sábado, 17 de outubro de 2015

Brasileiro desconhece importância da polinização na produção rural


Pesquisas do projeto Polinizadores do Brasil constataram, nos últimos cinco anos, que abelhas, insetos e aves são fundamentais para o aumento da produtividade em lavouras, pomares e matas. Em alguns casos de polinização com abelhas, principalmente, a produtividade pode aumentar em até 70%, de acordo com o projeto coordenado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Ministério do Meio Ambiente.

Apesar dessa contribuição, técnicos do Funbio revelaram que 78% da população brasileira desconhece a importância da polinização para produção de alimentos. Citaram, inclusive, números da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), segundo os quais 70% das culturas agrícolas dependem dos polinizadores. As abelhas são essenciais para garantir a alta produtividade e qualidade dos frutos e de diversas culturas.

Levantamento da Universidade de São Paulo (USP) vai além e informa que cerca de 75% da alimentação humana dependem de plantas polinizadas. Esse serviço, feito gratuitamente por abelhas, aves e insetos, é estimado em US$ 12 bilhões anuais nas principais culturas brasileiras. Conforme a Funbio, a maioria dos brasileiros desconhece até o que seja polinização.

Dia Mundial da Alimentação 2015 destaca proteção social e agricultura

“Proteção social é um instrumento importante na redução da fome”

Para secretário-geral, acabar com a fome é “responsabilidade de todos”; em entrevista à Rádio ONU, a diretora do escritório da FAO em Nova York afirmou que “proteção social é um instrumento importante na redução da fome”.

O tema do Dia Mundial da Alimentação em 2015 é Proteção Social e Agricultura: Rompendo o Ciclo de Pobreza Rural. A data foi celebrada nessa sexta-feira, 16 de outubro.

Para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o assunto “destaca o papel crucial das transferências de renda, seguro, pensões e outros programas de proteção social para permitir que pessoas vulneráveis gerenciem melhor os riscos e construam meios de subsistência rentáveis”.

Alepe se mobiliza contra uso abusivo de agrotóxicos


Sob a bandeira da “modernização da agricultura”, o uso de pesticidas agrícolas cresceu no Brasil. Com uma média anual de consumo que equivale a 5,2 kg por habitante, o País encabeça a lista dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. Como o Brasil chegou a esse patamar?

A expansão do uso dessas substâncias nas plantações brasileiras teve início há meio século, a partir da criação do Sistema Nacional de Crédito Rural, em 1965. Ao vincular a concessão do empréstimo à obrigatoriedade da compra desses insumos químicos, incentivou-se a utilização de agrotóxicos como garantia de uma boa safra. Resultado: mais da metade das amostras de repolho e pimentão colhidas em Pernambuco contém a substância.

Nem as feiras ditas “livres de agrotóxico” estão isentas. De acordo com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), 18% dos produtos vendidos em feiras orgânicas apresentam a substância. Este ano, 70 autuações já foram realizadas, das quais 12 foram por excesso de resíduos tóxicos.

Com apoio de Humberto, Ibirajuba avança a caminho da inclusão digital

Fotos: Divulgação

O município de Ibirajuba, no Agreste de Pernambuco, tem 7.500 habitantes, uma economia basicamente voltada para a agricultura e está na linha de baixo do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado, com 0,58. Até hoje, apenas uma empresa de telefonia móvel atende a sua população e são raras as casas que possuem internet banda larga. Mas agora, por meio de projeto do Governo Federal, que contou com emenda parlamentar do líder do PT no Senado, Humberto Costa, a cidade começou a vivenciar a experiência da inclusão digital na educação. E ela teve início com os professores.

Um total 360 tablets será distribuído para docentes das 17 escolas municipais de Ibirajuba. Com os equipamentos, os professores terão acesso a conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola. A medida faz parte de um projeto do governo Dilma para promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio, o ProInfo.

Inscrições para a 29ª Feira do Bordado de Passira começam a partir do dia 26 de outubro


A Prefeitura de Passira, no agreste do estado, promove entre os dias 26/10 e 13/11 as inscrições para os artesãos e comerciantes que pretendem expor seus produtos e na 29° edição da Feira do Bordado Manual. As inscrições serão realizadas das 8h às 13h, no setor de tributos da prefeitura, localizado na Rua Maria Pereira Silva, n° 87, centro da cidade.

Considerada uma das maiores feiras de negócios em artesanato do agreste de Pernambuco o evento acontece entre os dias 27, 28 e 29 de novembro deste ano e deve movimentar cerca de 300 mil reais nos três dias de realização. A feira é realizada todos os anos em uma estrutura coberta de 12m² X 50m² no centro da cidade e os 100 estandes disponíveis para venda medem de 4m² à 8m². Além disso, a estrutura conta com cinco salas climatizadas para instalação de estúdios de rádio e televisão, oficinas e concurso de bordadeiras.

