sexta-feira, 17 de novembro de 2017

AL: Vereador preso integrava quadrilha acusada de clonar cartões de crédito

Cartões clonados apreendidos após operação deflagrada nessa quinta
Maquinetas também foram apreendidas por agentes após operação

A Polícia Civil  de Alagoas  informou à imprensa, na manhã desta sexta-feira (17), detalhes da prisão da quadrilha envolvida em clonagem de cartões de crédito na região metropolitana de Maceió. Conforme exposto na coletiva, os quatro homens detidos ontem tinham relação direta com o vereador de Santa Luzia do Norte, Roberval Francisco de Sales, também preso há dois meses, pelo mesmo motivo.

De acordo com as informações da Delegacia Geral, os agentes chegaram até a quadrilha em decorrência da prisão do parlamentar. Há suspeitas de que o bando tenha atuação em outros estados, já que, no celular do líder do bando, foram encontrados vídeos dele conversando com pessoas de São Paulo.

As investigações apontaram que o chefe do grupo criminoso, José Carlos, aliciava frentistas, chegando a colocar maquinetas em postos de combustíveis no bairro de Pajuçara e no Francês, em Marechal Deodoro, além de em um posto situado no bairro de Cruz das Almas, onde foi apreendida uma maquineta.


Indicação de Lucas Ramos garante batalhão especializado para Petrolina



Em uma demonstração de compromisso com a segurança de Pernambuco, em especial dos petrolinenses e sertanejos do São Francisco, o governador Paulo Câmara assinou nesta sexta-feira (17), no Palácio do Campo das Princesas, o projeto de lei que cria o 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento – BIEsp, que ficará sediado em Petrolina. A chegada do novo batalhão é resultado da Indicação Nº 8.046 de 20 de junho de 2017 e de autoria do deputado Lucas Ramos (PSB).

O BIEsp integra o Batalhão de Choque, Radio Patrulha, Moto Patrulhamento e Policiamento de Trânsito, desenvolvendo ações de prevenção à violência e combate ao crime organizado. “Teremos uma unidade em Petrolina que reforçará o policiamento nas nossas divisas com capacidade de dar uma pronta-resposta a ações criminosas como assalto a bancos e investidas a carros-fortes no Sertão. Os policiais militares do BIEsp também estarão presentes nas zonas rurais e rodovias estaduais, trazendo mais tranquilidade para o povo sertanejo”, comemorou Lucas Ramos. O primeiro batalhão especializado foi inaugurado pelo governador na última terça-feira (14), em Caruaru.


Homem é assassinado em Floresta, no Sertão de Pernambuco

O local do crime fica a menos de 50 metros da Delegacia de Polícia Civil de Floresta

Um homem foi assassinado a tiros nesta sexta-feira (17) em Floresta, no Sertão de Pernambuco.
A fatalidade aconteceu por volta das 16h30 nas proximidades da Academia da Saúde. O local fica a menos de 50 metros da Delegacia de Polícia Civil.

A vítima foi identificada como Bruno Manoel dos Santos, de 31 anos.

De acordo com informações apuradas pelo Blog do Elvis, um homem armado efetuou vários disparos na vítima e fugiu logo em seguida na garupa de uma moto. A autoria do crime é desconhecida. A Polícia Civil investiga o caso.

Este é o segundo homicídio do mês em Floresta e o 16º registrado em 2017.

Via Blog do Elvis/NE10


Atuação de Kaio Maniçoba foi fundamental para abertura da comporta da barragem de Muquém, em Floresta

Fotos: Divulgação/Assessoria de Comunicação

O deputado federal licenciado e secretário estadual de Habitação, Kaio Maniçoba participou, nesta sexta-feira (17.11), da cerimônia de abertura da comporta que ligou a barragem de Muquém à de Barra de Juá, no município de Floresta, no Sertão de Itaparica. A interligação dos reservatórios, operação articulada por Kaio via Ministério da Integração Nacional, levou água do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco a cidade sertaneja, beneficiando 30 mil pessoas. Para Maniçoba, a liberação da água do Velho Chico será um alívio para os moradores de Floresta, principalmente, para os agricultores do entorno do Riacho do Navio.

