quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Ministro diz que o Brasil não corre risco de racionamento de energia devido à grave crise hídrica


O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, reiterou hoje (14) que o país não corre risco de racionamento de energia devido à grave crise hídrica. Segundo ele, desde o ano passado, o governo tem monitorado a situação e tomado as medidas necessárias para garantir o abastecimento de energia.

“É importante destacar que estamos vencendo a batalha, ou seja, com base nas mais recentes projeções apresentadas no Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, não trabalhamos com a hipótese de racionamento tendo em vista todas as medidas que estão sendo tomadas desde outubro de 2020”, disse o ministro, durante a abertura da 40ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX) 2021, promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).

Bento Albuquerque destacou “o sucesso” em todos os 11 leilões realizados, sendo oito de geração e três de transmissão de energia. “Somente nos últimos certames, foram investidos R$ 40 bilhões, resultando em uma expansão bastante expressiva, em torno de 13% na geração e 15% na transmissão, fundamental neste momento esse período de escassez hídrica”, acrescentou.

Por Agência Brasil

Petrolândia: Aniversariante do dia, Josy Maiara recebe felicitações da família e de amigos


Nesta quinta-feira, 14 de outubro de 2021, familiares e amigos de Josy Maiara (Funcionária da Dêta Agricultura) felicitam a jovem pela passagem do seu aniversário.

Parabéns!!


Blog de Assis Ramalho
Foto: Divulgação
 

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta sexta (15) a partir das 08h00; Confira novos serviços em ortopedia e agende sua consulta

 

A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta sexta-feira 15 de outubro de 2021, a partir das 08h00.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às quartas-feiras a partir das 14h;00 horas.

Especialista em cirurgia de joelho, Dr Érico anuncia aos pacientes e colaboradores que a Policlínica de Petrolândia trouxe para a cidade novos serviços em Ortopedia, inclusive imobilização de membros com aplicação de gesso (braço, antebraço, punho, mão, perna e tornozelo).

''Meu sonho era levar dignidade aos mais necessitados e transformar Petrolândia em uma cidade melhor para viver'' diz Fabiano Marques


Vamos trabalhar, com farol aceso e pé no canto! 

Meu sonho era levar dignidade aos mais necessitados e transformar Petrolândia em uma cidade melhor para viver.

Graças a Deus, estamos chegando lá. Em tão pouco tempo, já são várias entregas e obras anunciadas.

Muito obrigado pela oportunidade meu povo, vamos trabalhar! Pode acreditar que uma nova história começou e não vai mais parar!

Antes não tinha, AGORA TEM!

Mais uma grande conquista para Petrolândia, fruto de trabalho e compromisso da gestão municipal.

A prefeitura trabalha e faz Petrolândia crescer.

Divulgação: Prefeitura de Petrolândia

Especialistas listam os benefícios do banho de sol para a saúde - Caminhando 30 minutos pela manhã ou no final da tarde, a pessoa já diminui substancialmente os riscos cardíacos”, indica especialista


Estudos têm comprovado que a luz solar traz inúmeros benefícios ao organismo, se for aproveitada da maneira correta. Por isso, o verão, que com os seus dias quentes e ensolarados representa um convite às atividades ao ar livre, pode ser uma grande oportunidade para dar um start em um novo estilo de vida, com ganhos que se propagarão por todo o ano.

Abaixo, a opinião de especialistas sobre o tema:

Coração

Um estudo científico, noticiado nesta semana pelo “Journal of Investigative Dermatology”, um periódico da revista Nature, relaciona a exposição ao sol com a redução da pressão arterial, diminuindo, assim, o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

A pesquisa indica que a exposição aos raios solares eleva a produção de óxido nítrico pelo organismo, o que ajuda a reduzir a pressão arterial – e as doenças cardiovasculares geralmente estão associadas ao aumento da pressão. O estudo preliminar sugere que a exposição solar durante 30 minutos pode ser bastante benéfica para esse efeito.

Independentemente da comprovação do que sugere a pesquisa, o cardiologista Aécio Gois vê na estação grandes oportunidades para a adoção de hábitos e mudanças positivas no estilo de vida, que irão resultar na diminuição dos riscos cardíacos.

“É hora de aproveitar esta época tão iluminada e convidativa e começar, por exemplo, a incorporar a prática da caminhada à rotina diária. Caminhando 30 minutos pela manhã ou no final da tarde, todos os dias, a pessoa já diminui substancialmente os riscos cardíacos”, indica o especialista. “O que não adianta é a pessoa fazer uma exposição solar de 30 minutos e continuar a cultivar hábitos nocivos, como o sedentarismo, o tabagismo e uma dieta desequilibrada”, ressalta.

