sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Petrolândia: Comunicado da Chácara e Balneário Roça de Maria de Biu aos seus clientes

Chácara e Balneário Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como roça de Maria de Biu (Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier) 
Biu e Maria. A dupla dinâmica 
 

A Chácara e Balneário Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como roça de Maria de Biu, vem por meio deste comunicar que a partir deste próximos final de semana, não é mais permitido que clientes levem para o estabelecimento nenhum tipo de alimento, a exemplo de almoço, lanches ou tira-gostos, assim como também não é permitido levar bebidas.

Agradecem: Biu e Maria

A Chácara e Balneário Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como roça de Maria de Biu, localiza-se no Sítio Brejinho, na BR-110, a aproximadamente 20 km da cidade, entre Petrolândia e Jatobá.

Trata-se de um lugar aconchegante, com muitas mesas ao ar livre, com muita arborização e à beira do rio São Francisco. O local é, sem dúvida nenhuma, apropriado para quem gosta de sossego e aprecia a natureza.

A culinária também é de primeira, com variados pratos de tira-gostos, e, claro, a especialidade é o peixe, servido com o velho e bom baião-de-dois.

Outro fator muito importante é a higiene nos banheiros. Todos limpinhos, bem zelados e até adaptados para pessoas com necessidades especiais.

Pelo fato de ser localizado próximo ao eixo da barragem de Itaparica, o a roça de Maria de Biu recebe muitos turistas das cidades de Jatobá, Paulo Afonso e de outros municípios circunvizinhos.

Conheça a Chácara e Balneário Nossa Senhora da Conceição (roça de Maria de Bio), conheça as belezas de Petrolândia.

Notícias relacionadas (clique)

Denúncia contra execução de obra licitada pela Prefeitura de Lagoa de Itaenga é julgada pelo TCE


A Primeira Câmara do Tribunal de Contas, em sessão ordinária na última quinta-feira (08) julgou procedente, em parte, uma denúncia contra a Prefeitura de Lagoa de Itaenga, referente à contratação de empresa de engenharia para a realização dos serviços de esgotamento sanitário do loteamento Lagoa de Itaenga. A denúncia formulada pela vereadora Marly Barbosa da Silva foi relatada pelo conselheiro Carlos Porto.

A denunciante encaminhou cópia do processo licitatório, referente à contratação da Engenharia Karina e Santos Serviços Ltda., e solicitou uma visita da equipe técnica do TCE ao local, alegando que a obra não se encontra de acordo com o que está especificado no processo licitatório e nem com a planta de construção.

Em visita à obra, a vereadora observou que não existe placa de obra em aço galvanizado, barracão da obra em madeira compensada e banheiro; instalações provisórias elétricas; caixa coletora de inspeção ou de areia com paredes de alvenaria, laje de tampa e fundo em concreto, dentre outras irregularidades.

Petrolândia: Evânio Barbosa apresenta-se no Maria Fumaça neste sábado (10)

Evânio e Márcio Rivânio ao violão (Foto: Divulgação)

Neste sábado, dia 10, o cantor e poeta Evânio Barbosa apresenta-se no Bar e Restaurante Maria Fumaça, na Orla Fluvial de Petrolândia, a partir das 20 horas.

O show tem a participação de Márcio Rivânio (do Grupo Seduzyr), Ery Vieira e Edjackson Barbosa na percussão.

Evânio apresenta em seu repertório músicas da MPB, pop e rock. Contatos: 87-9965-8695 (Tim) e 9144-6350 (Claro). E-mail: evanyosomman@hotmail.com

Prestigie os talentos de Petrolândia e aprecie música de excelente qualidade no Bar e Restaurante Maria Fumaça, organização de Sherle Belém e Neide.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Evânio Barbosa

MPPE garante compromisso de 98 municípios pernambucanos com política de resíduos sólidos

Aterro sanitário de Petrolândia

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) fechou o ano de 2014 com um total de 98 municípios pernambucanos firmando Termos de Compromissos Ambientais (TCAs). Por meio dos TCAs, os prefeitos se comprometeram a adotar imediatamente as Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos. O resultado foi obtido por meio do projeto Lixo, quem se lixa?, voltado para estabelecer o diálogo com os municípios a fim de garantir a adoção das medidas legais voltadas para o manejo dos resíduos sólidos.

