Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 18, 2013
Publicidade

Petrolândia: STR e produtores das Agrovilas da Reta desocupam EB-1 do Projeto Barreiras

Imagem
Natanael(Secretário de Política Agrícola  Agrária e Meio Ambiente do STR de Petrolândia
No dia 11 deste mês, os presidentes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Petrolândia e de Tacaratu, José Maurício e Júnior, respectivamente, acompanhados de produtores rurais das agrovilas da Reta, ocuparam as instalações da Estação de Bombeamento 1 (EB-1) do Bloco 02 do Projeto Barreiras.

A ocupação foi uma mobilização dos produtores para que fosse realizado o conserto de uma das motobombas da estação, que foi levada para manutenção, após colapso da EB-1 devido à inundação que o prédio sofreu há cerca de um mês, por conta de fortes chuvas.

Na ocasião, as três bombas da EB-1 foram danificadas. Duas delas voltaram a funcionar, após manutenção da Codevasf. A terceira teria sido levada para conserto em Itaparica.

Em contato com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, o Secretário de Política Agrícola, Agrária e Meio Ambiente do Sindicato de Petrolândia, Natanael, informa que já houve a deso…

TST decide: Gravidez durante aviso prévio garante estabilidade a trabalhadora

Imagem
A gravidez ocorrida durante o aviso prévio garante estabilidade provisória no emprego à trabalhadora, com o direito ao pagamento de salários e indenização, segundo decisão unânime da Terceira Turma do TST (Tribunal Superior do Trabalho).

A turma julgou recurso de uma ex-funcionária que propôs ação trabalhista pedindo a reintegração ao emprego - e, consequentemente, pagamento dos salários maternidade.

A primeira instância não reconheceu a estabilidade por gravidez porque a concepção ocorreu após a rescisão contratual, conforme argumentou a empresa em sua defesa.

A trabalhadora recorreu ao TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região) e alegou, conforme comprovado em exames médicos, que a concepção ocorreu durante o aviso prévio - período que integra o tempo de serviço. O TRT negou o provimento ao recurso.

Ao apelar ao TST, a trabalhadora sustentou que o aviso prévio não significa o fim da relação empregatícia, "mas apenas a manifestação formal de uma vontade que se pret…

Petrolândia: "Terra de Ninguém", livreto de cordel nº 113 de José Luiz da Silva

Imagem
Nesta sexta-feira (15), o poeta petrolandense José Luiz da Silva, o popular Zé Luiz, lançou 113º suplemento de sua produção de literatura de cordel, com o título "Terra de Ninguém".

Neste cordel, Zé Luiz faz uma crítica à desapropriação de terras produtivas em nossa região, que foram entregues aos "legítimos proprietários" que não cuidam nem fazem uso produtivo dessas áreas.

O livreto, produzido por J.L.Silva Produções Literatura de Cordel, é patrocinado por KRD Comércio de Papelaria e Veneza Informática e dedicado à Fundarpe.

J.L.Silva Produções Literatura de Cordel
Rua Cláudio Alves da Silva, 69 - Centro
Petrolândia (PE)
(87) 9645-2524 e 9906-7480

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Conselho Federal de Medicina afirma que número de médicos no país é suficiente para atender a demanda

Imagem
O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz D’Ávila, disse hoje (18) que o país conta com um número de médicos suficiente para atender a demanda e cobrou do governo federal a criação de um plano de carreira capaz de atrair profissionais para áreas de menor cobertura, como no interior do país.

Pesquisa divulgada pelo órgão aponta que o Brasil tem atualmente dois médicos para cada grupo de mil habitantes. O Sudeste lidera o ranking com 2,67 profissionais por mil habitantes, seguido pelo Sul, com 2,09, e pelo Centro-Oeste, com 2,05. Já no Nordeste, o índice é 1,23 e no Norte, 1,01. Dos 388 mil médicos no país, 55,5% atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

D'Ávila criticou medidas anunciadas pelo governo federal como a abertura de novos cursos de medicina e o estímulo a vinda de médicos estrangeiros ou com formação no exterior. “Não me venham com atitudes que são só cosméticas e que não vão resolver o problema”, disse. “Desafio o governo a sentar conosco e debater a…

BA: Banda New Hit vai a primeira audiência sobre estupros de adolescentes nesta segunda-feira (18)

Imagem
A primeira audiência do julgamento do caso New Hit, que começou nesta segunda (18), gera protestos na cidade de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina. Representantes de movimentos feministas, como da Marcha Mundial de Mulheres, estão localizadas próximo ao Fórum Edgar Mendes Quintela e protestaram na chegada dos músicos ao local.
Entre elas, está deputada estadual Luiza Maia (PT), criadora da Lei Antibaixaria, contrária ao incentivos públicos a bandas que tenham letras agressivas à mulher.

