sexta-feira, 27 de outubro de 2017

MPPE e clubes de futebol lançam campanha contra o racismo nos estádios


Em parceria com os três grandes clubes do Recife - Sport, Náutico e Santa Cruz -, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) lançará a campanha Diga Não ao Racismo, que pretende levar ações de combate à discriminação racial nos estádios pernambucanos durante todo o mês de novembro, o Mês da Consciência Negra.

A iniciativa será apresentada à imprensa em uma entrevista coletiva, na próxima terça-feira (31), às 9h30, no Salão dos Órgãos Colegiados, no térreo da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, na Rua do Imperador, 473, no bairro de Santo Antônio, região central do Recife.


Petrolândia: Bar & Balneário Roça de Samyr agora aceita todos os cartões; Aproveite o verão com mais facilidade


O Bar & Balneário Roça de Samyr, em Petrolândia, às margens do Lago de Itaparica, tem uma novidade para quem deseja curtir o melhor do verão com mais facilidade. Samyr Oliveira avisa que, enfim, recebeu a "maquininha" e já está aceitando todos os cartões.

No Bar & Balneário Roça de Samyr você encontra esporte, lazer e diversão, com acesso ao rio São Francisco para lanchas e motos aquáticas, campo de paintball e softball, estacionamento amplo e seguro, área para banhos e as delícias da cozinha da Tia Leni.

Aproveite seu verão desfrutando as maravilhas do Lago de Itaparica no Bar & Balneário Roça de Samyr, localizado na estrada de acesso ao Mirante da Serrota, a poucos minutos do centro da cidade de Petrolândia.

Contato com o Bar e Balneário Roça de Samyr: 87 99967-2849.

O Bar e Balneário Roça de Samyr está no Google Maps. Escolha a melhor rota e divirta-se no Lago de Itaparica.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Samyr Oliveira


Concurso da Guarda Municipal de Petrolândia: AULA 4 - Análise Combinatória: Arranjo Permutação e Combinação


Olá, pessoal!

Hoje teremos um pouco de análise combinatória!

Podemos determinar a análise combinatória como sendo um conjunto de possibilidade por elementos finitos. É o campo de estudo que trata das técnicas de contagem. Não há um modo certo ou errado de contar, embora existam métodos mais eficientes que outros.

Aula 4: 6.Análise Combinatório: Arranjo, Permutação e Combinação


Endereço do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=0I6-z4Ijslg

Quer mais aulas e materiais? Então acesse:
https://docs.google.com/forms/d/1ZXTgJJG1iYZqshQ1IYVRapHLXRHASaACcoglRw0gtVY/edit


Para reforçar os seus estudos, adquira a apostila digital para o concurso da Guarda Municipal de Petrolândia-PE. Temos mais de 1000 questões sobre legislação de trânsito! Tudo atualizado! Apostila multimídia: Apostila de Raciocínio Lógico, Língua Portuguesa, Informática e legislação de trânsito. Só vai ser aprovado quem adquirir material completo para estudar.

Informações: (79) 98800-2607. E-mail: robertoriodejaneirorj@gmail.com. Facebook: https://www.facebook.com/roberto.hitec


Roberto Oliveira


Professora de Petrolina é selecionada e vai produzir planos de aula de matemática para a Revista Nova Escola

Material de Sônia Neves será disponibilizado para todas as escolas do Brasil (Foto: Divulgação)

Os melhores planos de aula de matemática do Brasil terá a participação de Petrolina. A revista Nova Escola, referência em publicação no gênero, realizou um processo seletivo para professores interessados em produzir planos de aula de Matemática para turmas do ensino fundamental.

Dos mais de 13 mil inscritos no processo, foram selecionados 5 especialistas, 30 mentores e 150 autores, para participarem deste projeto. A professora da Rede municipal, Sônia Maria Neves, que atua na formação de Matemática para professores das séries iniciais, foi uma das selecionadas para atuar como mentora durante a elaboração dos 1.500 planos de aula de Matemática.

“Foi uma alegria muito grande ser selecionada e poder colaborar com a educação do nosso país. Espero auxiliar com os educadores do Brasil, através da construção desses instrumentos pedagógicos de qualidade”,comentou Sônia.


Sine Fácil: Mais de 150 mil trabalhadores já foram encaminhados para entrevistas de emprego pelo aplicativo


Ferramenta que facilita acesso dos trabalhadores a vagas de emprego pode ser instalada no smartphone.

Desde que foi lançado, em maio, o aplicativo Sine Fácil já ajudou 150 mil trabalhadores a conseguirem entrevistas de emprego. Pela ferramenta, que funciona em qualquer smatphone que usa o sistema operacional Android e pode ser instalada gratuitamente a partir de lojas de aplicativos, os trabalhadores estão conseguindo acessar as vagas de emprego disponíveis no Sine de todo o país e se candidatarem a elas – tudo pelo smartphone.

