Web Radio Petrolândia

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Presidente do PTB de Pombos muda para Paulo Câmara

Foto: Wagner Ramos

Mais uma liderança do PTB anunciou, nesta quinta-feira (26), apoio à pré-candidatura de Paulo Câmara (PSB) ao Governo Estadual. Filogonio Araújo de Oliveira, o Goni, presidente do partido em Pombos, anunciou seu engajamento no palanque da Frente Popular, junto com sua esposa, a ex-prefeita Jane Povão (PR), e com oito vereadores do município, dois deles também petebistas.

"Vemos em Paulo Câmara a proposta de continuidade do Governo Eduardo Campos (PSB), o melhor do Brasil. Ouvimos nosso grupo político, nossas bases, e todos concordam que a sequência desse trabalho é o melhor para Pombos e Pernambuco", justificou Goni.

A ex-prefeita explicou que a decisão do grupo, que até pouco estava inclinado a compor a chapa oposicionista, foi fechada nesta semana. "Não fomos procurados pelo PTB para uma conversa, ninguém se interessou em conversar conosco. Esperamos até ontem (quarta-feira) e resolvemos seguir com nossos candidatos a deputado federal, Sebastião Oliveira (PR), e estadual, Joaquim Lyra (PSD). Tenho a consciência de que não traímos ninguém", garantiu Jane Povão.

Veja mais aqui!

Foto: Wagner Ramos
Assessoria de Imprensa do PSB

Adiada realização do 1º Encontro de Blogueiros da Região do Araripe


O 1° Encontro de Blogueiros da Região do Araripe, marcado para acontecer nesta sexta e sábado, 27 e 28 de junho, foi adiado ainda sem nova data definida.

A Associação dos Blogueiros de Pernambuco-ABLOGPE informa que o evento será realizado após a Copa do Mundo. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: ABLOGPE

Lideranças do PSB na RMR garantem apoio a Armando e João Paulo

 Fotos: Léo Caldas/divulgação

As pré-candidaturas do senador Armando Monteiro (PTB) ao governo do Estado e do deputado federal João Paulo (PT) ao Senado receberam um reforço na Região Metropolitana. Dois arraesistas históricos das cidades de Abreu e Lima e Camaragibe agora apoiam a coligação “Pernambuco Vai Mais Longe”, que será homologada neste domingo (29), em convenção a ser realizada a partir das 9h, em Caruaru, no Agreste. O pré-candidato a vice governador na chapa é o deputado federal Paulo Rubem (PDT).

Armando e João Paulo receberam nesta quinta-feira (26) o apoio de uma importante liderança da área norte do Grande Recife. Três vezes prefeito de Abreu e Lima e ligado historicamente ao falecido ex-governador Miguel Arraes, Jerônimo Gadelha é mais um quadro do PSB a acreditar no projeto da coligação “Pernambuco Vai Mais Longe”.

Acompanhado de seu grupo político no apoio a Armando Monteiro e João Paulo, Gadelha foi o primeiro prefeito de Abreu e Lima, que, em 1982, se emancipou de Paulista. “Vou apoiar Armando porque ele é um homem sério, firme nas ações e nas ideias”, afirmou o ex-prefeito, que conseguiu eleger seus sucessores por duas oportunidades. “É o melhor para Abreu e Lima e para Pernambuco”, salientou Gadelha.

Humberto lamenta decisão do TSE sobre minirreforma eleitoral


Defensor de uma ampla reforma política que acabe com o financiamento de campanhas por empresas, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), lamentou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de não autorizar a aplicação, ainda este ano, da minirreforma aprovada pelo Congresso Nacional.

Para os ministros do TSE, a minirreforma eleitoral aprovada no fim do ano passado por deputados e senadores só valerá para as eleições de 2016. Mesmo considerando que o texto sancionado não aborda questões mais sérias do sistema político atual, Humberto Costa acredita que ele poderia reduzir os custos das campanhas e tornar mais igualitárias as eleições já em 2014.

"Lamento porque, ainda este ano, poderíamos ter eleições menos desiguais, com menor interferência do poder econômico na definição dos votos", explicou o líder do PT no Senado. "Teríamos limitação na contratação de cabos eleitorais, nas despesas de alimentação, no aluguel de veículos. Ou seja, equilibraríamos mais o processo."

Chegou a hora do mata-mata na Copa do Mundo; confira dia e horário dos jogos

Chegou a hora do mata-mata. É agora, para muita gente, que começa a Copa do Mundo de verdade. A partir de sábado serão 16 jogos, com uma carga dramática que nem se pode comparar aos 48 que aconteceram até esta quinta-feira. Ninguém mais tem direito de perder. Nem sequer de empatar. Se os 90 minutos terminarem em igualdade, haverá prorrogação de meia hora, com dois tempos de 15 minutos. Se ainda assim não houver um vencedor, a disputa de pênaltis, sempre tão intensa, de dar frio na barriga até mesmo em quem não torce por nenhum dos times, se incumbirá de definir quem avança e quem fica pelo caminho.