“A água da Transposição do Rio São Francisco devolverá vida ao Riacho do Navio, um importante manancial para os produtores de frutas e verduras da região. Será um alento para milhares de famílias que dependem do riacho para sobreviver”, afirmou o deputado. Kaio destacou de ter feito parte do processo de liberação do projeto. “É um projeto que venho tocando desde que cheguei à Brasília e, agora, estou aqui testemunhando o sonho se tornar realidade”, comemorou o secretário.


Nova edição da Revista Gestão Pública PE já está no ar


Um dos artigos em destaque da publicação, editada pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco, trata do uso da inteligência computacional na fiscalização de gastos públicos (Foto: Divulgação)

Já está no ar a 16ª edição da Revista Gestão Pública PE. O artigo de capa, de autoria do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Paulo Salgado, traz uma reflexão sobre como a inteligência computacional pode ser utilizada na fiscalização do gasto público no Brasil. A Lei de Acesso à Informação (LAI), sancionada em 2011, fez com que órgãos públicos em geral passassem a disponibilizar ferramentas na internet para divulgar como o dinheiro está sendo gasto, mas da forma como o conteúdo é apresentado o contribuinte não consegue fiscalizar os gastos adequadamente. Iniciativas como o projeto cooperativo “Serenata de Amor”, por outro lado, indicam que as contas públicas podem, enfim, ter uma fiscalização mais efetiva.

Na seção Entrevista, o consultor em gestão, criatividade e inovação Gart Capote também fala de inovação, desta vez através da modernização do serviço público. O gerenciamento de processo de negócios (ou BPM, sigla para Business Process Management) seria um dos caminhos que podem levar à eliminação ou pelo menos à redução da burocracia nos serviços públicos. “Chega de viver cultuando um pensamento ‘público’ anacrônico”, diz Capote. Segundo ele, é o profissional, verdadeiro servidor público, quem pode operacionalizar e orientar essa mudança.


Mãe denuncia que bebê teve a cabeça arrancada durante o parto


A Polícia Civil investiga a morte de um bebê em Araguari, no Triângulo Mineiro. A mãe disse que a cabeça da criança, uma menina, foi arrancada durante um parto normal realizado na Santa Casa de Misericórdia da cidade, no fim de outubro. O hospital alega que a ela já não tinha sinais vitais quando a mulher deu entrada na unidade.

Em entrevista à TV Vitoriosa, filiada do SBT e parceira da TV Alterosa de Belo Horizonte, Tânia Borges Vieira Silva conta que fez todo o pré-natal na Policlínica de Tupaciguara, a 60 quilômetros de Araguari, mas foi encaminhada à Santa Casa porque a unidade do município não tinha condições para realizar o procedimento.


Ela foi encaminhada três vezes, sendo a primeira no dia 24 de outubro. O médico de Tupaciguara já havia dito a Tânia que o bebê era muito grande e não seria possível fazer o parto normal. “Fui, os médicos disseram que não era tempo, vim embora para casa. No dia 25 passei mal outra vez, fui para Araguari de novo e fizeram a mesma coisa”, conta. Ela voltou ao hospital no dia 30. “Quando foi na segunda-feira, passei mal, estava dando contração uma em cima da outra. Desci para a Policlínica e me mandaram para lá de novo”, diz.


Petrolândia: Festival de Música do EJA Campo reúne aluno(a)s de assentamentos e acampamentos do MST no município














Na noite da última quarta-feira (14), foi realizado no auditório da EREM de Jatobá, em Petrolândia, um animado evento protagonizado pelas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Campo, ministrada em acampamentos e assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), modalidade ofertada em extensão, com professores vinculados a esse estabelecimento de ensino. Participaram alunos do Acampamento Chico Mendes, Acampamento Canaã e Assentamentos Antonio Conselheiro I e II. Estiveram presentes as professoras Ana Paula Ramalho, Giselle Santos, Elisabeth, Leila e Fábia Aquino, e ainda Maciel, coordenador do EJA Campo Maciel.

