domingo, 26 de fevereiro de 2017

Petrolândia: Turistas e moradores da cidade procuram a Prainha da Orla para curtir o Carnaval neste domingo (26)


Prainha, balneário na Orla Fluvial de Petrolândia (Fotos: Assis Ramalho)

De Serra Talhada para prainha de Petrolândia
De Santa Cruz do Capibaribe para prainha de Petrolândia
De Serra Talhada para prainha de Petrolândia


"Barraca do Galego", administrada por Jéssica

Esses são de Petró! 

Guarda Municipal de Petrolândia de prontidão

Por volta do meio dia deste domingo (26) de Carnaval, com eclipse invisível e sol-quente-pegando-fogo em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, vários petrolandenses e turistas começaram a lotar o espaço da prainha, localizada na Orla Fluvial, área urbana da cidade, para curtir a programação de carnaval.

''Já tinha ouvido falar que o lugar era bonito, por isso resolvi vir hoje a Petrolândia, e estou achando muito bonita essa prainha. Vale apenas vir de novo'', disse Júnior, que estava com uma turma de amigos de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste do Estado.

Quem também visitava o local pela primeira vez era o serra-talhadense Geovânio. ''Tenho parentes que moram aqui e, a convite deles, resolvi vir conhecer o lugar e estou achando muito bonito. Essa prainha é um paraíso localizado no nosso Sertão'', declarou.

Nossa reportagem também encontrou um outro grupo de Serra Talhada, formada por frequentadores assíduos da prainha de Petrolândia. Kaline e Eunice, junto com parentes, disseram já frequentar o local há alguns anos. ''Desde o dia que conheci esta prainha e a cidade, sempre procuro vir, junto com essa turma que você está vendo aqui'', disse Kaline.

Eunice foi além e afirmou que, além de frequentar o balneário, ainda faz propaganda da prainha na Capital do Xaxado. ''É um lugar maravilhoso e fiquei feliz quando soube que, agora, o prefeito daqui está realizando limpeza no local''.

Os petrolandenses com quem conversamos também foram unânimes em afirmar que o local está ganhando uma nova cara, em relação à limpeza que a Prefeitura está fazendo no local.

O polo de animação da programação carnavalesca deste domingo está concentrada na prainha, com paredão de som das 13 às 19h. Vários blocos carnavalescos também irão abrilhantar o domingo de Carnaval em Petrolândia, entre eles a Turma do Tacho.

O evento tem apoio da Guarda Municipal de Petrolândia, instalada em tenda próximo ao local da folia.

Ver todas as fotos>Petrolandenses e turistas curtem prainha no domingo de Carnaval (26/02/2016)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Petrolândia: Polos oficiais e alternativos de Carnaval fazem a alegria dos foliões


Fotos: Assis Ramalho






Os foliões de Petrolândia, em Pernambuco, não puderam reclamar de falta de opções para brincar o Carnaval na noite deste sábado (25). Os pontos de concentração oficiais, promovidos pela Prefeitura foram o Polo Caboclinho (Quadras 14, 15, 16 e 17), na Praça da Quadra 17, com arrastão até o Polo Folia, na Praça das das Quadras 09 e 10 (Quadras 04, 09, 10 e 11). 

Além dos polos oficiais, com destaque para os blocos "Vingadoras", "Nação Reggueira" e "Mãe Mocinha",  outros focos alternativos de animação se espalharam pela cidade, em pontos fixos ou desfiles. Em alguns momentos, os arrastões chegaram a complicar o trânsito em diversos trechos da cidade, o que exigiu paciência dos condutores de veículos, mas a folia transcorreu de forma tranquila. 

Por volta das 22h00, a Orla Fluvial era o destino preferido dos foliões. Em uma grande onda de alegria, tendo o bloco "Carroça Elétrica" na comissão de frente, os foliões desceram a Avenida Manoel Borba, no centro da cidade, para desaguar a animação na Avenida Deputado Milvernes Cruz Lima, onde já se encontrava grande público. 