Confira os cruzamentos e as datas das oitavas de final 

Sábado, 28 de junho
13:00 Brasil x Chile - Mineirão, Belo Horizonte
17:00 Colômbia x Uruguai - Maracanã, Rio de Janeiro

Domingo, 29 de junho
13:00 Holanda x México - Castelão, Fortaleza
17:00 Costa Rica x Grécia - Arena Pernambuco, Recife

Segunda-feira, 30 de junho
13:00 França x Nigéria - Mané Garrincha, Brasília
17:00 Alemanha x Argélia - Beira-Rio, Porto Alegre

Terça-feira, 1º de julho
13:00 Argentina x Suíça - Itaquerão, São Paulo
17:00 Bélgica x Estados Unidos - Arena Fonte, Nova Salvador

O Globo
>Veja as principais notícias da Copa desta quinta-feira, por Globoesporte.com


Projeto apoiado pelo Banco Mundial criará primeiro monitor brasileiro de secas


Até pouco tempo atrás, no imaginário coletivo dos brasileiros, a seca ainda era um problema exclusivo da região nordeste, uma das mais pobres do país. Novelas, filmes, músicas e outras obras de arte imortalizaram as famílias que, definhando de fome e sede, deixavam seus pequenos sítios para trás. E rumavam para cidades como São Paulo, no sudeste, onde havia mais oportunidades.

Este ano, porém, o destino dos antigos migrantes passou a sofrer com secas e a possibilidade de falta d’água, a partir de novembro. Ironia do destino? Não. De fato, a maior cidade da América do Sul, São Paulo, com 11 milhões de habitantes, sofre desde o fim de 2013 com a pior seca em 80 anos.

Como consequência, o nível das represas que abastecem a cidade baixou a 22%. Como comparação, nessa mesma época em 2013, o sistema funcionava com 57%.

Esses problemas têm raízes claras: mudanças climáticas, inchaço urbano e infraestrutura insuficiente de abastecimento.

“A situação de São Paulo mostra o quanto as mudanças climáticas afetam a todas as partes do país e são inevitáveis”, avaliou recentemente o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. De fato, as secas há muito tempo deixaram de ser exclusividade do campo e, mais ainda, do Nordeste.

Festa das Marocas, Congresso da UVP e convenção do PP na agenda de Paulo

Pré-candidato tem compromissos em Belo Jardim, Caruaru e no Recife nesta sexta (Foto: Aluísio Moreira)

Nesta sexta-feira (27), o pré-candidato da Frente Popular ao Governo Estadual, Paulo Câmara (PSB), terá agendas no Agreste, junto com seus companheiros de chapa, Raul Henry (PMDB), para a vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), para o Senado. Às 7h, em Belo Jardim, ele participa de café da manhã na tradicional Festa das Marocas, considerada Patrimônio Imaterial de Pernambuco desde 2009.

Às 11h, Câmara fará uma palestra na abertura do Congresso da União dos Vereadores de Pernambuco, no auditório do Teatro Difusora, em Caruaru. De lá, o socialista retorna ao Recife onde participará da convenção do PP, às 14h, no Recife Monte Hotel. Presidente da legenda em Pernambuco, o deputado federal Eduardo da Fonte confirmou o apoio dos progressistas a Paulo, que contabiliza 21 siglas na sua aliança.

Tacaratu: Campanha contra o trabalho infantil acontece em Caraibeiras nesta sexta-feira (27)


Nesta sexta-feira, 27, a Prefeitura Municipal de Tacaratu, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, CREAS e Conselho Tutelar, promove ação contra a exploração do trabalho infantil.

A campanha Todos juntos contra o Trabalho Infantil acontecerá na feira livre de Caraibeiras.

Informações da Prefeitura Municipal de Tacaratu

Armando defende conexão entre ensino médio e profissionalizante

Foto: Léo Caldas/divulgação

Educação. Esse será um dos temas prioritários na campanha do pré-candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB). O petebista ressaltou nesta quinta-feira (26), à rádio JC News, que o segmento terá atenção absoluta em seu governo, haja vista que, apesar do crescimento econômico do Estado nos últimos anos, o desenvolvimento educacional não acompanhou a expansão da economia pernambucana. Para tanto, fincou que uma das principais ações será conectar o ensino médio ao técnico profissionalizante, de forma a oferecer uma qualificação aos pernambucanos ao final da conclusão do ensino fundamental público.

Armando falou sobre o tema da educação um dia após confirmar como pré-candidato a vice-governador o deputado federal Paulo Rubem (PDT) na coligação Pernambuco Vai Mais Longe. O parlamentar tem uma relação histórica com a defesa da educação de qualidade.

