terça-feira, 29 de outubro de 2019

Assassinato de Marielle: citação a Bolsonaro pode levar caso ao Supremo


Segundo testemunha, acusado de matar a vereadora teria se reunido com outro suspeito no condomínio onde morava presidente dizendo, na portaria, que iria até a casa de Bolsonaro

Suspeito da morte de Marielle Franco, Élcio de Queiroz teria se reunido com outro acusado no Condomínio Vivendas da Barra, no Rio de Janeiro, onde o presidente Jair Bolsonaro tem casa. Ao entrar, teria alegado que iria até a casa do presidente, de acordo com o depoimento do porteiro. Encontro teria sido horas antes do assassinato, em 14 de março de 2018. Bolsonaro, no entanto, estava em Brasília nesse dia.

As informações foram reveladas pelo Jornal Nacional nesta terça-feira (29/10). De acordo com o livro de registros, às 17h10 da data do crime, Élcio entra no condomínio em um carro, um Logan, de placa AGH 8202, e a casa que o visitante iria seria a de número 58, a do presidente.

Petrolândia: Demora na reconstrução de lombada causa transtornos ao trânsito e comércio na Auspício Valgueiro Barros



O trânsito nas principais avenidas de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, não é fácil, com diversos "gargalos". O mais famoso "congestionamento" da área urbana se forma na Avenida Auspício Valgueiro Barros, entre a Escola Delmiro Gouveia e o Verdurão Nunes, onde não é necessário horário de pico para surgirem problemas no tráfego. Na mesma avenida, há cerca de vinte dias, após o estouramento de tubulação da Companhia de Saneamento de Pernambuco-Compesa, mais um ponto de transtorno foi criado.

Após o conserto do vazamento de água ser realizado em poucas horas pela concessionária estadual, a cratera - junto a uma lombada - foi coberta por pavimentação em paralelepípedos, após alguns dias. A lombada, que já não possuía sinalização há bastante tempo, ainda não foi reconstruída e um cavalete permanece até hoje sobre a obra inacabada. O trânsito flui em meia pista ao lado do obstáculo.

Além do transtorno para os condutores de veículos, o comerciante Wellington, proprietário da Ciclo Bike Esperança, também afirma estar prejudicado com o serviço não concluído pela prefeitura. O nó no trânsito da avenida é justamente em frente ao seu ponto comercial e o acesso dos clientes ao estacionamento está comprometido. Em conversa com Assis Ramalho, em reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, Wellington reclamou da demora na finalização da obra para liberação do trânsito na área. Confira no vídeo abaixo.


Procurados por Assis Ramalho, dias após o início dos problemas, a Compesa afirmou que a responsabilidade pelo conserto é do Município, enquanto na Prefeitura, a Secretaria de Serviços Urbanos também foi informada do transtorno causado pela demora na liberação do local para o tráfego e a agilização no conserto do calçamento foi prometida. Aguarda-se a conclusão para desafogar o tráfego na Auspício Valgueiro Barros, uma das mais movimentadas e, provavelmente, a via de trânsito mais complicada da área urbana.


Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Loja Minas lança campanha Limpe seu Nome, libere seu crédito


Crédito Liberado

A Loja Minas lançou mais uma edição da campanha “Limpe seu Nome”, que acontece até o dia 15 de novembro, incentivando o consumidor inadimplente a quitar suas dívidas.

Com a aproximação da Black Friday e comemorações de fim de ano, nada mais justo do que o nome limpo na praça!

Pensando nisso, a intenção da Loja Minas é facilitar a quitação de débitos antigos para que os mesmos possam realizar compras futuras.

Aproveite!

Minas Calçados e Confecções
Rua Cecília Delgado, 62 - Centro
Petrolândia (PE)
Telefone: (87) 3851-1670

Paulo Câmara divulga calendário de pagamento do mês de outubro 2019


O Governo Paulo Câmara, por meio da Secretaria de Administração do Estado (SAD), informou o pagamento dos salários do mês de outubro de todos os servidores públicos do Poder Executivo.

Para os aposentados e pensionistas, o pagamento acontecerá no dia 06 de novembro.

Já para os servidores ativos e comissionados o pagamento será realizado no dia 07 do mesmo mês.

Do Blog do Jamildo


STJ suspende julgamento no TRF-4 que pode anular condenação de Lula no processo do sítio de Atibaia


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu nesta terça-feira o julgamento marcado para amanhã no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que poderia levar à anulação da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo do sítio de Atibaia (SP). Os três desembargadores da 8ª Turma do TRF-4 analisariam a ordem das alegações finais da ação na primeira instância. A decisão no STJ foi tomada a pedido da própria defesa de Lula.

O resultado do julgamento no TRF-4, que agora está suspenso, poderia retardar o andamento do caso, anulando a sentença da primeira instância. Mas a defesa de Lula é contra a análise somente da questão da ordem das alegações finais, que é o tema do julgamento. Os advogados querem anular por completo o processo.

No processo do sítio, o ex-presidente foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão. Contudo, durante a fase de alegações finais, réus delatores da Odebrecht apresentaram seus argumentos após os réus delatados. O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que, em casos como esse, os réus delatados são prejudicados, já que não podem responder às interpretações dos acusados que fizeram colaboração premiada.

Segundo os ministros do STF que votaram a favor dessa tese, os delatores se somam à acusação e têm interesse na condenação para justificar a eficiência de seus acordos. Assim, os delatados têm o direito de se manifestar por último. Esse entendimento levou à anulação do processo do ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil, Aldemir Bendine.

