sábado, 11 de abril de 2015

Petrolândia: Coquetel de lançamento de novas coleções da Loja San Francisco é desfile de beleza e elegância



Na noite dessa sexta-feira (10), a Loja San Francisco, sob a gerência e organização da empresária Maria Ângela Almeida Teles, recebeu um público de muito bom gosto para conferir o lançamento da coleção Outono Inverno 2015. 

O coquetel de lançamento das novidades chegadas de Belo Horizonte e São Paulo, com destaque para os novos modelos das marcas Farm, Dudaline e LaCoste, foi um sucesso.

Parabéns à empresária Maria Ângela Almeida Teles pela realização do bem sucedido evento. 

Visite a Loja San Francisco, situada na Rua Clodoaldo Bezerra, em frente ao Supermercado Louana, no centro de Petrolândia. 


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Promotoras da infância repudiam proposta de redução da maioridade penal


A aprovação da admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC) 171/93 que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos provocou reações de repúdio de promotores e juízes da infância e da juventude em todo o país, para os quais a medida não vai diminuir a criminalidade, conforme acreditam os defensores da redução.

Promotoras da infância e da juventude que participam de um congresso neste fim de semana, em Brasília, entendem que o tratamento penal para jovens e adultos deve ser diferente. A promotora do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) Ivanise de Jesus afirma que somente a redução da maioridade não terá impacto na diminuição do índice de criminalidade entre os jovens.

"Temos a certeza absoluta de que isso não vai acontecer. Além da falência do sistema penal, pelos registros que nós temos de ocorrência, 91% dos crimes são cometidos por adultos. A cada dez crimes, nove são praticados por adultos, e um é praticado por adolescente. A grande criminalidade não está no adolescente, está nos adultos. Com certeza, esse panorama dos 90% não vai melhorar, pelo contrário, você vai jogar no sistema falido os outros 9% de adolescentes”, avalia a promotora.

MPPE adere ao Consumidor Vencedor e lança Rede Consumidor_PE


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor (Caop Consumidor), reuniu, na manhã desta sexta-feira (10), promotores de Justiça e órgãos como Adecon, Juizados Especiais, Aduseps, Procons, para lançamento da adesão ao sistema Consumidor Vencedor e criação da rede de defesa do consumidor no Estado. Sob a presidência da coordenadora do Caop Consumidor, promotora de Justiça Liliane Fonseca, no encontro ficou definida a atuação conjunta dos órgãos, para fortalecer a atuação da rede de proteção ao consumidor. A primeira reunião do grupo ficou marcada para o dia 11 de maio.

Na ocasião, foram apresentados dois rankings, um do Procon e outro dos Juizados Especiais, com as empresas campeãs de reclamação em 2014. A ideia é fazer uma atuação articulada e conjunta, iniciando as ações por essas empresas. “A união dos órgãos talvez seja uma alternativa para fazer com que essas empresas melhorem os serviços ofertados aos cidadãos”, destacou a promotora de Justiça Liliane Fonseca. A ideia é que, além do MPPE, outros órgãos instaurem procedimentos administrativos para a empresa, sobre o mesmo assunto. “Trabalhar pelo ranking de acordo com as questões mais reclamadas para não perder o foco, sendo essa a principal estratégia”, destaca.

Olimpíada e Festival colocam em pauta o acesso da juventude rural às Políticas Públicas


Cerca de 300 jovens participaram, na noite de ontem (10), da abertura da 1ª Olimpíada e 6º Festival da Juventude Rural de Pernambuco, em Carpina, na Zona da Mata Norte. Uma mística, envolvendo símbolos e músicas, deu o tom da proposta do evento: aprofundar o debate sobre o acesso dos jovens do campo a políticas públicas que promovam a sucessão rural com qualidade de vida. A atividade é uma iniciativa da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Ministério dos Esportes e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape).

Para a diretora de Políticas para a Juventude da Fetape, Adriana do Nascimento, esse é um momento de aprofundar debates que já vêm acontecendo há muito tempo no Movimento Sindical Rural. “Os jovens sempre contribuíram com as lutas do Movimento e com a construção dessa história. Este evento vem para reafirmar bandeiras de luta que nos desafiam, mas que vêm encontrando forças no protagonismo da juventude. Queremos assegurar que os jovens permaneçam no campo, mas com o acesso aos direitos assegurados pela Constituição. Por isso, contar com parceiros como os Ministérios (Desenvolvimento Agrário e Esportes) e Universidade, entre outros, é muito importante”, declarou.

