segunda-feira, 26 de abril de 2021

Sindicato dos Bancários confirma greve de funcionários da Caixa Econômica para esta terça-feira (27) em todo o Brasil

 

O Sindicato dos Bancários confirmou a greve de funcionários da Caixa Econômica para esta terça-feira (27) em todo o Brasil. A paralisação será por 24 horas e deve abranger toda a operação das agências, além dos funcionários em home office, que também estão sendo orientados a paralisar atividades ao longo do dia.

Ainda assim, a entidade afirma que as operações feitas pela internet continuarão funcionando, ainda que de forma reduzida, para atender os beneficiários do auxílio emergencial e de outros serviços.

O sindicato está reivindicando o cancelamento da abertura de capital da Caixa Seguridade, que está marcada para a próxima quinta-feira (29). “Pedimos desculpas à população, no entanto, é melhor um dia não funcionando do que não funcionando sempre”, diz Dionísio Reis, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e funcionário da Caixa.

Os trabalhadores protocolaram uma denúncia na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no último dia 20, apontando irregularidades na operação que prevê a venda de 15% das ações de um dos braços do banco estatal. “O que a gente reivindica é o fim da privatização aos pedaços da Caixa”, diz Dionísio. “Todos os IPOs grandes foram cancelados porque o preço está muito abaixo de qualquer expectativa”.
Contratações e vacinas

Além do cancelamento da venda das ações, o sindicato também reivindica a urgente contratação dos funcionários que passaram em concurso público promovido pelo banco em 2014 e que não foram chamados pela empresa. “No país inteiro, mais de 120 milhões de pessoas utilizaram a Caixa durante a pandemia para acessar o FGTS, o Bolsa Família e o auxílio emergencial. Falta empregados e o banco está recorrendo à Justiça para não contratar mais”, diz Dionísio.

O sindicato afirma que 20 funcionários da Caixa morreram nos dois primeiros meses deste ano de Covid-19, superando os 18 óbitos no ano passado inteiro. Pelo aumento da exposição, em especial por conta do aumento do fluxo de clientes nas agências para resgate do auxílio emergencial, o sindicato pede que os funcionários sejam incluídos entre os grupos prioritários no Plano Nacional de Imunização.

A Caixa foi procurada pela reportagem, mas não havia se manifestado até a publicação desse texto.

Por  CNN

País tem pelo menos 61 concursos abertos para preencher mais de 11 mil vagas; veja lista


Pelo menos 61 concursos públicos estão com inscrições abertas no país nesta segunda-feira (26) que, juntos, ofertam mais de 11 mil vagas. Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade.


Somente um dos concursos abertos oferece mais de 3 mil vagas. Ele é realizado pela Minas Gerais Administração e Serviços S.A, que busca profissionais de nível fundamental e médio.

CLÍQUE E > VEJA A LISTA COMPLETA DE OPORTUNIDADES

Por G1 Economia

Governo Federal emite ordem de serviço para projeto executivo de trecho inicial do Canal de Xingó


O Governo Federal autorizou o início da elaboração do projeto executivo do primeiro trecho do Canal de Xingó. Na sexta-feira (23), foi assinada a ordem de serviço para o início do projeto executivo do Lote I da Fase I do empreendimento. A solenidade teve a participação do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, e do superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Marcos Alves Filho. O investimento é de R$ 5,9 milhões. Também estiveram presentes parlamentares da bancada federal de Sergipe.

A ordem de serviço refere-se à elaboração do projeto executivo dos primeiros 50 quilômetros do Canal de Xingó, correspondentes ao Lote I da Fase I. A Fase I é dividida em duas partes (Lotes I e II) e tem extensão total de 114 quilômetros, com captação no Reservatório de Paulo Afonso IV e extensão até o local do antigo Reservatório R-5, em Poço Redondo (SE) — essa fase permitirá usos múltiplos da água nos municípios de Paulo Afonso e Santa Brígida, no estado da Bahia, e Canindé do São Francisco e Poço Redondo, no estado de Sergipe.

Na solenidade, o ministro Rogério Marinho ressaltou o compromisso do governo federal com Sergipe e com a região Nordeste. “O governo quer enfrentar os problemas da região com obras estruturantes, que promovam segurança hídrica. São ações que nos permitem sonhar com dias melhores, pois o desenvolvimento só ocorre em plenitude com acesso a água de qualidade. Este projeto executivo é o primeiro passo para tornar real o Canal de Xingó”, afirmou.

O diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, destacou a importância do empreendimento para o estado e afirmou que o objetivo da Companhia é licitar a execução da etapa inicial da obra ainda este ano. “A previsão é de que o projeto seja concluído em seis meses, então a partir de outubro já poderemos licitar a execução da obra. Esperamos retornar a Sergipe nesse período para anunciarmos essa ação e trazer esperança para os sergipanos”, declarou.