Na entrevista, Armando enumerou que vai garantir políticas públicas que possam elevar a escolaridade média da população, diminuir a taxa de analfabetismo, combater a defasagem idade-série e melhorar as avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

No quesito Ideb, Pernambuco, hoje, ocupa a 18º posição no Brasil nos anos iniciais do ensino fundamental. E nos anos finais do ensino fundamental, o Estado amarga o 22º lugar. Já no ensino médio, o Estado ocupa o 15º lugar. São índices piores, por exemplo, que os do Ceará, também no Nordeste.

Dilma sanciona Plano Nacional de Educação sem vetos


A presidenta Dilma Rousseff sancionou, sem vetos, o Plano Nacional de Educação (PNE). O plano tramitou por quase quatro anos no Congresso até a aprovação e estabelece 20 metas para serem cumpridas ao longo dos próximos dez anos. As metas vão desde a educação infantil até o ensino superior, passam pela gestão e pelo financiamento do setor e pela formação dos profissionais. O texto sancionado pela presidenta será publicado em edição extra do Diário Oficial da União de hoje (26).

O PNE estabelece meta mínima de investimento em educação de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) no quinto ano de vigência e de 10% no décimo ano. Atualmente, são investidos 6,4% do PIB, segundo o Ministério da Educação.

O ministro da pasta, Henrique Paim, disse que está contando com os recursos dos royalties do petróleo e do Fundo Social do pré-sal para cumprir as metas estabelecidas, mas reconheceu que o governo terá que fazer um grande esforço. “Como temos dez anos, precisamos fazer uma grande discussão, verificar exatamente as fontes que nós temos e ver no que é preciso avançar. É óbvio que a União terá que fazer um grande esforço, mas sabemos também que os estados e municípios terão que fazer também um grande esforço, um esforço conjunto tanto no cumprimento das metas como no financiamento", disse hoje (26) em entrevista coletiva sobre a sanção do PNE.

Petrolândia: Na noites de festa na Orla, guarde seu veículo com segurança da CLD no estacionamento da AABB


Nos dias 28, 29 e 30 (sábado, domingo e segunda-feira), Petrolândia vai ter grandes atrações na Orla Fluvial, com shows de Calypso, Moleca 100 Vergonha e Victor e Leo.

Quem desejar guardar o seu veículo o mais próximo possível (em frente) ao polo de animação, com toda segurança e fácil acesso, pode usar o estacionamento particular da AABB Petrolândia, que será administrado pela CLD Empreendimentos, de Carlenildo Gabriel.

Não deixe seu veículo aos cuidados da sorte. Estacione na AABB, sob os cuidados da CLD, e aproveite a festa sem preocupações.

Mais informações: (87) 9999-8654, 9633-9518.

Com informações de Carlenildo Gabriel/CLD

Petrolândia: Verdurão Nunes comemora 16 anos de funcionamento em ritmo de festa junina

 
Proprietários do Verdurão Nunes, Braz e esposa, brindam com bolo o aniversário de 16 anos de sucesso do estabelecimento

Nesta quinta-feira, 26 de junho/2014 o Verdurão Nunes comemorou os seus 16 anos de funcionamento em clima de festa junina. Para isso, o seu proprietário Braz, contratou o cantor sanfoneiro Robinho, que juntamente com os demais integrantes da banda, animaram o estabelecimento com muito forró pé de serra.

Durante a animação, que teve início pela manhã, alcançando parte da tarde,  não faltou bolo, refrigerantes e sucos para a clientela que compareceu ao local para fazer suas compras, e ao mesmo tempo, prestigiar os forrozeiros. O Blog de Assis Ramalho parabeniza o Verdurão Nunes pelos 16 anos de funcionamento, e pelo bom atendimento.

No Verdurão Nunes, em Petrolândia, o hortifrutigranjeiro com maior sortimento de produtos à disposição de seus clientes, você não precisa esperar a sexta-feira para comprar suas frutas, legumes, verduras e demais produtos para abastecer a sua cozinha.

Além dos produtos regionais e da época, o Verdurão Nunes, parceria do Blog de Assis Ramalho, oferece produtos trazidos de outras regiões, como maçã, caqui, ameixa, berinjela, couve-flor, uva e pera, por exemplo. Castanhas, mel, goma para tapioca, amendoim na casca e a linha completa de temperos Bom Sabor você também encontra no Verdurão Nunes.

No Verdurão Nunes você não perde tempo, não sofre aperto nem sufoca no sol quente para fazer a sua feira. Além de encontrar num só lugar tudo o que você quer, o Verdurão Nunes está localizado no centro de Petrolândia, no início da Av. Auspício Valgueiro Barros, próximo à Celpe e ao Cartório de Registro de Notas.

