quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Quero ser prefeito de Petrolândia para fazer um governo com o povo e para o povo, diz Lulão em entrevista a Web Rádio Petrolândia





O comerciante Luiz Carlos Ferreira de França, conhecido popularmente como Lulão, é pré-candidato a prefeito de Petrolândia. Ao vivo, o empresário foi entrevistado pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no programa 'Acordando com as Notícias', transmitido pela Web Rádio Petrolândia. A entrevista completo está disponível em vídeo no final desta matéria.

Na entrevista que teve a participação de ouvintes, através de mensagens de Whatsapp, Lulão disse que, se eleito for, pretende fazer um governo voltado para o povo. Ele também apresentou algumas propostas para o município e diz estar confiante na vitória, nas eleições que este ano vão acontecer no dia 15 de novembro.

Segundo Lulão, sua pretensão é fazer uma campanha eleitoral sem ataque a adversários (sem baixarias). ''Não vou atacar o governo de Jane, não vou atacar candidato nenhum. Quero falar de minhas propostas'', declara Lulão, que se considera um candidato de centro, sem vínculo com o governo atual nem a oposição.

Lulão afirma que sua pré-candidatura nasceu a pedido do povo. ''Em minhas caminhadas por aí, começaram a me perguntar: 'Lulão, por que você não se candidata? A gente precisa de alguém como você, que esteja próximo da gente e que escute a gente". E, através disso, fui me alegrando, empolgando, com tanta gente pedindo para que eu seja prefeito de Petrolândia, e estamos chegando. Sou uma pessoa que tem respeito como todo mundo, tanto faz ser rico como pobre, para mim são todos iguais. Eu gosto do povão, gosto de estar no meio ajudando, ajudando onde seja preciso'', enfatiza o pré-candidato.

Lulão diz ainda que, caso chegue a ser prefeito de Petrolândia, seu governo será compartilhado com o povo a quem concederia voz para opinar sobre a escolha dos secretários municipais.

''Se um dia eu fosse eleito prefeito, o secretário da Agricultura, por exemplo, eu iria fazer uma reunião com os agricultores, para eles me indicarem alguém que tivesse capacidade de crescer ainda mais a agricultura. Na área de Educação, quem vai me indicar o secretário de educação são os professores, diretores. Eles vão fazer uma reunião e me indicar o nome'', diz Lulão, acrescentando que as demais secretarias também serão escolhidas por pessoas dos determinados setores. '' Minha administração vai ser junto com o povo, não quero fazer nenhum compromisso com famílias, quero fazer compromisso com o povo''.

Em uma das várias perguntas de ouvintes, Lulão respondeu sobre o possível vice para compor a chapa.

"Sobre o vice ainda estamos conversando, estou aberto para quem queira conversar. Por exemplo, esses grupos menores que estão aí, a gente pode se juntar, tem umas pessoas boas aí. Mas ainda não tenho uma definição, temos que conversar para que a gente não arranje uma pessoa para não decepcionar o povo, minha preocupação é com o povo. Se vier um vice com dinheiro, que venha. Se vier um vice sem dineiro, que venha. Sendo gente boa, que tenha ideias parecidas com as minhas, e que tenha responsabilidade com o povo, que venha para a gente fazer um trabalho junto'', declarou.

Em resposta a outro ouvinte, Lulão disse não ter apoio de nenhum vereador do atual quadro de legisladores do município.

"Não, não tenho. Eu abri sozinho o partido AVANTE (comitê municipal), que foi Sebastião Oliveira (deputado federal) que me deu. Não tenho condições de manter um vereador caro. Eu vou botar no meu partido, cinco ou seis (pré-candidatos a) vereadores e vou falar para eles qual é o dever de um vereador em uma cidade. O vereador, ele tem que ser voltado para o povo, trabalhar para o povo. Tem uma pessoa aqui da Barreiras (Projeto Apolônio Sales), Adão (pré-candidato a vereador), que eu já disse a ele que, por ser da zona rural, ele tem que se empenhar, saber o que vai fazer. Que esteja na zona rural, que esteja na zona urbana, e traga os problemas e jogue na minha mesa para a gente resolver'', ressaltou.

Lulão diz que está otimista com a vitória, porque é o povo que está lhe procurando, e que 50% do município ainda não sabe se ele é candidato a prefeito. Quando isso acontecer, de acordo com ele, as coisas vão melhorar. ''Muita gente ainda não sabe. mas agora com essa entrevista, vão saber, e as coisas vão melhorar'', enfatizou.

Lulão respondeu como fica seu relacionamento político com o vereador (e cunhado) Sílvio Rogério, atual líder do governo da prefeita Jane Souza.
"Silvio é meu amigo, a família dele são meus amigos, a maioria são meus compadres, tudo gente boa que eu considero. Só que na política, agora, estamos separados. Ele está no lado de Jane, e eu deixei ele à vontade. Disse a ele que agora era a hora minha, que queria ser um pré-candidato, ser um prefeito desta cidade, e não vou exigir que ele deixe Jane e venha para mim, jamais. Respeito as opiniões e não quero forçar a barra de ninguém. Se daqui pra lá, mais para frente, ninguém sabe. Nesta política tudo pode acontecer'', disse o pré-candidato.

Antigo aliado do grupo do ex-prefeito Dr Simões, Lulão foi perguntado qual avaliação faria do governo de Dr. Simões, e dos gestores que o sucederam (Marquinhos, Lourival Simões, Ricardo Rodolfo e Jane). O pré-candidato se esquivou da pergunta, dizendo que pelo que fez Dr. Simões no município, a nota era 10. Quanto aos demais, o povo é quem deve julgar.

