sábado, junho 18, 2022

Petrolândia: Em clima de festa junina, Loja Estrela comemora o seu 5º aniversário com lançamentos e promoções (Fotos)

 




Na sexta-feira (17/06/2022) a Estrela, loja de moda masculina e feminina lançou, em comemoração ao quinto aniversário de funcionamento, na Quadra 02 de Petrolândia, lançamentos e promoções. Na ocasião, os clientes que visitaram a loja foram recebidos com lanches em comemoração ao aniversário do estabelecimento. 

Em alusão ao clima das festas juninas, bebidas e comidas típicas da época foram servidos aos clientes, que compareceram em grande número.

Por motivo da pandemia, a festa de aniversário do 4º ano não aconteceu no ano passado.


Agradecimentos da direção da Loja Estrela

Quero agradecer aos nossos clientes e amigos por acreditar no nosso trabalho poriso chegamos a essa data com muita confiança e a certeza de melhorar cada dia mas vocês são o motivo do nosso sucesso.

Gratidão sempre a Deus e aos meus cliente que é o motivo do sucesso da loja Estrela.

A loja Estrela está localizada na Av. Prefeito José Gomes de Avelar, 569, próximo à Escola Primeiro de Julho e ao PETI, vizinho ao bar de Pedro de Aninha. Contato: 87 99808-6938.

Veja abaixo, mais fotos do aniversário do 5º ano da Loja Estrela.

Petrolândia: Clínica MAIS SAÚDE divulga agenda de especialistas que atendem na próxima semana [de 20 a 24/06/2022]; Agende sua consulta

 

A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão nesta próxima semana, de 20 a 24 de junho de 2022.

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

VEJA DIA E DATA NO QUADRO ABAIXO

Dois turistas morrem afogados no Rio São Francisco

Samuel Nogueira morreu afogado no Rio São Francisco — Foto: Reprodução/TV Bahia

Dois turistas do Ceará morreram afogados no Rio São Francisco, no trecho que corta a cidade de Juazeiro, no norte da Bahia. O caso aconteceu na sexta-feira (17), quando as vítimas participavam de uma missão, com o grupo católico Shalon, do qual faziam parte.

As vítimas são Samuel Nogueira, natural de Fortaleza, e Jorge Afrânio, que nasceu na cidade cearense de Sobral. Testemunhas contaram à polícia que eles estavam na Ilha de Nossa Senhora, quando um deles resolveu pular no rio.

Ao ver o desespero do amigo, o outro desceu para salvar e também acabou e afogando. Os dois ficaram desaparecidos e o Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer as buscas. Samuel foi encontrado primeiro, já sem vida.

Jorge foi encontrado morto horas depois. Os dois corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Juazeiro, onde foram periciados. As vítimas deve ser levadas para o Ceará, para que sejam veladas e sepultadas pelas famílias.

Por g1 BA e TV São Francisco


PM é morto a tiros dentro de bar no interior da Bahia; vítima estava com a esposa

PM é morto a tiros dentro de bar, em Conceição da Feira — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um soldado da Polícia Militar foi morto a tiros enquanto estava dentro de um bar com a esposa, na noite de sexta-feira (17), na cidade de Conceição da Feira, que fica a cerca de 120 km de Salvador, onde o militar trabalhava há seis anos.

Testemunhas contaram que homens armados chegaram em um veículo e já desceram do carro atirando no PM Eder dos Santos Nascimento, que foi atingido na cabeça. Ainda não há informações se a esposa da vítima também teve ferimentos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, prestou os primeiros socorros e levou o militar à Unidade Hospitalar Maria Teodora Leal, mas ele não resistiu aos ferimentos.

Equipes da Polícia Militar fizeram buscas para tentar identificar os suspeitos, mas até a manhã deste sábado (18) ninguém havia ido preso. A Polícia Civil vai investigar o que motivou o assassinato e quem o cometeu.