O STF, no entanto, ainda não tomou uma decisão sobre a extensão desse novo entendimento. Mesmo assim, o relator da Lava-Jato no TRF-4, desembargador Gebran Neto, julgou necessária a discussão sobre o tema antes do prosseguimento da ação do sítio de Atibaia.

Nesta terça-feira, a defesa do ex-presidente pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão do julgamento no TRF-4. Mas, como o STJ já decidiu sobre o caso, o STF não precisará mais analisar a questão. A decisão no STJ foi tomada por Leopoldo de Arruda Raposo, desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco convocado para atuar no STJ em razão da licença de saúde do ministro Felix Fischer, relator da Lava-Jato.

A 8ª Turma do TRF-4 é formada por três desembargadores: o relator Gebran Neto, mais Leandro Paulsen e Carlos Thompson Flores. Ela é responsável pelo julgamento dos processos da Lava-Jato em segunda instância.

Em sua decisão, Raposo anotou: "faz-se desproporcional e desarrazoada a cisão do julgamento da forma pretendida pelo e. Tribunal a quo (TRF-4), não encontrando amparo no cipoal normativo, nem na Carta Maior, nem mesmo na legislação correlata".

Por O Globo

Flamengo define programação, retorna ao Rio após jogo contra o Grêmio e chega a Santiago no dia 20


O Flamengo definiu a programação da semana que antecede a decisão da Libertadores. A delegação desembarca em Santiago na quarta-feira (20), de acordo com o protocolo da Conmebol. A final contra o River Plate acontece no sábado, dia 23, no Estádio Nacional.

Havia a expectativa de a delegação seguir para Santiago direto de Porto Alegre, após o jogo contra o Grêmio, no domingo (17), pelo Campeonato Brasileiro. No entanto, ficou definido que o Flamengo retorna ao Rio de janeiro após a partida, treina no Ninho do Urubu e embarca na quarta (20) para a capital chilena.

Nesta terça, em coletiva de imprensa, o presidente da federação chilena de futebol (ANFP), Sebastián Moreno, reforçou a determinação para receber a final de 23 de novembro, entre Flamengo e River Plate. Disse que mantém contato permanente com as autoridades do governo e de segurança e que passa informes a todo momento aos dirigentes da Conmebol. Inclusive, uma diligência da entidade sul-americana está em Santiago para verificar as condições para a partida.

A ANFP suspendeu as atividades por período indeterminado. As atividades do futebol local estão suspensas até o fim de semana pelo menos. Há expectativa de que na próxima semana, caso os protestos diminuam, o futebol volte ao calendário do país. Mas Moreno faz alerta.

- Entendemos que fazemos parte da engrenagem social do nosso país. Estamos dentro dessa realidade. O Chile está por cima da realidade do futebol nesse momento, também avançamos pela decisão de suspender esta rodada. Quando tivemos condições de retomar as atividades o faremos. Mas não tem futebol a qualquer preço, a qualquer custo - disse o presidente da federação chilena, defendendo a segurança dos torcedores, dos atletas e de todos os envolvidos nas partidas.

Por Eric Faria — Rio de Janeiro

Dos 10 mil pescadores pernambucanos, apenas 400 terão direito ao seguro-defeso


Apenas 400 pescadores pernambucanos terão direito ao seguro-defeso a partir do próximo mês. O decreto, assinado no último dia 24 pelo presidente em exercício, Davi Alcolumbre, prorroga a concessão do benefício para os profissionais que deixaram de trabalhar por conta do derramamento de petróleo nas praias. No entanto, dos 10 mil pescadores que atuam em Pernambuco, apenas aqueles que fazem a pesca de lagosta terão direito. Segundo o Ministério da Agricultura, serão destinados R$ 59,9 milhões para o pagamento aos pescadores da área marinha. A partir de novembro, o benefício vai atender 60 mil pescadores artesanais, enquanto em todo o Nordeste atuam 360 mil profissionais.

O seguro-defeso é um benefício previdenciário pago aos pescadores que ficam impossibilitados de trabalhar durante o período de reprodução das espécies, quando a pesca é proibida. O valor do benefício é de um salário mínimo (R$ 998). Por conta do desastre ambiental, o governo federal prorrogou o pagamento de seguro-desemprego a pescadores de áreas atingidas. Existem dois tipos de seguro: um pago aos profissionais que pescam em rios e outro destinado aos pescadores que trabalham no litoral. A medida anunciada é destinada apenas aos pescadores que recebem o seguro-defeso marítimo. Essa parcela atende a apenas 400 pescadores que fazem a pesca de lagosta no estado de Pernambuco.

Pernambuco tem atualmente cerca de 30 mil pessoas que dependem da pesca, entre pescadores e seus familiares. Maria Vânia da Silva, de 55 anos, cata e vende marisco na Praia de Suape. Há duas semanas, ela está sem trabalhar. Sem receber o benefício, ela lamenta não poder exercer a atividade que é sua única fonte de renda. "A praia está deserta. É de fazer pena. A gente não pode ir pescar porque corre o risco de vender um produto contaminado. Estamos todos parados, olhando para o céu esperando um milagre", diz. A marisqueira mora com o marido, no Cabo de Santo Agostinho, onde mantém um box para venda de pescado. Durante o verão ela chegava a faturar R$ 300 por semana com as vendas. "Até agora não faltou comida na mesa. Mas a gente não sabe do futuro. Esse óleo veio para atingir todo mundo. As barracas estão fechadas, não temos de onde tirar nosso sustento", reclama.

Nesta segunda-feira (28), a Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho realizou o cadastro de pescadores, marisqueiras e barraqueiras que trabalham nas áreas afetadas pelo vazamento de óleo. A lista de todos os pescadores serve para indicar o contingente da população atingida e que depende de medidas compensatórias garantidas pelos governos estadual e federal.

