas por meio de dinheiro e registrando a tarifa separadamente da nota fiscal da passagem, em desacordo com o Decreto Estadual nº 40.559/2014. Todas as irregularidades foram constatadas in loco pelo Ministério Público.

Covid-19: Ministério da Saúde estenderá dose de reforço a toda a população adulta


Vacinação contra Covid-19 em Petrolândia - Fotos/arquivo: Assis Ramalho/BlogAR


O Ministério da Saúde ampliará a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 aos adultos de 18 a 59 anos. Antes, a medida era autorizada para idosos, imunossuprimidos — pessoas com baixa imunidade, isto é, com câncer, HIV ou transplantadas, por exemplo — e profissionais de saúde. O intervalo, que antes era de seis meses para os três grupos, cairá para cinco para todo o público-alvo.

— Acima de cinco meses da segunda dose, independente da idade, já se pode buscar a sala de imunização. Ocorre que, no início da campanha, foi por faixa etária e também em função de comorbidades. Então, acaba seguindo esse mesmo cronograma: aqueles que têm a vacina mais antiga vão ter acesso (ao reforço) primeiro — afirmou o ministro Marcelo Queiroga.

A dose de reforço será, preferencialmente, da Pfizer. Na falta dela, Janssen ou AstraZeneca devem ser administradas. A decisão se baseia nos resultados de estudo da Universidade de Oxford, encomendado pela pasta, que mostra que a vacinação heteróloga, isto é, com imunizantes de laboratórios diferentes, aumenta a resposta imune. Segundo a pasta, 10.751.598 pessoas já receberam a dose de reforço até o momento.

Beneficiário do Auxílio Brasil pode consultar parcelas pelo Caixa Tem; confira



Os beneficiários do Auxílio Brasil podem consultar a disponibilidade do benefício e o valor das parcelas pelo aplicativo Caixa Tem, utilizado para movimentação da conta poupança digital da Caixa.

Criado ano passado para o pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia de covid-19 e estendido a outros programas sociais, o aplicativo ganhou a nova função com o início da operacionalização do Auxílio Brasil, que começa amanhã (17).

Pelo Caixa Tem, é possível pagar boletos e contas, como água e telefone; fazer compras pela internet e pelas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, com o cartão de débito virtual e QR Code; transferir recursos para outras contas; e sacar valores em espécie nas casas lotéricas, sem o uso de cartão.

A Caixa ainda disponibiliza aos beneficiários do programa o aplicativo próprio do Auxílio Brasil, onde também é possível consultar o benefício e as parcelas, o calendário de pagamento e informações sobre o programa. Segundo Guimarães, para quem possui o aplicativo do Bolsa Família, ele será atualizado automaticamente para o do Auxílio Brasil.
Pagamento

O banco inicia amanhã o pagamento novo programa social que substituirá o Bolsa Família e tem como alvos as famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. São 14,5 milhões de famílias que receberão um valor médio de R$ 217,18 em novembro. A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil.

Turismo e Paisagens Sertanejas – As oportunidades de turismo na região dos Lagos e Cânions do rio São Francisco, como a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrolândia/PE


https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/paisagens-sertanejas

É tão grande a quantidade de atrativos e as opções de turismo nesta nossa Região dos Lagos e Cânions do rio São Francisco, foco da minha defesa de Mestrado em Portugal, que vale a pena dizer mais que duas palavras sobre eles. Tantos são que, ao apresentar essa defesa de Mestrado em Lisboa, em 25 de novembro de 2005, há 16 anos, o meu arguidor, o Professor Doutor Xavier, do Curso de Doutorado em Turismo de Portugal me disse ao final da minha apresentação: “Parabéns, Professor. Eu só não entendo como vocês têm tanto e não têm nada”.

Obviamente que ele se referia à falta de visão dos empresários e dos gestores desta região para a exploração, de forma preservadora desse riquíssimo tesouro e, de lá para cá, alguma coisa aconteceu. Pelo menos na região de Xingó e também começam a ser anunciadas algumas opções de turismo em Delmiro Gouveia, Piranhas, Petrolândia...

Embora a atividade de movimentação de pessoas para fins de lazer ou negócios, conhecida como turismo, exista no mundo há mais de 4 mil anos e haja exemplos de várias modalidades de turismo na Europa e no Velho Mundo, há séculos, no Brasil esta atividade é muito nova. O primeiro curso universitário de turismo no Brasil só foi criado em 1970. Foi a Faculdade de Turismo do Morumbi.

Visita do Imperador D. Pedro II à Cachoeira de Paulo Afonso. Cachoeira cheia e seca.

