17 julho 2024

Petrolândia: Projeto Cordel Animado tem lançamento nesta sexta (19) com lenda da Mãe d'Água contada pelo poeta José Luiz


Nesta sexta-feira (19), acontecerá a estreia do projeto "Cordel Animado", do produtor cultural Francis Rubens. O primeiro episódio é “A História da Mãe d'Água”, com animação inspirada na poesia do cordelista José Luiz, com narração da origem de uma das lendas mais populares da região.

Os episódios do projeto serão disponbilizados no instagram @causosefatossertao e no canal “Causos e Fatos” no YouTube.

"Cordel Animado" é um projeto de curta-metragem de animação que busca explorar a cultura, o folclore e a identidade da cidade de Petrolândia, utilizando as formas artísticas tradicionais do cordel e da xilogravura. A narrativa contará com algumas histórias em forma de versos. Cada vídeo contará com ilustrações em estilo de xilogravura e animado para criar uma experiência visual e poética única.

O projeto conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (Petrolândia-PE) e tem desenhos de Pedro Henrique Soares, pesquisa de Paula Rubens, design de Leo Lins e animação de Francis Rubens.

Conheça também o conteúdo do site Causos e Fatos, disponível no endereço https://causosefatos.com.br/


Cordel foi escrito por José Luiz (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

Blog de Assis Ramalho
Com informações de Causos e Fatos

Petrolândia: Weverton Keveyn realiza Aulão de Ritmos no próximo dia 29, às 19h30, na Orla Fluvial; Atividade gratuita

Reprodução Instagram @ritmos_com_weverton_keveyn

O jovem instrutor Weverton Keveyn vai realizar no próximo dia 29 (segunda-feira), às 19h30, um Aulão de Ritmos. A atividade é gratuita e acontecerá na quadra de tênis, situada na Orla Fluvial de Petrolândia. 

Weverton dá aulas de ritmos às segundas, quartas e quintas-feiras, em dois horários noturnos: 19h30 e 20h30, no mesmo local. 

Mais informações no Instagram Ritmos com Weverton Keveyn (@ritmos_com_weverton_keveyn)

Blog de Assis Ramalho

Em Taquaritinga do Norte, Festival Pernambuco Meu País estreia com 39 oportunidades de multiculturalismo

Carlinhos Brown foi uma das atrações do evento (Foto: Eduardo Cunha/Fundarpe/Secult-PE)

A primeira parada do Festival Pernambuco Meu País, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de julho foi concluída em Taquaritinga do Norte, no Agreste, com êxito. Agora, o próximo destino do evento é Bezerros, onde a festividade terá sequência entre os dias 19 e 21 de julho. No total, oito cidades serão contempladas com a festividade.

Em Taquaritinga do Norte, mais conhecida como “cidade do café”, por conta do seu único e especial processo de produção do grão, que faz com que o lugar seja notado até mesmo de forma internacional, cinco diferentes polos deram um caráter multicultural para a festa, agradando a todos os gêneros musicais e possibilitando uma rica troca de conhecimentos e aprendizados em diversos cenários.

Fenearte 2025 vai acontecer de 9 a 20 de julho

Feira realizada este ano bateu recorde de visitantes (Foto: Fenearte/Divulgação)

A 24ª Fenearte, que aconteceu entre os dias 3 e 15 de julho, atingiu o recorde de 320 mil visitantes que transitaram pelo Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda. Com o tema “Sons do Criar – Artesanato que Toca a Gente”, a feira gerou R$108 milhões de impacto econômico, incluindo a projeção de negócios após a feira. O evento foi realizado pelo Governo de Pernambuco.

Se tratando de sustentabilidade, neste ano, as ações com esse foco foram implementadas pela Adepe em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE). Os trabalhos contaram com a atuação da Cooperativa Ecovida Palha de Arroz, da Manifesto Ambiental e da Verdiera. Como resultado da coleta seletiva, uma média de 10 toneladas de resíduos recicláveis serão revertidos em renda para as mulheres da cooperativa. Em relação a 2023, foi observada a redução de 5 toneladas de plástico. Pela primeira vez, a Fenearte executou a coleta de óleo e restos de comida. Duas toneladas dos resíduos gerarão uma tonelada de adubo.

Petrolândia e região: EU VOU TURISMO realiza passeio à Rota do Cangaço em Piranhas-AL no dia 25 de agosto; Faça sua reserva!

