Postagens

Mostrando postagens de Novembro 16, 2015
Publicidade />

TJPE aprova por unanimidade o afastamento do prefeito de Gravatá, PE

Imagem
Bruno Martiniano, prefeito de Gravatá (Foto:Alex Brassan/Amupe
Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decidiu por unanimidade pelo afastamento do prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano. Todos os 15 desembargadores da corte votaram pelo afastamento do gestor, pedido por Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e Ministério Público estadual (MPPE). A audiência ocorreu na tarde desta segunda-feira (16), no Recife.

De acordo com o Palácio da Justiça, o prefeito de Gravatá deve permanecer no cargo até que o governador Paulo Câmara nomeie quem irá administrar o município temporariamente. A decisão do governador deve ser publicada no Diario Oficial. Os desembargadores não aceitaram o pedido do vice-prefeito Rafael Prequé para assumir a prefeitura durante o afastamento de Bruno Martiniano.

O desembargador Eurico de Barros - relator do processo - apresentou uma lista de 14 irregularidades que teriam sido cometidas por Bruno Martiniano, conforme informaram o TCE-PE e o MPPE. Entre elas estão fr…

Rede Estadual abre matrícula para ano letivo de 2016

Imagem
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação, inicia seu processo de matrículas da Rede Estadual de Ensino para o ano de 2016 no dia 16 de novembro. São mais de 197 mil vagas ofertadas para estudantes novatos em toda a Rede, no ensino fundamental e no médio. As matrículas serão realizadas em duas fases, e a primeira estará aberta nesta segunda-feira (16) e vai até 18 de dezembro. A segunda será de 20 a 26 de janeiro de 2016 para os que não realizaram no período inicial.

Das vagas disponíveis, 88.493 já estão reservadas para estudantes oriundos da rede municipal. As demais estão localizadas na capital (19.329), na Região Metropolitana (30.410) e no interior (59.440), totalizando 109.179 que estarão disponíveis na internet. Destas, 35.828 são para o ensino fundamental, incluindo anos iniciais e finais; e 73.351 para o ensino médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Retirada de água no rio São Francisco poderá aumentar

Imagem
Foto: Ascom CBHSF
A retirada de água no rio São Francisco nos próximos dez anos chegará a uma vazão outorgada de 785,9 m3/s, o que representará um aumento de 151,8% em relação a 2010, com 312,2 m3/s. A informação foi apresentada pela empresa executora dos trabalhos de atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Francisco, a Nemus Consultoria, durante reunião técnica do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, realizada no dia 13 de novembro, em Salvador (BA).

Os números foram divulgados com base no relatório de cenários de desenvolvimento e prognóstico do estudo, iniciado no final de 2014, pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, prevendo projeções no sentido de alavancar melhorias para o rio. Segundo a Nemus, o grande absorvedor de toda essa demanda é o uso agropecuário, que utiliza mais de 80% do volume captado. “É fundamental intervir na indústria. Para isso, será preciso medidas de controle dessas vazões”, disse Pedro Bettencourt, diretor …

Teresa Leitão critica declarações do secretário de Desenvolvimento Social sobre o papel da mulher na política

Imagem
“Lutamos para sermos respeitadas”, diz a parlamentar. (Foto: Roberto Soares)

Declarações do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento (PSB), publicadas na imprensa na última semana, renderam críticas da deputada Teresa Leitão (PT), durante a Reunião Plenária desta segunda (16). Em entrevista à rádio Folha FM, o gestor teria reprovado a decisão da presidente Dilma Rousseff, durante seu primeiro mandato, de confiar a articulação com o Congresso Nacional a uma mulher, a ex-senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

“Uma mulher. Imagine: na Câmara são 513 deputados, e tem pouco mais de 10, 20, 30 parlamentares mulheres. A maioria é homem, e homem vai tomar uma, sai. A mulher tem mais dificuldade em fazer essa abordagem, tem dificuldade de construir”, afirmou o secretário em passagem citada por Teresa Leitão.

A petista analisou que a manifestação de Nascimento, “destacado pela militância pelos direitos das minorias”, demonstra que esse pensamento está en…

Petrolândia: Escola Monteiro Lobato homenageia o Dia Nacional da Consciência Negra com lançamento de livro

Imagem
Na próxima sexta-feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a Escola Municipal Monteiro Lobato, orgulhosamente lança o livro "As Aventuras da Princesa Laura ", a princesa negra mais cativante do Brasil.

