sábado, 3 de outubro de 2020

Jatobá e a sua participação feminina no legislativo municipal - Lugar de mulher é na politíca!



A participação e a presença da mulher na vida política do nosso país ainda são muito pequenas, quando por outro lado o voto feminino representa um percentual de 51%. Entretanto, as eleições de 2020 nos trazem uma nova percepção batendo pela primeira vez um recorde em candidaturas de mulheres no Brasil, e Jatobá também acompanhou essa mudança sendo registradas 29 candidaturas femininas, o que equivale a 36% num total de 5.488 (53%) de eleitoras. 

No histórico eleitoral de Jatobá, considerando a proporcionalidade de habitantes, que lhe garante o número máximo de 9 (nove) vereadores, somam-se ao longo dos seus seis pleitos: 54 vereadores, sendo deste total somente 02 vereadoras, o que equivale ao inexpressivo 3,7% de mulheres a ocupar o cargo na Câmara de Vereadores Irani Félix da Silva.

A primeira mulher eleita foi Cleide Mirian de Sá Portela (PSB) na primeira composição da Câmara Municipal em 1996. Uma florestana que chegou nessas terras em 1980 e aqui viveu por longos 32 anos. Como extensionista rural da EMATER desenvolveu atividades de assistência técnica junto aos colonos da Barreira/Petrolândia e mais tarde atuando por nossas comunidades rurais. Questionada sobre política, diz que a sua paixão nasceu pelo incentivo de agricultores e pescadores da Umburana, Fazenda grande, Santa Rita, Caldeirão, Brejo, de todo lugar que prestou seus serviços, e que se sentiu muito honrada quando em 2019 recebeu o título de Cidadã Jatobaense, e ainda emocionada lembra que “Deixar Jatobá foi uma decisão muito difícil, mas esse lugar jamais sairá de meu coração.”

A segunda mulher foi Sandra Gomes de Sá (DEM), eleita na 4ª composição, 2008. É natural de Paulo Afonso-BA, mas desde jovem veio morar em Jatobá, concluindo os seus estudos da educação básica na Escola Estadual de Itaparica (atual EREMI). Iniciou a sua vida profissional como Agente de Saúde e mais tarde sendo aprovada em concurso público municipal para Auxiliar de Atendente de Consultório, o que fez com que seu jeito sempre carismático e com muita habilidade de conviver com as pessoas, especialmente às mais desfavorecidas, viesse o estímulo dos amigos para entrar na política, sendo eleita aos 34 anos. Atualmente exerce a função de Auxiliar de Enfermagem no Hospital Municipal de Jatobá, e aqui é a cidade onde mora e que ama.

Diante do quadro apresentado percebe-se a necessidade de maiores avanços à presença da mulher no cenário político municipal. E, embora exista o incentivo pela cota de gênero (lei que garante uma porcentagem mínima de 30%), dados mostram que os resultados não têm sido significativos, isso porque muitas mulheres entram apenas para o preenchimento de cotas, o que é negativo à representatividade. É preciso ir além, mostrar efetivamente a importância feminina nas disputas eleitorais, e entrar no embate político para vencer e mostrar que lugar de mulher é também na política!

PELA VOZ ATIVA DAS MULHERES NAS TOMADAS DE DECISÕES!

Alba Valéria, Alexsandra Souza, Fátima Cardoso (Bidô), Cida de Bau, Aparecida Nascimento, Darinha Pankararu, Dilene Oliveira, Dorilândia Pereira, Eliane Cordeiro, Eliane Odete, Helenilda Souza, Irmã Jane, Ivanilda Luz, Kaciane Santos, Maria Eulália, Luciana Martins, Lucimar Araújo, Edirlânia Santos, Gilvaneide Lima, Alzeni Lopes, Renata Andrade, Rosilene Barbosa, Marirrouse Souza, Rozilda Gomes, Samara Lima, Socorro Sá, Valdimere Pontes, Vanilda Santos e Edivânia Gomes.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Regional Eleitoral

Profª Regina Borges
03/10/2020
Blog de Assis Ramalho

Boletim deste sábado (03/10): Com mais 612 casos e 19 óbitos, Pernambuco soma 8.318 mortes por Covid-19


Foram contabilizados, neste sábado (3), 612 novos casos e 19 óbitos por Covid-19 em Pernambuco. Com isso, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o total de confirmações de pessoas infectadas pelo novo coronavírus passou a ser de 149.349 e o de óbitos passou para 8.318. Os números são contabilizados desde março no estado.

