domingo, 16 de fevereiro de 2020

Petrolândia: Abertura solene de curso para artesanato em Couro de Tilápia acontece nesta segunda-feira (17/02)


Vai acontecer na manhã desta segunda-feira (17/02), no Centro Cultural Hildebrando de Menezes, em Petrolândia, a abertura solene do curso "Valorizando a Pele", que vai abordar o artesanato com o couro de peixe tilápia e couro de bode. O curso é promovido através de projeto do Governo de Pernambuco, Sebrae-PE e Prefeitura de Petrolândia, através da Secretaria Criativa. Estarão presentes, entre outros, o novo coordenador regional do Sebrae, José Henrique, a técnica do Artesanato Carol, a prefeita Janielma Souza, secretários do município, alunos do curso e convidados. A cerimônia de abertura está prevista para as 8h30. 

O curso "Valorizando a Pele"terá 40 horas de duração e vai capacitar participantes de Petrolândia, Tacaratu e Floresta, cidades do Sertão de Itaparica, em técnicas de artesanato em couro do peixe tilápia, com o produto sandália "xô peixe", similar da "xô boi", modelo de alpercata tradicional do sertão. O instrutor é do SENAI de Campina Grande e os alunos são, na maioria, jovens. O almoço dos alunos serão fornecidos pelo projeto, assim como o transporte das outras cidades até Petrolândia. 

As aulas teóricas serão ministradas no auditório do Centro Cultural e as aulas práticas na oficina da Associação Café com Arte, também no centro de Petrolândia. A oficina de treinamento é formada por equipamentos doados pela Codevasf-Superintendência Regional de Petrolândia, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Fernando Filho (DEM). 

De acordo com Fátima Belém, presidente da Associação Café com Arte, no próximo mês de abril, será promovido um novo curso, conquistado pela Associação Café com Arte, com o superintendente Adriano Moraes. A capacitação vai qualificar artesãos para fabricar o mesmo tipo de alpercata, com trabalho inteiramente manual. A artesã também adianta que, em junho ou julho, o projeto "Couros. Cultura e arte da região", com apoio da Lei Rouanet, vai ser ministrado na Associação Café com Arte e o foco também no artesanato de itens de couro, com ênfase no couro do peixe tilápia e caprino. 

A abertura do curso, nesta segunda-feira, é aberta ao público. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Previas de Carnaval em Petrolândia começaram neste final de semana - hoje foi a vez do Bloco do Boneco (veja fotos)







Teve início neste final de semana em Petrolândia, no Sertão do São Francisco, as prévias do carnaval/2020. No sábado (15) o Lions Clube promoveu prévia, que serviu para resgatar a tradição dos bailes de carnaval das últimas décadas.

Neste domingo o esquente do carnaval ficou por conta do Bloco do Boneco, com  axé, Sambão, Swingueira e muita gente bonita. 

Nesta segunda-feira (17/02) o Blog de Assis Ramalho vai publicar matéria completa sobre os dois eventos.

Aguarde!

Veja abaixo mais fotos da animada turma do Bloco do Boneco/2020 na tarde deste domingo (16/02/)

Jatobá-PE: Segurança na 2º noite das festividades do Padroeiro São Vicente Férrer na Volta do Moxotó é garantida pela Polícia Militar ''evento 'transcorreu na paz''


Neste sábado, 15/02/2020, ocorreu a 2ª noite das festividades do Padroeiro São Vicente Férrer, na Volta do Moxotó, Distrito do Município de Jatobá-PE. O evento teve atrações musicais e contou com um público do próprio município e das regiões vizinhas, sendo a segurança dos participantes preservada com o empenho do policiamento no pátio do evento, que transcorreu sem alterações de vulto.

INFORMAÇÃO - SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo - 15 Anos

Tacaratu: No Dia internacional de combate ao câncer na infância e na adolescência, Lions Clube de Tacaratu emite nota de sinais de alerta


O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.
Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, os do sistema nervoso central e linfomas, porém há também a ocorrência de tumor de Wilms, neuroblastoma, retinoblastoma, tumor germinativo, osteossarcoma e sarcomas.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões.

Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

Lions Clube de Tacaratu

Atleta petrolandense Caio Ramalho, aniversariante de hoje (16/02) é selecionado pelo Pinda Futsal, em Pindamonhangaba-SP

Caio e a avó Paula Francinete 


O jovem atleta Caio Ramalho, aniversariante deste domingo (16/02), completando 18 anos, foi homenageado por sua avó Paula Francinete, em rede social, com mensagem de parabéns pelo aniversário e pela conquista na sua carreira no futsal. 

"Caio meu maior desejo que a sua vida continue sendo trilhada no caminho do bem, que você continue se tornando um ser humano exemplar, digno de admiração, merecedor dos seus sonhos e de todo sucesso que almejar. Poderão passar mil anos, mas você será sempre o meu pequeno, terá sempre meu carinho, meu cuidado e colo quando precisar. Eu te amo, meu filho, parabéns! Que o mestre Jesus te proteja e abençoe sempre", escreveu a avó-mãe.

Recentemente, Caio participou de seleção para o time do Pinda Futsal (Semelp), sediado em Pindamonhangaba, no estado de São Paulo, e foi integrado à equipe. 

Parabéns a Caio Ramalho pelo seu aniversário e que sua passagem por uma nova equipe de futsal seja coroada de sucesso e brilhantismo. Felicidade, sobrinho! 



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Paula Francinete Ramalho Leal e Pinda Futsal

Número de casos de coronavírus em navio no Japão chega a 355



O ministro da Saúde do Japão, Katsunobu Kato, disse hoje (16) que 70 novos casos de infecção por coronavírus foram confirmados no navio cruzeiro Diamond Princess, que está sob quarentena no porto de Yokohama, perto de Tóquio.

Com os novos registros, o número total de infectados pelo vírus no navio subiu para 355. O ministro atualizou os números num programa da televisão pública japonesa.

Atualmente, o navio é o segundo maior foco da doença, depois da cidade de Wuhan, no centro da China, onde o vírus surgiu. Diversos governos anunciaram que pretendem repatriar passageiros do cruzeiro.

Petrolândia: Hoje tem Edy Ferreira e Henrique Marques no Maria Fumaça a partir das 13h00; vai ser pra lá de bom!


Aproveite o seu domingão no cada vez melhor Bar e Restaurante Maria Fumaça, a melhor música, a melhor culinária na Orla Fluvial de Petrolândia.

Contato: 87 3851-0376.

Divulgação/Bar e Restaurante Maria Fumaça

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa - Quem viveu jamais esquecerá


Neste domingão, 16 de fevereiro de 2020, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra algumas fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa as águas do Rio São Francisco. Quem viveu jamais esquecerá...

Veja abaixo


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Família comunica que menino que estava desaparecido já foi encontrado


Os pais do menino Hebert Raphael Nascimento de Oliveira, 11 anos, comunica que o filho que estava desaparecido desta às 15:30 de ontem, já foi encontrado.

Obrigado pela publicação no seu blog que ajudou a encontrar o nosso filho, disse os genitores - José Roberto de Oliveira e Ellen Nascimento

Notícia relacionada

Petrolândia: Dia D da Vacinação contra o Sarampo foi realizada com sucesso

 

A Prefeitura Municipal de Petrolândia através da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (15), o Dia D de Vacinação Contra o Sarampo.  Os pontos de vacinação foram: Sala de vacina do hospital, todos os PSFs, na praça da quadra 07, bairro Nova Esperança e na Igreja Batista Missionária (IBM) - na Quadra 13, ao lado da oficina do Galeguinho.

De acordo com Silvânia - coordenadora do PNI [Programa Nacional de Imunizações, o dia D da vacinação foi realizada com grande participação de crianças e adultos.

Todas as salas receberam e imunizaram pessoas com idade entre 5 e 19 anos que ainda não tenham tomado a primeira dose da vacina ou que estavam com o cartão vacinal incompleto.

A intenção da mobilização foi disponibilizar um dia a mais para que a população pudesse se imunizar contra a doença. Ainda de acordo com Silvânia, a campanha se estende até o dia 13 de março.

Redação do Blog de Assis Ramalho