O objetivo é identificar as famílias através do serviço de assistência social para enquadrar nos benefícios do município, como o programa de transferência de renda no valor de R$ 250, o Bolsa Cidadã, e de distribuição de cestas básicas. O levantamento passou pela Praia de Itapuama, mas também acontece no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) das praias. Na última terça (22), a equipe visitou as praia de Suape, onde foram inscritos 249 pescadores e 29 marisqueiros.

"Estamos identificando as pessoas que precisam de uma assistência emergencial de acordo com estudo do perfil socioeconômico. Existem as prioridades que são idosos, gestantes, famílias com crianças. A orientação é fazer um estudo técnico para saber quantas pessoas estão precisando desse aporte. A situação é muito nova e é preciso entender de que forma essas pessoas estão sendo atingidas para minimizar esse sofrimento", comenta a secretária de Programas Sociais do Cabo, Edna Gomes.

O governo do estado oficiou, ainda na sexta-feira (24), quando o decreto foi publicado, um pedido de audiência com representantes do Ministério da Agricultura, para solicitar a ampliação do benefício a todos os pescadores. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário iniciou desde a semana passada uma ação de visita às colônias de pescadores pra ter a dimensão desse público e poder apresentar ao Ministério a demanda atual dos profissionais que estão sendo prejudicados pelo derramamento de óleo.

“A posição do governo do estado é que todos os pescadores tenham o direito de receber o seguro-defeso, incluindo marisqueiros e ostreiros, que é bom frisar que não estão listados dentro desses 10 mil”, disse o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto.

Por Diário de Pernambuco


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Atleta florestano é bicampeão em campeonato de fisiculturismo em Caruaru, PE


O atleta Carlos Alves levantou o troféu de campeão duas vezes durante o campeonato de fisiculturismo, Musclemania, nesse último sábado (26) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O florestano venceu nas categorias Sênior até 75kg e Clássico até 1.75 de altura.

Com as conquistas desse fim de semana o fisiculturista florestano se tornou bicampeão da competição, já que ano de 2017 o atleta também se sagrou campeão na “Princesa do Agreste”, como é apelidada a cidade de Caruaru.

Via Blog do Elvis

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Autor de 'Caneta Azul' vai a cartório registrar direitos autorais do hit


Manoel Gomes mostrou que não é apenas um entusiasta da caneta azul, mas também, acima de tudo, precavido. Ciente de todo o sucesso de seu hit, o autor da música tratou de ir até o cartório da cidade de Balsas (MA), onde mora, no início da tarde desta segunda-feira (28) para dar inicio ao processo de registro dos direitos autorais da música que viralizou nos últimos dias.

De acordo com o site O Imparcial, Manoel se dirigiu a um cartório, acompanhado de seu advogado Arnaldo Gomes, e aproveitou para solicitar também o registro de outra composição de sua autoria, essa com menos burburinho, chamada de “Vou Deixar de Ser Besta”.

Não há a confirmação se o autor usou uma caneta azul para assinar o documento.

Por Correio 24 horas


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Pernambuco inicia emissão de nova carteira de identidade e cobra taxa antes do agendamento

Pernambuco inicia novo sistema para emissão de carteiras de identidade

Pernambuco passa a emitir, a partir desta terça (29), o novo modelo da carteira de identidade, que tem uma coleta 100% eletrônica de dados, como digital, assinatura e foto 3x4. Devido a denúncias de fraudes no sistema de agendamento pela internet, o governo estadual mudou a forma de marcar atendimento, que pode ser feito no Portal do Cidadão apenas após a taxa de emissão ser paga (veja vídeo acima).

"A partir de agora, o documento pode ser feito apenas com o pagamento de documento de arrecadação. A partir disso, é aberta a possibilidade de o usuário fazer o agendamento. Ele vai ter que pagar antes que agendar. Quando houver a transferência, abre a possibilidade de fazer o agendamento na data e no horário que for melhor para o usuário", disse o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco.

Os valores de R$ 22,61 (para 2ª via), de R$ 45,23 (3ª via) ou R$ 90,51 (4ª via em diante) podem ser pagos em agências bancárias ou pela internet. A primeira emissão é gratuita e também pode ser agendada no Portal do Cidadão.

Esse formato visa impedir a venda de vagas no sistema de agendamento para tirar a carteira de identidade em Pernambuco, fraude investigada pela Polícia Civil desde abril deste ano.

Segundo o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), a população enfrentava dificuldades para agendar o atendimento porque os horários disponíveis eram ocupados por pessoas que vendiam vagas a terceiros.

Tecnologia

A tecnologia mudou o processo de confecção da carteira de identidade, que utilizava a mesma metodologia de tintamento há 110 anos. Quem já tem a carteira de identidade não precisa substituir o documento, pois ela permanece sendo válida, de acordo com o secretário.

"O novo processo traz segurança, agilidade e uma nova identidade que vai ser colocada à disposição da população. Anteriormente, o processo poderia levar até 90 dias para a pessoa receber a identidade. Agora, na capital, esse tempo não demora mais do que cinco dias úteis. No interior, não demora mais de dez dias úteis", declarou Antônio de Pádua.

Podem ser inseridos ao novo modelo de RG, informações como tipo sanguíneo, nome social e números de outros documentos, como passaporte, PIS-Pasep e Carteira Nacional de Habilitação (veja lista completa abaixo).