Na entrevista, Lulão também fala de seus projetos para o município, das parcerias com os deputados Fabrízio Ferraz [Estadual] e Sebastião Oliveira (Federal). Também fala de seu amor por Petrolândia, e responde mais perguntas de ouvintes

Assista abaixo integra da entrevista:



Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Nota de esclarecimento da Pousada e Conveniência Atenize


Nota de Esclarecimento

Mantendo a cordialidade e transparência com seus clientes e fornecedores, a Pousada e Conveniência Atenize vem por meio deste, esclarecer as medidas tomadas até a presente data, diante da pandemia da covid-19. 

Obedecendo as orientações determinadas pela Prefeitura Municipal de Petrolândia, segundo o decreto N° 1.083/2020, todas as medidas cabíveis ao tipo de comércio em questão foram tomadas, sendo elas:

Disponibilização de materiais para higienização dos clientes e funcionários, tais como álcool gel, álcool etílico 70%, água e sabão; 

Controle de utilização de máscaras no interior do estabelecimento; 

Higienização dos utensílios e locais de acesso comum a todos;

Controle de distanciamento de, no mínimo, 01 metro entre as pessoas; 

Horário de funcionamento até as 22h; 

 Atendimento com serviço Delivery.

Assim sendo, é importante ressaltar que quaisquer ação ou movimento que venha a surgir nas mediações externas ao estabelecimento em questão, que vão de encontro com as normas estabelecidas no decreto, como aglomeração de pessoas, consumo de alimentos e bebidas, dentre outros, NÃO é de responsabilidade deste, logo, compete ao poder público monitorar e efetuar as ações apropriadas para o cumprimento das determinações legais ou contravenções ao protocolo de contenção à pandemia do Covid-19. 

Visando contribuir ainda mais com as autoridades competentes, reiteramos que o atendimento presencial será realizado até as 22h, após esse horário, até 00h, somente por serviço de atendimento delivery.

Desde já, agradecemos as autoridades competentes, aos nossos clientes e amigos pela compreensão.

 A diretoria.

Prefeitura de Tacaratu realiza entrega de kit's de merenda escolar para alunos matriculados na rede municipal de ensino


A secretaria Municipal de Educação de Tacaratu, vem realizando com grande êxito, a entrega dos kit's da merenda escolar para cada aluno regularmente matriculado na rede municipal de ensino.

O processo de entrega está cumprindo todos os protocolos exigidos pela OMS e tribunal de contas, no tocante aos EPI'S necessários para garantir a segurança, higienização e saúde dos beneficiários. Os kit's foram organizados de acordo com faixa etária e necessidade nutricional dos estudantes.

A gestão educacional preconiza fortalecer o direito à alimentação das crianças, uma vez que a merenda escolar é de fundamental importância para a sustentabilidade vital da grande maioria dos alunos.

Por: Prefeitura Municipal de Tacaratu


Rio São Francisco: Geração de energia e os impactos no meio ambiente

Petrolândia: Confira a programação completa da Festa do Padroeiro ...
Lago de Itaparica, Reservatório da UHE Luiz Gonzaga, entre Pernambuco e Bahia. Recentemente, o Governo Federal anunciou a intenção de construir uma nova usina hidrelétrica no Rio São Francisco, em Pirapora (MG), a UHE Formoso (Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR)

Nascido em Minas Gerais, o Rio São Francisco também percorre e abastece os estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Dele vem boa parte das águas que os povos dessas regiões usam para a sobrevivência, mas todo o Brasil também se beneficia com sua riqueza, pois o Velho Chico provê água que é transformada em energia elétrica.

Somente em sua calha encontram-se nove Usinas Hidrelétricas: uma localizada em Três Marias (MG) que pertence a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e outras oito pertencem à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), as usinas de Paulo Afonso I, II, III e IV (BA), Sobradinho (BA), Luiz Gonzaga (PE), Moxotó (AL) e Xingó (SE).

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cerca de 60% da energia gerada em todo o país é hidráulica. Essa energia é gerada pela correnteza dos rios, que faz girar turbinas instaladas em quedas d’água.

Quase metade dos municípios ainda despeja resíduos em lixões



Quase metade dos municípios brasileiros (49,9%) pesquisados ainda despeja resíduos em lixões – depósitos irregulares e ilegais. Além disso, 17,8 milhões de brasileiros não têm coleta de lixo nas casas e apenas 3,85% dos resíduos são reciclados. Os dados fazem parte do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), elaborado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), em parceria com a consultoria PwC Brasil.

O estudo revela que, uma década depois da promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o país ainda mostra alto índice de destinação incorreta do lixo, com taxa mínima de reciclagem. De acordo com a pesquisa, apenas 41,5% das prefeituras adotaram algum de sistema de custeio individualizado, seja por taxa ou tarifa, para remunerar os serviços de manejo de resíduos sólidos, medida prevista na PNRS.

A pesquisa teve como base dados do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) relativos ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2018. Dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 3.468 enviaram informações dentro do prazo fixado pelo ministério. Desses, foram elegíveis para participar do estudo 3.313 cidades, que estavam com todo os dados solicitados.

Senado aprova auxílio financeiro para agricultores familiares

Projeto prevê pagamento de R$ 600 em auxílio a esses trabalhadores

O Senado aprovou hoje (5) o Projeto de Lei 735/2020, que estabelece medidas de socorro financeiro aos agricultores familiares. O projeto passou primeiro pela Câmara e foi aprovado pelo Senado sem alterações. Ele segue para sanção do presidente da República, que pode sancionar o projeto ou vetá-lo, todo ou em parte.

