quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

"Férias e hambúrguer na brasa" em Petrolândia: novo vídeo no canal 'Coisas que comi'. Confira!



O vlogger Carlos Vieira, do canal 'Coisas que comi', esteve recentemente na cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, onde foi produzido um programa com belas imagens para a série 'Comendo por aí'. Neste vídeo, ele prepara um apetitoso hambúrguer assado na brasa. E vai ter continuação... aguarde!

Assista ao vídeo e inscreva-se no canal!

x

O vídeo está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=2vrF_JWam1g

Redação do Blog de Assis Ramalho


Exposição sobre animais silvestres chega ao Forte de Tamandaré, na Mata Sul de PE


Mostra pode ser visitada até o dia 19 deste mês, no município, junto com exposições sobre a APA Costa dos Corais e o Almirante Tamandaré (Foto: Arquivos CPRH/Prefeitura de Tamandaré)

Depois de passar pelo Plaza Shopping, no Recife, Shopping Sirinhaém, no município de mesmo nome, e na Praça do Relógio, em Porto de Galinhas, a exposição itinerante “Animais Silvestres: Eles Precisam de Nós”, organizada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), chega agora ao município de Tamandaré, Mata Sul do Estado. Até o dia 19 de fevereiro, a mostra pode ser visitada no Forte Santo Inácio de Loyola, construção histórica do Século XVII, conhecido também como Forte Tamandaré.

A exposição reúne diversas fotografias de animais de várias espécies, com passagem pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), de CPRH. Alguns foram vítimas do tráfico e/ou de maus-tratos. Com a iniciativa, o órgão sensibiliza a população sobre a importância da preservação das espécies e de que elas devem viver em seus habitas naturais, e não em cativeiro. Em 2007, o Cetas acolheu um total de 9.153 animais (a maioria aves, répteis e mamíferos) e, ao mesmo tempo, promoveu a soltura – após a reabilitação – de 5.454.


Sintepe lança campanha salarial com apresentação de estudo sobre remuneração média dos servidores


O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) lançou hoje (01) sua Campanha Salarial Educacional 2018 com a temática "Piso e Carreira. Vale a Luta". A Campanha traz em seus argumentos a importância da atualização do piso salarial com repercussão na carreira do magistério.

"O Sintepe idealizou a Campanha com a representação de pais, mães, estudantes e trabalhadores e trabalhadoras em educação, todos juntos pela valorização do Piso do Magistério com repercussão durante toda a Carreira. Acreditamos que essa bandeira de lutas será uma alavanca para melhorarmos a qualidade da educação em nosso Estado", disse Fernando Melo, presidente do Sintepe em entrevista coletiva de imprensa.


Presidente da Aesbe reafirma, em Brasília, que setor de saneamento é radicalmente contra Artigo 10-A da MP proposta pelo Governo Federal



O debate sobre a Medida Provisória que o Governo Federal pretende mandar ao Congresso Nacional para alterar a Lei do Saneamento foi retomado hoje (1º) , em Brasília, pelo presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e da Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa, Roberto Tavares. Ele foi debatedor no Seminário “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - e os Desafios para a Gestão da Água e do Saneamento no Brasil”, que aconteceu na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A minuta da Medida Provisória foi apresentada pelo Ministério das Cidades na gestão anterior e busca alterar a Lei nº 11.445/2007 para obrigar os municípios a consultar o setor privado antes de prorrogar seus contratos de concessão com a empresa estadual.

O setor é radicalmente contra o Artigo 10-A da MP, tendo em vista que a proposta vai ferir de morte o subsídio cruzado, que permite investimentos em municípios mais pobres, e pode provocar uma desestruturação do setor, pois vai separar os municípios rentáveis dos deficitários. “Estamos preocupados porque além de afetar o subsídio cruzado, ou seja, o equilíbrio que nos permite hoje operar com uma tarifa única em todos os municípios do mesmo estado, vai promover uma entrada pulverizada do Setor Privado, sem ganhos de escala”, pontuou Roberto Tavares. “A questão não é o público versus o privado, até porque as empresas estaduais de saneamento tem grandes parcerias público-privadas. Queremos dizer que o setor privado é bem-vindo ao saneamento, mas se entrar de forma pulverizada vai desestruturar totalmente o que resta do setor do saneamento público brasileiro. O assunto precisa ser mais discutido com a sociedade e também com as empresas que operam o serviço”, argumentou.


Governo Paulo Câmara tem encontro marcado com seu programa de governo, afirma Silvio


O governador Paulo Câmara terá, este ano, o último de sua gestão, um encontro marcado com as promessas feitas na campanha de 2014 e com o seu programa de Governo. A cobrança foi feita nesta quinta-feira (1º), pelo líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Silvio Costa Filho (PRB), durante a sessão que marcou o início da quarta sessão da atual legislatura.

Segundo o parlamentar, o atual governador do Estado chega ao final de seu mandato com menos de 30% de seu programa de governo cumpridos. “O BRT continua inconcluso, o Projeto de Navegabilidade do Rio Capibaribe segue parado, o corredor do VLT da Avenida Norte nunca saiu do papel, a promessa da tarifa única ainda não foi cumprida, as 20 unidades do Compaz sequer foram iniciadas, entre outras promessas”, listou.


Codevasf prorroga inscrições para o Seminário Solo e Água 2018 e V Workshop Internacional de Irrigação


As inscrições para o "III Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas" foram prorrogadas até o dia 22 de fevereiro. O evento, que acontece de 13 a 16 de março de 2018, é promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF).