O Verdurão Nunes prioriza a comodidade do cliente, abrindo as portas cedinho, às 6 horas da manhã, fechando às 18 horas, sem intervalo para almoço. Assim você pode fazer a sua feira no horário que melhor lhe convier.

Para ver todas as fotos, clique > Aniversário dos 16 anos do Verdurão Nunes
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

 
Para ver mais fotos do Verdurão Nunes, clique abaixo

Fernando Bezerra Coelho aponta Adutora do Agreste como alternativa para lavanderias de jeans

 

As lavanderias são ferramentas importantes na engrenagem da produção do jeans pernambucano. É lá que as peças são processadas e beneficiadas, ganhando ajustes e acabamentos mais modernos, para ganhar mercados dentro e fora do Brasil. Porém, as lavanderias despejam uma grande quantidade de produtos químicos na água, poluindo os mananciais. Há atualmente cerca de 150 lavanderias no polo de confecções do Agreste, que empregam centenas de trabalhadores. Candidato ao Senado pela Frente Popular de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho (PSB) acredita que a conclusão das obras da Adutora do Agreste pode resolver o problema com as lavanderias do Estado.

“Estamos falando de uma região que não tem água e que precisa dela para poder processar o jeans. A providência central é a construção da Adutora do Agreste, que é a maior obra hídrica em execução em Pernambuco”, afirmou Fernando. Ele acredita que, com a chegada da água para produzir, as lavanderias poderão cumprir todas as exigências ambientais necessárias para o funcionamento, entre elas o tratamento do material descartado. “Com isso teremos um novo tempo, em que as lavanderias vão poder prosperar, mas tendo o cuidado com a sustentabilidade e o meio-ambiente”, comentou. Fernando lembrou ainda que há alguns dias o candidato ao governo do Estado, Paulo Câmara (PSB) defendeu ICMS zero para as lavanderias do polo. A adutora do Agreste está em construção desde 2013 e irá beneficiar mais de 70 das 184 cidades de Pernambuco. O orçamento total é de quase R$ 2 bilhões.

Assessoria de Imprensa - Fernando Bezerra Coelho

Petrolândia: Unidade móvel da Compesa vai atender usuários na Praça da Quadra 13 até sexta-feira (27)



Desde ontema (25) a Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa mantém uma unidade móvel na Praça da Quadra 13, em Petrolândia.2

Na unidade móvel os usuários da Compesa tem à disposição, até esta próxima sexta-feira (27), uma equipe para tirar dúvidas, negociar débitos, solicitar atualização cadastral, pedir 2ª via de contas, solicitar inscrição na Tarifa Social, entre outros serviços.

Os moradores também podem solicitar novas ligações de água, consertos de vazamento e informações sobre os direitos e deveres em relação aos serviços de saneamento.

Informações: Escritório Compesa em Petrolândia

Armando e João recebem apoio de prefeito do PR no Sertão e de liderança do PSB na Mata Norte

Gilvan Sirino, prefeito de Santa Cruz, e Armando Monteiro
Fotos: Léo Caldas/divulgação
Armando Monteiro e Geovani Oliveira (PSB), ex-prefeito de de Itaquitinga.

A força política dos pré-candidatos a governador de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), a vice-governador, Paulo Rubem (PDT), e do pré-candidato ao Senado, João Paulo (PT), conseguiu atrair mais uma liderança do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Trata-se do ex-prefeito de Itaquitinga, na Mata Norte, Geovani Oliveira (PSB). O socialista, que administrou o município de 2009 a 2012, leva para o palanque de Armando todo o seu grupo político, formado por cinco dos 11 vereadores do município, entre outras lideranças.

“O nosso grupo político vai acompanhar essa construção importante que está sendo trabalhada em Pernambuco, pelas mãos de Armando Monteiro. Na política, as pessoas precisam ter lado, posição e palavra. E eu escolhi o meu, com Armando”, declarou Geovani Oliveira.

O ex-prefeito de Itaquitinga desistiu da pré-candidatura a deputado estadual por falta de diálogo e de atenção da direção do PSB em Pernambuco com os candidatos proporcionais. “Não há diálogo com a direção do PSB. Não há atenção por parte deles. Com Armando e com o PTB, nós somos recebidos e ouvidos”, afirmou.

Petrolândia: Leitor pede esclarecimentos à Compesa sobre constantes faltas de água na cidade

"Gostaria de saber da gerente da Compesa, se ainda não acharam uma solução que venha a não prejudicar os 100% dos moradores de Petrolandia simplesmente por um conserto de tubulação,ou se a solução não se daria em apenas um registro para cada quadra, evitando o transtorno e a falta de fornecimento de água a toda comunidade?"