Algumas mulheres protestaram na chegada dos acusados ao Fórum. O carro onde eles estavam chegou a ser cercado pelas manifestantes.

Com faixas e cartazes escritos 'Estupro é crime', as protestantes cobram uma decisão da justiça contra os pagodeiros.

Para ler a matéria completa, clique em "mais informações" abaixo.

Petrolândia: Capacitação de artistas para participação em editais do Funcultura será realizada nesta terça (19)

Imagem
Alexandre Sertão, produtor cultural, ator e compositor petrolandense, convida artistas do município de Petrolândia em todas as Expressões Culturais, a participarem da Capacitação para Editais do Funcultura, a ser realizado nesta terça-feira (19), no Centro Cultural de Petrolândia, localizado na Praça dos Três Poderes - ao lado do INSS, no centro da cidade. O início do encontro está marcado para as 7h30 da manhã. O facilitador do evento é Thiago Dantas.
O evento tem como objetivo esclarecer os artistas sobre o processo de financiamento de projetos culturais, diante do lançamento da convocatória do edital Funcultura o ano 2013, que ocorre no período de 14 de fevereiro a 14 de março de 2013. O Plano de Capacitação foi criado na intenção de atender as solicitações de artistas, produtores culturais e gestores das diferentes microrregiões do Estado, que em escutas, como Fóruns Regionais de Cultura, promovidas pela Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, manifestaram a necessidade da …

Dono de carro roubado em Paulo Afonso(BA) entra em contato com o Blog de Assis Ramalho para passar mais informações

Imagem

Conta de água vai subir acima dos 7% em Pernambuco

Imagem
O consumidor pernambucano deve preparar o bolso para o reajuste da conta de água. A Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) homologou um pedido de reajuste de 7,98%. O valor foi publicado no Diário Oficial do Estado. Entretanto, o aumento não deve chegar a 7,98%, mas, de acordo com as primeiras contas, vai ficar acima dos 7%. O número real ainda não foi definido. O reajuste começa a valer a partir do dia 20 de março.

"Ao calcular esse reajuste, levamos em consideração os gastos da Compesa (80,79%), os aumentos com energia (19,21%), o IPCA no período entre novembro de 2011 e janeiro de 2013, que foi de 7,84%, e o IGMP do mesmo período, que foi de 8,59%", informou Hélio Lopes Carvalho, diretor de representação econômico-financeira da Arpe. Ele explica que a recuperação tarifária é feita de 4 em 4 anos, diferentemente do reajuste anual. Nos anos em que há reajuste de recuperação tarifária, não há aumento anual.

Esse número de 7,98% deve baixar sobretudo por conta da baixa de…

Médicos querem refrigerantes mais caros para combater obesidade

Imagem
A Real Academia de Médicos da Grã-Bretanha propôs um aumento de 20% no preço dos refrigerantes para combater a obesidade no país.

Em um relatório, a associação médica diz que a obesidade é responsável por uma "grande crise" de saúde no país. A Grã-Bretanha é um dos países com maior proporção de obesos no mundo. Cerca de um quarto dos britânicos estão acima do peso e a expectativa é de que esse número dobre até 2050.

Além da taxação, a associação defende ainda o fim da publicidade de produtos com alta concentração de gordura saturada, sal e açúcar até às 21h e a redução de pontos de venda de fast food próximo às escolas.

Um aviso específico para crianças com a quantidade de calorias deve estar no rótulo dos alimentos, segundo a associação.
Para ler a matéria completa, clique em "mais informações" abaixo.

Paulo Afonso(BA): Homem é rendido por assaltantes armados e tem Honda Civic roubado no centro da cidade

Imagem
Crédito: Divulgação Quem tiver qualquer informação,
 pode entrar em contato com o Disk Cidadão (75 3281-3926)
Dois elementos armados assaltaram na madrugada deste domingo (17), no centro de Paulo Afonso, o popular José Wilson Ferreira Galindo Júnior.

Segundo Boletim de Ocorrência da Polícia Civil, a vítima estava se divertindo no Bar Visual, localizado na Avenida Getúlio Vargas, quando por volta das 4 horas da madrugada, resolveu ir embora. Ao entrar em seu veículo, um Honda Civic de cor prata, que ficou estacionado próximo de onde estava, foi surpreendido por dois indivíduos armados, um deles colocou a arma na cabeça do rapaz, o mandou descer e passar para o banco de trás. O assaltante assumiu a direção do veículo, porém, passou quase 10 minutos até conseguir sair com o carro que é automático.