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, lembra que o objetivo do governo é facilitar cada vez mais o acesso dos trabalhadores às vagas de emprego. “Nós identificamos que havia vagas de emprego disponíveis no Sine e pessoas desempregadas que não sabiam dessas vagas. O que fizemos foi criar uma ferramenta para facilitar o acesso dos trabalhadores a esses postos de trabalho”, explica.

O estado com o maior número de encaminhamentos pelo Sine Fácil foi São Paulo, com 53.574 agendamentos. O segundo foi o Paraná, com 18.792 pessoas encaminhadas para vagas de emprego, e o terceiro foi a Bahia, com 13.466 (veja tabela completa abaixo). Ceará e Goiás também encaminharam um número considerável de trabalhadores: 11.555 e 8.655, respectivamente.


EAD Unicesumar abre inscrições para processo seletivo 2018

Com oferta de novos cursos, instituição deve receber 60 mil novos alunos em todo o Brasil.

A Unicesumar abriu inscrições para alunos interessados em seus cursos de Educação a Distância (EAD) em todo o Brasil. O processo seletivo 2018 começou neste mês de outubro e segue até fevereiro do ano que vem. As novidades são os quatro novos cursos em EAD – Tecnólogo em Empreendedorismo, Educação Física (bacharelado), segunda licenciatura em Pedagogia, História e Geografia e segunda habilitação em Letras Inglês – e os cursos Híbridos nas áreas de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo, que serão oferecidos em 60 cidades brasileiras.

Com dois anos de duração, o curso de Tecnólogo em Empreendedorismo é ideal para quem pensa em abrir seu próprio negócio, com análises de cases reais de empreendedorismo a cada módulo. Um deles é o da Chilli Beans, atualmente a maior franquia de óculos de sol e acessórios da América Latina.


Petrolândia: Suspensão de serviços da PLENA é adiada para a terça-feira, dia 31 de outubro


Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

Após o comunicado enviado pela PLENA Consultoria aos produtores e lideranças do Projeto Icó-Mandantes, Barreiras e Apolônio Sales, expedido nesta sexta-feira (27), data em que seriam suspensos a operação e manutenção nos perímetros irrigados, a direção da empresa terceirizada decidiu manter os serviços até o dia 31 deste mês, próxima terça-feira. 

O prazo de tolerância da empresa é concedido para ver se, nesse período, a CODEVASF soluciona as pendências com a terceirizada. Assim, os serviços da PLENA permanecem em funcionamento nos perímetros irrigados, enquanto lideranças políticas e comunitárias articulam negociações para a resolução do caso, em Brasília. 

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: PLENA suspende às 17h00 desta sexta (27) serviços nos Projetos Icó-Mandantes, Apolônio Sales e Barreiras por atraso no pagamento pela Codevasf


A PLENA, empresa terceirizada responsável pela Operação e Manutenção de perímetros irrigados no Sistema de Itaparica, tem valores em atraso a receber da CODEVASF.

Chegou ao Blog de Assis Ramalho cópia de comunicado externo (abaixo reproduzido), expedido pelo escritório da PLENA Consultoria e Projetos, empresa terceirizada da CODEVASF, responsável pela operação e manutenção dos perímetros irrigados dos Projetos Icó-Mandantes, Barreiras e Apolônio Sales, em Petrolândia, dirigida aos líderes dos citados projetos e produtores irrigantes.

A PLENA comunica que, com o término do período de aviso-prévio de seus empregados, os serviços serão paralisados a partir das 17h00 desta sexta-feira, 27 de outubro de 2017. 

ATUALIZAÇÃO às 17h30: A pedido da CODEVASF, a PLENA decidiu manter os serviços em funcionamento até o dia 31/10/2017. Suspensão de serviços da PLENA é adiada para o dia 31 (terça-feira)

Leia o documento abaixo, na íntegra.  

Petrolândia, 27 de outubro de 2017

CE/PL 094/17

Senhores Produtores, membros da comissão de Produtores do Icó-Mandantes e grupo de liderança dos Projetos Apolônio Salles e Barreiras

Conforme conversado aí na região no dia 21/09/2017, informamos a vocês a situação do contrato da PLENA com a CODEVASF relacionado aos serviços de Operação e Manutenção dos Perímetros. Desde junho sem dotação orçamentária e garantia financeira. E que a PLENA havia comunicado a CODEVASF e solicitado um posicionamento, mas que até hoje, esta ainda não formalizou uma orientação sobre o assunto. Soma-se a isto que faturas da PLENA, desde fevereiro/2017 até maio de 2017 não foram integralmente quitadas, e que a partir de junho, estamos completamente em descoberto.