"Bom dia, caro colega Assis Ramalho!
Gostaria de utilizar este meio de comunicação que é o Blog de Assis Ramalho, uns dos mais prestigiado na região, para pedir esclarecimento à gerente da Compesa de nosso município, quanto a falta de água, que já pendura um bom tempo.

Diante de muitas e muitas falta de água que tem ocorrido em nosso município, onde a causa sempre é a mesma ( conserto em tubulação), gostaria de saber da gerente da Compesa, se ainda não acharam uma solução, que venha a não prejudicar os 100% dos moradores de Petrolândia simplesmente por um conserto de tubulação, ou se a solução não se daria em apenas um registro para cada quadra, evitando o transtorno e a falta de fornecimento de água em toda a comunidade?"

A pergunta é do leitor Sandro Ramos, da cidade de Petrolândia

Chimbinha, da Banda Calypso, que será atração dos 105 anos de Petrolândia, discute e agride músico na Bahia


O músico Chimbinha, que faz parte da banda Calypso, e que estará abrilhantando as festividades dos 105 anos de Emancipação Política do município de Petrolândia, protagonizou um verdadeiro barraco no hotel Morumbi, em Itapetinga, no interior da Bahia. De acordo com o colunista Léo Dias, do jornal 'O Dia', o marido de Joelma teria discutido com o músico Miudeiro, da banda Forró do Miúdo.

Segundo a publicação, a briga se iniciou porque o rapaz teria criticado o Calypso. Chimbinha, por sua vez, não aguentou e partiu para cima de Miudeiro. Ainda de acordo com o colunista, o músico apertou a garganta do rapaz e deu um tapa no rosto dele. A situação por pouco não termina na delegacia da cidade.

Reportagem iBahia/Correio da Bahia

'Teste da linguinha' em recém-nascidos passa a ser obrigatório em seis meses


Em 180 dias, passará a ser obrigatória a realização do "teste da linguinha" em recém-nascidos, para a identificação de problemas que podem resultar em dificuldades na fala, sucção, deglutição e mastigação. A lei que exige o procedimento - chamado de Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês - foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff na última sexta-feira (20).

O propósito do exame é verificar se há a necessidade de cirurgia para corrigir possíveis irregularidades no frênulo lingual, estrutura que liga a parte inferior da língua à boca.O autor do projeto que deu origem à lei (PLC 113/2013), deputado Onofre Agostini (PSD-SC), esclareceu que o diagnóstico precoce possibilita o tratamento imediato e a prevenção dos problemas decorrentes da anquiloglossia, termo científico que designa a anomalia. Os problemas de sucção, por exemplo, podem levar o bebê a ser desmamado antes do tempo certo

O relator do projeto no Senado, Eduardo Amorim (PSC-SE), que é médico, explicou que o exame é simples, rápido e indolor. Enquanto o bebê está mamando, o profissional de saúde faz a avaliação anatômica e da força de sucção, além de análise dos batimentos cardíacos, da respiração e da saturação do oxigênio.

O projeto foi aprovado pelo Plenário do Senado no fim de maio.

Agência Senado

Petrobras publica resultado final de processo seletivo


A Petrobras divulgou o resultado final do processo seletivo simplificado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (26). A seleção oferece 1.232 vagas temporárias para vários cargos de níveis médio e superior em vários estados do País. Cem delas são imediatas; as demais, para cadastro de reserva (CR).

Em Pernambuco, foram abertas oito vagas para os postos de técnico de inspeção de equipamentos e instalações (2), técnico de operação (4) e médico do trabalho (2), além de 96 oportunidades para CR. A organizadora do certame foi a Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). Os salários variam entre R$ 3.400,47 e R$ 8.081,98.

No total, inscreveram-se 113.460 candidatos nacionalmente. No Estado, entretanto, contabilizou-se o cadastro de 4.970 pessoas. As provas ocorreram em maio deste ano. Saiba mais aqui.

Blog dos Concursos

ANA prorroga redução do volume de água no Rio Paraíba do Sul


A Agência Nacional de Águas (ANA) prorrogou até 31 de julho a redução do volume de água que chega à Barragem de Santa Cecília, no Rio Paraíba do Sul, de 190 metros cúbicos por segundo para 173 metros cúbicos por segundo. A resolução foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União.

Segundo a agência, a medida visa a preservar o estoque de água disponível no reservatório equivalente da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul, composto pelos reservatórios de Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e do Funil, por causa do menor nível de chuva combinado com baixos volumes de água armazenados. Em 1º de junho, o armazenamento da Bacia do Paraíba do Sul era 33,8%. A medida levou em consideração a importância da bacia para o abastecimento de várias cidades, inclusive da região metropolitana do Rio de Janeiro.