Juntos com a vítima se dirigiram até a cidade de Glória, percorreram mais 500 metros e só depois libertaram José Wilson e seguiram com o veículo roubado. Eles chegaram a conversar com a vítima,…

Governo publica decreto que desonera redes de banda larga

Imagem
A Presidência da República publicou nesta segunda-feira (18) – no Diário Oficial da União – decreto que regulamenta o regime especial de tributação do Programa Nacional de Banda Larga para Implantação de Redes de Telecomunicações (REPNBL-Redes).
O plano quer "reduzir as diferenças regionais; modernizar as redes de telecomunicações e elevar os padrões de qualidade propiciados aos usuários e massificar o acesso às redes e aos serviços de telecomunicações que suportam acesso à internet em banda larga".

De acordo com o decreto, os benefícios decorrentes do regime especial valem para operações realizadas entre a data de habilitação e o final de dezembro de 2016 – período que inclui a Copa das Confederações, marcada para junho de 2013; a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

Para a pessoa jurídica beneficiária do REPNBL-Redes, fica suspensa a contribuição do PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), além do Imposto sobre Produtos …

Petrolândia: Família Belém comemora primeiro aniversário de Bárbara Beatriz

Imagem
Na noite deste sábado (16), familiares, parentes e amigos, convidados ilustres, se reuniram para comemorar o primeiro aninho de vida de Bárbara Beatriz, filha de Diego Ferreira e Anália Patrícia. Os avós maternos são Expedito Belém e Fátima Belém, e avós paternos Humberto e Regina Ferreira.

A festa, que teve como tema "A Galinha Pintadinha", foi realizada na quadra da Escola Santo Antônio, caprichosamente ornamentada pela Só Festas, empresa de eventos de Petrolândia, com a ajuda de Poliana Simões e Fabrício Cavalcante. Antônio Moura, do MouraLab, fez o registro fotográfico do aniversário de Bárbara.

As crianças se divertiram nos brinquedos e os convidados tinham à disposição a barraquinha de tapiocas da "Tapiokinha da Fafá", empreendimento de Fátima Belém.

Para ver todas as fotos do evento, clique no atalho abaixo.
Clique>Aniversário de 01 ano de Bárbara Beatriz

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Concurso da Prefeitura de Santana do Ipanema (AL) recebe inscrições até dia 28

Imagem
A Prefeitura de Santana do Ipanema (AL) reabriu no último dia 08 as inscrições do concurso para 402 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 650 a R$ 2.200.

Os cargos são de administrador, analista ambiental, arquiteto, assistente social, bibliotecário, biomédico, contador, economista, educador físico, enfermeiro, enfermeiro do trabalho em saúde, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, gestor de planejamento e de ações em serviços público, gestor em controle interno, gestor em recursos humanos, gestor em tecnologia de informática, informação e comunicação, médico cardiologista, médico clínico geral, médico do PSF, médico do trabalho, médico ginecologista obstetra, medico ortopedista, medico pediatra, medico pneumologista, medico psiquiatra, músico, nutricionista, odontólogo, pedagogo, psicólogo, psicopedagogo, relações públicas, secretário executivo, terapeuta ocupacional, turismólogo, veterinário, veterinár…

Petrolândia: Associados da AVEPE elegem novos sócios

Imagem
Jailton e Loró, os mais novos sócios da AVEPE Adelmo Lulú, depositando o seu voto na urna  Mesários Apuração dos votos Loró, comandando mesada de cerveja logo após ser eleito
Neste domingo (17) a diretoria da AVEPE (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou eleição direta para eleger os dois mais novos sócios da entidade.
A eleição aconteceu logo após o tradicional baba, que é realizado aos domingos pela manhã.

Dez candidatos concorreram às duas vagas, sendo eleitos Erasmo Cordeiro da Silva Filho (Loró) e Jailton da Rocha Lira Pinto.
Confira abaixo os nomes e números de votos dos candidatos:
Erasmo Cordeiro da Silva (Loró), 37 votos(eleito)
Jailton da Rocha Lira Pinto, 22 votos(eleito) Cabeludo do Mercado, 15 votos Zezinho da Eletrônica, 13 votos Zé Poreca, 02 votos Adilson Pintor, 01 voto Boa Enfermeiro, 01 voto Jailson Abelha, 01 voto Jerry, 01 voto Dr. Fábio, 01 voto
É importante relatar que o estatuto da AVEPE só permite 65 sócios. Quando por motivo de afastamento …

Estudantes da rede pública podem se escrever na Olimpíada Brasileira de Matemática a partir desta segunda (18)

Imagem
A partir de hoje (18), as escolas da rede pública podem inscrever os alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2013. As inscrições vão até 5 de abril e a previsão é que aproximadamente 20 milhões de estudantes de todo o país participem da competição. As inscrições devem ser feitas no site www.obmep.org.br.

A olimpíada visa a estimular a revelação de alunos com grande aptidão para a matemática. Qualquer escola pública pode inscrever os estudantes em três níveis: o nível 1 para alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental, o nível 2 para os do 8º e 9º anos e o nível 3 para os do 1º ao 3º ano do ensino médio.