O evento foi aberto com jantar e música ao vivo, com apresentação do cantor e músico Heberty Henrique. Em seguida, o Hino do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST) foi cantado e, na sequência, revezaram-se ao microfone os calouros do Festival de Música, que teve como jurados: Francy Capistrano (Coordenadora Regional da Educação do Campo), Ozita Barros (EREM de Jatobá), Lúcia Xavier (Blog de Assis Ramalho), Cláudio Ramalho (ProRural) e a jovem Tínity Karolayne.

Apresentaram-se como calouro(a)s: Maria Neuza, Carla Mota, Lúcia Mota, Leonice Feitosa, Edson, Lourdes e Luzinete, Francisco dos Santos, Marinalva Ferreira, Maria de Fátima, Roquimar e Ednara.

Foram premiados pelas suas interpretações Roquimar, Francisco e a dupla Lourdes e Luzinete, em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.

Após a entrega dos prêmios aos vencedores do concurso de calouros, foi apresentada a mística de encerramento do evento (vídeo abaixo) e servido lanche, animado pelo sorteio de brindes, cortesias das empresas Tetê Hering, Comercial Rocha. Lar & Cia, Livraria e Papelaria KRD (Seu Gilberto) e O Boticário.



O Blog de Assis Ramalho agradece o convite para participação e cobertura do evento. Parabéns a todos os envolvidos na realização do Festival de Música do EJA Campo.

Ver todas as fotos>Festival de Música do EJA Campo/MST (14/11/2017) EREM de Jatobá

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier


Petrolândia: Em entrevista à Web Rádio Petrolândia, Vicente fala do 13º Festival da Jovem Guarda a ser realizado neste sábado (18) na AABB



O bancário aposentado Vicente José Silva, organizador do Festival da Jovem Guarda, que será realizado neste sábado (18) na AABB-Petrolândia, foi entrevistado por Assis Ramalho na manhã desta sexta-feira (17), no programa 'Acordando com as Notícias', transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

De acordo com Vicente, a 13ª edição da festa será a mais animada possível com as bandas Avohay e Ninho de Cobra, a partir das 23h. Antes, a partir das 21h, será realizado o Show de Calouros, no qual os participantes devem cantar músicas da Jovem Guarda.

Artistas como Jerry Adriani e Belchior, mortos neste ano, serão homenageados, juntamente com artistas e personalidades petrolandenses que também já faleceram.

As inscrições para o show de calouros estão sendo feitas com Sílvia (87 99934-5440.). A participação é gratuita e os três primeiros colocados no concurso de talento recebem premiação.

A organização sugere o uso de trajes no estilo anos 60, para reforçar o clima nostálgico do evento.

O Festival da Jovem Guarda foi realizado pela primeira vez em 1995. Vicente idealizou o festival aproveitando a comemoração dos 30 anos do Programa Jovem Guarda, da TV Record. O festival tinha como objetivo valorizar os jovens de Petrolândia que não tinham oportunidade de mostrar seu talento como intérpretes nos eventos realizados na cidade. A ideia foi muito bem aceita e houve a cobrança para a realização de novas edições do evento. Em 2017, o movimento conhecido como Jovem Guarda completou 52 anos.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Pernambuco registra maior taxa de desemprego do trimestre


A redução da taxa de desemprego no terceiro trimestre de 2017 se limitou a sete Estados brasileiros. Nos outros, houve estabilidade, informou, nesta sexta-feira (17), o IBGE. A maior taxa de desemprego entre os estados foi registrada em Pernambuco com 17,9%. Já a menor, de 6,7%, foi verificada em Santa Catarina.

No trimestre, a taxa de desemprego do país foi de 12,4%, contra 13% no trimestre anterior. A queda foi puxada por Santa Catarina, Rio, Goiás, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Roraima. Em São Paulo, a taxa de desemprego ficou estável em 13,2%, acima da média nacional.