O evento será na sede da Codevasf em Brasília, com transmissão por videoconferência para todas as Superintendências Regionais da empresa. O público-alvo são técnicos que estejam atuando na área de solo e água em desenvolvimento regional. Além de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, empresários, consultores ambientais, gestores, representantes de organismos nacionais, internacionais, governamentais e não governamentais. Os interessados devem se inscrever no link http://www2.codevasf.gov.br/programas_acoes/seminario-solo-e-agua e enviar os pôsteres para o e-mail: sabh@codevasf.gov.br assim como acompanhar o calendário.


PE: Lei que reconhece incentivos fiscais contribui para geração de emprego e renda, diz Paulo Câmara

Segundo a Secretaria da Fazenda de Pernambuco, a indústria automobilística, a indústria naval e a atividade portuária têm programas locais desenvolvidos por meio da concessão de benefícios fiscais.

Uma prática comum entre os estados brasileiros é conceder benefícios fiscais para atrair empresas de outras regiões. No entanto, para oferecer descontos nos impostos cobrados, as Unidades da Federação precisam do aval do Conselho Nacional de Política Fazendária, o Confaz, grupo composto pelos secretários de Fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal.

O processo era burocrático porque se apenas um membro do Conselho votasse contra a concessão dos incentivos, a transação não seria permitida. Isso fez com que vários estados deixassem de respeitar a legislação, retirando impostos sem a autorização do Confaz. Esses benefícios, então, eram contestados na justiça, gerando a chamada guerra fiscal.

Para dar mais agilidade e facilitar essas negociações, o Congresso Nacional aprovou e o presidente Michel Temer sancionou um Projeto de Lei Complementar que abriu espaço para que os benefícios concedidos ao longo desses anos sejam reconhecidos, eliminando o risco de serem questionados na Justiça e invalidados. Em 15 de novembro, o Confaz aprovou decisão que dá segurança aos benefícios concedidos.


Baile Azul e Branco resgata prévias carnavalescas de Araripina neste sábado (03)

Festa realizada pelo Sesc Ler Araripina abre folia de momo no Sertão do Araripe

Música, alegria e muita animação para toda a família. É o que os foliões vão encontrar na primeira edição do Baile Azul e Branco, que o Sesc Ler Araripina realiza no próximo sábado (3/2), às 21h, na Unidade.

As mesas para prévia carnavalesca, que será animada pela Orquestra de Baile AB Ritmos e Marcílio Kinô, acomodam quatro pessoas e estão sendo vendidas no Sesc Ler Araripina (Rua Vereador José Barreto de Alencar, s/n). Para comerciários e dependentes, o valor é R$40 e para o público em geral, R$ 60.

De acordo com o gerente do Sesc Ler Araripina, Richard Santiago a intenção do Baile é resgatar a tradição das prévias carnavalescas que reuniam toda a família. “É um momento de celebrar. Escolhemos realizar a festa uma semana antes do carnaval oficial porque muitas pessoas viajam nesse período e queremos tornar o Baile Azul e Branco parte do calendário festivo de Araripina”, explica. A escolha do nome e das cores é uma homenagem à bandeira da cidade e à festa da padroeira. Mas, apesar de ser uma festa temática, as pessoas são livres para usarem as cores que preferirem.


Primeira morte por suspeita de arboviroses de 2018 em Pernambuco é de uma mulher do interior

 

Pernambuco registrou a primeira morte suspeita por arboviroses em 2018. A informação está no novo boletim de monitoramento de dengue, zika e chikungunya divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta quinta-feira (01), que considera os casos até o último dia 27. Segundo a pasta, a vítima é uma mulher de 39 anos residente na cidade de Moreno, na Região Metropolitana do Recife. O óbito aconteceu no último dia 26. 

Segundo a Prefeitura de Moreno, a investigação está na fase inicial. Sabe-se que a mulher não buscou atendimento na cidade e que o falecimento foi notificado na UPA do Curado, em Jaboatão dos Guararapes, também na RMR. O Setor de Eepidemiologia de Moreno promete divulgar mais informações sobre o caso na próxima semana, depois de uma visita residencial à família da paciente. Não se sabe ainda se ela tinha alguma outra doença associada que pode ter agravado o quadro. Segundo a SES, no mesmo período do ano passado foram notificadas quatro mortes por arboviroses.


Baíssa Ferraz é assassinado a tiros em Orocó, no Sertão de Pernambuco


Na manhã desta quinta-feira dia (01), por volta das 10h40, um homicídio foi registrado na cidade de Orocó, no Sertão pernambucano. O crime aconteceu na rua Prefeito Ulisses de Novaes, próximo ao Ginásio de Esportes, quando elementos armados chegaram em um veículo não identificado e atiraram contra Evaristo de Souza Ferraz, de 56 anos, vulgo “Baíssa Ferraz”.

De acordo com informações, “Baíssa Ferraz” foi atingido por vários disparos de arma de fogo em frente a uma residência. Após ser atingido, ele correu para dentro de uma casa, mas morreu no quintal. A Polícia Civil investiga o caso.

O Povo com a Notícia


Floresta, Orobó e Buenos Aires se comprometem a obedecer medidas de segurança e ordenamento em festividades do Carnaval


Com a proximidade do início das festividades do Carnaval, os prefeitos de Buenos Aires, Floresta e Orobó firmaram Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) objetivando proteger a saúde, a segurança, o sossego, a paz dos cidadãos durante as festividades.