Dados que podem ser inseridos ao RG

Tipo sanguíneo e fator RH
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
Número de passaporte
Título de Eleitor
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Número de Identificação Social (NIS), Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), inscrição no Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep)
Cartão Nacional de Saúde (CNS)
Identidade profissional
Certificado Militar (somente o Registro de Alistamento) – não é permitida a inclusão do número de identidade militar dos integrantes das Forças Armadas, Policiais Militares e/ou Bombeiros Militares
Nome Social
Condição Específica de Saúde

Por Pedro Lins, TV Globo

Petrolândia: Codevasf lança Edital de licitação para escolha de nova empresa que atuará na operação e manutenção dos perímetros irrigados de Itaparica

O Vereador por Petrolândia Dedé de França esteve na semana passada reunido com superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeirona , na 3ª Superintendência Regional da Codevasf - em Petrolina

De acordo com informações do vereador por Petrolândia Dedé de França, a licitação para operação e manutenção nos perímetros irrigados do Icó Mandantes, no sistema Itaparica, foi lançada nesta terça-feira (29/10/2019). O fato aconteceu, segundo o vereador, após reunião com o superintendente da Codevasf Aurivalter Cordeiro, fato ocorrido na semana passada na 3ª Superintendência Regional da Codevasf -  em Petrolina, Sertão de Pernambuco.

Veja íntegra abaixo

EDITAL Nº 16/2019

FORMA ELETRÔNICA – LEI 13.303/2016

AVISO

A COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAÍBA – Codevasf, torna público aos interessados que na data, horário e local abaixo indicados fará realizar LICITAÇÃO NA FORMA ELETRÔNICO, do tipo MENOR PREÇO, na data, horário e local abaixo indicados, de acordo com as condições deste Edital, por meio da internet no sitio: www.comprasgovernamentais.gov.br.

OBJETO: Contratação dos serviços técnicos de administração, operação e manutenção das infraestruturas de irrigação de uso comum dos Projetos Públicos de Irrigação (PPI´s) Fulgêncio (Santa Maria da Boa Vista), Brígida (Orocó), Apolônio Sales (Petrolândia), Barreiras (Petrolândia e Tacaratu), Icó-Mandantes (Petrolândia e Floresta) e Manga de Baixo (Belém do São Francisco), integrantes do Sistema Itaparica, no estado de Pernambuco, na área de atuação da 3ª Superintendência Regional da CODEVASF.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO: Empresas do ramo, pertinentes e compatíveis com o objeto desta licitação, individuais, que atendam as exigências do Edital e seus anexos. Na fase de habilitação a licitante de melhor oferta deverá comprovar que possui patrimônio líquido no valor de 10% (dez por cento) do valor estimado da contratação, e Capital Circulante Líquido (CCL) ou Capital de Giro (Ativo Circulante – Passivo Circulante) de, no mínimo, 16,66% (dezesseis inteiros e sessenta e seis centésimos por cento) do valor estimado para a contratação ou item pertinente.

DATA, HORA E LOCAL DA DISPONIBILIZAÇÃO DO EDITAL E SEUS ANEXOS: O Edital e seus elementos constitutivos (Termos de Referência, Planilhas Orçamentárias, Cadernos de Encargos, etc) estarão disponíveis para consulta e retirada nos sítios: www.comprasgovernamentais.gov.br e www.codevasf.gov.br. Na impossibilidade de download pelos sítios, o edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados na sala 201 do Edifício Sede da Codevasf, localizado no Setor de Grandes Áreas Norte – SGA/Norte, Quadra 601, Conjunto I, Brasília - DF, telefone (61) 2028-4619 a partir da data de publicação, e poderão ser adquiridos gratuitamente mediante apresentação pelo licitante de um CD-ROM/DVD/pendrive para gravação dos arquivos, no horário de 08h00 (oito) horas às 12h00 (doze) horas e de 13h30 (treze horas e trinta minutos) às 17h30 (dezessete) horas e (trinta) minutos, de segunda a sexta-feira.

INCLUSÃO/ENVIO DAS PROPOSTAS: A partir da disponibilização do Edital no sítio: www.comprasgovernamentais.gov.br, até às 9h59 (nove horas e cinquenta e nove minutos) do dia 20 de novembro de 2019.

DATA E HORÁRIO PARA ABERTURA DAS PROPOSTAS (INÍCIO DA SESSÃO PÚBLICA): Às 10 (dez) horas do dia 20 de novembro de 2019 (HORÁRIO DE BRASÍLIA).

LOCAL DA SESSÃO: www.comprasgovernamentais.gov.br

OBSERVAÇÃO: Os interessados ficam desde já notificados da necessidade de acessarem os sites www.codevasf.gov.br e www.comprasgovernamentais.gov.br para ciência das eventuais alterações e esclarecimentos. A presente licitação reger-se-á pela Lei 13.303/2016, no ambiente do sistema RDC Eletrônico no sítio www.comprasgovernamentais.gov.br.

Brasília-DF, 24 de outubro de 2019.

MARCELO ANDRADE MOREIRA PINTO

DIRETOR PRESIDENTE DA CODEVASF
 
Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria do vereador Dedé de França

Petrolândia passa a contar com Pizza Kink Delivery a partir de sexta-feira (1º/11/); Confira os sabores e Preços



Confira os sabores e Preços;
Pizza M 6 fatias
Pizza G 8 fatias
Com bordas recheadas
Nesta Sexta feira : 01/11
Horário: 17:00 as 22:00
Fone whasp:(87)9.9998-8799

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Pizza Kink Delivery 

Petrolândia: Documentos perdidos de Rosimere Inocêncio da silva, nas proximidades do Mercado Público


 Rosimere Inocêncio da silva perdeu todos os seus documentos na manhã desta terça-feira (29/10/2019), nas proximidades do Mercado Público de Petrolândia; pede a quem encontrou ou encontrar, entrar em contato pelo Cel. 87 9.9650-2595

Redação do Blog de Assis Ramalho

O Blog de Assis Ramalho publica nota de utilidade pública gratuitamente.