Além da esposa, Eder deixa um filho de 12 anos. Segundo a PM, o sepultamento será às 16h deste sábado (18), no Cemitério do Município de Conceição da Feira, onde o corpo também será velado.

Por g1 BA

Caminhão desgovernado atropela pedestres e deixa três mortos no Ceará

Gildervania Correia de Araújo ("Maria"), de 31 anos; Kleber Alves Taveira, de 30 anos; e Celso Algesio Ferreira morreram após serem atropelados por um caminhão desgovernado no distrito de Dom Quintino, no Crato. — Foto: Arquivo pessoal

Um caminhão desgovernado atropelou pedestres e atingiu casas e carros na noite desta sexta-feira (17) em uma rua do distrito de Dom Quintino, na zona rural do Crato, sul do Ceará. Três pessoas morreram no local e outras ficaram feridas e foram socorridas, entre elas uma criança de um ano, segundo o Comando do Corpo de Bombeiros que acompanha as equipes no local do acidente.

Veículos estacionados na rua foram atingidos pelo caminhão — Foto: Arquivo pessoal

O Samu informou, na manhã deste sábado (18), que três socorridos foram levados ao Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. Dois do sexo masculino (de 18 e 55 anos) e uma do sexo feminino (de 50 anos), foram atendidos conscientes, mas com lesões de potencial gravidade.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que cinco pessoas foram levadas a unidades hospitalares da região, tanto pelo Samu, quanto por meios particulares.

No local, a equipe da TV Verdes Mares presenciou outras pessoas feridas sendo socorridas por populares.


Segundo testemunhas, o motorista do caminhão perdeu o controle do veículo após uma falha nos freios e atingiu pessoas que estavam em uma calçada e na rua. O condutor se evadiu do local e está sedo procurado por policiais na região. Pelo menos seis carros foram arrastados e alguns ficaram completamente destruídos.

Uma das faixas da via que dá acesso para Fortaleza foi interditado e gerou uma fila de veículos que ficaram aguardando liberação.

Os bombeiros afirmaram que foram acionados para o local por volta das 19h. Duas guarnições se direcionaram para o acidente, sendo uma do Crato e outra de Juazeiro do Norte. O distrito fica a 28 quilômetros da sede do município. O local do acidente fica no trecho da rodovia que liga o Cariri a Fortaleza.

As três pessoas que morreram após serem atropeladas por um caminhão desgovernado no distrito de Dom Quintino, zona rural do Crato, no Sul do Ceará, na noite desta sexta-feira (17), foram identificadas como Gildervania Correia de Araújo, conhecida como Maria, de 31 anos; Kléber Alves Taveira, de 30 anos; e Celso Algesio Ferreira, que não teve a idade informada.

Por Paulo Martins, g1 CE

Pernambuco abre seleção pública com 1,6 mil vagas para profissionais de Saúde


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) publicou, neste sábado (18), o edital da seleção pública simplificada para contratação de 1.662 profissionais de saúde, incluindo médicos, analistas, assistentes, além de engenheiros de segurança do trabalho.

O certame abrange todas as 12 regiões de Saúde do Estado e disponibiliza vagas em especialidades que já foram preenchidas pelo último concurso público da SES-PE e que, portanto, não havia mais banco para convocação. O objetivo é reforçar a rede hospitalar e ampliar a força de trabalho na rede pública.

A seleção oferece 380 vagas para médicos; 1.168 vagas para analistas em saúde; 97 para assistentes em saúde; além de 17 vagas para engenheiros de segurança do trabalho.

As inscrições devem ser realizadas pelo endereço eletrônico selecionases.saude.pe.gov.br, a partir da próxima segunda-feira (20) até o dia 4 de julho.

Disparos de armas de caça mataram Bruno Pereira e Dom Phillips, aponta perícia da PF



Ativistas indígenas protestam contra morte de Bruno Pereira e Dom Phillips neste sábado (18), em São Paulo - Foto: AP Foto/Andre Penner

A Polícia Federal informou neste sábado (18) que o outro corpo encontrado na quarta (15), na região do Vale do Javari, é do indigenista Bruno Pereira, 41. Nesta sexta, a PF já tinha confirmado que o outro corpo era do jornalista britânico Dom Phillips, 57.