Por meio dos TACs, os prefeitos se comprometeram a adotar uma série de medidas destinadas a assegurar que as festividades públicas nos municípios ao longo do ano sejam realizadas sem a ocorrência de violação a direitos de qualquer espécia, através da observância pelo Poder Público ou por qualquer pessoa física ou jurídica, da legislação pertinente.

Os prefeitos se comprometeram a ordenar e fiscalizar adequadamente o comércio e o trânsito nas áreas de animação, assim como a informar a população sobre tudo que será realizado e também advertir sobre as dicas de segurança, sobretudo através dos meios de comunicação.


INSS vai conceder aposentadoria por tempo de contribuição de forma automática


Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não precisarão mais comparecer a um posto de atendimento para pedir a aposentadoria por tempo de contribuição. Desde setembro a aposentadoria por idade, dos segurados urbanos, já é concedida de forma automática. E, a partir da segunda quinzena de fevereiro, outros serviços também poderão ser realizados dessa forma, incluindo aposentadorias por tempo de contribuição e salário-maternidade.

Atualmente, o reconhecimento deste benefícios não é automático – o segurado precisa agendar o pedido pela Central de Teleatendimento 135 ou pela internet, e se dirigir até uma agência da Previdência Social para dar entrada no requerimento.

Como vai funcionar

Pelo novo modelo de agendamento, o segurado que possui todas as condições necessárias para ter direito ao benefício poderá entrar em contato com o INSS, pela internet ou telefone, para dar entrada no pedido.


Temer fica sem aposentadoria por não fazer ‘prova de vida’


O presidente Michel Temer não recebeu sua aposentadoria referente aos meses de novembro e dezembro do ano passado. Aposentado como procurador do estado de São Paulo, o peemedebista ficou sem o pagamento porque ainda não fez seu recadastramento anual obrigatório, a chamada prova de vida, que deve ser realizada por todo beneficiário no mês de seu aniversário. Temer completou 77 anos no dia 23 de setembro de 2017.

A situação ocorre em meio ao esforço do presidente para aprovar a Reforma da Previdência. Recentemente, Temer apareceu em diferentes programas de TV para defender as mudanças que o governo propõe no sistema de aposentadoria.

Segundo a São Paulo Previdência (SPPrev), responsável por administrar a folha de pagamento das pensões e aposentadorias do governo paulista, quando não é feita a prova de vida, como aconteceu com Temer, o benefício é automaticamente suspenso e sai da folha de pagamento da instituição.


Jatobá: Deputado federal Augusto Coutinho reúne-se com prefeita Goreti Varjão e lideranças do município


Em passagem pelo Sertão Pernambucano, o Deputado Federal Augusto Coutinho reuniu-se em Jatobá nesta terça-feira (30), com a Prefeita de Jatobá Goreti Varjão (SD), vereadores Cleomar Diomédio, Mardônio Varjão, Ronaldo de Valdenor, Nilson do Galo, o ex-prefeito Itomar Varjão, Secretários Municipais, Assessores e alguns membros da gestão municipal.

O objetivo da visita foi o fortalecimento político da atual gestão ao Deputado Federal Augusto Coutinho, apresentação da equipe e emendas destinadas ao município de Jatobá pelo Deputado.

Participaram também do encontro o Vereador do Recife Rodrigo Coutinho, o Delegado do MDA Rodrigo Almeida, o Superintendente Regional do INCRA Bruno Medrado e o Assessor Maézio Ribeiro.

Clique AQUI e veja as fotos

Portal Jatobá
ASCOM/PMJ


Novos promotores de 20 cidades pernambucanas tomam posse neste dia 6 e chegam às comarcas a partir de 5 de março


Entre as cidades que receberão os representantes do Ministério Público de Pernambuco, 14 ficam no Sertão, cinco no Agreste e uma na Zona da Mata (Foto: Assessoria Ministerial de Comunicação Social/MPPE)


No próximo dia 6, o Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, será palco de uma importante ação para a defesa da cidadania: a posse de 20 novos promotores de Justiça, que assumirão seus cargos em cidades do Interior de Pernambuco. A solenidade ocorre às 16h no Teatro Beberibe, localizado na Avenida Professor Andrade Bezerra, s/n, no bairro de Salgadinho. Ao todo, 41 promotores – 21 já em ação, desde setembro de 2017 – foram convocados desde janeiro do ano passado.

Dos 20 promotores, aprovados no concurso público realizado em 2015 e prorrogado até 2019 pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, 14 vão para municípios do Sertão (Bodocó, Cabrobó, Carnaíba, Custódia, Exu, Flores, Floresta, Inajá, Petrolândia, Serrita, Tabira, Tacaratu, Terra Nova e Trindade), cinco para cidades do Agreste (Águas Belas, Buíque, Ibirajuba, Jupi e Lagoa dos Gatos) e um para Chã Grande, na Zona da Mata. São todas Promotorias de Primeira Entrância e é praxe no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a entrada na instituição pelas comarcas de cidades mais afastadas da capital.


PRF apreende 25,5 mil maços de cigarro na BR 104, em Caruaru


Carga é de origem paraguaia e não possuía nota fiscal (Foto: Divulgação/PRF-PE)

Uma carga de 25.500 maços de cigarro foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite de quarta-feira (31), na BR 104, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A mercadoria não possuía nota fiscal e era transportada por três homens em uma van.

Os agentes realizavam uma fiscalização no quilômetro 57 da rodovia, quando deram ordem de parada ao veículo com placas da Paraíba. Ao verificar o interior da van, foram encontradas 51 caixas do produto, que é de origem paraguaia. Um dos passageiros assumiu a propriedade da mercadoria e informou que havia contratado o motorista por R$500,00 para fazer o transporte dos cigarros.