A visita do Imperador D. Pedro II à Cachoeira de Paulo Afonso, em outubro de 1859, há 162 anos é o fato mais marcante na região banhada pelo rio São Francisco nas terras da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Em 2009 se fez a experiência da retomada dessa Rota do Imperador, mas a ideia não teve desdobramentos.

E, há lugares em que a falta de cuidado com patrimônios naturais, arquitetônicos, históricos pode, infelizmente, levar à perda desse patrimônio...

Enquanto na Europa igrejas, ruínas, construções milenares, como o Coliseu, de Roma, por exemplo, são preservadas e atraem milhões de visitantes para conhecê-las, no Brasil, mormente em cidades do interior dos Estados, há um abandono desses ricos patrimônios de que se aproveitam outros para, aos poucos, os destruírem ou, distorcer a imagem para a qual foram construídos.

Desses patrimônios, um destaque são os templos religiosos, construídos em todo o mundo em lugares elevados, nos centros de grandes praças e com um cuidado nos seus detalhes, nas suas paredes, nas suas torres e colunas, nos vitrais que os embelezam, que enchem os olhos de qualquer visitante. Uma igreja, mesmo em ruínas, é sempre um lugar de reflexão.
Catedral de São Pedro em Genebra/Suíça - inaugurada no ano de 1.150

Em duas viagens que fiz a Portugal quando defendia minha tese de mestrado sobre o Turismo Sustentável na Região dos Lagos do rio São Francisco, tive a oportunidade de, em uma delas, visitar a Catedral de São Pedro ou Catedral de Genebra, da cidade de Genebra, Suíça, que está situada no centro histórico, foi inaugurada em 1.150, com uma mistura da Arquitetura gótica, românica e neoclássica e é, desde 1535, a principal igreja protestante da cidade.

Visita à Catedral de São Pedro em Genebra/Suíça - novembro de 2005 - Escrivaninha e cadeira de Calvino

Além da impressionante construção apoiada em vigorosas colunas e a estrutura e beleza de suas naves, dos seus vitrais, duas outras coisas chamaram a nossa atenção: o silêncio e o respeito dos visitantes que ali chegavam e a preservação, em área de destaque, de um uma tosca escrivaninha e uma cadeira que foram utilizadas pelo reformador protestante João Calvino.

Um detalhe: para se subir nas suas torres, paga-se uma taxa. E todos querem fazer isso porque a vista panorâmica da cidade é igualmente impressionante.

Fiz essa referência porque na Região dos Lagos do rio São Francisco, as águas dos lagos de Moxotó afogaram a história, a vida e todo o patrimônio da centenária cidade de Glória, do Povoado Barra e muitos quilômetros de terras da Bahia.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em construção em Petrolândia-PE, antes da Barragem de Itaparica

Assim também, os 11 bilhões de metros cúbicos de águas da Barragem de Itaparica inundaram todas as terras agricultáveis de Petrolândia, cemitérios, as casas da centenária cidade, o rico patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, dentre estes, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, desta cidade, no Sertão de Pernambuco.

As ruínas desta Igreja, no meio do Lago de Itaparica, têm merecido a atenção das pessoas e o seu uso desordenado para vários fins, tem preocupado o Instituto Geográfico e Histórico do Município de Petrolândia que vem, há tempo, lutando pelo tombamento desse patrimônio e pela adoção de medidas que aproveitem esse rico patrimônio para fins do turismo sem, no entanto, prejudicar a sua estrutura ou distorcer o seu uso para fins não condizentes com aqueles para os quais essa edificação foi criada.

A construção exótica do edifício tem atraído os olhares de moradores locais e de outros de outras regiões.


Ensaios fotográficos de noivos tendo como cenário a Igreja do Sagrado Coração de Jesus/Petrolândia-PE

Ali já se fez ensaios fotográficos para noivos. Há algum tempo promoveu-se a gravação de um clip, o que, para muitos, foi uma forma de desrespeito ao local o que gerou, dentre outras ações, o pedido de tombamento desse patrimônio feito pelo IGH/Petrolândia.

“No fim de novembro de 2020, o Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH), entidade que busca preservar a memória da cidade, protocolou o pedido de tombamento junto à Fundarpe. A iniciativa contou com um abaixo assinado que recolheu mais de mil assinaturas.

Em publicação na edição do dia 12/01/2021 do Diário Oficial do Estado, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) deferiu a proposta de tombamento das ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.” Diz o jornal Folha de Pernambuco em sua edição de 12 de janeiro de 2021.

Paula Rubens, presidente do IGH, diz: “O mundo todo quer visitar e queremos muito isso. Entendemos que a cidade pode ter essa vocação ao turismo, mas queremos um turismo responsável. Esperamos muito tempo achando que estava ali de certa forma protegida, o pessoal que transporta também tem interesse que seja preservada. O cenário é muito bonito, tem muita gente fazendo ensaio fotográfico, mas queremos que a Fundarpe envie seus técnicos. Podemos fazer 10 visitas por dia, 20 vai complicar, por exemplo”, completou a presidente do IGH.