Ainda de acordo com a perícia, eles foram assassinados com armas de caça. Bruno foi atingido por três tiros, enquanto Dom foi morto com um tiro.

O exame, realizado pelos peritos da PF, indica que a morte de Dom foi causada por "traumatismo toracoabdominal por disparo de arma de fogo com munição típica de caça, com múltiplos balins [chumbinhos presentes em cartuchos de espingarda], ocasionando lesões principalmente sediadas na região abdominal e torácica".

Segundo a perícia, ele foi atingido por um tiro.

Já a morte de Bruno Pereira, segundo a PF, foi "causada por traumatismo toracoabdominal e craniano por disparos de arma de fogo com munição típica de caça, com múltiplos balins".

A PF diz ainda que, segundo a perícia, o indigenista foi atingido por dois tiros no tórax/abdômen e um outro tiro na face/crânio.

Movimentos em apoio ao Presidente Bolsonaro prepara motociata, em Caruaru - PE

 

O Movimento Bolsonaro - PE juntamente com os demais movimentos de direita do estado de Pernambuco prepara uma mega motociata para receber o presidente Jair Bolsonaro - (PL), que visitará a cidade de Caruaru - (PE), no próximo dia 23 de junho. 

De acordo com o presidente do movimento, Ivan Guedes, “o objetivo da motociata é mostrar o apoio popular que o presidente Jair Bolsonaro tem no estado e fazer uma grande festa pela liberdade e democracia”, destacou. 

Segundo informações apuradas pela reportagem, o presidente visitará a festa Junina em Caruaru considerada uma das maiores do Brasil.

Assessoria do moviumento


Universitária morre após ser atingida por moto que era perseguida pela PM

Jhennifer Vitória Ribeiro foi a vítima do acidente que aconteceu em São João da Boa Vista na madrugada de sexta-feira (17) — Foto: Reprodução/Instagram


Moto de universitária foi atingida por outra que era perseguida em São João da Boa Vista — Foto: Reprodução

Um acidente envolvendo duas motos matou uma universitária de 22 anos, na madrugada desta sexta-feira (17), em São João da Boa Vista (SP). Uma câmera de segurança flagrou o momento da colisão.

O acidente aconteceu após uma perseguição da Polícia Militar a um motociclista, que colidiu contra a moto de Jhennifer Vitória Ribeiro. Ele foi preso.

Segundo a Polícia Militar, por volta de 0h10, policiais tentaram abordar um homem em uma moto na Avenida Dona Gertrudes. Ele não obedeceu a ordem de parada e uma perseguição se iniciou.

O motociclista desceu a Rua General Osório e atingiu a moto de Jhennifer, que passava no cruzamento com a Avenida Ademar de Barros. O causador do acidente sofreu lesões leves e fraturou o braço. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou atendimento e ele foi liberado em seguida.

Ele foi preso em flagrante por homicídio culposo (sem intenção de matar) na direção do veículo e está à disposição da Justiça na cadeia de São João da Boa Vista (SP).  A identidade dele não foi divulgada.

Morre no no Rio de Janeiro atriz Ilka Soares


Atriz Ilka Soares em ensaio realizado em 2018 Nana Moraes/The Paradise/Divulgação

Fotos de arquivos


A atriz Ilka Soares morreu na manhã deste sábado no Rio de Janeiro. A artista de 89 anos estava internada na Clínica São Vicente, na capital fluminense, onde fazia um tratamento contra o câncer. A informação foi confirmada por seu neto, o estilista de moda Thomaz Azulay.

"É com tristeza e paz que a família comunica o falecimento da nossa mãe, avó, bisavó e estrela maior Ilka Soares", diz o comunicado. "Ela deixa saudade e a certeza de que a vida é bela. Viva Ilka!", acrescenta.