Parkinson: identificação de sintomas é um dos principais desafios


Um dos maiores desafios no processo diagnóstico da doença de Parkinson consiste na identificação dos sintomas. Apesar de o tremor ser o sinal mais conhecido da enfermidade, o principal indicador é a bradicinesia ou lentidão dos movimentos. O alerta é da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) em razão do Dia Mundial da Doença de Parkinson, lembrado hoje (11).

De acordo com o geriatra e membro da entidade José Elias Pinheiro, a população em geral tende a associar a lentidão dos movimentos ao envelhecimento e o sinal de alerta, muitas vezes, não é levantado. “Pode ser o caminhar mais lento, dificuldade para vestir a roupa, maior tempo para tomar banho”, explicou.

Pinheiro destacou entretanto que a doença de Parkinson é caracterizada por pelo menos dois sinais motores e que a lentidão dos movimentos, portanto, pode vir acompanhada por tremores, rigidez ou instabilidade postural. Outros sintomas não motores incluem depressão, apatia, face inexpressiva e alterações na pele.

“É uma doença progressiva e que não tem um tratamento curativo. Os medicamentos disponíveis hoje tendem a controlar os sintomas e reduzem um pouco o curso da doença. Mas, à medida em que ela evoluiu, após cinco ou dez anos, tendem a haver agravos motores e não motores”, disse.

Comitê do São Francisco emite nota sobre manchas escuras nas águas do rio

Poluição no São Francisco (Foto: João Santos)

Na manhã desta sexta-feira, 10 de abril, os usuários do rio São Francisco foram surpreendidos com manchas escuras nas águas do rio, no trecho entre as cidades de Paulo Afonso (BA) e Delmiro Gouveia (AL). Diante da preocupação em relação às causas e possíveis consequências dessas manchas, a Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia do Rio São Francisco, órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável, emitiu a nota abaixo:

NOTA DO CBHSF SOBRE MANCHA POLUENTE

A propósito de mancha que atingiu trecho do rio São Francisco entre os municípios de Paulo Afonso (BA) e Delmiro Gouveia (AL), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco –CBHSF, externa, através de sua Diretoria Colegiada –DIREC, sua grande preocupação, sobretudo tendo em vista que a redução atual da vazão do rio favorece ainda mais os eventuais efeitos de qualquer processo que impacte suas águas com substâncias poluentes.

Tendo em vista que as informações repassadas pelos órgãos ambientais competentes ainda estão em fase preliminar, o CBHSF aguarda a conclusão das investigações mas, diante da magnitude do evento, solicita que todo o potencial técnico à disposição dos referidos órgãos seja direcionado para diagnosticar o problema com a brevidade e o rigor que o caso requer, identificando-se os responsáveis para que arquem com a reparação dos danos ambientais e socioeconômicos causados.

Paralelamente a essas providências, o CBHSF conclama a união de esforços do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil para que as ações de limpeza e recuperação do corpo hídrico tenham início o mais breve possível.

Finalmente, como representação institucional de todos os usuários das águas sanfranciscanas, o CBHSF informa que acompanhará diariamente o desdobramento dessa lamentável situação.

A DIRETORIA COLEGIADA –DIREC- DO CBHSF

Assessoria de Comunicação

Servidores federais passam a acessar contracheque exclusivamente online


O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão vai extinguir a versão impressa dos comprovantes de rendimentos dos servidores públicos federais, aposentados, pensionistas e também dos empregados públicos. A partir do mês que vem, os chamados contracheques serão acessados exclusivamente pela internet. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 7 e deve gerar uma economia de R$ 40 milhões.

“Ao invés de ter um gasto desperdiçado, porque na maioria das vezes esse contracheque é rasgado e jogado no lixo, vamos economizar isso para aplicar na atividade fim do governo. Com R$ 40 milhões/ano dá para fazer muita coisa e o servidor vai acessar quando quiser e precisar”, disse o secretário de Gestão Pública do ministério, Genildo Lins.
Até agora, os servidores podiam optar pela versão impressa ou online. Segundo o secretário, esta última já é escolhida por muitos servidores. Além disso, ele conta que no caso dos aposentados e pensionistas, os documentos muitas vezes retornam por falta de atualização de endereços.