O convite é feito pela Professora Josimere Capistrano Freire, Diretora da Escola, Saúde e Coordenadora Bernadete Batista.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Josimere Capistrano

Rodrigo Novaes pede novo poço artesiano para moradores do Assentamento Serra Negra

Imagem
Deputado estadual Rodrigo Novaes (Foto: Roberto Soares)
As dificuldades hídricas enfrentadas pelos moradores do Sertão do Estado foram novamente apresentadas pelo deputado Rodrigo Novaes (PSD), em discurso no Pequeno Expediente desta segunda (16). Desta vez, o parlamentar solicitou ao Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) que providencie a perfuração de um novo poço artesiano nas imediações do Assentamento Serra Negra, no município de Floresta.

Segundo Novaes, o poço do assentamento está entupido há aproximadamente 70 dias, prejudicando as 80 famílias que vivem no local. “Os moradores da localidade só têm mais uma semana de água. Por isso, faço um apelo ao diretor regional do Dnocs para que mande uma máquina perfuratriz à região”, solicitou.

Afogados da Ingazeira: Curso orienta empresários a evitar o desperdício de alimentos

Imagem
Comer fora de casa tem sido uma realidade cada vez mais presente na vida dos Brasileiros. A dura rotina do dia-dia tem levado cada vez mais gente a procurar restaurantes, bares e lanchonetes para faze uma refeição ao longo do dia.

Buscando qualificar os empreendedores afogadenses que atuam neste segmento, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira buscou uma parceria com o SENAC e o SEBRAE, e ofereceu um curso de aproveitamento integral de alimentos, visando à redução do desperdício. No Brasil, segundo dados da ONG “Banco de Alimentos”, 26,3 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino. Sendo a maior perda (45%) de hortifrútis.

Sem vaga para estacionar carro, delegada se irrita e fura pneus de viatura policial em PE

Imagem
Delegada chegou à Central de Plantões e não encontrou vaga para estacionar o próprio carro. Revoltada, furou pneus de uma das viaturas que estava no local. Crédito: anônimo

Um caso inusitado aconteceu nesse domingo (15) na Central de Plantões da Polícia Civil. Uma delegada, cujo nome está sendo preservado, chegou para o plantão e não encontrou vaga para estacionar o seu carro particular. Revoltada, ela furou pneus de uma das viaturas que estava parada no local. O fato chamou bastante atenção e está circulando pelas redes sociais.

Em nota oficial, a assessoria de comunicação da Polícia Civil de Pernambuco informou que a Chefia já foi comunicada sobre o fato e que “está tomando as providências cabíveis”. O fato também já foi comunicado à Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS).

É possível que uma sindicância seja instaurada ainda nesta segunda-feira (16) para apurar o possível desvio de conduta praticado pela delegada plantonista.

Vice-governador Raul Henry vai à reunião do PMDB em Brasília

Imagem
Vice-governador de PE Raul Henry (PMDB) em entrevista a Assis Ramalho
O vice-governador Raul Henry confirmou presença em Brasília nesta terça-feira (17) para participar da reunião da Fundação Ulysses Guimarães, órgão de estudos políticos do PMDB, em que será debatido o documento “Uma ponte para o futuro”.

Intitulado de “Plano Temer”, o documento foi interpretado pela revista “Veja” desta semana como o plano de governo dos peemedebistas para a hipótese de a presidente Dilma Rousseff ser afastada do governo por um processo de impeachment.

Raul irá á reunião, mas seu padrinho político – o deputado Jarbas Vasconcelos, não. Mantém-se afastado da cúpula nacional do PMDB há mais de dez anos e assim pretende continuar.

O documento do PMDB está sendo encarado como o primeiro passo que será dado pelo partido em prol do rompimento com o governo da presidente Dilma Rousseff.

Não faltará água em Baixo Guandu e em Colatina (ES), garante ministro

Imagem
Gilberto Occhi destaca que as ações do governo federal nos dois municípios do estado são preventivas.
Brasília-DF, 16/11/2015 - O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, garantiu nesta segunda-feira (16/11) que o abastecimento de água nos municípios de Baixo Guandu (ES) e de Colatina (ES) não será interrompido. “Não faltará água nessas duas cidades. O que pode haver é uma diminuição da oferta e uma adequação do abastecimento por conta da captação no Rio Doce”, explicou o ministro, durante entrevista coletiva em Colatina.