Ilka nasceu em 21 de junho de 1932 e completaria 90 anos nesta segunda-feira. A atriz estreou na Rede Globo em 1966 quando substituiu Norma Bengell na apresentação do programa Noite de Gala.

Na Globo a atriz também trabalhou como locutora no Jornal de Verdade (1968), ao lado do também locutor Majestade, do apresentador Luiz Jatobá e dos comentaristas Otto Lara Resende e João Saldanha. Entre 1968 e 1969, apresentou o Festival Internacional da Canção, com Hilton Gomes, Murilo Nery, Norma Blum e Betty Faria.

Ela estrou na teledramaturgia da Globo em 1971, na novela O Cafona, de Braúlio Pedroso, na qual interpretava a sofisticada editora Vera.

Banda Happy Man: Musicalidade da "Velha" Petrolândia - Artigo de Luciano Silva de Menezes

 

Fig. 01. Banda Happy Man, no Grêmio Lítero, em Petrolândia, em 1978. Da esquerda para a direita: Paulo (de Mariêta) , Isaque, Josemir, Divacy, Flávio, Osvaldo, e José Cícero. A fotografia, de autoria desconhecida, é uma cortesia de um petrolandense.

BANDA HAPPY MAN: MUSICALIDADE DA “VELHA” PETROLÂNDIA

Na “velha” Petrolândia, a Banda Happy Man surgiu em 1974 e atuou até 1981. Precocemente ela expandiu ganhando expressividade e fazendo shows por várias capitais do Nordeste, também fez inúmeras performances nos Estados de Goiás e de Minas Gerais.

A Banda Happy Man era formada por Paulo Ribeiro, que alinhava melodias no contrabaixo; Isaque Silva era o crooner que assumia o vocal e, posteriormente, faria uma excelente dupla com Neném de Meia Noite, que ingressou na Banda em 1979. É importante ressaltar que, muitas vezes, a Banda também contou com a participação refulgente de Albênis Carlos, nos vocais.

Josemir Ramalho sonorizava com seu trompete, enquanto, Divacy Pereira assumia, de forma magistral, o sax tenor. Tínhamos, também, Flávio Carvalho harmonizando bases nos teclados, além do saudoso Osvaldo Souza, na Guitarra inconfundível, e, ao fundo, Cícero Silva, que segura o ritmo na bateria.

Para reconstituir parte da atmosfera musical da época é preciso mergulhar num rio perene de lembranças individuais que pairam em nossas cabeças. É necessário, a priori, acessar o imaginário social - à memória coletiva, que não cessa de se manifestar ao ser acionada.


Fig. 02. O clube Grêmio era um locus de representação sociocultural da época. Foi um espaço no qual a Banda Happy Man também se apresentou diversas vezes. A fotografia, de autoria desconhecida, é uma cortesia de um petrolandense.

A Banda Happy Man trouxe, na época, uma linguagem cultural acessível com um vasto repertório de músicas populares. Hoje, na ausência de áudios e de vídeos da época, as fotografias são indícios valiosos que nos revelam e transmitem testemunhos e evidências históricas. Podemos dizer que as fotografias nos guiam em sintonia com os depoimentos e as lembranças desse passado pertinente a “velha” Petrolândia.


Fig. 03. Banda Happy Man, no carnaval de 1984. Da esquerda para direita. Em pé: Paulo, Louxa, Isaque, Luiz, Nenêm, Dudé, Osvaldo e Geody. Sentados: Antônio, Divacy, Cláudio de Izinha, Miguel e Zezinho. A fotografia, de autoria desconhecida, é uma cortesia de um petrolandense.

In memoriam dos Músicos: Josemir Ramalho, Osvaldo Souza, Albênis Carlos, Cláudio de Izinha e José Pedro – Dudé.
_________________________________________

¹Historiador, com Especialização em História Geral: Patrimônio e Cultura e Especialização em História do Brasil - Cultura e Poder. Membro da Comissão Executiva do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Pedagogia da Pesquisa - GEPHEPP da Universidade do Estado da Bahia. Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental.