Em relação às confirmações deste sábado (3), 22 das 612 são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Outros 590 pacientes têm quadro clínico considerado leve e não precisaram de internamento hospitalar.

Com esse acréscimo, o estado passa a ter 26.357 casos graves e 122.992 pacientes leves. Os pacientes estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

O estado também contabilizou, neste sábado (3), mais 456 pessoas que se curaram da doença. Com esse acréscimo, Pernambuco passa a ter 129.516 pessoas que já se recuperaram da Covid-19.

Mortes

Em relação aos óbitos, três das 19 confirmações de mortes feitas neste sábado ocorreram na última semana, sendo duas na quinta (1º) e uma na quarta (30). Outros 16 registros foram de mortes que ocorreram entre os dias 29 de junho e 29 de setembro.

Os novos óbitos confirmados são de pessoas que moravam nos municípios de Cabo de Santo Agostinho (4), Canhotinho (1), Caruaru (1), Catende (1), Glória do Goitá (1), Jaboatão dos Guararapes (2), Mirandiba (1), Olinda (2), Recife (3), Sanharó (1), Vicência (1) e Vitória de Santo Antão (1).

Dos 19 pacientes que faleceram 15 apresentavam comorbidades confirmadas: doença cardiovascular (8), hipertensão (4), diabetes (12), AVC (1), tabagismo (1), leucemia (1), doença neurológica (1), doença respiratória (1), doença renal (1), doença hepática (1), obesidade (2) e doença de Parkinson.

Segundo a SES, um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Um paciente não apresentava comorbidades e os demais estão em investigação.

Testes

Desde a chegada do novo coronavírus a Pernambuco, o governo realizou 491.475 testes para detectar a Covid-19. Em relação à testagem de profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 21.959 casos foram confirmados e 36.549, descartados. Outros seis casos estão em investigação e houve registro de 305 resultados inconclusivos de testes feitos em profissionais da categoria.

As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada.

Leitos

Nos 2.088 leitos de pacientes com Srag, a taxa de ocupação é de 48%. Desse total, 903 são de Unidade de Terapia Intensiva e têm 68% de taxa de ocupação, enquanto outros 1.185 são leitos de enfermaria, com ocupação de 33%.

Por G1 PE

Paraense de 21 anos morre em desabamento dentro de supermercado no Maranhão


A paraense Elane de Oliveira Rodrigues, de 21 anos, morreu na noite desta sexta-feira (2) em um desabamento de prateleiras de um supermercado em São Luís. Outras oito pessoas ficaram feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Nascida no município de Viseu, no nordeste do Pará, Elane e trabalhava no Grupo Mateus, do qual o estabelecimento faz parte. O enterro aconteceu às 13h deste domingo (4).


Vídeos divulgados nas redes sociais mostraram estruturas metálicas caindo em uma espécie de efeito dominó No momento do acidente, havia uma movimentação intensa de pessoas no supermercado.

Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre a causa do acidente.

Os bombeiros encerraram as buscas na manhã deste sábado (3).

De acordo com os bombeiros, a operação de resgate no supermercado durou mais de 11 horas e envolveu 14 viaturas, 144 bombeiros militares e 131 bombeiros civis, além de ambulâncias e viaturas de outros órgãos.

Inquérito civil

Na manhã deste sábado, o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) informou que vai instaurar um inquérito para apurar as causas do acidente.

Em nota, o órgão afirma que "envidará esforços para que ocorra o cumprimento rigoroso das normas de saúde e segurança de trabalho a fim de evitar novos acidentes".