Petrolândia e Tacaratu se enfrentam neste sábado pela Copa TV Asa Branca de Futsal em Serra Talhada

Petrolândia (foto) venceu Custódia por 3 x 0 na estreia no último sábado no Ginásio de Esportes Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia
Também na estreiaTacaratu (foto) venceu Betânia por 2 x 0

Neste sábado, as quadras voltam a receber os jogos da 10ª Copa TV Asa Branca de Futsal. A 2ª rodada da competição será realizada no Agreste e Sertão de Pernambucano.

No Sertão do estado são três jogos no Ginásio Municipal da cidade de Serra Talhada. Mirandiba e Iguaraci abrem os jogos na cidade, às 16h. No segundo jogo, Arcoverde e Bom Nome se encontram, às 16h30. Por último, o Petrolândia fecha a rodada contra Tacaratu, às 17h.

 No Sesc de Caruaru serão quatro jogos. Pesqueira e Bonito abrem os jogos do Agreste às 15h. Na segunda partida, Agrestina enfrenta Catende às 15h30. A equipe de Dois Riachos tem pela frente o Brejão, às 16h. Por fim, a Capital do Agreste tem o último jogo com os donos da casa duelando com Canhotinho.

A bola também rola na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no ginásio Municipal. Na abertura, Santa Tereza tem pela frente Camocim de São Félix, às 16h. O segundo jogo será entre Toritama e Água Preta, às 16h30. A equipe do Pará enfrenta o Novo Horizonte, às 17h. O último jogo da cidade o time da casa Santa Cruz do Capibaribe mede forças com Brejo da Madre de Deus, às 17h30.
Confira a rodada por região neste sábado (17):

Bandidos com roupa de polícia assaltam casa de prefeito em Pernambuco

Prefeito Vado da Farmácia de Cabo de Santo Agostinho, PE

Cinco homens armados de revólveres e usando coletes da Policia Civil de Pernambuco invadiram a residência do prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, na manhã deste sábado (17), numa tentativa de roubo. Eles chegaram na casa, localizada na Praça dos Milagres, em Ponte dos Carvalhos, por volta das 9h15, em um veículo palio de cor branca. Identificando-se como policiais, entraram no local onde se encontravam dois filhos e uma nora do prefeito. No momento do assalto, o prefeito Vado não estava na residência.

Os bandidos percorreram as dependências em busca de dinheiro, mas não encontraram o que queriam. Eles reviraram móveis e objetos e vasculharam até parte do teto na tentativa de encontrarem algo que interessasse. Os assaltantes também se preocuparam com as câmeras de segurança e determinaram as pessoas da casa para verificarem se haviam sido filmados. Eles passaram cerca de 10 minutos no local, fugindo levando apenas a chave de um veiculo pertencente a um dos filhos de Vado.

Projeto de lei em tramitação na Alepe visa evitar corte de água e luz para desempregados no Estado

Deputado Zé Maurício (Foto: Ascom Divulgação)


Segundo o IBGE, a taxa de desemprego no país encerrou o 2º trimestre do ano em 8,6%, o que significa mais de 8,6 milhões de pessoas sem emprego no Brasil no período – 23,5% maior que o mesmo período do ano passado. Pernambuco é um dos estados mais afetados pela crise, devido ao decrescimento do setor de indústria e construção civil, que vinham despontando nos últimos anos, a respeito da construção do Estaleiro em Suape e as refinarias no estado. 

Baseado nessas estatísticas preocupantes, o deputado Zé Maurício (PP) propôs esta semana Projeto de Lei, que viabiliza o não corte do fornecimento de água e luz àqueles trabalhadores que perderam seus empregos – os quais recebam até três salários mínimos - , por um período de seis meses. Após esse tempo, as dívidas serão renegociadas com as empresas fornecedoras, porém sem acréscimos de juros e multas por atraso, para viabilizar a negociação.

Assessoria de Imprensa Deputado Estadual Zé Maurício

Decisão da Justiça Federal suspende carteira de habilitação para cinquentinhas



Condutores poderão circular livremente até que a nova resolução seja publicada pelo Contran. De acordo com Simíramis Queiroz, processo de emissão de ACC deve ser revisto. (Foto: Ricardo Fernandes/DP/DA Press)

Os condutores das cinquentinhas podem voltar a trafegar sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Tipo A. A decisão foi da 5ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, mas vale para todo o Brasil. A medida foi uma resposta à Ação Civil Pública ajuizada pela Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (Anuc), com o argumento de que o documento regularizado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Autorização para a Condução de Ciclomotores (ACC), não é oferecida por órgãos de trânsito e centros de formação de condutores, conduzindo o interessado a emitir a CNH Tipo A.