Kaio Maniçoba reúne-se com ministro do turismo Marx Beltrão, em Brasília

Foto: Assessoria/Divulgação

Em viagem a Brasília, na última terça-feira (30), o deputado federal licenciado e secretário de Habitação de Pernambuco, Kaio Maniçoba (MDB), esteve com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, garantindo recursos para a infraestrutura do setor em municípios do Sertão do estado.

Ontem, Kaio também esteve no Ministério das Cidades, com a secretária nacional de Habitação, Socorro Gadelha, destravando verbas para essa área. O deputado federal licenciado cumpre agenda extensa no Sertão, neste fim de semana, e estará na comitiva do presidente Michel Temer (MDB), que vai a Cabrobó, neste sábado (2), fazer a entrega da estação do Eixo Norte da Transposição.

Kaio também faz visita às cidades de Exu, Moreilândia, Granito, Brejinho, Afogados da Ingazeira, Barra de Guabiraba e Bezerros.

Assessoria de imprensa deputado federal licenciado Kaio Maniçoba


Polícia Civil da Bahia abre inscrições para concurso nesta quinta-feira (1º)


Teve início nesta quinta-feira (1º), às 10h, no horário de Brasília, as inscrições para o concurso da Polícia Civil da Bahia.

A remuneração inicial é de R$ 3.915,85, para os cargos de investigador ou de escrivão, em regime de 40 horas semanais. Já para a vaga de delegado, a remuneração inicial é de R$ 11.389,96, com a mesma carga horária.

É exigido o diploma de conclusão de curso superior, em qualquer área, registrado pelo Ministério da Educação (MEC), para os cargos de investigador ou de escrivão. Já os candidatos à vaga de delegado devem ter diploma de conclusão do curso de bacharelado em Direito.


Petrolândia: CFEPP Cursos tem promoção para leitores do Blog de Assis Ramalho; Promoção válida até 10/02/2018.


O CFEPP Cursos lançou promoção especial para leitores do Blog de Assis Ramalho. Os 50 primeiros leitores que procurarem o CFEPP Cursos terão matrícula gratuita* em qualquer curso. Bombeiro Civil, Pré-Enem 2018, Socorrista, Atendente de Farmácia, Inglês, Administração, Informática, Manutenção em Micro e Operador de Caixa são os cursos disponíveis no CFEPP Cursos. 

Faça já a sua matrícula e enriqueça suas habilidade e o seu currículo no CFEPP Cursos, porque seu futuro começa aqui! A escola de qualificação profissional está situada na Avenida dos Três Poderes, ao lado dos Correios. 

*Promoção válida até 10/02/2018.

CFEPP Cursos


Programas de formação profissional buscam cada vez mais tecnologias educacionais

Reformulação da tecnologia para entrega de educação a distância em diferentes instituições oferece ambiente virtual intuitivo. Novas tecnologias de apoio à aprendizagem atendem ao crescimento da demanda por EAD.

A tecnologia transformou a forma como o conteúdo é produzido e distribuído em todas as áreas da sociedade contemporânea, inclusive na educação. As plataformas tecnológicas estão cada vez mais presentes no ensino como opções de ferramentas importantes para promover a interação no processo de aprendizagem.

Empresas e instituições como a Fundação Lemann, Somos Educação e Unità Educacional são adeptas dessas novas tecnologias e utilizam o Canvas LMS no Brasil para ampliar sua atuação no ensino a distância. O Canvas LMS é uma plataforma baseada na nuvem, acessível a professores, alunos e gestores por meio da Web, com o diferencial de ser um software aberto, permitindo que diversos aplicativos e programas educacionais criados por outras empresas sejam integrados facilmente. Com recursos constantemente atualizados, está sempre disponível para acesso a partir de qualquer lugar, é adaptável à necessidade das escolas e universidades e pode acompanhar o crescimento delas.


Petrolândia: Promotoria de Justiça instaura Inquérito Civil para apurar demora no atendimento dos caixas do Banco do Brasil


Agência do Banco do Brasil em Petrolândia (Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR)

Por meio da Portaria Nº 002/2018, expedida no dia 30 de janeiro de 2018 e publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco (DOE-PE) nesta quinta (1º), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), representado na Comarca de Petrolândia pelo Promotor de Justiça Rodrigo Altobello Ângelo Abatayguara, instaurou Inquérito Civil para apurar o descumprimento da Lei Estadual º 12.264/2002, conhecida como "lei dos 15 minutos", pela agência local do Banco do Brasil.

Segundo o MPPE, a referida lei, que dispõe sobre o atendimento ao consumidor, nos caixas das agências bancárias, estabelece que todas as agências bancárias estabelecidas no Estado de Pernambuco ficam obrigadas a manter, no setor de caixas, funcionários em número compatível com o fluxo de usuários, de modo a permitir que cada um destes seja atendido em tempo razoável, considerando-se tempo razoável:
(a) até 15 (quinze) minutos, em dias normais;
(b) até 30 (trinta) minutos, em véspera ou em dia imediatamente seguinte a feriados; em data de vencimento de tributos; ou em data de pagamento de vencimentos a servidores públicos;

O MPPE justifica que "o atendimento ao usuário realizado nas agências bancárias constitui-se em serviço de relevância pública, devendo basear-se nos princípios da eficiência na prestação e a preservação da integridade física, material e moral dos usuários". Destaca, ainda, que "a prolongada e constrangedora permanência dos clientes e demais usuários nas filas dos bancos causam reflexos sociais, físicos, financeiros e emocionais".