Naquela oportunidade da reunião com vocês, informamos que a nossa equipe estaria de aviso prévio a partir de 25/09/2017, e que até o encerramento dos avisos, se não houvesse uma definição sobre o assunto, iríamos, conforme nos é facultado pela lei de licitação pública, realizar a suspensão dos serviços. A data de último dia trabalhado é hoje, dia 27/10/2017.


Petrolândia/Minas Gerais: Família de Belo Horizonte tenta ajudar petrolandense a reencontrar a mãe e voltar para casa

 
Edson Ramos é natural de Petrolândia, filho de Maria Alzira

O Blog de Assis Ramalho recebeu a mensagem abaixo, com a história comovente de um filho de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, atualmente residente em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Qualquer informação sobre a família de Edson Ramos, por favor, entrar em contato por celular ou whatsapp: 87 99955-1186 (Assis Ramalho). Abaixo, na íntegra, o relato de Elisa, uma das pessoas que acolheram o petrolandense e o ajudaram em sua luta contra a dependência química. 

"Olá, Assis Ramalho! Boa tarde. Meu nome é Elisa, sou de Belo Horizonte, e estou precisando localizar, aí em Petrolândia, uma senhora por nome de Maria Alzira. Vi no seu blog que o senhor tem anunciantes na mesmo rua onde ela mora, na Avenida Djalma Wanderley.

É que aqui em Belo Horizonte tem um homem de aproximadamente 47 anos, que se diz filho dela. O nome dele é Edson Ramos. Ele diz que está querendo conversar com ela, que já faz dois anos que não tem contato com a família aí de Petrolândia.

Segundo ele, sua mãe mora em Petrolândia, na Avenida Djalma Wanderley, e estou precisando de sua ajuda para localiza-la.

Ele disse que veio para Minas Gerais através de um emprego, chegando aqui ficou desempregado e tornou-se morador de rua. Atualmente, estava morando em um casebre nas condições de usuário de drogas e alcoólatra.

Então, ele pediu ajuda a minha mãe para deixar os vícios e levamos ele para uma clinica de recuperação. Agora ele diz que quer dar uma boa notícia para sua mãe, que está mudando de vida.

Desde então, estou tentando localiza-la.

Pode me ajudar? Aí vai a foto dele.

Elisa"
Belo Horizonte

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Nutricionista Gizele Rodrigues atende na MedClinic neste sábado (28); Agende sua consulta


A MedClinic Clínica Especializada informa que a Nutricionista Gizele Rodrigues - CRN 5-9191 - estará atendendo neste sábado (28), a partir das 8h00 da manhã.

Agende sua consulta e obtenha toda avaliação da sua composição corporal (% de gordura corporal, massa magra, massa gorda, massa residual, diagnóstico nutricional, dobras cutâneas e circunferências).

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia. Para marcações, o telefone é (87) 3851 1879. Celular (87) 99638-3333 - (87) 99627-3816 - (87) 99630-2907

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic


Corrupção é tema do Ponto a Ponto com a promotora pernambucana Andrea Nunes

Andrea Nunes é Promotora de Justiça de combate à corrupção em Recife e pós-graduada em gestão governamental (Foto: Divulgação)

"Brasil, um país corrupto?" é o tema do Ponto a Ponto, da BandNewsTV, deste sábado (28), às 23h (horário do Recife). A promotora de Justiça de Combate à Corrupção, a pernambucana Andrea Nunes, será a entrevistada de Mônica Bergamo e Antonio Lavareda. A reprise do Ponto a Ponto será no domingo (29), às 16h30.

Em pesquisa do Datafolha, 62% dos entrevistados, em um universo de 2.772 pessoas de 194 municípios, responderam que a corrupção é o que custa mais ao Brasil; 35% disseram que é a incompetência e 3% não souberam.


Prefeitura de Petrolândia divulga relação final dos candidatos dispensados da taxa de inscrição no Concurso da Guarda Municipal


A Prefeitura Municipal de Petrolândia divulgou, na manhã desta sexta-feira (27), a relação final com o resultado dos pedidos de isenção das taxas de inscrição no Concurso Público da Guarda Municipal.

Ver relação final>Isenção de taxas de inscrição Concurso Guarda Municipal

O concurso oferece 15 vagas para o cargo de Guarda Municipal, com salário no valor de R$ . As inscrições podem ser feitas até as 23h59min do dia 4 de novembro de 2017, no site da organizadora www.funvapi.com.br. O valor da inscrição é R$ 70,00.

O Edital do Concurso está disponível em Edital Concurso Guarda Municipal Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho


Araripina é a única cidade do Nordeste escolhida pela União Europeia para programa de desenvolvimento urbano


A cidade de Araripina, em Pernambuco, foi selecionada para participar do Programa Internacional de Cooperação Urbana organizado pela União Europeia que objetiva a integração com cidades da Europa em temáticas de desenvolvimento urbano sustentável. O município pernambucano foi o único da região Nordeste selecionado pela União Europeia.