O projeto traz, entre seus principais dispositivos, a previsão do pagamento de cinco parcelas de R$ 600 a título de auxílio aos agricultores familiares. Além disso, o projeto também prevê um fomento emergencial de inclusão produtiva rural, um pagamento de R$ 2,5 mil, em parcela única, por unidade familiar. Para a mulher agricultora familiar, a transferência será de R$ 3 mil.

Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão nesta quinta [06/08/] na Clínica Mais Saúde; ligue e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta quinta-feira, 06 de agosto de 2020; confira!

Confira abaixo profissionais médicos que atenderão na Mais Saúde de Petrolândia nesta quinta-feira (06/08/2020).

Petrolândia/Tacaratu/Jatobá/Floresta: Mensagem da System Saúde ao Dia Nacional da Saúde



Divulgação: Clínia Mais Saúde

[Vídeo]: ''Não dá para prorrogar muito'', diz Bolsonaro sobre auxílio emergencial após um de seus apoiadores agradecer a ajuda de R$ 600

Bolsonaro estava acompanhado do ex-campeão da categoria peso-pena do UFC, José Aldo(foto: Reprodução)
No bate-papo com apoiadores nesta quarta (05/08) Bolsonaro estava acompanhado do ex-campeão da categoria peso-pena do UFC, José Aldo
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na manhã desta quarta-feira (5/8), que o governo não consegue prorrogar por “muito tempo” o pagamento do auxílio emergencial. A declaração ocorreu na saída do Palácio do Alvorada, após um apoiador agradecer ao chefe do Executivo pela medida.

“Foi graças ao senhor que não faltou comida na minha casa. Meu auxílio foi aprovado e veio em boa hora, graças ao senhor”, disse o bolsonarista. O chefe do Executivo respondeu: “Começamos a pagar a quarta parcela e tem a quinta, não dá para continuar muito. Por mês, custa R$ 50 bilhões. A economia tem que continuar, e tem alguns governadores que teimam em manter tudo fechado”, justificou Bolsonaro.
Assista íntegra do vídeo


Porém, nos bastidores, a informação é de que a equipe econômica estuda a possibilidade de prorrogar novamente o auxílio. A ideia é estender o benefício até o fim do ano, já que a pandemia do novo coronavírus ainda não dá sinais de alívio. Porém, com um valor menor que os R$ 600.

O tempo de duração previsto para o benefício era de três meses, que acabaram sendo prorrogados por mais dois. A proposta inicial de valores sugerida por Bolsonaro era de R$ 200, quantia que chegou a R$ 500 no Congresso e acrescida de mais R$ 100 pelo governo.

Por: Correio Braziliense
Vídeo: Youtub FOCO DO BRASIL


Governo de Pernambuco nega data vazada com retorno das aulas em 1º de setembro


O Governo de Pernambuco negou, na manhã desta quarta-feira (5), uma possível data de retorno das aulas presenciais no Estado. Segundo imagens que foram vazadas, a primeira etapa do retorno das atividades presenciais aconteceria no dia 1° de setembro com a educação básica. A segunda etapa aconteceria no dia 8 de setembro; a terceira no dia 15 do mesmo mês, e a quarta no dia 22. Por determinação do governador Paulo Câmara (PSB), as instituições de ensino permanecerão fechadas até o dia 15 de agosto.

Ainda de acordo com o vazamento, estariam inseridas nestas etapas creches, pré-escola, ensino fundamental (1°, 2°, 3°, 4°, 5°, 6°, 7°, 8°, 9° ano), ensino médio (EJA, correção de fluxo, 3° ano, 4° ano normal médio, EJA - Módulo III, Travessia - Módulo IV, 1° ano). Na primeira etapa, 17,52% dos estudantes voltariam às aulas presenciais. Na segunda, o total de alunos seria de 34,79%. Na terceira, 61,12%. Por fim, a quarta etapa contaria com 100% dos estudantes.

Em resposta, a Secretaria de Educação de Pernambuco informou que essas datas são apenas estudos, e que não há uma definição para o retorno das aulas no Estado. A secretaria disse também que ainda não há uma data de divulgação do protocolo de retorno das aulas. Entre os dias 15 e 24 de julho o governo disponibilizou uma consulta pública sobre as regras. A consulta teve 21.463 contribuições. Durante os dez dias, qualquer pessoa da sociedade pôde manifestar sua opinião, crítica ou sugestão.

Por meio de nota, o governo Estadual informou que "não existe ainda a definição das datas para início do processo de retomada das aulas presenciais nas escolas", e que, as imagens divulgadas da apresentação do secretário Fred Amâncio "mostram uma das versões de cronograma, sem que isso signifique que essas são as datas definidas. Existem outras versões com datas e cronogramas diferentes, todas ainda em discussão".

Leia a íntegra da nota

"Desde o dia 1º de junho, o Governo de Pernambuco vem colocando em prática o Plano de Convivência com a Covid-19. A flexibilização das atividades econômicas e sociais com novos protocolos de higiene, distanciamento e comunicação tem sido feita de maneira gradativa e responsável com observação diária dos números da epidemia no estado. A construção de um protocolo de retomada das aulas presenciais na educação não tem sido diferente. As regras a serem observadas já foram divulgadas e o calendário de retorno permanece em aberto. Não existe ainda a definição das data para início do processo de retomada das aulas presenciais nas escolas. As imagens da apresentação do secretário de educação, Fred Amâncio, para os prefeitos mostram uma das versões de cronograma, sem que isso signifique que essas são as datas definidas. Existem outras versões com datas e cronogramas diferentes, todas ainda em discussão".
Aulas suspensas até agosto

No último dia 31 de julho o governo de Pernambuco prorrogou pela quarta vez o decreto que suspende as aulas presenciais nas instituições de ensino do Estado. Com a prorrogação, as atividades presenciais ficam proibidas até o dia 15 de agosto.