Leia abaixo, na íntegra, a Portaria Nº 002/2018.

PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PETROLÂNDIA

INQUÉRITO CIVIL

PORTARIA Nº 002/2018


O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, por intermédio do Promotor de Justiça abaixo firmado, com atuação na defesa do meio ambiente e do consumidor, no uso das funções que lhe são conferidas pelo art. 129, inciso III, da Constituição da República de 1988, art. 25, inciso IV, da Lei Nacional nº 8.625/1993, art. 6º, inciso I, da Lei Complementar Estadual nº 12/1994, art. 1ª, da Resolução RES-CSMP nº 002/2008, e ainda:

CONSIDERANDO que a Constituição da República conferiu à defesa do consumidor o status de direito fundamental, a ser promovido pelo Estado, a teor do Título II- Dos Direitos e Garantias Fundamentais- Capitulo I - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (art. 5º, XXXII, da CRFB);

CONSIDERANDO que a defesa do consumidor foi erigida à condição de princípio geral da atividade econômica, por força do art. 170, V, da CRFB;

CONSIDERANDO que estabelece o art. 129, inciso III da Constituição Federal que é função institucional do Ministério Público promover o Inquérito Civil e a Ação Civil Pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente de outros interesses difusos coletivos;

CONSIDERANDO que os serviços bancários se inserem no âmbito das relações de consumo, sujeitos à Lei 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor, devendo os serviços, pois, ser prestados de forma adequada e eficaz, que se inserem entre os direitos básicos assegurados aos consumidores (artigo 6º, X, do CDC);


White Martins inicia inscrições para o Programa de Estágio Novos Ares 2018


Oportunidades são para estudantes de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação, Economia, Engenharia, Direito e TI

A White Martins, líder no mercado de gases industriais e medicinais na América do Sul, inicia em fevereiro as inscrições para o Programa de Estágio Novos Ares 2018. Há oportunidades para estudantes de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação, Economia, Engenharia (Mecânica, Química e de Produção), Direito e Tecnologia da Informação. Ao todo, são 40 vagas para as unidades da empresa na Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 1 de abril pelo site www.whitemartins.com.br. Para se candidatar, os estudantes devem ter formatura prevista para dezembro de 2019 ou julho de 2020. Além disso, devem ter conhecimentos em inglês e informática, bem como disponibilidade para estagiar 20 ou 30 horas por semana.


Petrolândia: Falta de políticas públicas municipais na Orla Fluvial leva Promotoria de Justiça a instaurar inquérito civil


Fotos: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR


Por meio da Portaria Nº 001/2018, expedida no dia 29 de janeiro de 2018 e publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco (DOE-PE) nesta quinta (1º), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), representado na Comarca de Petrolândia pelo Promotor de Justiça Rodrigo Altobello Ângelo Abatayguara, instaurou Inquérito Civil para apurar o abandono da Orla Fluvial, caracterizado pela falta de políticas municipais para a exploração do turismo, lazer e atividades físicas naquele espaço público, além da insegurança propiciada pela falta de vigilância e de iluminação pública suficiente, da deterioração da pista de cooper, além de citar a antiga e sempre atual temática dos resíduos sólidos - o popular lixo. 

Entre outras determinações constantes na Portaria do MPPE, o Município de Petrolândia tem 20 (VINTE) dias para prestar esclarecimentos sobre as medidas que vem sendo adotadas pela Prefeitura para prevenir novos acidentes no local, bem como para reestruturação da pista de cooper, recolocação de lixeiras, disponibilização de guardas municipais para a segurança e melhoria da iluminação no local. Além disso, deve também apresentar prognóstico para os próximos seis meses e outras informações para a compreensão do problema pelo Judiciário.
Leia abaixo, na íntegra, a Portaria Nº 001/2018.

PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PETROLÂNDIA

INQUÉRITO CIVIL

PORTARIA Nº 001/2018

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, por intermédio do Promotor de Justiça abaixo firmado, com atuação na defesa do meio ambiente e do consumidor, no uso das funções que lhe são conferidas pelo art. 129, inciso III, da Constituição da República de 1988, art. 25, inciso IV, da Lei Nacional nº 8.625/1993, art. 6º, inciso I, da Lei Complementar Estadual nº 12/1994, art. 1ª, da Resolução RES-CSMP nº 002/2008, e ainda:

CONSIDERANDO que estabelece o art. 129, inciso III da Constituição Federal que é função institucional do Ministério Público promover o Inquérito Civil e a Ação Civil Pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente de outros interesses difusos coletivos;

CONSIDERANDO que a Lei nº 6.938/81 define o meio ambiente como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”, CONSIDERANDO que o meio ambiente artificial é o construído ou alterado pelo ser humano, sendo constituído também pelos equipamentos comunitários, notadamente os espaços públicos abertos, como ruas, praças e as áreas verdes, sendo tutelado pelos artigos 182 e 183 da Constituição da República e pela Lei nº 10.257/2001 (Estatuto da Cidade);

CONSIDERANDO que ao poder público incumbe o dever de promover o acesso ao lazer, à infraestrutura urbana, à moradia, ao saneamento básico e aos serviços públicos;

CONSIDERANDO que a Lei nº 6.938/81 (Política Nacional do Meio Ambiente) assinala, em seu art. 2º, que tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana;

CONSIDERANDO que o Ministério Público possui atribuição nas áreas de arquitetura e urbanismo, tendo como missão promover e defender os valores ambientais, urbanísticos, culturais e humanos que garantam um meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações, contribuindo no processo de transformação social;

CONSIDERANDO que o Município de Petrolândia possui uma orla fluvial destinada ao turismo, ao lazer e às atividades físicas;


Morre terceira vítima da queda do Globocop no Recife


O operador de transmissão Miguel Brendo Pontes Simões, de 21 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (1º), no Hospital da Restauração, na região central do Recife. Ele era o único sobrevivente da queda do Globocop, ocorrida no dia 23 de janeiro, no mar da Praia do Pina, na Zona Sul da capital pernambucana. Outras duas pessoas morreram no acidente com o helicóptero.