Celular (87) 9.9955-1186
E-mail: contato@assisramalho.com.br
WhatsApp (87) 9628-5351 - (87) 9.99551186

Morre 3ª vítima de acidente envolvendo van e caminhonete na BR-232, em São Caetano, PE


Morreu a terceira vítima do acidente que envolveu uma van e uma caminhonete na BR-232, em São Caetano, no Agreste de Pernambuco. Rafael Pereira, de 22 anos, estava internado no Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, e não resistiu aos ferimentos. Outras duas pessoas morreram no local.

No total, 12 pessoas ficaram feridas. Destas, uma fugiu, quatro tiveram alta do HRA, duas passaram por cirurgia e se recuperam bem, três estão em observação e outras duas, entre elas um bebê de oito meses, foram encaminhadas para unidades de saúde do Recife.

Entenda o caso

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a van estava saindo de Pesqueira com destino a Caruaru quando a caminhonete invadiu a contramão e houve a colisão.

Ainda de acordo com a PRF, a van estava transportando 13 pessoas. Duas morreram e 11 ficaram feridas. Entre as vítimas feridas está um bebê de oito meses. Ele foi transferido para o Hospital Otávio de Freitas, no Recife.

Os dois passageiros da caminhonete também tiveram ferimentos. Não foi possível realizar o teste do bafômetro com os motoristas devido à gravidade dos ferimentos. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Por G1 Caruaru

Confira nove falhas do governo no vazamento de óleo no Nordeste

Menino sai do mar repleto de óleo no Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco Foto: LEO MALAFAIA/AFP

O litoral da Região Nordeste não foi tingido de óleo apenas por um ou dois motivos. Na raiz da crise ambiental, que acaba de completar dois meses, sobram relatos de desencontros entre autoridades. O manual criado para nortear a implementação do plano de contingência (PNC) foi ignorado. O mesmo ocorreu com um relatório elaborado dentro do próprio Ministério do Meio Ambiente, que alertou como a extinção de colegiados comprometeria o acionamento do PNC. Ainda assim, a medida não foi revogada.

Falta de diálogo

Desde os primeiros dias do incidente, secretários municipais e diretores de agências ambientais estaduais queixam-se dos problemas de comunicação com a União , o que prejudica a realização conjunta de operações. Mesmo as vistorias de autoridades não coincidem — o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, provocou constrangimento no governo sergipano ao visitar o litoral do estado sem comunicação prévia.

Entenda: O que se sabe até agora sobre o derramamento de óleo no Nordeste?
Manual violado

O Ministério do Meio Ambiente cometeu uma série de violações nos processos listados em um manual que orienta a implementação do Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional (PNC). Reportagem exclusiva do GLOBO mostrou que, dos 35 critérios listados para ativação do programa, há ao menos 18 que se cumpriam ou eram fruto de dúvida no início de outubro, quando o plano ainda não havia sido acionado .
Atraso no plano

Como os critérios do manual não foram obedecidos, o plano de contingência, que deveria ser acionado no dia 2 de setembro, só entrou em vigor 41 dias depois, em 11 de outubro . Segundo especialistas, o PNC não anularia completamente o impacto do óleo sobre as praias, mas poderia reduzi-lo significativamente. Tampouco foram informadas medidas preventivas para evitar a difusão da substância pelo litoral e a verba necessária para as operações.

Nota ignorada

Reportagem exclusiva do GLOBO mostrou que o Ministério do Meio Ambiente ignorou uma nota técnica elaborada por um analista da pasta, que alertou que a extinção de três comitês poderia fragilizar a reação da União diante de incidentes de poluição por óleo. O documento foi assinado no dia 26 de abril, 15 dias após a publicação do decreto 9.759/2019, assinado por Jair Bolsonaro, que revogou colegiados considerados “supérfluos”. A tesourada atingiu os comitês concebidos pelo decreto de 2013 que criou o PNC.
Briga com ONG

Em sua conta no Twitter, Salles afirmou que, por “coincidência”, a embarcação Esperanza, do Greenpeace, estava navegando “justamente em águas internacionais, em frente ao litoral brasileiro, bem na época do derramamento de óleo venezuelano”. A ONG afirmou que, à época, o navio havia passado pela Guiana Francesa, e está atracado atualmente em Montevidéu. Diante da repercussão negativa, Salles voltou atrás e afirmou que o navio da ONG “não se prontificou a ajudar”.
Praia imprópria

Ao visitar Ipojuca (PE), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, molhou os pés e as mãos na Praia do Muro Alto e declarou que ela estava “completamente apta à frequentação de turistas”. Naquele dia, porém, a praia era considerada imprópria pela Agência estadual de Meio Ambiente, por ainda ter “óleo visual”. Segundo a agência, mesmo após a ação de um mutirão de voluntários, o movimento das marés poderia contribuir para o aparecimento de manchas de óleo.
SOS voluntários

Por falta de equipamentos de proteção, voluntários que ajudam na limpeza de óleo em diversas localidades estão expostos a substâncias tóxicas. Na praia de Itapuama (PE), um grupo escreveu na areia “SOS” ao lado de uma mancha . Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta , algumas pessoas estão retirando o óleo do corpo com benzina, gasolina e querosene, substâncias ainda mais tóxicas do que a vista no litoral. O ideal, diz ele, é limpar a pele com sabão.
Sem máquina

Na semana passada, o diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, Eberaldo Neto, afirmou que a estatal não tem os equipamentos necessários para combater o vazamento de óleo. Os centros de defesa ambiental da empresa são preparados para um óleo de composição mais leve. Já o visto no incidente que acomete o Nordeste é mais pesado, vem por baixo do oceano e, por isso, não é contido por barreiras antes do litoral.
Às escuras

As investigações enviadas à Marinha indicam dificuldade para delimitar o perímetro em que poderia ter ocorrido o vazamento de óleo. Na semana passada, dois estudos enviados à Força mostraram a possibilidade de o derramamento ter ocorrido entre 270 e 600 quilômetros do litoral , tendo como ponto de partida os estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Até então, as estimativas variavam entre 600 e 800 quilômetros.