Marcos Alves Filho, superintendente regional da Codevasf em Sergipe, acrescentou que o Canal de Xingó vai provocar um impacto positivo que deve permanecer durante várias gerações. “O sentimento é de muita felicidade por saber que a população sergipana vai ser finalmente beneficiada por essa obra. É uma ação que não apenas mata a sede do ribeirinho, mas traz dignidade para as pessoas”, disse.

O projeto Canal de Xingó terá extensão total de aproximadamente 300 quilômetros e será dividido em quatro fases. As fases II a IV alcançarão os municípios de Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória, em Sergipe. Para abastecimento humano, haverá oferta de água aos municípios baianos de Paulo Afonso e Santa Brígida, bem como reforço à rede de abastecimento do estado de Sergipe, com benefício direto e indireto, na Bahia e em Sergipe, a cerca de três milhões de pessoas.

Além de ampliar a oferta de água para consumo humano, o canal promoverá desenvolvimento econômico associado a atividades produtivas em ramos como agricultura, agroindústria e pecuária (com rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos). O canal deverá beneficiar, por exemplo, os projetos de irrigação Santa Brígida / Paulo Afonso, Manoel Dionísio, Califórnia e Jacaré-Curituba, além de dezenas de projetos de assentamento situados em sua área de influência.

A solenidade foi realizada na sede da 4ª Superintendência Regional da Codevasf, em Aracaju. Estiveram presentes a senadora Maria do Carmo e os deputados federais Bosco Costa, Fábio Henrique, Fábio Mitidieri, Fábio Reis, Gustinho Ribeiro, Laércio Oliveira e Valdevan Noventa. Após a solenidade, a comitiva prosseguiu a agenda com visita a obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Aracaju, que conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Assessoria/Codevasf,

Petrolândia: Onde esconde o seu Dragão? Por: Fernando Batista


ONDE VOCÊ ESCONDE O SEU DRAGÃO? 

Este texto remete a 23/04 (Dia de São Jorge), cuja oração é uma das mais belas da cristandade. E, embora, cronologicamente passado, acredito ser de valia e reflexão atual.

Entre tantas razões para falar deste tema, destaco a situação psicológica da chamada “ transferência”. O fenômeno da transferência ocorre quando lançamos no outro os nossos conteúdos psicológicos e também os nossos dragões que existem dentro de nós sem que tenhamos consciência.

A exemplo, o caso do menino Henry é emblemático porque faz pensar o quanto de dragão ou monstro pode existir dentro das pessoas aparentemente boas, calmas, cordiais. Tais pessoas vivem sempre produzindo dinâmicas infantilizadas e inconscientes de extermínio do próximo.

Creio, sem duvidar, que a maior parte dos problemas, tormentos, rixas e dificuldades, é de fundo psicológico, porque nos conhecemos pouco, nos aceitamos pouco, e, por isso, vivemos em constante situação de projeção: O inferno é o outro! O outro é a razão da minha infelicidade! O outro é o dragão!

E quanto mais negamos, mais o dragão fica furioso e perigoso. Pode, inclusive, ameaçar uma vida. Todos temos dentro de nós joio e trigo, anjos e demônios, santos e dragão. E isso não tem remédio...Todos somos assim.

Como aprendi na teologia, “ a graça não nega a natureza”. Por essa razão, infeliz é quem não aceita o que é e o que tem. Mostra o Santo e esconde o Dragão.

Esse ou essa, por mais que aparente santidade, nunca crescerá como ser humano. Como posso ser santo se sequer consigo ser humano, isto é, lidar com os meu joios ou dragões?

Por fim, devoto ou não devoto, olhando com as lentes da psicologia para a imagem de São Jorge, dela sai a pergunta fundamental: ONDE VOCÊ ESCONDE O SEU DRAGÃO?

Por: Fernando Batista

Prefeito e primeira-dama de Jatobá-PE visitam a sede da Associação Café com Arte em Petrolândia






Visita ao Café com Arte!!!
No último sábado (24/04), o prefeito de Jatobá-PE,  Rogério Ferreira - e sua esposa Danielle Cavalcante Silva, estiveram visitando a Associação Café com Arte em Petrolândia.
 
O encontro serviu para uma conversa promissora com Maria de Fátima Barbosa Belém (Presidente da Associação Café com Arte), carinhosamente conhecida como Fafá, referência em artesanato no Sertão Pernambucano.

Com mais de 30 associadas, a Café com Arte é uma das mais importantes associações de artesãos de Pernambuco, com vários projetos contemplados pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura-Funcultura, além de outras fontes de apoio. A Fenearte e a Fenahall, realizadas anualmente no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, são dois dos maiores eventos nos quais a Café com Arte expõe e comercializa suas peças artesanais.



Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Jatobá

Vale do São Francisco é responsável por 87% do volume de manga exportado no país

 

O Brasil teve a maior alta da exportação de mangas dos últimos 20 anos em 2020. Grande responsável por este dado, o Vale do São Francisco, região entre os estados de Pernambuco e Bahia, produziu 87% do volume embarcado.