Gilberto Occhi participou de uma reunião de trabalho com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e membros do governo estadual. A pauta principal foi relacionada às medidas em andamento para viabilizar um sistema alternativo para fornecimento de água aos moradores dos municípios. O ministro ainda sobrevoou a região para acompanhar os trabalhos e avaliar a situação do Rio Doce no estado.

Petrolândia: Petroclínica informa que Dr. Leirson Magalhães, especialistas em obesidade e Endoscopia Digestiva Alta atenderá no dia 30

Imagem
APetroclínica, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, na Quadra 09, próximo ao Atacado Sanfrancisco, informa que Dr. Leirson Magalhães, pós-graduado em Endoscopia Digestiva, especialista em tratamentos de obesidade, atenderá no dia 30 (segunda-feira) deste mês, a partir das 7h30. Agende sua consulta pelos números 87 99805-0774 ou 87 3851-2333.
Profissionais que atendem na Petroclínica


*Lariça Bulhões (Pediatria)
*Nubia Lopes (Ginecologia, colposcopia, ultrassonografia, biópsia, cauterização)
*Emanuel Barros (Endocrinologista)
*Rommel Alencar (Fisioterapia e drenagem linfática)
*Lourdes Barbosa (Psiquiatra)
*Ariane Lacerda (Nutricionista)
*Cristiane Jaques (Médica do Trabalho)
*Blênio Alves (Clínico e Cirurgião)
*Jean Marcos (Nutricionista)
* Leirson Magalhães (Tratamento de Obesidade/Endoscopia)
*Ígaro Cordeiro (Cirurgião Dentista)

Fonte: Claudijane Souza/Petroclínica

Evento gratuito desmistifica os distúrbios de aprendizagem

Imagem
Combater preconceitos e discriminação, além de definir que tipo de apoio as crianças e adolescentes devem ser submetidos no ambiente familiar e na escola. Esse é o intuito do primeiro Congresso Nacional Online sobre Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem, que acontece entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro. Totalmente gratuito e online, o evento irá promover diversas palestras com importantes especialistas do Brasil e do exterior.

O programa tem como objetivo apresentar o que existe de mais atual nas Neurociências, com fundamentação científica numa linguagem simples e com aplicabilidade prática.

Segundo o idealizador e neuropediatra Dr. Clay Brites, o projeto nasceu da necessidade de auxiliar familiares, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, médicos e demais interessados na compreensão sobre transtornos de aprendizagem e comportamento. “Pretendemos compartilhar informações valiosas para impactar as áreas da saúde e educação e unir es…

Mais de 22 mil pessoas visitam a Exposição de Animais no primeiro dia

Imagem
Cerca de 22 mil pessoas prestigiaram o primeiro dia da 74ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ENAPD que teve início no domingo passado no Parque do Cordeiro, no Recife. Um público formado principalmente por famílias com crianças visitou os diversos pavilhões para ver os mais de cinco mil animais que estão em exposição e também aproveitaram a oportunidade de lazer oferecida pelo parque de diversões e pelos shows que começaram com a apresentação Banda Infantil Tio Bruninho e teve sequência com Tuca Barros, depois com Renny e a Galera.

Nesta segunda-feira começam os julgamentos dos equinos das raças Campolina e Quarto de Milha, dos bovinos Gir e Girolando, além dos julgamentos classificatórios dos ovinos da raça Santa Inês. Os leilões só terão início na terça-feira, tendo em vista que foi cancelado o leilão de bovinos da raça Girolando que seria nesta segunda. O evento deve movimentar até domingo cerca de R$ 30 milhões em negócios.

A partir desta segunda-feira, a Expo…

Alepe homenageia os 40 anos de vida pública de Inocêncio Oliveira

Imagem
Amanhã, 17 de novembro, a ALEPE realizará sessão solene em homenagem aos 40 de vida pública de Inocêncio Oliveira. Será às 18h, no plenário.
O requerimento é de autoria do Deputado Rodrigo Novaes (PSD) e foi aprovado por unanimidade pelos pares.

Assessoria de imprensa do Deputado Rodrigo Novaes

Petrolândia: Dra. Anne Valéria, Alergologista e Pneumologista, atende na Neurocordis nesta terça-feira (17)

Imagem
Neurocordis, em Petrolândia, informa que Dra. Anne Valéria Faustino, Alergologista e Pneumologista, vai atender nesta terça-feira (17), à tarde, para consultas, teste alérgico e espirometria. A médica atende quinzenalmente nesta cidade.