Por Luciano Silva de Menezes¹

Petrolândia: Cantora Nathyblue faz show especial neste sábado no Maria Fumaça; amanhã é a vez de Keven Vip & Kesia Dulene (sem cobrança de couvert artístico)

 

A cantora Nathyblue fará apresentação especial na noite deste sábado (18) no Bar e Restaurante Maria Fumaça (11). (sem cobrança de couvert artístico)

Neste domingo (19), a animação ficará por conta da dupla Keven Vip & Kesia Dulene, a partir das 17:30.

Funcionamento neste Sábado (18/06/2022) é das 11h:30 até 01h:00

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.

Petrolândia: Orações e meditações ao amanhecer no Mirante da Serrota - Registros deste sábado 18/06/2022


Grupo que participou das orações do Ofício da Imaculada Conceição na manhã deste sábado, 18 de junho de 2022. O grupo é composto por esse blogueiro e radialista Assis Ramalho, que deixa aqui convite para novos participantes. Participe, a Oração Nos Fortalece!


Agradeça sempre. Agradeça ao acordar. Agradeça ao deitar após um dia de afazeres. Não importa como está sua vida agora. Agradeça por estar vivo. Agradeça por ter um futuro inteiro pela frente. Um futuro para fazer algo de bom ou mudar seu destino para melhor. Mas, terá que agradecer por tudo que fizer, ocorrer e conquistar. Terá que agradecer pelas perdas que possam acontecer, pois são lições para aprender e serão a base das próximas vitorias. Agradeça sempre por tudo. Agradeça por estar vivo. Vá dormir agradecendo pelo dia que viveu e pela noite de sonhos que terá. E, acorde todos os dias agradecendo pelo dia que terá.


Em Petrolândia, no Sertão pernambucano, as manhã de sábado foi escolhido por um grupo de fiéis, liderado por Netinha, que há mais de cinco anos se reúne em orações, no Mirante da Serrota, para rezar o Ofício da Imaculada Conceição.

Antes de subir ao Mirante da Serrota, os participantes se reúnem em grupos nos pontos de encontro, em frente ao Centro Pastoral Padre Geraldo, na Quadra 08, e ao Clube Grêmio Lítero, na Quadra 05.

De lá, o grupo segue em oração com destino o Mirante da Serrota, local com privilegiada visão da cidade de Petrolândia/PE e do rio São Francisco, situado a alguns minutos de caminhada do centro da cidade.


A oração da manhã é uma maneira perfeita de concentrar seu tempo e atenção em buscar o plano de Deus para o dia que se inicia. Começar o dia com a oração matinal sempre foi importante para os primeiros cristãos e suas orações frequentemente invocavam a presença da Trindade – Pai, Filho e Espírito – para estar com eles através de seu muitas vezes árduo trabalho na terra.


Ofício da Imaculada: Tradição, profundidade teológica, louvor, súplica, agradecimento, hiperveneração à Maria Santíssima e adoração a Santíssima Trindade em uma só oração!


Em Petrolândia/PE, o grupo liderado por Netinha Lima é orientado sob a Renovação Carismática Católica (RCC), movimento surgido na Igreja Católica dos Estados Unidos em meados da década de 1960, popularizado no Brasil há algumas décadas, que incorpora alguns elementos do Pentecostalismo Protestante, como orar em línguas e profetizar.