Ver mais fotos>Sábado de Zé Pereira em Petrolândia (25/02/2017)

Hoje (26), o ponto oficial do Carnaval é na Orla, na Prainha, ao som de paredão, das 13 às 19h00. À tarde e início da noite, o Carnaval é das crianças, no pátio em frente ao Mercado Público, com folia e concurso de fantasias.

Os patrocinadores oficiais do Carnaval de Petrolândia, realização da Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio do Departamento Municipal de Cultura (Deison Bezerra). são: Refrigerantes Hiran, Grupo Sanfrancisco, Posto Rical, Lojas Paulinelly, Central de Adubos, Pousada e Empório Atenize, Duque Pousada, Eletroléo, CR Auto Peças, Marcos Pneus, KRD Comércio e Papelaria, Hotlândia,  Casa Lealdade, Hotel Pontal do Lago, Leno Restaurante. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Petrolina: Vigilância Sanitária fiscaliza ambulantes durante primeira noite de carnaval

A partir da segunda noite não há nenhuma tolerância para irregularidades (Fotos: Divulgação/PMP)

Para garantir a segurança alimentar dos foliões, uma equipe da Vigilância Sanitária de Petrolina esteve, nessa primeira noite de carnaval, fiscalizando todos os ambulantes que estavam no circuito. A ação vai acontecer durante todos os dias de festa.

Segundo o fiscal Fabrício Theodoro, foram observadas algumas irregularidades. “Essa primeira noite nós estamos orientando esses profissionais. Alguns problemas, como a não utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e alguns alimentos que não estavam conservados corretamente, foram observados hoje. Em relação a venda de bebidas, muitos estavam colocando dentro do freezer o fardo direto com o plástico, podendo causar contaminação”, destacou.


Pauloafonsino morre e outro é preso em confronto com a PM após assalto em Delmiro, em AL

Carlos Magno de Lima, “Magnata”, morador do BTN2. Foi morto em confronto com a polícia. (Foto: www.radar89.com.br)
Veículo utilizado pelos assaltantes capotou durante perseguição policial (Foto: www.radar89.com.br)
Material apreendido com os criminosos. (Foto: www.radar89.com.br)

Três jovens de Paulo Afonso acusados de praticar assalto se deram mal neste sábado, dia 25, na cidade de Delmiro Gouveia-AL.

O trio identificados pelos nomes de Carlos Magno de Lima, mais conhecido por “Magnata”, morador do BTN2; Cícero Maurício Batista Gabriel, de 20 anos – BTN 1; e outro identificado apenas como ‘Nego Diu’.

Segundo informações do portal Radar89, ‘Magnata’ junto com Cícero Gabriel e Nego ‘Diu’ são acusados de participar de um arrastão realizado em um estabelecimento comercial no Bairro Novo em Delmiro Gouveia-AL.

Os criminosos teriam chegado em uma Parati de cor prata e placa JQV-3270/Salvador-BA e anunciado o assalto, no local havia grande aglomeração de pessoas e a maioria foi vítima, algumas delas conseguiram correr dos bandidos.

Após o assalto, os criminosos foram perseguidos por Policiais Militares do Pelotão de Operações Especiais (PELOPES) onde houve confronto em um trecho do Anel Viário que dá acesso a BR-423 que liga Delmiro a Paulo Afonso. “Magnata” foi atingido e morreu no local, o segundo elemento de nome Maurício foi preso, e o terceiro -‘Nego Diu’ conseguiu escapar.


Petrolândia: É hoje! Swing Dang anima Carnaval do Bar & Balneário Roça de Samyr


Daqui a pouco, ao meio dia, o Bar & Balneário Roça de Samyr, organização de Samyr Oliveira, inicia mais um grande evento em Petrolândia, com a festa de Carnaval mais animada da cidade. A abertura será feita com mega paredão.

O evento também tem ação solidária: a entrada é 1 Kg de alimento não perecível.

Tem mais: A "periguete" (300 ml) a R$ 2,50 e as primeiras 40 grades de cervejas vão sair a R$ 2,00 a unidade (600 ml).