Sobre o pedido de tombamento das ruínas da Igreja, diz a presidente do IGH: “O pedido foi protocolado no final de novembro, após o uso do espaço para a gravação de um clip do DJ Bhaskar, irmão gêmeo do também DJ Alok. O show provocou revolta na cidade de 37 mil habitantes.”

Diz o jornal Folha de Pernambuco que “Segundo a Fundarpe, quando há um pedido de tombamento, existe um processo inicial chamado de tombamento prévio. Quando há o deferimento, como o da igreja de Petrolândia, o bem passa a compor o rol de patrimônios tombados no Estado. A partir da publicação no Diário Oficial, ressalta a Fundarpe, o "bem já se encontra protegido legalmente contra destruição e/ou descaracterizações até que haja a homologação do tombamento com inscrição no Livro do Tombo específico e averbação em cartório de registro de imóveis onde esse bem estiver registrado". Não há um prazo específico para a finalização do processo.

Palco amarrado na estrutura da Igreja do Sagrado Coração de Jesus/Petrolândia-PE

No início o mês de novembro de 2021, o assunto voltou a ocupar as redes sociais quando Milena Gomes que é Geógrafa, Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente e membro do Instituto Geográfico e Histórico (IGH) de Petrolândia que lutou e conquistou, por lei, o tombamento e preservação da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, publicou uma nota bastante revoltada no Blog Gota D`Água quando moradores de Petrolândia amarraram um palco na estrutura destas ruinas, em processo de tombamento.

Em sua nota, a geógrafa diz: “Não vou fazer juízo de valor em cima do lazer alheio, longe de mim. Mas olha, um conhecimento básico do próprio lugar e um pouco de noção são recomendados a quem tem tanta "pose", não? Nem like no Instagram vai dar pra angariar se a igreja cair. Pior, a gente perde o caminhar da atividade turística se perder o principal cartão postal do município. Agora ruim mesmo, pra mim, seria o apagar da nossa história.”

E conclui: “Façam a farrinha, o torneiozinho... o sei lá o quê que quiserem, mas SE ENXERGUEM, o que vocês ganham amarrando um palco no último patrimônio de pé do antigo município? Um lago tão grande? Isso é pra aparecer? Vale a pena? Vocês precisam disso?

Pois saibam que é crime. Eu espero muito que a Prefeitura tome providências porque eu mesma já estou tomando. A FUNDARPE e o ministério público estarão cientes esta semana ainda”.

Em outros lugares, no Brasil e em outros países, há até o cuidado de se proteger patrimônios inundados. Por ali, todo o cuidado sempre parece pouco, como é o caso de Itá, uma cidade submersa na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, cuja igreja, inundada com a cidade, mereceu um cuidado especial para sua proteção e se tornou ponto turístico.

Enquanto isso, em outras terras brasileiras, nos sertões nordestinos, as ações de proteção a esses tesouros quase sempre são lentas e às vezes chegam tão atrasadas que se tornam desnecessárias porque o objeto a ser protegido nem existe mais...

Por - https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/paisagens-sertanejas

Mega-Sena da Virada: apostas começam nesta terça-feira, e prêmio pode chegar a R$ 350 milhões; Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira


Com um prêmio que pode chegar aos R$ 350 milhões, o maior da história da loteria, a Mega-Sena da Virada já recebe apostas a partir desta terça-feira. A Caixa Econômica Federal fará o sorteio da bolada no dia 31 de dezembro e reforça o aviso de que, por se tratar de um concurso especial, o prêmio não acumula. O concurso será o de número 2.440.

Caso não haja acerto para as seis dezenas, o valor será dividido entre os acertadores de cinco dezenas. O valor prometido é maior do que o de 2020, quando a Caixa estimou o prêmio em R$ 300 milhões.

As apostas podem ser feitas nas casas lotéricas de todo o país, pelo aplicativo Loterias Caixa ou pela internet. O valor da aposta simples, com 6 números, é R$ 4,50. Vale lembrar que as apostas devem ser feitas com volante específico da Mega da Virada.

Auxílio Brasil: saiba quem precisa se inscrever



O Bolsa Família e o Auxílio Emergencial chegaram ao fim. No lugar desses programas, o governo começa a pagar, no próximo dia 17 de novembro o Auxílio Brasil.

Nas últimas semanas, milhares de brasileiros formaram filas em postos do Cadastro Único, em busca de informações sobre o pagamento do novo programa.