Como parceira, a União Europeia oferece apoio técnico e logístico na elaboração de planos em favor do desenvolvimento urbano local, conhecimento sobre fontes de financiamento e todo seu respaldo internacional, além de oficinas, encontros internacionais e intercâmbios técnicos. Para a entidade, essa é uma oportunidade para os municípios brasileiros se inserirem no contexto internacional.


Codevasf fortalece produção agrícola de comunidade indígena do semiárido pernambucano

Foto: Divulgação/Codevasf

A Superintendência Regional da Codevasf em Pernambuco tem estruturado comunidades indígenas que desenvolvem agricultura familiar no estado. Os últimos a serem beneficiados com ações da Companhia foram os índios Xucurus, do município de Pesqueira. Produtores de milho, feijão, mandioca, banana e palma, eles acabam de receber um trator agrícola com grade aradora, que representam investimento de quase R$ 100 mil – originários de emenda parlamentar.

De acordo com o atual cacique, Marcos Luidson, a comunidade indígena local conta com população de 11 mil pessoas, distribuídas em 24 aldeias que precisam ser equipadas. “Esse equipamento irá beneficiar muitas famílias. Nós somos muitos agricultores e trabalhamos com a agricultura familiar. É sempre muito difícil organizar o plantio sem o equipamento necessário. Esse trator vai nos ajudar muito. Temos uma área de produção grande aqui e esse trator era necessário”, diz.



Petrolândia: Semana Rosa da Petroclínica vai até 1º de novembro; Marque seu exame


A Petroclínica informa que as condições especiais para realização de exames na Semana Rosa continuam até o 1º de novembro. Na Semana Rosa da Petroclínica a mulher é contemplada com facilidades para fazer exame preventivo com câmera (resultado entregue em 8 dias), ultrassonografia transvaginal e mamária, colposcopia e tratamentos dentários. 

Mais informações e agendamentos: 87 99805 0774 ou 3851 2333.

A Petroclínica está localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 436 - Quadra 09 de Petrolândia, próximo ao Atacado Sanfrancisco.

Divulgação/Petroclínica


Decreto regulamenta recolhimento de produtos pela logística reversa

Pela medida, mesmo quem está fora dos acordos setoriais terá que recolher e dar destinação adequada aos produtos após sua vida útil.

Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes que não firmaram termo de compromisso e ficaram fora dos acordos setoriais continuam obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa. O governo editou, nesta terça-feira (24/10), o Decreto nº 9.177, que regulamenta esta obrigação para a logística reversa na Política Nacional de Resíduos Sólidos. A medida estabelece a isonomia com os que já assinaram acordos.

Desde a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos há sete anos, a Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente segue priorizando os acordos. "Porém, nem todas as empresas dos setores que se comprometeram com a logística reversa aderiram, criando situações distintas no que diz respeito à implementação, fiscalização e controle", explica a diretora de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Veloso.

Pela PNRS, o decreto é um dos instrumentos que podem ser usados para assegurar implementação da logística reversa. A regulamentação abre a possiblidade de adesão das empresas que ficaram fora dos acordos já firmados.


Polícia Rodoviária Federal promove segundo passeio ciclístico de apoio ao GAC-PE

Evento dá início à campanha “Policiais Contra o Câncer Infantil”

Acontece no próximo domingo (29) um passeio ciclístico na Zona Sul do Recife para marcar o lançamento da campanha “Policiais Contra o Câncer Infantil”, que tem como objetivo colaborar com o tratamento de crianças e adolescentes atendidos pelo Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE). O evento é organizado pela Polícia Rodoviária Federal e conta com o apoio do Sindicato da PRF, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife(CTTU), da Operação Lei Seca e de parceiros locais.

As inscrições custam R$ 20,00 e podem ser feitas na sede da PRF, no Pina, de onde sairão os participantes em direção ao Parque Dona Lindu, na Avenida Boa Viagem. No dia 23 de novembro, todo o valor arrecadado durante a campanha será entregue na sede do GAC-PE, através de uma visita com animadores, apresentações e um lanche especial para o público atendido na instituição.