No início de maio, a ANA já havia prorrogado até 31 de julho a redução da água que é liberada pelos reservatórios de Sobradinho e Xingó, no Rio São Francisco. Com isso, ambos continuam autorizados a liberar a partir de 1.100 metros cúbicos por segundo em vez do patamar mínimo de 1.300 metros cúbicos por segundo. A medida tem por objetivo garantir a produção de energia do Sistema Nordeste e atender ao uso múltiplo dos recursos hídricos por causa da estiagem na Bacia do São Francisco nos últimos anos.

Notícia relacionada:

Agência Brasil

Nesta sexta (27), Codevasf e governo de Sergipe autorizam elaboração de projeto do Canal do Xingó e inauguram obras de abastecimento


O Canal do Xingó dará mais um passo importante nesta sexta-feira (27). O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, e o governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto, vão assinar a ordem de serviço para a elaboração do anteprojeto da primeira etapa - um investimento de R$ 6,8 milhões cujo resultado permitirá a contratação das obras de engenharia para 130 quilômetros do canal a partir de Paulo Afonso, na Bahia, até Poço Redondo, em Sergipe, passando por áreas de Santa Brígida (BA) e Canindé do São Francisco (SE).

Durante a solenidade, que será realizada em Canindé de São Francisco, também serão inaugurados sistemas de abastecimento de água no interior do estado e autorizados o início de obras de esgotamento sanitário, reabilitação de canais de irrigação e a elaboração de projetos para o gerenciamento integrado de resíduos sólidos. As ações representam um investimento de R$ 67,9 milhões da Codevasf para a ampliação da oferta de água em Sergipe e para a revitalização da bacia hidrográfica do São Francisco.

Canal do Xingó

A elaboração do anteprojeto da primeira etapa do Canal do Xingó foi contratada por aproximadamente R$ 6,8 milhões e terá prazo de execução de 300 dias após a assinatura da ordem de serviço. Essa primeira etapa do canal terá cerca de 130 quilômetros de extensão e será composta por túnel, aquedutos, barragens, estruturas de controle, pontes e passarelas. A captação da água, originária do rio São Francisco, ocorrerá no reservatório de Paulo Afonso (BA); a água seguirá até o reservatório R-5, no município de Poço Redondo (SE), passando antes por áreas de Santa Brígida (BA) e Canindé do São Francisco (SE) – veja o mapa acima. Um público aproximado de 70 mil pessoas será beneficiado nos dois estados.

Fora da Copa: Suárez é suspensos por 9 jogos e banido do futebol por 4 meses


Luis Suárez está fora da Copa do Mundo-2014. Acusado de morder o zagueiro italiano Giorgio Chiellini, o atacante da seleção do Uruguai foi punido nesta quinta-feira pela Fifa com uma suspensão de nove partidas. Como o máximo que a Celeste ainda pode disputar nesta edição do Mundial são quatro jogos, o camisa 9 não poderá mais atuar.

Além disso, Suárez está banido de qualquer atividade relacionada ao futebol pelo período de quatro meses, e está sujeito a multa no valor de 100 mil francos suíços (R$ 271 mil). O jogador não poderá sequer estar presente em estádios de futebol ou atuar pelo seu clube, o Liverpool.

"Este tipo de comportamento não pode ser tolerado em nenhum campo, particularmente na Copa do Mundo, com olhares de milhões de pessoas. O Comitê Disciplinar levou em consideração todos os fatores e o comportamento de Luis Suárez", afirmou, em nota, o presidente do Comitê Disciplinar, Claudio Sulser.

Suárez foi enquadrado em dois artigos do Código Disciplinar da Fifa: o 48 e o 57. O primeiro diz respeito a condutas impróprias contra adversários, e o segundo descreve comportamento andidesportivo.

Em comunicado, a Fifa mencionou que o banimento se refere, inclusive, a processos administrativos referentes a futebol. Apesar disso, Suárez não está impedido de transferir-se para outro clube na próxima janela europeia.

Entidades agradecem empenho de Humberto por fim da revista vexatória


A Pastoral Carcerária Nacional da CNBB e a Rede Justiça Criminal, composta por oito entidades de defesa dos direitos humanos, parabenizaram o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), “pelo trabalho e empenho dedicado à aprovação do Projeto de Lei do Senado 480/2013”. A proposta, relatada pelo senador, proíbe a prática de revista vexatória na entrada de estabelecimentos penais. Ela foi aprovada no Senado no último dia 4 e segue para a Câmara dos Deputados, onde tramitará em caráter terminativo.

Em carta encaminhado ao parlamentar, as entidades ressaltam que a proposta representa um importante passo para garantir a proibição, em âmbito federal, da prática da revista vexatória a visitantes de presos. As organizações mantêm uma campanha de mobilização popular na internet (www.fimdarevistavexatoria.org.br) que visa dar visibilidade ao que classificam de “violação silenciosa de direitos fundamentais”.