Cérebro

Paulo Afonso/Petrolândia/Praia do Sobrado/Ilha de Rarrá: ‘Mochileiros de Cristo’ leva nicho social a conhecer a região de forma gratuita; vídeo e fotos

O objetivo do ministério Mochileiro é mostrar na prática o amor de Deus entre os participantes das ações ofertadas.  Qualquer individuo pode se inscrever, tendo fé cristã ou não.

Petrolândia: Psicólogo Clínico Valmir Alves é novo profissional a atender na Clínica e Laboratório Jaques; Agende já sua consulta!





A Clínica e Laboratório Jaques, localizada na Av. Djalma Wanderley, 1128, na Quadra 04 de Petrolândia, passa a contar com mais um profissional especializado em seu quadro. O psicólogo Valmir Alves. Agende já sua consulta!

Mais informações e agendamento de consultas: 87 3851-0505 ou 99983-6517 (inclusive WhatsApp).

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Clínica e Laboratório Jaques

Dois suspeitos de roubo a banco são mortos em troca de tiros com a polícia, no Sertão da PB

Patos — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma agência bancária foi assaltada por quatro homens, na madrugada desta quarta-feira (13), no município de Paulista, no Sertão da Paraíba. Os homens explodiram caixas eletrônicos e trocaram tiros com a polícia. Dois suspeitos acabaram morrendo durante o tiroteio.

Segundo informações da polícia, os quatro homens foram localizados na cidade de Patos, no Sertão do estado, após o crime. Mas, quando os suspeitos perceberam a ação da polícia no local, atiraram contra os agentes. Vídeos registraram o momento em que os suspeitos trocam tiros com a polícia.

Ainda segundo a polícia, dos quatro suspeitos, dois foram atingidos por tiros. Um morreu no local e o outro ainda foi socorrido para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Os outros dois suspeitos conseguiram fugir em uma mata da região de Patos. Até a última atualização desta matéria os dois homens não tinham sido localizados pela polícia.

Outro caso no Sertão

Petrolândia: Maria Fumaça divulga programação musical para este próximo final de semana; confira


Em Petrolândia-PE, o Bar e Restaurante Maria Fumaça, fazendo cada vez melhor na avenida da Orla Fluvial, já divulgou a agenda de apresentações musicais para o final de semana.

Confira programação acima.

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.

Excepcionalmente o estabelecimento estará fechado nesta quinta-feira (14/10).

Motorista funcionário da prefeitura de Inhapi, no Sertão de AL, é assassinado a tiros em porta de maternidade

Crime aconteceu em Inhapi, no Sertão de Alagoas.

Um motorista da maternidade municipal da cidade de Inhapi, no sertão alagoano, foi morto a tiros no final da tarde de quarta-feira (13). Os suspeitos dos disparos conseguiram fugir.

Segundo o delegado Walter Fontes Filho, a vítima, Paulo André Lima do Nascimento, 40 anos, tentou fugir quando viu os criminosos.

"Ele saiu com um outro colega motorista na porta da maternidade, quando foi abordado por dois homens. Eles efetuaram os disparos e fugiram. Ele ainda tentou correr, mas caiu na porta da maternidade e morreu no local. Os homens conseguiram fugir e ainda não foram identificados", explicou o delegado.

O caso está sendo investigado e testemunhas devem ser ouvidas até a próxima semana.

"Intimamos algumas pessoas. A família está muito abalada, não consegue falar. Ele era uma pessoa muito querida aqui na cidade", disse o delegado.

A Prefeitura Municipal de Inhapi publicou em suas redes sociais uma nota de pesar, lamentando a morte de Paulo e agradecendo pelos serviços prestados pelo funcionário.

G1 AL

Tacaratu/Petrolândia: Clínica Jaques informa especialistas que atendem nesta quinta-feira (14); agende a sua consulta



Blog de Assis Ramalho
Informação: Clínica e Laboratório Jaques

Reprovação de Bolsonaro recua de 63% para 58%, mostra PoderData



A reprovação do governo Jair Bolsonaro (sem partido) recuou de 63% para 58% na opinião pública dos últimos 15 dias, segundo pesquisa PoderData, divulgada hoje pelo portal Poder360. No mesmo período, a aprovação do governo oscilou para cima dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, de 31% para 33%. Correspondem a 9% os entrevistados que afirmaram "não sabem".

É a primeira vez em quatro meses que os números de aprovação de Bolsonaro melhoram, levando em conta pesquisas anteriores da PoderData. No início de setembro, a diferença entre a taxa de reprovação e aprovação era de 36 pontos percentuais. Hoje, são 25 pontos percentuais.

A pesquisa PoderData entrevistou 2.500 pessoas em 469 municípios das 27 unidades federativas de 11 a 13 de setembro de 2021. As entrevistas foram feitas por ligações para telefones celulares e fixos.