O decreto nº 48.810 foi publicado no dia 18 de março, inicialmente sem validade. Depois, o governo estipulou o prazo até o dia 30 de abril. Em seguida, até 30 de junho. Neste dia, o prazo foi prorrogado até o dia 31 de julho.
Donos de escolas particulares querem uma resposta rápida em relação ao cronograma

Os donos de instituições privadas de Pernambuco que antes defendiam o retorno a partir do dia 17 de agosto, agora não falam mas em uma data, mas querem uma resposta rápida do governo do Estado em relação ao cronograma. "A data é fundamental para nós. Mas não estamos mais sugerindo a data. Nós queremos uma definição dela pelo poder público competente", disse o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco, José Ricardo Diniz.

Em resposta aos prefeitos pernambucanos que defendem uma retomada das aulas presenciais apenas em 2021, Diniz afirmou que os donos das escolas particulares são "veementemente contrários a essa tese", e que estão preparados para a volta das atividades.

O presidente do Sindicato das Escolas Particulares ainda contou que, a partir deste momento, defende cronogramas diferentes para retorno das instituições privadas e públicas."A partir desse momento nós defendemos sim. Nós tentamos ao máximo, ao extremo, mas quando a gente percebe que há respostas bem diversas daquilo que nós entendemos e defendemos aí muda de figura. A partir desse momento nós entendemos que as autoridades têm que pensar em calendários diferentes", contou.
Universidades retomam aulas à distância

No próximo dia 17 de agosto, as Universidades Federais de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Agreste de Pernambuco (UFAPE) retomarão as aulas das graduações à distância. As aulas presenciais só devem voltar em 2021 nessas instituições. Além disso, 15 dos 16 câmpus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) pretendem voltar a funcionar, também com aulas remotas.

A Universidade de Pernambuco (UPE) terá semestre extra com aulas à distância a partir do dia 8 de setembro.

´Por Jornal do Commercio

Petrolândia: Petroclínica divulga as especialidades médicas para esta quinta (06/08); consultas com horário marcado


A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa agenda de
atendimento para esta quinta-feira, 06 de agosto de 2020. Confira!

Dr Igaro Cordeiro (dentista )

Dra Nubia Lopes ( ginecologia e ultrassonografia)

Dr  Rommel Alencar ( fisioterapia)

Dra Joane Barboza ( preventivo com câmera)

Dra Raylla França ( clínica geral )

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto ! Agende já a sua!

Fones : 87 3851-2333 / 87 998050774

Obs: Para que não haja aglomerações, traga acompanhante somente em casos de extrema necessidade. CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE TODOS.

Operação da Polícias Federal e Militar prende integrantes de quadrilha de assalto a banco e carro-forte em Petrolina, PE

Polícia na casa do Gercino Coelho em Petrolina — Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Grande Rio
Polícia na casa do Gercino Coelho em Petrolina — Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Grande Rio

A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar, deflagraram na manhã desta quarta-feira (5) a 'Operação Capitá', que tem o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido em assaltos a bancos e também a carros-fortes. A Operação realizada na Bahia, em São Paulo e em Petrolina, no Sertão pernambucano.

Por volta das 11 horas da manhã Policiais Federais e Militares cercaram uma casa na Rua Maurício de Nassau, no bairro Gercino Coelho, em Petrolina. Também tinham policiais em todo o quarteirão. A porta da casa foi quebrada para a entrada da polícia. Um dos presos que estavam nesta residência foi localizado nas proximidades da rodoviária quando tentava fugir. A polícia estava a procura de outros dois suspeitos que conseguiram escapar por casas vizinhas.

A população relatou que ouviu muitos gritos e tiros. Os policiais utilizaram drones para monitorar a área e tentar encontrar os fugitivos. A vizinhança informou que as pessoas que estavam na casa da Rua Maurício de Nassau tinham chegado há menos de um mês. Eles teriam vindo de São Paulo-SP e apresentavam-se como corretores de imóveis. No local foram encontrados objetos usados nos crimes como armas de grosso calibre, munição, explosivos, escudos e coletes balísticos, celulares e veículos roubados.

Segundo a Polícia Federal, a investigação foi iniciada em março deste ano após a morte do ex-líder de uma quadrilha que atuava no Nordeste, Varnei Xavier dos Santos. O caso ocorreu no estado de Goiás em confronto com a polícia. Isso teria ajudado a identificar novas lideranças de organizações criminosas.

A Polícia Federal informou ainda que o grupo preso nesta quarta-feira planejava realizar um assalto a carro-forte nos próximos dias em rodovias entre Juazeiro-BA e Petrolina. Até o momento, 11 pessoas foram presas na 'Operação Capitá'.

G1 Petrolina

Jatobá/Brasil: 05 de Agosto Dia Nacional da Saúde - por JOSÉ DANTAS DE LIMA – Advogado e Vereador de Jatobá PE


O dia Nacional da saúde foi instituído em homenagem ao médico e cientista Oswaldo Gonçalves Cruz, que tinha uma grande preocupação com a saúde pública, com a educação sanitária e principalmente em combater as doenças transmissíveis.