Neurocordis está localizada na Av. Pref. José Gomes de Avelar, 63 - Centro de Petrolândia. Marque sua consulta pelo telefone (87) 3851-0503.
Alergologia (ou Imunoalergologia) é a especialidade da Medicina que visa o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas. A especialidade consiste na avaliação clínica do paciente, nos testes cutâneo-alérgicos, na prescrição e fornecimento da imunoterapia específica para dessensibilização.
Pneumologia é a especialidade da medicina que estuda o mecanismo de funcionamento da respiração e da estrutura dos pulmões, responsável pelo tratamento das doenças pulmonares e respiratórias, incluindo as intervenções de cirurgia torácica.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Neurocordis Fontes: Wikipédia e Ho…

Defesa Civil Nacional anuncia que abastecimento de água em Governador Valadares (MG) está normalizado

Imagem
Laudo da Copasa confirma qualidade da água.
Brasília-DF, 16/11/2015 - A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional (MI) anunciou o restabelecimento do abastecimento de água, por distribuição convencional, no município de Governador Valadares (MG). Desde domingo (15/11) à tarde, o tratamento e a distribuição de água para a população começou a ser normalizado. O munícipio foi um dos afetados pelo rompimento da barragem de minério em Mariana (MG).

A medida foi adotada com base na redução do grau de turbidez e na análise realizada no laboratório da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa/MG). O laudo da empresa registra que não há contaminação química, por materiais pesados ou qualquer substância que impeça a utilização da água do Rio Doce para o consumo humano. Segundo o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira, a medida se estende às demais cidades que fazem captação de água no mesmo rio.

IHU On-Line #477: Resistência Viva. A luta de Zumbi e Dandara continua.

Imagem
Clique na imagem para acessar a revista
Em novembro se evidencia mais intensamente a memória das lutas afro-brasileiras. Desde as primeiras mobilizações por liberdade nas batalhas travadas nos diversos quilombos espalhados pelo país, até os embates mais recentes, que têm ocorrido nos “outros” espaços que a população negra pouco a pouco vem conquistando e que historicamente não lhe são atribuídos. O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, marca essa história de conquistas da qual são ícones Zumbi e Dandara, guerreiros líderes da resistência no Quilombo de Palmares, que se mantêm vivos em todos aqueles que lutam por uma sociedade com mais equidade e menos discriminação. A revista IHU On-Line desta semana debate este tema a partir do olhar de diversos pensadores envolvidos com esta causa.

Petrolândia: MedClinic divulga calendário de atendimentos desta semana

Imagem
Cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz agora atende também na MedClinic Clínica Especializada

A MedClinic, situada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima nº 292, na Orla de Petrolândia, informa os dias e horários de atendimento do seu quadro de especialistas médicos.

Marcação de consultas: Telefone: (87) 3851-1879

Calendário de atendimento

Terça-feira (17):
Dr. Fábio Romão - Geriatra -

Quinta-feira (19)
Dr.Cleobenysson Cruz - Cardiologista -
Sexta-feira (20)
Drª Lígia Carvalho - Pediatra -
Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Domingo na AVEPE tem futebol e visita de 'estrangeiro' filho da terra

Imagem
Atualmente residido em Berlim (Alemanha) Edney Pereira (meio da foto) apareceu na AVEPE para visitar parentes e amigos. ''Lá, mato a saudade de familiares e amigos lendo o Blog de Assis Ramalho e ouvindo a Web Rádio Petrolândia''
Neste domingo, 15 de novembro/2015, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada no Estádio Municipal ''O Galegão''. Confira abaixo os resultados:

1ª Pelada (das 6 às 7 hs da manhã):
Camisa Amarela 5 x 3 Camisa Azul

2ª pelada (das 7 às 8 hs da manhã)
Camisa Amarela 1 x 1 Camisa Azul
Gols do Camisa Amarela: Valmir (Pênalti) e Boni para o Camisa Azul

O domingo na AVEPE também foi marcado pela visita do jovem Edney Meirele Pereira. Filho de Petrolândia, atualmente morando em Berlim, na Alemanha, é mais um, entre muitos amigos, espalhados por esse mundão de meu Deus, que mata as saudades da terrinha acompanhando o Blog de Assis Ramalho, e ouvindo a Web Rádio Petrolândia.
'&…

Petrolândia: IESPE oferece cursos de extensão na cidade. Inscrições no CFEPP Cursos.