As variedades que se destacaram no ano passado foram a Tommy Atkins, Kent e Keit, que tiveram alta de 13% no volume e 10% no faturamento.

A manga é a fruta mais cultivada e com maior importância econômica e social da região.

Apesar dos dados positivos, a Associação de Produtores e Exportadores do Vale do São Francisco, a Valexport, acredita que o momento é para ser comemorado, porém é preciso ter atenção ao preço dos adubos e dos agrotóxicos.

Por Globo Rural

VEJA TAMBÉM
Petrolândia: Paulo Dantas, diretor da maior exportadora de mangas do Brasil (AGRODAN) participa da abertura da 5ª ExpoSertão


Paulo Dantas - diretor da AGRODAN - maior exportadora de mangas do Brasil (Foto: Assis
Ramalho)


Na noite desta quinta-feira (28/11/2019) o diretor geral da Agrodan, Paulo Dantas, participou da abertura da 5ª Feira de Negócios e Empreendedorismo de Petrolândia - ExpoSertão. O evento, que aconteNce no Parque João Pernambuco, e segue até o próximo domingo (1º), contou com a presença de representantes da Prefeitura de Petrolândia e das instituições que promovem o evento, além de empresários da cidade e região.

Antes da fala do empresário da AGRODAN- empresa situada em Belém do São Francisco - usaram a palavra; Alice (Sebrae), Caroline Marques (Empetur), Michel Ferraz ( Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA), e a prefeita anfitriã Jane Souza. A palestra, com o tema Caso de sucesso da AGRODAN (maior exportadora de mangas do Brasil) - foi ministrada por cerca de 45 minutos pelo diretor geral da Agrodan, Paulo Dantas.

Para o empresário, os resultados só refletem o trabalho sério que a empresa vem praticando ao longo dos mais de 30 anos de atuação. “Sempre prezamos pela excelência no produto, desde o plantio até o consumidor final. Isso nos dá credibilidade no mercado e, consequentemente, o aumento de vendas”. Para corresponder a demanda, Paulo afirma que os investimentos são altos. “O nosso Packing House é o maior, mais moderno e mais automatizado do Brasil e os nossos processos possuem diversos certificados internacionais”, ressalta o diretor.

A empresa foi fundada em 1987, quando foi iniciado um projeto de irrigação de 40 hectares na Fazenda Brandões, onde cultivaram uva, banana e manga usando como capital todo o patrimônio da família, dando origem à Agrodan. Situada em Belém de São Francisco, com fazendas de produção também nos municípios de Abaré e Curaçá (ambos no norte baiano), ajudando a empregar milhares de famílias em toda região.

Atualmente, 95% da produção de mangas da Agrodan é exportada para a Europa, em países como Portugal, Alemanha, Espanha, Holanda e Itália, mas a empresa vem, a cada ano, mirando o mercado interno. De acordo com Paulo Dantas, diversos estados no Brasil já comercializam a fruta e, com a constante crescente da produção, o objetivo é que, nos próximos anos, 40% da manga produzida seja destinada ao consumidor brasileiro.

As mangas produzidas pela Agrodan são dos tipos ‘Kent’, ‘Keitt’, ‘Palmer’ e ‘Tommy’, que se destacam por sua qualidade premium. Uma fruta diferenciada, que surpreende qualquer paladar. As variedades ‘Kent’, ‘Keitt’ e ‘Palmer’ não possuem fibra e são ideais até para comer de colher. São simplesmente maravilhosas, justificando o grande sucesso mundial.

Mas para conseguir um número que ultrapassa 30 mil toneladas de manga colhidas no ano, os investimentos da Agrodan vão muito além da tecnologia. “Na Agrodan, os resultados só interessam se eles forem atingidos prezando a segurança do colaborador, a segurança alimentar, o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento da sociedade. É uma junção de todos esses fatores que fazem a manga da Agrodan ser a melhor manga do mundo”, concluiu Paulo Dantas.

Ver abaixo vídeo da palestra de Paulo Dantas na 5ª Feira de Negócios e Empreendedorismo de Petrolândia - ExpoSertão


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR

Veja abaixo fotos da abertura da da 5ª Feira de Negócios e Empreendedorismo de Petrolândia - ExpoSertão

Vitória de Santo Antão (PE): Homem mata ex-companheira a tiros e é preso em flagrante após fugir para delegacia para evitar ser agredido por moradores


Homem fugiu para Delegacia de Vitória de Santo Antão — Foto: Paulo Abreu/PCPE

Uma mulher de 34 anos foi assassinada a tiros pelo ex-companheiro dela em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, de acordo com a Polícia Civil. O homem de 49 anos foi preso em flagrante pelo crime de feminicídio, ocorrido na manhã do domingo (25).

A vítima, que não teve o nome divulgado, foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos causados pelos disparos de arma de fogo. A prisão do ex-companheiro dela ocorreu após ele fugir para a delegacia do município para evitar ser agredido por moradores da área.