Patrocínios: Skol, Posto Rical e BR Mania, Rocha Moto Peças, Lourival Simões e D' Burguer.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Bar & Balneário Roça de Samyr


Petrolândia: Adquira sua camiseta do Bloco da Cultura na Associação Café com Arte em ação solidária

Carnaval também é tempo de solidariedade. Doe 1 kit de alimentos e receba sua camiseta (Foto: Lúcia Xavier)

Nesta segunda-feira (27), o Carnaval de Petrolândia continua com a animação dos polos Frevo e Maracatu. Após o arrastão da Praça da Quadra 12 ocorrerá o encontro dos blocos das Quadra 07. 08, 12, 13, 01, 02, 03, 05 e 06 na avenida Prefeito José Gomes de Avelar, no largo em frente ao Bar Água na Boca.

Carnaval também combina com solidariedade e procurar meios para ajudar as pessoas mais carentes é algo que pode ser feito em qualquer festa do ano, não apenas no Natal. Por esse motivo, os foliões do Bloco da Cultura estarão em destaque no Polo Maracatu, com as camisetas adquiridas em ação solidária. As camisetas do Bloco da Cultura não são vendidas, mas trocadas por um  kit de alimentos formado por 1 Kg de feijão, 1 Kg de arroz e 1 litro de óleo vegetal.

O ponto de vendas é a sede da Associação Café com Arte, situada na rua São Francisco, no centro de Petrolândia. A sede da Café com Arte será aberta na manhã dessa segunda-feira para a venda de camisetas e do artesanato petrolandense. São poucas camisetas, garanta a sua! Contato: 87 99950-1367.

Os alimentos arrecadados no carnaval solidário do Bloco da Cultura serão usados nas ações solidárias da Associação Café com Arte.

O Bloco da Cultura tem apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia, Associação Café com Arte, vereador Delano e Petrolândia dá Sorte.

POLO FREVO (QUADRAS 7, 8, 12 e 13)
Blocos: "Virgens da 13" e "Todo Mundo Liso"
Concentração às 17h00 na Praça da Quadra 12 
Arrastão para o largo do Bar Água na Boca (Av. Prefeito José Gomes de Avelar, na Quadra 05) para o encontro com o Polo Maracatu.

POLO MARACATU (QUADRAS 01, 02, 03, 05 e 06)
Blocos: "Vila Formosa", "Carroça Elétrica", "Turma do Funil", "Turma do Tacho", "Boleiros", "Os Caras de Pau", "Bloco da Cultura" e Escola de Samba "Os Filhos da Velha". 
Concentração no largo do Bar Água na Boca (Av. José Gomes de Avelar, na Quadra 05) às 17h00. Término às 23h00. 

Redação do Blog de Assis Ramalho


Eclipse solar de hoje, conhecido como Anel de Fogo, será visível no Brasil

Pinhole projection: Método seguro de observação do eclipse solar, na falta dos equipamentos apropriados

O primeiro eclipse solar de 2017 acontece hoje (26). O fenômeno será visto em uma estreita faixa que passa pelo sul do Chile e da Argentina, oceano Pacífico, oceano Atlântico e sul da África. Segundo o Observatório Nacional, o eclipse será anular, também conhecido como “Anel de Fogo”, ou seja, quando se vê todo o desenho do Sol e uma espécie de anel de luz ao redor.

A observação no Brasil inclui toda a região Sul, Sudeste, grande parte do Nordeste e Centro-Oeste, que poderá ver o eclipse como parcial, entre 10h e 12h30, horário de Brasília, conforme a localidade.

Para uma observação segura, é importante que seja feita com instrumentos especiais usados por astrônomos ou com técnica de projeção. O Observatório Nacional ressalta que nunca se deve olhar diretamente para sol nem mesmo com o uso de filme de raio X, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica o olho de modo irreversível.