O dia Nacional da saúde foi instituído em homenagem ao médico e cientista Oswaldo Gonçalves Cruz, que tinha uma grande preocupação com a saúde pública, com a educação sanitária e principalmente em combater as doenças transmissíveis. Filho do médico Bento Gonçalves Cruz e de Amália Taborda de Bulhões Cruz, Oswaldo nasceu no dia 5 de agosto de 1872, em São Luís de Paraitinga, São Paulo.

Aos 15 anos, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Seu interesse pela microbiologia o levou a montar um pequeno laboratório no porão de sua casa. Anos depois, em 1896, especializou-se em Bacteriologia no Instituto Pasteur de Paris, que, na época, reunia grandes nomes da ciência.

Ao voltar da Europa, Oswaldo Cruz encontrou o Porto de Santos assolado pela epidemia de peste bubônica, e logo se engajou no combate à doença. Para fabricar o soro antipestoso foi criado, em 25 de maio de 1900, o Instituto Soroterápico Federal, instalado na antiga Fazenda de Manguinhos, um embrião do que hoje é a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Em 1903, foi nomeado diretor geral de Saúde Pública, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Saúde. Utilizando o Instituto Soroterápico Federal como base de apoio técnico-científico, trabalhou com afinco em diversas campanhas de saneamento. Em poucos meses, a incidência de peste bubônica diminuiu com o extermínio dos ratos, cujas pulgas transmitiam a doença.
Ao combater a febre amarela, na mesma época, ele enfrentou vários problemas. Grande parte dos médicos e da população acreditava que a doença se transmitia pelo contato com as roupas, suor, sangue e secreções de doentes.

No entanto, Oswaldo Cruz acreditava em uma nova teoria: o transmissor da febre amarela era um mosquito. Assim, suspendeu as desinfecções, método tradicional no combate à moléstia, e implantou medidas sanitárias com brigadas que percorreram casas, jardins, quintais e ruas, para eliminar focos de insetos. Sua atuação provocou violenta reação popular.

Em 1904, Oswaldo Cruz enfrentou um de seus maiores desafios como sanitarista. Com uma grande incidência de surtos de varíola, o médico tentou promover a vacinação em massa da população. A vacinação era feita pela brigada sanitária, que era uma comissão de empregados da área de saúde preparados para executar esse serviço. Os profissionais entravam na casa das pessoas e vacinavam todos que lá estivessem, mas esta forma de agir indignou a população. O fato ficou conhecido como a Revolta da Vacina.

No mundo científico internacional, porém, seu prestígio já era incontestável. Em 1907, no XIV Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, o médico recebeu a medalha de ouro pelo trabalho de saneamento do Rio de Janeiro. Oswaldo Cruz ainda reformou o Código Sanitário e reestruturou todos os órgãos de saúde e higiene do país.

Em 1909, deixou a Diretoria Geral de Saúde Pública, passando a se dedicar apenas ao Instituto de Manguinhos, que fora rebatizado com o seu nome. Do Instituto, lançou importantes expedições científicas que possibilitaram a ocupação do interior do país. Erradicou a febre amarela no Pará e realizou a campanha de saneamento da Amazônia. Permitiu, também, o término das obras da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, cuja construção havia sido interrompida pelo grande número de mortes entre os operários, provocadas pela malária.

Em 1913, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Em 1915, por motivos de saúde, abandonou a direção do Instituto Oswaldo Cruz e mudou-se para Petrópolis. Eleito prefeito da cidade, traçou vasto plano de urbanização, que não pode ver construído. Sofrendo de crise de insuficiência renal, morreu a 11 de fevereiro de 1917, com apenas 44 anos.

Que falta nos faz um cientista dessa magnitude para nos socorrer nesse momento da pandemia do CORONAVÍRUS! Mas, vamos cumprir, confiantes, a nossa parte: sair de casa somente quando extremamente necessário e quando sair usar máscara!

PARABNÉS A TODOS OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE!

Texto adaptado por JOSÉ DANTAS DE LIMA – Advogado e Vereador de Jatobá PE
Fonte: Acervo Casa Oswaldo Cruz

Ministério Público adverte prefeito que sugeriu uso de ozônio no ânus


O prefeito de Itajaí, no interior de Santa Catarina, Volnei Morastoni (MDB), causou polêmica nas redes sociais após sugerir, em transmissão ao vivo feita pela internet, que a cidade deve passar a oferecer aplicações de ozônio por via retal para combater a Covid-19. Segundo o prefeito, trata-se de um tratamento que deve ser feito por dez dias seguidos, com aplicações no ânus que serão custeadas pela prefeitura. Não há estudos científicos que comprovem a eficácia da técnica no tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus.

Na transmissão, Morastoni disse que a gestão municipal, que já aposta em métodos alternativos, como o uso da cânfora, submeteu à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) uma proposta para que o tratamento, sem eficácia comprovada, seja regulamentado e oferecido de forma gratuita à população. "É uma aplicação simples, rápida, de dois, três minutinhos por dia. Provavelmente vai ser uma aplicação via retal, que é uma aplicação rapidíssima, num catéter fininho. Essa aplicação dá um resultado excelente", afirmou o prefeito, que também é médico.

A ozonioterapia é um tratamento terapêutico que consiste na aplicação de uma mistura de gases oxigênio e ozônio por diversas vias; os defensores das aplicações de ozônio alegam que o tratamento pode aumentar a imunidade. No Brasil, a terapia ainda é considerada um tratamento experimental. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), a técnica não possui garantia de eficácia e segurança. Atualmente, o CFM proíbe aos médicos a prescrição desse tipo de tratamento em consultórios e hospitais, exceto em casos nos quais os pacientes são submetidos a estudos experimentais. Tais estudos só podem ser executados com a permissão da Conep.