"Ele será apresentado em audiência de custódia", afirmou a Polícia Civil, por meio de nota. Como o nome dele não foi divulgado, não foi possível ter acesso ao resultado da sessão junto ao Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Violência contra a mulher em Pernambuco

No primeiro trimestre de 2021, a Secretaria de Defesa Social (SDS) registrou 10.761 queixas de crimes de violência contra a mulher no estado. No mesmo período em 2020, foram 10.971 casos contabilizados em Pernambuco, índice 1,91% menor.

Por G1 PE

Petrolândia: MedClinic informa agenda de atendimento da semana (De segunda a sexta - de 26 a 30 de abril); confira e marque sua consulta


A MedClinic - Clínica Especializada informa atendimento para esta próxima semana - de segunda a sexta-feira, de 26 a 30 de abril de 2021; CONFIRA ACIMA!

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada em Petrolândia na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.



Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinicDivulgação/MedClinic


Boletim desta segunda-feira (26/04/2021): Com mais 1.278 casos de Covid e 47 óbitos, Pernambuco totaliza 396.841 infectados e 13.687 mortes


Pernambuco confirmou, nesta segunda-feira (26), 1.278 casos da Covid-19 e 47 óbitos provocados pela doença. Com isso, o estado passou a totalizar 396.841 infectados pelo novo coronavírus e 13.687 mortes devido à pandemia, números que começaram a ser registrados em março de 2020.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os diagnósticos contabilizados nesta segunda-feira (26), incluem 93 (7%) casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 1.185 (93%) quadros leves da Covid-19.

Com esses acréscimos, Pernambuco chegou ao total de 39.548 casos graves e 357.293 formas leves da doença. Com relação aos 47 óbitos, eles aconteceram entre o dia 10 de novembro de 2020 e o domingo (25).

"Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde", afirmou o governo de Pernambuco, por meio de nota.

Por G1 PE

Agora a prefeitura de Petrolândia conta com um sistema de agendamento da Vacinação contra COVID-19


Se liga! Novidade na saúde de Petrolândia. 💚

Agora a prefeitura conta com um sistema de agendamento da Vacinação contra COVID-19.

Para fazer o seu agendamento é só entrar no site abaixo, preencher o formulário e aguardar a ligação de confirmação do agendamento.

Site: www.petrolandia.pe.gov.br/solicitarvacina



Divulgação/texto/vídeo: Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia: Corpo de Bombeiros relata acidente entre motos com duas vítimas fatais

*5ª SEÇÃO DE BOMBEIROS – PETROLÂNDIA*- Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Duas motos colidiram em estrada do Projeto Apolônio Sales, zona Rural de Petrolândia, por volta das 22 horas deste domingo, deixando duas vítimas fatais

Buscando maiores informações sobre o fato, a nossa reportagem entrou em contato com o comando da *5ª SEÇÃO DE BOMBEIROS – PETROLÂNDIA* que relatou o fato. VEJA ABAIXO

*5ª SEÇÃO DE BOMBEIROS – PETROLÂNDIA*

*NATUREZA*:  COLISÃO DE VEICULOS

 *DATA/ HORÁRIO*: 25/04/2021-21H58MIN

 NDEREÇO *: AV. UM, ZONA RURAL, PETROLÂNDIA

A GUARNIÇÃO FOI ACIONADA PARA ATENDER A UMA OCORRÊNCIA DE COLISÃO DE VEÍCULOS (MOTO X MOTO), NO PROJETO APOLÔNIO SALES. AO CHEGAR NO LOCAL, AS VÍTIMAS DA MOTO MODELO TITAN (UMA DO GÊNERO MASCULINO DE 30 ANOS ESTAVA EM ÓBITO E OUTRA DO GÊNERO FEMININO DE 47 ANOS QUE APRESENTAVA FERIMENTOS NA FACE E FRATURA DE MEMBRO SUPERIOR ESQUERDO, SOCORRIDA COM VIDA) NA OUTRA MOTO MODELO TORNADO AS VÍTIMAS ( DUAS DO GÊNERO FEMININO, SENDO UMA DE 26 ANOS ESTAVA EM ÓBITO E OUTRA COM FERIMENTOS NO CRÂNIO, FACE E FRATURAS DE MEMBRO SUPERIOR ESQUERDO E MEMBRO INFERIOR ESQUERDO, SOCORRIDA COM VIDA) ADIANTO AINDA QUE AS RESPECTIVAS VÍTIMAS FORAM SOCORRIDAS PELA AMBULÂNCIA DO HOMUPE JUNTO AO EFETIVO DO BOMBEIRO.

A GUARNIÇAO REALIZOU OS PROCEDIMENTOS E ISOLAMENTO DO LOCAL. AS VÍTIMAS FATAIS FICARAM COM FAMILIARES QUE SE ENCONTRAVAM PRESENTE.


*RESULTADO DA OCORRÊNCIA*:
02 VÍTIMAS ENTREGUES COM VIDA AO HOSPITAL E 02 VÍTIMAS EM ÓBITO NO LOCAL.