Imagem
PROCESSO SELETIVO 2016.1 DATA 29-11-2015. INSCRIÇÕES NO CFEPP CURSOS.
Estude no IESPE o melhor Instituto de Educação Superior de Pernambuco.(POLO PETROLÂNDIA-CFEPP CURSOS), aulas presenciais, 2 vezes por semana, cursos reconhecidos pelo MEC, mensalidades que cabem no seu bolso. Seja um profissional preparado.

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA:
Administração – Pedagogia - Serviço Social - Educação Física - Letras-Libras.

PÓS GRADUAÇÃO:
Educação Especial com ênfase em Libras, Educação Infantil e Letramento, Inglês,Metodologia do ensino de gramática e produção de texto, Gestão, Supervisão Educacional e coordenação pedagógica, Biologia entre outras.

Visite nosso site: www.iespenet.com.br ou o nosso polo localizado no CFEPP cursos, Petrolândia : Avenida dos Três Poderes, 58 -1 º andar centro. Telefones:(87)3851-1532 ou (87) 99954-1287.

Ensino superior de confiança e com qualidade na sua cidade com apoio do CFEPP CURSOS. Pense bem, Pense no melhor faça ....IESPE.
Segundo Alan Rodrigues, diretor do CFEPP Cur…

Petrolândia: Marcação de exames e consultas de 17 a 20 de novembro de 2015 na Secretaria de Saúde

Imagem
Confira abaixo as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação no período de 17 a 20 de novembro de 2015, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, no centro da cidade. Confira


Terça-feira (17): Pediatra, Canal, Cirurgião Geral, Raio X, Exames Laboratoriais,
Quarta-feira (18): Pediatra, Ginecologista, Dentista, Nutricionista, Raio X, Exames Laboratoriais
Quinta-feira (19): Pediatra, Clinico Geral, Eletrocardiograma, Raio X, Exames Laboratoriais
Sexta-feira (20): Cirurgião Geral, Pediatra, Raio X, Exames Laboratoriais


Clique e ouça
Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Paulo Jr/Secretaria de Saúde

Dia da Consciência Negra é comemorado em mais de mil cidades brasileiras

Imagem
Mais de mil cidades brasileiras comemoram, em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. A data, incluída em 2003 no calendário nacional, refere-se à morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares.

Comemorada há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi oficializada pela Lei 12.519 de 2011.

Levantamento realizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) em 2014 apresenta a lista completa das cidades que comemoram a data.

As decisões dos estados e cidades da Federação, em relação à adoção do Dia da Consciência Negra, são as seguintes:

CPRH comemora GIS Day em Pernambuco

Imagem
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por meio da Unidade de Gestão de Geotecnologias e Inovação, integrada a Diretoria Técnica Ambiental (DTA), anuncia que está aberto o período de inscrições para o III Seminário de Geotecnologias de Pernambuco: Perspectivas e Práticas, que este ano, apresenta-se como uma iniciativa do GIS Day – que, em língua inglesa, quer dizer “Dia dos Sistemas de Informações Geográficas”.

Celebrado em todo o mundo, por iniciativa da National Geographic Society, em Pernambuco, o GIS Day ocorrerá nos dias 18 (no auditório do Departamento de Engenharia Cartográfica da UFPE - 2° andar do Centro de Tecnologia e Geociências) e 19 (no Laboratório de Informática do Mestrado do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP)). O objetivo é promover a troca de experiências e divulgar os benefícios de tecnologias baseadas nos Sistemas de Informação Geográfica (GIS) com colegas e membros da comunidade.

Côrte Real apresenta emendas ao PPA com duplicação da BR-232 e construção de hospitais

Imagem
Côrte Real (Foto: Luís Macedo/Agência Câmara)
De olho na interiorização do desenvolvimento e na melhoria da vida do povo do interior pernambucano, o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) apresentou duas emendas ao Plano Plurianual (PPA) 2016-2019, do governo federal. Uma sugestão inclui a duplicação da BR-232, no trecho entre os municípios de São Caetano e Arcoverde, no plano de ações do Executivo Nacional. A outra proposta prevê a construção de quatro hospitais federais especializados nas regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão.