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 30/10 a 1º/11/2017


A Secretaria Municipal de Saúde informa as especialidades médicas e exames disponíveis na Central de Marcação, localizada em sua sede, na rua Cecília Delgado, centro de Petrolândia, no período abaixo, a saber:

Segunda-feira (30): Neurologista, Nutricionista, Eletrocardiograma, Raio X, Exames Laboratoriais
Terça-feira (31): Ginecologista, Nutricionista, Eletrocardiograma, Raio X, Exames Laboratoriais
Quarta-feira (1º): Nutricionista, Eletrocardiograma, Raio X, Exames Laboratoriais
Quinta-feira (02): Feriado Nacional (Dia de Finados)
Sexta-feira (03): Não haverá marcação (ponto facultativo)

A divulgação da marcação de exames e consultas da Secretaria Municipal de Saúde é um serviço de utilidade pública oferecido pioneiramente pelo Blog de Assis Ramalho, desde 10 de outubro de 2012.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Paulo Jr/Secretaria Municipal de Saúde


Petrolândia: Homem é assassinado próximo ao Matadouro Público


Local do crime, próximo ao Matadouro Público de Petrolândia (Fotos: Assis Ramalho)

Caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia Civil em Petrolândia

Um homem identificado como Rafael José da Silva, 27 anos, apelido "Macaxeira do Matadouro", abatedor de animais, foi assassinado na manhã desta sexta-feira (27), próximo ao Matadouro Público de Petrolândia, na periferia da cidade.

Segundo informações da Polícia Civil, o homem foi assassinado com golpe de faca peixeira, após discussão por motivo fútil, durante reunião com ingestão de bebidas alcoólicas.

A Polícia Civil esteve no local, recolheu a arma do crime e três testemunhas foram ouvidas, até o início desta tarde, na Delegacia de Polícia Civil, em Petrolândia, responsável pela averiguação do crime.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina para necropsia.

O suspeito do crime fugiu e ainda não havia sido localizado, até a publicação desta matéria.


Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Ginecologista Obstetra Dra. Bruna Bastos atende na MedClinic neste sábado (28), a partir das 14h00


A MedClinic - Clínica Especializada informa que Ginecologista e Obstetra Dra Bruna Bastos atenderá neste sábado (28), a partir das 14 horas. Ligue e agende sua consulta.

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia. Para marcações, o telefone é (87) 3851 1879. Celular (87) 99638-3333 - (87) 99627-3816 - (87) 99630-2907.


Blog de Assis Ramalho
Com Informações da MedClinic


Rompimento de cabos afeta telefonia e internet em estados do Norte e Nordeste


O rompimento de cabos de fibra ótica afetou os serviços de telefonia e internet em estados do Norte e Nordeste do país desde a última terça-feira (24). Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras cujos serviços forem interrompidos devem ressarcir seus clientes pela interrupção no fornecimento de serviços, mesmo que este tenha sido causado por terceiros.

A situação mais grave foi registrada no Acre, onde, segundo o diretor do Procon do estado, Diego Rodrigues, houve um apagão geral das telecomunicações na quarta-feira (25) e quinta-feira (26). “Todas as operadoras ficaram sem sinal de telefonia em todo o estado, ocasionando uma série de prejuízos aos serviços públicos, às empresas e aos consumidores em geral”, disse Rodrigues à Agência Brasil.

O órgão de defesa do consumidor acriano já notificou a Oi, a Claro, a Tim e a Vivo para que informem as causas do problema no estado. “Até o momento, o que sabemos, extraoficialmente, é que teria havido o rompimento de um cabo. Mas aguardamos por um posicionamento oficial e, de acordo com as respostas, instauraremos um processo administrativo que pode resultar na aplicação das multas previstas no Código de Defesa do Consumidor”.


Petrolândia: 2ª edição do "Tamar", conscientização contra abuso sexual, é apresentada na Igreja Batista Missionária

Fotos: Divulgação/Cia. de Teatro Êxodos


No dia 21 deste mês foi apresentado na Igreja Batista Missionária, situada na Quadra 13 de Petrolândia, a segunda edição do "Tamar". O evento, com realização da Cia. de Teatro Êxodos, foi acompanhado por cerca de 350 pessoas que se reuniram para assistir ao documentário "Tamar", cujo tema é o abuso sexual de crianças e adolescentes. 

O evento contou com a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Conselho Tutelar, Coordenadoria da Mulher, Conselho Municipal da Mulher e Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (Sedes) foram alguns do órgãos representados em roda de conversa sobre o tema. Pastor Ricardo Rodolfo, Lívia Leite, Ducilene Lima, Marília Cantarelli, Laninha e Dra. Andreza Carvalho participaram do bate-papo. O evento também teve apresentações musicais, peça teatral e danças.


TJPE busca parceria com OAB-PE para a Semana Nacional de Conciliação


O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo, recebeu o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil / Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ronnie Duarte, para uma conversa sobre a Semana Nacional de Conciliação. No encontro, que aconteceu em 24 de outubro, no Palácio da Justiça, o presidente do Judiciário estadual solicitou o apoio da OAB-PE no intuito de incentivar os advogados a buscar soluções consensuais nas causas de atuação, sobretudo nas ações de Direito de Família e do Consumidor.

Organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana Nacional da Conciliação será promovida de 27 de novembro a 1º de dezembro em todo o país. As inscrições para o cadastramento de processos podem ser feitas no site do TJPE.