O Globo

Petrolândia: Últimos dias da Campanha Outubro Rosa; veja programação desta terça (29)


Petrolândia vivenciou durante todo o mês de outubro a campanha Outubro Rosa com uma programação para lá de especial, incentivando as pacientes na luta contra o câncer. Dentre as principais atividades realizadas, tivemos o encontro de pacientes e a pedalada rosa.

Hoje, dia 29, a partir das 16h30, uma última ação da campanha será realizada na Academia da Saúde, com aulão de Zumba, desfile de mulheres na luta contra o câncer, recebimento de doação de lenços, corte de cabelo solidário e aula de hitbox.

 Na oportunidade, também será oferecida uma oficina de chaveiros. Não perca! Participe!

#outubrorosa #petrolandia #petrolandiape

Prefeitura de Petrolândia – Construindo o futuro com você!

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia: Presidente da Associação Nosso Lar Pescados gradece ao vereador Dedé de França por doações recebidas



Através do deputado federal Fernando Filho e o vereador de Petrolândia Dedé de França, a associação Nosso Lar Pescados foi beneficiada com doação de diversos materiais, como canos de 250 mm, cadeiras, birô e balança. Em nota, o presidente da associação, Marcos Bezerra, em nome dos demais associados, agradece ao vereador Dedé de França.

Dedé De França, boa tarde. É com imensa satisfação que eu, Marcos Bezerra, presidente da associação Nosso Lar Pescados, venho a público agradecer primeiramente a Deus, e a você Dedé de França, nosso vereador, em nome de todos que que formam a associação Nosso Lar, a viabilização de tudo que recebemos: alevinos, ração para peixe, e agora bem recente 50 tubos de 250 mm para confecção da plataforma para despesca do peixe, assim como bens móveis a exemplo de cadeiras, birô, balança comercial e canos para tubulação de água. Nós que fazemos a associação Nosso Lar Pescados, somos gratos a todos que diretamente e indiretamente contribuem para o crescimento da referida associação, que já absorve mão-de-obra de pelo menos 12 famílias da Serra Vermelha, e que hoje é composta por 8 família diretamente.

Gratidão a todos.

Marcos Bezerra
]
Ver mais fotos abaixo

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta terça-feira, 29 de outubro; veja lista


Mudam de idade hoje (Terça-feira 29 de outubro de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a Fabiana Silva , Eduardo Igo, Ana Karol, Elias Magno , Daniela Agripino, Rodolpho Vitorino , Janailson Amaro Silva, Joyce Francina, Alice Gabriele, Joildo Teixeira e Ivana Alves

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: SAF Premiado sorteia R$ 100 mil reais em cartões de crédito entre clientes com pagamento em dia


O cliente da Rede SAF que mantém o pagamento em dia agora concorre a cartões de crédito, no valor unitário de R$ 500,00. A promoção SAF Premiado vai sortear R$ 100 mil em prêmios, distribuídos em 200 cartões que serão sorteados aos sábados.


Já fez seu plano da Rede SAF? A loja da unidade da Rede SAF em Petrolândia conta escritório e sala de homenagem (velório), para apoiar familiares, amigos e parentes na organização da despedida de um ente querido. Visite a unidade da Rede SAF, localizada na Avenida Manoel Borba, no centro de Petrolândia, e conheça os planos disponíveis, inclusive com opção de cremação.

Supere o luto

O luto é um processo gradual, lento e que precisa ser vivido por completo. Quando o laço com a pessoa que faleceu é muito forte, é improvável durar menos de um ano, podendo se estender por dois anos ou mais.

Ignorar o sofrimento pode causar mais dor a longo prazo, além de provocar doenças de ordem psíquica ou emocional. Superar o luto é permitir-se sentir tristeza e reconfortar-se em amigos e familiares para, assim, retomar às atividades e investir nos aspectos positivos da vida. Pensando nisso, preparamos 4 dicas preciosas para este momento:


· Dê tempo ao tempo: cada pessoa reage de uma forma ao luto e precisa de um tempo para aceitá-lo, sendo esse processo algo individual. Esse é o primeiro para para superar o luto e saber lidar com a ausência.

· Expresse seus sentimentos: seja individualmente, seja compartilhando a dor com pessoas queridas, a expressão do sentimento contribui para que o processo do luto seja superado com naturalidade no decorrer do tempo. Expressar as emoções evita dores maiores, como a depressão e o isolamento.

· Siga em frente: a dor deve ser sentida, mas não podemos esquecer que o ente querido que se foi quer nos ver bem e realizando nossos objetivos e sonhos. Podemos tirar força desse carinho que nunca é perdido para seguir em frente com nossos planos.

· Apoie-se em familiares e amigos: compartilhar as alegrias e as dores é o que nos faz ser importante para alguém. Em um momento difícil, dar suporte e obtê-lo daqueles que amamos nos faz acreditar que as tristezas passarão, certamente.

Todas essas ações são essenciais para superar o luto e dependem de uma única postura: respeitar o seu próprio tempo. Assim, dar-se tempo para aceitar o luto é o caminho mais seguro para superá-lo. Em alguns casos, porém, é preciso a intervenção de um profissional, que pode se dar pela terapia do luto.