Mamulengos são tema da Feneart 2014 a ser realizada de 02 a 12 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco

Neste ano, a Feira contará com 800 espaços de exposição que estarão abertos ao público durante 11 dias de evento. Foto: Daniela Nader/Divulgação

Espetáculos espontâneos e populares capazes de divertir e educar, os mamulengos serão o tema da XV Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). Nesta edição, por conta da Copa do Mundo, o maior evento do segmento na América Latina tem início na quarta-feira (02/07) e segue até o sábado (12/07), no Centro de Convenções de Pernambuco. Com investimento de aproximadamente R$ 5 milhões e expectativa de movimentação financeira superior a R$ 40 milhões, a Fenearte espera atrair um público de mais de 320 mil pessoas durante os seus 11 dias de realização. Cinco mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, do Brasil e de 40 países se unem para apresentar a diversidade de seus estilos e tradições em 800 espaços, numa área total de 29 mil m².

Em seguida, todos os detalhes da XV Fenearte:

ESPAÇO MAMULENGOS – Uma das novidades deste ano é o espaço com a exposição “Mamulengos – Um povo em forma de bonecos” com curadoria e cenografia do pesquisador e ator Fernando Augusto Gonçalves, do Mamulengo Só-Riso. A mostra vai contar a história dos mamulengos, desde sua origem até o processo em curso de reconhecimento como Patrimônio Cultural do Brasil. Instalada numa área de 150 m² no mezanino, terá entre os destaques cenas clássicas desse tipo de teatro, além de bonecos que personificam os principais personagens da manifestação artística. Produções de grandes mestres mamulengueiros também terão presença garantida no espaço que ainda contará com uma demonstração da Mestra Elda, de Ibimirim-PE, no processo de confecção dos bonecos..

Renato Aragão volta a ser internado no RJ


O humorista Renato Aragão foi internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio, na quarta-feira (25), como informou a assessoria de imprensa da unidade de saúde na manhã desta quinta-feira (26). Ele foi submetido a exames de rotina e passava bem, após voltar de uma viagem, de acordo com familiares do artista. No entanto, ainda não há informações sobre o motivo da internação. O artista sofreu um infarto em março deste ano.

Na ocasião, Renato Aragão passou por uma cirurgia para desobstruir uma artéria do coração. A recuperação dele foi considerada excelente pelos médicos. Porém, o ator voltou a ser internado no dia 22 de março, no Hospital Barra d’Or, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, para investigar a origem de uma febre que se manifestou durante a madrugada. Posteriormente, foi transferido para o Hospital Samaritano, no dia 26. Após se tratar de uma infecção urinária que foi detectada em exames, ele recebeu alta no dia 2 de abril.

G1 Rio

Doente de trabalhar, papa cancelou compromissos na semana passada


No fim, o Papa Francisco teve que se render. Nada de procissão de Corpus Christi a pé, à frente da multidão dos fiéis. Relutantemente, o pontífice foi forçado a usar um carro para chegar até a basílica de Santa Maria Maior, depois de celebrar a missa no átrio da igreja de São João.

A reportagem é de Marco Politi, publicada no jornal Il Fatto Quotidiano, 20-06-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

É preciso distinguir entre o alimento espiritual verdadeiro – disse ele durante a homilia – e o "pão falso que corrompe por ser fruto do egoísmo, da autossuficiência e do pecado". "O papa considerou oportuno renunciar ao longo itinerário a pé entre as duas basílicas – explicou o porta-voz vaticano, padreFederico Lombardi – também em vista da viagem a Cassano, na Calábria, em apenas dois dias".

Já se sabia antes da viagem à Calábria. O cancelamento repentino pode ser explicado por um forte esgotamento do pontífice, que simplesmente não conseguiria fazer o trajeto a pé. Francisco notoriamente tem uma dificuldade de deslocamento, agravada por frequentes ataques no ciático. Além disso, o pontífice está sujeito a bronquite, e o uso prolongado de remédios o deixa cansado.

Mas o verdadeiro "mal" de que Bergoglio sofre é a sua recusa a se conceder repouso e a obstinada vontade de trabalhar ao extremo. Bergoglio é aquilo que nos Estados Unidos se chama de "workaholic", um personagem dependente do trabalho que não consegue se desconectar para recarregar o lado físico.

BC reduz projeção de crescimento da economia para 1,6% este ano


O Banco Central reduziu a projeção de crescimento da economia para este ano. De acordo com oRelatório Trimestral de Inflação, divulgado hoje (26), o Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos, deve apresentar expansão de 1,6%, ante a previsão anterior de 2%.