Câncer de próstata: Novembro Azul alerta para diagnóstico precoce

"Dois em cada dez pacientes com este câncer são diagnosticados em fases avançadas da doença, o que torna o tratamento mais difícil", afirma urologista.

Anualmente a campanha do Novembro Azul tem como objetivo informar a população sobre o que é o câncer de próstata. Um dos focos da mobilização mundial é incentivar os homens a manterem consultas de rotina com urologista. O especialista é capaz de realizar uma avaliação individualizada sobre o risco de desenvolvimento do câncer de próstata.

O câncer de próstata é a doença que mais acomete o homem (excetuando-se o câncer de pele não melanoma), e a segunda causa de morte por câncer na população masculina, atrás apenas do câncer de pulmão. No Brasil, anualmente, mais de 61 mil pacientes são diagnosticados com a doença.

"Infelizmente, hoje em dia dois em cada dez pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em fases mais avançadas da doença, o que torna o tratamento mais difícil", pondera o urologista Rafael Buta, da Aliança Instituto de Oncologia, localizado de Brasília.


UPE lança edital para concurso público de Provas e Títulos para Docente



Até o dia 27 de novembro de 2017, a Universidade de Pernambuco (UPE) está com inscrições abertas para o concurso público de Provas e Títulos para Docente (CPD), regido pela Portaria Conjunta SAD/UPE nº 097, publicada hoje (27/10) no Diário Oficial do Estado. As 108 vagas disponíveis são para Professor, com 40 horas, das classes Auxiliar (12), Assistente (25) e Adjunto (71).

Os profissionais contratados irão atuar nos cursos de graduação e de pós-graduação dos campi da UPE em Petrolina, Garanhuns, Serra Talhada, Arcoverde, Salgueiro, Caruaru, Camaragibe (Fop), Matas Norte e Sul, Benfica (Poli e Fcap) e Santo Amaro (Esef, Fensg e FCM), por salários que variam de R$ 2.791,20 a R$ 4.638,02, em regime estatutário, sem contar as gratificações da carreira, que podem chegar a R$ 3.480,00.

Para o reitor da UPE a publicação do edital é um excelente sinal. “A decisão do Governador Paulo Câmara, em autorizar mais um concurso para a Universidade, demonstra sua intenção em dar um encaminhamento positivo para a educação superior, mesmo diante do momento de crise que estamos enfrentando. É um reforço para a UPE”, ressaltou.


Petrolândia: Secretaria de Saúde esclarece procedimentos do TFD para exames e consultas agendados para Caruaru



NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia vem a público esclarecer algumas informações veiculadas em redes sociais e blogs esta semana.

No que diz respeito aos pacientes com exames e consultas agendados para Caruaru – PE e que viajam no ônibus rodoviário municipal (ônibus do TFD - Tratamento Fora do Domicílio), informamos que por questões de segurança, esses pacientes são orientados a desembarcarem no Hospital Regional do Agreste (HRA), uma vez que no horário de chegada ao município de Caruaru (madrugada) as unidades de saúde que prestam serviços ao SUS encontram-se fechadas. O Hospital Regional funciona 24h, conta serviço de vigilante, banheiro, local para alimentação e acesso à taxis, moto-taxis e ônibus. Está localizado às margens da Estrada para Agrestina, e os pacientes desembarcam no acesso de pacientes que chegam de ônibus, na entrada do hospital. O motorista atualmente responsável pelo ônibus do TFD afirma que no momento do embarque, em Petrolândia, comunica verbalmente aos pacientes com destino à Caruaru que os mesmos ficarão no Hospital Regional, pelos motivos acima mencionados. O condutor nega já ter deixado qualquer paciente na BR 232, próxima ao hospital. (VER IMAGEM NESSA PUBLICAÇÃO [acima])

Em relação à marcação de exames de média e alta complexidade, como cintilografia, informamos que conforme pactuação estadual, a responsabilidade pelo fornecimento e agendamento desses exames é da Regional de Saúde (GERES). Dessa forma, toda documentação recebida pela Secretaria Municipal de Saúde é encaminhada e posteriormente recebemos a confirmação da marcação com data, local e horário do procedimento. Contudo, na eventualidade de algum erro, o Serviço de Marcação de Consultas Municipal pode ser acionado para tentativa da resolução do problema junto à GERES, evitando assim remarcação do exame ou consulta. No entanto, não formos informados, o que impossibilitou uma intervenção.

Recebemos também, informalmente, outras “denúncias” referentes aos atendimentos em Postos de Saúde e marcação de consultas para o Hospital, porém, a ausência de informações completas ou coerentes, dificultaram e/ou impossibilitaram o trabalho de investigação e resolução dos problemas por parte da Secretaria. 