As emendas foram protocoladas na Comissão Mista de Orçamento, do Congresso Nacional. Elas serão analisadas pelo colegiado, presidido pela senadora Rose de Freitas (PMDB-ES). O relator do PPA é o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR).

Para a duplicação da BR-232 entre São Caetano e Arcoverde, Jorge Côrte Real estimou o valor total de R$ 750 milhões, sendo R$ 250 milhões para serem desembolsados no primeiro ano.

Papa diz que violência em nome de Deus é "blasfêmia"

Imagem
O papa Francisco expressou neste domingo (15) sua "profunda dor" após os atentados em Paris e insistiu que usar o nome de Deus para justificar a violência e o ódio é "uma blasfêmia". "Toda esta barbárie nos deixa sem palavras e nos perguntamos como o coração humano pode conceber e realizar acontecimentos tão terríveis, que comoveram não só a França, mas o mundo inteiro", declarou durante o Angelus na Praça de São Pedro, em Roma.

"Diante de tais ações, só podemos condenar a afronta inominável à dignidade da pessoa humana", acrescentou o Papa. "Quero reafirmar que o caminho da violência e do ódio não resolve os problemas da humanidade, e que usar o nome de Deus para justificar esta voz é blasfêmia!", ressaltou.

Cinco terroristas que se explodiram foram identificados; veja quem são eles

Imagem
Terroristas em ordem da esquerda para a direita, Omar Ismael Mostefai, Brahim Abdeslam, Bilal Hadfi e Samy Amimour que serviram como homens-bombas nos atentados de Paris
Paris, França - Dos sete terroristas que se explodiram na sexta-feira (13/11) à noite nas ruas de Paris e nos arredores do Stade de France, cinco foram identificados. Deles, quatro são franceses, enquanto ao menos três passaram pela Síria.

Ataque ao Bataclan

Pelo menos 89 pessoas foram mortas a tiros por três homens que portavam armas pesadas, e que invadiram a casa de espetáculos onde ocorria um show da banda americana Eagles of Death Metal. Os assassinos acionaram seus cintos de explosivos quando a polícia entrou no recinto.

Tenente é morto a tiros após discussão sobre som alto na BA

Imagem
Tenente chegou a ser levado para hospital, mas não resistiu (Foto: Edvaldo Alves/Site Liberdadenews.com.br)
Um tenente aposentado da Polícia Militar foi morto a tiros na noite de domingo (15), no município de Teixeira de Freitas, região sul da Bahia.

Segundo informações da polícia local, o tenente era dono de uma boate e foi assassinado após uma discussão que teve com alguns clientes sobre a altura do som. Outras duas pessoas foram atingidas pelos disparos e ficaram feridas.

De acordo com a polícia, o crime aconteceu por volta das 23h. Depois que o tenente baixou o volume do som, três clientes começaram uma discussão com o dono do estabelecimento. Minutos depois, a vítima voltou a baixar o volume e, após uma nova discussão, ela foi baleada pelos clientes.

Estado Islâmico ameaça EUA e outros países de ataques terroristas

Imagem
O grupo terrorista Estado Islâmico divulgou um novo vídeo nesta segunda-feira (16) no qual diz que os países que participam dos bombardeios aéreos na Síria terão o mesmo destino que a França, alvo de ataques que deixaram 129 mortos e mais de 350 feridos na última sexta-feira (13). As informações são da agência Reuters.

O grupo também ameaçou realizar um ataque em Washington, a capital dos Estados Unidos.

A mensagem às nações envolvidas no que chamou de “campanha de cruzada” foi feita por um homem vestido com uniforme militar e um turbante, identificado nas legendas como "Al Ghareeb, O Argelino".

"Dizemos aos Estados que participaram na campanha de cruzada que, por Deus, vocês terão um dia a vontade de Deus, como a França, e por Deus, como atingimos a França em seu centro em Paris, então juramos que vamos atingir a América em seu centro, em Washington", disse um homem no vídeo.