A data de 2 de agosto de 2014, limite fixado pela Política Nacional de Resíudos Sólidos para a substituição dos lixões por aterros sanitários, foi um divisor de águas para os municípios pernambucanos. “O TCA proposto ampliou o prazo, atrelando essa ampliação a um pacote de medidas concretas que o município se obriga a cumprir, conforme cronograma proposto pelo MPPE de modo a permitir o controle extrajudicial de cada prazo pelos promotores de Justiça”, explicou o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente), promotor de Justiça André Felipe Menezes.

Como a adequação dos municípios às políticas nacional e estadual é obrigatória, firmar um TCA perante o MPPE garante aos gestores municipais uma base para realizar as ações, com cronograma e etapas bem definidas que devem ser cumpridas pelos prefeitos e acompanhadas pelas Promotorias de Justiça locais. Essa alternativa foi apresentada a todos os gestores em agosto de 2014, quando o MPPE se reuniu com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Governador empossa 98 gestores e enaltece modelo de gestão de PE

Paulo defendeu Estado que tenha estratégia e funcione, sobretudo, para os que mais precisam (Foto: Roberto Pereira/SEI)

Reforçar o monitoramento das metas prioritárias e a administração do orçamento do Estado. Essas são algumas das atividades a serem desempenhadas pelos 98 novos gestores governamentais, que foram empossados, na manhã desta sexta-feira (9), pelo governador Paulo Câmara, em solenidade realizada no auditório do Banco Central. Nomeado em dezembro de 2014, o grupo foi aprovado em concurso da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), em 2010, com 220 vagas. Ao discursar para os servidores, familiares e secretários estaduais, o chefe do Executivo destacou a importância do modelo de gestão construído em Pernambuco no Governo de Eduardo Campos.

"Não foi fácil fazer um modelo de gestão como funciona hoje, que faça as coisas acontecerem. O que é que a população espera de nós, o que é que esses últimos 20 anos mostraram da população brasileira? Mostraram que o Estado tem que ser fortalecido, que o Estado não tem que ser diminuído. O Estado tem que funcionar, principalmente, para aqueles que mais precisam. E é esse conceito do nosso modelo de gestão. Um Estado que funcione, um Estado que arrecade sem aumentar imposto, que tenha despesas controladas, aplicadas naquilo que é importante, cortando aquilo que pode cortar e ampliando onde tem que ampliar. Um Estado que tenha estratégia, visão de futuro, que não pense só no imediato", argumentou Paulo Câmara.

Terror na França; Quatro reféns e dois terroristas são mortos em ações simultâneas


Em ação coordenada, a polícia francesa invadiu dois cativeiros onde radicais islâmicos mantinham reféns desde a manhã desta sexta-feira (9). Em Dammartin-en-Goële, a cerca de 40 km de Paris, foram mortos dois homens, suspeitos de atacar a revista Charlie Hebdo. Já no bairro de Vincennes, na capital, o sequestrador morto é suspeito de ter assassinado uma policial. Ao menos quatro reféns morreram na ação.

Em Dammartin-en-Goële, estavam os irmãos Said e Cherif Kouachi, suspeitos pelo atentado da quarta-feira (7) à revista francesa Charlie Hebdo, que deixou 12 mortos. Segundo o prefeito da cidade, Michel Dutruge, os dois sequestradores foram mortos na operação.

O refém, de 27 anos, um funcionário de uma pequena empresa de impressão e publicidade, estava escondido e não foi visto pelos sequestradores. Ele foi libertado sem ferimentos e receberá atendimento psicológico.

Durante a operação, fortes explosões foram ouvidas em Dammartin-en-Goële por jornalistas da AFP; era possível avistar fumaça saindo do local em imagens do canal BFM-TV.

Diário Oficial publica Censo Escolar de 2014


O Ministério da Educação publicou na edição de hoje (9) do Diário Oficial da União o resultado final do Censo Escolar de 2014. O censo detalha o número de matrículas na educação básica das redes pública municipal e estadual de ensino.

As matrículas referem-se à creche, pré-escola, aos ensinos fundamental e médio, à educação de jovens e adultos e educação especial. Abrange as áreas urbanas e rurais e a educação em tempo parcial e integral.