Dessa forma, entendemos e respeitamos o direito de expressão de todos, porém, reforçamos a necessidade que a denúncia chegue ao Conselho Municipal de Saúde ou à própria Secretaria de Saúde, para dar celeridade à resolução do problema, e garantir que todas as informações necessárias sejam coletadas.

CONTATOS:
Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia
Rua Cecília Delgado, 87 Centro, Petrolândia-PE
Fone: (87) 3851-1287
Funcionamento: Segunda a Sexta, das 7h30 às 13h30

Conselho Municipal de Saúde de Petrolândia
Av. dos Três Poderes 1º andar do Mercado Público
Centro, Petrolândia – PE
Funcionamento: Segunda e Sexta, das 8h às 12h.

Prefeitura Municipal de Petrolândia


Medida que obriga a devolução de material escolar, por instituições de ensino privadas, é aprovada em PE

Foto: Pixabay

Com a chegada do fim de ano, cresce a preocupação dos pais e responsáveis por estudantes, matriculados na rede privada de ensino no país inteiro, acerca da compra do material escolar, que será utilizado durante o ano letivo. A preocupação não é à toa, já que somente de fevereiro de 2016 a janeiro deste ano, as despesas com educação subiram 8,76%, quase o dobro da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC/FGV), de 5,04% no período, segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV).

Nesse sentido também, somente no início de 2017 em Pernambuco, os preços de alguns itens do material escolar subiram cerca de 40% de acordo com o Procon-PE e a variação no preço de alguns desses produtos ultrapassaram uma diferença de 100%.

Baseado em dados como esses e na perspectiva de forte variação entre as listas de materiais escolares das instituições de ensino particulares – o que levanta o questionamento sobre a real necessidade de cada item exigido por esses estabelecimentos – , o deputado Zé Maurício propôs a Lei N° 16.162/2017. Aprovada no início deste mês no Estado, a medida determina às instituições de ensino que forneçam demonstrativo detalhado do uso efetivo do material didático-escolar exigido dos pais ou do responsável pelo aluno, independentemente da forma de recebimento.


Pedestres e ciclistas de todo o Brasil poderão ser multados a partir de 2018

Centro de Petrolândia - Foto: Assis Ramalho/Blog AR

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou nesta sexta-feira (27) um resolução que define as regras de multas para pedestres e ciclistas que andarem fora das áreas permitidas. A medida começa a valer em 180 dias.

As punições já estavam previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de 1997, mas nunca foram praticadas porque não havia regulamentação de como seriam feitas.

A multa para o pedestre que ficar no meio da rua ou atravessar fora da faixa, da passarela ou passagem subterrânea será de R$ 44,19 - o equivalente a metade do valor da infração leve atual.

A mesma autuação vale para quem utilizar as vias sem autorização para festas, práticas esportivas, desfiles ou atividades que prejudiquem o trânsito.

Uso de bicicletas
Já os ciclistas que andarem onde a circulação não é permitida, ou guiem de "forma agressiva", receberão multa de R$ 130,16, que é o valor da infração média. Além da multa, a bicicleta poderá ser "removida".

De acordo com o CTB, ciclistas não podem andar em vias de trânsito rápido, que não têm cruzamentos, nem pedalar sem as mãos e transportar peso incompatível.


Petrolândia e região têm Romeu Refrigeração

Foto ilustrativa

Especializado em manutenção e instalação de equipamentos de refrigeração e climatização de ambientes comercial e residencial, Romeu Refrigeração atende a domicílio em Petrolândia, Tacaratu, Floresta, Agrovilas e toda região.

Romeu é profissional habilitado para garantir conforto e satisfação aos clientes.

Telefone pra contato:
Tim 996382771
Claro 991184350

Blog de Assis Ramalho
Informação: Romeu Refrigeração


Ex-prefeito e vereador de Buenos Aires (PE) são presos por desvio de merenda

Gislan foi preso na manhã desta sexta-feira -Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal

O ex-prefeito da cidade de Buenos Aires, na Zona da Mata de Pernambuco, Gislam de Almeida Alencar (PSDB), e o vereador Flávio José Barbosa, conhecido com Flávio Deda, foram presos na manhã desta sexta-feira (27) na Operação Samidarish, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). De acordo com as investigações, o grupo é suspeito de desvio de verbas destinadas à merenda escolar, alimentação para funcionários, verba para aluguel de carros e compra de combustível e material de escritório. A Polícia estima que aproximadamente R$ 12 milhões foram desviados.

Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de prisão preventiva, 14 de busca e apreensão domiciliar e 11 de condução coercitiva. Os mandados foram expedidos pela comarca de Buenos Aires, na Zona da Mata de Pernambuco, para desarticular um grupo responsável por crimes como fraudes em licitações, lavagem de dinheiro e organização criminosa, do qual os dois políticos fazem parte.