Segundo a JFPE, foi avaliada incoerência na Resolução 168/2004 do Conselho Nacional do Trânsito (Contran), que só começou a valer no dia 1º de setembro, em obrigar os motoristas das cinquetinhas a adquir a CNH Tipo A, impondo um processo de habilitação inadequado. Na prática, a Justiça Federal entendeu que os departamentos de trânsito estavam “jogando” a responsabilidade para o motorista das cinquentinhas, quando na verdade é o Contran o responsável por essa regulamentação.

Produtor rural comemora o Dia Nacional da Agricultura


O agricultor brasileiro tem muito a comemorar no Dia Nacional da Agricultura, neste sábado, de acordo com o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins. Afinal de contas, a agropecuária tem sido a sustentação da economia nacional, evitando que, em momentos de crise, o país entre em depressão, segundo ele.

Bom exemplo da importância estratégica do setor no desenvolvimento do país, acrescenta, está no fato de a agropecuária responder por sete dos dez produtos mais exportados pelo Brasil. No mês passado, os cinco principais produtos que o país vendeu ao exterior foram do segmento agropecuário: soja, carnes, complexo sucroalcooleiro, produtos florestais e café.

A confederação diz que, mesmo enfrentando dificuldades para obter crédito e financiamento adequado para o plantio, o produtor rural tem sido competitivo, moderno e um dos principais responsáveis pelo Brasil estar entre os maiores fornecedores mundiais de alimentos.

Humberto comemora dados da FAO sobre Bolsa Família

Humberto Costa (Foto: Alessandro Dantas/Liderança Pt no Senado)

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT), comemorou o resultado de estudo apresentado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, em que a instituição destaca o Bolsa Família brasileiro como exemplo de programa social para acabar com a fome no mundo. O levantamento foi apresentado na última terça-feira (13), em Roma, sede da FAO.

O relatório "Estado da Agricultura e Alimentação 2015" mostra que países com projetos como o de transferência de renda, alimentação escolar ou serviços públicos, como o Brasil, oferecem uma saída econômica para as pessoas consideradas mais vulneráveis.

“Esse estudo só comprova que estamos no caminho certo. Os governos do PT mudaram a cara do Brasil com o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, o Brasil sem Miséria, o Prouni e tantos outros. Sabemos que agora estamos num momento de crise, mas consolidar essas políticas e avançar é a forma mais rápida para mudar este quadro”, avaliou o senador Humberto Costa.

Produção de mel amplia renda de agricultores no sertão do Pajeú (PE)

Foto: Bruno Rocha/Codevasf

Os apicultores da Associação rural de Riacho Fundo, no município pernambucano de Quixaba, no sertão do Pajeú, comemoram os primeiros resultados obtidos após o recebimento de kits familiares de apicultura entregues pela Codevasf. Vinte e quatro famílias de produtores foram beneficiadas pela ação, que conta com recursos do eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI). Em Quixaba, o investimento na ação foi de R$ 131,4 mil.

Antes da chegada dos equipamentos, apenas quatro famílias retiravam o sustento familiar exclusivamente da atividade apícola. “O apoio da Codevasf foi um bom início para os produtores da associação. A chegada dos equipamentos trouxe ânimo para todas as famílias beneficiadas, especialmente aquelas que antes não viviam da produção de mel. Eu acredito que esse projeto vai marcar a história da nossa comunidade”, relata com entusiasmo Ivo Simplício, presidente da entidade. 

Novo golpe aplicado através do WhatsApp rouba dados dos usuários

Criminosos informam que usuário irá ganhar um cupom de R$ 500 no McDonalds, caso participem de uma pesquisa. Porém, é necessário entrar em um link e responder algumas questões

Aproveitando a popularidade do aplicativo de mensagen WhatsApp, um novo golpe está roubando os dados pessoais dos usuários.

Há algum tempo, um golpe que simulava mensagem de voz circulou no WhatsApp e conseguiu obter informações bancárias de vários usuários brasileiros. Dessa vez, a empresa de segurança ESET revelou que mais uma vez estão aplicando um golpe entre os brasileiros, com a pretensão de roubar dados pessoais das pessoas.

A façanha consiste em informar que o consumidor ganhou um cupom de R$ 500 no McDonalds, caso eles aceitem participar de uma pesquisa. Porém, é necessário entrar em um link e responder algumas questões.

Padre prefeito de Iati (PE) anda mais de 400 km para pagar promessa e 'espantar crise'

Padre é prefeito de Iati (PE) e faz peregrinação até Juazeiro do Norte (CE) (Fotos: José Inaldo/ Arquivo Pessoal)
Peregrinos recebem suporte no intervalo da caminhada

O padre e prefeito de Iati, cidade do Agreste de Pernambuco, está pecorrendo mais de 400 km para pagar uma promessa e "espantar a crise financeira". O Padre Jorge (PTB) saiu do município na manhã do dia 9 de outubro com destino a Juazeiro do Norte (CE), mais conhecida como "Terra do Padre Cícero", e prevê terminar a caminhada neste domingo (18) ou na segunda-feira (19).

Ao G1, o padre conta que a promessa surgiu durante as eleições municipais de 2012. "Fiz a promessa para ganhar a votação, mas decidi pagar agora por conta da realidade financeira do município. Seis anos de estiagem, poucos recursos, cortes [de gastos], demissões. É uma forma de ser solidário com famílias e prefeitos do Agreste Meridional. Vamos rezar para Deus, Padre Cícero e Nossa Senhora das Dores pela situação da crise", disse.

O religioso conta que nunca fez uma peregrinação tão longa. "Nunca andei tanto na minha vida. Está sendo muito sofrido. O bom é a solidariedade: caminhoneiros, famílias e prefeitos ajudam dando abrigo, água, boné. Eles também entregam cartas e pedem orações para levarmos para Juazeiro".

Confira os jogos da 31ª rodada do Brasileirão da Série A deste sábado e domingo


Confira abaixo os jogos da 31ªª rodada do Brasileirão da Série A deste sábado e domingo, que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Jogos deste sábado (17)
Avaí x Palmeiras - 18:30
Joinvile x Figueirense - 21:00

Jogos de domingo (18)
Ponte Preta x Coritiba - 11;00
Cruzeiro x Fluminense - 11;00
São Paulo x Vasco - 16:00
Flamengo x Inter - 16:00
Alético-PR x Corinthians - 17;00
Santos x Goiás - 16:00
Grêmio x Chapecoense - 17:00
Sport x Atlético -MG - 18:30

Clique e confira as notícias do esporte deste final de semana

Sargento é baleado quando chegava em banco para fazer depósito e morre

Assalto aconteceu na porta de agência bancária (Foto: Tassio Andrade/G1)

Na tarde desta sexta-feira (16) um sargento da Polícia Militar foi abordado por quatro homens, armados e encapuzados, quando chegava a uma agência bancária no Bairro Santos Dumont, em Aracaju, para fazer um depósito.

Segundo a polícia, os homens roubaram o dinheiro e atiraram três vezes contra o sargento e fugiram em seguida. O policial estava acompanhado de um amigo, que não se feriu.

População de Pão de Açúcar prestigia consulta pública do CBHSF

Consulta pública em Pão de Açúcar/AL (Foto: Ascom CBHSF)

O auditório da Faculdade São Vicente ficou lotado pela população do município de Pão de Açúcar (AL), na tarde desta quinta-feira, 15 de outubro, na consulta pública convocada para discutir a atualização do Plano de Recursos Hídricos do Rio São Francisco. O secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, ressaltou a importância da participação popular nessa etapa do trabalho, destacando o caráter democrático que marca todas as ações do Comitê.

Maciel apresentou um diagnóstico da realidade do rio São Francisco, que agoniza. “Diante desse quadro dramático, os recursos do Comitê estão sendo investidos na recuperação do rio. Estamos financiando a elaboração dos planos municipais de saneamento básico e a atualização do nosso Plano de Recursos Hídricos. Este não é um documento para ser engavetado. Por isso, é importante a participação de todos os segmentos da sociedade”, considerou.

Confira resultado das loterias da Caixa de sexta-feira (16); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na sexta (16), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.


Biblioteca digital da OAB oferece mais de 70 livros para download gratuito


Interessados em ampliar seus conhecimentos sobre direito, além de advogados, juízes e procuradores, podem acessar a biblioteca digital da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A plataforma oferece mais 70 livros para download gratuito.

As obras foram assinadas por nomes importantes da instituição. “Cidadania da Mulher: Uma Questão de Justiça”, “Defesa da Democracia e da Ordem Constitucional”, “Processo Judicial Eletrônico”, “Novo Código de Processo Civil: Comparativo das Redações do Senado Federal e da Câmara dos Deputados”, são alguns dos títulos. Clique aqui e confira.