Contabilizar o número das matrículas é fundamental para o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e a execução de programas na área da educação.

Em outubro, foram divulgados os dados preliminares do censo, e estados e municípios tiveram 30 dias para retificar possíveis incorreções.

Agência Brasil

Prefeito de Jatobá, Robson Leandro reúne secretários para traçar metas para 2015 e alerta que manterá rigoroso controle de gastos

Prefeito comunicou aos secretários que não permitirá a realização de nenhum tipo de despesas, sem um mínimo de planejamento e discussão.

O prefeito do município de Jatobá, no Sertão de Pernambuco, Robson Leandro (PT), reuniu-se com todos seus secretários na última segunda-feira (5) para fazer um balanço administrativo do ano de 2014 e traçar as metas para 2015, elencando para cada Secretário o que espera de cada pasta. Na oportunidade, o gestor externou que ouvirá a voz do povo jatobaense. Lembrou que no Natal e na virada de ano refletiu muito e não permitirá descompromisso nem desmotivação em sua gestão. “Estou renovado, motivado, não vou decepcionar meu povo, rumo à transformação, mãos à luta”, foram as palavras de ordem do prefeito.

Na oportunidade, Robson alertou que em 2015 manterá de forma rigorosa o controle de gastos, não permitirá nenhum tipo de despesas que não detenha o mínimo de planejamento e discussão. Oportunamente, frisou também que os efeitos da crise enfrentada nos últimos meses ainda são sentidos pela gestão municipal.

Também anunciou a retomada das ações sociais e agendas paralisadas pelo recesso de fim de ano, como o Governo Itinerante, a municipalização do hospital, a captação de convênios e termos de parcerias e as caminhadas ao Recife e a Brasília, em busca de recursos para o município. “Vou estar pessoalmente em cada bairro para escutar o povo, ouvir suas reivindicações in loco, aonde fui pedir o voto, na casa de meu povo, fazer encaminhamentos e buscar as soluções juntos com todos vocês secretários”, declarou o Prefeito.

2015 está aí, é o recomeço, um novo tempo, uma nova história... rumo à transformação.

ASCOM Prefeitura Municipal de Jatobá


Frases do dia 09/01/2015: Coletânea IHU Online


Sangue na Sapucaí

"Uma das personagens principais de “Império” será assassinada no capítulo da terça-feira de carnaval, em plena Marquês de Sapucaí, durante o desfile da escola de samba União de Santa Teresa. Aguinaldo Silva diz quem vai matar: é Maurílio (Carmo Dalla Vecchia). Agora, quem vai morrer é segredo" - Ancelmo Gois, jornalista - O Globo, 08-01-2015.

Leonardo Martins, prefeito de Inajá, toma posse nesta sexta como presidente da CODEAM


Está marcada para esta sexta-feira, (09) a transmissão de cargo da presidência da Comissão de desenvolvimento do agreste meridional (CODEAM), em Garanhuns no agreste do estado. O prefeito de Inajá, Leonardo Martins (PSDB) assumirá no lugar da prefeita de Jupí, Celina Brito. A prefeita de Capoeiras, Neide Reino, tomará posse como vice.

A mudança já estava prevista pelos prefeitos e a nova diretoria terá pela frente a missão de fazer avançar o trabalho em defesa do municipalismo. Leonardo tem enfatizado que os municípios precisam de mais recursos para fazer a gestão pública funcionar de forma eficiente.

“A CODEAM será sempre a casa dos prefeitos e dos municípios da região, vamos continuar com a luta municipalista que é o nosso verdadeiro papel ”, afirmou Leonardo Martins.

A cerimônia de posse será realizada na sede da entidade, às 19h.

Nova Diretoria da CODEAM

Prefeitura de Petrolândia informa que estão disponíveis boletos do Programa Garantia Safra 2014/2015


Nota de utilidade pública


A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem através deste informar que os boletos do Programa Garantia Safra 2014/2015 já se encontram disponíveis para pagamento, estando os mesmos na sede da secretaria ou na Sala da Cidadania, localizada na Prefeitura Municipal de Petrolândia.
Informamos que os mesmos têm data limite para pagamento o dia 30/01/2015.