Blog de Assis Ramalho

Informação:  *5ª SEÇÃO DE BOMBEIROS – PETROLÂNDIA*


Petrolândia/Floresta: Cleidinha Santos pede doações de sangue para recuperação em Serra Talhada de ex-morador de Petrolândia, o florestano Leonardo Menezes


Cleidinha Santos, ex-Coordenadora da Casa das Juventudes de Petrolândia, pede ajuda de doações de sangue para o jovem Leonardo Menezes das Neves ,de 32 anos, que se encontra internado com sérios problemas renais em Serra Talhada, PE.

Leonardo, que por vários anos residiu em Petrolândia, está com os rins paralisados. Com um caso de saúde delicado, o rapaz está precisando de transfusões de sangue para sua recuperação.

A família e amigos têm se mobilizado em uma campanha nas redes sociais para que mais pessoas tomem consciência de seu estado e possam ajudar. Para doar, basta se dirigir ao HEMOPE de Serra Talhada, localizado na Rua Joaquim Godoy, 382 – Nossa Sra. da Penha

Blog de Assis Ramalho, com o Blog do Elvis
Informação: Cleidinha Santos - Petrolândia

Petrolândia: Petroclínica divulga as especialidades médicas para esta terça (2704); confira e marque sua consulta

 

A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa agenda de atendimento para esta terça-feira, 27 de abril de 2021. Confira!

* Dr Rommel Alencar ( fisioterapia em geral)

* Dra Andreza Carvalho ( psicóloga)

* Enfermeira Joane Barboza ( preventivo com câmera)

* Dr Ebenone (Ortopedista)

* Dra Nubia Lopes ( ultrassonografia e ginecologia)

*Dr Antonio jatobá (urologista)

*Dra Janaína Madeiro ( Endocrinologista)


Informamos o uso obrigatório de mascaras no nosso estabelecimento, agendamento prévio de exames e consultas e acompanhantes somente em casos de extrema necessidade.




SAIBA MAIS SOBRE A PETROCLÍNICA EM PETROLÂNDIA-PE

Petroclínica do Bairro Nova Esperança, situada nas margens da BR-316, em frente ao Condomínio Dr Francisco Simões.

Petroclínica, situada na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), no centro de Petrolândia, 

A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:

Veja abaixo a relação dos demais profissionais que atendem na Petroclínica.

Petrolândia: Farmácia Dehon anuncia Super promoção de fralda Pampers Pants, Leve 4 Pague 3; aproveite!


A Farmácia DEHON, localizada na Avenida dos Tês Poderes, centro de Petrolândia, informa aos clientes uma Super promoção das Fraldas Pampers Pants -  Leve 4 Pague 3 

A Promoção é válida a partir desta segunda-feira (26), e vai até o dia 02/05/2021

APROVEITE!



Farmácia DEHON, empresa que tem o objetivo de levar a toda população do Sertão de Itaparica medicamentos, produtos de belezas, perfumarias, entre outros produtos a preços mais acessíveis
.


A Farmácia Dehon, o caminho da saúde, tem uma equipe de profissionais capacitados, prontos para atender você.

O horário de funcionamento da Farmácia Dehon em Petrolândia é das 7 às 22h00, de segunda a sábado, e das 8 às 20h00, aos domingos e feriados.

Farmácia DEHON - Tel. 3851 - 1206


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Farmácia Dehon



Auxílio emergencial é pago a beneficiários do Bolsa Família com NIS 6; Confira o calendário


Os beneficiários do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 6 recebem hoje (26) a primeira parcela do auxílio emergencial 2021. Os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, por quem recebe pela conta poupança social digital, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou do Cartão Cidadão.

O recebimento dos recursos segue o calendário normal do Bolsa Família, pago nos últimos dez dias úteis de cada mês. A primeira parcela começou a ser depositada no último dia 16 e será paga até 30 de abril.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante quatro meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.
Regras

Pelas regras estabelecidas, o auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

Quem recebe na poupança social digital, pode movimentar os recursos pelo aplicativo Caixa Tem. Com ele, é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas. A conta é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil.

A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.

Por Agência Brasil

Pernambucano é ordenado sacerdote pelo Papa Francisco: 'Foi uma emoção muito forte', diz

Mateus Henrique Ataíde da Cruz foi ordenado pelo Papa Francisco — Foto: Arquivo pessoal

Um pernambucano de 29 anos está entre os nove diáconos que foram ordenados sacerdotes pelo Papa Francisco neste domingo (25), na Basílica de São Pedro, no Vaticano.  Natural de Afogados da Ingazeira, no Sertão, Mateus Henrique Ataíde da Cruz foi o único brasileiro entre os sacerdotes ordenados pela imposição das mãos do Papa Francisco neste domingo (25).

Ele está em Roma há sete anos para frequentar o Seminário de Nossa Senhora do Divino Amor e havia sido ordenado diácono no dia 24 de outubro de 2020. Para Mateus, a ordenação, feita no Dia Mundial de Oração pelas Vocações, foi um momento especial.