Fonte: Rede SAF

Petrolândia: Academia Nova União Ebbers Bros mais uma vez se destaca em competições de jiu jitsu em Paulo Afonso (BA); veja classificação




Academia Nova União Ebbers Bros mais uma vez se destacando em competições de jiu jitsu. Na cidade de Paulo Afonso BA aconteceu a ll copa reis do tatame e sobe o comando do professor Thiago Ebbers conseguiram um saldo positivo representando bem a equipe Nova União Ebbers Bros jiu jitsu Petrolândia e Itaparica.

Agradeço primeiramente a Deus por nós da saúde, humildade, sabedoria e perseverança de nunca desisti dos meus sonhos e objetivos. Parabenizo a todos os atletas que deram seu máximo a cada luta respeitando seus adversários e lutando com garra e honra. Obrigado a todos que nos ajudaram de alguma forma alunos, amigos, familiares e patrocinadores. Gratidão a todos.
Patrocínio do atleta Thiago Ebbers:

Academia C2 fitness, Açaí concept, Nutrimix

Lista de Atletas:

Thiago Ebbers 1 lugar categoria médio master 1
3 lugar categoria médio adulto
Guilherme Ebbers 1 lugar categoria pré mirim
Pedro Henrique 1 lugar categoria infantil
Gustavo Pereira 1 lugar categoria infanto juvenil
Marcos Vitor 2 lugar categoria infanto juvenil super pesado
Maurício Alexandre 2 lugar categoria infanto juvenil leve
Adriel Max 2 lugar categoria juvenil leve
Deylon Dias 1 lugar categoria adulto meio pesado (Itaparica - PE)
Jose Luiz categoria adulto galo (Itaparica - PE)

Veja abaixo mais fotos

Repórter afirma que foi induzida a inocentar assédio de Datena


A ex-repórter da Band, Bruna Drews, afirmou em suas redes sociais que teria sido “induzida” a dizer que mentiu sobre a acusação de assédio feita por Datena. Na época, ela chegou a assinar uma carta em que afirmava ter inventado o assédio.

De acordo com Bruna, o documento assinado por ela própria, não condiz com a realidade. “Eu não menti. Fui induzida e mal orientada a assinar um documento que não condiz com a realidade. A verdade é que meu processo de assédio sexual contra o apresentador inexplicavelmente foi arquivado.

”A repórter afirmou que nunca chegou a testemunhar no caso. “Não houve investigação policial, meu depoimento não foi colhido e nenhuma testemunha foi ouvida. A Justiça não me permitiu brigar pelos meus direitos." Ao dizer que foi induzida, Bruna disse que não sabia as consequências do caso. ‘“Fui induzida a fazer um acordo. No entanto, não estava totalmente consciente das consequências cíveis e criminais de declarar fatos que não aconteceram”, escreveu em suas redes.

Bruna afirma em seu texto que os fatos aconteceram, porém ao “assumir” que ela teria inventado, estava se “poupando” à própria saúde mental. “Os fatos aconteceram como eu havia declarado inicialmente, mas a outra parte envolvida conseguiu reverter inexplicavelmente a situação. Assinei tal carta na intenção de recuperar a minha saúde física e mental e enterrar o ocorrido.”

No fim, a repórter falou brevemente sobre feminismo e sobre a dificuldade que as mulheres encontram em apontarem qualquer tipo de assédio. “Mulheres que passaram por isso sabem como é difícil encarar essa briga e vencê-la”, finalizou.
Entenda o caso
No final do ano passado, Bruna confirmou denúncias envolvendo Datena, afirmando que o fato teria ocorrido por volta do meio do ano de 2017.

Segundo as acusações, em uma confraternização com a equipe em um restaurante, Datena teria dito frases como "já bati muita p*** pra você, você nem imagina o quanto" e "é um desperdício você namorar uma mulher, não deve ter conhecido o homem certo".

Posteriormente, o apresentador negou as acusações, afirmando que trata-se de "calúnia" e alegando que a profissional sofreria de problemas psicológicos.

"Ele falou muito que estou delirando, que estou doente, mas eu confirmo todas as informações de assédio que foram publicadas", afirmou Bruna.

Bruna também ressaltou alguns momentos que ocorriam durante suas participações no Brasil Urgente, em que o apresentador falava sobre sua beleza durante as reportagens.

"Já me sentia muito constrangida com o assédio que sofria no ar. Era nítido meu constrangimento, sabe? Meus pais ficavam envergonhados. Mas eu precisava do salário, pagava coisas pros meus pais, tinha que sustentar uma casa, então eu aguentava."

"Quando aconteceu o assédio real, frente a frente, num restaurante, aí eu decidi mesmo que devia procurar a Justiça e denunciar. Procurei um advogado logo depois que esse assédio foi feito."

