14 agosto 2024

Conheça as Escolas estaduais de Petrolândia que foram contempladas pelo programa Trilhatec. Confira !


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), lançou, um programa que visa ampliar a oferta de formação profissional dos estudantes da Rede Estadual de Ensino. O programa Trilhatec irá ofertar mais de 35 mil vagas em cursos de aperfeiçoamento, iniciação profissional ou de qualificação, de forma a contribuir para a melhoria do atendimento às demandas do mundo do trabalho.

Iniciativa terá investimento de mais de R$29 milhões e irá contemplar estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com cursos presenciais e à distância, em parcerias com instituições público-privadas. Programa Trilhatec oferece mais de 35 mil vagas em cursos de qualificação profissional

Os interessados deverão se inscrever, gratuitamente pelo site https://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/. As inscrições dos cursos disponíveis em todas as regiões do estado. No programa Trilhatec alcança 304 escolas de 163 municípios. Entre elas Petrolândia para coma s escolas estaduais como Erem Jatobá, São Francisco, Delmiro Gouveia e Icó Mandantes.

Entre os cursos ofertados estão: manutenção básica de celular; operador de computador com ênfase em desenvolvimento de sistemas; eletricista predial; assistente de logística; apicultura; cabeleireiro assistente; barbeiro; operador de processos logísticos industriais; entre outros.

A oferta dos cursos será no formato de trilhas de conhecimento para os estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), contemplando aulas presenciais e à distância, em parcerias com instituições de ensino e desenvolvimento profissional, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de Pernambuco (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado de Pernambuco (Senac), o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) e o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta).

“Esse projeto vai permitir a profissionalização do estudante para que ele tenha a possibilidade de empregabilidade e a capacidade de trabalho cumprindo uma etapa importante do nosso plano de Governo para garantir profissionalização dentro das escolas públicas ”, salientou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

>>> CONFIRA 

Colaboração/texto: Professor Fernando Cruz


Floresta - Petrolândia: No segundo dia de protesto, trabalhadores dos Perímetros Irrigados do Sistema Itaparica que ocupam o Eixo Leste da Transposição do São Francisco, bloquearam a BR-316



O 2º dia de manifestação foi marcado por missa que contou com a participação do bispo da Diocese de Floresta, Dom Gabriel Marchesi. Na oportunidade, foi lido uma carta de apoio ao movimento assinada pelo bispo da Diocese de Petrolina, Antônio Carlos Cruz, padre Josimar, administrador diocesano da Diocese de Juazeiro da Bahia e o bispo Dom Gabriel  ASSISTA AO VÍDEO ACIMA

Na tarde desta terça-feira, 13 de agosto de 2024, centenas de trabalhadores rurais dos Perímetros Irrigados que integram o Sistema Itaparica, ocupando o Eixo Leste da Transposição das águas do Rio São Francisco, bloquearam a BR-316 na divisa entre os municípios de Floresta e Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Eles cobram dos governos de Pernambuco e Bahia, da União e do Congresso Nacional, uma definição quanto aos problemas enfrentados pelas famílias reassentadas nesses Perímetros.

Entre outras reivindicações, os trabalhadores rurais cobram a regularização do fornecimento de água e investimentos em manutenção e modernização dos sistemas de irrigação.

As famílias foram deslocadas para a construção da Hidroelétrica Luiz Gonzaga, inaugurada pela Chesf em 1988, e que inundou mais de 83 mil hectares de terra. Reassentadas em uma faixa de 150 quilômetros entre Pernambuco e Bahia, ao longo do lago Itaparica, elas reclamam da precarização da assistência prestada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e de cortes de energia que prejudicam a produção do perímetro irrigado, além de interromper também o abastecimento de água.

Segundo a sindicalista Genilda, uma das líderes do movimento de reassentados do Sistema Itaparica, o grupo já conta com adesão de mais de 2 mil pessoas. "vamos fazer o maior movimento já visto nessa luta. Esperamos dos governos de Pernambuco e Bahia e do Governo Federal e ainda do Congresso Nacional, posicionamento em relação as nossas demandas”, disse a líder sindicalista Genilda.






Blog de Assis Ramalho