Atenciosamente,
Fábio Luiz
Secretário de Agricultura

Assessoria da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Petrolândia

Ministério da Pesca e Aquicultura disponibiliza 15 caminhões feira e frigorífico


O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) divulgou, nesta quinta-feira (8), o resultado do edital 01/2014 que selecionou entidades e órgãos públicos interessados no fomento da comercialização de pescado e a estruturação da cadeia produtiva do setor.

Serão cedidos 15 veículos, entre caminhões frigoríficos e caminhões feira, mediante Termo de Doação.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Fomento do MPA, Eloy de Sousa Araújo, a medida vai ao encontro da proposta do MPA que é popularizar o consumo de pescado e incentivar a produção dos pescadores e aquicultores artesanais.

Os veículos não são novos e estão sendo redirecionados a entidades com melhor planejamento de gestão, preferencialmente nos estados onde já estão alocados.

O carnaval de Pernambuco não é feito apenas de blocos, artigo de Alexandre Acioli


Alexandre Acioli*

O Carnaval de Pernambuco é algo grandioso, muito maior e mais prazeroso do que ouvir contar ou simplesmente ver e escutar nos noticiários da TV ou ler em jornais e revistas. Aliás, se informar apenas através da imprensa não é o que há de melhor. Infelizmente, os profissionais de comunicação passaram a denominar, nos últimos anos, “todas” as agremiações carnavalescas que participam dos festejos de Momo de “blocos”.

Um verdadeiro absurdo! Isso é, simplesmente, prova de desconhecimento de quem não observa, não brinca, não participa e não vive o Carnaval pernambucano. É querer reduzir as nossas manifestações e deixar a festa superficial, pobre, limitada apenas aos blocos.

Nossos colegas da imprensa precisam saber que Pernambuco é um celeiro cultural. O nosso Carnaval tem blocos, sim! Mas a festa de Momo nesta “Terra dos altos coqueiros” tem muito mais – e diferentes – manifestações culturais e ritmos. 

Temos La Ursas, clubes, troças, caboclinhos, maracatus de baque virado e baque solto, tribos de índios, afoxés, ursos, bois, bonecos e escolas de samba, sem esquecer as tradições de muitas cidades do Interior, como os cavalos marinhos, que predominam nos municípios da Zona da Mata Norte; papangus (Bezerros), caiporas (Pesqueira), caretas (Triunfo), encontro de bichos (Vitória de Santo Antão), grupos de coco e de ciranda. Tudo isso é folia, ferve e se mistura no Carnaval... só não podem ser chamados e nem podem virar apenas “blocos”.

Assalto a ônibus da viação Progresso resulta em 4 suspeitos mortos durante troca de tiros com a PRF na BR-101, no interior de Alagoas

Ilustrativa
Após roubarem os passageiros, os homens foram flagrado por uma equipe da PRF. Durante a perseguição, houve troca de tiros e quatro suspeitos  morreram no local

Quatro suspeitos de participarem de um assalto a ônibus interestadual morreram durante uma troca de tiros com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na madrugada desta sexta-feira (9), na rodovia BR-101, localizada no município de Branquinha, interior de Alagoas.

O grupo foi surpreendido por uma equipe da PRF na rodovia na madrugada. Segundo a polícia, o assalto a um ônibus da viação Progresso, que fazia a linha Campina Grande/ Maceió, e estava com 31 passageiros, aconteceu em Murici.

Testemunhas do assalto contaram que o ônibus foi interceptado por um veículo Gol, de cor branca quando passava pelo trecho da rodovia em Murici. Segundo a PRF, os homens entraram no ônibus e roubaram pertences de passageiros. Na fuga, o grupo foi flagrado por uma equipe da PRF que fazia rondas na região.

Calendário ganha cinco novas datas comemorativas a partir desta sexta-feira (9)


A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta sexta-feira (9) cinco novas datas comemorativas nacionais. A medida está publicada no Diário Oficial da União e já passam a ser celebradas neste ano.

A partir de agora, no dia 12 de abril será comemorado o Dia Nacional do Humorista, e no dia 20 de maio o Dia Nacional do Pedagogo. Outra nova data comemorativa é o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, que será comemorado no dia 13 de outubro.