Não foi possível verificar de imediato a autenticidade do vídeo, que afirma ser obra de …

Agressões domésticas alavancam crescimento da violência no Brasil. Entrevista IHU On-Line com Julio Jacobo Waiselfisz

Imagem
“A primeira questão é que violência doméstica não é patrimônio exclusivo das mulheres ou fato exclusivo das mulheres. Estão na mesma situação as crianças, os adolescentes, os jovens e os idosos”, destaca o sociólogo.
As mulheres seguem sendo um dos principais grupos que são vítimas de violência no Brasil. Dados do Mapa da Violência, divulgado na última semana, apontam que 55% dos homicídios praticados contra mulheres ocorrem dentro de casa, sendo que familiares diretos, como pai, marido, irmão, filho, namorado etc -, são responsáveis pela metade dos assassinatos. Tão grave quanto este dado é o perfil das vítimas, que não fica restrito ao público feminino. “A primeira questão é que violência doméstica não é patrimônio exclusivo das mulheres ou fato exclusivo das mulheres. Estão na mesma situação as crianças, os adolescentes, os jovens e os idosos”, avalia o pesquisador Julio Jacobo Waiselfizs, em entrevista por telefone à IHU On-Line.

“Nos últimos anos, em cada uma dessas áreas houve i…

Fernando Baiano sai da prisão. E vai para um apartamento de R$ 12 milhões

Imagem
Fernando Baiano deixa a prisão depois de amanhã, conforme acordado em sua delação premiada. Vai direto de Curitiba para o seu apartamento de 800 metros quadrados na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Este imóvel, avaliado em torno dos R$ 12 milhões, mesmo com o mercado imobiliário carioca caindo aos pedaços, ficará com o ex-operador. Já as casas de Trancoso e Angra dos Reis foram repassadas à Justiça para serem vendidas.

O Globo

Definidas as semifinais da 10ª Copa TVAB de Futsal; Petrolândia x Sertânia e Arcoverde x Floresta fazem os confrontos do Sertão

Imagem
Petrolândia (foto) x Sertânia e Arcoverde x Floresta fazem os confrontos do Sertão. No Agreste, os confrontos são: Dois Riachos x Caruaru e Lagoa dos Gatos x Bonito (Foto: Assis Ramalho)

Estão definidas as semifinais do Agreste e do Sertão da 10ª Copa TV Asa Branca de Futsal. As dez partidas realizadas neste sábado definiram os oito classificados para a penúltima fase da competição.

Em Caruaru, no ginásio do Sesc, Bonito atropelou São Caetano por 8 a 1. Em seguida, Brejo da Madre de Deus bateu Camocim de São Félix por 1 a 0 e Garanhuns venceu a Vila do Pará por 3 a 1. Por fim, os donos da casa venceram Catende por 2 a 1.

No Sertão, em Arcoverde, Petrolândia goleou Floresta por 5 a 1. A outra partida que estava prevista não foi realizada, Betânia não compareceu ao ginásio do Sesc e Arcoverde venceu por W.O. Em Panelas, Dois Riachos venceu Água Preta por 6 a 3, Novo Horizonte e Vila Rafael ficaram no 3 a 3, Maraial massacrou Riacho Doce por 8 a 4 e encerrando a segunda fase, Panelas …

Humberto quer fim de cobrança extra em ligações celulares fora da área de origem

Imagem
Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT no Senado
Atento aos altos preços cobrados por serviços de telefonia celular no país, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), avalia ser justa e oportuna a proposta que proíbe a cobrança extra por chamada feita ou recebida fora da área de registro do celular (conhecida como roaming).

Na última quarta-feira (11), a Comissão de Serviços de Infraestrutura da Casa aprovou o projeto que prevê punições para quem descumprir as regras estabelecidas no texto. A matéria será votada, agora, pela Câmara dos Deputados.

“Os usuários da telefonia móvel no Brasil não deveriam pagar por uma taxa adicional quando utilizam os celulares fora da área de origem. Esse ônus encarece ainda mais, e de forma significativa, a conta telefônica", acredita Humberto.

STJ decide e optantes por 'união estável' deixam de ter mais direitos do que pessoas casadas legalmente

Imagem
A partilha do patrimônio do casal que vive em união estável não é mais automática. É esta a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça).
A partir de agora, na união estável, o bem pertence ao seu proprietário, a quem comprou e colocou no nome. Se a outra parte entender que tem direito, terá que provar que contribuiu com dinheiro ou esforço para a aquisição.

Ou seja, quem ergueu o patrimônio fica automaticamente com ele, quem acha que ajudou a construí-lo terá que provar que o fez.

Aquela 'mamata' de quem entrava só com a fachada na união estável e depois queria metade do patrimônio, definitivamente acabou.