O número é menor do que na comparação entre o segundo e o primeiro trimestres, quando 11 Estados tiveram queda no desemprego -mas, em outros dois, Rio e Pernambuco, houve alta. Naquele trimestre, a taxa de desemprego nacional também caiu, de 13,7% para 13%.


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 20 a 24 de novembro de 2017


Segunda-feira (20): Neurologista, Nutricionista, Raio X, Exames Laboratoriais, Eletrocardiograma
Terça-feira (21): Nutricionista, Raio X, Eletrocardiograma
Quarta-feira(22): Nutricionista, Raio X,  Exames Laboratoriais, Eletrocardiograma
Quinta-feira (23): Nutricionista, Raio X, Eletrocardiograma
Sexta-feira (24): Nutricionista, Raio X, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Paulo Júnior/Secretaria de Saúde de Petrolândia


15 de novembro de 1889 – Proclamação da República


Proclamação da República, quadro de Benedito Calixto (1893)

Prof. Gilson Alberto Novaes*

O feriado de 15 de novembro não é valorizado como devia. Todos gostam de um feriadinho, mesmo que caia numa quarta-feira como nesse ano. O problema é que grande parte dos nossos escolares, de todos os níveis, desconhecem sua importância no contexto histórico.

Na época da proclamação da República – 1889, o Brasil era o único país independente do continente americano, ainda governado por um monarca, uma vez que em 7 de setembro de 1822, D. Pedro I proclamara nossa independência. Éramos independentes de Portugal, mas todas as decisões eram tomadas de forma pessoal e unilateral pelo imperador D. Pedro II.

No final da década de 1880, D. Pedro II estava sendo duramente criticado pelos oficiais do exército que, além de observarem a corrupção existente na corte, também estavam insatisfeitos com o Imperador pelo fato de que eles eram proibidos de se manifestarem pela imprensa. A interferência do Imperador nos assuntos religiosos desagradava a Igreja Católica; a classe média, entenda-se funcionários públicos, jornalistas, profissionais liberais, comerciantes, estudantes, artistas, todos identificavam-se muito mais com os ideais republicanos e apoiavam o fim do Império. Também os cafeicultores da região oeste de São Paulo queriam maior poder político, pois o poder econômico eles já tinham.


Encontro do Araripe de Contabilidade será realizado entre os dias 22 a 24 de novembro, em Araripina


A Autarquia Educacional do Araripe – Aeda e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Araripina – Facisa, realizam a oitava edição do Encontro do Araripe de Contabilidade – ENAC entre os dias 22 a 24 de novembro no auditório Charles Luciano com palestras e minicursos para universitários e profissionais contábeis.

A abertura do VIII ENAC será dia 22 (quarta-feira) a partir das 19h com a palestra “Mídias Sociais: ferramentas úteis para escritórios contábeis” ministrada por Steven Albuquerque – Mestre em Administração e Especialista em Marketing, consultor, palestrante e professor de especializações em mais de 30 universidades brasileiras.


Policiais lotados em Cabrobó, no Sertão de PE, são investigados por subtrair mais de R$ 45 mil em diárias


Policiais militares lotados no município de Cabrobó, no Sertão do Estado, são investigados pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Eles são suspeitos de subtrair mais de R$ 45 mil que seriam pagos em diárias durante a Operação Reflorestar, voltada ao combate ao tráfico de drogas e erradicação de plantação de maconha.

Um inquérito civil público foi instaurado, em abril de 2014, para apurar “a responsabilidade de atos normativos de vários policiais militares”. E agora prorrogado devido a necessidade de prosseguir nas investigações, em razão de não estar concluído até o momento.



Operação termina com refém libertado, carga recuperada e três suspeitos mortos em PE

Caminhão recuperado após rouboFoto: Divulgação/PMPE

Três suspeitos de roubo de carga morreram, um refém foi libertado e um caminhão, recuperado em operação do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) na cidade de Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco, nessa quinta-feira (16).