Trabalho pessoal de Bolsonaro

Confira manchetes dos principais jornais do país desta quinta-feira 14 de outubro de 2021


Paulo Câmara autoriza novas convocações para a segurança pública


Com 152 novos chamados, será zerada a fila de espera dos concursos em vigor para as quatro policias. Até junho do ano que vem, 2.077 profissionais estarão reforçando a segurança em Pernambuco

Reafirmando o compromisso com a segurança pública, o governador Paulo Câmara assinou, na tarde desta quarta-feira (13.10), autorização para 152 novas convocações nos concursos vigentes da Secretaria de Defesa Social (SDS). Com isso, todos os classificados nos certames para as polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros serão chamados.

Com as 1.925 convocações já anteriormente anunciadas para as quatro operativas, Pernambuco terá o acréscimo de 2.077 novos profissionais até junho de 2022. “Dentro do planejamento do Pacto Pela Vida, deliberamos o início de novos cursos de formação e agora teremos condições de aproveitar todos os classificados nos concursos públicos das instituições de segurança do Estado. Vamos reforçar a quantidade de policiais nas ruas e também a capacidade de encaminhamento por parte das nossas polícias”, afirmou Paulo Câmara.

As novas convocações contemplam 74 peritos papiloscopistas, 23 auxiliares de perito, oito oficiais da Polícia Militar, 15 oficiais do Corpo de Bombeiros, 10 soldados do Corpo de Bombeiros e 22 delegados da Polícia Civil, totalizando 152 novos servidores públicos. Os editais com os chamamentos sairão em breve.

Petrolândia: Confira especialistas que atendem na MAIS SAÚDE nesta quinta (14/10) e agende sua consulta

 

A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa a relação de especialistas que atendem nesta quinta-feira (14/10/2021): VEJA NO QUADRO ACIMA

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

Inscrições abertas para curso básico de Agente de Combate a Endemias, no IFSertãoPE Campus Floresta


Estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Agente de Combate a Endemias, na modalidade formação continuada, no IFSertãoPE Campus Floresta. O curso é gratuito e com carga horária de 30 horas, será realizado pela internet, com oportunidade para 30 vagas.

O curso tem por objetivo conhecer as endemias mais importantes que afetam o Brasil e as principais medidas de profilaxia para combatê-las. As inscrições seguem abertas até o dia 26 de outubro, e devem ser realizadas exclusivamente on-line, por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/W1HoUofq2uZof7Lt6

O candidato deve preencher as informações solicitadas e anexar os documentos pedidos de forma digitalizada e em formato PDF: documento de identidade com foto, CPF, comprovante de escolaridade (diploma, declaração emitida por instituição de ensino), e comprovante de residência. Caso o número de candidatos inscritos ultrapasse o limite do número de vagas, será realizado um sorteio para definir a ocupação destas.

Mulher acorda durante o próprio velório em Mato Grosso, causa pânico e morre


A família de Carolina Lopes de Almeida, de 83 anos, foi pega de surpresa durante o velório da idosa na cidade de Guiratinga, interior do Mato Grosso. Depois de oito horas de cerimônia, um dos presentes notou que dona Caluzinha, como é conhecida na região, estava com a temperatura corporal mais alta do que o comum e um médico foi chamado.

Com sinais vitais constatados, a idosa foi encaminhada ao Hospital Municipal Oswaldo Cruz. Apesar de tudo, logo depois ela foi novamente dada como morta pela unidade de saúde. Ela foi sepultada no domingo (9/10). A história se espalhou pela região através do perfil do ator e comediante Ataíde Arco Verde, que mora na cidade.

Pernambuco recebe nova remessa de vacinas contra a Covid-19 da Astrazeneca



Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 chegou a Pernambuco nesta quarta-feira (13.10). As 4.500 doses do imunizante da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz foram descarregadas no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre nesta tarde e já estão na sede do Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE).

As vacinas vão passar a fazer parte do estoque estratégico do Estado, que visa auxiliar os municípios que relatarem eventualidades que impossibilitem o avanço da campanha de vacinação em seus territórios.

Desde o início da campanha, em janeiro deste ano, Pernambuco já recebeu 13.627.350 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.707.170 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.481.720 da Coronavac/Butantan, 4.264.650 da Pfizer/BioNTech e 173.810 da Janssen.

Imagens: Arquivo/SEI

Governo de Pernambuco anuncia pagamento de mais de R$ 71 milhões em Bônus de Desempenho Educacional

Neste ano, o BDE beneficiará 876 escolas e mais de 32 mil servidores. Paulo Câmara também anunciou concurso público para 3,5 mil novas vagas na educação e lançou programa para reduzir a evasão escolar


Com o objetivo de fortalecer a educação em Pernambuco, o governador Paulo Câmara fez uma série de anúncios nesta quarta-feira (13.10), em solenidade no Palácio do Campo das Princesas. Entre as ações estão o pagamento do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) 2021, que visa premiar servidores lotados e em exercício nas unidades escolares e nas 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) por desempenho no processo educacional e cumprimento de metas e condições estabelecidas. Neste ano, o valor do BDE é superior a R$ 71,5 milhões, contemplando 876 escolas da rede estadual e impactando mais de 32 mil servidores.