A prefeitura de Itajaí também tem distribuído comprimidos de Ivermectina à população. Segundo a gestão municipal, foram distribuídos, até o dia 31 de julho, 1.584.455 comprimidos do medicamento, que não possui eficácia comprovada na prevenção ou no tratamento de pacientes com Covid-19.

Segundo o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, Itajaí, localizada a 97km de Florianópolis, possui 183.373 habitantes. No último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura do município nesta segunda-feira (3), a cidade registrava 3.648 casos confirmados e 105 mortes causadas pela Covid-19.

Por Leia Já

Polícias Federal e Militar fazem operação em Petrolina, PE

Polícia na casa do Gercino Coelho em Petrolina — Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Grande Rio
Polícia na casa do Gercino Coelho em Petrolina — Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Grande Rio

As Polícias Federal, Militar do 5º BPM e o 2º Biesp estão realizando desde as 11 horas desta quarta-feira (05) uma operação na Rua Maurício de Nassau, no Gercino Coelho. Ainda não foi divulgado o objetivo da ação.

A casa de número 342 foi o alvo da polícia, que também cercou todo o quarteirão. A porta da casa foi quebrada para a entrada da polícia. Pelo menos três pessoas foram presas. Uma estava nas proximidades da rodoviária quando tentava fugir. A polícia ainda procura em casas vizinhas outras pessoas que conseguiram fugir.

A população relatou que ouviu muitos gritos e tiros. Estão sendo utilizados drones para monitorar a área e tentar encontrar os fugitivos. A população informou que as pessoas que estavam nesta casa tinham chegado há pouco tempo, cerca de uma semana, na residência. Eles teriam vindo de São Paulo-SP.

Por G1 Petrolina

Tacaratu: Vice Prefeito Washington junto com os vereadores Givaldo, Caíque, Celo, Di e Zé Nelson se reúnem com Superintendente da Codevasf para tratar de ações para o município


Nesta terça-feira,  04 de Agosto 2020, o atual vice Prefeito de Tacaratu-Pe Washington, o Presidente da Câmara dos Vereadores Givaldo, os Vereadores Caíque, Celo, Di e Zé Nelson. estiveram reunidos com Aurivalter Cordeiro Superintendente da Codevasf. 

É importante citar que o encontro foi para tratar de diversas ações para o povo tacaratuense, dando destaque para a melhoria no abastecimento de água do município, tanto da área urbana como rural.
Faz se necessário mencionar o apoio do Senador Fernando Bezerra Coelho, O deputado Federal Fernando Filho e o deputado estadual Antonio Coelho.

Por Assessoria de Comunicação

Boletim desta quarta [05/08]: Com mais 1.488 casos e 41 óbitos da Covid-19, Pernambuco soma 6.758 mortes


Pernambuco ultrapassou as 100 mil confirmações de casos de Covid-19. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), são 1.488 novos diagnósticos confirmados nesta quarta-feira (5), elevando o total de infectados para 100.321. Esses números são registrados desde 12 de março, data da confirmação dos dois primeiros casos do novo coronavírus no estado.

Também nesta quarta-feira (5), a SES confirmou outros 41 óbitos. Com isso, o total de mortes de pacientes com a Covid-19 em Pernambuco passou a ser de 6.758.

De acordo com a secretaria, “o aumento do número de casos no informe desta quarta é motivado pelo atraso e consequente acúmulo de notificações pelos municípios”. Entre os 1.488 novos diagnósticos, 84 são de Síndrome Respiratória Aguda Grave e 1.404 são leves, de infectados que não foram internados, já estavam curados ou estão na fase final da doença.

Em relação às 41 mortes, 30 delas ocorreram entre o dia 21 de maio e o sábado (1º). Os outros 11 óbitos aconteceram nos últimos três dias, sendo cinco registradas na terça-feira (4), três na segunda-feira (3) e outras três no domingo (2).

Outros detalhes epidemiológicos dos novos casos e mortes pela Covid-19 em Pernambuco serão divulgados até a noite pelo governo estadual.

Por G1 PE

Petrolândia: Vereador Nilson pescador cobra ao Estado os recursos atrasados e solicita uma UTI móvel para o hospital IBVASF


O vereador Nilson pescador esteve no Recife para protocolar junto à secretaria estadual de saúde um ofício, o qual requer o pagamento dos 16 meses de atrasado ao IBVASF, por parte do Governo do Estado, bem como repasses Federais que estão sendo retidos na secretaria de saúde do estado.

Na ocasião, o vereador aproveitou para solicitar também uma UTI móvel ao hospital e maternidade IBVASF.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Representantes de cultura do município participam de reunião com membros da secretaria de cultura de Pernambuco




Representates de diversos segmentos culturais participaram de reunião virtual com a presença de representantes da secretaria de cultura de Pernambuco e do departamento municipal de cultura.

O encontro foi voltado aos esclarecimentos sobre a Lei Aldir Blanc, que ainda passa pelo processo de regulamentação por parte do Governo Federal, e sobre o mapa cultural de Pernambuco.

Foi uma reunião muito produtiva e que vai ajudar os nossos artistas a estarem organizados para terem acesso aos recursos da Lei Aldir Blanc, assim que eles chegarem aos estados e municípios.