"O MPT-MA se solidariza com familiares e amigos das vítimas e reforça seu compromisso de atuar na defesa dos direitos trabalhistas e na garantia de um meio ambiente de trabalho seguro e saudável", diz o comunicado.

Empresa lamentou

Após o acidente, o Grupo Mateus, empresa da qual faz parte o supermercado Mix Mateus Atacarejo, divulgou uma nota afirmando que funcionários acompanharam o trabalho de resgate e que a empresa prestou auxílio e deve colaborar com as autoridades.

O comunicado acrescenta que, em razão do acidente, todas as lojas do Grupo Mateus em São Luís não funcionarão neste sábado.

Por G1 PA — Belém


Petrolândia: Candidata a vereadora Maria Helena e co-vereadora Fabiane Kelly lutam pelo direito e igualdade social " Vote em 1(uma) e eleja 2 (duas) vereadoras''


Maria Helena e Fabiane Kelly, de forma inovadora laçam o Mandato Coletivo, onde buscam disputar uma das 11 vagas do poder legislativo. Ativistas dos movimentos sociais, durante muitos anos lutando pelo direito do cidadão, em que de forma concreta demonstraram seu trabalho pela sociedade, pois foram uma das pioneiras na criação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal, com ampla atuação pelos direitos dos trabalhadores, como também contribuindo na organização de cooperativas, lutas pela previdência social, habitação, trabalho, saúde, e participam ativamente dos movimentos contra a violência da mulher, crianças e pessoas idosas, além da participação ativa como membros dos conselhos municipais como: Conselho Municipal da Saúde, Cacs-Fundeb, Assistência Social, Direitos da Mulher, Direito do Idoso, sempre defendendo o direito das pessoas da comunidade, e buscando melhorias de vida dos Petrolandenses.

Para Maria Helena e Fabiane Kelly, apesar ter legislação específica para garantir a presença feminina na política, o município de Petrolândia dispõem de desigualdade quanto à ocupação de cadeiras na Câmara Municipal pelas mulheres. Pois, durantes anos, apenas tivemos uma mulher no legislativo, e dessa forma sentimos a necessidade de lutar pelo o “espaço destinado às mulheres”, com o objetivo de realizar um trabalhar diferenciado com projetos voltados para toda comunidade, de forma que homens e mulheres sejam empreendedores e possam contribuir de forma positiva com o desenvolvimento socioeconômico da nossa cidade.

Entenda o que é Mandato Coletivo “Em política, mandato compartilhado é uma forma de exercício de cargo eletivo legislativo, em que o representante se compromete a dividir o poder com um grupo de cidadãos (de duas a mais pessoas).


Vote em 1 (uma) e eleja 2 (duas) vereadoras.

“Buscamos um espaço na câmara onde o cidadão tenham voz e vez! Defendendo leis e políticas públicas que garantam a igualdade social”.

Maria Helena e Fabiane Kelly



Petrolândia: Aniversariante do dia, a garotinha Nicole completa 2 aninhos e recebe mensagem de parabéns do pai Edmilson do Plano SAF


Neste sábado, 03 de outubro de 2020, a garotinha Nicole completa seus 2 aninhos de vida. Na oportunidade, o pai  Edmilson (do Plano SAF) felicita a querida filha com bonita mensagem.

Hoje o Aniversário é seu, mas o presente ganhamos (Eu e sua mãe). Você é a verdadeira existência de Deus em nossas vidas. É uma Obra Prima. Te amamos! Te amamos! Te amamos! Felizes estamos por seus 2anos. 

 Edmilson do Plano SAF





Blog de Assis Ramalho

Leonardo Martins ao lado do Senador Fernando Bezerra Coelho mostra força política em Inajá

 

Com o compromisso de trazer o melhor para o desenvolvimento de Inajá, o candidato a Prefeito, Leonardo Martins (PP), mostrou ter força política ao receber nesta sexta-feira (02), o Senador  Fernando Bezerra Coelho, e o deputado estadual, Antônio Coelho. 