Os suspeitos foram baleados após troca de tiros com os policiais e socorridos ao Hospital de Cachoeirinha, mas não resistiram e morreram no local. Um dos membros da quadrilha especializada em roubo de carga foi preso e outro está foragido.

A operação começou por volta das 12h após o Bepi ser acionado para um assalto com refém: o motorista de um caminhão, que foi rendido pelo grupo. O veículo foi encontrado na cidade de Lajedo, também no Agreste, com um dos criminosos na direção. O refém foi libertado e contou aos policiais as características do restante da quadrilha.


IV Copa Jatobá de Futsal acontece neste final de semana


Nos dias 18 e 19 de novembro acontecerá em Jatobá, no Sertão de Pernambuco, a 4ª COPA JATOBÁ DE FUTSAL SUB-15 E SUB-17, com a participação das seguintes equipes: Bom de Bola e Meninos da Vila (Jatobá-PE); Real e Juventus (Petrolândia-PE); Bom Sossego (Delmiro Gouveia-AL); e Independente (Piau-AL).

Os jogos classificatórios vão acontecer no sábado (18), pela manhã, à tarde e à noite. No domingo de manhã, serão realizadas as finais do Sub-15 e Sub-17. 

A  4ª COPA JATOBÁ DE FUTSAL SUB-15 E SUB-17 tem apoio de Lojas Francomol, Toinho de Valu, André da Chesf, Destaque Informática, Itomar Varjão, Orlando Júnior, Dinaldo Calçados, Salão do Robertinho, Pousada Luar do Sertão, Vilson Barros, Pizzaria Bom Gosto e Departamento de Esportes da Prefeitura de Jatobá.

Realização: Ivaldo Júnior - Escolinha de Futebol Bom de Bola, desde 2001 contribuindo na formação de cidadãos através do esporte

Blog de Assis Ramalho
Informações/foto: Ivaldo Jr


Alepe aprova norma para garantir abate humanitário de animais


Diminuir o sofrimento dos animais na hora do abate. Esse é o principal objetivo de uma norma aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) neste ano: a Lei n° 16.119/2017, originária do Projeto nº 1167/2017, de autoria do deputado Odacy Amorim(PT). Entre outras coisas, a regulamentação prevê, por exemplo, que as indústrias do setor padronizem e modernizem métodos, além de vedar tortura e técnicas que causem dor aos bichos.

Para o parlamentar, a regra garante respeito e dignidade aos animais, apesar de, na opinião dele, ainda não ser o ideal. “O melhor seria o regime vegetariano, mas nem todo mundo pode fazer isso”, declarou Amorim. Uma segunda preocupação do petista está relacionada à forma como o abate é realizado, que impacta a saúde dos consumidores. “Estudos mostram que, quando um boi vê o outro sendo abatido, libera uma carga de toxinas muito grande”, explicou.


Petrolândia: Vídeo de câmera de segurança flagra incidente no trânsito do centro da cidade

Reprodução Blog AR/BOPE Security

Na manhã desta sexta-feira (17), dia de feira livre em Petrolândia, um incidente no trânsito, registrado na rua Clodoaldo Bezerra, centro comercial da cidade, foi flagrado pelas câmeras de segurança da BOPE Security. O incidente envolveu duas motos. Confira no vídeo, gentilmente enviado ao Blog de Assis Ramalho pela BOPE Security.




Redação do Blog de Assis Ramalho



Jatobá: Feriado é comemorado com futebol no campo da Associação Pó de Serra, em Itaparica




Na quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República, o campo da Associação Pó de Serra, em Itaparica, recebeu o jogo festivo entre servidores da Plena e Real Energy, empresas que realizam atividades no projeto Jusante (Chesf), em Glória-BA. Também participaram convidados.  