>>> #leialdirblanc #petrolandiape #cultura #prefeituradepetrolandia

Blog de Assis Ramalho
Informação: Prefeitura de Petrolândia

Auxílio Emergencial: Caixa paga benefício a nascidos em maio e a novos aprovados; veja quem recebe nesta quarta

Caixa paga hoje mais um lote do auxílio emergencial; veja quem recebe

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta quarta-feira (5) uma nova parcela do Auxílio Emergencial. Desta vez, vão receber uma nova parcela 4,4 milhões de beneficiários nascidos em maio, e que já estavam no calendário de pagamentos.

Além deles, também irão receber 483 mil beneficiários nascidos de janeiro a maio que fazem parte do grupo de novos aprovados (6º lote) ou trabalhadores que receberam a primeira parcela em abril, mas tiveram o benefício suspenso.

A ajuda de R$ 600 será creditada em conta poupança social digital da Caixa, que poderá ser usada inicialmente para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. Saques e transferências para quem receber o crédito nesta quarta serão liberados:

A partir de 13 agosto para os beneficiários nascidos em maio que já estavam no calendário de pagamentos (aprovados nos lotes 1 a 5)

A partir de 8 de agosto para aprovados no 6º lote e incluídos no 1º lote mas que tiveram o benefício suspenso, nascidos de janeiro a abril

A partir de 13 de agosto para aprovados no 6º lote e incluídos no 1º lote mas que tiveram o benefício suspenso, nascidos em maio


VEJA QUEM RECEBE NESTA QUARTA-FEIRA:

Trabalhadores do Cadastro Único e inscritos via site e app, nascidos em maio:

- aprovados no 1º lote recebem a quarta parcela;

- aprovados no 2º lote recebem a terceira parcela;

- aprovados no 3º e 4º lotes recebem a segunda;

- aprovados no 5º lote recebem a primeira parcela.

trabalhadores inscritos pelo site e aplicativo, nascidos entre janeiro e maio:

- aprovados no 6º lote (trabalhadores fizeram a contestação do benefício) recebem a primeira parcela
- aprovados no 1º lote cujo benefício foi suspenso em julho recebem a terceira e quarta parcelas


Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Calendários de pagamento

Veja abaixo os calendários de pagamento da parcela atual. Clique aqui para ver o calendário completo de pagamentos do Auxílio Emergencial.

BENEFICIÁRIOS FORA DO BOLSA FAMÍLIA


Lote 1, Parcela 4 — Foto: Economia G1


Lote 2, Parcela 3 — Foto: Economia G1


Lotes 3 e 4, Parcela 2 — Foto: Economia G1



Lote 5, Parcela 1 — Foto: Economia G1


Auxílio Emergencial, Lote 6 Parcela 1 — Foto: Economia G1


Auxílio Emergencial, Lote 1 (retomada), Parcelas 3 e 4 — Foto: Economia G1

Por G1

COVID-19 - Confira Boletim Epidemiológico de terça-feira (04/08) dos municípios de Floresta, Belém do São Francisco, Manari, Jatobá e Inajá


Prefeitura de Floresta/PE

Boletim epidemiológico - 04/08

Hoje não foi registrado nenhum novo caso positivo da Covid-19 em nosso município. Dois pacientes que estavam em isolamento domiciliar, tiveram alta por cura e três novos casos entraram em investigação.

Os bairros com casos confirmados são:

- Zona rural 23
- DNER 12
- Centro 27
- Santa Rosa 23
- AABB 02
- Caetano II 19
- Caetano I 13
- Caraibeiras 10
- Cohab 06

A colaboração da comunidade é uma das principais formas de combater a Covid-19. Fique em casa, se for necessário sair use máscara.

Prefeitura Municipal de Floresta
Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco

Boletim COVID- 19: confira os dados atualizados de Belém do São Francisco.

Nesta Terça-feira(04) a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, registra três novos casos CONFIRMADOS para Covid-19, trinta e dois casos SUSPEITOS e DESCARTA seis casos, através da realização de Testes Rápidos.

Os casos CONFIRMADOS tratam-se de três pacientes do sexo feminino, com idades entre 28 e 50 anos. Encontram-se em isolamento domiciliar e monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Além disso, classifica como clinicamente RECUPERADOS cinco casos confirmados anteriormente.
Esclarecemos a população que esta Secretaria está tomando todas as medidas cabíveis em relação aos cuidados com os familiares e pessoas que tiveram contato com os casos suspeitos/confirmados, através de monitoramento e orientações para o isolamento domiciliar.

Ressaltamos que a administração municipal está empenhada em conter o avanço da pandemia em nosso município. Por sua vez insiste para que toda a população respeite as medidas estabelecidas nos Decretos Municipais, que tem por objetivo resguardar a saúde de todos.

Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco



Prefeitura de Manari

Manari tem mais duas curas clínicas de covid-19

Através da Secretaria de Saúde informamos o Boletim Epidemiológico dessa terça-feira (04.08,2020).
Hoje registramos mais duas recuperações de covid-19(somando 4 recuperados). Duas pessoas continuam em tratamento e estão com estado de saúde estável.

O teste de todas as pessoas que apresentam sintomas gripais está sendo feito em nosso centro de testagem que fica no hospital de campanha.
Reforçamos o dever de nossa população manter o isolamento e o distanciamento social, e só sair de casa em caso de extrema necessidade. Continuamos com ações preventivas e seguindo os protocolos do Ministério da Saúde(MS) e da Secretaria Estadual de Saúde(SES-PE).

Se puder fique em casa, se precisar sair use máscara.