No encontro, que seguiu todos os protocolos de segurança em relação à COVID-19, o Senador afirmou que “Leonardo é jovem, mas um jovem com experiência provada, e comprovada. Ele já tem muita realização feita aqui em Inajá”. 

“Leonardo está qualificado, preparado para este desafio, e ele tem, portanto, os instrumentos de aproximação com o governo federal, pela relação política comigo, com Antônio Coelho e Augusto Coutinho, parlamentaremos que poderão trabalhar para projetar Inajá para o futuro”, enfatizou ainda o Senador Fernando Bezerra Coelho. 

“Tenho a certeza que o querido povo de Inajá vai dizer sim a quem quer trabalhar de verdade para tirar a cidade do atraso que se instalou nos últimos anos. Precisamos dizer sim a mudança, ao desenvolvimento, ao respeito com o dinheiro público e a esperança. O nosso time está preparado para governar com trabalho, transparência e força política para buscar ações que beneficiem de verdade à população de Inajá”, falou Leonardo Martins.


Por Assessoria de Comunicação 

Petrolândia: Boletim da Secretaria de Saúde aponta que município zerou os casos de coronavírus


A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta sexta-feira (02), por meio do Boletim Epidemiológico, que Petrolândia não tem mais casos ativos de coronavírus, até o momento.

Apesar do importante resultado, a secretaria reforça a necessidade de todos seguirem as recomendações sanitárias.

Veja abaixo boletim completo


Divulgação: Prefeitura Municipal de Petrolândia



Petrolândia: Acompanhado dos deputados Fernando Filho e Antonio Coelho, Senador Fernando Bezerra Coelho confirma adesão do MDB à candidatura de Fabiano Marques (PTB); veja fotos do evento e entrevistas


O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) esteve na tarde desta sexta-feira (02/10) em Petrolândia, no cumprimento da agenda de encontros políticos com candidatos no Sertão. Antes de Petrolândia, o senador visitou Inajá e Tacaratu, onde parou também no distrito de Caraibeiras. O senador estava acompanhado pelos filhos Antonio Coelho, deputado estadual, e Fernando Filho, deputado estadual, ambos filiados ao DEM. Em Petrolândia, o encontro político aconteceu no Projeto Apolônio Sales, na residência da sra. Amélia Jaques Marques, onde se reuniram apoiadores e candidatos da coligação Petrolândia pode mais (PTB/PSD/Republicanos/MDB), em prol da chapa majoritária Fabiano Jaques e Rogério Novaes, encabeçada pelo PTB.

No evento selou, oficialmente, a adesão do MDB à candidatura de Fabiano Marques (PTB) à Prefeitura de Petrolândia, o senador gentilmente concedeu entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.

Também concedeu entrevista à nossa reportagem, o deputado federal Fernando Filho (Veja as entrevistas abaixo desta reportagem).

Confira também as fotos do evento











































ENTREVISTA

Petrolândia Eleições 2020: Em evento de apoio à chapa do 14, senador Fernando Bezerra Coelho afirma em entrevista a Assis Ramalho que governo atual do município é desaprovado pela população e anuncia 54% de popularidade de Bolsonaro no Nordeste

Em entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o senador Fernando Bezerra Coelho confirmou a adesão do MDB à candidatura de Fabiano Marques (PTB) à Prefeitura de Petrolândia


O senador afirmou que este ano só vão conseguir reeleição os gestores que fizeram gestões que agradaram à população. Ele citou e repetiu que Petrolândia tem uma administração ruim, por isso apoia a candidatura de Fabiano. Segundo o senador, líder do governo no Senado, a eventual vitória de seu candidato facilitará as articulações do município nas demandas com o governo federal. 


Como líder do governo federal, o senador acompanhou o presidente Jair Bolsonaro em visitas para inauguração de obras no Sertão de Pernambuco, esta semana. Na entrevista, FBC afirma, em primeira mão, que nova pesquisa aponta que Bolsonaro conquistou o apoio de 54% da população no Nordeste e credita o feito à atenção do presidente aos mais pobres, com a criação do Auxílio Emergencial para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Sobre sua candidatura ao Governo de Pernambuco, FBC desconversou, mas, sem desmentir que poderá ser candidato a governador. As eleições de 2022 serão discutidas mais para a frente, disse o petrolinense.