Nota do Governo do Estado de Pernambuco sobre a greve dos professores

O Governo do Estado de Pernambuco reafirma o compromisso de pagar o Piso Salarial dos professores, com a aprovação da Lei 15.465 de 08 de abril de 2015, conforme determinação do Ministério da Educação (MEC).

Com o cumprimento do Piso Nacional, retroativo a janeiro, o Governo do Estado, através das secretarias de Administração (SAD) e Educação (SEE), iniciou negociação com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), com vistas a estabelecer percentual de reajuste para os professores com nível superior e que será aplicado a todos os níveis da carreira.

Ressalta-se que, mesmo antes da realização da primeira rodada de negociação, o Sintepe, em atitude inusitada, já havia decretado “Estado de Greve” e paralisações, o que não alterou o propósito do Governo de continuar dialogando.

Após a terceira rodada de negociação, em Assembleia realizada hoje (10/04), o Sintepe rompeu o diálogo e decretou greve, por tempo indeterminado, prejudicando o ano letivo dos alunos da Rede Pública de Ensino e suas famílias.

Diante desse fato, o Governo de Pernambuco manifesta intenção de continuar negociando, porém não haverá negociação até que haja suspensão da paralisação e consequente retorno ao trabalho.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação

Dilma anuncia parceria com o Facebook

Presidenta Dilma Rousseff durante encontro com presidente do Facebook, Mark Zuckerberg (Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

A presidenta Dilma Rousseff anunciou ontem (10) uma parceria com a rede social Facebook para levar a internet a populações pobres ou em áreas isoladas a fim de facilitar o acesso digital a serviços sociais, como educação e saúde.

“É muito importante essa parceria que nós, hoje, estamos encaminhando – significa basicamente garantir o acesso a serviços os mais variados via internet”, disse Dilma, depois de um encontro de uma hora com o presidente do Facebook, Mark Zuckenberg. Ele participou do Foro Empresarial – uma reunião paralela à 7ª Cúpula das Américas, que durante dois dias vai reunir os lideres de 35 países da região, na cidade do Panamá.

A presidenta citou como modelo a ser seguido a parceria que já existe entre o Facebook e a Associação de Moradores de Heliópolis, uma comunidade da zona sul de São Paulo. Lá, o Facebook instalou um laboratório com computadores, com acesso à internet, para oferecer cursos para empreendedores e usuários da plataforma.

Miguel Coelho afirma que é necessário mais pressão política para solução para a seca


O deputado estadual Miguel Coelho (PSB) representou, nesta sexta-feira (10), a bancada pernambucana na audiência pública sobre a crise hídrica no Vale do São Francisco. O evento organizado pelo Senado Federal, em Petrolina, debateu os principais problemas causados pela seca na região, em especial, para a agricultura irrigada.

Durante o debate, o socialista defendeu maior unidade entre os estados nordestinos e cobrou maior atenção do Governo Federal para o enfrentamento à seca. “É botar pressão para que a solução possa sair. Não é apenas a falta de água para a fruticultura. Estamos falando da vida de milhares de pessoas que vivem disso e dependem da Barragem de Sobradinho”, afirmou o deputado.

Miguel ainda destacou que a falta de chuvas não é o principal problema no semiárido, mas sim a falta de investimentos e planejamento. “Petrolina é um caso entre muitos de que se tiver o devido investimento vai dar certo. E existem muitas ‘Petrolinas’ no Nordeste. O que falta é o tratamento igual do Governo Federal.”

Fluminense e Botafogo começam hoje luta pela decisão no RJ


Fluminense e Botafogo iniciam neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, a disputa para saber quem chegará à final do Campeonato Carioca. O principal trunfo do Fluminense para este jogo é a volta do capitão Fred, que costuma se dar bem contra o Botafogo. Já o Alvinegro não terá o seu capitão JeffersonLeonardo Garcia Cavaleiro apita o jogo, auxiliado por Luiz Antonio Muniz de Oliveira e Silbert Faria Sisquim.