Reprodução Instagram euvou.turismo

Um passeio histórico e cultural em Piranhas, a lapinha do sertão.

🔹 Restaurante às margens do Rio São Francisco - culinária regional
🔹Trilha ecológica até a grota de Angicos👣🌵
🔹Centro de artesanato local
🔹Praia para banho
🔹Parque infantil
🔹Skibunda
🔹A casa do Coiteiro de Lampião
🔹 Redários dentro e fora da água
🔹 Lounge e muito mais...

Informações e Reservas:
ENTRE EM CONTATO!
87 98111-3121 (WhatsApp)
Instagram @euvou.turismo

Festival de Inverno de Garanhuns: Palco da Cultura Popular Ariano Suassuna começa na sexta-feira (19) com destaque para os Patrimônios Vivos de Pernambuco

Programação terá apresentações de mais de 50 grupos culturais entre os dias 19 e 27 de julho (Foto: Arquivo Secom PMG)

A partir da próxima sexta-feira (19), o Palco da Cultura Popular Ariano Suassuna, da 32ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns abre as portas para uma programação rica em diversidade cultural. Esse ano, o Palco da Cultura Popular, que será montado na Praça Jardim, se destaca pelos shows e apresentações de Patrimônios Vivos de Pernambuco, como o Cavalo Marinho Boi Pintado, Caboclinho Canindé de Goiana, Mestre Galo Preto e a Banda de Pífanos Folclore Verde do Castainho.

A programação do Palco Cultura Popular Ariano Suassuna traz ainda apresentações de tradicionais grupos da cultura nordestina, como o Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, Maracatu Baque Mulher, Ciranda da Rosa Vermelha do Recife, Pastoril Luz do Amanhecer, Afoxé Ylê Xambá, Boi Cara Branca de Limoeiro, Grupo Cultural Caboclo de Lagoa de Itaenga, Maracatu Nação Baque Forte e tantos outros que se apresentarão no espaço destinado exclusivamente à Cultura Popular.

Artistas e grupos garanhuenses também são destaques este ano. O grupo Cultural Reisado Gonzaga de Garanhuns, que mantém vivo o legado de Gonzaga de Garanhuns e o grupo Negras Ubuntu, formado por mulheres da comunidade quilombola do Castainho estarão presentes no palco.

Responsável por obra de pavimentação da BR-110 em Petrolândia-PE, 7º BEC faz licitação para contratar serviços de manutenção em viaturas, implementos e equipamentos

Foto: AM

O 7º Batalhão de Engenharia de Combate, integrante do 1º Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Nordeste, subordinado ao Ministério da Defesa, através do Comando do Exército, publicou nesta quarta-feira (17) Aviso de Licitação, na modalidade Pregão Eletrônico, para Contratação de serviços de Manutenção Preventiva e Corretiva em Viaturas, Implementos e Equipamentos, com fornecimento de peças de reposição para o destacamento do 7° BE Cmb, instalado no Sítio Quixabinha, zona rural de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. 

No mês passado, houve licitação para aquisição de combustíveis para abastecimento da frota e máquinas em operação na obra de pavimentação da BR-110, no trecho entre Petrolândia e Inajá. 

Confira a publicação abaixo.

AVISO DE LICITAÇÃO

Projeto do Museu Ambiental Casa do Velho Chico é aprovado pela Prefeitura de Traipu (AL)

Imagem: Métrica Engenharia

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) recebeu, recentemente, a notícia da aprovação por parte da Prefeitura de Traipu (AL) do projeto arquitetônico do Museu Ambiental Casa do Velho Chico. O espaço, que deverá ser construído a 400 metros do rio São Francisco, terá 19 painéis com temas sobre desertificação, assoreamento, queimadas, extinção de nascentes, introdução de espécies exóticas, salinização, a questão das barragens, dos aquíferos, do esgoto que deságua no rio, todos os problemas ambientais que afetam a vida do rio São Francisco e que trarão prejuízos para o planeta.

Segundo informações do coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, Thiago Lana, após ser elaborado pela Métrica Engenharia o projeto foi apresentado para a Prefeitura de Traipu (AL) e representantes do órgão informaram que ele está de acordo com os parâmetros e a legislação do município, sendo este o primeiro passo para conseguir o alvará de obras. “Quando se faz um projeto de engenharia para a construção de algum empreendimento na cidade, o primeiro é o de elaborar o projeto arquitetônico. Após isso, se fazem os projetos complementares, como o de climatização, hidrossanitário, elétrico, entre outros”, explicou.