O montante é o maior já pago em qualquer edição do BDE e vai acarretar uma distribuição média de R$ 2.214,64 por profissional, que deve ser pago nesta sexta-feira (15.10), Dia do Professor. O valor total deste ano representa um aumento de mais de 200% em comparação com o de 2020, que foi de R$ 21,7 milhões e contemplou 635 unidades de ensino e mais de 24 mil servidores. “Nunca houve um valor dessa magnitude, e isso é reflexo de planejamento e da certeza de que temos que retribuir todo esse esforço que a rede de educação de Pernambuco tem feito nos últimos anos. Principalmente durante a pandemia”, pontuou Paulo Câmara.

Concurso Público para professor em Pernambuco: tire suas dúvidas e veja perguntas frequentes


O Governo de Pernambuco divulgou, nesta quinta-feira (13), que irá abrir 3.500 vagas para professores atuarem na rede pública do Estado. Os espaços vão ser preenchidos por meio de um concurso público, feito pela Secretaria de Educação Estadual. O último certame foi em 2015. Na época, foram 3.000 vagas. Com o anúncio, muitos interessados se perguntam quando ocorrerão as provas, quando sairá o edital, qual o valor das remunerações, entre outras dúvidas. Com isso, a reportagem da TV e Rádio Jornal separou a resposta para alguns questionamentos.

Tire suas dúvidas

1 - Quando o edital vai ser divulgado?

"O edital, com o cronograma e demais informações, será divulgado em breve. O certame irá ofertar vagas para professores de todas as disciplinas da Educação Básica, da Educação Profissional, de Educação Especial, e para o Conservatório Pernambucano de Música; além de vagas para analistas em gestão educacional.

2 - Quando começam as inscrições?

Ainda não há data, mas a expectativa é que o Governo de Pernambuco libere

o edital ainda em 2021.

3 - Qual o valor do salário?


O valor exato da remuneração deve ser divulgado no edital. De acordo com relatório feito pelo Glassdoor, em geral, o salário de Professor na Governo do Estado de Pernambuco é de R$3.207. Os salários de Professor na Governo do Estado de Pernambuco estão entre R$1.551 e R$5.949.

Essa estimativa tem como base o(s) 18 relatório(s) de salários de Professor na Governo do Estado de Pernambuco publicado(s) de forma sigilosa pelos funcionários ou são estimados de acordo com métodos estatísticos. Considerando bônus e remunerações extras, um Professor da Governo do Estado de Pernambuco pode receber um salário total médio de R$3.207.

4 - Pagamento de bônus. Como funciona?

O governo também anunciou o pagamento de um bônus para professores da rede pública estadual. O montante representa o maior valor já pago em qualquer edição do BDE até a atualidade e irá acarretar numa distribuição média de R$ 2.214,64 por profissional, que deve ser pago nesta sexta-feira (15), Dia do Professor.

É importante destacar que o valor total pago pelo BDE deste ano representa um aumento de mais de 200% em comparação com o valor pago em 2020, que foi de R$ 21,7 milhões, e contemplou 635 unidades de ensino e mais de 24 mil servidores.

5 - Para quem o concurso é destinado?


O certame irá ofertar vagas para professores de todas as disciplinas da Educação Básica, da Educação Profissional, de Educação Especial, e para o Conservatório Pernambucano de Música; além de vagas para analistas em gestão educacional.

6 - Qual o objetivo do certame?

Com esse concurso, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco visa contratar profissionais qualificados, reforçando o time do Governo do Estado com a perspectiva de contribuir com a rede de ensino no longo prazo, bem como a necessidade de repor o quadro de profissionais que se aposentaram nos últimos anos, além dos demais afastamentos de servidores que geraram lacuna permanente.

Por Portal TV JORNAL

Mega-Sena acumula e prêmio deve ir a R$ 10,5 milhões; confira os demais sorteios da Caixa desta quarta (13) - Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira



A Caixa realizou nesta quarta-feira o sorteio do concurso 2.418 da Mega-Sena, com um prêmio estimado em R$ 6,5 milhões, de acordo com o banco responsável pela loteria. As dezenas sorteadas foram: 02-11-19-27-57-60.

Não houve apostas vencedoras e a quantia foi acumulada para o próximo, a ser realizado no sábado. O valor subiu para R$ 10,5 milhões.

Caso apenas um apostador leve o prêmio da faixa principal e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 23,4 mil de rendimento no primeiro mês. Se preferir investir em motocicletas, o valor seria suficiente para comprar 47 motos estradeiras ao preço de R$ 138 mil cada.