A informação foi repassada pelo padrasto de Miguel, o comandante Wagner Monteiro. O jovem estava internado desde o dia do acidente. Na quarta-feira (31), os médicos já haviam apontado uma piora no quadro neurológico de Miguel Brendo devido ao trauma sofrido no acidente.

Na queda da aeronave, que prestava serviços para a TV Globo, morreram o piloto Daniel Galvão, de 36 anos, e a 1º sargento da Aeronáutica Lia Maria de Souza, de 34 anos. O comandante foi sepultado no Recife. O corpo da militar foi sepultado no estado do Rio de Janeiro.

O acidente


Fim do Parcelado sem juros tira aproximadamente 10% das vendas do comércio

Proposta apresentada pela ABECS ao BC recebe críticas pelo potencial impacto negativo ao varejo e indústria

A notícia publicada pelo jornal Valor Econômico na última segunda feira, 29/01, de que o "Setor de cartões propõe acabar com o parcelado sem juros" foi recebida com contrariedade pelas empresas entrantes no setor de pagamentos e por setores do varejo. Elas reiteram que a sugestão não se trata de uma proposta da indústria, mas apenas de uma associação, a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços), cuja governança reflete essencialmente a posição dos grandes conglomerados bancários do país.

Segundo Augusto Lins, presidente da ABIPAG (Associação Brasileira das Instituições de Pagamento), que representa algumas das principais novas empresas no setor, com o surgimento das fintechs e uma série de novos modelos de negócios e tecnologias, a ABECS não representa mais integralmente o setor de cartões. De acordo com ele, a proposta apresentada pela ABECS significa uma transferência de renda do consumidor e do varejo, para os grandes bancos emissores. Isto é, com um suposto fim do "parcelado sem juros" (o parcelado habitualmente oferecido pelo varejo), o consumidor deverá compulsoriamente recorrer a um crédito com os principais bancos emissores para manter seu padrão de consumo. Considerando as taxas de juros atualmente praticadas pelos bancos, estima-se que essa medida custaria aproximadamente R$ 90 bilhões no resultado do varejo, devido à redução do consumo.


PM é baleado na cabeça em perseguição a criminosos na Zona Oeste do Recife

Um PM foi baleado durante troca de tiros. Três suspeitos foram presos. Foto: Paulo Paiva/DP

Um Policial Militar foi baleado na cabeça, na madrugada desta quinta-feira (1º de fevereiro), durante uma ação para prender suspeitos de roubo de carro, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife. Os policiais do 13º Batalhão receberam uma denúncia e, ao chegar no local, flagraram quatro homens trabalhando no desmanche de um carro, na comunidade do Detran.

Na abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas dois deles foram capturados. Jaílson Júlio Oliveira dos Santos, de 33 anos, e Alexandre Gomes de Oliveira, 36 anos. O caso foi registrado na Central de Plantões da Capital, no bairro de Campo Grande.


Petrolândia: Rita de Cássia, aniversariante do dia, recebe mensagem de parabéns da amiga Lariza


Nesta quinta-feira, 1º de fevereiro/2018, Rita de Cássia, residente da Quadra 09, comemora mais um ano de vida. Na oportunidade, Lariza (Farmácia Dehon) felicita a amiga aniversariante. 

Amiga!

Conquiste seus Sonhos
Felicidade, paz e alegria é tudo
que desejo para você neste seu
dia tão lindo e especial. Parabéns!

Hoje tudo é possível, por isso sonhe
ainda mais alto do que já sonhou
e conquiste tudo aquilo que ainda
não conquistou. Feliz Aniversário!

 Lariza e a amiga aniversariante Rita de Cássia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/fotos: Lariza


Petrolândia: Missa de 7º dia do professor Clóvis Lopes dos Santos será realizada nesta quinta-feira (1º), às 19h30


A família do professor Clóvis Lopes dos Santos, morto no dia 24 de janeiro, vítima de acidente, convida parentes e amigos para assistirem a Missa de Sétimo Dia, em sua memória.

A Missa será realizada nesta quinta-feira, às 19h30 na Igreja Matriz de Petrolândia.

Ainda muito abalados com a perda inesperada, agradecem a todos que comparecerem a esse ato de fé e solidariedade humana.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Família


Tacaratu/Petrolândia: Documentos perdidos de Manoel André Xavier (Didi Xavier) na Festa de Nossa Senhora da Saúde


O sr. Manoel André Xavier, conhecido por Didi Xavier e irmão do blogueiro (Tony Xavier) pede a quem encontrou ou encontrar uma carteira com todos os seus documentos inclusive a CNH, (Carteira Nacional de Habilitação) e uma quantia em dinheiro, pouco mais de 250,00, favor entrar em contato com o Blog Petrolândia em Foco, contato: (87) 996447422, ou ainda este número: (87) 996459789 (Didi) e pode ficar com á quantia existente na carteira, devolvendo apenas os documentos.

Obs. A mesma foi perdida na noite desta quarta-feira (31) na festa de Tacaratu.