Fluminense: com dois jogadores voltando de suspensão e dois suspensos, o técnico Ricardo Drubscky fará mudanças na equipe. Voltam Fred e Edson, e saem Kenedy e Wellington Silva. O comandante tricolor fez mistério, mas na lateral direita a tendência é que Renato seja escalado. A dúvida maior é no ataque. Lucas Gomes e Marlone concorrem, mas ainda existe a opção de colocar Vinícius. O meia-atacante, no entanto, ainda é dúvida por causa de um entorse no joelho esquerdo. A provável formação tricolor: Diego Cavalieri, Renato, Gum, Marlon e Giovanni; Edson, Jean, Wagner e Gerson; Lucas Gomes (Marlone) e Fred.

Botafogo: René Simões não confirmou a equipe titular, mas garantiu que será a base do time que venceu o Macaé, na última quarta-feira, e conquistou a Taça Guanabara. Gilberto e Bill voltam ao time. No meio-campo, Fernandes pode ser mantido, mas tem a concorrência de Diego Jardel e Gegê, ambos recuperados de lesão, assim como Marcelo Mattos e Rodrigo Pimpão, que ficam no banco. O Botafogo deve iniciar com a seguinte formação: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Alisson e Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Fernandes e Elvis; Jobson e Bill.

Em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, em Pernabuco, o torcedor assiste o clássico no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Globoesporte.com

Mancha escura no Rio São Francisco em Delmiro Gouveia são sedimentos orgânicos, diz a CASAL

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco divulgou nota sobre a mancha São Francisco (Foto: João Santos)

O gerente de Qualidade de Produto da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) confirmou, em entrevista ao AL TV 1ª Edição da sexta-feira (10), que a mancha encontrada no Rio São Francisco esta semana foi provocada pela abertura de duas comportas do reservatório da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em Paulo Afonso, na Bahia, divisa com Alagoas (veja no vídeo acima).

"O que houve na região foi abertura das comportas de Paulo Afonso. Houve a chegada de matéria orgânica contida no lago [do reservatório] que desceu ao leito do rio e hoje, o rio se encontra em uma situação bastante degradada", esclarece Alfredo Brechó.

O problema é que a água que abastece as casas da região estava chegando escura às torneiras. Por isso, desde quarta (8), o abastecimento a sete municípios do Sertão foi suspenso. Delmiro Gouveia, Água Branca, Pariconha, Inhapi, Mata Grande, Canapi e Olho D’Água do Casado estão sendo abastecidas por meio de carros-pipa até que a situação seja normalizada.

Inicialmente, a Casal havia informado que era oito o número de municípios que tiveram o abastecimento suspenso, mas depois retificou a informação e esclareceu que Piranhas é abastecida por um sistema independente e não foi afetada.

Oposição cobra solução imediata para greve dos professores


A Liderança da Oposição na Assembleia Legislativa cobra do Governo do Estado de Pernambuco solução imediata para que a greve dos professores, iniciada na tarde desta sexta-feira (10), seja resolvida e os estudantes não sejam prejudicados. Para a oposição, a greve se deu por inabilidade do Governo em negociar com a categoria e pelo não cumprimento da Lei Federal 11.738/2008, que institui o Piso Salarial do Magistério.

"O foco dessa greve é a não implantação da Lei do Piso em sua totalidade, fruto do projeto de lei 79 de 2015, de autoria do Governo do Estado. Grande parte da categoria ficou de fora de qualquer reajuste. Espero que o processo de negociação seja agilizado e algumas alternativas sejam discutidas, a exemplo do que já houve com outras categorias para que tenhamos uma solução negociada para o impasse", disse Teresa Leitão (PT), que é presidenta da Comissão de Educação e Cultura e vice-líder da Oposição.

Fórum indígena destaca efeitos do esporte no combate às drogas nas escolas


No 1º Fórum de Políticas Públicas para Esporte e Lazer dos Povos Indígenas, que ocorre em Cuiabá desde a última terça-feira (7) e prossegue até hoje (11), os indígenas têm mesclado vários assuntos com os benefícios das práticas esportivas. Chamam a atenção, porém, nas conversas e depoimentos, histórias de tráfico e uso de drogas ilícitas e alcoolismo nas comunidades. Este foi, por sinal, o tema mais abordado pela lideranças indígenas nas discussões de ontem (10).

O problema é considerado de saúde pública e atinge principalmente a população mais jovem, diz Eládio Kokama, da região do Alto Solimões, no Amazonas. Ele disse que, ao voltar para sua aldeia, na semana que vem, pretende apresentar novas ideias e projetos para que os jovens indígenas tenham novas opções na vida. “Nosso jovem hoje termina o terceiro ano e não tem mais o que fazer. E aí vai praticar coisa errada, se envolver com bebida alcoólica, com drogas. Por isso, para mim, esse fórum é muito importante, porque a gente leva alguma coisa que vai ser desenvolvida na nossa região.”