O resultado do jogo foi equilibrado, com placar de 4 x 4. Gols da Plena: Ivaldo Jr. (03) e Thiago (01). Gols da Real: Mima (02), Ivaldo Vieira e Douglas (01). O time da Plena jogou com: Eronides, Rogério, Thiago, Ivaldo Júnior, Diego e Nal. Técnico: Tião da Elétrica . O time da Real jogou com: Rosinaldo, Mima, Carlos BICUDO, Evaldo, Lucas, Ivaldo Vieira e Douglas. O árbitro foi Marcelo de Cilô.

Após o jogo, obviamente, houve uma animada confraternização com churrasco.

Ver mais fotos>Equipes da Plena e da Real Energy no Pó de Serra (15/11/2017)

Blog de Assis Ramalho
Informações/fotos: Ivaldo Júnior



Sindicato cobra regulamentação das remoções de servidores no MPPE



Preocupada com a proximidade da implantação do projeto de estruturação das Promotorias de Justiça, que irá demandar um grande número de mudanças na lotação de servidores e, provalmente, será feita sem nenhum critério ou consulta prévia aos trabalhadores, a diretoria do Sindicato dos Servidores do Ministério Público (Sindsemp/PE) esteve presente na última terça (14), na reunião extraordinária do Colégio de Procuradores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O objetivo do encontro foi justamente o de analisar o caso de 3 remoções de servidores da instituição.

Na ocasião, a diretoria do Sindicato, representada pelo presidente Fernando Ribamar, que havia enviado ofício anteriormente à Procuradoria Geral de Justiça, solicitando assento e voz na sessão, tendo em vista a defesa dos direitos dos trabalhadores que são os principais prejudicados com as ações, teve sua fala negada pela gestão do MPPE. “Não tivemos sequer voz na reunião do colegiado. A atual gestão defende a democracia e mesmo assim fomos vedados do nosso direito de manifestação, mesmo estando amparados pelo art. 10 da Constituição Federal”, dispara. Ao Sindicato, também foi proibida a distribuição da nota pública aos Procuradores presentes.



Novembro Azul: conheça a HBP, doença mais comum da próstata


O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem, por meio da Campanha Novembro Azul. No entanto, a doença mais comum da próstata não é o câncer, e sim a Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB), que pode atingir até 80% dos homens com mais de 50 anos, cerca de 14 milhões de brasileiros.

Exclusivamente masculina, a próstata é uma glândula pequena (em formato de noz) localizada logo abaixo da bexiga e responsável pela produção do sêmen. A HPB provoca o crescimento anormal da glândula, o que pode comprimir a bexiga e obstruir a uretra, prejudicando o fluxo normal da urina e afetando a qualidade de vida do paciente.

Doença mais comum


Governo de PE cria novos batalhões de polícia para segurança no Sertão, Litoral Norte e Agreste


Um dia após a divulgação do aumento no número de Crimes Violentos Letais Intencionais no estado, o Governo de Pernambuco anunciou uma nova medida para combater a escalada da insegurança. Nesta sexta-feira, o governador Paulo Câmara assina projetos de lei para a criação do 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM), do 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (2º BIEsp) e da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (11ªCIPM). 

O 26º BPM, com sede em Itapissuma, atuará na prevenção e no combate ao crime do Litoral Norte, atendendo também os municípios de Igarassu, Itamaracá e Araçoaiaba. A nova unidade, por meio do patrulhamento rural, alcançará, ainda, as comunidades mais isoladas da região, reduzindo Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) na área.


Petrolândia: PSF Icó Mandantes realiza ações do Novembro Azul neste sábado (18)


A prefeitura Municipal de Petrolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no próximo dia 18 (Sabado), a abertura do Novembro Azul no Distrito Icó-Mandantes a partir das 08h, e convida a todos os homens acima dos 45 anos a participarem do momento.

Serão realizados:
USG de Próstata
Atendimento médico
Exame de Colinesterase
Exame de PSA
Entrega de medicação
Realização de Teste Rápido HIV e Sifilis
Vacinação
Palestras

OBS: Todos os postos de saúde irão realizar as atividades voltadas para o Novembro Azul de 20 a 24/11.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Prefeitura de Petrolândia