Redação do Blog Petrolândia em Foco


Suposto emprego nos Correios é novo golpe que circula no WhatsApp


Usuários do WhatsApp estão expostos a mais um golpe e, dessa vez, os criminosos usam um suposto processo seletivo dos Correios como isca. As supostas vagas de emprego seriam para candidatos sem experiência, que receberiam salários de R$ 1.876 a R$ 4.903. Mais de 650 mil pessoas acessaram o link em apenas 48 horas, de acordo com um levantamento feito pela empresa de segurança eletrônica PSafe. Essas armadilhas levam as vítimas a acessarem sites maliciosos e informarem dados pessoais. Além disso, podem instalar no smartphone programas desconhecidos que oferecem diversos tipos de riscos à segurança.


Tenente é expulso da PM após estuprar e matar jovem

Janaina Santos desapareceu no dia 28 de julho de 2016, no Vale Ribeira, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

O Comando da Polícia Militar em São Paulo decidiu expulsar da corporação o subtenente Ivo Ferreira de Oliveira, de 50 anos, apontado como o autor do estupro e do homicídio da vendedora Janaina da Silva Santos, de 28 anos. O ex-oficial, entretanto, permanece preso no Presídio Militar Romão Gomes, na capital paulista.

Janaína desapareceu em 28 de julho de 2016, logo após deixar o trabalho, em Registro, na região do Vale do Ribeira. Imagens de câmeras de monitoramento de uma loja próxima de onde a vendedora trabalhava mostram a mulher passando por uma rua e, logo depois, um carro a seguindo. No veículo, estava o policial.


2018, ano de eleições - Artigo de Janguiê Diniz


Por Janguiê Diniz*

Iniciamos 2018 e este é mais um ano de eleições no Brasil, período em que todos os governantes e candidatos querem ressaltar suas virtudes e comprometimento em prol do bem-estar e do desenvolvimento da população.

Em contrapartida, é também o ano em que os trabalhadores mais reivindicam direitos e melhorias nas condições, não apenas de trabalho, mas também de infraestrutura das cidades. Como resultado dessas movimentações, temos inúmeras obras por todos os cantos das cidades, correria para finalizar projetos em andamento além de movimentos de protestos e greves.

Quando se fala em futuro do Brasil e um hipotético marco temporal para o adeus à crise econômica e política, o mês de outubro de 2018 se torna emblemático. Será nele que elegeremos o novo presidente da república, governadores, senadores e deputados estaduais e federais. São mais de 145 milhões de brasileiros aptos a votar e repletos de perguntas que se impõem pela avassaladora crise moral e ética que paira na quase totalidade da classe política nacional, embasada em escândalos sucessivos de corrupção e uso da máquina pública para fins pessoais.


Pena de morte: a solução para o sistema penal?

Pesquisa recente do Datafolha aponta que a maioria dos brasileiros apoia a pena de morte. Advogado Especialista em Direito Penal explica os principais pontos que devem ser analisados.

De acordo com pesquisa recente realizada pelo Instituto Datafolha no mês de Janeiro deste ano, 57% da população brasileira apoia a pena de morte. O aumento foi de dez pontos percentuais quando comparado à última pesquisa, em 2008, que era de 47%. O levantamento foi feito com base na entrevista de 2.765 pessoas de 192 cidades brasileiras e a faixa etária que é mais favorável (61% se manifestaram a favor da execução de condenados) é a de 25 a 34 anos de idade.

Segundo Carlos Eduardo Rodrigues Bandeira, advogado Especialista em Direito Penal, Mestre em Direito Político e Econômico e Consultor em Direito Penal no Theon de Moraes Advocacia Empresarial, embora a maioria da população apoie a pena de morte com a justificativa de que ela seria a solução para os problemas do sistema penal, como as superlotações (atualmente há quase setecentos mil internos no país), os gastos públicos e a impunidade, a medida não se mostra eficaz.

Não houve redução de presos e crimes em países onde há pena de morte


Higienização das mãos durante o carnaval: se a água não rolar, o álcool gel pode ajudar!

Surtos de infecção de Hepatite A, doenças gastrointestinais, gripe e outras viroses respiratórias costumam ocorrer durante o carnaval. Higienizar corretamente as mãos reduz as chances de transmissão.

"Atrás do trio elétrico, só não vai quem já morreu!". Caetano Veloso em 1969 já cantava um dos principais clichês de carnaval: o grande número de pessoas na rua. No ano passado, a Prefeitura Municipal de Salvador contabilizou 2,5 milhões de foliões na cidade. Rio de Janeiro e São Paulo receberam 6 milhões e 3,5 milhões de turistas, respectivamente, segundo dados da Rio Tour e da Prefeitura paulista. Com tanta gente na rua, não deve faltar animação para a folia, e nem os perigos de contaminação por agentes microbianos. Doenças respiratórias virais (Exemplo: adenovírus, rinovírus, parainfluenza e VSR ) e Hepatite A são algumas das doenças que potencialmente podem ocorrer sob forma surto neste carnaval.

Júlia Kawagoe, docente do Mestrado Profissional em Enfermagem da Faculdade Albert Einstein e consultora técnico – científica da B.Braun Brasil, explica que as mãos a principal via de transmissão nesses casos. “Nós nos contaminamos ao tocar em superfícies como corrimão de escada, suporte de ônibus/ trens/ metrô, entre outros e mexer em água contaminada. Com a nossa mão contaminada, inconscientemente tocamos nariz, boca ou olhos. E após isso, ainda continuamos tocando outras pessoas e outras superfícies e perpetuando a cadeia de transmissão de micro-organismos", explica a especialista.