Petrolândia: É AMANHÃ! Domingo tem show ao vivo e bingo no Bar do Lampião, na Quadra 10

 

Blog de Assis Ramalho
Informação: Bar do Lampião - Av. Apolônio Sales, na Quadra 10 de Petrolândia

Petrolândia: Em clima de festa junina, ÔNIBUS DO FORRÓ da Escola Erem Delmiro Gouveia anima as ruas e quadras da cidade


Fotos: Assis Ramalho/BlogAR


O período junino começou a ganhar, literalmente, as ruas de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Nesta sexta-feira (17), o tradicional ÔNIBUS DO FORRÓ da Escola Erem Delmiro Gouveia, alegrou as ruas, avenidas e quadras da cidade. Animado pela banda de Forró TRIO DE OURO, educadores e funcionários da escola distribuiram muita alegria pela cidade, ganhando aplausos e admiração do povo por onde passavam.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, Rita de Cássia, diretora da Escola  e uma das fundadoras do ÔNIBUS DO FORRÓ da Erem Delmiro Gouveia, falou detalhes do surgimento do bloco.

De acordo com a educadora, o Ônibus do Forró nasceu em 2015, idealizado  por ela, Severo Brasiliano e a professora Raquel Iris da Silva. A idéia foi abraçada por todos os funcionários da Erem Delmiro Gouveia e tem como objetivo fortalecer a cultura nordestina e regional, demonstrando o carinho pelo aniversário de 70 anos da Erem Delmiro Gouveia.

 VEJA NO VÍDEO ABAIXO

Polícia Civil investiga caso de indígena morto a pauladas em Carnaubeira da Penha, no Sertão de PE


A Polícia Civil de Pernambuco está investigando a morte de um indígena em Carnaubeira da Penha, no Sertão, ocorrida na última quarta-feira (15). De acordo com lideranças indígenas da comunidade, Edinaldo Manoel de Souza, de 61 anos, foi agredido até a morte por policiais militares, na frente de casa, na Aldeia Olho D'Água do Padre, que fica na Terra Indígena Atikum.

O indígena teria sido socorrido pelos policiais envolvidos na ação e levado para um hospital da cidade, mas não resistiu e morreu antes de dar entrada na unidade de saúde. Na quinta-feira (16), os indígenas do Povoado Atikum fizeram um protesto contra a morte de Ednaldo.

O comissário da Polícia Civil conversou com os manifestantes e afirmou que o caso já está sendo investigado pelas autoridades.

"Trabalhamos de acordo com a lei, a nossa delegacia está de portas abertas para receber a comissão de vocês. O delegado responsável já está ciente do caso. A dor de vocês também é nossa", disse o comissário.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que um inquérito policial foi instaurado para apurar o fato, tendo sido já realizadas diligências, incluindo oitivas de familiares da vítima, vizinhos e lideranças indígenas. O Ministério Público de Pernambuco também está acompanhando as investigações, auxiliadas por perícias criminais, realizadas pela Polícia Científica.

O que diz a polícia

A Polícia Civil está investigando o caso. Confira a nota na íntegra:

"A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia de Carnaubeira da Penha, registrou morte a esclarecer ocorrida na tarde do último dia 15, na Aldeia Olho D'Água do Padre, na zona rural de Carnaubeira da Penha.

Foi instaurado um inquérito policial para apurar o fato, tendo sido já realizadas diligências, incluindo oitivas de familiares da vítima, vizinhos e lideranças indígenas. Importante ressaltar que o Ministério Público de Pernambuco está acompanhando as investigações, também auxiliadas por perícias criminais, realizadas pela Polícia Científica.

Por sua vez, a Polícia Militar, através da Diretoria de Polícia Judiciária Militar (DPJM), instaurou um inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias em que se deu o fato.Na esfera administrativa, a Corregedoria Geral da SDS instaurou Investigação Preliminar e está apurando, no local, se houve infração disciplinar por parte de policiais militares envolvidos nessa ocorrência. A Ouvidoria da SDS está com uma equipe presente no município e está à disposição da população para receber denúncias e informações pelo telefone 0800.081.5001 (ligação gratuita).

Os trabalhos conduzidos no âmbito criminal e também disciplinar prosseguirão dentro da legalidade, com seriedade e imparcialidade, de modo a elucidar as circunstâncias do fato no menor tempo possível. Outras informações serão concedidas com a conclusão das investigações, para que não haja prejuízo às diligências em curso".

Por g1 Caruaru