Quem recebe

O Auxílio Brasil será pago a:


Famílias em situação de extrema pobreza;

Famílias em situação de pobreza; e

Famílias em regra de emancipação (famílias já beneficiárias cuja renda em algum momento superar o limite do programa).

Eu recebia o Bolsa Família. E agora?

Clínica MAIS SAÚDE em FLORESTA divulga agenda de especialistas que atendem nesta semana; Agende sua consulta

 

A Clínica Mais Saúde, localizada em Floresta, no Sertão de Pernambuco, sediada na Rua Capitão Olímpio de Menezes, 63,divulga agenda de especialistas que atendem nesta semana, de 16 a 19,; Confira acima.A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES

Justiça Federal de Pernambuco passa a exigir comprovante de vacinação contra Covid-19 para funcionários e público


Sede da Justiça Federal em Pernambuco fica no bairro do Jiquiá, na Zona Oeste do Recife — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

A Justiça Federal de Pernambuco (JFPE) começou, nesta terça-feira (16), a exigir a comprovação da vacina contra a Covid-19 para acessar os prédios do órgão. Quem ainda não completou o ciclo vacinal deve apresentar um teste negativo do tipo RT-PCR realizado até 72 horas antes.

O certificado da vacina pode ser físico ou virtual, acessado a partir da plataforma do Sistema Único de Saúde (SUS), o Conecte SUS. Crianças com até 12 anos não precisam apresentar a comprovação da imunização ou o teste negativo.

A norma foi estabelecida a partir da Portaria nº183/2021, válida em todo o estado para funcionários e para o público. Com essa determinação, a JFPE dispensou a necessidade de agendamento para o atendimento.

As sedes do JFPE funcionam para atendimento ao público das 9h às 18h. A exceção é da Seção de Distribuição e Atermação dos Juizados Especiais Federais, localizada no Edifício-sede II, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, onde o atendimento continua de maneira remota, das 9h às 15h.

Jovem morre ao cair de moto em quebra-molas em São José do Egito (PE)


Uma Jovem de 26 anos, perdeu a vida em um acidente de moto em São José do Egito, Sertão de Pernambuco, o ocorrido foi na noite dessa segunda feira 15, em frente a uma casa de Peças, pelo relatos de populares ela perdeu o controle ao passar no quebra-molas e caiu, foi levada ao Hospital Maria Rafael de Siqueira, mas não resistiu e veio a óbito. Segundo relatos de testemunhas alegam que ela teria tido um momento de desatenção pois estava ao celular enquanto guiava e foi surpreendida pelo quebra molas.

Leyla Alves iria fazer 27 anos em 03 janeiro de 2022, estudou no EREM Edson Simões e trabalhava no Pajeú Nordeste. 

As informações são do Blog do Marcello Patriota




Confira manchetes dos principais jornais do país desta terça-feira, 16 de novembro/2021

 

Lions Clube de Tacaratu promove a campanha "Novembro Azul"


O Lions Clube de Tacaratu realizou no sábado (13) a campanha "Novembro Azul", com o apoio da Prefeitura Municipal de Tacaratu, Dr. Tales Artur, Dr. Fábio Viana, equipe de saúde e companheiros.

O serviço é mais que a soma das nossas ações coletivas, é uma fonte que brota do nosso coração. Como leões servimos para ver nossa comunidade inspirada, equipada e transformada. Acreditamos que mesmo os maiores desafios podem ser superados pela força da bondade.

Lions Clubs International é a maior organização de clubes de serviços do mundo, com mais de 1,3 milhão de sócios em cerca de 45.000 clubes espalhados por 200 países e áreas geográficas.
Lions Clube de Tacaratu

Confira abaixo mais fotos do evento

Acidente entre ônibus e caminhão deixa três mortos e 23 feridos na BR-430, na Bahia; ônibus seguia para Minas Gerais

Acidente entre ônibus e caminhão deixa três mortos na BR-430, na Bahia — Foto: PRE/Divulgação

Um acidente envolvendo um ônibus e um caminhão deixou três pessoas mortas e 23 feridas neste domingo (14), na BR-430, entre os municípios de Igaporã e Caetité, na Bahia. O acidente ocorreu próximo ao trecho denominado de “Curva do Vento”. Os veículos bateram de frente.

De acordo com a Polícia Militar, o ônibus, que transportava 44 pessoas, bateu no caminhão por volta das 21h. O motorista do ônibus foi identificado como Gilmar Marques de Oliveira, de 55 anos. Ele morreu no local.

O ônibus era da empresa Arte Turismo, da cidade de Porteirinha, em Minas Gerais. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o ônibus voltava de Bom Jesus da Lapa. O g1 entrou em contato com a empresa Arte Turismo e foi informado de que somente a direção poderia passar mais informações e que os responsáveis estão no local do acidente.