Saiba como a nutrição equilibrada contribui para o crescimento das crianças


Muitas vezes o crescimento dos filhos acaba sendo um motivo de preocupação dos pais, principalmente quando a criança é mais baixa que os amigos da escola. Em 2015, o Banco Mundial descobriu que, globalmente, 23% das crianças menores de cinco anos possui uma estatura mais baixa do que o recomendado para a idade1. No entanto, a nutrição pode ser uma ótima aliada para melhorar esse quadro.

O CRESCIMENTO IMPORTA

Diversos fatores podem influenciar no crescimento inadequado de uma criança. E, por mais que possa parecer apenas uma questão física, ele também pode influenciar no aprendizado e no desenvolvimento infantil.

Para garantir que o desenvolvimento esteja em um padrão saudável, os médicos usam gráficos de crescimento pediátrico, que são séries de curvas que traçam os padrões de crescimento da criança junto aos dados populacionais. Qualquer queda considerável nesse nível pode ser motivo de preocupação. “Por isso, é sempre importante estar atento para detectar sinais de crescimento lento das crianças e, mais importante, ajudá-las a serem mais saudáveis por meio da nutrição equilibrada”, diz Patricia Ruffo, nutricionista e Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil.


Olhos atentos ao Verão

Andar de óculos escuros é uma proteção a mais contra os raios UVA e UVB que são prejudiciais à saúde

Todo mundo já sabe, o verão é a estação mais quente do ano e, por isso, requer cuidados redobrados. Mas além de manter o corpo hidratado para compensar a perda de líquido pelo suor e proteger a pele dos malefícios de uma superexposição ao sol, é preciso estar atento a outra parte do corpo: os olhos.

O cuidado é para todos, mas principalmente para crianças e idosos. “A exposição dos olhos aos raios solares tem efeito cumulativo e pode contribuir para o desenvolvimento de uma série de doenças degenerativas, como a catarata e a degeneração macular relacionada à idade. Além disso, pode provocar queimaduras no olho e aumenta o risco de câncer de pele nas pálpebras”, explica o oftalmologista, Dr. Gláucio Bressanim.


Quando o seguro protege o carro contra queda de árvores?


No início do ano, é comum que as fortes chuvas causem certos transtornos, como enchentes e quedas de árvores. De acordo com a Defesa Civil, apenas em janeiro de 2017, 833 árvores caíram na cidade de São Paulo. Esse problema, além de afetar residências, fornecimento de energia elétrica e atrapalhar o trânsito, pode também atingir carros e resultar até mesmo na perda do veículo. E como saber se o seu seguro auto cobre esses acidentes? O especialista da ComparaOnline, marketplace de comparação de seguros e produtos financeiros, tira todas as dúvidas para não ficar sem proteção.

Em primeiro lugar, é importante saber que o seguro é essencial em locais de fortes chuvas. Paulo Marchetti, CEO da ComparaOnline no Brasil, explica que, ao buscar um seguro, é necessário fazer a contratação com cobertura total do bem, também conhecida como cobertura compreensiva. Essa modalidade vale para incêndio, acidentes, furtos, roubos e também fenômenos da natureza, como quedas de árvores, alagamentos e granizo. Dependendo do plano contratado, a cobertura do seguro do auto pode servir também para objetos que caem sobre o veículo numa tempestade, como postes, placas e muros.


Mega-Sena acumula e prêmio pode pagar R$ 48 milhões no sábado; Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.


Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.009 da Mega-Sena realizado nesta quarta-feira em Macapá, no Amapá. As dezenas sorteadas foram: 01 - 37 - 44 - 46 - 48 - 50. O prêmio acumulou e pode pagar no próximo sábado cerca de R$ 48 milhões.

Mais Loterias

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.


Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quinta-feira 1º de fevereiro de 2018


 
 Nesta quinta-feira 1º de fevereiro de 2018, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país. Para ler, clique na manchete

A Tarde
Presa dupla de traficantes que cobrava 'pedágio' a moradores do interior

Correio da Bahia
Suspeito de assalto é morto dentro de restaurante em Salvador
Tribuna da Bahia
Cai número de acidentes nas estradas baianas, segundo a PRF
O Globo
Justiça nega pedido de Lula e mantém Moro em processo do sítio de Atibaia
O Dia
Secretário de Fazenda do EJ pede exoneração e Luiz Fernando Pezão aceita
Extra
Após manhã de protestos e tiroteios, situação na Linha Amarela é mais tranquila
Folha de São Paulo
Após Datafolha, Lula vai antecipar lançamento de pré-candidatura
O Estado de São Paulo
Cenário sem Lula na disputa altera táticas de pré-candidatos à Presidência
Correio Braziliense
Secretaria de Saúde do DF investiga a morte de 15 macacos
Valor Econômico
Ibovespa reduz alta no dia, mas garante melhor janeiro em 12 anos
Estado de Minas
Itabira confirma primeira morte por febre amarela; óbitos em MG sobem para 43
Jornal do Commercio
Dos alvos de prisão, só dois ainda estão presos na Operação Torrentes
Diário do Nordeste
Secretaria da Justiça se compromete a retirar celas de todas as delegacias do Ceará em 6 meses
Zero Hora
Justiça manda sites retirarem publicação que acusa Luciana Genro de defender pedofilia
Brasil Econômico
Taxa média de desemprego no País em 2017 fica em 12,7%, a maior em seis anos, segundo o IBGE

Fonte: Rede Brasil de Notícias - RBN

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.