“Isso tem uma importância espiritual muito grande. Foi uma emoção muito forte e uma surpresa, porque o papa estava celebrando quase de forma privada. E, hoje [domingo], foi a primeira celebração com uma presença maior de pessoas na Basílica de São Pedro. Agora, sou padre para todos os efeitos", disse.

O novo padre contou que, antes da celebração, o Papa Francisco encontrou os nove na sacristia e os encorajou a para a missão que iriam assumir. "[Ele disse] para não se deixar seduzir pelas coisas do mundo e ser sempre uma pessoa com o olhar para os irmãos e para Deus", relatou.

Mateus é o único brasileiro entre os sacerdotes ordenados neste domingo (25) pela imposição das mãos do Papa Francisco — Foto: Arquivo pessoal

O líder da Igreja Católica também ficou tocado ao saber que, por conta da pandemia, os pais de Mateus não puderam comparecer. Eles acompanharam pelas redes sociais o momento importante na vida do filho, o primeiro pernambucano ordenado pelas mãos do Papa Francisco, segundo o novo padre.

O pai de Mateus, Sebastião Ataíde da Cruz, lembrou de quando o filho decidiu ir para o seminário, em 2010. "Ele perguntou se poderia ir e eu falei 'quem era eu para ir contra um sonho desse'. Assistimos pela televisão, mas foi emocionante. Eu estou muito lisonjeado por ele e por toda a família", disse.

A mãe do novo sacerdote, Maria Elenice de Lima, lembrou que o filho tinha 18 anos quando disse que iria para o seminário.

"Ele sempre foi um menino muito educado, amoroso e muito família. Foi uma surpresa, mas aceitamos e apoiamos", contou.

Para Maria Elenice, foi gratificante acompanhar o rito de ordenação, mesmo de longe. “A gente ficava na expectativa do dia da ordenação. Esse tão sonhado dia chegou e foi uma celebração muito bonita, emocionante. Mas foi difícil não poder estar junto dele. Só pelo fato dele ter sido ordenado pelo santo padre Papa Francisco. Minha palavra hoje é de gratidão".

Para Maria Elenice, mãe de Mateus, foi gratificante acompanhar o rito de ordenação, mesmo de longe — Foto: Reprodução/WhatsApp

Vocação nasceu naturalmente

De acordo com o padre pernambucano, a nasceu naturalmente, ainda na juventude. Ele tinha 16 anos quando começou a transcrever textos para um homem idoso e muito católico que passou um tempo em Afogados da Ingazeira.

"Eu digitava esses trabalhos e antes de começar a gente rezava, lia a bíblia, e no fim do dia rezava o terço. Trabalhei com ele um ano e meio. Quando ele foi embora, aquele hábito que era uma imposição se tornou uma necessidade", lembrou.

Depois de falar com o padre Josenildo Nunes, Mateus foi para o seminário. Estudou filosofia no Recife e conheceu freiras da Congregação Filhas de Nossa Senhora do Divino Amor.

"Elas me apresentaram a proposta espiritual do seminário delas, que está aqui em Roma, e fiquei encantado. Nem imaginava ser ordenado pelo papa um dia. A minha trajetória foi marcada pela providência de Deus na minha vida", disse.

Além do pernambucano, foram ordenados neste domingo Georg Marius Bogdan, Salvatore Marco Montone, Manuel Secci, Diego Armando Barrera Parra, Salvatore Lucchesi, Giorgio De Iuri, Riccardo Cendamo e Samuel Piermarini.

Por G1 PE

Pernambuco notifica, neste domingo (25), mais 1.734 casos e 70 mortes pela Covid-19

 

Pernambuco notificou, neste domingo (25), 1.734 novos casos e mais 70 mortes em razão da Covid-19. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), entre os novos casos, 88 são pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.646 são pessoas com quadros leves da doença.

Agora, o Estado totaliza 395.563 casos oficialmente notificados de infecção pelo coronavírus Sars-CoV-2 desde março do ano passado. Desse quantitativo, 335.035 pacientes estão recuperados, enquanto 13.640 não resistiram às complicações provocadas pelo vírus. Os demais, mais de 46 mil, são pessoas com a doença em curso no momento.
As mortes notificadas neste domingo ocorreram entre os dias 11 de outubro do ano passado e este sábado (24). Das 70 vítimas, 16 eram residentes no Recife, 11 em Caruaru e sete em Jaboatão dos Guararapes. As demais estão distribuídas por Abreu e Lima (1), Barra de Guabiraba (1), Bezerros (2), Bonito (1), Cabo de Santo Agostinho (3), Camaragibe (2), Camutanga (1), Carpina (1), Correntes (1), Gameleira (1), Garanhuns (1), Gravatá (1), Igarassu (1), Itapetim (1), Jurema (1), Macaparana (1), Moreno (1), Palmeirina (1), Paulista (4), Pesqueira (1), Petrolina (3), São José do Egito (1), Surubim (1), Taquaritinga do Norte (1), Timbaúba (1) e Verdejante (2).