A produção agropecuária deverá crescer 2,8%, ante a estimativa anterior de 3,5%. Segundo o BC, essa revisão é resultado dos efeitos da estiagem registrada no início do ano. A projeção para o desempenho da indústria passou de crescimento de 1,5% para queda de 0,4%. De acordo com o relatório, a nova estimativa é reflexo da revisão nas estimativas de crescimento da produção da indústria de transformação (de 0,5% para -1,9%) e da construção civil (de 1,1% para -2,2%). A projeção para o crescimento do setor de serviços para 2014 ficou em 2% (2,2% na estimativa anterior).

A projeção para os investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo - FBCF) passou da expansão de 1% para retração de 2,4%. Essa revisão considerou o recuo da FBCF no primeiro trimestre.

Câmara Municipal de Garanhuns convoca primeiros aprovados em Concurso Público


O Presidente da Câmara Municipal de Garanhuns, vereador Audálio Ramos Machado Filho (PSDC), no uso de suas atribuições, convocou onze candidatos aprovados e classificados no Concurso Público para a Casa Legislativa, realizado no mês de abril pelo IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco. A convocação se deu através da Portaria nº 028/2014, de 18 de junho de 2014, cuja relação se encontra no site institucional da Câmara.

Foram convocados classificados para os cargos de Analista Legislativo, Técnico de Informática, Agente Legislativo, Técnico Legislativo, Agente Patrimonial Legislativo, Copeira, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Telefonista e Recepcionista.

"Ficamos felizes em poder realizar este concurso, o primeiro da história do Poder Legislativo de Garanhuns. Esta convocação inicia uma nova etapa, mas todo o processo foi começou no planejamento no ano passado. Esta legislatura, com sua mesa diretora e demais vereadores, respondem positivamente aos anseios da sociedade" - Afirma Audálio Ramos Filho.

Petrolândia: Loja Finna comemora aniversário de 1 ano com promoção de até 50%





No sábado passado (21), a Finna, loja de bijuterias finas, bolsas, acessórios e perfumes importados, lançou promoção com descontos de até 50% nas peças, em comemoração ao primeiro aniversário de atividades. Na ocasião, os clientes foram recebidos com saboroso lanche em comemoração ao aniversário da loja.

Aproveite a promoção de aniversário da Finna e dê up no seu visual com os acessórios que vão fazer você se destacar nas noites de festa. A promoção termina no próximo sábado (28).

A Finna, de Erika Ferraz, está localizada na Av. José Gomes de Avelar, 39, em frente à Praça dos Três Poderes, no centro de Petrolândia.

Finna: há um ano fazendo toda diferença.
Ver mais fotos>Loja Finna - 1 ano em Petrolândia
Vídeo comemorativo ao primeiro ano da Finna>AQUI


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Ministro faz nova vistoria ao trecho de obras de integração do rio São Francisco nesta quinta e sexta-feira


Está agendada para esta quinta (26) e sexta-feira (27) mais uma visita do ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, às obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A vistoria será feita em trechos do Eixo Leste e Norte nas cidades de Sertânia e Cabrobó, em Pernambuco e em Jati, no estado do Ceará.

O ministro estará no Sertão pernambucano na quinta, às 14h30. O trecho visitado é localizado na BR-428, na intervenção da estrada entre a Cabrobó e Orocó.

O projeto integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e tem como meta garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 cidades dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A última vistoria do ministro no trecho sertanejo foi realizada no mês de abril deste ano. Depois disso, a presidente Dilma Rousseff esteve no local em maio.

G1 Petrolina

Petrolandense França de Cecídio curte a Copa do Mundo com filhas e amigos

França e sua filha Thais em frente à Arena PE
Assis Ramalho e França em frente à Arena PE
Assis Ramalho e França no interior da Arena PE
França, Thiago (Jornalista do Diário de Pernambuco) e Milena (filha de França)
Da direita para esquerda: França e suas duas filhas, Thaís e Milena, Assis Ramalho e a amiga do jornalista do Diario, Thiago, que clicou a foto.

Apaixonado por futebol, o meu 'velho' amigo França de Cecídio não deixou a Copa do Mundo no Brasil passar em branco. Comprou ingressos para os três jogos da primeira fase realizados na Arena Pernambuco para assistir com as suas filhas, Thaís e Milena, acompanhado de amigos, como foi o caso deste blogueiro que teve a satisfação de fazer companhia em um destes eventos.

França é considerado um dos maiores jogadores da história do futebol da velha Petrolândia, onde brilhou, entre outros times, no famoso Independente F.C .

Hoje aposentado, depois de prestar serviços por vários anos ao Banco do Brasil, França deixou a vida agitada da capital, e retornou junto com sua esposa Paula, para a sua querida Petrolândia. 

Nesta quinta-feira (26), o pai curuja França, junto com sua filhas Thaís e Milena, estão de volta a Arena Pernambuco para assistir ao jogo Alemanha e Estados Unidos.



Milena em foto com uma chinesinha na Arena PE

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho, Thaís e Thiago, do Diário de Pernambuco