Após essas declarações, Bruna assinou um documento inocentando o apresentador de TV. Confira a publicação:

Carta aberta a quem interessar : Eu não menti. Fui induzida e mal orientada a assinar um documento que não condiz com a realidade . A verdade é que meu processo de assédio sexual contra o apresentador inexplicavelmente foi arquivado. Não houve investigação policial, meu depoimento não foi colhido e nenhuma testemunha foi ouvida. A justiça não me permitiu brigar pelos meus direitos . A situação se inverteu e acabei processada por calúnia e difamação, mas não tinha condições psicológicas e financeiras para encarar mais esta briga.Fui induzida a fazer um acordo. No entanto, não estava totalmente consciente das consequências cíveis e criminais de declarar fatos que não aconteceram; somente o fiz porque pensei que assim se encerrariam todos os processos. Os fatos aconteceram como eu havia declarado inicialmente mas a outra parte envolvida conseguiu reverter inexplicavelmente a situação. Assinei tal carta na intenção de recuperar a minha saúde física e mental e enterrar o ocorrido. Ontem em uma reunião com meus familiares, que sofrem junto comigo todos os reflexos do ocorrido, decidimos não fugir da luta e acreditar que em algum momento a justiça será feita . Mais uma vez digo: EU NÃO MENTI . Mulheres que passaram por isso sabem como é difícil encarar essa briga e vence-la. Por último , quero deixar claro que não recebi nenhuma compensação financeira para cometer o ato errôneo de assinar a tal carta. Sigo com a minha moral e integridade intactas . Minha consciência está tranquila. Tudo o que eu mais quero é me livrar de uma situação que estava acabando com a minha saúde .

Por: Estado de Minas

Corpo de policial militar morto por outro PM após ser confundido com assaltante será sepultado hoje às 9h na Paraíba

Corpo de PM confundido com assaltante e baleado em transporte alternativo é velado, na PB — Foto: Laisa Grisi/TV Paraíba

O corpo do policial militar que trabalhava em Alagoas e foi morto a tiros, após ter sido confundido com um assaltante, no domingo (27), em Caruaru, Pernambuco, começou a ser velado no fim da tarde desta terça-feira (28), na Câmara Municipal de São Sebastião de Lagoa de Roça, no Agreste da Paraíba.

O corpo do soldado William da Silva de Farias, de 25 anos, foi liberado do Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Caruaru no começo da tarde. O velório começou por volta das 17h.

Familiares e colegas de profissão foram até o local para homenagear o PM. O sepultamento do policial está previsto para acontecer às 9h da terça-feira (29), no cemitério municipal de São Sebastião de Lagoa de Roça.

Confundido com assaltante, PM é baleado por colega

De acordo com o Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp), o policial estava dentro de um carro de transporte alternativo com destino a Campina Grande quando foi confundido com um assaltante e baleado por outro colega policial.

O motorista do carro de transporte alternativo faz ponto na frente da Rodoviária de Caruaru e compartilha viagens através de aplicativos do gênero, conforme informou a polícia.

Ainda segundo o Biesp, um soldado da Polícia Militar de Caruaru, que mora em Campina Grande, foi quem atirou na vítima. Ele informou que pensou que o policial fosse um assaltante. Após perceber que a vítima estava com uma arma de fogo, o soldado atirou. Em seguida, William conseguiu se identificar como policial militar e disse que havia pego a arma para ajeitá-la na cintura.

Como o caso ocorreu próximo ao Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, a vítima foi levada para a unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos.

Por G1 PB

Lions Clube de Petrolândia recebe Governador do Distrito e dá posse a novos associados

 



Na noite do último sábado (26/10/2019), foi realizada na sede do Lions Clube de Petrolândia, situada na avenida da Orla Fluvial, reunião festiva da entidade em recepção a Visita oficial do governador do Lions clube distrito LA-5 CL Adonias Almeida e CaL Valdezira.

Aproveitando o momento  a diretoria do Lions, sob a direção do seu presidente CL Arnaldo Rocha, popularmente conhecido por Junior Biu. realizou uma assembleia festiva para receber duas novas companheiras do clube -  Dra. Kezia Catão e Wellyane Alves.

Também estiveram presente a solenidade de posse o segundo vice governador do distrito CL Wilson Moromizato e o presidente de divisão da região E CL Éder Carvalho.

Esse foi mais um dos eventos do Lions Club de Petrolândia sob a direção do seu presidente CL Arnaldo Rocha, popularmente conhecido por Junior Biu.

Atual diretoria do Lions Clube de Petrolândia
Presidente: Arnaldo Rocha Júnior (Júnior Bil)
1° vice-presidente: Cícero Batista
2° vice-presidente: Diogo Leite
Secretária: Nazareth
Tesoureiro: Romeu Novaes

Ver abaixo mais fotos

Petrolândia: Amigos comemoram aniversário de Ariosvaldo (Ari da Hotlândia) no Bar do Regi, na Quadra 01



Na noite desta segunda-feira (28/10/2019), Ariosvaldo Araújo da Silva (Ariosvaldo da Hotlândia - empresa de Genilson) comemorou aniversário em tradicional reunião dos amigos no Bar do Regi, na Quadra 01 de Petrolândia.

Como de costume nas confraternizações realizadas no Bar do Régi, a turma da tradicional reunião das noites de segundas-feiras marcou presença para desejar felicidades ao amigo e apreciar o delicioso e famoso "frango dos amigos" acompanhado da cerveja mais gelada de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho



País chega a 1 milhão de armas registradas após decretos de Bolsonaro


As políticas implementadas pelo governo federal têm provocado um aumento na quantidade de armas de fogo no país. De acordo com dados da Polícia Federal (PF), 36.009 novos armamentos foram registrados entre janeiro e agosto deste ano, dos quais 52% ocorreram nos últimos três meses desse período, após o presidente Jair Bolsonaro editar uma sequência de decretos sobre o tema. Em setembro, o total de registros ativos de armas no país expedidos pela PF já havia ultrapassado a marca de 1 milhão, ante os 678.309 de dezembro do ano passado.

Levando-se em consideração a média mensal de registros, 2019 pode se tornar o ano com maior número de novas armas em circulação desde o início da série histórica, em 1997. Em 2018, o patamar de 36 mil novas armas só foi alcançado em outubro. O volume notificado pela PF até agosto de 2019 já é maior do que a média anual considerando o período de 2008 até o ano passado: 34.412.

Por O Globo