Também estão instituídos o Dia Nacional de Atenção à Dislexia, no dia 16 de novembro, e o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, a ser celebrado no dia 24 de fevereiro.

Fonte: Portal Brasil

Filha do vice-prefeito de Frei Paulo (SE) é morta por marido que comete suicídio em seguida

Thaíza foi morta pelo ex-companheiro dentro de casa (Foto: Arquivo pessoal)

Uma tragédia foi registrada nsta quinta-feira, 08/01, no município de Frei Paulo, agreste sergipano. Uma jovem de apenas 26 anos foi assassinada pelo companheiro que se suicidou logo em seguida.

Segundo informações, a jovem Thaíza Barboza Santana, Filha do vice-prefeito do município José Ademir Santana “Santana” foi morta pelo companheiro identificado como Marcone Silva Bezerra, 43. Na sequencia aos disparos que mataram Thaísa, Marcone que é irmão do vereador por Propriá “Marcos da Feira” suicidou-se.

Marcone foi à casa de Thaisa para se encontra com ela que estava em companhia de uma manicure, sua amiga. Aproveitando o momento em que a manicure saiu da sala, o assassino disparou duas vezes contra a cabeça da vitima que morreu no local. O crime aconteceu na residência do casal localizada na Rua Itabaiana, próximo ao posto São José, na saída para Itabaiana.

A jovem tinha rompido o relacionamento que mantinha com seu assassino a pouco tem devido aos ciúmes e agressividades nas discussões entre os dois que se mostravam mais frequentes a cada dia, disseram vizinhos do casal. Inconformado com o fim do relacionamento, Marcone ligava insistentemente para Thaiza e no dia de hoje, resolveu dar cabo da discussão ceifando a vida da ex-companheira.

Câmara de Tacaratu convida população para audiência pública a ser realizada nesta sexta (9) para discutir situação da agência do Banco do Brasil no município

Agência do Banco do Brasil em Tacaratu (Foto: Lúcia Xavier)
Centro da cidade de Tacaratu

A agência do Banco do Brasil em Tacaratu encontra-se fechada há mais quatro meses, após ser atacada por um grupo fortemente armado, que usando dinamite destruiu o cofre e partes internas da agência, no entanto, mesmo com o prédio recuperado, a agência continua fechada, causando sérios prejuízos para a população do município, que tem sido obrigada a se deslocar para as cidades vizinhas.

Atendendo requerimento dos Vereadores e o clamor da população, temos a honra de convidar o poder público, as entidades representativas da sociedade civil e todos tacaratuense para audiência pública sobre Agência do Banco do Brasil a ser realizada nesta sexta-feira (9), onde na oportunidade deverá ser oficializado um documento que será encaminhado à direção do banco, solicitando a imediata reabertura da agência.

Data: 09 de Janeiro de 2015.
Horário: 9:00h.
Local: Auditório da Câmara Municipal de Vereadores

Sua presença será muito importante

Aécio Jader Campos de Lima
Presidente

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Vereadores de Tacaratu

Único homem a escapar em sala ficou sob mesa durante atentado que matou 12 pessoas na sede do jornal em Paris

O jornalista Laurent Léger, que sobreviveu ao ataque à sede do jornal

“No inicio, pensei que eram fogos de artifício. Então ouvi passos. Ainda me pergunto como consegui escapar.”

O depoimento é do jornalista do “Charlie Hebdo” Laurent Léger, sobrevivente do atentado que matou 12 pessoas na sede do jornal nesta quarta-feira (7). Ele contou sua história à rádio francesa “France Info”.

Léger estava na reunião na qual os atiradores abriram fogo no momento do ataque e viu seus colegas caírem atingidos pelas balas. Segundo o relato reproduzido pela rádio, ele se salvou por ter se escondido debaixo de uma mesa.

Com isso, o jornalista foi o único na sala de reuniões a não ser baleado, além de uma colega, que foi poupada por ser mulher.

Veja como foi a sequência do ataque, segundo o 'Le Monde'

Confira resultado das loterias da Caixa sorteadas na quinta-feira (8); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


08/01
Quina (Concurso 3684):
06 18 32 48 69

Timemania (Concurso 673):
11 27 36 38 48 57 75