Prefeitura de Jatobá

A Secretaria Municipal de saúde divulgou boletim do coronavírus desta terça-feira (04), onde o município não  registrou casos positivos e teve duas curas clínicas, uma no centro de Jatobá e outra na Beira Rio.

As recentes curas se tratam de duas pessoas do sexo feminino.






Prefeitura de Inajá - Divulgação de 04 de agosto de 2020


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Nota de pesar do Partido dos Trabalhadores pelo falecimento de Manoel Tomaz Caetano “Manoel da Viola”


É com pesar que comunicamos o falecimento do senhor Manoel Tomaz Caetano, conhecido também como “Manoel da Viola”, aos 72 anos de idade vítima de infarto.

Grande violeito, repentista, poeta, dedicou sua vida à família, cultura e às lutas sociais. Pode ensinar o ofício artístico a tantos outros poetas, assim como inspirar os corações de gerações de militantes a lutar por justiça social.

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Petrolândia presta essa homenagem.

Manoel Tomaz Caetano... PRESENTE!



Por: Daniel Filho
Blog GOTA D'água.

Vereadores aprovam concessão de título de cidadão de Petrolina a Bolsonaro

Bolsonaro durante entrega de residencial em Petrolina, no dia 24 de maio de 2019 - FOTO: JOSÉ DIAS/PR

A Câmara de Vereadores de Petrolina, no Sertão do Estado, aprovou, nesta terça-feira (4), a concessão do título de cidadão petrolinense ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O projeto de decreto legislativo nº 026/2019, de autoria do vereador Elias Jardim (DEM), recebeu 18 votos favoráveis e três contrários.

"Jair Bolsonaro tem um governo sério, que não rouba e nem deixa roubar. Seus ministros são competentes, técnicos, que têm dado certo neste grande governo que o Brasil está vendo", disse o vereador ao falar sobre a proposta de homenagem.

A data de entrega do título ainda não foi divulgada. No início de julho, em uma das lives semanais de Bolsonaro, foi anunciado que o presidente visitaria a cidade em breve para anunciar a ampliação de área do perímetro irrigado.

Em maio do ano passado, na véspera de uma visita de Bolsonaro, o projeto de decreto legislativo que concedia a cidadania petrolinense ao presidente foi retirado de pauta pelo próprio autor. Na época ele afirmou que apresentaria a matéria em outra oportunidade. No dia 24 de maio de 2019, o mandatário esteve em Petrolina para entregar 472 apartamentos do projeto Minha Casa, Minha Vida.

Amanda Azevedo
JC Online

Petrolândia: Delgado Construções, sua loja de material de construções - tem novidade para você presentear o seu papai; confira!

Delgado Construções, sua loja de material de construções em Petrolândia, está localizada na Avenida Manoel Borba, 112 - Centro. Contatos: (87) 3851-1369 ou 9.9958-0242 (Tim), organização de Maria Verônica Delgado.

Horário de Atendimento de Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas.
Aos Sábados das 08:00 às 12:00 horas.

Delgado Construções - Aqui tem economia e novidade todos os dias!


Visite a Delgado Construções, peça o seu cartão e compre na mesma hora. Aproveite esta oportunidade!

CARTÃO DE CRÉDITO DELGADO CONSTRUÇÕES
Muito mais vantagem para você!

Da Redação do Blog de Assis Ramalho


Ceará derrota Bahia e garante bicampeonato da Copa do Nordeste



O Ceará fez valer a vantagem que alcançou no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste e, nesta terça (4), garantiu o bicampeonato da competição ao derrotar o Bahia por 1 a 0 em partida realizada no estádio do Pituaçu, em Salvador (Bahia).

Após vencer a partida de ida por 3 a 1, o Vozão chegou com muita tranquilidade ao segundo jogo da decisão. Esta tranquilidade ficou evidente desde os primeiros minutos de bola rolando. O Bahia, que precisava de gols para conseguir continuar sonhando com o título, começou a partida forçando jogadas de ataque. Porém, fazia isto de forma muito desorganizada.




Já o Ceará não se arriscava muito na frente, valorizava a posse de bola e atacava apenas em contra-ataques.

Com isso, o Tricolor baiano tinha muitas dificuldades de entrar na área adversária, o que fez com que as melhores oportunidades surgissem em chutes de longa distância, como o que o atacante Fernandão acertou aos 7 minutos de partida, obrigando o experiente goleiro Fernando Prass a fazer defesa em dois tempos.

Aos 22 minutos da etapa inicial os jogadores do Bahia pediram a marcação de um pênalti, pois afirmaram que Fabinho tocou a bola com a mão dentro da área de sua equipe. Mas, após consulta ao VAR (árbitro de vídeo), o juiz afirmou que não houve irregularidade.

Fora isso, o Ceará foi muito eficiente na defesa e segurou a igualdade até o intervalo.

Percebendo que sua equipe tinha muitas dificuldades no ataque, sendo que tinha a obrigação de marcar gols, o técnico Roger Machado lançou seu time para a frente no intervalo. Para isto ele trocou um zagueiro (Lucas Fonseca) por um atacante (Clayson), e colocou um ala (Nino Paraíba) no lugar de um lateral mais defensivo (João Pedro).

No entanto, a mudança acabou favorecendo o Vozão, que passou a encontrar mais espaços para contra-atacar. E, em um desses contra-ataques, o Ceará conseguiu marcar o gol da vitória. Aos 15 minutos o atacante Leandro Carvalho parte em velocidade, toca para o lateral Bruno Pacheco, que cruza, na medida, para o atacante Cléber escorar e vencer o goleiro Anderson.

Por Agência Brasil