“Lama de Mariana pavimentou rios por onde passou. Dano é irreversível”

Imagem
A avalanche de rejeitos gerada em Minas Gerais pelo rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, controlada pela Vale e a australiana BPH, causou danos ambientais imensuráveis e irreversíveis. Apesar da lama não ter um teor tóxico, ela pavimentou os mais de 500 km por onde passou devastando, com impacto ainda difícil de calcular completamente para grande parte do ecossistema da região. “Podemos dizer que 80% do que foi danificado lá é perda, não há como pensar em um plano de recuperação ambiental”, explica Marcus Vinícius Polignano, coordenador do Projeto Manuelzão. O projeto ambiental, da Universidade Federal de Minas Gerais, monitora a atividade econômica e seus impactos ambientais nas bacias hidrográficas e trabalha com a revitalização dos principais rios mineiros.

A reportagem é de Heloísa Mendonça, publicada por El País, 15-11-2015.

Em entrevista, ele afirmou que a mineração precisa ser reinventada: "Não podemos continuar pensando que podemos fazer modelos do século XV…

Deputados de nove estados se reúnem no Recife para discutir soluções para o semiárido

Imagem
Representantes das assembleias legislativas do Nordeste se reúnem nesta segunda-feira (16), no Recife, para definir propostas para o desenvolvimento da região do semiárido. O encontro é articulado pelo movimento União pelo Nordeste e ocorre a partir das 10h no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Este será o quarto encontro promovido pelo movimento desde o início das articulações em março. Já foram realizadas audiências em Salvador (BA), Maceió (AL) e João Pessoa (PB). A proposta é articular as bancadas dos nove estados junto com os representantes nordestinos no Congresso Nacional para pressionar o Governo Federal a definir uma política permanente de desenvolvimento do semiárido.

Prefeito de Piranhas (AL) decreta exoneração de todos os servidores contratados e comissionados

Imagem
O prefeito de Piranhas, Manoel Brasiliano de Santana, mais conhecido como Manoel de Audálio (PDT), decretou, nesta sexta-feira (13), a demissão de todos os servidores comissionados e contratados pelo município, com exceção do secretariado.

No documento divulgado pela prefeitura, o gestor se reservou a explicar apenas que as demissões dos cerca de 200 funcionários foram realizadas em cumprimento a uma determinação de uma normativa da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Imagem
O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país nesta segunda-feira, 16 de novembro de 2015; Confira
Diário de Pernambuco: França lança bombardeio a reduto do Estado Islâmico

Folha de Pernambuco: Sport perde para o Cruzeiro com três gols em oito minutos Diário do Nordeste-CE; Dupla incendeia viatura, e batalhão é alvo de tiros
Gazeta de Alagoas: Eleição para prefeito deve superar R$ 8 milhões
A Tarde; Mais dois aviões são enviados para combater incêndio na Chapada Diamantina
Correio da Bahia; Durante rebelião, presos tentam fuga em massa de delegacia em Brumado
Tribuna da Bahia; Após 13 dias, petroleiros suspendem greve no Estado
O Globo; França faz 20 ataques aéreos contra Estado Islâmico em uma hora na Síria
O Dia-RJ: Ambulante é espancado até a morte na Praia do Arpoador, na Zona Sul
Extra-RJ: Vereador morre assassinado a tiros na saída de festa na Baixada
Folha de São Paulo: Sete suspeitos de atentados são presos na Bélgica; um é procurado
O Estado de São Paulo; 

Mudanças climáticas indicam urgência de novo modo de produção e consumo, diz ambientalista

Imagem
O enfrentamento dos problemas causados pelas mudanças climáticas passa, entre outras coisas, pela mudança do atual modelo de produção industrial e pela transição do atual padrão de produção agrícola para um modelo agroecológico, livre de agrotóxicos e de transgênicos. A posição foi defendida pelo advogado Renato Barcellos, membro do Conselho Superior da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), durante a audiência pública sobre mudanças climáticas realizada na manhã desta quarta-feira (11), no plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, a audiência pública teveRenato Barcellos como convidado para falar da importância da 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-21), que será realizada de 30 de novembro a 11 de dezembro, em Paris.

A reportagem é de Marco Weissheimer, publicada por Sul21, 11-11-2015.

O deputado Gilberto Capoani (PMDB) defendeu a presença …

Publicidade