Entre os trazidos por condução coercitiva está a ex-vice-prefeita de Gislam, Ana Carolina Maranhão (PSB), que foi candidata à prefeitura da cidade na eleição de 2016.


Vídeo flagra briga entre vereadores na Câmara, no Sertão da Paraíba


Uma confusão entre parlamentares da Câmara Municipal de Cachoeira dos Índios, no Sertão da Paraíba, foi registrada em vídeo, durante a sessão que aconteceu na noite desta quarta-feira (25). As imagens mostram o momento em que o presidente da Câmara, Chico Brito, empurra e dá murros no suplente de vereador Wesley Kaique, enquanto ele estava na tribuna.

O presidente da Casa estaria irritado porque o suplente fez várias críticas aos vereadores da cidade e disse que não conseguiu se eleger porque os seus opositores realizaram compra de voto. Neste momento, Chico Brito parte para briga.


Profissionais da educação de Afogados da Ingazeira são orientados sobre sinais de violência contra a primeira infância, na Semana do Bebê



A programação da Semana do Bebê em Afogados da Ingazeira abriu espaço para debater um dos mais graves e revoltantes problemas enfrentados pela humanidade: a violência contra crianças e adolescentes.

No caso das crianças entre 0 e 6 anos, faixa etária da primeira infância, o quadro é mais grave pois os pequenos ainda não dominam a linguagem para expressar ou denunciar a violência que sofrem.

Pensando nisso, profissionais que atuam no CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social, que atua no atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência, promoveram uma capacitação para ajudar na percepção de sinais indicadores de violência contra a primeira infância.

A capacitação foi direcionada para profissionais da educação que atuam nas unidades de ensino da rede pública municipal.


Prefeito Orlando José recebe equipe do GRUMPAP, em Altinho.

Foto: Jônata Daniel/Ascom GRUMPAP

Durante a manhã dessa quinta (26), o prefeito Orlando José recebeu juntamente com o secretário de cultura, turismo e esportes do município do Altinho, o Sr. Alberto da Hora, grande parte da equipe responsável pelo grupo dos museus particulares do agreste pernambucano (GRUMPAP). O encontro faz parte de um roteiro montado pelos curadores dos museus, para adquirir apoios dos municípios instalados, a próxima reunião deverá acontecer no dia 09 de novembro, com o prefeito de São Joaquim do Monte, Joãozinho Tenório.

Em sua exclamação sobre o que significa a sigla (GRUMPAP), o presidente do grupo, Alberto Wagnê, destacou a importância dos equipamentos museológicos para o agreste central de Pernambuco, do potencial turístico a quais trazem para os respectivos municípios instalados e do fortalecimento e preservação da história, fé e das famílias do agreste.


Sesc Ler Araripina celebra Dia do Comerciário neste sábado (28)


Festa em homenagem aos trabalhadores conta com os shows de Éricka Diniz e do Grupo Arasamba (Foto: Divulgação/Sesc-PE)

Neste sábado (28/10), o Sesc Ler Araripina vai realizar a Festa do Comerciário. A comemoração tem início a partir das 21h com shows de Éricka Diniz e o Grupo Arasamba. Os ingressos custam R$ 10 para comerciário e dependente e R$ 20 o público em geral.

O Dia do Comerciário é tradicionalmente comemorado na terceira segunda-feira do mês de outubro. A homenagem faz referência ao dia 29 de outubro de 1932, quando milhares de trabalhadores marcharam para o Catete, então palácio do Governo Federal no Rio de Janeiro, onde o presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto Lei nº 4.042, regulamentando a jornada de trabalho, reduzindo a carga horária de 12 horas diárias, para 8 horas.


Governo de PE vincula gratificação policial ao desempenho no Pacto pela Vida

Gratificação é destinada a policiais civis e militares, de acordo com a produtividade (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

O Governo de Pernambuco sancionou uma nova lei que modifica a forma de pagamento dos valores da Gratificação do Pacto Pela Vida (GPPV), com relação à produtividade ou do desempenho nas Áreas Integradas de Segurança (AIS) e nos Grupos de Unidades Operacionais (GUO). A medida foi publicada no Diário Oficial de Pernambuco nesta quinta-feira (26) e determina que o pagamento dos valores seja feito desde que sejam atingidas as metas de redução da criminalidade.

De acordo com o secretário executivo de gestão para resultados da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Anderson Freire, a gratificação foi vinculada aos resultados almejados pelo estado por uma necessidade da atual conjuntura da segurança pública em Pernambuco. Dessa forma, os valores só serão pagos caso as metas de diminuição dos crimes sejam atingidas.

“As gratificações já existem desde o início do Pacto Pela Vida, em 2007, mas naquele momento, a realidade do crime era outra. O crime evoluiu e o Pacto pela Vida não é estático. A partir do momento que se identificou que determinada situação não estava funcionando, foi feito o ajuste”, afirma Freire.