Karkaju Pataxó, que faz parte da organização dos Jogos Indígenas Pataxó, no sul da Bahia, reforça que nas aldeias de seu povo o uso e o tráfico de drogas têm aumentado visivelmente. Ele acredita que o resgate dos jogos tradicionais pode ser uma ferramenta para mudar este cenário. “Uma coisa que temos discutido muito é não perder essa cosmologia que temos e fazer com que as atividades [esportivas] facilitem o processo de tirar o jovem dessa circunstância de risco.”

Vereadores de Petrolândia obtêm apoio de senador e deputado federal para resolução dos problemas da Plena Engenharia

Zé Pezão, Fabiano Marques, Rogério Novaes, Noca, Zeca Cavalcanti e Carlinhos
Rogério Novaes, Carlinhos, Fabiano Marques, Humberto Costa, Jorge Viana, Noca e Zé Pezão (Fotos: Assessoria CMP)

O presidente da Câmara de Vereadores de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques, e os vereadores Carlinhos, Noca, Rogério Novaes, Zé Pezão e Jorge Viana, preocupados com as ameaças de corte de energia, como também com a possível paralisação das atividades da Plena Engenharia no tocante à operação e manutenção dos perímetros irrigados do município, estiveraram reunidos nessa sexta-feira (10) com o Senador Humberto Costa e com o deputado federal Zeca Cavalcanti. No encontro, foram abordados vários assuntos, além dos citados, como o andamento dos projetos de implantação das agências do INSS e Caixa Econômica em Petrolândia.

Também foram abordados vários outros assuntos pertinentes ao povo do município. Segundo o presidente da Câmara, Fabiano Marques, foi obtida a garantia dos mesmos que iriam em busca de uma solução imediata e que sobre a ameaça de corte de energia os mesmos em contato imediato com o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, do qual obtiveram a garantia de que essa ameaça não existia mais. 

Ainda de acordo com Fabiano, o Senador e o deputado ratificaram o compromisso assumido de ir em busca rapidamente de solução para as outras demandas apresentadas pelos vereadores, e se colocaram à disposição para o que for preciso.

Assessoria da Câmara dos Vereadores de Petrolândia

Vereador é morto a tiros em Saboeiro, no Interior do Ceará


O vereador José Pereira Filho, da cidade de Saboeiro-CE, localizado a 425 quilômetros de Fortaleza, foi morto a tiros por volta das 10h desta sexta-feira (10), no sítio Tabuleiro Comprido.

Segundo informações da Polícia Militar, o vereador trafegava em seu veículo quando foi abordado por dois homens. De acordo com a polícia, a dupla efetuou vários disparos que o atingiram na cabeça.

O vereador José Pereira Filho, mais conhecido na cidade por “Dedé do Tempero” teve morte instantânea.

A polícia realizou buscas na residência da vítima, e acabaram encontrando uma espingarda calibre 12 com três cartuchos intactos. A Polícia Militar realizou buscas durante toda a tarde na intenção de capturar os assassinos, mas até o momento ninguém foi preso.

Do Portal Belmonte

Professores da rede estadual deflagram greve em Pernambuco


Depois de horas reunidos, os professores da rede estadual de Pernambuco deflagaram greve. A categoria cobra o cumprimento da Lei do Piso Salarial (11.738/2008), que garante o reajuste de 13,01% a todos os professores da rede e não aos profissionais com nível médio, como determina o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa (Alepe) na semana passada.

A partir da próxima segunda-feira (13) os estudantes da rede já não terão aula. A greve só poderá ser encerrada em uma próxima assembleia, marcada para a próxima sexta-feira (17) à tarde, ainda sem local definido.

Após deixar o Clube Português, os professores fecharam o trânsito no sentido Olinda - Recife na Agamenon Magalhães, em frente a lanchonete Mc Donalds. O protesto acontece em um dos horários de maior movimento na via e muitos carros estão parados. Alguns motoristas chegaram a descer dos carros e pedir aos professores para passar, mas não foram atendidos. Motoqueiros usam o estacionamento da lanchonete para retornar.

Diário de Pernambuco