Os pacientes (37 masculinos e 33 femininos) tinham idades entre 16 e 98 anos - 10 a 19 (1), 20 a 29 (2), 30 a 39 (4), 40 a 49 (7), 50 a 59 (12), 60 a 69 (16), 70 a 79 (20), 80 ou mais (8). Do total, 54 tinham doenças pré-existentes: doença cardiovascular (28), diabetes (16), hipertensão (16), obesidade (8), doença renal (5), tabagismo/histórico de tabagismo (5), câncer (2), doença de Alzheimer (2), histórico de AVC (2), doença respiratória (2), etilismo (2), doença neurológica (1), doença hepática (1), doença cromossômica (1) e imunossupressão (1) - um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Três não tinham comorbidades e os demais seguem em investigação.

Leitos
No momento, a rede pública de saúde de Pernambuco conta com 1.627 leitos de UTI para atender a pacientes com quadros suspeitos ou confirmados da Covid-19, estando 96% deles ocupados. As enfermarias somam 1.250 vagas, com 81% de ocupação.

No setor privado, são 494 leitos de UTI, com 88% de ocupação no momento, e 294 leitos de enfermaria, estando 56% deles preenchidos

Por Folha de Pernambuco

Nova etapa de flexibilização de atividades em Pernambuco começa hoje e seguem até o dia 9 de maio; veja como ficam serviços

 

Centro de Petrolândia - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

As novas regras do plano de convivência com a Covid-19 em Pernambuco começam a valer nesta segunda-feira (26) e seguem até o dia 9 de maio. atividades em geral, mas manteve a maioria das restrições.

No decreto que regulamenta as atividades a partir de segunda, publicado no Diário Oficial deste sábado (24), o governo considerou que "a vacinação não tem avançado na velocidade necessária e que os números das últimas três semanas, apesar de estáveis, mostram um patamar ainda alto de casos, óbitos e internações".

Somente neste sábado (24), foram confirmados mais 46 mortes e 2.089 casos de Covid-19 no estado.

Todas as atividades autorizadas a funcionar devem seguir os protocolos setoriais, que já foram divulgados anteriormente e podem ser consultados no site do governo. Além do uso de máscara, é preciso respeitar as limitações de capacidade de ocupação de cada setor.

De acordo com o decreto, fica mantido, a partir desta segunda (26), o acesso a praias marítimas e fluviais, inclusive aos calçadões, ciclofaixas, parques e praças em todo o estado, sem aglomeração, permanecendo vedada a utilização de som.

Foi liberado das 9h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira, o comércio na faixa de areia das praias, obedecidos os protocolos sanitários. Nos finais de semana e feriados, o comércio na faixa de areia continua proibido.

A realização de celebrações religiosas presenciais em igrejas, templos e demais locais de culto, sem aglomeração, fica permitida das 5h às 20h de segunda-feira a sexta-feira e das 5h às 18h nos finais de semana e feriados.

O retorno das aulas e atividades presenciais nas escolas e universidades, públicas e privadas foi mantida, conforme cronograma e horários divulgados pela Secretaria de Educação de Pernambuco.

Algumas atividades do comércio receberam opções de horário de funcionamento diferenciado a partir de segunda-feira (26).

O comércio em geral pode funcionar das 10h às 20h de segunda-feira a sexta-feira. Nos finais de semana e feriados, esse locais têm duas opções de horário: das 9h às 17h ou das 10h às 18h.

Já comércio de bairro, como os estabelecimentos varejistas de pequeno porte situados em áreas residenciais, fora de shoppings centers e galerias comerciais, podem abrir:das 8h às 18h, das 9h às 19h ou das 10h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira; das 9h às 17h ou das 10h às 18h, nos finais de semana e feriados.

Loja Delgado Construções - AV. Manoel Borba - Centro de Petrolândia - Foto: Assis Ramalho

As lojas de material de construção podem funcionar:

das 7h às 17h, das 8h às 18h, das 9h às 19h ou das 10h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira;
das 9h às 17h ou das 10h às 18h, nos finais de semana e feriados.

Os escritórios comerciais e de prestação de serviços estão autorizados a abrir:

das 10h às 20h de segunda-feira a sexta-feira;
das 9h às 17h ou das 10h às 18h, nos finais de semana e feriados.

Salões de beleza, barbearias, cabeleireiros e similares podem funcionar:

das 10h às 20h de segunda-feira a sexta-feira;
das 9h às 17h ou das 10h às 18h, nos finais de semana e feriados.

Academias e demais estabelecimentos voltados à prática de atividades físicas podem abrir:

das 5h às 20h de segunda-feira a sexta-feira;
das 5h às 18h nos finais de semana e feriados.