TCE define que, sem enquadramento na LRF, é inviável a criação da Procuradoria do Município de Pesqueira


Não é possível a criação da Procuradoria Geral do Município enquanto ele estiver acima do limite de gastos com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Esta foi a resposta dada pelo Pleno do TCE à prefeita do Município de Pesqueira, Maria José Castro, que o questionou sobre essa matéria por meio de um processo de consulta. O relator do processo foi o conselheiro Marcos Loreto.

Segundo ele, a Lei de Responsabilidade Fiscal definiu o percentual de 54% como limite máximo de comprometimento da receita corrente líquida do município com despesas com pessoal do Poder Executivo, estabelecendo ainda que, ao atingir 95% desse limite, o ente federativo estará impedido de criar ou dar provimento a cargo público, salvo para repor vaga decorrente de aposentadoria ou morte de servidor das áreas de educação, saúde e segurança pública.

O voto-resposta do conselheiro foi aprovado por unanimidade na sessão do Pleno da última quarta-feira (22) e encaminhado à consulente para conhecimento da decisão.

TCE-PE/Gerência de Jornalismo (GEJO)


ANA e CONAB expandem parceria com divulgação de informações sobre agricultura irrigada em Boletim de Grãos

Foto: Embrapa

Acentuando a parceria existente entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o último Boletim de Safra de Grãos da CONAB, publicação de extrema relevância para o setor agrícola, apresenta, de forma inédita, informações sobre agricultura irrigada produzidas pela Agência. O capítulo 11 do boletim de fevereiro foi elaborado pela equipe técnica da ANA e traz informações atualizadas sobre a expansão da irrigação no Brasil e sua importância na safra de grãos. Clique aqui e acesse o boletim.

A parceria existente entre as duas instituições é feita por meio de estudos técnicos que visam a refinar as informações sobre a área irrigada no Brasil. Lançados mensalmente, os boletins de safra contam com dados coletados por diversos parceiros da CONAB, empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e servem como importante instrumento de planejamento e gestão da agricultura.


Confira as manchetes dos principais jornais do país neste domingo, 26 de fevereiro de 2017

 



 Por: Rede Brasil de Notícias e Blog de Assis Ramalho

A Tarde
: Polícia faz varredura em casa onde o presidente Temer passa o carnaval em Salvador
Correio da Bahia; Prefeitura faz campanha e encontra carioca que disse preferir o Carnaval de Salvador ao do Rio
Tribuna da Bahia: Hospitais registram queda de 28,5% no atendimento em 3 dias do carnaval de Salvador
O Globo; Primeiro dia de blocos levou 1,6 milhão de foliões às ruas, diz Riotur
O Dia: Lobistas presos na nova fase da Lava Jato irão para Curitiba na quinta
Extra: Goleiro Bruno diz que condenação não traria Eliza Samudio de volta à vida
Folha de São Paulo; Mulheres desobstruem batalhões e motim de policiais no ES termina
O Estado de São Paulo: Ex-presidente do STF vê exageros na Lava Jato e critica 'ação-espetáculo'
Correio Braziliense: Preso de saidão sequestra família e pede R$ 2 mil de resgate pelo bebê
Estado de Minas: PM faz blitz da Lei Seca em noite de carnaval na Região Centro-Sul de BH
Jornal do Commercio
Zero Hora; Briga na praia de Capão termina com duas pessoas esfaqueadas e dois carros incendiados
Brasil Econômico: Operação Lava-Jato investiga elo de operadores do PMDB com general de Angola


Mega-Sena não tem vencedor, e prêmio vai a R$ 35 milhões na quarta-feira


Nnguém acertou o concurso 1.907 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado (25) em São Paulo. A estimativa de prêmio para o próximo sorteio, a ser realizado na quarta-feira (1º), é de R$ 35 milhões.

Veja as dezenas sorteadas: 03 - 25 -35 -38 - 44 - 48.

A quina teve 55 apostas ganhadoras, e cada uma vai levar R$ 42.855,91. Outras 4.353 apostas acertaram a quadra e vão receber R$ 773,54.

Mais Loterias

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.