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) esteve na tarde desta sexta-feira (02/10) em Petrolândia, no cumprimento da agenda de encontros políticos com candidatos no Sertão. Antes de Petrolândia, o senador visitou Inajá e Tacaratu, onde parou também no distrito de Caraibeiras. O senador estava acompanhado pelos filhos Antonio Coelho, deputado estadual, e Fernando Filho, deputado estadual, ambos filiados ao DEM. Em Petrolândia, o encontro político aconteceu no Projeto Apolônio Sales, na residência da sra. Amélia Jaques Marques, onde se reuniram apoiadores e candidatos da coligação Petrolândia  pode mais (PTB/PSD/Republicanos/MDB), em prol da chapa majoritária Fabiano Jaques e Rogério Novaes, encabeçada pelo PTB. 

No evento selou, oficialmente, a adesão do MDB à candidatura de Fabiano Marques (PTB) à Prefeitura de Petrolândia, o senador gentilmente concedeu entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. Na entrevista, o senador afirmou que este ano só vão conseguir reeleição os gestores que fizeram gestões que agradaram à população. Ele citou e repetiu que Petrolândia tem uma administração ruim, por isso apoia a candidatura de Fabiano. Segundo o senador, líder do governo no Senado, a eventual vitória de seu candidato facilitará as articulações do município nas demandas com o governo federal. 

Como líder do governo, o senador acompanhou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em visitas para inauguração de obras no Sertão de Pernambuco, esta semana. Na entrevista, FBC afirma, em primeira mão, que nova pesquisa aponta que Bolsonaro conquistou o apoio de 54% da população no Nordeste e credita o feito à atenção do presidente aos mais pobres, com a criação do Auxílio Emergencial para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

O senador explicou o Renda Brasil, programa em estudo pelo governo federal para substituir o Bolsa Família. 

Sobre sua candidatura ao Governo de Pernambuco, FBC desconversou, mas, sem desmentir que poderá ser candidato a governador. As eleições de 2022 serão discutidas mais para a frente, disse o petrolinense.

Confira a entrevista no vídeo abaixo:



ENTREVISTA

Em Petrolândia, deputado federal Fernando Filho participa de evento em apoio à candidatura de Fabiano e Rogério Novaes e concede entrevista ao Blog de Assis Ramalho


Deputado Fernando Filho concedeu entrevista ao radialista e blogueiro Assis Ramalho (Foto: Lúcia Xavier)

No início da tarde deste sábado (02/10), em evento realizado na residência da família Jaques Marques, no Projeto Apolônio Sales, zona rural de Petrolândia, Sertão de Pernambuco, estiveram presentes o deputado estadual Antonio Coelho (DEM), o deputado federal Fernando Filho (DEM) e o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). O evento contou com a participação dos candidatos da chapa majoritária Fabiano Marques e Rogério Novaes, em coligação encabeçada pelo PTB, da qual o MDB faz parte, junto com o PSD e Republicanos.


Os candidatos a vereadores dos partidos da coligação também compareceram, inclusive todos do MDB, legenda que está dividida entre o palanque do 14 e o da prefeita Jane (40), que tenta a reeleição.


Presente ao evento, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia entrevistou o deputado federal Fernando Filho. Na conversa com o parlamentar que gentilmente nos atendeu, Fernando Filho explicou a opção pelo apoio à candidatura de Fabiano Marques em Petrolândia.


No final da entrevista, o deputado enviou ainda um recado para a Associação dos Artesãos de Petrolândia - Café com Arte, organização presidida por Fátima Belém, atendida pela Codevasf com a doação de máquinas e equipamentos para fabricação de artigos em couro de peixe. Confira abaixo a entrevista completa.


Da Redaçao do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Lúcia Xavier