As provas da primeira fase da competição serão aplicadas no dia 4 de junho, em horário a ser definido pela própria escola. Os alunos com melhor desempenho serão classificados para a segunda fase, que ocorrerá no dia 14 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), em locais que ainda serão definidos. Para ler a matéria completa, clique em "mais i…

Municípios pernambucanos terão até 2014 para assumir responsabilidade sobre a iluminação pública

Imagem
Iluminação da Orla Fluvial de Petrolândia(Foto: Lúcia Xavier)
Os municípios pernambucanos terão que arcar, a partir de 2014, com outro grande problema: a gestão da iluminação pública. A partir deste ano as despesas de manutenção da rede pública de iluminação e sua eventual ampliação recairão nos ombros das prefeituras. 
Essa é mais uma responsabilidade repassada para o poder público municipal pelo Governo Federal, tirando uma atribuição historicamente atrelada às empresas concessionárias de energia – em Pernambuco, a tarefa cabe, atualmente, a Celpe/Neoenergia.

A determinação consta da resolução nº 414/10 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a medida da Aneel irá aumentar a despesa anual dos municípios em 28% e afetará principalmente o orçamento das cidades de pequeno e médio porte. Pela resolução, as prefeituras terão até 2014 para se adaptarem à nova obrigação.

A informação foi repassada aos prefeitos do Pajeú…

Eduardo diz que anunciará até janeiro de 2014 se é candidato a presidente

Imagem
Apesar de negar publicamente que será candidato a presidente em 2014, o governador Eduardo Campos (PSB) sinaliza que tem interesse de disputar a sucessão da presidente Dilma Rousseff (PT). Ele fez o partido crescer nas eleições de 2012 (e exaltou inúmeras vezes este crescimento), passou a fazer críticas ao governo petista e a trabalhar seu nome nacionalmente. Agora, em entrevista à edição desta semana da revista Isto É, o socialista afirmou que até janeiro de 2014 dirá se é ou não presidenciável.

“Este ano é estratégico para tudo o que o Brasil acumulou nas últimas décadas em termos de democracia, estabilidade econômica e social. Vou avaliar se há ou não condições para uma candidatura. Antes disso, precisamos continuar ajudando a presidente Dilma”, afirmou Eduardo à publicação. “Existirá candidatura se houver espaço político. Não podemos deixar que a torcida comande o time”, completou.

Enquanto janeiro não chega, Eduardo programa para este semestre um roteiro intenso de compromissos p…

Petrolândia: 15 anos de Louise são celebrados em evento emocionante e bonito

Imagem
Este domingo, 17/02/2013, foi um dia muito especial. Os pais Manoel José Neto (Neo) e Izabel Cristina Sales lima (Bel), avó Hilda Ferreira, tios, primos e amigos celebraram e festejaram  os 15 anos de Hildianne Louise Sales Lima Silva na residência de sua avó materna, no centro de Petrolândia.

A comemoração teve início no final da noite deste sábado (16), quando houve uma rápida celebração, presidida pelo Ministro da Palavra e tio, Dr. José Sandoval Couto de Lima. Ele procedeu à bênção do anel, colocado no dedo da aniversariante pelo seu pai. O anel é o mesmo que sua mãe, Izabel Cristina, ganhou de seus pais ao completar seus 15 anos. Em seguida, foi iniciada a festa de aniversário da jovem Louise.

''Foi grande a nossa alegria por contar com a presença de familiares e amigos, pois tivemos a oportunidade de rever alguns familiares de fora que vieram prestigiar também este evento'', disse Izabel Cristina, mãe da aniversariante.

A organização do evento contou com a equi…

Lourival Simões será eleito Secretário da AMUPE nesta segunda-feira(18). José Patriota será o presidente

Imagem
Será nesta segunda-feira (18) a eleição para o biênio 2013/2014 da Diretoria Executiva da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O único registro foi da chapa que tem como presidente José Patriota (PSB), prefeito de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado, apoiado pelo governador Eduardo Campos (PSB). Atualmente, dos 184 municípios pernambucanos 159 são filiados a Amupe.

A composição apresentada foi a seguinte:
Diretoria Executiva

Presidente: José Patriota Filho – Afogados da Ingazeira
Vice-presidente: Izaias Régis - Garanhuns 
1º Secretário: Lourival Simões - Petrolândia 
2° Secretário: Jorge Alexandre - Camaragibe 
1º Tesoureiro: Eduardo Tabosa - Cumaru 
2º Tesoureiro: Genivaldo Menezes - Águas Belas 

LOCAL DA VOTAÇÃO – Sede da Amupe localizada na Av Recife 6205, em Jardim São Paulo.

Veja os resultados deste domingo da Copa do Nordeste e dos estaduais

Imagem

Publicidade