Continua proibida a utilização de som e shows em restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, bares e similares, que estão autorizados a funcionar:

das 5h às 20h de segunda-feira a sexta-feira;
das 9h às 17h ou das 10h às 18h, nos finais de semana e feriados.

Os restaurantes, lanchonetes, bares e similares, em qualquer horário, podem realizar entrega a domicílio e funcionar como ponto de coleta e por drive-thru.

As atividades econômicas e sociais que não tiveram o funcionamento disciplinado no decreto devem respeitar o horário de funcionamento das 10h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira, e das 9h às 17h ou das 10h às 18h, nos finais de semana e feriados.

Os estabelecimentos localizados nos shoppings e galerias comerciais devem observar os horários previstos para cada tipo de serviço.

Alguns estabelecimentos foram autorizados a funcionar em horários próprios (veja relação ao fim da matéria).

Municípios fora do Grande Recife

O decreto prevê, ainda, que as prefeituras de cidades fora da Região Metropolitana do Recife podem alterar os horários de funcionamento de algumas atividades econômicas para atender a necessidades locais, mas precisam respeitar as seguintes regras:

* Funcionamento diário deve ser de, no máximo, a 10 horas contínuas nos dias de semana e 8 horas contínuas nos finais de semana e feriados;

* Abertura dos estabelecimentos não deve ocorrer antes das 5h nos dias de semana e das 6h nos finais de semana e feriados;

* Encerramento das atividades deve ocorrer até as 20h nos dias de semana e até as 18h nos finais de semana e feriados

Atividades proibidas

O decreto reforçou que continua proibido o funcionamento e a prática das atividades em clubes sociais, esportivos e agremiações; salas de cinema e teatro; museus e demais equipamentos culturais; parques de diversão, temáticos e similares.

As competições e práticas esportivas coletivas, profissionais ou voltadas ao lazer, com exceção dos jogos de futebol profissional, sem público, cumprido o protocolo específico, seguem sem autorização.

Também permanece vedada no estado a realização de shows, festas, eventos sociais e corporativos de qualquer tipo, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes fechados ou abertos, públicos ou privados, inclusive em clubes sociais, hotéis, bares, restaurantes, faixa de areia e barracas de praia, independentemente do número de participantes.

Continuam suspensas as operações de atracação de cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande porte, em todo o estado, inclusive no distrito de Fernando de Noronha.

As operações de pouso e decolagem de aeronaves no Distrito Estadual de Fernando de Noronha, devem observar os protocolos específicos para admissão de turistas, de moradores regulares ou temporários e de servidores públicos e profissionais da iniciativa privada, que desempenharem atividades profissionais na ilha.

Estabelecimentos com horário próprio:

Serviços públicos municipais, estaduais e federais
Executivo, Legislativo e Judiciário, dos Ministérios Públicos e dos Tribunais de Contas, e representações diplomáticas, devendo ser priorizado o teletrabalho;
farmácias e estabelecimentos de venda de produtos médico-hospitalares;
postos de gasolina, com exceção de lojas de conveniência;
serviços essenciais à saúde, como médicos, clínicas, hospitais, laboratórios e demais estabelecimentos relacionados à prestação de serviços na área de saúde;
serviços de abastecimento de água, gás e demais combustíveis, saneamento, coleta de lixo, energia, telecomunicações e internet;
clínicas, hospitais veterinários e assistência a animais;
serviços funerários;
hotéis e pousadas, incluídos os restaurantes e afins, localizados em suas dependências, com atendimento restrito aos hóspedes;
serviços de manutenção predial e prevenção de incêndio;
serviços de transporte, armazenamento de mercadorias e centrais de distribuição;
estabelecimentos industriais, atacadistas e logísticos, bem como os serviços de transporte, armazenamento e distribuição de seus insumos, equipamentos e produtos;
oficinas de manutenção e conserto de máquinas e equipamentos, veículos leves e pesados e, em relação a estes, a comercialização e serviços associados de peças e pneumáticos;
serviços de auxílio, cuidado e atenção a idosos, pessoas com deficiência e/ou dificuldade de locomoção e do grupo de risco
serviços de segurança, limpeza, vigilância, portaria e zeladoria em estabelecimentos públicos e privados, condomínios, entidades associativas e similares;
imprensa;
serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;
transporte coletivo de passageiros, incluindo táxis e serviços de aplicativos de transporte
supermercados, padarias, mercados e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar da população;
atividades de construção civil;
processamento de dados e call center ligados a serviços essenciais;
serviços de entrega em domicílio de qualquer mercadoria ou produto;
serviços de suporte portuário, como operadores portuários, agentes de navegação, praticagem e despachantes aduaneiros;
pesca artesanal;
restaurantes, lanchonetes e similares localizados em unidades hospitalares e de atendimento à saúde e no aeroporto ou terminal rodoviário, desde que destinados exclusivamente ao atendimento de profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes, e passageiros, respectivamente;
lavanderias;
estabelecimentos de manutenção de eletrodomésticos e assistência técnica em geral.


Por G1
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR