sábado, 4 de maio de 2019

Petrolândia: Aniversariante do dia, Tanderson Felipe Mateus (Tandinho) recebe emocionante mensagem da família; hoje o jovem faria 24 anos de idade

Desejo que esse seu novo mundo seja bonito, sereno e amável do jeito que você sempre foi para todas as pessoas que tiveram o privilégio de o conhecer. Feliz aniversário! Amamos muito você

No dia 05 de junho do ano passado, moradores de Petrolândia ficaram chocados com a inesperada notícia do falecimento do jovem Tanderson Felipe Mateus.

Tadinho, como era carinhosamente chamado por todos, hoje completaria 24 anos de idade. Sua Mãe Ângela , sua filha Maria Heloisa e seus irmãos Talita Janderson  e Tulio prestam homenagem a inesquecível data por meio de emocionante mensagem. 

Veja abaixo.

Parabéns! Hoje você celebra mais um ano de vida. Sua existência tem sido muito proveitosa para todo mundo que se cruza com você. Somos uma família feliz porque você existe em cada um de nós.

Sua alegria está presente no seu olhar, seu jeito querido de enxergar a vida inspira cada um nós. Temos muita sorte por compartilhar o mesmo sangue e também o mesmo tempo que você.

Seja feliz, hoje e todos os dias da sua longa vida! Você merece tudo que existe de positivo: merece sorrir de verdade desde o amanhecer ao anoitecer, dia após dia. Feliz aniversário! Amamos muito você.

 Desejo que esse seu novo mundo seja bonito, sereno e amável do jeito que você sempre foi para todas as pessoas que tiveram o privilégio de o conhecer.

Sua Mãe Ângela , sua filha Maria Heloisa e seus irmãos Talita Janderson  e Tulio.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Família

Tacaratu/Petrolândia: Aniversariante deste sábado (4), Toni Romeiro recebe felicitações da família e de amigos


Neste sábado, 04 de maio de 2019, familiares e amigos de Toni Romero, residente do assentamento Antônio Conselheiro 1, entre Tacaratu e Petrolândia, felicitam o jovem pela passagem do seu aniversário.

As felicitações são também do Blog de Assis Ramalho.

Parabéns!

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Comemoração do Dia das Mães na Chácara Dona Tonha terá a apresentação do cantor Evânio Barbosa


Clientes da Chácara Dona Tonha, localizado no Sítio Serrota, às margens do rio São Francisco, com organização do empresário Nilson (Churrascaria e Hotel do Nilson) e família, vão poder comemorar o Dia das Mães curtindo o excelente repertório da MPB por meio do cantor Evânio Barbosa. 

A apresentação será a partir das 12h:00 (meio dia), e a entrada custará apenas R$ 5,00.

A Chácara Donha Tonha é lugar aconchegante e sossegado, com muitas mesas ao ar livre, bastante arborizada, com piscinas para adultos e crianças, além de banho de cascata.

O cardápio oferece variedade de pratos para almoço e petiscos.

Conheça a Chácara Dona Tonha, um novo espaço de lazer em Petrolândia.

A Chácara Dona Tonha funciona aos sábados, domingos e feriados.

Telefone para contato (87) 9.9615-5480






Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Nilson - Chácara Dona Tonha

Acidente com ônibus da delegação sub-15 do Bahia deixa dois mortos no interior de Minas Gerais


Pacheco era motorista do ônibus que levava time sub-15 do Bahia e morreu no acidente
(Foto: Reprodução)

Um ônibus que levava a delegação da equipe sub-15 do Bahia para São Paulo se envolveu em um acidente na manhã deste sábado, na BR-251, próximo à cidade Santa Cruz de Salinas, em Minas Gerais. De acordo com nota enviada pelo clube, todos os atletas estão bem passam bem.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os dois veículos bateram de frente. O motorista do ônibus, identificado pelo clube como Carlos Oliveira Pacheco, faleceu no local, bem como o motorista do caminhão.

Estavam no ônibus 16 atletas e seis integrantes da comissão técnica. Destes, nove foram encaminhados para atendimento médico, sendo que oito já foram liberados. De acordo com a assessoria tricolor, nenhum dos casos é grave. O preparador de goleiros Duda Varjão segue em observação, mas, segundo o Bahia, não preocupa. O restante da delegação está a caminho de Montes Claros, de onde vai seguir de avião para Salvador.

O time sub-15 do Bahia se deslocava para participar da Copa Nike, em São Paulo, em um ônibus alugado pelo clube. O coordenador da divisão de base tricolor, Marcelo Vilhena, se deslocou para o local para dar apoio aos atletas e funcionários.

Unidades do Samu e Corpo de Bombeiros, com apoio de aeronave, ajudaram no resgate aos feridos, que foram levados para hospitais de Salinas e Taiobeiras, além de Montes Claros, onde uma vítima grave foi internada. Segundo os bombeiros, esta vítima grave era motorista reserva do ônibus e segue internada.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha a ocorrência e a causa do acidente ainda é desconhecida. Até a publicação desta reportagem, a ocorrência segue em andamento, e a pista está interditada na altura do km 235. Parte da carga do caminhão, que transportava eletrodomésticos, foi saqueada por populares que passavam pelo local do acidente.

Bahia divulga nota oficial

O Bahia divulgou uma nota oficial na qual lamenta o acidente. Confira abaixo.

"O Esporte Clube Bahia vem a público lamentar um acidente ocorrido na manhã deste sábado (4) envolvendo o ônibus que transportava o time sub-15 tricolor para a Copa Nike, em São Paulo.

O motorista Carlos Oliveira Pacheco não resistiu à colisão frontal com uma carreta na região de Salinas, em Minas Gerais, e faleceu na hora. Ele era funcionário da MS Turismo, empresa a qual o veículo foi alugado.

Nossos jovens atletas estão bem, mas alguns integrantes da comissão técnica foram encaminhados para atendimento médico. O coordenador da divisão de base Marcelo Vilhena já está se deslocando ao local.

O Bahia está em contato permanente com a Secretaria de Assistência Social de Salinas-MG, com a Santa Casa de Montes Claros-MG e com os diretores dos hospitais que estão prestando socorro aos profissionais tricolores. Assim que possível, o clube divulgará informações adicionais sobre o assunto".


Vitória lamenta acidente

Por meio do Twitter, o Vitória, principal rival do Bahia, também se manifestou e prestou solidariedade ao clube tricolor.

Por GloboEsporte.com — Santa Cruz de Salinas, MG

Chega em Petrolândia o CEAPE Escola Tecnica, um grupo focado na Educação Profissional como finalístico para uma dinâmica econômica produtiva





No CEAPE o estudante é considerado único pois suas necessidades são sanadas diante de uma organização curricular que viabiliza aperfeiçoar seus conhecimentos e possibilitar certificações graduais para que o mesmo já possa ingressar no mercado de trabalho.

Cada Matriz Curricular é diretamente preocupada com a VIDA das pessoas, pois a intenção do CEAPE e dar vida através do trabalho com qualidade, a toda que procuram a nossa Equipe Educativa.

Petrolândia: Cantora Jhenifer Mello é a grande atração deste sábado no Maria Fumaça


A eclética cantora Jhenifer Mello fará apresentação especial na noite deste sábado, 04 de maio de 2019, no Bar e Restaurante Maria Fumaça a partir das 21 horas. Por motivo superior, o cantor Kêco Cavalcante não se apresentará hoje, como foi anunciado neste veículo de comunicação.

Em vídeo, Jhenifer Mello manda recado para os fãs - veja abaixo!

.


As atrações de amanhã (05) ficarão por conta dos cantores Edy Ferreira (13 horas) e Rahamon Lima (17 horas).

Maria Fumaça, além das melhores atrações, tem ainda a mais gostosa gastronomia regional da cidade. Contato: 87 3851-0376. Acompanhe o Instagram @mariafumaca.oficial

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Bar e Restaurante Maria Fumaça

Prefeito de NY posta sobre desistência de Bolsonaro: 'Fugiu'

De Blasio foi contra a homenagem a Bolsonaro Foto: Reprodução / New York Post

Bill de Blasio, o prefeito de Nova York, do Partido Democrata, publicou há pouco no Twitter uma mensagem comemorando a desistência de Jair Bolsonaro de viajar à cidade para receber uma homenagem, a mesma que teve de mudar duas vezes de lugar e teve até o patrocínio de marcas retirado, em protesto.

Bolsonaro iria a Nova York para receber a homenagem da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. De Blasio, da esquerda do Partido Democrata, sempre se opôs à homenagem.

Escreveu o prefeito de Nova York no Twitter:

"Jair Bolsonaro aprendeu que os novaiorquinos não fecham os olhos para a opressão. Nós fizemos um alerta para o fanatismo dele. Ele fugiu. Sem supresas — covardes não costumam aguentar um soco. Já vai tarde, @jairbolsonaro. Seu ódio não é bem-vindo aqui".

Por O Globo

IF Sertão-PE seleciona professores de química das redes municipal, estadual e federal para atuarem como supervisores do Programa de Iniciação à Docência em Floresta

IF Sertão-PE seleciona professores de química das redes municipal, estadual e federal para atuarem como supervisores do Programa de Iniciação à Docência em Floresta

A Pró-Reitoria de Ensino do IF Sertão-PE publicou, nesta quinta-feira (02), o edital nº 28/2019, que tem por objetivo a seleção para formação de cadastro de reserva de professores da Educação Básica das redes federal, estadual e municipal para atuarem como supervisores em subprojetos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do IF Sertão-PE. Para o campus Floresta as inscrições são para o subprojeto de química.

O PIBID IF SERTÃO – PE é um programa financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC) que visa fomentar a iniciação à docência de estudantes dos cursos de licenciatura e contribuir para a formação continuada dos professores da educação básica. Dentro do PIBID os alunos da Licenciatura em Química do campus Floresta podem ter experiência de docência sob o acompanhamento de um professor supervisor, por exemplo.

Para participar do processo seletivo para supervisor os professores interessados devem trabalhar em uma das escolas credenciadas: IF Sertão-PE; EREM Capitão Nestor Valgueiro; Escola Estadual José Ferreira da Silva; Escola Deputado Afonso Ferraz; Escola Júlio de Melo e Escola Três Marias.

As inscrições estão abertas até o dia 7 de maio e podem ser realizadas por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6dDyagLDRiiWSud4YejIfPK9_eB0eT7gputg4qfLoWI9apg/viewform?usp=sf_link .

A bolsa de supervisão terá duração até fevereiro de 2020 no valor de R$765,00 mensais. Dentre as atribuições do supervisor está elaborar, desenvolver e acompanhar as atividades dos discentes, participar de seminários de formação de professores da educação básica promovidos pelo IF Sertão-PE; informar à comunidade escolar sobre as atividades do projeto; participar das atividades de acompanhamento e avaliação definidas pela CAPES, dentre outros.

Clique aqui e confira o edital nº 28/2019

Por
Tecnóloga em Comunicação Institucional
IF Sertão-PE Campus Floresta

Petrolândia: Kêko Cavalcante se apresenta hoje no Maria Fumaça as 21h; amanhã tem Edy Ferreira e Rahmon Lima


Venha curtir MPB, Forró, Arrocha e outros Ritmos num só lugar no Maria Fumaça neste final de semana! Vai ser bom de mais! Confira atrações acima.

O Maria Fumaça, cada vez melhor e valorizando os artistas da região, está localizado na Orla Fluvial de Petrolândia. Contato: 87 3851-0376.

O Bar e Restaurante Maria Fumaça tem a organização de Pedrinho e família.

Acompanhe no Instagram @mariafumaca.oficial

Divulgação/Maria Fumaça

Policial civil de 42 anos é assassinado em Candeias - PE

O policial civil Peclisio Leal Bezerra Neto, 42 anos, foi assassinado, nesta madrugada, quando dirigia uma moto na Avenida Presidente Castelo Branco, em Candeias, Jaboatão dos Guararapes. O assassino se aproximou da vítima, também em uma moto, e atirou. Ferido, ele colidiu contra uma parede, onde caiu. Peclisio morreu no local.

O delegado João Brito, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), informou que a vítima tinha um restaurante e um frigorífico e promovia a segurança de comerciantes de Candeias. O policial acredita que essa atividade pode ter provocado uma vingança por parte de criminosos que atuam no bairro.

Em investigações preliminares, ficou constatado que a arma da vítima foi levada por outro suspeito. Peclisio foi preso em 2014 junto com outros policiais após uma acusação de extorsão contra um comerciante da Zona Sul. Na época da denúncia, ele trabalhava na Delegacia de Boa Viagem. O caso será enviado para a Divisão Sul de Homicídios e a Delegada Margareth Galdino ficara à frente.

Por Diário de Pernambuco

Bolsas, atividades, pesquisas e projetos das universidades federais em Pernambuco podem ser suspensas após cortes nos orçamentos

Os cortes dificultam o cumprimento do planejamento das atividades acadêmicas e administrativas da UFPE (esq.), UFRPE (centro) e Univasf (dir.). Fotos: Nando Chiappetta/DP, Peu Ricardo/DP e Univasf/Divulgação.

O funcionamento no segundo semestre das instituições públicas federais em Pernambuco está ameaçado pelo corte de orçamento de 30% anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). Bolsas, atividades, projetos, ações de manutenção e futuros investimentos podem ser suspensos por falta de verba, caso a redução nos valores repassados às instituições não seja revista. Os cortes referem-se a repasses do Tesouro com gastos discricionários, sem envolver salários.

O pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Thiago Galvão, informou que a instituição não sofreu novos bloqueios nesta sexta-feira (3). Nessa quinta-feira (2), a principal universidade do estado e uma das bem conceituadas do país, teve R$ 55,8 milhões bloqueados pelo governo federal.

Do total embargado, R$ 50 milhões são referentes ao orçamento de custeio da instituição de ensino superior. O corte representa 30% do total anual voltado para manutenção da universidade. Além do corte no orçamento de manutenção, a UFPE sofrou um bloqueio de R$ 5,8 milhões do orçamento de investimento, usado na aquisição de novos equipamentos, de aparelhos de ar-condicionado, compra de computadores, construção de novos prédios, por exemplo. "Neste primeiro semestre, as atividades não devem sofrer impacto, mas se a decisão não for revista, o funcionamento no segundo semestre fica comprometido. Esperamos que os parlamentares ajudem a reverter essa situação", afirmou.

Nesta sexta, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) detalhou os cortes impostos à instituição. Em comunicado oficial, a universidade informou que "amedida dificultará o adequado cumprimento do planejamento das atividades acadêmicas e administrativas, realizado por nossa instituição com base nos recursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019".

A instituição ressaltou que tem realizado esforços significativos de gestão e governança, a fim de minimizar os efeitos da limitação de recursos que afetam as instituições federais de ensino superior há alguns anos. No entanto, a nova medida, se mantida, comprometerá o funcionamento pleno da universidade.

De acordo com a UFRPE, a universidade sofreu um bloqueio orçamentário de R$ 23,6 milhões, ou seja, 31,3% do orçamento discricionário. Esse bloqueio, contudo, não ocorreu de forma linear, como segue: 1. Bloqueio de 30% para bolsas e capacitação; 2. Bloqueio 37,04% do funcionamento da Universidade – energia elétrica, água, segurança, limpeza e outros serviços terceirizados - ou seja, redução de R$ 19,4 milhões; 3. Quanto ao orçamento de capital (investimentos), houve um bloqueio de R$ 3,1 milhões, representando uma diminuição de 44%; Do orçamento discricionário previsto para o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai) - R$ 2,6 milhões -, foram bloqueados R$ 622 mil, sendo esse bloqueio exclusivamente no custeio".

Em relação à nova Universidade Federal do Agreste (Ufape), houve um bloqueio de R$ 3,7 milhões, o que representa 30% do orçamento que estava previsto. "Vale salientar que essa redução também não ocorreu de maneira uniforme. O orçamento de bolsas, capacitação e capital sofreu uma redução linear de 30%. Já o orçamento de custeio foi suprimido em 31,9%, reduzindo o orçamento de R$ 9,25 milhões para R$ 6,2 milhões", pontuou a UFRPE, no comunicado.

A universidade destacou ainda que "o bloqueio orçamentário foi realizado quando já havia decorrido quatro meses de execução orçamentária, o que representará um montante percentual bem maior no orçamento da UFRPE. Os cortes podem resultar numa supressão de até 50% dos contratos realizados pela instituição".

No comunicado, a UFRPE enfatiza também que "garantir o funcionamento pleno das universidades públicas federais é referendar o papel fundamental destas instituições no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação. As universidades públicas federais do Brasil estão nas primeiras colocações em todos os indicadores de qualidade, divulgados por órgãos especializados. Fortalecer a universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva é fundamental para o desenvolvimento do país e para a redução das desigualdades sociais no Brasil".

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) confirmou, nesta sexta, que também sofreu cortes no orçamento. De acordo com dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), a instituição sofreu um corte de 30% no seu orçamento discricionário previsto na Lei de Orçamentária Anual (LOA).

Parlamentares

Deputados federais e senadores de diversos partidos têm se mobilizado para reverter a situação do corte nas verbas das universidades. Nessa quinta-feira (2), o senador Randolfe Rodrigues (Rede) protocolou uma ação popular na Justiça Federal contra o MEC. O partido deu entrada ainda em um mandado de segurança coletivo junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de suspender os cortes. "As ações pedem liminar para determinar que os cortes sejam imediatamente suspensos e serão julgadas nos próximos dias", afirmou o senador.

De acordo com a assessoria de comunicação do STF, "a Rede ajuizou o Mandado de Segurança (MS) 36459, relatado pelo ministro Marco Aurélio. Ainda não há qualquer decisão".

Parlamentares que representam Pernambuco no Congresso Nacional também têm se movimentado para tentar reverter a situação. O deputado federal Danilo Cabral (PSB) disse que a medida do governo federal fere a autonomia das universidades e foi tomada com base em critérios subjetivos e políticos e não técnicos. "Outros cortes na educação já haviam sido feitos e tínhamos essa pauta. Cerca de 80 mil pesquisas estão comprometidas por causa dos cortes. Temos audiências marcadas com três ministros para cobrar deles uma posição", afirmou.

Nesta quarta-feira (8), a Comissão de Educação da Câmara Federal recebe o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. Na quarta-feira seguinte (15), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, será indagado. No dia 29, a audiência pública será com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

O deputado federal João Campos (PSB), um dos diretores de uma comissão externa criada para acompanhar a atuação do MEC, disse que tem acompanhado o assunto de perto. "Tive reuniões recentes com os reitores Anísio (Brasileiro, da UFPE) e Maria José (de Sena, da UFRPE), onde já havíamos discutido a questão dos cortes do governo federal nos orçamentos das universidades. Por meio da comissão externa, vamos acompanhar de perto a situação e já preparamos requisição cobrando respostas do Ministério da Educação", pontuou.

Para o deputado federal Raul Henry (MDB), os cortes nos orçamentos das instituições federais de ensino superior são absurdos. "É inadmissível que se faça um corte em instituições que têm atividades programadas para o ano inteiro sem haver diálogo e sem uma explicação razoável. É inaceitável a justificativa de que as universidades fazem balbúrdia", afirmou.

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT), um dos coordenadores da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, disse que um ato será realizado nesta terça-feira (7), na Universidade de Brasília (UnB), contra os cortes. "Entramos com uma ação popular (na Jutiça Federal) para cobrar informações sobre a validade (dos cortes). Em relação à fala do ministro (da Educação), fizemos um levantamento do histórico escolar dele e apuramos que a média no curso de ciências econômicas do ministro Abraham Weintraub foi 1,2 no primeiro ano da graduação. Isso sim, é uma balbúrdia", disse, em referência à fala do ministro sobre três universidades brasileiras.

A diminuição dos recursos foi anunciada inicialmemnte para as universidades de Brasília (UnB), Federal Fluminense (UFF) e Federal da Bahia (UFBA). Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada nessa segunda (29), o ministro da Educação justificou que as reduções no orçamento da UnB, da UFF e da UFBA foram definidos porque as três instituições estariam com sobra de dinheiro para "fazer bagunça e evento ridículo". Weintraub afirmou que a promoção de "balbúrdia" nas universidades e festas inadequadas ao ambiente universitário seria critérios usados para a escolha das instituições afetadas pelo congelamento de verbas.

UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco tem três campi (Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão), 105 cursos de graduação, 133 cursos de pós-graduação, 30,6 mil alunos de graduação, 12,7 mil alunos de pós-graduação, 2,8 mil professores e 4,1 mil servidores técnico-administrativos. A instituição ficou em 20º lugar entre as universidades brasileiras classificadas no ranking 2019 do Times Higher Education (THE) de países considerados de economia emergente (Emerging Economies University). A UFPE está no intervalo 301–350 entre todas as instituições do mundo. Os resultados mostraram que a UFPE melhorou nas dimensões de ensino e visibilidade internacional.

UFRPE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco, de acordo com o Relatório de Gestão 2017 da instituição, tem 12.964 estudantes, sendo 11.345 de graduação e 1.619 de pós. A UFRPE tem 1.138 professores e 1.940 funcionários. Levando em consideração todas as universidades públicas (federais e estaduais), a UFRPE ficou, em 2018, na 27ª melhor classificação no ranking do Índice Geral de Cursos (IGC/MEC). Ao todo, 2.083 instituições de ensino superior foram avaliadas pelo MEC. A UFRPE ocupa o posto de 77º no ranking geral, que inclui além das universidades, centros universitários, faculdades, institutos, entre outras instituições públicas e privadas.

Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco está presente em três estados: Pernambuco, Bahia e Piauí. Os primeiros campi foram implantados em Petrolina, sertão pernambucano; Juazeiro (BA) e São Raimundo Nonato (PI). Em seguida, a universidade se estabeleceu em Senhor do Bonfim (BA), depois foi implantado o campus Paulo Afonso (BA) e, mais recentemente, o campus Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, foi criado. A universidade oferece 35 cursos de graduação, dos quais 30 são presenciais e cinco na modalidade de Educação a Distância (EAD). A Univasf também possui 17 cursos de mestrado, quatro doutorados e 10 especializações.

IFPE

Ao todo, o IFPE tem 16 campi distribuídos em todas as regiões do estado, além de 11 polos da Educação a Distância (EAD). São oferecidos 283 cursos regulares nos níveis técnico, superior e de pós-graduação, totalizando o atendimento a mais de 27 mil estudantes. "Para além das atividades de sala de aula, nossos alunos têm, aqui, a oportunidade de serem inseridos em práticas de pesquisa, inovação e extensão, sob a orientação de um corpo docente altamente qualificado, formado por 1.277 professores, dos quais 78,23% são mestres e doutores", destacou o IFPE.

Por Diário de Pernambuco

Para injetar cerca de R$ 10 bilhões na economia, governo vai reabrir saques de PIS e Pasep


Preocupado com o ritmo fraco da economia, que deve ganhar impulso mais forte com a aprovação da reforma da Previdência, o governo do presidente Jair Bolsonaro vai reabrir a autorização para saques de quem tem cotas do PIS e Pasep.

Com a medida, assessores presidenciais disseram ao blog que cerca de R$ 9 bilhões a R$ 10 bilhões podem ser injetados na economia, ajudando as pessoas a pagarem dívidas ou consumirem.

Durante o governo do presidente Michel Temer, a equipe econômica fez uso da medida para estimular a economia. Primeiro, liberou recursos de contas inativas do FGTS, injetando cerca de R$ 40 bilhões na economia. Depois, autorizou o saque de cotas do PIS e Pasep até o dia 28 de setembro do ano passado.

Neste caso, o saldo das cotas caiu de R$ 34 bilhões para algo na casa de R$ 21 bilhões, recursos ainda existentes e que, agora, o governo Bolsonaro quer liberar pelo menos em parte.

Segundo assessores, do saldo atual de cerca de R$ 21 bilhões, há uma estimativa de serem sacados algo entre R$ 9 bilhões e R$ 10 bilhões. Em torno de 30% do saldo remanescente é de pessoas com mais de 70 anos. O governo deve divulgar formas de as pessoas identificarem se ainda têm direito a saque, inclusive de familiares que já morreram.

No governo passado, o ex-presidente Temer aprovou medida provisória ampliando a possibilidade de saques de recursos do PIS e Pasep para todas as idades. Antes, só podiam sacar o dinheiro beneficiários com idade a partir de 60 anos ou que se aposentassem.

No Palácio do Planalto, assessores presidenciais estão preocupados com o ritmo fraco da economia neste início de mandato de Bolsonaro. As previsões de crescimento caíram de 2,5% para 1,7% em 2019.

Alguns economistas já falam em 1%. Além do saque das contas de PIS e Pasep, o Ministério da Economia elabora outras medidas para tentar aquecer a economia, entre elas ações para liberar crédito a empresas e pessoas físicas.

A reabertura do prazo de saque de PIS e Pasep será divulgada ainda no mês de maio e deve beneficiar trabalhadores do setor público e privado que contribuíram para o PIS e para o Pasep até 4 de outubro de 1988 e que não tenham resgatado todo o saldo.

As contas do PIS, de trabalhadores do setor privado, são administradas pela Caixa. As do Pasep, de servidores públicos, pelo Banco do Brasil.

Por G1

Petrobras eleva preço médio do litro do diesel nas refinarias em 2,56%


A Petrobras anunciou, na noite desta sexta-feira (3), elevação média de 2,56% nos preços do diesel comercializado nas refinarias da empresa, a partir deste sábado (4). O preço da gasolina permanecerá inalterado.

A informação consta no site da empresa, no qual a petroleira detalha preços praticados nos 37 pontos de suprimento do mercado brasileiro, para a gasolina, o diesel S10 e o diesel S500.

Como não houve reajustes, o preço da gasolina continuará a ser negociado a R$ 2,045 por litro, em média, nas refinarias do país. O preço médio do litro do diesel, por sua vez, passará a R$ 2,3047, R$ 0,0577 acima dos R$ 2,2470 que valem até hoje, nas refinarias da estatal.

O mais recente reajuste realizado pela companhia foi efetuado na última terça-feira (30). A empresa informou reajuste médio de R$ 0,07 no litro da gasolina nas refinarias — o que representou aumento de 3,5% ante o preço médio negociado anteriormente, de R$ 1,975 por litro.

Na segunda-feira da semana passada, a empresa anunciou mudanças novamente em seu formato de divulgação de reajustes nos preços de gasolina e diesel. Em meio à retomada do debate nacional sobre os preços praticados pela estatal, frente às ameaças de uma nova greve dos caminhoneiros, a estatal passou a divulgar em seu site preços praticados pela empresa, à vista, nos 37 pontos de suprimento do mercado brasileiro.

Por G1