Jovens de Petrolândia recebem formação empreendedora do programa Qualifica PE neste mês de julho na Casa da Juventude

Foto: Sedepe/Divulgação

Governo de Pernambuco inicia qualificação empreendedora em sete municípios do EstadoOficinas e palestras serão ofertadas de forma gratuita e presencialmente, neste mês de julho, em sete cidades. A primeira formação começa nesta terça-feira (16), em Arcoverde

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), segue ampliando o programa QualificaPE. Depois dos cursos de formação técnica chegou a vez de iniciar os módulos voltados para a formação empreendedora. Serão mais de 2 mil vagas disponíveis em sete cidades do Estado neste mês de julho e as primeiras turmas começaram na terça-feira (16), em Arcoverde. Na sequência virão Petrolândia, Paudalho, Vitória de Santo Antão, Ouricuri, Feira Nova e Petrolina. As oficinas e palestras são gratuitas, presenciais e em parceria com Sebrae-PE. 

Em Petrolândia, a programação acontecerá nos dias 19, 22, 23, 24, 25, 26 e 29/07, na Casa da Juventude, localizada na Rua da Matriz, 300, no centro da cidade. 

O público alvo são jovens e mulheres a partir dos 16 anos, no entanto, isso não exclui que qualquer pessoa se inscreva para aperfeiçoar sua formação. Cada município receberá uma trilha com oito qualificações e formação terá duração de duas a quatro horas, totalizando mais de 20 horas/aula na trilha completa. Porém, os interessados podem escolher entre seguir as oficinas e palestras de forma isolada ou a trilha completa, que lhe dará uma formação mais consolidada em seu sonho de empreender ou ampliar o seu negócio.

Ideathon Origens 2 e oficina de robótica mobilizam estudantes indígenas no território Xukuru


Promovido pelo Desenvolve PE evento reuniu estudantes de quatro povos indígenas em Pesqueira nos dias 15 e 16 de julho (Foto: Divulgação)

O Ideathon Origens 2 e a oficina de robótica e inteligência artificial foram um sucesso absoluto. Propondo uma reflexão sobre o tema “soluções originárias e inovadoras para desafios dos territórios”, o evento aconteceu nos dias 15 e 16 de julho na Vila de Cimbres, em Pesqueira, na Escola Intermediária Monsenhor Olímpio Torres, conhecida como Escola Indígena Milson e Nilson, e reuniu cerca de 150 estudantes e professores de escolas indígenas dos povos Xukuru; Kapinawá e Kambiwá.

A maratona de ideação foi promovida pelo Projeto Desenvolve PE - uma parceria entre a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PE). Durante dois dias, os estudantes participaram de palestras, oficinas e mentorias focadas em inovação e tecnologia. Com o suporte de professores e mentores especialistas, os alunos encararam a missão de desenvolver soluções inovadoras para desafios das suas comunidades. Edilma Gonçalves, coordenadora pedagógica Xukuru, destacou o empenho dos jovens participantes. “Os estudantes ficaram muito empolgados e envolvidos, visualizando os desafios e pensando em soluções possíveis, diante das problemáticas existentes nos seus territórios,” revelou.

3ª edição do Festival Gastronômico de Araripina começa nesta quinta-feira (18) na praça Dom Campelo


A Prefeitura de Araripina, em parceria com o Sebrae, a Sala do Empreendedor e o Instituto Cesar Santos, realizará nos dias 18 a 20 deste mês a terceira edição do Festival Gastronômico de Araripina. O evento é totalmente gratuito e oferece uma série de atividades voltadas para empreendedores do setor de alimentos e bebidas da cidade.

A Cozinha Show do Instituto Cesar Santos será montada na Praça Dom Campelo de Aragão (Praça do Hospital) e promete atrair muitos entusiastas da gastronomia. Lá serão ministrados cursos e oficinas e realizadas apresentações de pratos que levam ingredientes típicos da culinária de Araripina.

Na sua terceira edição, o Festival Gastronômico de Araripina tornou-se um evento muito aguardado pelos amantes da culinária. No ano passado, o festival foi um sucesso premiando, de maneira inédita, o melhor petisco da cidade. Nesta edição o concurso será mantido e ampliado como forma de incentivar os participantes.